Sunteți pe pagina 1din 4

Normas de utilizao do e-mail pessoal ou corporativo Segue abaixo as normas referentes a utilizao apropriada no envio de mensagens eletrnicas da empresa.

Todos os e-mails enviados dentro da organizao, sendo eles at emails pessoais, sero considerados como propriedade da empresa. Voc no deve manter quaisquer expectativas de privacidade sobre quaisquer mensagens que voc crie, armazene, envie ou receba atravs do sistema de email da Empresa. Seus emails podem ser monitorados sem prvia notificao se [Empresa] assim achar necessrio. Se existir quaisquer evidncias que voc no est aderindo s regras citadas nessa poltica, a empresa se reserva ao direito de tomar medidas disciplinares, incluindo demisso e/ou ao judicial. Se voc tem alguma dvida ou comentrios sobre essa Poltica de uso de Email, por favor entre em contato com seu supervisor. estritamente proibido: Enviar ou encaminhar emails contendo comentrios difamatrios, ofensivos, racistas ou obscenos. Se voc receber algum e-mail dessa natureza, o envie no mesmo instante para seu supervisor. Encaminhar mensagens ou copiar uma mensagem ou anexo pertencente outro funcionrio sem obter primeiro a permisso desta pessoa. Enviar Spam ou correntes. Forjar ou tentar forjar mensagens de email, ou disfarar ou tentar disfarar sua identidade quando enviando um email. Cuidados necessrios Os usurios devem ter os mesmos cuidados em escrever um email quanto na escrita de qualquer outro instrumento de comunicao. Informaes confidenciais no devem ser enviadas via email, pois eventualmente sero interceptadas. Para evitar fraudes, recomendamos fortemente que seja utilizada uma identificao digital de segurana ou pelo menos uma assinatura padro de

conhecimento prvio por seus colegas de trabalho, citando seu nome completo e funo. Uso Pessoal Apesar do sistema de email de email da Empresa ser para assuntos do Negcio, a [Empresa] permite o uso pessoal se isto for necessrio e isto no interferir com o trabalho a ser executado. Iseno de Responsabilidade (Disclaimer) Todas as mensagens devem finalizar com a seguinte comunicao de iseno: Aviso 1:Esta mensagem direcionada apenas para os endereos constantes no cabealho inicial. Se voc no est listado nos endereos constantes no cabealho, pedimos-lhe que desconsidere completamente o contedo dessa mensagem e cuja cpia, encaminhamento e/ou execuo das aes citadas esto imediatamente anuladas e probidas. Aviso 2:Apesar da [Empresa] tomar todas as precaues razoveis para assegurar que nenhuma virose esteja presente nesse email, a empresa no poder aceitar a responsabilidade por quaisquer perdas ou danos causados por esse email ou por seus anexos. Declarao Eu l, e concordo em seguir as regras descritas nessa poltica e entendo que o no seguimento das regras pode resultar em ao disciplinar ou ao judicial contra minha pessoa.

O objetivo desta norma disponibilizar aos usurios quais so as responsabilidades e deveres para o uso correto de suas estaes de trabalho. Utilizao das estaes de trabalho Segue abaixo as normas referentes ao uso das estaes de trabalho: I) Antivrus: de responsabilidade da rea de TI (Tecnologia da

Informao) a implementao, configurao e atualizao do mesmo. Vale lembrar que os usurios no tm acesso configurao do antivrus.

II)

Problema na rede eltrica: o usurio no tem permisso para

mexer ou fazer concertos, pois, no tem equipamento especfico para este tipo de tarefa sendo assim, fica encargo da companhia responsvel pela parte eltrica, caso houver algum defeito ou erro.

III)

Hardware e Software: todos os equipamentos, ou seja, hardware

como tambm, software (programas) so de propriedades da empresa, sendo proibido o emprstimo de equipamentos, como tambm cpias dos programas.

IV)

Problema na rede fsica: em caso de erro, parada da rede

favor no mexer nos equipamentos, ou seja, no desconectar nem conectar cabos de rede, desligar roteador, switch ou at mesmo o computador.

V)

Uso de software pirata ou desatualizado: o usurio no tem

permisso de instalar qualquer tipo de software antes de consultar a rea de TI (Tecnologia da Informao) para ver se realmente necessrio e se o mesmo uma licena paga, gratuita ou pirata, pois softwares piratas so

estritamente proibidos independentemente do setor da empresa. E as atualizaes so feitas a partir do servidor instalado na rea de informtica como tambm seu acesso permitido somente para o setor de TI (Tecnologia da Informao).

VI)

Uso de mdia removvel: todos os tipos de mdias como

CD, DVD, pen drive so proibidos sua utilizao, somente permitido em reas que realmente haja a necessidade, sendo sobre encargo da rea de TI (Tecnologia da Informao) selecionar essas reas.

VII)

Regras para desligar a estao de trabalho: as estaes devem ser desligadas de maneira correta. Segue a baixo as instrues corretas:

a) Iniciar/ opo desligar. OBS: Caso o Windows seja o Seven favor no escolher as demais opes.

Exemplos do uso incorreto ao desligar a mquina: 1) Desligar diretamente da tomada; 2) Apenas desligar monitor;

VIII)

Compartilhamento nos servidores (Pblico e Privado): a rea Meus

IX)

Regras

para

armazenamento

de

arquivos:

Documentos destinada para os usurios utilizarem para guardar arquivos, ou seja, documentos relacionados rea atuante. Vale lembrar que proibido utiliz-lo para fins pessoais, como arquivar fotos, vdeos, msicas, etc. Sendo alocada para cada funcionrio uma quantidade de espao determinado pela rea de TI (Tecnologia da Informao) aps o seu preenchimento total, o usurio receber uma mensagem na tela informando que no tem mais espao em disco.

S-ar putea să vă placă și