Sunteți pe pagina 1din 51

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof.

Rodrigo Carvalho

8359. (Uerj) As figuras a seguir apresentam os mapas com a atuao das massas de ar no inverno e no vero brasileiros e o climograma da cidade de Cuiab.

De acordo com a atuao das massas de ar equatorial continental, tropical atlntica e polar atlntica, justifique as variaes da temperatura e da pluviosidade do clima de Cuiab.

2/4/2010

12:35

pag.1

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


8880. (Uerj) Cidades disputam Copa de extremos

O mundial de futebol de 2014 deve ser o mais difcil em termos climticos e de logstica da histria do campeonato. Observe o esquema a seguir, com um possvel itinerrio de uma seleo de futebol participante da Copa do Mundo no Brasil.

Tendo em vista as caractersticas naturais do territrio brasileiro, explique as diferenas de temperatura verificadas entre Manaus e Porto Alegre e as diferenas de pluviosidade entre Braslia e Rio de Janeiro.

2/4/2010

12:35

pag.2

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


8580. (Ufu) Compare os grficos apresentados e, a seguir, faa o que se pede.

a) Identifique e nomeie os climas apresentados nos grficos. b) Caracterize os dois tipos climticos apresentados.

2/4/2010

12:35

pag.3

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


9416. (Unicamp) Compare os dois balanos hdricos apresentados a seguir:

a) Indique o(s) tipo(s) climtico(s) representado(s) nos dois balanos hdricos. Justifique sua resposta. b) Indique o tipo de cobertura vegetal dominante nestas reas. Quais suas principais caractersticas? 1310. (Fuvest) Caracterize a formao vegetal assinalada no mapa e mostre a importncia desses espaos para a expanso das fronteiras agrcolas.

2/4/2010

12:35

pag.4

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


1255. (Fuvest) Identifique a principal cobertura vegetal primitiva da rea hachurada e explique como ela foi alterada pelo desenvolvimento das atividades econmicas.

1259. (Fuvest) Qual a formao vegetal reproduzida na gravura de Percy Lau? Caracterize-a.

2/4/2010

12:35

pag.5

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


1270. (Fuvest) Identifique as duas formaes vegetais destacadas no mapa e relacione-as com as condies climticas dominantes.

9586. (Fuvest)

a) Identifique a formao vegetal representada e sua rea de ocorrncia original. b) Considerando ao menos um fator de ordem fsica, explique por que essa formao tem ocorrncias fora de sua rea nuclear. c) Identifique trs das principais atividades econmicas que promoveram a substituio de tal formao vegetal.

2/4/2010

12:35

pag.6

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


9100. (G1) "Estamos voando rumo ao sul do territrio brasileiro, na direo da cidade do Rio de Janeiro. de manh cedo. L embaixo, a sombra do avio desliza sobre a nvoa. Quando esta se abre, re vela pequenas faixas verdes de floresta em meio ao mar de morros de Minas Gerais. No se avistam fileiras bem ordenadas de reflorestamento, porm manchas irregulares de floresta. Nos perguntamos como elas escaparam ao machado civilizador. De um avio que tivesse voltado no tempo, avistaramos um interminvel 'tapete' verde." Adaptado de Warren Dean. "A Ferro e Fogo". So Paulo, 1996.

Considere o fragmento de texto acima e observe o mapa que o acompanha. Depois, responda s questes propostas a seguir. a) Se compararmos as faixas contnuas de floresta e as pequenas manchas verdes que restam em locais antes ocupados pela Mata Atlntica, podemos dizer que essas manchas oferecem menos chances de sobrevivncia e de reproduo para as espcies que l habitam. Voc concorda com essa afirmao? Justifique a sua resposta. b) Cite dois fatores que levaram devastao da Mata Atlntica ao longo do processo de ocupao do espao brasileiro e indique alguma medida realizada pelo Estado, no sentido da proteo cobertura vegetal. c) Comumente ouvimos falar em 'impactos ambientais'. Ainda com base no texto, quais seriam os impactos decorrentes da retirada da vegetao em um ambiente de clima tropical chuvoso?

2/4/2010

12:35

pag.7

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


9507. (Ufba) Os manguezais so ecossistemas de alta produtividade biolgica, sendo responsveis por parte considervel dos recursos marinhos. Ocupam grande extenso dos litorais tropicais e subtropicais, porm, apesar de sua grande relevncia para a vida dos oceanos, esto entre os ecossistemas mais devastados do planeta.

Com base nessas informaes e na anlise da ilustrao, indique as caractersticas ambientais dos mangues, quanto ao solo e vegetao, e cite duas aes predatrias provocadas pelo homem. 849. (Ufpr) As formaes florestais brasileiras, ricas em espcies vegetais, constituram no passado sustentculos da economia do pas. Discorra sobre algumas espcies importantes, com suas regies de ocorrncia e respectivas matrias-primas. 232. (Unesp) A paisagem brasileira est dividida em domnios morfoclimticos. a) Cite os estados brasileiros nos quais est presente o domnio das araucrias. b) Descreva as caractersticas desse domnio, considerando os elementos: clima, relevo, solo, vegetao e hidrografia. 552. (Unicamp) "(...) como resultado de 500 anos de explorao, as florestas da regio foram quase totalmente destrudas. Restam hoje menos de 5% da cobertura original, sendo que os remanescentes florestais so pequenos e muito fragmentados". ("Cincia Hoje" - 1992) a) Qual a formao vegetal a que se refere o texto e qual a sua rea de domnio no Brasil? b) Caracterize essa formao vegetal. c) Explique a sua devastao, considerando o processo de ocupao do territrio brasileiro.

2/4/2010

12:35

pag.8

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


1254. (Fuvest) Identifique as bacias hidrogrficas 1 e 2 e compare seus regimes fluviais.

112. (Unicamp) "A regio do mdio So Francisco produziu em 1993 cerca de 52,5 toneladas de uvas. Manga, melo, goiaba, acerola, banana e limo ampliam o movimento de exportaes desta regio para vrios pases europeus." (adaptado de "Folha de S. Paulo", 11/ 04/ 93) a) Quais as caractersticas do clima da regio do mdio So Francisco? b) Como, apesar dessas caractersticas, a fruticultura pde a se desenvolver? c) Por que, nessa regio, coexistem realidades scio-econmicas distintas? 9399. (Ufc) Desertificao, segundo a Conveno das Naes Unidas de Combate Desertificao, "a degradao generalizada da terra nas regies ridas, semiridas e submidas secas, resultante de vrios fatores, entre eles as variaes climticas e as atividades humanas". Sobre esse tema, responda o que se pede a seguir. a) Mencione uma atividade humana responsvel pela desertificao. b) Cite uma consequncia do processo de desertificao para o meio natural. c) Cite um problema social resultante da desertificao. d) Identifique o segmento do territrio cearense que apresenta maior susceptibilidade desertificao. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (G1) O AZUL DA COR DA TERRA Quando, em 12 de abril de 1961, o planeta Terra foi visto a uma distncia jamais atingida antes por qualquer mortal, o astronauta sovitico Yuri Gagarin, que foi o primeiro a v-la sob este ngulo, exclamou admirado: - A Terra azul! Pela primeira vez fotografada, assim foi ela vista tambm pelos olhos no menos admirados de toda a humanidade: AZUL! Azul da cor da gua lmpida dos lagos, rios,

2/4/2010

12:35

pag.9

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


mares e oceanos que cobrem a maior parte da superfcie de nosso planeta chamado, contraditoriamente (ou no), de Terra. gua que existe em toda parte, dentro e fora de ns, e cuja presena percebemos ou pressentimos o tempo todo, ainda que no a vejamos na forma lquida, que, por algum motivo, sempre nos pareceu "a mais normal". Sob essa ou outras formas que lhe so prprias, ela est mesmo em toda parte, ainda que no to evidente e explcita para ns: est nos lugares, nos objetos e nos seres animais, vegetais e minerais que constituem o nosso ambiente natural, social e cultural. Se no est no momento presente, j esteve em algum outro tempo na formao, composio, preparao, conservao ou na higienizao dos objetos que nos rodeiam, por mais slidos, rgidos, resistentes ou por mais etreos que sejam. Como tambm est ou j esteve nas paisagens e nos ambientes onde tais objetos e seres se encontram. Est nos alimentos, remdios, tratamentos de sade, vestimentas, edificaes; na luz que nos ilumina e no ar condicionado que aquece ou refrigera nossos ambientes; na decorao, arte, literatura; no lazer e no transporte; na poltica, economia e religio. Nas comemoraes de paz e nas disputas de guerra. Enfim, no nascimento, na sobrevivncia e na morte. Graas gua, a humanidade se libertou de suas limitaes, medida que soube aproveit-la, conduzindo-a para os lugares onde melhor poderia ser utilizada e servir s suas inmeras necessidades. Contudo, apesar da ddiva que ela sempre representou para ns, humanos, as relaes das civilizaes modernas e ps-modernas, com essa me provedora, nem sempre tm sido pautadas pelo princpio do "amor com amor se paga". Hoje, a nossa Terra corre o risco de se tornar um planeta de terras ridas pelos maltratos que infligimos natureza, em suas mais variadas manifestaes e diversidade. Mas quem usa, cuida; quem necessita, zela; quem ama, protege. Quem recebeu a ddiva da vida deve manter viva a fonte da qual a recebeu. Da a razo de termos escolhido a GUA como tema para anlise e reflexo nesta prova. Planeta Terra: este planeta Azul que, um dia, o compositor e cantor Guilherme Arantes homenageou com a belssima msica "Planeta gua". guas que movem moinhos so as mesmas guas que encharcam o cho E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra Terra, planeta gua

2/4/2010

12:35

pag.10

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


8668. Na histria do Brasil, a presena ou a proximidade de rios, riachos, fontes e igaraps favoreceu, em determinada regio, o desenvolvimento de um importante tipo de explorao econmica, tcnica ou processo de produo.

Pode-se considerar COMO EXEMPLO a) a prtica do garimpo, no Vale do Rio Amazonas, e o contrabando do ouro para as terras do sul. b) a substituio do pilo de mo pelo monjolo movido a gua, na produo auc areira do Vale do Rio Tiet. c) a utilizao do engenho movido a gua, mais produtivo do que o engenho movido a trao animal, no serto nordestino. d) a criao de gado, no Vale do Rio So Francisco, para abastecimento da regio de produo aucareira. e) o cultivo da seringueira, a produo da borracha e o seu transporte no Vale do Rio Paraba. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Uel) Bioma conceituado no mapa como um conjunto de vida (vegetal e animal) constitudo pelo agrupamento de tipos de vegetao contguos e identificveis em escala regional, com condies geoclimticas similares e histria compartilhada de mudanas, o que resulta em uma diversidade biolgica prpria. (Disponvel em: <www.ibge.com.br> Acesso em: 10 jul. 2007.)

2/4/2010

12:35

pag.11

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


9326.

Com base no texto, no mapa e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir. I. A Mata Atlntica e a Amaznia so exemplos de biomas florestais em que as chamadas plantas epfitas e os cips convivem com as demais plantas, tanto em relaes simbinticas quanto em relaes parasitrias, disputando as partes mais altas da floresta em busca de luz solar. II. O bioma do Cerrado uma formao vegetal complexa na qual esto presentes o estrato arbreo, composto, em grande parte, por rvores de pequena altura, troncos retorcidos e recobertos em cascas grossas e abundante vegetao herbcea. III. O bioma da Mata Atlntica composto apenas por florestas tropicais latifoliadas nas quais predomina o estrato herbceo onde se instalam as bromlias epfitas e as orqudeas. IV. O bioma da Caatinga apresenta plantas com atividade decidual, razes profundas e mecanismos de adaptao que minimizam a evapotranspirao, permitindo maior capacidade de sobrevivncia em face do solo e do clima desse bioma. Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente as afirmativas I e II so corretas. b) Somente as afirmativas I e III so corretas. c) Somente as afirmativas III e IV so corretas. d) Somente as afirmativas I, II e IV so corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV so corretas.

2/4/2010

12:35

pag.12

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


8476. (Fatec) No Brasil, este clima apresenta elevadas temperaturas sempre superiores a 24 C e pequena amplitude trmica anual, pois a diferena entre a mdia do ms mais quente e a do ms mais frio no ultrapassa 3 C. Mas o que torna este clima singular o volume de precipitaes, que varia entre 1.800 e 3.000 mm. As chuvas do tipo convectivo ocorrem durante todo o ano, no existindo um perodo seco. As caractersticas descritas referem-se ao clima a) tropical de altitude. b) equatorial. c) litorneo mido. d) tropical tpico. e) mido de encosta. 8889. (Fatec) Analise os climogramas:

Os climogramas correspondem, respectivamente, s localidades e aos tipos climticos: a) Belm: equatorial mido; Porto Alegre: subtropical mido. b) So Luis: tropical; Salvador: tropical semi-rido. c) Cuiab: tropical; Belo Horizonte: tropical semirido. d) Manaus: equatorial mido; Palmas: tropical de altitude. e) Braslia: subtropical mido; Florianpolis: tropical mido.

2/4/2010

12:35

pag.13

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


416. (Fuvest) "L um dia, para as cordas das nascentes do Paraba, via -se, quase rente do horizonte, um abrir longnquo e espaado de relmpago era inverno na certa no alto serto. As experincias confirmavam que com duas semanas de inverno o Paraba apontaria na vrzea com sua primeira cabea d'gua. O rio no vero ficava seco de se atravessar a p enxuto. Apenas, aqui e ali, pelo seu leito, formavam-se grandes poos, que venciam a estiagem." [J. L. do Rego - MENINO DE ENGENHO, cap. 13] O texto anterior faz referncia, direta e indiretamente, a aspectos da paisagem natural observados na sub-regio do Serto Nordestino, tais como: a) clima tropical semi-rido, predominncia de rios intermitentes, com padro de drenagem exorrica. b) clima tropical mido a leste e semi-rido a oeste, rios perenes e intermitentes, com padro de drenagem endorrica. c) clima tropical, rios predominantemente perenes, com padro de drenagem exorrica. d) clima tropical semi-rido a leste e mido a oeste, rios temporrios, com padro de drenagem endorrica. e) clima tropical mais mido no inverno e mais seco no vero, rios temporrios, com padro de drenagem arrica. 8831. (Fuvest) Considerando as massas de ar que atuam no territrio brasileiro e alguns de seus efeitos, analise o quadro a seguir e escolha a associao correta.

2/4/2010

12:35

pag.14

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


1582. (G1) Relacione as colunas indicando as caractersticas dos domnios morfoclimticos brasileiros: a) Amaznico b) Cerrado c) Caatinga d) Mares de Morros e) Araucrias ( ) clima subtropical, terrenos sedimentar-baslticos, floresta aciculifoliada ( ) floresta equatorial, chuvas abundantes, plancies aluviais ( ) tropical com vero chuvoso e inverno seco, presena de chapadas e planaltos ( ) clima tropical semi-rido, vegetao espinhosa de colorao cinzenta ( ) clima tropical mido, relevo suave com reas de serras, a mata atlntica a vegetao original.

2/4/2010

12:35

pag.15

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


8707. (G1) A questo refere-se ao mapa do Brasil a seguir.

Sobre o mapa, afirma-se: I - O clima brasileiro sofre influncia da maritimidade e continentalidade. II - As amplitudes trmicas dirias e anuais so extremas devido grande extenso longitudinal. III - A maior parte do territrio se localiza na zona intertropical, onde h maior incidncia solar. IV - A distribuio territorial em duas zonas climticas acarreta homogeneidade climatobotnica. So corretas apenas as afirmativas a) I e III. b) I e IV. c) II e III. d) II e IV.

2/4/2010

12:35

pag.16

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


7783. (G1) Os climogramas so representaes grficas que apresentam as mdias mensais de chuvas e de temperatura do ar atmosfrico de uma determinada localidade. Neles as barras representam as mdias pluviomtricas mensais (mm) e a linha indica a mdia mensal de temperatura (C). Analise, a seguir, o climograma da cidade de So Paulo.

Sobre o climograma da cidade de So Paulo vlido afirmar que ele representa o clima a) subtropical, com chuvas bem distribudas o ano todo e invernos rigorosos. b) tropical de altitude, com vero mido e inverno seco. c) equatorial mido, com mdias elevadas de temperatura e pequena amplitude trmica. d) subtropical mido com mdias pluviomtricas elevadas durante todo o ano. e) litorneo mido, com outono seco e inverno com chuvas torrenciais.

2/4/2010

12:35

pag.17

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


7937. (G1) Observe os detalhes da charge. Com muito humor, o chargista revela um aspecto que marca freqentemente o Carnaval de So Paulo. Identifique a alternativa que apresenta relao com o fenmeno geogrfico destacado na charge.

2/4/2010

12:35

pag.18

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


9246. (Mackenzie)

Os climogramas anteriores se referem, respectivamente, aos climas brasileiros: a) Tropical de altitude, Tropical e Tropical mido. b) Equatorial Semimido, Tropical de altitude e Tropical Semirido. c) Tropical mido, Equatorial Semimido e Equatorial mido. d) Equatorial mido, Tropical e Tropical mido. e) Tropical, Subtropical e Tropical de altitude. 9126. (Pucrs) As massas de ar que atuam sobre o territrio brasileiro so um dos principais fatores determinantes do clima em nosso pas. Sobre esse fenmeno, correto afirmar que a Massa de Ar: a) Polar provoca chuvas durante o vero no interior do Brasil, caracterizando o clima Tropical. b) Polar, nos meses de inverno no Hemisfrio Sul, pode atuar na Amaznia, baixando as temperaturas e provocando o fenmeno conhecido como friagem. c) Equatorial Continental provoca chuvas no sul do Brasil, ocasionando o El Nio. d) Tropical Martima provoca geadas no Paran durante o inverno. e) Equatorial Martima forma-se sobre o oceano Atlntico e avana at o interior do Brasil, provocando chuvas nos meses de setembro e outubro na cidade de Braslia.

2/4/2010

12:35

pag.19

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


9493. (Ufal) A tropicalidade do territrio brasileiro j foi utilizada para inserir o Pas no rol dos pases produtores de gneros tropicais para exportao, para camuflar as verdadeiras causas do subdesenvolvimento e at para se transformar em cano popular: "moro num pas tropical, abenoado por Deus e bonito por natureza". No entanto, para a geografia, a tropicalidade do Brasil tem um outro significado. Observe o mapa dos tipos de clima e analise as afirmaes.

( ) A rea 1 o domnio do clima equatorial cujas principais caractersticas so altas temperaturas durante todo o ano e altos ndices anuais de precipitao. Nessa rea, o clima exerce forte influncia sobre a vegetao e sobre a densa rede hidrogrfica. ( ) Os baixos ndices pluviomtricos representam a principal caracterstica do clima da rea 2. As chuvas, alm de apresentarem pequeno volume anual ainda so concentradas em poucos meses do ano, o que cria ambientes ressequidos, propcios ao aparecimento de vegetao xerfita. ( ) O clima predominante na rea 3 o tropical. Embora ocupe uma vasta extenso territorial esse clima se caracteriza pela homogeineidade. Tanto nas reas interioranas como no litoral, as chuvas se concentram nos meses de vero e as secas pronunciadas ocorrem de maio a outubro. As temperaturas tm grande variao, sobretudo no inverno. Refletindo as diferenas de temperatura ocorrem vrios tipos de vegetao, com destaque para o cerrado e a floresta tropical. ( ) Na rea 4 est o maior conjunto de terras altas do Pas e essa condio fundamental para o aparecimento do clima tropical de altitude. Apesar do grande volume de chuvas, o fator altitude interfere na temperatura que sofre grande variao anual. ( ) A localizao da rea 5, ao sul do trpico de Capricrnio, garante condies

2/4/2010

12:35

pag.20

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


climticas especiais. Ali o domnio do clima subtropical, o nico no Pas a sofrer a influncia das massas polares que atingem a regio nos meses de outono e inverno fazendo as temperaturas baixarem consideravelmente. As chuvas esto concentradas no vero. A vegetao de campos reflete as baixas temperaturas da rea. 8096. (Ufg) Observe os mapas a seguir.

A dinmica das massas de ar um dos fatores que explica a caracterizao climtica de uma rea. A leitura e a interpretao dos mapas indicam que o clima do territrio goiano influenciado pela atuao da massa a) Equatorial continental durante o ano todo. b) Tropical atlntica no vero e Polar atlntica durante o inverno. c) Equatorial continental no vero e Equatorial atlntica no inverno. d) Tropical atlntica durante o ano todo. e) Equatorial continental no vero e Tropical atlntica no inverno.

2/4/2010

12:35

pag.21

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


8191. (Ufmg) Considerando-se a tropicalidade dos climas - e suas conseqentes repercusses na vida humana - em vastas extenses do territrio brasileiro, INCORRETO afirmar que a) a alternncia tpica das estaes chuvosa e seca - vero e inverno - ainda influencia o calendrio agrcola de amplas regies, mesmo daquelas em que j se utiliza a irrigao. b) a reduo da intensidade da radiao solar e da durao do dia no inverno, embora pouco significativa, torna o sol alternativa energtica invivel nessa estao do ano. c) a umidade relativa do ar apresenta variao estacional semelhante das chuvas, com expressiva reduo durante os dias de inverno, o que implica efeitos sobre a sade humana. d) as diferenas de temperatura entre vero e inverno, embora reduzidas, aumentam com a latitude, sem que o frio se torne fator limitante para a agricultura em muitas regies. 9148. (Ufrgs) No Brasil, o fenmeno El Nio provoca o desvio da massa de ar equatorial continental, mida, que se forma sobre a Amaznia, para o sul do pas. As consequncias do El Nio no territrio brasileiro so a) enchentes no Brasil Meridional e seca no extremo sul do pas. b) secas no Brasil Meridional e enchentes no extremo sul do pas. c) enchentes no Brasil Meridional e secas no serto nordestino e no extremo norte do pas. d) enchentes no sudeste do Brasil, em decorrncia de invernos rigorosos no sul do pas. e) enchentes no sudeste do Brasil e secas no extremo sul do pas.

2/4/2010

12:35

pag.22

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


8155. (Ufrs) Observe os climogramas a seguir, que indicam a variao

Esses climogramas, da esquerda para a direita, podem referir-se s cidades de a) Blumenau - Juazeiro - Recife. b) Recife - Blumenau - Juazeiro. c) Juazeiro - Blumenau - Recife. d) Recife - Juazeiro - Blumenau. e) Blumenau- Recife - Juazeiro.

2/4/2010

12:35

pag.23

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


7772. (Ufu) Analise os climogramas a seguir.

A respeito dos climogramas apresentados, suas principais caractersticas e reas de ocorrncia no Brasil, assinale a alternativa correta. a) O grfico II a representao do clima equatorial, tpico da regio Amaznica, com chuvas abundantes o ano todo. b) O grfico II representa o clima tropical, tpico da regio Sul do pas, com chuvas o ano todo, devido a intensa atuao da massa equatorial continental. c) O grfico I representa o clima tropical continental, tpico da regio Centro-Oeste, com duas estaes bem distintas. d) O grfico I representa o clima tropical litorneo, com temperaturas elevadas durante o ano, principalmente, no outono e no inverno.

2/4/2010

12:35

pag.24

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


2007. (Unesp) Observe o mapa e as gravuras adiante.

Fonte: Simielli, MILE. - "Geoatlas Bsico" - Editora tica. Garcia, Helio C. e Caravello, T.M. - Lies de Geografia Editora Scipione No mapa do Brasil, os algarismos romanos indicam os tipos climticos e as gravuras numeradas de 1 a 3 representam alguns tipos de vegetao. Assinale a alternativa que apresenta a correspondncia correta entre os tipos climticos e as paisagens vegetais. a) I -1; II - 2; III - 3. b) II - 1; III- 3; IV - 2. c) V - 1; III - 2; IV - 3. d) II - 3; III - 1; V - 2. e) I - 3; II - 2; V - 3. 8979. (Unifesp) Durante o inverno, pode ocorrer a chamada friagem, por meio da ao da a) Massa Tropical Atlntica, que diminui as chuvas no Rio Grande do Sul. b) Massa Equatorial Atlntica, que abaixa as temperaturas em So Paulo. c) Massa Equatorial Continental, que aumenta a temperatura no Cear. d) Massa Tropical Continental, que incrementa as chuvas em Braslia. e) Massa Polar Atlntica, que reduz a temperatura no Amazonas.

2/4/2010

12:35

pag.25

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


2508. (Cesgranrio) VEGETAO ORIGINAL DO BRASIL:

Assinale a opo que contm apenas as formaes florestais indicadas no mapa anterior: a) 1, 2 e 3 b) 1, 2 e 4 c) 1, 3 e 5 d) 2, 4 e 5 e) 3, 4 e 5 1398. (Cesgranrio) Observando o esquema a seguir, identifique a formao vegetal a que ele se refere:

a) complexo do Pantanal. b) floresta tropical de encosta. c) cerrado. d) floresta amaznica. e) mata de araucria.

2/4/2010

12:35

pag.26

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


500. (Cesgranrio) Produz uma paisagem montona, quase sempre em extensas chapadas planlticas, sobre solos laterticos. As rvores e os arbustos so raquticos e com folhas decduas, s se adensando quando h um pouco mais de umidade. As estiagens so longas no teoricamente chamado inverno e, por vezes, violentas. Com a seca, chegam as queimadas, e o verde, inclusive das gramneas, s retorna com as chuvas de vero. Esse texto reflete: a) Caatinga. b) Palmeirais. c) Estepe. d) Campinarana. e) Cerrado. 391. (Cesgranrio) "(...) Mal comea a estao chuvosa, toda a vegetao seca se recobre de folhas e, em poucos dias, ervas brotam, como por milagre, do solo pedregoso e seco (...). Aps o 'inverno', porm, as rvores e arbustos perdem as folhas a fim de armazenar a gua que absorveram na curta estao chuvosa e tornam possvel sua sobrevivncia durante longo estio (...). Verdes ficam as cactceas, vegetais desprovidos de folhas e que tm o caule protegido por uma pelcula que impede a evaporao"... (Andrade, Manoel C. de "PAISAGENS E PROBLEMAS DO BRASIL. "Ed. Brasiliense, p.127). A paisagem climato-botnica brasileira a que se refere o texto anterior a dos(das): a) cerrados do Brasil Central. b) campos do Pampa Gacho. c) matas da serra do Mar. d) caatingas nordestinas. e) restingas litorneas.

2/4/2010

12:35

pag.27

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


2551. (Cesgranrio) A caatinga constitui um dos domnios naturais do Brasil, caracterizando boa parte do espao nordestino. Sobre esse domnio pode -se afirmar que: I - se caracteriza pela semi-aridez, o que dificulta a formao de solos profundos; II - a vegetao predominante espinhenta e de folhas pequenas, com exceo daquelas dos trechos mais midos chamados brejos; III - a rede hidrogrfica contm inmeros rios sazonais, isto , que apresentam o leito seco em certas pocas do ano. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s): a) I apenas. b) I e II apenas. c) I e III apenas. d) II e III apenas. e) I, II e III. 9052. (Fatec) Observe a figura a seguir para responder a questo.

Assinale a alternativa que associa corretamente a formao vegetal representada e seus principais problemas ambientais: a) Cerrado - compactao do solo e arenizao. b) Campos - contaminao do solo por mercrio e agrotxicos. c) Mata Atlntica - Queimadas e laterizao do solo. d) Caatinga - Salinizao do solo e desertificao. e) Mangue - eroso do solo e desmatamento.

2/4/2010

12:35

pag.28

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


983. (Fei) Vegetao tpica do Brasil central, os cerrados caracterizam-se por: a) rvores de grande porte, matas densas, fechadas e midas; b) vegetao heterognea, com rvores que perdem as folhas na estao seca e arbustos espinhentos; c) rvores de mdia altura, ausncia de vegetao rasteira; d) arbustos e subarbustos generalizados, palmeiras e coqueirais; e) vegetao formada de gramneas e pequenas rvores retorcidas. 1314. (Fuvest) As reas assinaladas com as letras A, B e C correspondem, respectivamente, aos domnios

a) das terras baixas da Amaznia; dos "mares de morros" florestados; das depresses semi-ridas do Nordeste. b) dos planaltos com cerrados e florestas-galerias; das depresses interplanlticas semi-ridas do nordeste; do planalto das araucrias. c) das pradarias do sudoeste do Rio Grande do Sul; do Planalto das Araucrias; das depresses do Nordeste. d) das terras baixas da Amaznia; dos "mares de morros" florestados; das pradarias do Rio Grande do Sul. e) dos planaltos com cerrados e florestas-galerias; das depresses semi-ridas do Nordeste; das pradarias do sudoeste do Rio Grande do Sul.

2/4/2010

12:35

pag.29

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


469. (Puccamp) Observe o mapa a seguir para responder a esta questo.

De acordo com o mapa a seguir possvel afirmar que os domnios morfoclimticos mais intensamente afetados pela ao antrpica so: a) a floresta latifoliada equatorial, os cerrados dos chapades tropicais, as pradarias das coxilhas subtropicais e as florestas dos mares de morros. b) a caatinga, os cerrados, a floresta latifoliada equatorial e as florestas dos mares de morros. c) a caatinga, as florestas dos mares de morros, as pradarias e as araucrias. d) os cerrados dos chapades tropicais, as florestas das reas mamelonares tropicais, as pradarias das coxilhas e as araucrias. e) os cerrados, as caatingas das depresses interplanlticas semi-ridas, as pradarias e as florestas latifoliadas equatoriais. 1132. (Uece) Tratando-se da cobertura vegetal do Brasil, correto afirmar que: a) o cerrado a cobertura vegetal tpica das depresses interplanlticas semi-ridas b) os enclaves midos do Nordeste so ocupados por campos limpos e caatingas degradadas c) a floresta tropical densa, muito rica em espcies arbustivas e apresenta pequena variedade florstica d) dentre os domnios morfoclimticos brasileiros, o domnio da Mata Atlntica o mais intensamente degradado pela ao do homem

2/4/2010

12:35

pag.30

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


1352. (Uel) No Brasil, a vegetao de mangues aparece a) ao longo das falsias e costes litorneos, muito encontrados nas regies Nordeste e Sudeste. b) nas reas de maiores amplitudes de mars, como nos estados do Maranho e do Rio Grande do Sul. c) nas reas litorneas, onde as guas do mar apresentam menor salinidade e temperaturas mais baixas. d) em locais arenosos e secos, em todo o litoral do Pas, que estejam a salvo das inundaes de gua salgada. e) nas reentrncias do litoral e junto foz dos rios, periodicamente invadidos pelas guas ocenicas. 941. (Ufmg) Em relao ao domnio ecolgico da caatinga, todas as afirmativas esto corretas, EXCETO a) A alternncia nem sempre regular do verde-chuva e do cinza-seca distingue a caatinga dos demais grandes domnios ecolgicos brasileiros. b) A caatinga um revestimento vegetal fisionomicamente complexo, mas de reconhecida unidade ambiental, cujo trao comum a semi-aridez. c) A homogeneidade e a pobreza da composio florstica garantem uma certa facilidade na delimitao e caracterizao fitogeogrfica da caatinga. d) A peculiaridade da caatinga resulta da caducidade de sua folhagem, das muitas cactceas, dos troncos e galhos retorcidos e revestidos de espinhos. e) Os solos rasos, lavados, pedregosos, destitudos de hmus e as extensas superfcies rochosas aflorantes constituem o substrato dominante da caatinga. 2572. (Ufmg) Todas as alternativas apresentam caractersticas das reas de cerrado no Brasil, EXCETO a) Ocorrncia de extensos campos midos que ocupam o topo dos chapades no Brasil Central e que encerram importantes mananciais de gua. b) Ocorrncia de solos profundos e cidos que, adequadamente corrigidos, podem apresentar elevada produtividade agrcola. c) Ocorrncia de uma biodiversidade reduzida expressa pela sua significativa homogeneidade fisionmica. d) Ocorrncia de uma biomassa subterrnea onde razes, rizomas e tubrculos so mais numerosos que a biomassa area de troncos e galhos.

2/4/2010

12:35

pag.31

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


2589. (Ufmg) Analise o perfil. O mapa apresenta a localizao de quatro sees (I, II, III, e IV)

As caractersticas da vegetao natural reproduzidas no perfil esto presentes ao longo da seo a) I b) II c) III d) IV

2/4/2010

12:35

pag.32

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


1054. (Unaerp) Observe o desenho que mostra a regio Nordeste, num "corte" leste-oeste (NE-N), evidenciando o tipo de vegetao mais, ou menos, exuberante, de acordo com a quantidade de chuva que cai na regio.

Temos as seguintes regies de leste e a oeste. a) Amaznia, Meio Norte, Agreste, Serto, Mata. b) Meio Norte, Agreste, Serto, Mata, Amaznia. c) Amaznia, Agreste, Serto, Meio-Norte, Mata. d) Mata, Agreste, Serto, Meio-Norte, Amaznia. e) Mata, Meio-Norte, Serto, Agreste, Amaznia.

2/4/2010

12:35

pag.33

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


1286. (Fuvest) Regio planltica, recoberta primitivamente pela floresta da araucria, povoada por populaes de origem europia dedicadas policultura. A regio atravessa atualmente importante processo de modernizao e implantao de indstrias de beneficiamento de produtos agrcolas. Corresponde bacia hidrogrfica identificada no mapa a seguir pelo nmero

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 214. (Fuvest) A diviso do Brasil apresentada no mapa a seguir relaciona-se com:

a) clima. b) relevo. c) hidrografia. d) regies geogrficas. e) vegetao.

2/4/2010

12:35

pag.34

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


9223. (Ibmecrj) Genuinamente nacional, possui grande potencial hidreltrico, navegvel em boa parte de sua extenso e, nos primrdios do perodo colonial brasileiro, teve um importante papel no processo de interiorizao de nosso povoamento. Estamos nos referindo ao rio: a) Amazonas. b) Paraguai. c) So Francisco. d) Paran. e) Solimes. 9250. (Mackenzie) "... Bacia hidrogrfica amplamente navegvel, pois atravessa regies de relevo pouco acidentado no pantanal mato-grossense e, por essa mesma razo, apresenta pequeno potencial hidreltrico, sofrendo um intenso processo de inundao durante as chuvas de vero, fenmeno responsvel pela denominao de Pantanal." Paulo Roberto Moraes, "Geografia Geral e do Brasil". A bacia hidrogrfica a que se refere o texto a: a) Bacia Platina, sub-bacia do Rio Paran. b) Bacia do Uruguai, sub-bacia do Rio Paran. c) Bacia Platina, sub-bacia do Rio Paraguai. d) Bacia do Paran, sub-bacia do Rio Uruguai. e) Bacia do Uruguai, sub-bacia do Rio Cuiab.

2/4/2010

12:35

pag.35

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


784. (Puccamp) "Este rio pode ser navegado durante todo o ano porque apresenta desnveis apenas no seu alto curso e na vazante, embora formem-se bancos de areia, sempre existe um canal natural, de profundidade suficiente para navios de certo calado. Transporta passageiros e carga, tendo sua navegao importncia regional, apesar da abertura de muitas rodovias nas ltimas dcadas. No apresenta represamentos ao longo do seu curso, apenas em alguns de seus afluentes. Somente nas proximidades de sua foz atravessa rea industrial de grande significao regional."

O texto aplica-se ao rio assinalado no mapa pelo nmero a) 1, rio perene atravessando as terras baixas equatoriais. b) 2, rio perene localizado na regio dos "mares de morros" originalmente florestados. c) 3, rio perene atravessando terras do domnio das araucrias. d) 4, rio temporrio banhando terras de domnios com caractersticas muito diferentes: um semi-rido ao norte e, outro, mido ao sul. e) 5, rio temporrio banhando terras dos domnios do cerrado, da caatinga e dos "mares de morros". 8608. (Uece) A respeito de bacias hidrogrficas, marque a opo FALSA. a) A maioria dos rios componentes de bacias nordestinas tm escoamento intermitente sazonal e caractersticas exorricas. b) O baixo potencial hidroenergtico da bacia do rio So Francisco decorre da predominncia de rios de plancie onde os perfis longitudinais so suaves e sem rupturas topogrficas. c) O escoamento superficial depende, essencialmente, dos condicionamentos climticos atravs da pluviometria, da natureza dos terrenos (permoporosidade) e dos padres de cobertura vegetal. d) Independentemente das condies climticas atuais, toda a rede de drenagem do Brasil constituda por rios que drenam para o Oceano Atlntico, justificando as condies de rios exorricos.

2/4/2010

12:35

pag.36

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


9332. (Uel) Analise o mapa a seguir e responda questo a seguir.

Com base no mapa e nos conhecimentos sobre as bacias hidrogrficas brasileiras, considere as afirmativas a seguir. I. Na bacia 1, localiza-se a usina de Tucuru, a segunda maior do pas em gerao de energia. II. A bacia 2 predominantemente planltica e, no pas, a que possui o maior aproveitamento do potencial hidrletrico. III. Na bacia 3, situa-se a hidreltrica de Itaipu, a maior do Brasil e uma das maiores do mundo. IV. A bacia 4 est no planalto meridional, o que favorece a produo de energia a partir de hidreltricas. Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente as afirmativas I e II so corretas. b) Somente as afirmativas I e III so corretas. c) Somente as afirmativas III e IV so corretas. d) Somente as afirmativas I, II e IV so corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV so corretas.

2/4/2010

12:35

pag.37

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


746. (Ufpe) Em relao rede hidrogrfica brasileira, assinale a nica alternativa INCORRETA. a) O rio Uruguai resulta da juno dos rios Canoas e Pelotas e separa os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. b) Os rios do Sudeste so essencialmente rios de plancie, o que os torna em grande parte navegveis. c) A bacia do So Francisco a maior bacia fluvial genuinamente brasileira, pois comea e acaba dentro do territrio nacional. d) O regime do Amazonas do tipo complexo, pois suas cheias dependem das chuvas dos dois hemisfrios e do derretimento do gelo e da neve na Cordilheira dos Andes. e) O Planalto Central, atravs de suas terras altas e chapadas, um grande divisor de guas, isto , separa as guas que correm para diferentes bacias hidrogrficas. 8440. (Ufrs) Associe adequadamente cada uma das afirmaes apresentadas na coluna 1, respectiva bacia hidrogrfica citada na coluna 2. Coluna 1 1 - Bacia Amaznica 2 - Bacia do Tocantins 3 - Bacia do So Francisco 4 - Bacia do Paran 5 - Bacia do Uruguai Coluna 2 ( ) a segunda maior bacia hidrogrfica situada inteiramente em territrio brasileiro. ( ) Parte do regime de alimentao do rio principal dessa bacia hidrogrfica do tipo nival. ( ) a bacia hidrogrfica que sofreu o maior nmero de represamentos para gerao de energia. ( ) Nessa bacia hidrogrfica, destaca-se a atuao do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que luta pelos direitos das famlias desalojadas pelas usinas hidreltricas. A seqncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, a) 3 - 1 - 4 - 5. b) 3 - 1 - 2 - 4. c) 2 - 1 - 5 - 4. d) 2 - 3 - 4 - 5. e) 2 - 4 - 5 - 3.

2/4/2010

12:35

pag.38

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


220. (Unesp) Antnio Conselheiro, o lder da rebelio de Canudos, profetizou: "O serto vai virar mar e o mar vai virar serto". S e Guarabira, na msica "Sobradinho", mostram que o serto j virou "mar", inundando as cidades de Remansa, Casa Nova, Sento S e Pilo Arcado. Assinale a alternativa que indica o rio represado para a construo do reservatrio de Sobradinho e o estado brasileiro onde se localiza essa represa. a) Rio Parnaba, Cear. b) Rio Jaguaribe, Rio Grande do Norte. c) Rio So Francisco, Pernambuco. d) Rio Parnaba, Piau. e) Rio So Francisco, Bahia. 1347. (Ufv) A partir da dcada de trinta, a acelerao da ocupao territorial, em busca de solos frteis, com a conseqente expanso da lavoura cafeeira, foi o fator que contribuiu, no Brasil, para a drstica reduo de vastas reas nativas de: a) vegetao xerfita. b) matas ciliares. c) floresta de araucria. d) vegetao de cerrado. e) vegetao mida de encosta. 737. (Unesp) O mapa mostra a localizao de uma grande usina hidreltrica destinada a abastecer as regies Norte e Nordeste do Brasil. Assinalar a alternativa que contm, na seguinte ordem: 1 - o nome da hidreltrica; 2 - o nome do rio em que se localiza.

a) 1 - Furnas; 2 - Grande. b) 1 - Carajs; 2 - Tocantins. c) 1 - Tocantins; 2 - Tucuru. d) 1 - Tucuru; 2 - Araguaia. e) 1 - Tucuru; 2 - Tocantins.

2/4/2010

12:35

pag.39

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


223. (Unesp) Assinale a alternativa que contm duas causas que prejudicam a navegao fluvial no Brasil. a) A maior parte dos rios de planalto e os rios de plancies situam-se longe das reas mais desenvolvidas. b) Os rios no tm volume de gua suficiente e as embarcaes so muito deficitrias. c) A rede de drenagem endorrica e os rios de plancies encontram-se fora das reas mais desenvolvidas. d) O custo de transporte rodovirio baixo e a expanso da rede ferroviria foi rpida. e) A maioria dos rios intermitente e as embarcaes possuem pequeno calado. 8574. (Ufu) Alguns fenmenos provocam alteraes no comportamento das chuvas, dos ventos e das temperaturas em vrias regies. Dentre tais fenmenos destacam-se o "El Nio" e a "La Nia". Sobre tais anomalias climticas, marque a alternativa correta. a) Sob a influncia do "El Nio" tem ocorrido mais chuvas, tempestades, furaces e invernos muito brandos na Amrica do Norte; chuvas intensas na Indonsia e na ndia; frio e inundaes na Austrlia e nas Filipinas. b) O fenmeno "La Nia" o resfriamento anmalo das guas superficiais do Oceano Pacfico. Provoca grandes alteraes no clima, como secas intensas no Oeste Americano; chuvas e inundaes na Austrlia e nas Filipinas. c) No Brasil, no ano de ocorrncia da "La Nia", faz muito frio no Sul do pas, com chuvas intensas, seca e muito calor nos estados do Acre e Rondnia e em todo o Centro-Oeste e Sudeste. d) O "El Nio" um fenmeno atmosfrico-ocenico, resultante do aquecimento das guas do Pacfico. No Brasil, provoca secas no Nordeste e no extremo Norte; aumento das temperaturas mdias no Sul e Sudeste e ainda enchentes no Brasil Meridional.

2/4/2010

12:35

pag.40

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


9116. (Pucmg) A figura a seguir ilustra a gravidade do problema do desmatamento na Amaznia brasileira. No dia 24 de janeiro de 2008, o Ministrio do Meio Ambiente divulgou a relao contendo os 36 municpios apontados como os campees no desmatamento da Amaznia. Na lista, esto 19 municpios de Mato Grosso, 12 do Par, quatro de Rondnia e um do Amazonas.

As informaes sobre o desmatamento na Amaznia demonstram, em uma primeira anlise, que sua ocorrncia predominante sobretudo nas regies: a) de expanso da fronteira agrcola e da atividade pecuria. b) de forte expanso urbana e industrial. c) com elevados ndices de crescimento da indstria da construo civil. d) com maior potencial de consumo local da madeira.

2/4/2010

12:35

pag.41

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


9340. (Uel) No Brasil, a retomada do crescimento econmico, a partir de 2004, teve como consequncia o aumento da demanda de carvo vegetal para o abastecimento das indstrias siderrgicas de Minas Gerais e, ao mesmo tempo, a diminuio dos investimentos aplicados no replantio de florestas destinadas produo desse recurso. Com base nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que corretamente identifica a formao vegetal diretamente afetada pela maior demanda de carvo vegetal em Minas Gerais. a) Caatinga. b) Cerrado. c) Campos Gerais. d) Mata Atlntica. e) Mata de Araucria. 9204. (Fuvest) Considere as afirmaes a seguir, relativas ocupao do Centro-Oeste brasileiro, onde originalmente predominava a vegetao do Cerrado. I. A vegetao nativa do Cerrado encontra-se, hoje, quase completamente dizimada, principalmente em funo do processo de expanso da fronteira agrcola, que avana agora na Amaznia. II. O desenvolvimento de tecnologia apropriada permitiu que o problema da baixa fertilidade natural dos solos no Centro-Oeste fosse, em grande parte, resolvido. III. O modelo fundirio predominante na ocupao da rea do Cerrado imitou aquele vigente no oeste gacho, de onde saiu a maioria dos migrantes que chegaram ao Centro-Oeste nos ltimos 30 anos. Est correto o que se afirma em: a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III.

2/4/2010

12:35

pag.42

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


55. (Fuvest) O rio So Francisco, no Brasil, e o rio Nilo, na frica, apesar de suas diferenas de extenso, traado e paisagens percorridas, oferecem algumas sugestivas analogias geogrficas. Isto ocorre porque apresentam a) trechos terminais em forma de esturios, situados em regies intertropicais secas, e nascentes em reas equatoriais midas. b) trechos terminais fertilssimos, em forma de grandes deltas intensivamente cultivados, situados em oceanos abertos. c) mdios e baixos cursos em zonas desrticas que se beneficiam com a regularidade de suas cheias, obtidas graas aos grandes represamentos realizados nos altos cursos. d) longos cursos permanentes de direo Sul-Norte, cortando zonas de climas quentes muito contrastantes, inclusive secos, alimentados por cabeceiras situadas em reas midas. e) cursos tpicos de planaltos com climas tropicais de estaes alternadas, s atingindo cotas abaixo de 200m em trechos bem prximos da foz.

2/4/2010

12:35

pag.43

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho

GABARITO
8359. A temperatura mantm-se elevada o ano todo, pois as duas massas de ar que afetam a regio so qu entes. No inverno ocorre tambm o fenmeno da friagem, causada pelo avano da Massa Polar Atlntica, resultando na queda de temperatura. A pluviosidade elevada no vero, perodo de influncia da Massa Equatorial Continental, que mida. Durante o invern o, a Massa Tropical Atlntica no consegue levar a umidade, causando uma reduo na quantidade de chuva. 8880. Temperatura: A baixa latitude de Manaus resulta em temperaturas elevadas na cidade em qualquer poca do ano; a alta latitude de Porto Alegre resulta em temperaturas mais baixas em junho, perodo de inverno. Pluviosidade: A desigualdade verificada pode ser explicada pela atuao da Massa Tropical Atlntica (MTA) sobre as duas cidades na poca do ano em que ocorrem os jogos. Quente e mida, essa massa de ar provoca chuvas na faixa litornea, onde est localizada a cidade do Rio de Janeiro; em Braslia, essa massa no provoca o mesmo efeito, uma vez que ela perde grande parte de sua umidade antes de chegar capital federal. 8580. a) Clima I: equatorial Clima II: subtropical b) I: quente e mido, com pequena amplitude trmica, alta pluviosidade, chuvoso o ano todo. II: grande amplitude trmica, invernos rigorosos, sem estao seca definida. 9416. a) Os balanos hdricos expressos nos grficos so tpicos de reas de clima tropical com duas estaes bem definidas, cheias de vero e vazantes de inverno. As diferenas evidenciadas nas curvas relacionam-se a localidades em hemisfrios opostos, Boa Vista em Roraima no hemisfrio norte e Uberaba em Minas Gerais no hemisfrio sul. b) O complexo de campos e cerrado dominante em Roraima e o cerrado dominante em Uberaba. 1310. Cerrados: herbceas speras; arbustivas retorcidas, casca grossa, razes fundas. Regio de fcil ocupao, clima adequado e vazia populacional. 1255. Domnio de Mata Tropical (Atlntica) alterada para expanso agrcola - cana no NE e caf no SE - e pelo crescimento urbano-industrial. 1259. Xerfitas ou caatinga. Plantas cactceas e arbustivas. 1270. 1 - Caatinga, clima tropical semi-rido. 2 - Cerrado, clima t ropical semi-mido. 9586. a) Trata-se da Floresta Aciculifoliada ou Mata das Araucrias, tpica das reas elevadas das regies sul e sudeste do Brasil. b) A altitude uma das caractersticas fsicas mais marcantes para explicar sua ocorrncia fora da rea nuclear, em lugares como a Serra da Mantiqueira (regio sudeste). c) A produo de papel e celulose, moblia e construo civil, alm de atividades agropastoris, e sto entre as principais

2/4/2010

12:35

pag.44

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


atividades capazes de destruir esse ecossistema. 9100. a) Sim. A diminuio do territrio acarreta menor disponibilidade de alimentos, o que compromete o tamanho das populaes. O menor nmero de indivduos numa determinada populao favorece os cruzamentos entre membros de uma mesma famlia, aumentando a chance de nascimento de crias portadoras de defeitos genticos, o que pode dificultar a sua sobrevivncia. b) Ocupao histrica: explorao madeireira; plantation; agroindstria; prticas agrcolas inadequadas; queimada; desmatamento Crescimento urbano e industrializao Indstria extrativa madeireira Iniciativa do Estado: medidas legais; leis de proteo ambiental; criao de Parques Nacionais e APAs Dificuldades de fiscalizao no cumprimento das leis; extenso territorial e falta de pessoal suficiente para implementar a fiscalizao das reas c) Impactos ambientais sobre os solos: perda de fertilidade, eroso, degradao do solo, intemperizao Ravinamento Voorocas Assoreamento dos rios, com a retirada da mata ciliar Contaminao dos solos e das guas subterrneas por inseticidas Lixiviao 9507. Os manguezais se desenvolvem em reas de guas pouco movimentadas ou alagadas nas reentrncias dos litorais (baas, enseadas, esturios e deltas)com solos ricos em matria orgnica. Vegetao com grande capacidade de adaptao a duas condies adversas: a salinidade do solo e a deficincia de oxignio, em virtude do alagamento pelas oscilaes das mars. Po r essa razo, so espcies arbustivas e arbreas com razes areas (pneumatforas) para absorver oxignio. O intenso processo de urbanizao das reas litorneas tem levado degradao desse ecossistema, como o desmatamento, os aterros para expanso imobiliria e a contaminao por resduos slidos, esgotos, vazamentos de navios (petroleiros e outros), efluentes e/ou vazamentos industriais. 849. Seringueira - Regio Norte - borracha. Babau - Regio Nordeste - leo. Araucria - Regio Sul - madeira. 232. a) PR, SC, R S. b) Clima subtropical, planalto, solo terra roxa em rochas arenito-baslticas, floresta aciculifoliada, drenada pela bacia do Paran. 552. a) Mata Tropical Atlntica ao longo da Costa Leste desde o RN ao RS. b) Heterognea, Arbrea, Perene, Higrfila, Latifoliada. 1254. Bacia n 1 - Amaznica. Regime Equatorial. Bacia n 2 - Paran. Regime Tropical com chuvas de vero.

2/4/2010

12:35

pag.45

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


112. a) Tropical semi-rido. b) Graas a projetos de irrigao a do Rio So Francisco. c) Onde no h gua, existem cultivos de subsistncia e misria. 9399. a) A explorao tradicional e de baixo nvel tecnolgico dos recursos em reas secas e pobres, as mais suscetveis desertificao, tem levado ao virtual esgotamento da biodiversidade. A pecuria extensiva exerce grande presso sobre a vegetao nativa, tanto pela eliminao das plantas como pela compactao do solo devido ao pisoteio, mudando a composio florstica da vegetao nativa e permitindo a difuso de espcies invasoras sem valor ecolgico. Por outro lado, a agricultura tradicional de sequeiro com as culturas de milho, feijo e arroz so bastante exigentes em solo e gua, promovend o o esgotamento rpido dos solos, a agricultura itinerante e a rotao de terras. Alm disso, mu itas reas so deixadas em pousio j em estado de degradao avanada, agravando os problemas de perda de solo e de fertilidade natural em virtude da proliferao de pragas invasoras. A queimada tambm uma prtica corrente que degrada a microfauna do sol o. O desmatamento para uso da madeira para fins energticos tambm um fator de degradao. A superexplorao do extrativismo tambm leva perda da biodiversidade. b) A desertificao acarreta diminuio da umidade no ambiente e ampliao das condies de aridez, provocando alteraes do comportamento do ciclo hidrolgico nas reas em que o processo est em curso, com diminuio das precipitaes e da recarga de reservatrios de guas superficiais e subterrneas. H diminuio da biodiversidade, tanto animal quanto vegetal. Os solos tornam-se improdutivos. Esse conjunto de situaes gera reas desertificadas em zonas climticas nas quais naturalmente situaes anlogas a desertos no ocorreriam. c) A desertificao tem grande impacto social, pois tem como resultado a diminuio da produtividade, implicando aumento da fome, aumento da pobreza, deteriorao dos meios de subsistncia das populaes tradicionais e desagregao de hbitos de vida rural. Est na raiz do xodo rural em diversas reas do mundo, aumentando o problema da fome e da pobreza tambm nas reas urbanas. d) Grande parcela do serto cearense encontra-se sujeita a processos de desertificao, pois sofre intensa presso exercida pelas atividades sociais tradicionais sobre o ecossistema frgil do semi-rido, cuja capacidade de regenerao baixa. A regio de Irauuba vem sendo indicada pelos pesquisadores como a rea mais problemtica no tocante a essa situao. 8668. [D] 9326. [D] 8476. [B] 8889. [A] 416. [A] 8831. [A] 1582. ( e ) clima subtropical, terrenos sedimentar-baslticos, floresta aciculifoliada

2/4/2010

12:35

pag.46

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


( a ) floresta equatorial, chuvas abundantes, plancies aluviais ( b ) tropical com vero chuvoso e inverno seco, presena de chapadas e planaltos ( c ) clima tropical semi-rido, vegetao espinhosa de colorao cinzenta ( d ) clima tropical mido, relevo suave com reas de serras, a mata atlntica a vegetao original. 8707. [A] 7783. [B] 7937. [E] 9246. [D] 9126. [B] 9493. V V F V F 8096. [E] 8191. [B] 9148. [C] 8155. [A] 7772. [C] 2007. [B] 8979. [E] 2508. [C] 1398. [D] 500. [E] 391. [D] 2551. [E] 9052. [D] 983. [E]

2/4/2010

12:35

pag.47

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


1314. [B] 469. [C] 1132. [D] 1352. [E] 941. [C] 2572. [C] 2589. [B] 1054. [D] 1286. [A] 214. [C] 9223. [C] 9250. [C] 784. [A] 8608. [B] 9332. [A] 746. [B] 8440. [A] 220. [E] 1347. [B] 737. [E] 223. [A] 8574. [D] 9116. [A]

2/4/2010

12:35

pag.48

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


9340. [B] 9204. [D] 55. [D]

2/4/2010

12:35

pag.49

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho

RESUMO
Nmero das questes: documento banco 8359 8880 8580 9416 1310 1255 1259 1270 9586 9100 9507 849 232 552 1254 112 9399 8668 9326 8476 8889 416 8831 1582 8707 7783 7937 9246 9126 9493 8096 8191 9148 8155 7772 2007 8979 2508 1398 8359 8880 8580 9416 1310 1255 1259 1270 9586 9100 9507 849 232 552 1254 112 9399 8668 9326 8476 8889 416 8831 1582 8707 7783 7937 9246 9126 9493 8096 8191 9148 8155 7772 2007 8979 2508 1398 fixo 72951 78512 75387 85879 11058 10866 10870 10881 8192 85563 8192 5702 2748 5401 10865 1321 85862 76001 85789 74484 78601 3850 77855 12461 76302 68057 69238 85709 85589 8192 70483 71446 85611 71136 67987 16644 79437 19282 11938

2/4/2010

12:35

pag.50

Exerccios de Geografia do Brasil (Clima, Hidrografia e Vegetao) Prof. Rodrigo Carvalho


500 391 2551 9052 983 1314 469 1132 1352 941 2572 2589 1054 1286 214 9223 9250 784 8608 9332 746 8440 220 1347 737 223 8574 9116 9340 9204 55 500 391 2551 9052 983 1314 469 1132 1352 941 2572 2589 1054 1286 214 9223 9250 784 8608 9332 746 8440 220 1347 737 223 8574 9116 9340 9204 55 4184 3785 21866 85515 5839 11067 4073 9515 11528 5797 21887 21904 8731 11009 2385 85686 85713 5637 75643 85795 5599 74109 2696 11262 5590 2699 75377 85579 85803 85667 737

2/4/2010

12:35

pag.51

S-ar putea să vă placă și