Sunteți pe pagina 1din 8

INQURITO POLICIAL

A PERSECUO (PERSEGUIO) CRIMINAL A persecuo criminal para apurar infraes penais composta por duas fazes: a primeira o inqurito(investigao) e a segunda a denominada fase processual(ao penal). O inquerito tem carter informativo e preliminar, enquanto a ao penal visa pedir o julgamento da punio. POLICIA JUDICIARIA E POLICIA ADMINISTRATIVA A policia administrativa ou de segurana visa impedir a ocorrncia das infraes. J a policia judiciria atua repressivamente, aps o cometimento da infrao, angariando elementos para descobrir a autoria e constatar a materialidade delitiva. Destaca-se o papel da policia civil (art. 144 cf). A policia judiciria tem funo de elaborar inqurito e fornecer as autoridades judicirias as informaes necessrios para a instruao e julgamento do processo. Tem ainda obrigao de realizar diligencias pedidas pelo MP ou pelo juiz, cumprir mandados de priso e representar pela decretao de priso cautelar quando necessrio. CONCEITO E FINALIDADE DE INQUERITO POLICIAL Segundo Tourinho, o inqurito o conjunto de diligencias realizadas pela policia judiciria para a apurao de uma infrao penal e sua autoria, a fim de que o titular da ao penal possa ingressar em juzo. Quando ocorre um crime, imprescindvel que se seja averiguada a autoria e materialidade do crime, no intuito de viabilizar o inicio da ao penal.

O inqurito o procedimento administrativo, preliminar, presidido pelo delegado, no intuito de identificar o autor do crime e os elementos do crime, fornecendo elementos que convenam de que a ao penal deve ou no ser impetrada. Cabe ressaltar que o inqurito tambm contribui para a decretao de medidas cautelares, onde o juiz pode toma-lo como base para proferir decises antes mesmo de iniciar a ao penal, como decretar priso preventiva ou determinar a interceptao telefnica. O inqurito de natureza administrativa, e de carter informativo, preparatrio da ao penal. Rege-se pelas regras do ato administrativo. INQUERITOS NO POLICIAIS A titularidade das investigaes no somente da policia civil. Verificando-se o art. 4 do cpp, este consagra a possibilidade de inquritos extrapoliciais. Existe a possibilidade de desenvolvimento de processos administrativos, destinados a apurao de crimes, e que podem viabilizar a ao penal. Existem por exemplo, os inquritos parlamentares, investigaes particulares ( claro que com certas restries quanto aos elementos comprobatrios), investigaoes a cargo do mp, etc... CARACTERISTICAS DO INQUERITO POLICIAL O Inquerito, por ser procedimento administrativo preliminar, regido por caracteristicas que o diferenciam de um processo. Assim, suas caractersticas so: Discricionariedade: o delegado conduz as investigaes da forma que melhor entender. O rumo das diligencias est a cargo do delegado. A autoridade policial pode ou no atender os requerimentos feitos pelo indiciado ou pela vitima. S no pode indeferir exame de corpo de delito, quando a infrao deixar vestgios. Se o delegado negar algum requerimento nada impede que seja apresentado recurso administrativo contra o mesmo. No entanto se o promotor e o juiz requisitar algo, o delegado ser obrigado a atender (art 13 cpp). Escrito: nada impede que outros instrumentos alem da escrita seja utilizado no inqurito, como testemunhas, documentos, imagens, mas por se tratar de procedimento destinado a instruir a aao penal, deve ser escrito. (art. 9 cpp) Sigiloso: ao contrario do processo, o inqurito no comporta publicidade (art. 20 cpp). Contudo o sigilo no se estende ao juiz e ao promotor. Oficialidade: o delegado, autoridade que preside o inqurito policial, constitui-se em rgo oficial do estado (art. 144 paragrafo 4 cf) Oficiosidade: em crime de ao penal publica incondicionada, o delegado deve atuar de oficio, instaurando inqurito e apurando os fatos. J nos crimes de ao penal publica condicionada e ao penal privada, o delegado depende de permisso para atuar. Em denuncia annima de crime de ao penal privada, a autoridade no pode fazer inqurito sem autorizao da vitima, nem se terceiro for na delegacia no lugar da vitima.

Indisponibilidade: a persecuo criminal de ordem publica. Uma vez iniciado o inqurito, ele deve ser levado ate o final. Se o delegado acha que no houve crime, no deve nem mesmo instaurar o inqurito. Inquisitivo: as investigaes ficam nas mos de uma nica autoridade e no h oportunidade para o contraditrio e ampla defesa. Autoritariedade: o delegado, presidente do inqurito, autoridade publica. Dispensabilidade: o inqurito no imprescindvel para a propositura da ao penal. Se os elementos suficientes para propor ao penal forem colhidos de outra forma, no se exige instaurao de inqurito. COMPETENCIA (ATRIBUIAO) Criterio territorial: por este critrio, o delegado competente aquele que exerce suas funes no local em que se consumou o crime. Art 4 cpp Critrio material: de acordo com as delegacias especializadas em cada tipo de infrao: delegacias especializadas em homicdio, em roubos, etc. Critrio em razo da pessoa: leva-se em considerao a figura da vitima, tais como, delegacia da mulher, do turista, do idoso, etc. PRAZOS PARA CONCLUSAO DO INQUERITO O inqurito policial no pode se estender indefinidamente, seno vejamos: Regra geral: como regra geral, para os crimes da atribuio da policia civil estadual, o prazo para concluso do inqurito de 10 dias, ru preso, e 30 dias, ru solto. Este ultimo pode ser prorrogado a requerimento do delegado e mediante autorizao do juiz, pelo tempo que entender pertinente. O delegado pode pedir dilao do prazo quantas vezes quiser. Prazos especiais: quanto aos inquritos a cargo da policia federal se o ru estiver preso, o prazo de concluso do inqurito de 15 dias, prorrogvel por qualquer perodo, atravs de autorizao judicial; se o ru estiver solto prazo de 30 dias, prorrogveis atravs de autorizao judicial, pelo tempo que entender pertinente. Quanto aos crimes contra a economia popular: prazo de 10 dias, no fazendo distino entre eu preso e ru solto, no contemplando prorrogao. Quanto a lei antitxico prev o prazo de 30 dias, duplicveis, para ru preso e 90 dias, duplicveis, ru solto. Quanto a inquritos militares: ru preso, 20 dias, ru solto 40 dias, prorrogveis por mais 20 dias pela autoridade militar superior. Art 20 cppm. Contagem do prazo: Quando o prazo penal exclui-se o primeiro dia, inclui-se o ultimo (art. 798 cpp). Quando o prazo processual exclui-se o primeiro dia e inclui-se o ultimo. Tvora entende que no caso de ru preso conta-se de acordo com o art. 10 do cp, ou seja, inclui-se o primeiro dia e exclui-se o ultimo dia, considerando prazo penal.

J no caso de ru solto, conta-se atravs de prazo processual. Mas existem vrios doutrinadores que consideram que tanto em caso de ru preso, quanto em caso de ru solto, deve-se fazer a contagem atravs de prazo processual. So portanto, duas posies. Quando o prazo do inqurito vence em dia que no h expediente no frum, no h prorrogao do prazo, assim, tem que entregar o inqurito na ultima data possvel que tenha expediente forense. Por exemplo, se a data para concluso do inqurito vence no sbado (o frum no funciona sbado), o inqurito deve ser protocolizado na sexta, se no perder o prazo. Flagrante no fim de semana, o inqurito instaurada imediatamente, por isso que as delegacias possuem sistema de planto. VICIOS Os vcios ocorridos no inqurito policial no atingem a ao penal. Sendo o inqurito dispensvel, no tem o poder de contaminar a ao penal com seus erros, ou vcios. Ex: havendo priso em flagrante ilegal durante o inqurito, ela deve ser relaxada, todavia, este fato no leva a nulidade do futuro processo contra o suposto autor do crime. Esta a posio marjoritria, sendo que existe posio diversa. NOTITIA CRIMINIS ( NOTICIA DO CRIME) o conhecimento pela autoridade, espontneo ou provocado, de um fato aparentemente criminoso. Normalmente a notitia criminis endereada ao juiz, promotor ou delegado. Cabe ao delegado, iniciar as investigaes. J o MP, se receber a notitia criminis, caso esta contenha elementos suficientes, dispensa o inqurito e oferece de pronto a denuncia. J o juiz, caso receba a notitia criminis, poder remete-la ao MP, para as providencias cabveis ou requisio de inqurito. INCOMUNICABILIDADE O art. 21 do cpp contempla a possibilidade de decretao da incomunicabilidade do preso durante o inqurito, por convenincia da investigao ou quando o interesse da sociedade o exigir, por ate 3 dias. Ocorre que esse dispositivo, em face do disposto no art 136 cf, que no admite a incomunicabilidade, no foi recepcionado pela carta magna. Segundo o entendimento de Damsio de Jesus e Tvora o art. 21 cpp: A incomunicabilidade do indiciado depender sempre de despacho nos autos e somente ser permitida quando o interesse da sociedade ou a convenincia ... Contudo, A PROF. OBSERVOU EM SALA DE AULA QUE Art. 21 revogado tacitamente. O PRESO NO PODE FICAR INCOMUNICAVEL. Art 126 cf Toda pessoa quando for presa tem direito de comunicar a famlia, e sua assistncia durante a priso. RDD regime disciplinar diferenciado no uma forma de incomunicabilidade. PROVIDENCIAS Os artigos 6 e 7 do cpp indicam as providencias a serem tomadas pela autoridade policial na conduo das investigaes. Apesar da discricionariedade do inqurito, o

legislador achou por bem elencar as diligencias que podem, e outras que devem ser realizadas pelo delegado no decorrer do inqurito. Reproduo simulada: a reconstituio do crime. O indiciado no obrigado a participar, pois no pode ser compelido a se auto incriminar. Indiciamento: a cientificao ao suspeito a respeito do fato objeto das investigaes. No necessria a nomeao de curador pra indiciado menor de 21 anos. A PROF DESTACOU EM SALA QUE Art 15 errado. Menor JAMAIS pode ser indiciado. Adolescente infrator no indiciado. Dever ser nomeado curador quando o delegado for ouvir o adolescente infrator. Art 15. ENCERRAMENTO Os autos do inqurito, integrados com o relatrio, sero remetidos ao judicirio, para que sejam acessados pelo titular da ao penal. Crimes de ao penal publica: deve o magistrado abrir vistas do inqurito ao titular da ao penal (MP), que poder: oferecer denuncia, requisitar novas diligencias ou promover arquivamento o inqurito. Pode o magistrado indeferir as diligencias requisitadas pelo MP por entender que as mesmas so protelatrias ou desnecessrias? No. Quais as hipteses que autorizam o pedido de arquivamento? Quando falta pressuposto processual ou condio para o exerccio da ao penal, quando falta justa causa, se o membro do MP vislumbra, pela analise dos elementos que lhe so trazidos pelo inqurito que esta demonstrada hiptese autorizadora de absolvio sumaria, no deve promover a denuncia. Se o magistrado homologar o pedido de arquivamento, esta deciso se faz coisa julgada material? No. E quando o magistrado no homologa o pedido de arquivamento? Deve o magistrado, remeter os autos ao procurador geral da justia, para que a deliberao final seja dada pelo rgo superior do prprio MP. No mbito federal, essa atribuio est a cargo da camara de coordenao e reviso. A quem cabe o desarquivamento? Este ato privativo do MP, sem a necessidade de interveno judicial, ocorrendo quando o promotor, convencido da existncia de novas provas, oferece denuncia, exercendo a ao penal. Crimes de ao penal privada: deve-se aguardar a iniciativa da vitima, atravs do seu advogado, para que acesse os autos da investigao que esto disponveis em cartrio, no intuito do oferecimento da queixa crime, no prazo de 6 meses, em regra.

AO PENAL
CONCEITO A ao penal o direito publico subjetivo de pedir ao estado juiz a aplicao do direito penal ao caso concreto. CARACTERISTICAS DA AAO PENAL Autonoma: o direito de ao preexistente a pretenso punitiva do estado. Abstrato: independe do resultado do processo. Subjetivo: o titular do direito especificado na prpria legislao, sendo como regra o ministrio publico e excepcionalmente a vitima. Publico: a atividade provocada de natureza publica. Instrumental: o meio para se alcanar a efetividade do direito material. LOCALIZAO NO ORDENAMENTO JURIDICO Cdigo penal artigos 100 e seguintes e cdigo de processo penal artigos 24 e seguintes. CONDIOES DA AO PENAL Possibilidade jurdica do pedido, interesse de agir, legitimidade (MP no caso de ao penal publica e vitima no caso de ao penal privada), justa causa ( deve haver o mnimo de valor probatrio, ou seja indcios de autoria, materialidade delitiva, etc), condies especificas como por exemplo a representao da vitima nos casos de ao penal condicionada, e condies de prosseguibilidade. OPORTUNIDADE PARA VERIFICAO DAS CONDIOES DA AO De regra, a qualquer tempo. Porem, h uma forte corrente no sentido de que o momento oportuno para a discusso acerca das condies da ao seria na hora da admissibilidade da inicial. AAO PENAL PUBLICA INCONDICIONADA Titularizada pelo ministrio publico, independente de autorizao da vitima ou do ministro da justia. PRINCIPIOS AAO PENAL PUBLICA Principio da obrigatoriedade = tendo o promotor provas suficientes do crime, ele obrigado a oferecer denuncia. Exceao lei 9099/95 Principio da indisponibilidade: o promotor comeou o processo, ele tem que ir ate o fim. O promotor no pode desistir da ao penal. O promotor pode pedir absolvio ou condenao

do ru, mas no pode abandonar o processo. Tambm no pode desistir de recursos j interpostos. Principio da oficialidade= a titularidade da ao penal publica do MP. Principio da intranscendencia= somente pode ser processado criminalmente o autor da infrao penal. No podemos processar criminalmente o responsvel cvel, os ascendentes, descendentes, a empresa. Principio da oficiosidade: a ao penal publica incondicionada no carece de qualquer autorizao para instaurar-se, devendo o MP atuar de oficio. Principio da divisibilidade: se existem trs investigados no inqurito, o MP pode sem sofrer sano, oferecer denuncia contra apenas um. No aplicado a ao penal publica, o principio da indivisibilidade. AAO PENAL PUBLICA CONDICIONADA Titularizada pelo MP, porem depende de representao da vitima ou de requisio do Ministro da Justia. A vitima tem 6 meses para representar, a partir do conhecimento da autoria, devendo ser o prazo contado penalmente, ou seja, inclui-se o primeiro dia e exclui-se o ultimo. O menor ser representado por seu representante legal. Mas quando completar 18 anos, poder a partir da data de seu aniversario de 18 anos representar no prazo de 6 meses. Se a vitima morrer, quem poder representar em seu lugar ser o CADI (cnjuge, ascendente, descendente, irmo). A vitima pode desistir de representar, ou seja, se retratar somente ate o oferecimento da denuncia. Oferecida a denuncia, no h mais tempo para retratao. AO PENAL PRIVADA Aao usada nos crimes que ofendem a intimidade da vitima, prejudicando somente a vitima. O titular dessa ao o ofendido ou seu representante legal, ou se a vitima morrer, o CADI. PRINCIPIOS DA AAO PENAL PRIVADA Principio da indivisibilidade da ao penal privada = Joo ofendido moralmente por 3 pessoas. Ele dever oferecer queixa crime contra os 3, caso contrario haver extino de punibilidade pela denuncia. Principio da intranscendencia= somente pode ser processado criminalmente o autor da infrao penal. No podemos processar criminalmente o responsvel cvel, os ascendentes, descendentes, a empresa. Principio da disponibilidade: uma vez exercida a ao penal, poder o particular desistir da mesma, seja perdoando o acusado, seja pelo advento perempo. O perdo tem que ser aceito pelo acusado. Perempo art. 60 cpp. Principio da oportunidade: faculdado a vitima decidir entre ofertar ou no a ao, pois ela o titular do direito. Caso a vitima fique inerte teremos a decadncia em caso de omisso ou a renuncia. ESPECIES DE AAO PENAL PRIVADA A ao penal privada pode ser propriamente dita, que aquela exercida pela vitima ou seu representante legal; personalssima que a ao penal que pode ser exercida exclusivamente

pela vitima e ao penal privada subsidiaria da publica que quando o MP no oferece denuncia no prazo legal (5 dias ru preso, 15 dias ru solto), ai a vitima ter o direito de fazelo, no prazo de 6 meses, a partir da data de vencimento do prazo do MP. PRAZO PARA MP OFERECER DENUNCIA A regra geral de 5 dias ru preso e 15 dias ru solto. Prazos especiais para oferta de denuncia: 10 dias para crime eleitoral, 10 dias para trafico de drogas, 48 horas para crime de abuso de autoridade, 2 dias para crimes contra a economia popular. DESATENDIMENTO AO PRAZO A perda do prazo pelo promotor para oferta da inicial no impede que a mesma seja apresentada a destempo. PRAZOS PARA OFERTA DA QUEIXA-CRIME A regra geral que a queixa deve ser ofertada no prazo de 6 meses a partir da infrao. Prazos especiais: crime de induzimento ao erro essencial e ocultao de impedimento de casamento: seis meses aps o transito em julgado, anule o casamento. Crimes contra a propriedade imaterial que deixem vestgios: o prazo de 30 dias nesses casos.

VDEO PROF EXPLICANDO A MATRIA INQUERITO POLICIAL


http://www.youtube.com/watch?v=uDfeH0M_D7I&feature=related

S-ar putea să vă placă și