Sunteți pe pagina 1din 4

EMBLEMAS DOS DESBRAVADORES

O Clube de Desbravadores um programa mundial, organizado e dirigido pela Igreja Adventista do Stimo Dia. Oferece um amplo ciclo de aprendizado experimental para os juvenis entre 10 e 15 anos, e operado pela Igreja Adventista local, sob a direo e controle do lder da juventude da Associao local.

A bandeira dos Desbravadores

O Clube de Desbravadores tem uma bandeira, sendo considerada como emblema do mesmo. A bandeira deve estar desfraldada nos programas e atividades dos desbravadores locais ou da Associao. Henry Bergh, Diretor de Jovens da Associao Central da Califrnia, desenhou a bandeira dos desbravadores em 1948. Os quadrados azuis significando lealdade e coragem enquanto dois quadrados brancos representando a pureza. O emblema dos desbravadores, que se encontra no meio da bandeira, colocava uma interpretao diferente daquela dada por Hancock. A espada representava a palavra de Deus e o escudo a verdade. A bandeira do Clube de Desbravadores tem 90cm de altura por 135cm de largura. No meio da bandeira encontra-se uma insgnia A1 dos desbravadores (conforme descrita no Regulamento do Uniforme), medindo 30cm de altura por igual medida de largura. Divide-se em 4 partes. Ao olhar para a bandeira o observador notar que as partes superior direita e inferior esquerda so brancas; as partes superior esquerda e inferior direita so azuis. O nome do Clube deve aparecer em letras destacadas na parte inferior direita.

Emblema D1

Este o smbolo que representa o Clube de Desbravadores. Apresenta a inscrio DESBRAVADORES na parte superior do tringulo, e a inscrio CLUBE abaixo do escudo com a espada. Em 1946, o Pr. John Hancock acrescentou um novo item no Clube de Desbravadores desenhando o emblema do desbravador. Este smbolo contm em seu desenho os seguintes significados: Trs lados Sendo um tringulo equiltero, o smbolo significa a Plenitude da Trindade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Esprito Santo, aos quais adoramos e servimos. 1

O smbolo tambm significa o Trip da Educao, no qual est centrado todo o programa do Clube de Desbravadores: Mental (Especialidades, Classes, Honras, Trabalhos Manuais, etc.), Fsico (Acampamentos, Passeios, Olimpadas, etc.) e Espiritual (Ano Bblico, Atividades de Testemunho, etc.) E por fim, tambm significa nossa Cidadania e Lealdade, pois servimos a nosso Deus dos Cus e da Terra, nossa Ptria, e a nosso prximo, entre os quais, nossa famlia e nossa Igreja. Escudo - Proteo O escudo significa proteo.Na Bblia, Deus frequentemente chamado de Escudo de Seu Povo. No temas, Eu sou teu escudo. Gnesis 15:01 Embaraando sempre o escudo da f, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Efsios 06:16 Espada - Bblia A espada representa a Bblia. A espada usada na guerra. Uma batalha sempre ganha na ofensiva. Estamos numa batalha contra o pecado e a nossa arma a Palavra de Deus. A espada do Esprito a Palavra de Deus. (Ver Efsios 06:17) Vermelho - Sacrifcio de Cristo A cor vermelha representa o sacrifcio de Cristo. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que Deu seu nico Filho, para que todo aquele que nEle cr no perea, mas tenha a vida eterna. Joo 03:16 Rogo-vos pois, irmos... que apresenteis os vossos corpos por sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus. Romanos 01:12 Ouro - Excelncia ou Nobreza A cor ouro representa a excelncia. O Clube de Desbravadores tem normas elevadas para formar carter fortalecidos para o Reino dos Cus. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para enriqueceres. Apocalipse 03:18 Branco - Pureza O branco significa pureza. Desejamos ter a pureza e a justia da vida de Cristo em nossa vida. O vencedor assim ser vestido de vestiduras brancas. Apocalipse 03:05 Azul - Lealdade O propsito do Clube de Desbravadores de ajudar a ensinar-nos a sermos leais para com nosso Deus, nossa Ptria, nossos parentes, nossa Igreja, enfim, nosso prximo.

Emblema D2

usado na cobertura, na fivela do cinto, no Emblema D4 e no prendedor de leno. No contm as palavras DESBRAVADORES e CLUBE, e o escudo com a espada fica centralizado.

Emblema D3

Apresenta um tringulo em perspectiva sobre um globo com o desenho da Amrica do Sul. No globo o fundo Verde e o mapa Branco. Deve ser usado na camiseta e bon do uniforme de atividades e no colete. Pode ser usado sempre que se justificar o uso de uma identificao menos formal. Para fins promocionais, tambm poder ser usado traado em uma cor.

Emblema D4

Representa a organizao mundial dos Clubes de Desbravadores da Igreja Adventista do Stimo Dia. Contm o emblema D2 sobre fundo na cor da camisa do uniforme, com borda em Verde Petrleo e usado na manga esquerda da camisa ou blusa. No leno e na faixa apenas traado e bordado em azul sobre fundo amarelo.

Emblema L1

Octgono que representa a liderana dos Desbravadores. Confirma que o lder est acreditado internacionalmente com autoridade para participar nas cerimnias de investidura. Cada um dos oito lados tem a mesma medida, contendo o globo ao centro com as linhas meridionais e cartesianas na cor amarela, fundo azul celeste, mapas na cor verde. Moldurado por seis estrelas douradas que simbolizam as classes regulares, possui a borda geral amarela. usado no leno, no prendedor e na faixa do lder.

Emblema L2

Globo de lder Mster, contendo uma estrela prateada de sete pontas ao centro com tringulo em vermelho ao fundo. Ser usado pelos investidos em Lder Mster na manga esquerda e, com um distintivo correspondente, no bolso esquerdo.

Emblema L3

Globo de lder Mster Avanado, contendo uma estrela dourada de sete pontas ao centro com tringulo em azul ao fundo. Ser usado pelos investidos em Lder Mster Avanado na manga esquerda e, com um distintivo correspondente, no bolso esquerdo.

Emblema L4

Apresenta um tringulo em perspectiva sobre um emblema L1. Deve ser usado pelo Clube de Lderes de Desbravadores em seu uniforme de atividades sempre que justificar o uso de uma identificao menos formal. Para fins promocionais, poder ser usado traado em uma cor.

O bandeirim da unidade
Cada unidade ter um bandeirim. Este medir 55cm de largura e 26cm de altura no lado do mastro, devendo estreitar-se do lado oposto para obter-se o efeito da bandeirinha. Ser de cor branca, com borda de cor azul de 4mm.Uma faixa de tecido azul de 10cm de largura dever ser aplicada em toda altura no lado do mastro, onde ser escrito, verticalmente, o nome da Unidade.A insgnia A1 dos Desbravadores medindo 10 x 10cm dever ser colocado a 7,5cm abaixo da borda superior do bandeirm, na minha entre o tecido branco e o azul.O smbolo da Unidade, representando graficamente as caractersticas do seu nome, ser colocado no centro da parte branca do bandeirim, no podendo exceder as medidas de 12,5 x 12,5cm.

Compilado da apostila BANDEIRAS & BANDEIRINS, preparado pela UCB, em 1999 e MANUAL DOS DESBRAVADORES, Vol. 1, Administrao do Clube, Casa Publicadora Brasileira

FONTE: http://www.desbravadores.org.br
Este material foi baixado do site: http://www.portalrgusmao.com.br/desbravadores

S-ar putea să vă placă și