Sunteți pe pagina 1din 8

406

APRENDIZAGEM DO INSTRUMENTO MUSICAL REALIZADA EM GRUPO: FATORES MOTIVACIONAIS E INTERAES SOCIAIS.

Tais Dantas Universidade Federal da Bahia UFBA PPGMUS Doutorado em Educao Musical SIMPOM: Subrea de Educao Musical

Resumo Este trabalho apresenta reflexes acerca de fatores motivacionais e interao na aprendizagem do instrumento musical realizada em grupo. A abordagem fruto da pesquisa de Mestrado em Educao Musical realizada na Universidade Federal da Bahia que investigou aspectos psicossociais relacionados ao ensino coletivo de instrumentos musicais e suas influencias para a aprendizagem musical. O interesse em trazer o tema discusso surgiu aps a obteno dos resultados da pesquisa onde se verificou que, dentre outros fatores, a convivncia e a interao com os colegas o fator que mais motiva os estudantes para a aprendizagem musical. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso exploratrio realizado com professores do ensino coletivo e com alunos de duas turmas do 6 ano do ensino fundamental II do Colgio Adventista de Salvador (Bahia) que participam das aulas de instrumentos de cordas, oferecidas na grade curricular como opo na disciplina Artes. Na busca de fundamentos para solidificar o entendimento das interaes sociais no mbito da aprendizagem musical, este texto destaca aspectos relacionados s funes sociais da msica; relao existente entre motivao, performance musical e motivao; e relao existente entre prtica musical e identidade social. O texto apresenta ainda as contribuies de Vygotsky para a psicologia da educao, no que diz respeito importncia das interaes sociais na aquisio de conhecimento. Observando o contexto onde a pesquisa foi desenvolvida, o trabalho encontrou tambm aporte nas propostas de Henri Wallon e sua teoria a respeito do desenvolvimento do ser humano. Palavras-chave: aprendizagem musical; motivao; interaes sociais.

Introduo O interesse em apresentar reflexes sobre aspectos relacionados interao social no contexto de aprendizagem musical em grupo, e que interferem na motivao para a aprendizagem, surgiu a partir de um dos resultados obtidos com a pesquisa de mestrado em Educao Musical, realizado na Universidade Federal da Bahia, que investigou fatores psicossociais presentes no ensino coletivo. Constatou-se que para os estudantes o fator que mais contribui para a motivao no processo de aprendizagem a interao no grupo. As teorias atuais vem a motivao como uma parte integrante da aprendizagem que auxilia os alunos na aquisio da gama de comportamentos I Simpsio Brasileiro de Ps-Graduandos em Msica
XV Colquio do Programa de Ps-Graduao em Msica da UNIRIO Rio de Janeiro, 8 a 10 de novembro de 2010

407

adaptativos que ir proporcionar-lhes a melhor chance de alcanar seus prprios objetivos pessoais. (O'NEILL e MCPHERSON et al, 2002, p. 31) A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso exploratrio realizado com professores do ensino coletivo e com alunos de duas turmas da 5 srie do ensino fundamental II do Colgio Adventista de Salvador (Bahia) que participam das aulas de instrumentos de cordas, oferecidas na grade curricular como opo na disciplina Artes. O que torna as aulas coletivas de instrumento mais motivadoras? As respostas dos alunos a este questionamento foram organizadas em cinco categorias, ver quadro 01 a seguir.

Quadro 01. Fatores que tornam as aulas em grupo mais motivadoras. (Fonte: SILVA, Tais Dantas. Pesquisa de campo.) A convivncia com os colegas foi a resposta mais citada pelos alunos, como sendo o fator que mais motiva as aulas. O que mais surpreendeu nas respostas indicadas pelos alunos foi o fato de que o fator convivncia no havia sido destacado nem pelos professores nem na literatura consultada a respeito do tema. A segunda resposta mais indicada pelos alunos foi a oportunidade de aprender em grupo. Sentir-se parte de um conjunto musical e o estmulo do professor foram citadas de forma eqitativa pelos alunos como o sendo o terceiro fator que mais gera satisfao nas aulas coletivas. Ressalta-se que a bibliografia consultada indica que um dos fatores que mais motivam o aluno iniciante no instrumento de corda realizado em grupo a sonoridade do grupo e a oportunidade de fazer parte de um conjunto musical. Este trabalho procura explorar e discutir a influencia da interao na motivao para a aprendizagem a partir de diversos pontos de vista que convergem para uma s resposta: a relevncia da socializao entre indivduos em situaes de aprendizagem.

I Simpsio Brasileiro de Ps-Graduandos em Msica


XV Colquio do Programa de Ps-Graduao em Msica da UNIRIO Rio de Janeiro, 8 a 10 de novembro de 2010

408

Estudos sobre aspectos sociais e msica Para Hargreaves e North a msica tem diferentes funes na vida humana e muitas delas encontram fundamento nas relaes sociais. Ns utilizamos a musica para nos comunicarmos. Do ponto de vista fsico a msica consiste num conjunto de sons com freqncias especficas, amplitudes, timbres que so organizados pelo compositor ou executante dentro de um padro de organizao. O que transforma esses sons em msica so os significados que as pessoas coletivamente projetam nos mesmos, e uma parte vital desse processo o contexto cultural e social em que essa msica se encontra. (HARGREAVES e NORTH, 2000, p. 1).

Funes sociais da msica. A relao de funes da msica na sociedade propostas por Allan Merriam nos oferece um cenrio bastante amplo de possibilidades: expresso emocional; prazer esttico; diverso; comunicao; representao simblica; resposta fsica; reforo da conformidade e normas sociais; validao de instituies sociais e rituais religiosos; contribuio para a continuidade e estabilidade da cultura; e preservao da integrao social. Como coloca Cruvinel (2005, p. 54), exercendo a funo de preservao da integrao social, a msica reduziria os desequilbrios da sociedade, funcionando como ponto de unio sobre os qual as pessoas se congregam, promovendo a cooperao grupal. Essa funo notada na satisfao do indivduo em participar de algo familiar ou de fazer parte de um grupo que constitudo de indivduos que possuem os mesmos valores, os mesmos modos de vida e as mesmas formas de arte (CRUVINEL, 2005, p. 54). Contudo preciso atentar para a observao de Swanwick que chama ateno para o fato de que as categorias propostas por Merian so bastante teis, mas as funes da educao musical so, de certa forma, diferentes das funes da msica (SWANWICK, 2003, p. 47).

Msica e sentido de grupo. No campo da performance musical, Davidson (2000, p. 216-219) relaciona uma variedade de fatores scio-culturais que determina o surgimento de diferentes formaes musicais (solistas, trios, orquestra de cmara, etc.). O autor cita a pesquisa de Douglas (1993) que destaca que para o bom funcionamento de um grupo seus membros precisam possuir um senso de afiliao, ou seja, necessrio haver uma conexo ou associao entre os indivduos. Segundo Davidson (2000, p. 218), I Simpsio Brasileiro de Ps-Graduandos em Msica
XV Colquio do Programa de Ps-Graduao em Msica da UNIRIO Rio de Janeiro, 8 a 10 de novembro de 2010

409

outras pesquisas revelam que, em geral, para criar um senso de grupo os membros do grupo precisam ser capazes de identificar os desafios da tarefa, para tanto eles precisam ser habilitados para a execuo musical. Allmendinger et al (apud DAVIDSON, 2000, p. 218) revelam que numa orquestra o reconhecimento da capacidade individual de execuo parte vital da motivao do msico num direcionamento para o sentimento de grupo. Davidson et al (2000, p. 200) abordam diversos fatores que influenciam no desenvolvimento de capacidades para a execuo musical. No que diz respeito relao entre pares, o gosto musical e as atitudes parecem ser parte formadora do modelo social para os alunos, principalmente na faixa etria entre 11 e 16 anos. De acordo com os autores existem relevantes evidncias de que, em geral, as crianas escondem seus verdadeiros interesses musicais para aparentar conformidade com as normas do grupo ao qual pertencem. Isto ocorre pelo fato de que a msica erudita no habitual neste contexto e crianas que estudam msica podem receber um feedback negativo dos seus pares. Diante de tais evidncias, pode-se considerar que um dos motivos para tal comportamento estaria no fato de que estas crianas tm necessidade de serem acolhidas e de pertencerem a um grupo, bem como receber a aprovao de seus pares. Pode-se inferir que, diferentemente, quando a tarefa para a qual o grupo est voltado apenas a msica isto acaba por favorecer a criao de vnculo entre os alunos direcionando-os para o fortalecimento das relaes interpessoais com o objetivo de promover a manuteno e continuidade do grupo. Em sua atual pesquisa, Condessa (2010) levanta diversos fatores que contribuem para a motivao como fator determinante para a continuidade nos estudos musicais. Segundo a autora os fatores ambientais possuem duas categorias de destaque relacionadas com a motivao: as pessoas e o contexto. Inseridos na primeira categoria, os pais e professores representam grande contribuio para a motivao de crianas e adolescentes para aprender. Nesta categoria tambm se destacam os pares, ou seja, os amigos e colegas. Segundo a autora, dentre os fatores que influenciam na motivao para aprender em diversos contextos de aprendizagem esto: a opinio dos colegas, o sentimento de pertencer a um grupo, a formao da identidade entre os amigos, a escolha de valores e os tipos de comportamentos (CONDESSA, 2010, p. 655).

Msica e identidade social. A presena da msica na formao da identidade social em adolescentes discutida por Lima (2009). Segundo o autor a msica pode ser considerada como um dos meios que iro levar o jovem a organizao de novos elementos socialmente relevantes e o contato com novos I Simpsio Brasileiro de Ps-Graduandos em Msica
XV Colquio do Programa de Ps-Graduao em Msica da UNIRIO Rio de Janeiro, 8 a 10 de novembro de 2010

410

comportamentos: a msica ento oferece recursos para criao de fronteiras e referncias simblicas formatando posturas adequadas para sociedade, essas proposies so ento incorporadas estrutura identitria do jovem. (LIMA, 2009, p.1). Se a msica exerce um papel de destaque no desenvolvimento da identidade social, podemos afirmar que o inverso tambm verdade. Em um estudo realizado junto a uma turma de Canto Coral, Silva e Braga (2009) concluram que a valorizao da identidade social contribui para uma maior motivao nos estudos e conseqente desenvolvimento musical.

Interaes sociais e as contribuies da psicologia da educao. Vygotsky deixou inmeras contribuies para a educao, dentre elas destaca-se em especial as proposies a respeito do desenvolvimento humano atravs das interaes sociais. A espcie humana capaz de adquirir e transmitir o conhecimento atravs da cultura que o circunda, por meio da interao social com os outros. O desenvolvimento inicial humano diante das funes elementares dependente da estimulao ambiental no que diz respeito a mecanismos biolgicos conectados memria natural, e desta forma a evoluo biolgica tem um papel limitado. Atravs do avano das funes superiores, o ser humano evolui gradativamente atravs de um processo de interao social, tornando possvel o desenvolvimento psicolgico do plano interpsquico (social) para o plano intrapsquico (individual). (NUNES e SILVEIRA, 2009, p. 98-99; VEER e VALSINER, 1999, p. 213). Vygotsky adotou a idia de que as capacidades cognitivas das crianas so construdas em interao com as oportunidades e orientao proporcionadas pelo ambiente (FONTANA, 2002, p. 80). O desenvolvimento cognitivo depende muito mais das interaes com as pessoas do mundo da criana e das ferramentas que a cultura proporciona para promover o pensamento. O conhecimento, as idias, as atitudes e os valores das crianas se desenvolvem pela interao com os outros (WOOLFOLK, 2000, p. 52). A Zona de Desenvolvimento Proximal - ZDP, conceito proposto por Vygotsky, caracteriza-se por uma zona entre o desempenho real onde um indivduo capaz de solucionar um problema sem auxlio e um nvel mais elevado que alcanado atravs da orientao e interferncia do outro. Segundo Antunes (2002, p. 28) a Zona de Desenvolvimento Proximal seria a distncia entre o nvel de resoluo de um problema (ou uma tarefa) que uma pessoa pode alcanar atuando independentemente e o nvel que pode alcanar com a ajuda de outra pessoa (pai, professor, colega, etc.). Em se tratando da aprendizagem escolar o professor assume o papel da pessoa mais capacitada,

I Simpsio Brasileiro de Ps-Graduandos em Msica


XV Colquio do Programa de Ps-Graduao em Msica da UNIRIO Rio de Janeiro, 8 a 10 de novembro de 2010

411

contudo, Antunes (2002, p. 27) esclarece que Vygotsky no desenvolveu claramente a concepo do auxlio dado pelo professor, mas muitos estudiosos deduzem que a proposta sugere tal papel. Tambm oferecendo grandes contribuies para o campo da educao, O psiclogo Henri Wallon dedicou-se em entender os processos de desenvolvimento da criana. Sua teoria prope uma seqncia de estgios para o desenvolvimento da criana: Impulsivo Emocional (0 a 1 ano); Sensrio-Motor e Projetivo (1 a 3 anos); Personalismo (3 a 6 anos); Categorial (6 a 11 anos); Puberdade e Adolescncia (a partir dos 11 anos). Focando por ora o estgio da Puberdade e Adolescncia, uma vez que se trata da a faixa de idade dos alunos que participaram do estudo em questo, buscamos observar alguns aspectos psicolgicos e sociais que se relacionam com as questes deste trabalho. O estgio da puberdade e adolescncia apresentado pela teoria Walloniana como a ltima e movimentada etapa que separa a criana do adulto que ela tende a ser. Nessa fase ocorrem modificaes fisiolgicas impostas pelo amadurecimento sexual, provocando na criana profundas transformaes corporais acompanhadas por uma transformao psquica. (DER e FERRARI, 2008, p. 59). Este estgio caracterizado pelo interesse que o adolescente tem em conhecer a si mesmo, em formar sua prpria identidade mediante atividades de confronto, auto-afirmao, questionamentos, ao mesmo tempo que se submete e se apia nos grupos de pares, contrapondo-se aos valores tal como interpretados pelos adultos com quem convive (MAHONEY, 2008, p. 13). Alm destas caractersticas, para o adolescente existe um grande interesse nas relaes entre pares, pois no decorrer desta etapa essas relaes tornam-se uma forte necessidade, tanto pela aprendizagem social que propicia como pelo papel que exerce na constituio da pessoa do adolescente (DER e FERRARI, 2008, p. 67). Abordando o papel do meio e dos grupos na educao, Almeida (2008, p. 78) destaca que segundo Wallon o estudo do desenvolvimento da criana demanda o estudo do meio ou dos meios em que a criana se desenvolve. Contudo, no menos verdadeiro que a sociedade coloca o homem em presena de novos meios, novas necessidades e novos recursos que aumentam possibilidades de evoluo e diferena individual (WALLON apud ALMEIDA, 2008, p. 78).

Consideraes e discusses No ensino coletivo diversos so os fatores que contribuem para a motivao do aluno, como a oportunidade de aprender em conjunto, o fato de sentir-se parte de um grupo musical, a atuao e o

I Simpsio Brasileiro de Ps-Graduandos em Msica


XV Colquio do Programa de Ps-Graduao em Msica da UNIRIO Rio de Janeiro, 8 a 10 de novembro de 2010

412

estmulo do professor, e a sonoridade do grupo. Entretanto, o fator que mais se destaca por contribuir para a motivao entre os alunos, segundo o ponto de vista dos mesmos, a convivncia com os colegas. Diversas so as contribuies de pesquisas sobre fatores de engajamento na aprendizagem musical. Neste texto foi possvel entender que, para grupos musicais, a execuo musical representa a tarefa grupal, em torno da qual os indivduos empenham esforos para sua realizao, assim os sujeitos cooperam entre si e desenvolvem um sentido de grupo. O vnculo estabelecido em torno da msica fortalece as relaes interpessoais, que por sua vez contribui para o desenvolvimento de uma identidade grupal, e a formao de valores e comportamentos. Pertencer a um grupo representa extrema importncia no desenvolvimento psicossocial de um indivduo, em grupos musicais o sentimento de pertena promovido pelo reconhecimento e pela aprovao dos demais indivduos. Diante deste contexto, ressalta-se que entender os processos atravs dos quais a interao entre indivduos conduz a um acrscimo na motivao para os estudos torna-se fundamental para uma boa conduo do processo de ensino e aprendizagem.

Referncias bibliogrficas ALMEIDA, Laurinda Ramalho. Wallon e a Educao. In: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho (org.). Henry Wallon Psicologia e Educao. So Paulo: Loyola, 2008. ANTUNES, Celso. Relaes interpessoais e auto-estima: a sala de aula como um espao do crescimento integral. Fascculo 16. Petrpolis: Editora Vozes, 2007. CONDESSA, Janana. A motivao dos alunos para continuar seus estudos em msica. In: Anais do VI Simpsio Nacional de Cognio e Artes Musicais. VI Simpsio Nacional de Cognio e Artes Musicais, 651-662. Rio de Janeiro, 2010. CRUVINEL, Flvia Maria. Educao musical e transformao social: uma experincia com ensino coletivo de cordas. Goinia: Instituto Centro-Brasileiro de Cultura, 2005. DAVIDSON, Jane W. The social in musical performance. In: HARGREAVES, David J.; NORTH, Adrian C. The Social Psychology of Music. Oxford University Press, New York, 2000. DAVIDSON, Jane W.; HOWE, Michael J. A.; SLOBODA, John A. Environmental factors in the development of musical performance skill over de life span. In: HARGREAVES, David J.; NORTH, Adrian C. The Social Psychology of Music. Oxford University Press, New York, 2000. DR; Leila Christina Simes; FERRARI, Shirley. Estgio da Puberdade e Adolescncia. In: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho (org.). Henry Wallon Psicologia e Educao. So Paulo: Loyola, 2008.

I Simpsio Brasileiro de Ps-Graduandos em Msica


XV Colquio do Programa de Ps-Graduao em Msica da UNIRIO Rio de Janeiro, 8 a 10 de novembro de 2010

413

FONTANA, David. Psicologia para professores. 2. ed. So Paulo: Loyola, 2002. HARGREAVES, David J.; NORTH, Adrian C. The Social Psychology of Music. New York: University Press: 2000. LIMA, Thiago de Souza Freitas. Msica, algumas potencialidades na formao da Identidade. RedePSI , maro de 2009. Disponvel em: <http://www.redepsi.com.br/portal/modules/ smartsection/item.php?itemid=1430>. Acesso em: 13 de maio de 2009. MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho (Org.) Henri Wallon: Psicologia e Educao. Edies Loyola: So Paulo, 2000. NUNES, Ana Ignez Belm Lima Nunes; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicologia da aprendizagem: processos, teorias e contextos. Braslia: Lber Livro, 2009. O'NEILL, Susan A; MCPHERSON E. Gary. Motivation. In: PARNCUTT, Richard; MCPHERSON. Gary E. The science and psychology of music Performance: creative strategies for teaching and learning. New York: Oxford University Press, 2002. PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Introduo. In: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho (org.). Henry Wallon Psicologia e Educao. So Paulo: Loyola, 2008. SIVA, Tais Dantas; BRAGA, Simone Marques. Identidade social e motivao no desenvolvimento musical: relato de experincia. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAO BRASILEIRA DE EDUCAO MUSICAL, 18., 2009, Curitiba . Anais... Londrina. De 06 a 09 de outubro de 2009, Curitiba: ABEM, 2009, p. 697-703. SWANWICK, Keith. Ensinando msica musicalmente. So Paulo: Moderna, 2003. VEER, Ren Van Der; VALSINER, Joan. Vygotsky: uma sntese. Traduo: Ceclia C. Bartalotti. So Paulo: Loyola, 1991. WOOLFOLK, Anita E. Psicologia da educao. Porto Alegre: Artemed, 2000.

I Simpsio Brasileiro de Ps-Graduandos em Msica


XV Colquio do Programa de Ps-Graduao em Msica da UNIRIO Rio de Janeiro, 8 a 10 de novembro de 2010

S-ar putea să vă placă și