Sunteți pe pagina 1din 4

Habeas Corpus Liberatrio por Excesso de Prazo

No habeas corpus no se discute o mrito (motivo) da priso, mas apenas a legalidade ou ilegalidade da permanncia do paciente, segregado da sociedade, frente ao ius libertatis (direito de ir e vir) desse paciente. A petio deve ser dirigida ao Juiz de Direito da respectiva vara criminal, se a autoridade coatora no for um Juiz de Direito. Ou ao Tribunal de Justia, se quem decretou a priso foi um juiz de direito de primeira instncia. Assim, deve ser dirigida ao STJ - Superior Tribunal de Justia, se a Autoridade Coatora for algum dos Tribunais de Justia das Unidades Federadas; e ao STF - Supremo Tribunal Federal, se a Autoridade Coatora for o STJ, vez que o STF o guardio da constituio federal, pois no caso do habeas corpus, se o direito liberdade estiver sendo tolhido de forma ilegal estar tambm de forma inconstitucional. O modelo que segue apenas para os casos de excesso de prazo para a formao de culpa do paciente, que esteja recolhido custodia estatal por priso preventiva.

Excelentssimo Senhor Doutor Relator do Tribunal de Justia do Estado de Pernambuco Habeas Corpus Liberatrio Paciente: FULANO DE TAL Autoridade Coatora: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito, Dr. Jos Antnio Francisco 25. Vara Criminal, Comarca de Mira Flores, Estado de Pernambuco Processo Original: 99992008 (002/08/25.VC) Priso Preventiva

O Dr. Luiz Carlos Carvalho de Melo, brasileiro, casado, advogado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Piau, sob o n. 4847 OAB/PI, com Escritrio Jurdico localizado na Avenida Piau, 950, Bairro Beira-Rio/Centro, CEP 65.630-030, na Comarca de Timon, Estado do Maranho, local onde recebe as intimaes e notificaes de praxe, vem, mui respeitosamente, presena de Vossa Excelncia para impetrar Habeas Corpus Liberatrio Em favor do Paciente Fulano de Tal, brasileiro, nascido a 12.01.1986, filho de Sicrano

de Tal e de Fulana de Tal, residente Rua das Flores, n. 09, bairro centro, na Comarca de Mira Flores, Estado de Pernambuco, o qual se encontra preso na Penitenciria Dr. Sebastio Flores, e ora o faz aduzindo os fundamentos de fato e de direito adiante:

1. O Paciente est sofrendo constrangimento ilegal no seu direito de ir e vir em face de estar cumprindo Priso Preventiva decretada em 11.01.2008 pelo Douto Juiz de Direito, da 25. Vara Criminal da Comarca de Mira Flores, Estado de Pernambuco, com fundamento do art. 312 do Cdigo de Processo Penal; 2. De salientar que o Paciente, ao tomar conhecimento da decretao de sua priso preventiva, apresentou-se espontaneamente, acompanhado de seu Advogado, poca, Dr. Antnio Homem de Melo, ao 3. Distrito Policial dessa Comarca de Mira Flores, Estado de Pernambuco, no mesmo dia 11.01.2008, sendo recolhido custdia pelo Sr. Dr. Delegado de Polcia Titular daquele 3. Distrito Policial e, posteriormente, encaminhado para o Estabelecimento Prisional Dr. Sebastio Flores, nessa Comarca de Mira Flores, Estado de Pernambuco; 3. No entanto a instruo penal encontra-se paralisada desde ento, no tendo ocorrido mais nenhum trmite na situao processual do Paciente, conforme se v nos detalhes do processo 99992008, na pgina da internet desse Tribunal de Justia, in verbis:

[Anexar, colar Print-Screnn da Pgina Detalhes do Processo do Tribunal de Justia respectivo]

4. Saliente-se, Excelncia, que decorridos mais de 100 dias desde o recolhimento do Paciente custdia prisional, sem que a instruo criminal tenha qualquer andamento na forma prevista no Cdigo de Processo Penal, o que configura uma violncia ao seu direito de se ver julgado pelo Estado em prazo razovel, e ficar preso por mais de cem dias, jogado numa cela ftida, sem ter sido sequer ouvido pelo Magistrado que decretou a sua priso constitui-se num ato ilegal; 5. Conforme se pode ver no documento reproduzido acima, o nico trmite processual se deu em 13.03.2008 e foi denominado de Alterao da Petio Inicial (Alterao da petio intermediria por Beltrana). Tal, alm de ser um documento ofertado pelo Estado, destarte no podendo ser atribudo ao Paciente nem aos seus Advogados, no teve o condo de dar andamento ou marcha instruo processual nos moldes previsto no Diploma Ptrio Processual Penal; 6. De salientar-se ainda que conforme cpia anexa do Mandado de Priso Preventiva expedido em 11.01.2008, o procedimento recebeu o n. 002/08/25. VC, o que comprova que o processo penal contra o Paciente foi o segundo processo penal a dar entrada naquela 25. Vara Criminal, neste corrente ano de 2008, no se justificando a inrcia estatal at a presente data, na concluso da formao de culpa do paciente;

7. Indagamos, Excelncia, ser que durante o correr deste presente corrente ano de 2008 aquela 25. Vara Criminal ficou cuidando exclusivamente dos processos dos anos

anteriores e do processo 001/08/25.VC ? Ser que as instrues processuais dos demais processos deste corrente ano tambm esto paralisadas? Ou algum teve andamento normal, em detrimento da marcha processual do processo 99992008 (002/08/25.VC) do ora Paciente; 8. Nossos Tribunais so unnimes no entendimento de que a instruo criminal ocorra em um tempo razovel. E no pode ser razovel um indivduo ficar tanto tempo recolhido em um presdio sem sequer ser ouvido pela autoridade que decretou a sua priso. 9. Neste sentido, so unnimes tanto a doutrina quanto a jurisprudncia:
Ru, especialmente o que est preso, tem o direito pblico de ser julgado dentro de um prazo razovel, sob pena de caracterizar situao de injusto constrangimento. Se o Poder Pblico no consegue julgar em tempo aceitvel, ento tambm no justifica manter esta pessoa presa, sem culpa formada, por violar a dignidade da pessoa humana." "O entendimento foi usado pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, para garantir a liberdade de uma acusada de formao de quadrilha e porte ilegal de arma. (Priscyla Costa, in http://conjur.estadao.com.br/static/text/65055,1)

10. De se ver ainda, Excelncia, que a deciso do Ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal contrariou at mesmo o Superior Tribunal de Justia, que havia denegado a ordem, sob o argumento de que tratava-se de um processo com vrios rus e em comarcas distintas, in verbis:
Trata-se de processo com quatro denunciados presos em comarcas distintas, cuja instruo est sendo realizada somente atravs de cartas precatrias, tanto para a oitiva dos acusados, quanto para a inquirio das testemunhas. Portanto, as peculiaridades da causa tornam razovel a demora na formao da culpa, de modo a afastar, por ora, o alegado constrangimento ilegal, afirmou o STJ. Celso de Mello considerou o contrrio. Para ele, o excesso de prazo traduz situao anmala que compromete a efetividade do processo, pois, alm de tornar evidente o desprezo estatal pela liberdade do cidado, frustra um direito bsico que assiste a qualquer pessoa: o direito resoluo do litgio, sem dilaes indevidas e com todas as garantias reconhecidas pelo ordenamento constitucional, inclusive a de no sofrer o arbtrio da coero estatal representado pela privao cautelar da liberdade por tempo irrazovel ou superior quele estabelecido em lei. Para o ministro, afronta a tica-jurdica o excesso de prazo da priso processual, alm da Conveno Americana sobre Direitos Humanos, que prev no artigo 7: toda pessoa detida ou retida deve ser conduzida, sem demora, presena de um juiz ou outra autoridade autorizada pela lei a exercer funes judiciais e tem direito a ser julgada dentro de um prazo razovel ou a ser posta em liberdade.

Celso de Mello ressaltou que o ru especialmente aquele que se acha sujeito a medidas cautelares de privao de sua liberdade tem o direito pblico subjetivo de ser julgado, pelo Poder Pblico, dentro de um prazo razovel, sob pena de caracterizar-se situao de injusto constrangimento ao seu status libertatis. (...) " preciso enfatizar, uma vez configurado excesso irrazovel na durao da priso cautelar de qualquer acusado, que este no pode permanecer exposto a tal situao de evidente abusividade, sob pena de o instrumento processual da tutela cautelar penal transmudar-se, mediante subverso dos fins que o legitimam, em inaceitvel (e inconstitucional) meio de antecipao executria da prpria sano penal, concluiu o ministro. (Priscyla Costa, in http://conjur.estadao.com.br/static/text/65055,1)

11. E considerando o belo desenrolar do Direito, transcrevemos adiante o Relatrio, o Voto e o Acrdo, do Supremo Tribunal Federal, in verbis:
"SEGUNDA TURMA HABEAS CORPUS 91.662-7 PARAN RELATOR: MIN. CELSO DE MELLO PACIENTE(S): KATIANE DOS SANTOS IMPETRANTE(S): MATHEUS GABRIEL RODRIGUES DE ALMEIDA E OUTRO(A/S) COATOR(A/S)(ES): SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA" "E M E N T A: HABEAS CORPUS - PROCESSO PENAL PRISO CAUTELAR EXCESSO DE PRAZO INADMISSIBILIDADE

OFENSA AO POSTULADO CONSTITUCIONAL DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA (CF, ART. 1, III) TRANSGRESSO GARANTIA DO DEVIDO PROCESSO LEGAL (CF, ART. 5, LIV) PEDIDO DEFERIDO." "O EXCESSO DE PRAZO NO PODE SER TOLERADO, IMPONDO-SE, AO PODER JUDICIRIO, EM OBSQUIO AOS PRINCPIOS CONSAGRADOS NA CONSTITUIO DA REPBLICA, O IMEDIATO RELAXAMENTO DA PRISO CAUTELAR DO INDICIADO OU DO RU." "- Nada pode justificar a permanncia de uma pessoa na priso, sem culpa formada, quando configurado excesso irrazovel no tempo de sua segregao cautelar (RTJ 137/287 RTJ 157/633 RTJ 180/262-264 RTJ 187/933-934), considerada a excepcionalidade de que se reveste, em nosso sistema jurdico, a priso meramente processual do indiciado ou do ru."

"- O excesso de prazo, quando exclusivamente imputvel ao aparelho judicirio - no derivando, portanto, de qualquer fato procrastinatrio causalmente atribuvel ao ru - traduz situao anmala que compromete a efetividade do processo, pois, alm de tornar evidente o desprezo estatal pela liberdade do cidado, frustra um direito bsico que assiste a qualquer pessoa: o direito resoluo do litgio, sem dilaes indevidas (CF, art. 5, LXXVIII) e com todas as garantias reconhecidas pelo ordenamento constitucional, inclusive a de no sofrer o arbtrio da coero estatal representado pela privao cautelar da liberdade por tempo irrazovel ou superior quele estabelecido em lei." "- A durao prolongada, abusiva e irrazovel da priso cautelar de algum ofende, de modo frontal, o postulado da dignidade da pessoa humana, que representa - considerada a centralidade desse princpio essencial (CF, art. 1, III) - significativo vetor interpretativo, verdadeiro valor-fonte que conforma e inspira todo o ordenamento constitucional vigente em nosso Pas e que traduz, de modo expressivo, um dos fundamentos em que se assenta, entre ns, a ordem republicana e democrtica consagrada pelo sistema de direito constitucional positivo. Constituio Federal (Art. 5, incisos LIV e LXXVIII). EC 45/2004. Conveno Americana sobre Direitos Humanos (Art. 7, ns. 5 e 6). Doutrina. Jurisprudncia.

"- O indiciado e o ru, quando configurado excesso irrazovel na durao de sua priso cautelar, no podem permanecer expostos a tal situao de evidente abusividade, sob pena de o instrumento processual da tutela cautelar penal transmudar-se, mediante subverso dos fins que o legitimam, em inaceitvel (e inconstitucional) meio de antecipao executria da prpria sano penal. Precedentes."

"A C R D O Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros do Supremo Tribunal Federal, em Segunda Turma, na conformidade da ata de julgamentos e das notas taquigrficas, por unanimidade de votos, em deferir o pedido de habeas corpus, nos termos do voto do Relator. Braslia, 04 de maro de 2008. CELSO DE MELLO - PRESIDENTE E RELATOR"

S-ar putea să vă placă și