Sunteți pe pagina 1din 15

Centro Acadmico de Comunicao Institucional Universidade Tecnolgica Federal do Paran

Estatuto do CACI

Sumrio

Captulo I: Da Denominao Captulo II: Dos membros Captulo III: Dos Princpios e Finalidades Captulo IV: Do patrimnio Captulo V: Das instncias deliberativas Seo I: Da Assemblia Geral Seo II: Da Diretoria Seo III: Das atribuies das Coordenadorias Captulo VI: Das eleies Captulo VII: DAS disposies gerais e Transitrias

Captulo I: Da Denominao
Artigo 1 - O Centro Acadmico de Comunicao Institucional da Universidade Tecnolgica Federal do Paran, CACI, entidade mxima de representao dos estudantes do Curso de Tecnologia em Comunicao Institucional da

Universidade Tecnolgica Federal do Paran.

Pargrafo nico O CACI uma associao civil sem fins lucrativos, de durao indeterminada, sem filiao poltico-partidria ou religiosa, livre e independente dos rgos pblicos e governamentais, regido pelo presente Estatuto, tem sede no Campus Central de Curitiba da Universidade Tecnolgica Federal do Paran.

Captulo II: Dos Membros


Art. 2 - So membros do CACI todos os estudantes matriculados no curso de graduao de Tecnologia em Comunicao Institucional da Universidade Tecnolgica Federal do Paran, Campus Curitiba. Ex-alunos tambm podem participar do CACI, exceto em cargos da Diretoria.

Art. 3 - So direitos dos membros do CACI:

I. Ter respaldo em nvel de representao pelos rgos do CACI;

II. A participao de forma livre e direta ou atravs de entidades de base, oral ou escrita, em qualquer uma das reunies, comisses e instncias deliberativas do CACI;

III. Votar e ser votado em Assemblia Geral;

IV. Participar das atividades organizadas pelo CACI;

Captulo III: Dos Princpios e Finalidades


Art. 4 - So princpios e finalidades do Centro Acadmico de Comunicao Institucional da Universidade Tecnolgica Federal do Paran:

I. Representar os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Comunicao Institucional da Universidade Tecnolgica Federal do Paran, Campus Curitiba, no todo ou em parte, judicial ou extrajudicialmente, defendendo os interesses do conjunto destes;

II. Promover a aproximao entre os corpos discente, docente e tcnicoadministrativo da UTFPR, preservando cada qual sua autonomia;

III. Organizar, auxiliar e incentivar promoes de carter poltico, cultural, cientfico e social que visem ao aprimoramento da formao universitria;

IV. Promover intercmbio, integrao e fortalecimento dos movimentos sociais, em especial das entidades do movimento estudantil;

V.Defender

que

Educao

seja

priorizada

em

um

plano

de

desenvolvimento nacional, afirmando sempre o carter pblico, gratuito, democrtico e social da Universidade;

VI. Lutar pela democratizao do acesso e pela implementao de polticas que facilitem a permanncia do estudante na instituio;

VII. Garantir a efetiva ocupao das vagas discentes dos Conselhos Superiores, Cmaras e demais rgos colegiados da UTFPR, defendendo a paridade da participao estudantil nestes rgos em relao aos demais segmentos da Universidade;

VIII. Defender a democracia, a liberdade, a paz e a justia social, lutando contra todas as formas de opresso dentro e fora da Universidade.

Captulo IV: Do Patrimnio


Art. 5 - O patrimnio do Centro Acadmico de Comunicao Institucional da Universidade Tecnolgica Federal do Paran ser constitudo por todos os bens mveis e imveis que possui e pelos que vier a possuir por meio de contribuies, subvenes, legados e quaisquer outras formas no vedadas em lei.

Pargrafo nico A alienao de quaisquer bens que alterem significativamente o patrimnio do CACI somente poder ser realizada mediante deciso da maioria absoluta dos coordenadores da diretoria do CACI, com cincia e aquiescncia dos membros obtida atravs de referendo.

Art. 6 - So recursos financeiros do CACI:

I. As quantias arrecadadas em forma de contribuio espontnea dos estudantes;

II. As receitas de qualquer promoo, convnio ou atividade realizada pelo CACI;

III. Os lucros provenientes de emprego de capital;

IV. Doaes provenientes do poder pblico, entidades no-governamentais, e sociedade civil, desde que no afete a autonomia administrativa, financeira e poltica da entidade.

Art. 7 - As despesas do CACI sero classificadas em:

I. Ordinrias, quando referentes a gastos com material de expediente; funcionrios e demais prestadores de servios; e a conservao e manuteno de seu patrimnio.

II. Extraordinrias, quando referentes a gastos decorrentes da realizao de promoes e eventos, alm de toda e qualquer despesa no prevista acima.

1 - As despesas extraordinrias devero ser aprovadas pela maioria absoluta dos coordenadores da diretoria do CACI.

2 - As despesas no podero, no momento da contratao, gerar obrigaes futuras que ultrapassem o perodo da gesto em exerccio.

Art. 8 - A Diretoria do CACI obrigada a prestar contas de sua gesto financeira, mensalmente e ao trmino de seu mandato comunidade relacionada.

Pargrafo nico Aps a sua aprovao, a prestao de contas dever ser afixada em mural do Departamento Acadmico de Comunicao e Expresso, DACEX, da UTFPR.

Captulo V: Das Instncias Deliberativas


Art. 9 - O CACI composto das seguintes instncias, por ordem decrescente de poder deliberativo:

I. Assemblia Geral

II. Conselho de Entidades de Base

III. Diretoria

Seo I: Da Assemblia Geral

Art. 10 A Assemblia Geral o rgo mximo de deliberaes do CACI, sendo composta por todos os membros do CACI, com igual direito a voto e voz.

Pargrafo nico - O quorum mnimo para a Assemblia Geral de 1/5 dos membros do CACI. Para se estabelecer o quorum, deve ser feito o clculo tendo como base 240 alunos, trinta alunos por perodo at o oitavo perodo letivo.

Art. 11 Compete a Assemblia Geral:

I. Reconhecer seus membros;

II. Discutir e votar as teses, recomendaes e propostas apresentadas por qualquer um de seus membros;

III. Deliberar sobre assuntos de interesse do corpo discente e encaminhar suas decises diretoria;

IV. Suspender ou destituir coordenaes do CACI e/ou os representantes discentes nos Conselhos Superiores, garantindo-lhes o direito a ampla defesa;

V . Discutir e votar alteraes significativas deste estatuto.

VI. Deliberar sobre os casos omissos deste Estatuto.

Art. 12 A Assemblia Geral poder ser convocada:

I. Pelo Conselho de Entidades de Base;

II. Pela Diretoria do CACI;

III. Por comisso estudantil, composta por cinco estudantes, mediante apresentao de ordem de convocao escrita.

1 - A convocao da Assemblia dever ser feita com antecedncia mnima de trs dias teis.

2 - A Assemblia Geral dever ser amplamente divulgada atravs dos mais variados meios de comunicao disponveis.

Art. 13 A Assemblia Geral ser presidida pela Diretoria do CACI ou, na inexistncia ou ausncia desta, por comisso eleita na prpria Assemblia.

1 - As decises da Assemblia sero tomadas por maioria simples dos votos

2 - As deliberaes da Assemblia Geral sero lavradas em ata, devendo esta ser aprovada ao fim da Assemblia, assinada pela mesa que houver dirigido os trabalhos e publicada a toda comunidade acadmica em at cinco dias teis.

Seo II: Da Diretoria

Art. 14 A Diretoria do CACI o rgo coordenador e executor das atividades do CACI, est subordinada s deliberaes da Assemblia Geral.

Art. 15 Os coordenadores da Diretoria do CACI no so remunerados, sob qualquer forma ou pretexto, sendo vedada a distribuio de lucros, dividendos, bonificaes ou vantagens aos mesmos.

Art. 16 A Diretoria funcionar sob forma de colegiado, na qual, excluindo as peculiaridades referentes a cada cargo, todos os coordenadores possuem o mesmo peso de voto e igual responsabilidade pela gesto, extrajudicial e judicialmente.

Art. 17 A Diretoria ser organizada internamente em coordenaes, de acordo com a diviso:

I. Coordenao Geral;

II. Coordenao de Finanas e Patrimnio;

III. Coordenao de Comunicao;

IV. Coordenao de Cultura e Eventos;

V. Coordenao de Assuntos Acadmicos;

VI. Secretaria Geral

1 - A Diretoria do CACI dever ser composta por, no mnimo, 7 pessoas distribudas entre as coordenadorias.

2 - Podero ser criadas demais coordenadorias de acordo com as necessidades da gesto corrente, e com prvia aprovao da Diretoria.

3 - Estipular-se- na ata de posse, um membro da Diretoria Geral e um da Coordenao de Finanas e Patrimnio para responsabilidades com fins de movimentao de conta bancria e afins.

Art. 18 Compete Diretoria:

I. Representar a Entidade junto a Comunidade Acadmica e Sociedade Civil em geral;

II. Fazer-se representar em conclaves estudantis locais, estaduais, nacionais e internacionais;

III. Cumprir e fazer cumprir este Estatuto, suas prprias deliberaes, e as da Assemblia Geral;

IV. Zelar pelo patrimnio do CACI;

V. Defender os interesses do corpo discente da UTFPR;

VI. Orientar e coordenar as atividades do CACI e deliberar acerca de teses, moes, recomendaes e propostas, observando o presente Estatuto, as deliberaes da Assemblia Geral e o programa apresentado pela chapa quando da sua eleio;

VII. Manter constantemente informados os estudantes acerca das deliberaes e das atividades do CACI e do DCE;

VIII. Prestar contas do patrimnio e da sua gesto financeira e torn-las pblicas a todos os estudantes;

IX. Tomar medidas de emergncia, no previstas no Estatuto, submetendoas ad referendum Assemblia Geral;

X. Reunir-se, ordinariamente, mensalmente, e extraordinariamente, quando necessrio.

1 - As reunies de Diretoria somente sero instaladas com maioria simples dos membros

2- A Diretoria deliberar por maioria simples de votos.

3- Trs faltas injustificadas s reunies ordinrias resultam em destituio do cargo.

Seo III: Das Atribuies das Coordenaes

Art. 19 So atribuies da Coordenao Geral:

I. Facilitar e socializar as informaes entre coordenaes, comunicando aos coordenadores da Diretoria as datas, pautas e deliberaes das reunies;

II. Assistir juridicamente a entidade na efetivao dos contratos, convnios, acordos e demais situaes no previstas neste Estatuto;

III. Assinar junto com a Coordenao de Finanas e Patrimnio os documentos e cheques necessrios movimentao das contas do CACI; IV. Garantir a efetiva ocupao e fiscalizar a atuao dos representantes discentes nos Conselhos Superiores;

V. Convocar as reunies e Assemblias Gerais;

VI. Convocar reunies ordinrias e extraordinrias.

Art. 20 So atribuies da Coordenao de Finanas e Patrimnio:

I. Catalogar, reparar, supervisionar o patrimnio do CACI, bem como adquirir novo patrimnio;

II. Controlar a movimentao financeira do CACI;

III. Efetuar pagamentos e recebimentos, devidamente comprovados;

IV. Assinar junto com a Coordenao Geral, cheques e demais documentos necessrios movimentao dos recursos financeiros do CACI;

V. Planejar a poltica de gesto dos recursos financeiros do CACI, buscando formas alternativas de captao de recursos, tendo em vista a independncia e autonomia financeira da entidade;

VI. Prestar contas perante a Diretoria, e torn-las pblicas para todos os estudantes.

Art. 21 So atribuies da Coordenao de Comunicao:

I. Criar condies para publicao de informativos, jornais e panfletos do CACI e para a criao de uma pgina na internet, de modo que contenham a divulgao das atividades do CACI e publicaes e resenhas polticas, culturais, cientficas e sociais de interesse dos estudantes;

II. Receber e encaminhar a correspondncia postal e eletrnica;

III. Divulgar os eventos, debates e confraternizaes que venham a ser promovidos pelo CACI;

IV. Manter relaes com a mdia estudantil e popular, buscando uma correspondncia e colaborao com ela;

V.Manter contato com outros grupos e entidades do movimento estudantil dentro e fora da UTFPR, inclusive os DCEs de outras unidades da UTFPR;

VI. Manter relaes com empresas, centros acadmicos de outras universidades, dentre outras organizaes buscando uma colaborao com elas.

VII. Estabelecer relao de parceria com as organizaes, a fim de criar oportunidades de crescimento aos estudantes do Curso.

Art. 22 So atribuio da Coordenao de Cultura e Eventos:

I. Elaborar uma poltica no campo cultural com ampla participao dos estudantes do Curso;

II. Promover eventos culturais visando integrao e capacitao dos estudantes;

III. Viabilizar a participao dos estudantes nos Enecos (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicao Social);

IV. Organizar festividades junto a Coordenao de Finanas e Patrimnio com a finalidade de promover a integrao de estudantes e arrecadar fundos para a manuteno do CACI;

V. Organizar Comisso de preparao Semana do Calouro;

VI. Organizar confraternizaes e outros eventos de grande porte;

VII. Promover eventos esportivos visando integrao dos estudantes;

VIII. Viabilizar a participao dos estudantes nos eventos esportivos promovidos pela Universidade e outros de interesse dos estudantes.

Art. 23 So atribuies da Coordenao de Assuntos Acadmicos:

I. Participar ativamente de reunies com representantes de sala, para integrar-se dos problemas que os cercam;

II. Manter uma anlise constante dos problemas especficos do Curso e de cada sala de aula estudando formas unificadas de atuao;

III.Firmar relaes com a coordenao do curso.

Art. 24 So atribuies da secretaria Geral:

I. Garantir a organizao e zelo dos acervos documental e bibliogrfico do CACI;

II. Secretariar as sesses da Diretoria, reunies com representantes e da Assemblia geral;

III. Garantir a redao das atas das reunies ordinrias e extraordinrias da Diretoria, das Assemblias, bem como o seu devido encaminhamento;

IV. Redigir e assinar editais e avisos referentes s deliberaes das instncias do CACI.

Captulo VI: Das Eleies


Art. 25 So princpios que regem as eleies:

I. A supremacia da participao, democracia e da construo coletiva do processo eleitoral;

II. A transparncia, a garantia de liberdade e pluralidade de idias, garantindo um processo legtimo e representativo.

Art. 26 As eleies da Diretoria do CACI e dos representantes discentes nos Conselhos Superiores dar-se-o nos termos deste Estatuto.

1 - As eleies para a Diretoria do CACI sero majoritrias, assim como as para representantes discentes, ambas na forma das chapas, com o voto direto facultativo, universal e secreto dos membros do CACI.

2 - As chapas para Diretoria do CACI devero ser completas, enquanto que para os representantes discentes podero contemplar apenas parte das vagas.

3 - A Diretoria do CACI ter mandato de um ano de durao.

Art. 27 so elegveis todos os membros do CACI, exceto aqueles que houverem perdido cargo anterior eletivo, em consequncia do no cumprimento das regras do presente Estatuto.

Art. 28 So eleitores nesse processo, todos os membros do CACI.

Pargrafo nico A comisso eleitoral (CE) ser responsvel pela realizao de todo o processo eleitoral.

Art. 29 Para a formao da CE, devero ser eleitas cinco pessoas, sendo uma de cada turma, sem vinculao com chapa alguma, nem gesto corrente.

Pargrafo nico No havendo voluntrios, os representantes de turma sero convocados a compor a CE, salvo os que fizerem parte das chapas.

Art. 30 A provimento de eleio do CE responsabilidade do CACI e dever ser feita de maneira idnea e imparcial.

Art. 31 Depois de estabelecida a CE, compete a esta apresentar a data de realizao da eleio e horrios de votao.

Captulo VII: Das Disposies Gerais e Transitrias


Art. 32 - A extino do Centro Acadmico de Comunicao Institucional da Universidade Tecnolgica Federal do Paran se dar somente com a dissoluo da Universidade Tecnolgica Federal do Paran.

Pargrafo nico Neste caso o seu patrimnio ser destinado a entidades congneres, definidas em acordo com a ltima Assemblia Geral.

Art. 33 Os casos omissos presentes neste Estatutos sero dirimidos pela Assemblia Geral.

Art. 34 O presente Estatuto s poder ser modificado em Assemblia Geral, especialmente convocada para este fim.

Art. 35 Este Estatuto entra em vigor depois de ser aprov do pelas instncias estudantis competentes, devendo ser registrado em cartrio, revogando-se as disposies em contrrio.

S-ar putea să vă placă și