Sunteți pe pagina 1din 6

SADE MENTAL E TRABALHO: O ESTRESSE DO POLICIAL TRABALHADOR Lassa Muniz da Silva Maria Fernanda Zambon Merenda Resumo: O presente

artigo visa apresentar a categoria de trabalho policial como uma das sujeitas ao estresse. Alm disso, buscamos demonstrar como as questes relativas ao trabalho interferem na sade mental do trabalhador, em suas relaes familiares e na formao de sua identidade. Tal estudo, baseia-se principalmente nas contribuies de Dejours (1994 e 1999) para a compreenso do trabalho. Palavras-chave: trabalho, sade mental, policiais, estresse. INTRODUO Ao realizar uma pesquisa bibliogrfica a fim de levantar aspectos do trabalho de profissionais de segurana pblica, Vasconcelos (2000) afirma que existem esparsos produtos tericos preocupados em analisar as condies de trabalho e sade em categorias de segurana pblica, enfocando as repercusses que o fenmeno da violncia acarreta na vida desses trabalhadores. O material encontrado, em sua quase totalidade, trata de conseqncias, positivas ou negativas do trabalho policial sobre a sociedade, levando-nos a crer, que a falta de produo nesta rea, revela uma certa omisso em aprofundar a questo. Diferentemente do que aparece na mdia, a figura do policial que combate o crime vorazmente ou daqueles que so corruptos e matam inocentes, o presente artigo visa apresentar o profissional policial como aquele que contem a violncia, mas est o tempo todo podendo ser vtima ou mesmo a produzir. Em consonncia a este panorama, existe tambm o lado da disciplina e vigilncia a que eles esto submetidos, questes que pretendemos abordar. O trabalho dos policiais e a questo da sade mental importante ressaltar que o trabalho da grande maioria dos policiais consiste em dois momentos: um deles o trabalho nas ruas, o policiamento ostensivo, no qual est em jogo sua segurana, a dos outros policiais e a da populao; e o outro, o administrativo, realizado nas 1

delegacias, tais como o atendimento de ocorrncias. Sobre isso, Spode e Merlo (2006, online) descrevem um estudo com Capites da Brigada Militar - denominao que recebe a Polcia Militar no Estado do Rio Grande do Sul /Brasil - e a sua sade mental, afirmando que:
O trabalho policial situa-se entre as categorias profissionais em que exposio aos riscos relacionados integridade fsica so evidentes, sobretudo quando se trata da atividade operacional. Nesse sentido, a falta de condies de trabalho adequadas apontada pelos Capites como um fator de presso tambm neste mbito, em funo dos perigos impostos pela precariedade dos equipamentos. Alm de sua prpria segurana, frisam os efeitos desta precariedade sobre a segurana da populao e dos prprios combatidos. [...] No entanto, foi possvel constatar que a excessiva carga de trabalho administrativo - que demanda o aumento do nmero de horas dedicadas ao trabalho aliada s precariedades das condies de trabalho tanto no que tange esfera administrativa quanto operacional, fator significativo de presso e desgastes para os Capites.

Desta forma, quando a organizao do trabalho torna-se rgida, dificultando ou barrando a expresso criativa e autonomia dos sujeitos, ou ainda, quando o reconhecimento no se faz presente, emerge o chamado sofrimento patognico (DEJOURS, 1994). Uma das faces do sofrimento patognico, especificamente o psquico, o estresse. Este termo, de acordo com Selye (1956) surgiu no sculo XIX para designar a fora aplicada em um corpo para testar sua resistncia, isto , estressava-se o objeto at o ponto de sua ruptura. Aplicando esta teoria em seres humanos, podemos considerar, em consonncia com Britto (2006, p.16) que estresse a capacidade de adaptao do organismo a responder adequadamente ao meio ambiente, estando associado a situaes agradveis ou desagradveis, apesar da maioria das pessoas o considerar algo negativo.
O estresse um processo de adaptao normal do indivduo, entretanto quando a resposta patolgica, registra-se uma disfuno que leva aos distrbios transitrios ou doenas graves, ou ainda o agravamento daquelas j existentes (NUNES; MAURO; CUPELLO, 2000 apud BRITTO, 2006, p.17).

O estresse j considerado o Mal do Sculo, pois atinge um imenso nmero de trabalhadores, sendo de extrema importncia refletirmos sobre como enfrent-lo. Associar os fatores ocasionadores de estresse em policiais, no uma tarefa rdua, j que independente da posio hierrquica que eles ocupam, esto submetidos aos efeitos e ao sofrimento imposto pela organizao do trabalho, sobretudo em funo das presses impostas pelos mecanismos disciplinares de vigilncia e de controle que engendram a diviso dos trabalhadores e que 2

colocam barreiras para a criao do vnculo de confiana e de cooperao, aspectos de suma importncia se considerarmos a prpria natureza do trabalho, permeada por riscos. Outro fator relevante no surgimento do estresse nessa categoria de trabalho a distino existente entre trabalho prescrito e trabalho real. Sobre tal fato, Vidal (1997, p. 118) afirma que:
Do trabalhador espera-se que faa aquilo para o qual est contratado, de cumprir o seu contrato realizando suas tarefas, que lhe devem ser passadas por sua chefia imediata que as recebe, por sua vez, da gerncia. O distanciamento entre prescrio e realidade o grande problema, o que levou a Ergonomia a estabelecer os conceitos de trabalho prescrito e trabalho real, o primeiro simboliza o desejo de que as tarefas correspondam ao processo de trabalho, o segundo expressando a distncia entre a vontade e os fatos. As definies e exigncias apresentadas ao trabalhador nem sempre correspondem ao possvel naquela situao: os motivos podem ser distintos, as exigncias so quase sempre renegociadas -aberta ou veladamente- e as condies olhadas e vistas mediantes apreciaes de circunstncia.

No incomum o fato de os cargos no possurem uma clara descrio e anlise que indique que funes so pertinentes a tal trabalhador. No contexto dos policiais, tal fator gerador de ansiedade e incertezas, pois se trata de uma profisso de alto risco, em que se est em contato com o perigo constantemente. de grande importncia o reconhecimento do trabalho realizado. Vasconcelos (2000) afirma que trabalhar sem ser valorizado faz com que o indivduo reduza a atividade apenas ao sofrimento advindo dela. Dejours (1999) diz que do reconhecimento que provm o sentido do trabalho.
Quando a qualidade do meu trabalho reconhecida, tambm meus esforos, minhas angstias, minhas dvidas, minhas decepes, meus desnimos adquirem sentido. Todo esse sofrimento, portanto, no foi em vo; no somente prestou uma contribuio organizao do trabalho, mas tambm fez de mim, em compensao, um sujeito diferente daquele que eu era antes do reconhecimento. O reconhecimento do trabalho, ou mesmo da obra, pode depois ser reconduzido pelo sujeito ao plano da sua construo da identidade. [...] A identidade constitui a armadura da sade mental (DEJOURS, 1999, p. 4).

Em um estudo realizado em um presdio do Rio de Janeiro com agentes penitencirios, conhecidos popularmente como carcereiros, Vasconcelos (2000) contatou que a questo da valorizao profissional constitui uma das grandes frustraes dos agentes, devido ausncia de um Plano de Cargos e Salrios PCS, que lhes permita uma mudana qualitativa por meio de promoes asseguradas legalmente.

Dejours (1994) confere carga mental, duas ordens de fenmenos: os neurofisiolgicos e psicofisiolgicos e os de ordem psicolgica, psicossociolgica ou mesmo sociolgica, propondo a separao das duas e reservando um referencial especfico segunda, ligada ao prazer, satisfao, frustrao, agressividade, denominando-a carga psquica do trabalho. Esta no seria possvel quantificarmos, uma vez que se refere aos elementos afetivos e relacionais, ou seja, vivncias que so em primeiro lugar e antes de tudo qualitativas. Porm, estudos tem demonstrado o quanto o trabalho tem interferido principalmente no contexto familiar. Vasconcelos (2000), apresenta relatos de agentes penitencirios que afirmam que medo, anseio, insegurana, agressividade esto sempre presentes nas relaes que esses trabalhadores mantm no mbito domstico, indicando uma falta de repouso do papel de agente, que invade a casa e o mundo, o dentro e o fora, o antes e o depois do trabalho. Tal fato foi muito bem retratado no filme Tropa de Elite que se transformou em sucesso nacional. A cena em que o Capito Nascimento chega em casa e grita com sua esposa grvida devido ao seu dia estressante de trabalho em que um dos membros de sua equipe havia falecido, demonstra o quanto as relaes familiares so perpassadas pelas conseqncias afetivas do trabalho. Sobre tal fato Dejours (1992, apud VASCONCELOS, 2000, p. 45) afirma que o tempo fora do trabalho no seria nem livre nem virgem, e os esteretipos comportamentais no seriam testemunhas apenas de alguns resduos anedticos. Ao contrrio, tempo de trabalho e tempo fora do trabalho formariam uma continuum dificilmente dissocivel. Nesse sentido, a permanncia em mbito domstico de atitudes ligadas ao trabalho, no representaria somente uma contaminao, mas tambm uma estratgia que no permita fugir dos esteretipos, prejudicando o condicionamento produtivo arduamente adquirido no trabalho. Dessa forma, os comportamentos agressivos so sempre justificados de alguma maneira, ganhando legitimidade na conscincia desses trabalhadores e fazendo parte das exigncias impostas pela atividade de trabalho. Como se refere Dejours (1999, p.100),
A violncia, a injustia, o sofrimento infligido a outrem s podem se colocar ao lado do bem se forem infligidos no contexto de uma imposio de trabalho ou de uma misso que lhes sublime a significao...( ) a passagem da posio de resistncia ao exerccio da violncia posio de torturador ( ou de carrasco, de agente que exerce a violncia por conta prpria) ficaria sob suspeita de ter sido motivada pelo prazer de praticar o mal e seria julgada como perversa. Assim, a dimenso da obrigatoriedade, de um lado, e a

dimenso utilitarista, de outro, so inseparveis da justificao da violncia, da injustia ou do sofrimento infligidos a outrem.

No negamos, no entanto, o excesso de violncia praticado por alguns policiais que se apropriam de tcnicas mais radicais, como as agresses gratuitas, retratadas claramente no filme. Entretanto, as prticas violentas, sejam elas consideradas razoveis ou excessivas, compem a engrenagem da prpria instituio policial, enquanto imposies inerentes ao prprio trabalho. CONCLUSO Mas quais so as conseqncias de tal estrutura estressante de trabalho? Vasconcelos (2000) afirma que as doenas mais presentes so: a hipertenso, diabetes, distrbios neurovegetativos, gastrite, lcera, problemas de coluna, ou seja, quadros somticos e psicolgicos em decorrncia do estresse do trabalho direto em contato com a violncia das ruas. Avaliando casos extremos, alguns estudos se referem ao risco de suicdio em categorias de policiais, como o estudo de Mohandie & Hatcher (1999, apud VASCONCELOS, 2000), realizado pelo Departamento de Polcia de Los Angeles, nos Estados Unidos, que menciona ser muito mais alto quando comparados a outras categorias profissionais e atribui como um dos fatores de elevao do risco, as variaes culturais; e o estudo de Schmidtke et al.(1999, apud, idem), concluindo que o mtodo mais comum de suicdio entre policiais federais e estaduais na Alemanha por arma de fogo, atribudo a um forte estresse no trabalho. Desse modo, podemos perceber a necessidade de estudos que abordem a questo da sade mental em policiais e tambm em todos aqueles trabalhadores que velam pela segurana da populao, sejam agentes penitencirios, delegados, capites, etc. imprescindvel que os responsveis pela segurana pblica recebam os cuidados e as condies necessrias de trabalho, para que a cada dia, a populao conte com um servio de qualidade e de respeito cidadania. REFERNCIAS BRITTO, Eliane da Silva. Enfermeiros psiquitricos: estresse, enfrentamento e sade. Ribeiro Preto: Tese de Ps-Graduao em Enfermagem da Universidade de So Paulo. 2006. Disponvel em: <http://www.usp.com> Acesso em: 03 nov 2007.

DEJOURS, C.; JAYET, C. Psicopatologia do trabalho e organizao real do trabalho em uma indstria de processo: Metodologia aplicada a um caso. In: M. I. S. Betiol. Psicodinmica do trabalho - Contribuies da escola dejouriana anlise da relao prazer, sofrimento e trabalho. So Paulo: Atlas, 1994, p. 67-118. DEJOURS C., ABDOUCHELI, E. & JAYET, C. Psicodinmica do Trabalho: contribuies da Escola Dejouriana anlise da relao prazer, sofrimento e trabalho. So Paulo: Ed. Atlas.1994. DEJOURS, C. A banalizao da injustia social. Rio de Janeiro: Ed. Fundao Getlio Vargas. 1999. SPODE, Charlotte Beatriz; MERLO, lvaro Roberto Crespo. Trabalho policial e sade mental: uma pesquisa junto aos capites da Polcia Militar. Psicol. Reflex. Crit. , Porto Alegre, v. 19, n. 3, 2006 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/. Acesso em: 10 Nov 2007. VASCONCELOS, Ana Slvia Furtado. A sade sob custdia: um estudo sobre agentes de segurana penitenciria no Rio de Janeiro. 2000. 66 f. Dissertao (Mestrado) Mestrado em Cincias na rea de Sade Pblica, Fundao Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2002. VIDAL, M. C. A Materialidade da Organizao do Trabalho como objeto da Interveno Ergonmica p. 89-138. In: JFS Filho & S Jardim (orgs.) A Danao do Trabalho: organizao do trabalho e sofrimento psquico. Rio de Janeiro: Ed. Te Cor.1997.

S-ar putea să vă placă și