Sunteți pe pagina 1din 58

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO SECRETARIA DA EDUCAO

Avaliao da Aprendizagem em Processo

Comentrios e Recomendaes Pedaggicas Subsdios para o Professor

1 srie do Ensino Mdio

Leitura

So Paulo, 2011

RECONSTRUO DAS CONDIES DE PRODUO E RECEPO DE TEXTOS


Parte significativa do processo de (re) construo dos sentidos de um texto est diretamente relacionada percepo de suas condies de produo, que permite ao leitor situ-lo adequadamente como um evento discursivo.Nesse sentido, identificar elementos como os protagonistas do discurso, os objetivos do texto, o suporte utilizado, o gnero (e seus componentes) e os espaos de circulao envolvidos no discurso, os valores sociais associados s variantes lingusticas utilizadas parte essencial da compreenso do texto. Em funo disso, uma das competncias bsicas do leitor, em qualquer nvel de proficincia, a de resgatar, com base nas suas marcas especficas (...) aspectos das condies de produo relevantes para a compreenso do texto ou de parte dele.
1

IN SO PAULO (ESTADO) Secretaria da Educao. Matriz de Referncia para a avaliao Saresp: documento bsico. FINI, Maria Ins (org.) So Paulo: SEE, 2009. p. 23. (Citao literal)

H1- Identificar a finalidade de um texto, seu gnero e assunto principal. (GI) Leia o texto e responda questo.

Fonte: Disponvel em http://www.gazetasp.com.br/arquivo/GSP%20-%203124.pdf. Acesso: 20jul11.

Quanto ao gnero, finalidade e ao assunto, pode-se afirmar que o texto

(A) um anncio publicitrio, para convencer as pessoas sobre o uso consciente da gua. (B) uma reportagem, para informar sobre a importncia da gua para o nadador. (C) um cartaz, para criticar as pessoas que no sabem fazer uso do chuveiro. (D) um folheto, para instruir as pessoas sobre como se banhar em duchas.

Comentrio

A tarefa de leitura proposta consiste na identificao de trs elementos: finalidade, gnero e assunto do texto. Por meio da imagem de um conhecido nadador brasileiro, o anncio publicitrio (ou, propaganda, como identificam alguns autores para diferenciar uma inteno que no comercial, mas de vender uma ideia; mudar uma atitude) pretende conscientizar a populao sobre o uso adequado da gua sem desperdcio. O enunciador estabelece uma relao entre a figura positiva do nadador e o uso consciente da gua com o objetivo de convencer para a prtica do consumo responsvel. Para isso, trabalha com a ideia de siga o exemplo e com o uso de verbos no imperativo. Considerando esses aspectos, a alternativa correta A. Os alunos que assinalarem a alternativa B, provavelmente, deixam de observar as relaes entre o texto verbal e no verbal, atentando, apenas, para a imagem. As outras alternativas podem atrair alunos que, possivelmente, no conseguem compreender que as finalidades se modificam, de acordo com o gnero e, portanto, ainda no construram a habilidade de leitura requerida.

Recomendaes Pedaggicas

Um anncio publicitrio, em geral, veiculado em jornais, na Internet, em outdoors, deve ser breve e impactante. O anncio da Sabesp, ao trabalhar um projeto para a conscientizao do uso da gua, opta pela utilizao da imagem de um nadador brasileiro bem sucedido. A utilizao de pessoas em momento de grande evidncia um instrumento de persuaso bastante utilizado na esfera da publicidade e do consumo. Segundo PEREZ (2004), a identificao do receptor com a causa, oferece uma qualidade de fenmeno extensionista e de carter exibitrio da causa. A composio do anncio em questo conta com elementos verbais e no verbais. Um nadador famoso aparece com equipamentos de natao. Para enfatizar a ideia central, o produtor utiliza uma frase destacada por letras grandes e, logo abaixo, uma lista de recomendaes. Os recursos utilizados
4

so a marca do efeito de sentido que o enunciador espera construir para que o interlocutor mude seu comportamento em relao ao uso da gua:

1 o poder persuasivo da imagem do atleta que sugere sucesso, felicidade, rapidez e responsabilidade; 2 a construo da frase Neste vero faa como o Csar Cielo. Use gua com responsabilidade e seja rpido..., tornando a informao confivel, j que est ratificada, firmada pelo atleta; 3 o uso do verbo fazer no imperativo e todos os outros que aparecem nas frases,feche, abra que fortalecem o sentido de convencimento.

O ensino da Lngua Portuguesa, de acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN), deve estar voltado para o uso e funo social da lngua, requisito bsico para que todos possam atuar no mundo letrado e exercer sua cidadania, integrando-se sociedade de forma ativa, emancipada e a mais autnoma possvel. Para que o aluno seja capaz de identificar finalidades e gneros textuais com proficincia, importante que o professor, crie situaes de aprendizagem em que se discutam semelhanas e diferenas dessas finalidades entre gneros que circulam em uma mesma esfera: a jornalstica, por exemplo. Essa habilidade poder ser desenvolvida com a leitura e a escrita de textos em diferentes gneros (notcias, propagandas, anncios publicitrios, reportagens, avisos, bilhetes, cartas, artigos) evidenciando o assunto do texto, sua finalidade e sua construo composicional.. Com o desenvolvimento de atividades como essa, alm de identificar a finalidade, o assunto e a construo composicional do gnero, o aluno poder realizar inferncias, por meio da ativao dos conhecimentos prvios e de mundo, com o objetivo de reconstruir o sentido do texto; identificar suportes caractersticos de determinados gneros; aplicar conhecimentos para a produzir um anncio publicitrio.

H2 Identificar os possveis elementos constitutivos da organizao interna de um grfico. (GI) Leia o texto a seguir e responda questo.

Fonte: Disponvel em: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/cai-o-analfabetismo-mas-cresceo-numero-de-analfabetos-funcionais-no-brasil. Acesso: 20jul2011.

Com a finalidade de divulgar dados sobre o analfabetismo no Brasil, o autor produziu

(A) um texto com informaes distribudas aleatoriamente. (B) uma tabela de comparao. (C) um grfico com dados organizados em dois eixos. (D) listas de cada uma das regies brasileiras.

Comentrio

O objetivo desse item avaliar se os alunos identificam os possveis elementos constitutivos da organizao interna de gneros textuais escritos no-literrios, neste caso, o gnero grfico. Pelo fato do grfico da questo estar vinculado a um texto jornalstico, pode-se entend-lo como um recurso infogrfico, ou seja, recurso grfico que utiliza elementos visuais para explicar algum assunto ao leitor (KANNO, 1998). Sendo considerado um texto multimodal, composto por mais um modo de representao grfica, o grfico apresentado tem a finalidade de comparar grandezas, por meio de retngulos de igual largura e alturas proporcionais s respectivas grandezas: o primeiro, a representao da quantidade de pessoas de 15 anos ou mais analfabetas, por regies, em 2004; o segundo, o levantamento dessas pessoas em 2009. A resposta correta a alternativa C: um grfico com dados organizados em dois eixos. Para responder a questo, os alunos deveriam reconhecer, primeiramente, o gnero textual grfico para, em seguida, prosseguir leitura. Essa leitura exigia, a partir do comando da questo, o reconhecimento da estrutura composicional do gnero: a organizao em colunas mltiplas, representando a comparao entre dois fenmenos; construo a partir de dois eixos, um horizontal, apresentando as regies do Brasil e outro vertical, apresentando o nmero de pessoas em milhes de habitantes; e o ttulo. No grfico, foram inseridos mapas do Brasil, destacando as regies. Os alunos que marcaram a alternativa A, um texto com informaes distribudas aleatoriamente, desconhecem os elementos constitutivos do gnero grfico, uma vez que, nele, h, necessariamente, uma ordenao na construo e apresentao dos dados. J os que marcaram a alternativa B, uma tabela de comparao, embora realmente haja uma comparao, a quantidade de analfabetos por regies nos anos de 2004 e 2009, isso no realizado por meio da montagem de tabela, outro gnero textual. A alternativa D, listas de cada uma das regies brasileiras, torna-se incorreta por no se tratar do gnero lista.

Recomendaes Pedaggicas

Ao retomar a questo com os alunos, seria interessante explorar outras informaes veiculadas pelo grfico. O ndice de analfabetismo est caindo, subindo ou se mantendo no Brasil? Qual o nmero aproximado de analfabetos no Brasil? Em que regio h mais analfabetos, em qual h menos? Se a regio sudeste a regio economicamente mais desenvolvida, como possvel que tenha o segundo maior nmero de analfabetos do Brasil? A notcia vinculada na Revista Veja, alm do grfico utilizado na questo, apresenta outro com informaes sobre a proporo de analfabetos funcionais. Leia a notcia na ntegra em: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/cai-o-analfabetismomas-cresce-o-numero-de-analfabetos-funcionais-no-brasil.

Para que o aluno consiga identificar os possveis elementos constitutivos da organizao interna de um grfico, podemos trazer para a sala de aula textos jornalsticos que utilizem grficos; explorar sua estrutura; estabelecer relaes entre os grficos e a notcia, a partir das informaes neles contidas. importante lembrar que a questo exigiu do aluno o conhecimento sobre elementos constitutivos de outros gneros: tabelas e listas. Assim, possvel ampliar a atividade e comparar grficos com outros gneros (a tabela, por exemplo), identificando semelhanas e diferenas relacionadas ao contedo, finalidade, estrutura composicional, estilo (seleo de recursos). Podemos tambm pedir ao aluno que pesquise grficos e os traga para a leitura em sala de aula. Eles podem ser encontrados em revistas ou jornais, na internet, ou mesmo nos livros didticos e cadernos de outra disciplina, com possibilidades de um trabalho interdisciplinar. Para finalizar, vale uma nota. A questo formulada requer, apenas, a identificao de um grfico e elementos constitutivos de sua organizao interna. Ela no foi elaborada para diagnosticar se, com isso, o aluno consegue reconstruir as condies de produo e recepo do texto2.
2

Tema 2 da Matriz de Referncia do Saresp para o 9 ano do Ensino Fundamental, no qual a Habilidade 02 est inserida.

Por isso, se o professor considerar pertinente, com base naquilo que j foi trabalhado em sala de aula, poder utilizar esse mesmo grfico e (re)aplicar a questo com outra formulao: Sugerimos:
Com a finalidade de divulgar dados sobre o analfabetismo no Brasil, o autor produziu um grfico em que um eixo informa

(A) os anos em que os dados foram colhidos e o outro a regio. (B) os anos em que os dados foram colhidos e o outro o nmero de analfabetos. (C) o nmero de analfabetos e o outro a regio em que vivem esses analfabetos. (D) o nmero de analfabetos e o outro o ano em que os dados foram colhidos.

RECONSTRUO DOS SENTIDOS DO TEXTO


O processo de compreenso leitora baseia-se em procedimentos bsicos de (re) construo dos sentidos do texto. Tais procedimentos envolvem a recuperao de informaes, tanto locais (no limite, itens de informao ou informaes pontuais) quanto globais, de tal forma que o contedo de um texto pode ser representado, como prope a lingustica textual, em macroestruturas que se articulam em nveis crescentes de informao. [...] As informaes que constituem o contedo de um texto podem figurar explicitamente (em diferentes graus de proeminncia) ou implicitamente (por meio de procedimentos diversos). O que envolve, no primeiro caso, a habilidade de localizar adequadamente essas informaes; e, no segundo caso, a de inferi-las de forma autorizada pelo texto, ou seja, com base na identificao dos procedimentos de implicitao utilizados.
3

IN SO PAULO (ESTADO) Secretaria da Educao. Matriz de Referncia para a avaliao Saresp: documento bsico. FINI, Maria Ins (org.) So Paulo: SEE, 2009. p. 24. (Citao literal)

10

H 5 Localizar itens de informao explcita, relativos descrio de caractersticas de determinado objeto, fenmeno, cenrio, poca ou pessoa. (GI) Leia o texto e responda questo. Primeira ciclorrota de So Paulo comea a funcionar hoje
A primeira ciclorrota de So Paulo comea a funcionar hoje na zona sul, cortando o Brooklin, a Chcara Santo Antnio e o Jardim Cordeiro. So 15 quilmetros ligando os Parques do Cordeiro Avenida Jornalista Roberto Marinho.

A sinalizao foi finalizada ontem e inclui logotipo de bicicletas, placas e faixas informando sobre a existncia da ciclorrota e alertando motoristas para reduzirem a velocidade. Diferentemente das ciclovias, onde o trfego das bicicletas isolado, a ciclorrota de bicicleta consiste em uma via compartilhada que funcionar 24 horas por dia. Mas nem bem surgiu e a ciclorrota j motivo de polmica. O ponto que poder causar mais discusso o limite de velocidade de 30 km/h nessas vias, eminentemente residenciais. A exceo ficar por conta das Ruas Alexandre Dumas e Verbo Divino, onde o limite ser de 40 km/h a justificativa que contam com trfego mais intenso e servem de passagem de nibus. No esto previstos radares.
Fonte: Disponvel em: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/ciclorrota+comeca+a+funcionar+nesta+quarta+na+zon a+sul+de+sao+paulo/n1597090710205.html Acesso em: 24jul/2011 (adaptado).

Segundo a reportagem, na ciclorrota o (A) trfego de bicicleta em via compartilhada. (B) trfego de bicicleta isolado de outras vias. (C) limite de velocidade de 30 km/h em toda a extenso. (D) limite de velocidade de 40 km/h em toda a extenso. Comentrio A tarefa de leitura proposta consiste na localizao de itens de informao explcita relativos caracterstica da ciclorrota. A localizao dessa informao est no segundo pargrafo. Todas as informaes introduzidas nas alternativas
11

B, C e D esto presentes no texto, entretanto, em B, a informao refere-se ciclovia e, as alternativas C e D, referem-se aos limites de velocidade permitidos em apenas alguns trechos das vias, por esse motivo no se constituem em informaes que caracterizam a ciclorrota. Os leitores que indicarem a alternativa B, C e D podem no saber recuperar informaes explcitas para a reconstruo do sentido do texto, ou seja, podem no proceder a retomadas ao texto para ratificar ou retificar sentidos atribudos em uma primeira leitura. A caracterizao da ciclorrota utilizada no texto est presente na alternativa A.

Recomendaes Pedaggicas

A localizao de informao explcita no texto pode estar relacionada ao contedo expresso literalmente na notcia, ou por meio de parfrase, isso , dizer de outra maneira o que se leu (SAEB, 2011). Para se chegar alternativa correta o aluno precisa retomar o texto-base, utilizando as pistas fornecidas pelo enunciador. Algumas aes realizadas cotidianamente exploram esse tipo de habilidade, mas preciso estimular essa prtica de estudo, pois
Em funo dos objetivos da leitura, algumas atividades devem favorecer a localizao de informaes cruciais do texto por meio de perguntas que dirigem o olhar do aluno para tais aspectos (conceitos ou relaes que devem ser garantidos etc.). Procedimentos tais como sublinhar, copiar, iluminar
4

informaes relevantes etc. devem ser estimulados para auxiliar o aluno a buscar pelas passagens essenciais e abandonar informaes perifricas.

Esses procedimentos podem ser ampliados para outras disciplinas do currculo, desenvolvendo, assim, comportamentos leitores voltados para o estudo.

Citao encontrada em quadro construdo por Jacqueline Barbosa e Ana Luza Marcondes Garcia, baseado em texto de ROJO (2004), como parte do material do Programa Ensino Mdio em Rede CENP/SEESP/MEC/PNUD.

12

H 10 Estabelecer relaes entre imagens (fotos, ilustraes) e o corpo do texto, comparando informaes pressupostas ou subentendidas. (GII) Leia o texto e responda questo.

Fonte: Folha de So Paulo, 29/4/2004.

Para Garfield, as coisas que acontecem no mundo so

(A) interessantes. (B) assustadoras (C) divertidas. (D) corriqueiras.

Comentrio

Em alguns gneros, elementos no verbais (fotos, desenhos, tabelas, grficos, quadros) podem compor com o texto escrito para a construo dos sentidos. Nesta questo, espera-se que o leitor seja capaz de relacionar informaes advindas de fontes verbais e no-verbais para construir sentidos para um texto. O grau de dificuldade dessa tarefa de leitura depender da familiaridade do leitor com o gnero, com o assunto tratado e com a salincia da informao relevante tanto no texto como no material grfico. Depender tambm da quantidade de informaes que o leitor dever relacionar. Para acertar esta questo, seria preciso o estabelecimento das relaes necessrias entre o texto contido nos bales e as alteraes na expresso facial do personagem Garfield (alternativa B). As demais alternativas
13

apresentam sentimentos contraditrios expresso do personagem (quadro 2 e 3) e ao balo de pensamento (quadro 3). O item vem justamente solicitar ao leitor que demonstre compreenso do texto a partir da combinao da leitura do discurso verbal, do gesto e da atitude. Os alunos que escolheram a questo correta (B) demonstram compreender o texto a partir da leitura verbal e no verbal. Os alunos que escolheram as alternativas A, C e D podem indicar pouca intimidade com esse gnero textual (tirinhas) ou falta de estratgias de leitura para identificar o que est dado pelas imagens, pelos recursos grficos e o que est nas entrelinhas do texto.

Recomendaes Pedaggicas

Levando-se em conta que grande parte dos textos com os quais nos deparamos nas diversas situaes sociais de leitura exigem que se integre texto escrito e visual para sua compreenso, a escola pode contribuir para o desenvolvimento dessa habilidade, explorando a integrao de mltiplas linguagens como forma de expresso de ideias e sentimentos. Para trabalhar essa habilidade, o professor deve levar para a sala de aula a maior variedade possvel de textos desse gnero. Alm das revistas em quadrinhos e das tirinhas, pode-se explorar materiais diversos que contenham apoio em recursos grficos. Esses materiais vo de peas publicitrias e charges de jornais aos textos presentes em materiais didticos (Livro + Lngua Portuguesa volume 3 - pginas: 32,33,34,35,36/ anexo I - ficha individual 07, 08, 09,10,ficha para grupos D; + Lngua Portuguesa + Matemtica 1 srie EM Aula 15 pgina 11.) e de outras grficos, mapas, tabelas, roteiros. reas de conhecimento, tais como

14

H11- Inferir o tema ou assunto principal com base na localizao de informaes explicitas no texto. (GIII) Leia o poema e responda questo. O bicho Vi ontem um bicho Na imundcie do ptio, Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, No examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho no era um co. No era um gato. No era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem.
Fonte: Disponvel em < http://www.webartigos.com/articles/9839/1/O-Poema-OBicho/pagina1.html#ixzz1Spcdhuyp>. Acesso: 18jul2011.

Pode-se afirmar que o tema em torno do qual o poema se constri a (A) imundcie humana. (B) voracidade humana. (C) imundcie dos animais. (D) misria humana.

Comentrio A tarefa de leitura proposta consiste na inferncia do assunto principal do poema, a partir de informaes explcitas no texto. As alternativas A e B apresentam, de fato, dados contidos no texto, porm so informaes
15

secundrias. Os alunos que marcaram a alternativa C no compreenderam o sentido global do texto, uma vez que a informao Na imundcie do ptio refere-se caracterizao do ambiente e ajuda a compor o cenrio de decadncia do ser humano. Essa alternativa no a correta, uma vez que essa informao no apresenta o tema central do poema. A alternativa D a correta, pois abrange o tema principal, que aparece em destaque na frase conclusiva do poema e tambm retoma o ttulo. abandonados Por meio da leitura do prpria sorte.

poema, o aluno deve perceber que o bicho uma metfora da condio de muitos seres humanos o ser

marginalizado, animalizado pela decadncia que o atinge fsica, psicolgica e socialmente.

Recomendaes Pedaggicas

Nas atividades de leitura, importante que sejam disponibilizados diferentes gneros textuais para que o aluno possa, entre outras habilidades que sero mobilizadas, inferir o tema a partir de informaes presentes no texto. Com o objetivo de ampliar as possibilidades de compreenso global do texto, importante que os alunos possam participar de diferentes situaes de leitura silenciosa, coletiva, oral, individual e compartilhada e aprendam a fazer perguntas ao texto, a partir da ativao de seus conhecimentos prvios para que possam praticar/desenvolver alguns procedimentos e habilidades: formular hipteses sobre o texto a ser lido; fazer previses, baseando-se no gnero, no ttulo, no subttulo, nas ilustraes... trocar ideias sobre o que foi lido na forma de discusses e, eventualmente, debates regrados.

16

RECONSTRUO DA TEXTUALIDADE

Os contedos se organizam, num texto, com base em processos de coerncia e coeso que se expressam por meio de recursos lingusticos especficos, responsveis por apresentar informaes novas e resgatar as antigas, de forma a garantir a continuidade textual nas formas previstas pelo gnero e pela tipologia em questo. Por isso, uma das competncias fundamentais do leitor, em qualquer nvel de proficincia, consiste num conjunto de habilidades relacionadas correta apreenso da organizao textual, por meio das marcas lingusticas que a manifestam.
5

IN SO PAULO (ESTADO) Secretaria da Educao. Matriz de Referncia para a avaliao Saresp: documento bsico. FINI, Maria Ins (org.) So Paulo: SEE, 2009. p. 25. (Citao literal)

17

H12/7 ano (adaptada para EM) Estabelecer relaes entre segmentos de texto, identificando o antecedente de formas pronominais (GIII). Leia o texto e responda questo. O maior peixe da terra O maior peixe do mundo o tubaro baleia, encontrado nos mares tropicais de todo o globo, podendo medir at 20 metros de comprimento. O bicho tem a cabea achatada e corpo marrom ou cinza coberto por manchas claras. Apesar do tamanho, ele no temido como o tubaro branco (astro do famoso filme de Spielberg que completou 25 anos em 2000), pois se alimenta apenas de pequenos peixes, crustceos e plncton. Para isso, o peixo possui uma grande boca, que mantm aberta enquanto nada lentamente para filtrar o alimento da gua.
Fonte: Disponvel em http://www.visitesinop.com.br/news/o-maior-peixe-da-terra/ Acesso:

24jul2011.

Na frase Para isso, o peixo possui uma grande boca, o pronome em destaque recupera a ao de

(A) filtrar o alimento. (B) nadar. (C) atacar. (D) se alimentar.

Comentrio

A tarefa de leitura solicitada neste item busca saber se o aluno capaz de estabelecer relaes entre segmentos de texto, identificando o antecedente do pronome isso. Os alunos que escolheram as alternativas A ou B desconsideraram a informao do comando, ou seja, que o pronome recupera
18

uma ao anterior. A alternativa C traz uma ao que no est presente no texto. Aqueles que optaram pela alternativa D, compreenderam a funo do pronome naquela situao de uso, ou, conseguiram buscar e interpretar as pistas presentes no comando, relacionando-as s alternativas.

Recomendaes Pedaggicas

Nas aulas subsequentes, pode-se retomar o texto e explorar outros mecanismos de coeso: de que forma o tubaro baleia mencionado ao longo do texto? R. O bicho, ele, se, peixo, alm das elipses. Pode-se, por exemplo, discutir com os alunos que, ao longo de um texto que contm uma descrio de animal, como nesse caso, o prprio animal ou suas partes sero mencionados ao longo de todo texto; explorar como, linguisticamente, isso poder se dar: uso de pronomes (ele, seus dentes, a barriga dele), de sinnimos, hipernimos e hipnimos (sem necessariamente usar esses termos). Outra possibilidade de trabalho construir coletivamente um trecho trs ou quatro pargrafos -, descrevendo um movimento, ou um estilo musical, ou uma tribo, ou, ainda, um jeito de ser (nerd, por exemplo) para que possam experimentar esses vrios mecanismos coesivos.

19

H15 - Estabelecer relaes entre segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituies lexicais. (GII) Leia o texto e responda questo. O inqurito da Polcia Civil do Par sobre a morte do casal de extrativistas Jos Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Esprito Santo, em maio, aponta como mandante do crime Jos Rodrigues Moreira, dono de terras no assentamento onde eles viviam. A Folha apurou que ele suspeito de ter encomendado a morte para dois homens, cujos retratos falados j haviam sido divulgados no ms passado. O resultado das investigaes deve ser divulgado oficialmente hoje. Os trs devem ser indiciados sob suspeita de duplo homicdio triplamente qualificado.
Fonte: Disponvel em <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po2007201115.htm>. Acesso: 20jul2011.

No trecho, o pronome relativo cujos refere-se

(A) a Maria do Esprito Santo e Jos Claudio Ribeiro. (B) a retratos falados. (C) aos trs indiciados. (D) aos dois homens.

Comentrio

O objetivo desse item avaliar se os alunos estabelecem relaes entre segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome relativo. Segundo Evanildo Bechara (2009, p.71), pronomes relativos so aqueles que normalmente se referem a um termo anterior, chamado antecedente, ou seja, o pronome que se refere a um nome anteriormente citado, introduzindo uma
20

nova orao. So eles: qual, o qual (a qual, os quais, as quais), cujo, (cuja, cujos, cujas), que, quanto (quanta, quantos, quantas), onde, quem. Mais especificamente sobre o pronome CUJO e sua utilizao, Bechara (2009, p. 172) nos diz que cujo, sempre com funo adjetiva, exprime que o antecedente possuidor do que fora referenciado como consequente. No caso da questo, o perodo composto pelas seguintes oraes: (1) A Folha apurou (que) (2) ele suspeito de ter encomendado a morte para dois homens, (cujos) (3) retratos falados j haviam sido divulgados no ms passado. Dessa forma, ... ter encomendado a morte para dois homens CUJOS retratos falados... (Antecedente) (Consequente)

(os retratos falados dos dois homens)

Nota-se que a explicao para o pronome CUJOS, que introduz a orao (3), est na identificao de que o antecedente dois homens exerce uma funo de posse sobre o termo retratos falados, ou seja, esses retratos falados so desses dois homens. Os alunos, considerando essas caractersticas do pronome, chegariam, assim, a alternativa correta D. Quanto s demais alternativas, os alunos que marcaram a alternativa A, B e C, no consideraram as especificidades relacionadas ao pronome relativo desconhecendo aspectos do seu uso.

Recomendaes Pedaggicas

Segundo Travaglia (1997, p.238-239), o ensino da lngua materna para nativos dessa lngua s pode ter como fim principal e fundamental o desenvolvimento da competncia comunicativa j adquirida pelo falante, entendendo-se esse desenvolvimento como a possibilidade de o falante utilizar cada vez mais

recursos da lngua de forma adequada a cada situao de interao comunicativa.

21

Assim, compartilhamos da reflexo de Travaglia (2006, p.237) sobre o ensino de Gramtica quando este afirma que, numa perspectiva textual-interativa, a aula deve ser uma anlise de como cada elemento da lngua funciona como pista das relaes entre segmentos do texto e das possibilidades interpretativas para a produo de efeitos de sentido; ligaes entre elementos da lngua so capazes de indicar ao receptor a inteno do locutor em comunicar e o seu esforo para que isso ocorra. Nesse caminho, uma possibilidade para trabalhar a habilidade de reconhecer as relaes entre elementos de um texto por meio do uso de pronomes , num primeiro momento, propiciar que textos orais e escritos em que haja o uso desses pronomes faam parte da aula. Deve-se lembrar que essas relaes, foco da habilidade, fazem parte de um conhecimento presente dentre os contedos gerais trabalhados nos anos anteriores. Pode-se pedir aos alunos que selecionem exemplos de usos desses pronomes, independente do gnero de textos, podendo ser uma msica, uma entrevista, uma fala que ela escutou na televiso, um artigo da revista que mais gosta de ler, entre outras. Se for necessrio, no h problemas em ser feita uma pequena explanao retomando o conceito de pronome relativo, bem como apresentar alguns exemplos desse uso.

22

H 18 inferir a tese de um texto argumentativo, com base na argumentao construda pelo autor. (GIII) Leia o texto e responda s questes. Seleo: o elenco esse. A paixo diminui
por Tironi em 17.jul.2011 s 19:48h

O gramado era ruim, o goleiro adversrio jogou muito, o Brasil perdeu uma quantidade absurda de chances. Tudo verdade. Mas isso no alivia em nada o vexame que passamos na Copa Amrica, um dia depois de boa parte da torcida brasileira rir toa com a eliminao argentina (no foi o meu caso). Analisando friamente, em quatro jogos o Brasil jogou bem cerca de 30 minutos contra o fraqussimo Equador. Criou chances, mas no conseguiu furar o bloqueio paraguaio. Volta pra casa de cabea inchada e com as barbas se preparando para entrar no molho. O perodo de renovao, Mano Menezes teve ainda pouco tempo para trabalhar. Tudo isso pode ser levado em conta. Porm, o elenco esse a. Ou algum consegue achar uma grande injustia nesta convocao? Algum que pudesse mudar nosso destino na terra dos hermanos? H tempo para evoluir. No d, ainda, para duvidar da capacidade desta gerao, Neymar e Ganso principalmente. Mas necessrio colocar este time para rodar, treinar, enfrentar adversrios duros. E ver no que vai dar. Muito se fala da falta de sintonia que a Seleo Brasileira tem com a torcida e como a paixo pela amarela vem diminuindo rapidamente ano aps ano. S h um jeito deste fogo renascer: com um time que jogue bem e encante. Isso diferente de ganhar. A Seleo de Dunga ganhou tudo at chegar Copa de 2010 e nem por isso caiu nas graas do povo brasileiro. A questo aqui encantar. Se a Seleo de Mano tivesse feito uma primeira fase boa, jogado como jogou hoje e, num sopro de azar, fosse desclassificada, a derrota teria sido mais doda. Mas exatamente o sofrimento de perder jogando bem poderia ajudar trazer a Seleo para dentro de nossos coraes novamente. Do jeito que foi, o torcedor passa a borracha e vai cuidar da sua vida sem nem sequer discutir a eliminao. No fim, ele s lembra mesmo que o Brasileiro ter seus principais jogadores de volta agora que a Seleo se desmanchou. E acaba vendo vantagem nisso.
Fonte: Disponvel em < http://blogs.lancenet.com.br/tironi>. Acesso: 20jul2011.

23

A tese defendida no texto est expressa em

(A) A seleo no fez uma boa campanha na Copa Amrica. (B) necessrio convocar os que jogaram na seleo de Dunga. (C) A seleo brasileira precisa voltar a encantar a torcida. (D) O torcedor gostou da eliminao da Copa Amrica. Comentrio

O autor do texto argumentativo tem o objetivo de defender sua opinio sobre determinado assunto, para tanto utiliza argumentos para sustentar sua tese. Esse movimento argumentativo essencial para o convencimento do leitor. A tarefa proposta consiste na inferncia da tese defendida pelo enunciador. Alm disso, pretende-se que o aluno se coloque em relao tese defendida pelo enunciador, apresentando argumentos que justifiquem seu

posicionamento. A leitura sugerida consiste na inferncia por meio da argumentao apresentada da tese defendida pelo enunciador. A alternativa B contm opinio contrria s manifestadas no texto. Os leitores que optaram por ela provavelmente se pautaram por opinies pessoais e no verificaram o texto. As alternativas A e D representam argumentos utilizados pelo autor, nesse caso os leitores no atenderam solicitao explcita do comando para que encontrassem a tese defendida pelo enunciador do texto, que est mencionada na alternativa C. Habilidades de escrita: Justificar/ sustentar a posio assumida. (GIII) Voc concorda ou discorda da opinio do autor? Justifique sua resposta, apresentando argumentos para defender sua posio. Comentrio O autor defende a tese de que a seleo brasileira precisa voltar a encantar a torcida. Para tanto, organiza sua argumentao afirmando que: o elenco precisa ganhar experincia; jogar bem diferente de ganhar;
24

o sofrimento de perder jogando bem poderia trazer a Seleo de volta aos coraes da torcida. resultado no sinnimo de sucesso; houve apatia em relao derrota. Na questo aberta, a correo pode priorizar os seguintes aspectos: se o aluno consegue tecer argumentos favorveis ou contrrios em defesa de seu ponto de vista; se esses argumentos sustentam-se pela fora e relevncia dos elementos que esto na sua estrutura; se a argumentao est articulada, de modo a no evidenciar contradies; se os argumentos esto adequadamente ordenados para o fortalecimento de seu ponto de vista; se o aluno utiliza organizadores textuais apropriados para introduzir ideias adicionais, contrrias, concessivas, conclusivas ou outras que sejam adequadas em sequncias argumentativas. Recomendaes Pedaggicas

O estudo do movimento argumentativo, que inclui a concluso do enunciador (tese) e os diversos tipos de argumentos (que refutam ou concordam com a tese do autor durante a construo do texto argumentativo e que garantem o dilogo com o leitor) pode representar uma tima oportunidade para enriquecer as atividades com o gnero artigo de opinio. Alguns materiais trazem propostas para o trabalho com esse gnero utilizando metodologias diversificadas: Sequncia didtica Artigo de Opinio Programa Ensino Mdio em Rede (pp. 36-41); Pontos de Vista: Caderno do professor Olimpada de Lngua Portuguesa (pp. 70 107); Jogo QP Brasil Olimpada de Lngua Portuguesa; Alm do enriquecimento quanto ao gnero, possvel ainda ampliar o debate sobre o universo do futebol assistindo a trechos do filme Boleiros em http://www.spfilmes.com.br/.

25

RECUPERAO DA INTERTEXTUALIDADE E ESTABELECIMENTO DE RELAES ENTRE TEXTOS


Um texto se constitui e se individualiza como tal numa complexa rede de relaes que ele estabelece com outros textos, no que diz respeito forma, ao contedo e/ou s suas funes sociais. nas semelhanas e diferenas com os demais, por exemplo, assim como na forma como se refere, direta ou indiretamente a outros textos, que ele ganha identidade. A leitura de um texto, portanto, envolve, por parte do leitor, uma adequada apreenso dessa rede de relaes, sempre mais ou menos marcadas no prprio texto. por meio da apreenso de marcas como a citao, a referncia, a aluso etc., que o leitor pode perceber um texto como pardia de um outro, plgio, comentrio, adendo, explicao ou resposta.
6

IN SO PAULO (ESTADO) Secretaria da Educao. Matriz de Referncia para a avaliao Saresp: documento bsico. FINI, Maria Ins (org.) So Paulo: SEE, 2009. p. 25. (Citao literal)

26

H 20 Reconhecer uma justificativa sobre diferenas ou semelhanas, no tratamento dado mesma informao, veiculada em textos de gneros diferentes. (GIII)

Leia os textos 1 e 2 e responda questo. Texto 1 Reino Protista Neste reino esto includos os protozorios e as algas. Esses seres possuem clulas com ncleo bem definido pela presena de uma membrana nuclear. Os protozorios so organismos microscpicos unicelulares e incapazes de produzir seu prprio alimento. Eles podem ser de vida livre como os paramcios ou parasitas, como o tripanossoma e a ameba, que parasitam o intestino do homem.

Fonte: Disponvel em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me003211.pdf . Acesso: 20.07.2011.(fragmento)

Texto 2 Pac-protozorio
Cientistas americanos criam videogame em que o protagonista um ser vivo um paramcio, microorganismo que est entre as criaturas mais primitivas da Terra.

por Mila Burns Mario? Sonic? O gangster Niko, de GTA? Nenhum deles: o novo heri dos games o paramcio, um microorganismo de apenas 0,02 centmetro que foi transformado em protagonista de jogos criados por pesquisadores da Universidade Stanford, nos EUA. Funciona assim: o paramcio, que est vivo, fica nadando em um compartimento muito pequeno dentro de um microscpio. O microscpio envia imagens da criatura para um notebook no qual elas so fundidas com os grficos do game.
27

Voc usa um joystick comum para jogar. Quando mexe a alavanca em uma direo, o pobre paramcio recebe um jato de cido diclorofenoxiactico um repelente que faz com que ele se desloque na direo que voc indicou. Crueldade? "O paramcio um microrganismo primitivo que no tem crebro nem sente dor", diz o bilogo Ingmar Riedel-Kruse, criador dos jogos. Os games so inspirados em ttulos clssicos. O Pac Mecium, por exemplo, um clone do tradicional Pac Man - s que quem anda pelo labirinto o paramcio. Em outro jogo, batizado de Pinball Bitico, o objetivo impedir que a criatura alcance a parte de baixo da tela. Os cientistas tambm criaram um jogo de futebol e uma verso paramcia de Pong. At que divertido. Mas nada que v tirar o sono dos irmos Mario.
Fonte: Disponvel em http://super.abril.com.br/tecnologia/pac-mecio-630809.shtml .Acesso: 20jul2011.

Os dois textos tratam de aspectos relativos ao paramcio de maneira (A) semelhante, pois ambos foram produzidos por jornalistas, com o intuito de informar sobre a necessidade de controlar esse organismo. (B) diferente, pois o primeiro traz caractersticas do reino ao qual pertence esse organismo, enquanto o segundo informa sobre a maneira como ele utilizado em um jogo. (C) semelhante, pois ambos tm como finalidade divulgar um jogo que permite explorar algumas propriedades desse organismo microscpico. (D) diferente, pois o primeiro apresenta o sistema de locomoo desse organismo, enquanto o segundo repudia o uso de microorganismos em jogos eletrnicos.

Ateno: Houve alterao na ordem dos textos na prova 2. Nesta verso, portanto, as alternativas B e D foram modificadas:
Os dois textos tratam de aspectos relativos ao paramcio de maneira (A) semelhante, pois ambos foram produzidos por jornalistas, com o intuito de informar sobre a necessidade de controlar esse organismo. (B) diferente, pois o primeiro informa sobre a maneira como ele utilizado em um jogo, enquanto o segundo traz caractersticas do reino ao qual pertence esse organismo. (C) semelhante, pois ambos tm como finalidade divulgar um jogo que permite explorar algumas propriedades desse organismo microscpico. (D) diferente, pois o primeiro repudia o uso de microrganismos em jogos eletrnicos, enquanto o segundo apresenta o sistema de locomoo desse organismo.

28

Comentrio

A tarefa de leitura proposta consiste em que o leitor reconhea uma justificativa produzida sobre as diferenas de tratamento dado ao assunto paramcio em dois textos de gneros diferentes. As alternativas A e C afirmam que os textos so semelhantes. A alternativa A est incorreta porque apenas o segundo texto foi produzido por jornalista e nenhum deles informa sobre a necessidade de controlar o paramcio. Em relao alternativa C, apenas um dos textos divulga um jogo que explora as propriedades desse organismo. As alternativas B e D afirmam diferenas entre os textos. Entretanto, o tema locomoo no aparece no primeiro texto, tampouco a autora do segundo emite opinio contrria ao uso do paramcio no jogo, como est posto na alternativa C. A alternativa correta, portanto, a B, que distingue os dois gneros por meio da explicitao de suas finalidades. Os alunos que assinalaram as alternativas A e C no foram capazes de reconhecer uma justificativa produzida pela diferena de finalidades existentes nos dois textos, talvez, por desconhecer que os gneros textuais tm formas particulares de realizar linguisticamente finalidades especficas. Alunos que assinalaram a alternativa D podem demonstrar pouca familiaridade com o uso de procedimentos e estratgias de leitura com os gneros em questo ou, ainda, dificuldade em reconstruir os sentidos dos dois textos, o que impossibilitaria estabelecer uma relao entre eles para, em seguida, reconhecer uma justificativa plausvel.

Recomendaes Pedaggicas

Uma estratgia interessante para o desenvolvimento dessa habilidade proporcionar aos alunos a leitura de textos diversos relacionados a um mesmo tema e contendo diferentes idias. Os textos podem ser retirados de jornais, revistas, internet, livros, campanhas publicitrias, entre outros. Esse trabalho pode despertar neles a conscincia de que h vrios gneros de textos, os quais, embora tratem de um mesmo tema, podem expressar sentidos diferenciados conforme a inteno do autor.

29

Outra estratgia trabalhar com os alunos a produo textual abordando um mesmo tema. Com essa atividade, o professor pode explorar as diferentes formas de produo do tema trabalhado, despertando nos alunos atitudes crticas e reflexivas. As atividades que envolvem a relao entre textos so essenciais para que o aluno construa a habilidade de analisar o modo de tratamento do tema dado pelo autor e as condies de produo, recepo e circulao dos textos. O quadro abaixo, recortado da Sntese das capacidades de leitura com sugestes de como desenvolver esclarece melhor as relaes de intertextualidade e de interdiscursividade importantes neste item:

Percepo de relaes de intertextualidade

Quanto maior o nmero de relaes que o leitor estabelece entre o que est lendo e o que j leu, ouviu, conversou, assistiu etc., sobre o mesmo tema, mais efetivo o dilogo que ele trava com o texto. Assim, por meio de comentrios, perguntas, retomadas, solicitao de pesquisas etc., muito til refrescar sua memria lembrando-o de contedos presentes em outros textos relacionados ao que est lendo, imaginando outros textos possveis. Segundo Bakhtin, todo texto de alguma forma resposta a textos anteriores e est prenhe de respostas ulteriores. O mesmo princpio anterior vale para esta capacidade no que diz respeito agora no a contedos do texto, mas a outros discursos aos quais o texto em questo remete. Assim, por exemplo, muitas vezes s possvel compreender uma referncia, uma nota bibliogrfica, uma ironia ou mesmo realizar uma inferncia quando se leva em conta os discursos com os quais o texto dialoga, o que sempre inclui, para alm dos textos, os contextos de produo desses textos. Atividades que levem o aluno a identificar ou explicitar tais dilogos favorecem esta capacidade.

Percepo de relaes de interdiscursividade

30

REFLEXO SOBRE OS USOS DA LNGUA FALADA E ESCRITA


A adequada (re) construo dos sentidos de um texto e, em especial, a sua leitura crtica, pressupem a capacidade do leitor de perceber e analisar aspectos lingusticos [e/ou semiticos] prprios de sua organizao, como a seleo lexical, o uso dos modos e tempos verbais, os recursos sintticos mobilizados na estruturao das frases, a pontuao. nesses aspectos semiticos e lingusticos da organizao textual que se encontram os modos de dizer prprios de um gnero, de um enunciador, de um determinado contexto histrico-social. E na medida em que esses modos de dizer fazem parte dos sentidos do texto, sua apreenso faz parte da compreenso.
7

IN SO PAULO (ESTADO) Secretaria da Educao. Matriz de Referncia para a avaliao Saresp: documento bsico. FINI, Maria Ins (org.) So Paulo: SEE, 2009. p. 26. (citao literal)

31

H23 Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de determinadas categorias gramaticais (modo imperativo do verbo). (GI)

Leia o texto e responda questo. Manual com instrues para o jogo SUPER MARIO WORLD, verso para o Super Nintendo Mais fases Complete todas as cinco fases na Star Road achando chaves escondidas e fechaduras em todas elas. Feito isso, uma estrela aparecer no meio que o levar a novas fases Escolher A Cor Do Yoshi V ao Star World e destrave os Yoshis vermelho, azul e amarelo. Depois eles mudaro de cor de acordo com o Mrio Com Fogo: Yoshi vermelho Com Capa: Yoshi azul Pequeno ou Grande: Aleatrio (ou depender dos cascos comidos) Jogue novamente nos castelos Derrote o Browser Estrelas A cada milho de pontos que voc conseguir, uma estrela aparecer na tela de Choose a game at o limite de 5
Fonte: Disponvel em http://jogos.enternauta.com.br/cheats-dicas-codigos/super-mario-world. Acesso: 20jul2011. (fragmento)

O uso dos verbos no modo imperativo afirmativo mostra a inteno de instruir a ao do leitor. Alm disso, produz um efeito de (A) aconselhamento. (B) imobilidade. (C) afetividade. (D) integrao.

Comentrio

A tarefa de leitura proposta consiste na identificao do efeito de sentido produzido no texto, considerando o uso dos verbos em terceira pessoa,
32

utilizados no modo imperativo, e que possuem o efeito de aconselhamento em relao ao leitor. A resposta A a correta, uma vez que corresponde ao que a habilidade prope, ou seja, o efeito de sentido do uso dos verbos causa no leitor um efeito de aconselhamento dos passos a seguir para que se consiga cumprir as etapas do jogo. Observemos que a alternativa B claramente menciona o efeito inverso ao proposto na habilidade e as alternativas C e D no encontram respaldo no texto, ou seja, em momento algum, o uso dos verbos no texto sugerido, constri o efeito de afetividade ou de integrao.

Recomendaes Pedaggicas

Para trabalhar em sala de aula, a habilidade de identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de determinadas categorias gramaticais, sugerimos que o professor recorra a sequncias didticas (DOLZ E SCHNEUWLY, 2004), a atividades de leitura (LERNER, 2004) e a estudos de gneros textuais diversos. importante salientar que no se trata de um estudo sobre a nomenclatura das categorias gramaticais, mas uma investigao sobre os efeitos de sentido produzidos em seu uso nos diferentes textos e gneros textuais. Sugerimos que haja uma conversa inicial com os alunos, sobre a categoria gramatical a ser trabalhada, que pode ser seguida por uma conceituao construda coletivamente e referendada por gramticas. Todavia, sugerimos atividades que incentivem o aluno a compreender o conceito de cada categoria gramatical, de acordo com a observao dos usos de cada uma, a ser estudada. No se esquea de incentivar a formao de duplas ou grupos; de preferncia, agrupamentos de alunos, com diferentes desempenhos, para as leituras e atividades propostas, alm de proporcionar, tambm, momentos em que o aluno realize atividades individualmente.

33

H27. Aplicar conhecimentos relativos a regularidades observadas em processos de derivao como estratgia para solucionar problemas de ortografia, com base na correlao entre definio/exemplo. (GIII) Leia a regra ortogrfica e responda questo. REGRA: Devemos empregar "s" em todos os substantivos, terminados em -o, derivados de verbos terminados em "-ender", "-verter" e "-pelir O grupo de palavras que exemplifica essa regra (A) compreender compreenso; converter converso; confundir confuso. (B) expulsar expulso; aderir adeso; contundir contuso. (C) pretender pretenso; ascender ascenso; expandir expanso. (D) suspender suspenso; reverter reverso; repelir repulso.

Comentrio

A tarefa de leitura proposta consiste na resoluo de um problema de ortografia, com base na correlao entre definio de uma regra ortogrfica e exemplos de palavras com derivao orientada por essa regra. Para responder corretamente questo, os alunos devem observar em qual das alternativas todos os exemplos correspondem regra de derivao apresentada: substantivos terminados em -o, derivados de verbos terminados em "ender", "-verter" e "-pelir, escreve-se empregando a letra s. O fato de a regra estar presente no enunciado permite verificar se o aluno capaz de correlacionar definio e exemplo em uma tarefa de leitura, ainda que o contedo envolvido no tenha sido apresentado a ele por meio da sistematizao de regras. Por isso, espera-se que o aluno compreenda tanto o processo de derivao quanto a regra ortogrfica apresentada na questo, de modo a assinalar a alternativa correta D a nica em que os trs exemplos tm como base a regra ortogrfica proposta.

34

Recomendaes Pedaggicas A partir de um trabalho de observao das produes dos alunos, o professor poder fazer um levantamento das principais dificuldades ortogrficas

enfrentadas pelos alunos, identificando as mais frequentes. imprescindvel que os alunos compreendam as regras, por isso, sugere-se que o trabalho seja feito com atividades que, primeiramente, incentivem o aluno a elaborar as regras ortogrficas, por meio da observao das ocorrncias. Alm disso, preciso que os alunos lidem tambm com as irregularidades ortogrficas, situao em que no h regras que ditam o uso de uma determinada letra, seja porque em seu lugar poderia haver outra que representa o mesmo som, seja porque a letra em questo no representa som algum (h inicial, por exemplo), mas mantida por razes histricas e morfolgicas. Nesses casos, incrementar o raciocnio por derivao algo que pode ajudar: se casa se escreve com s, casal, casinha, casebre, acasalar etc. tambm se escreve. Destacar os erros mais recorrentes relativos a palavras que contm irregularidades ortogrficas, sobretudo as de uso muito frequente, tambm pode contribuir para que os alunos venham a escrever ortograficamente.

35

H26(adaptada) Aplicar conhecimentos relativos ao uso de organizadores textuais, como estratgia para interpretao de enunciados. (GIII) Leia o texto e responda questo.

O maior peixe da terra

O maior peixe do mundo o tubaro baleia, encontrado nos mares tropicais de todo o globo, podendo medir at 20 metros de comprimento. O bicho tem a cabea achatada e corpo marrom ou cinza coberto por manchas claras. Apesar do tamanho, ele no temido como o tubaro branco (astro do famoso filme de Spielberg que completou 25 anos em 2000), pois se alimenta apenas de pequenos peixes, crustceos e plncton. Para isso, o peixo possui uma grande boca, que mantm aberta enquanto nada lentamente para filtrar o alimento da gua.
Fonte: Disponvel em http://www.visitesinop.com.br/news/o-maior-peixe-da-terra/ 24jul2011. Acesso:

O trecho Apesar do tamanho, ele no temido como o tubaro branco poderia ser substitudo por

(A) Por causa do tamanho, ele no temido como o tubaro branco. (B) Apesar do tamanho, ele tambm temido como o tubaro branco. (C) Embora seja grande, ele no temido como o tubaro branco. (D) Devido ao seu tamanho, ele no temido como o tubaro branco.

Comentrio

A compreenso do trecho em questo depende, em grande parte, de uma atribuio de sentido adequada aos conectores apesar de e pois (que vem logo a seguir e que tambm ajuda a precisar o sentido de o tubaro no ser temido.). Tanto os articuladores conquanto, ainda que, por mais que concessivos apesar de, embora,
36

como os adversativos mas, porm,

contudo, todavia, entretanto, no entanto, em geral, relacionam afirmaes que de alguma forma revelam informaes ou orientaes contrrias e destacam a afirmao/orientao que o autor quer salientar. De uma maneira geral, h uma crena de que animais grandes (e para levar em conta essa informao o aluno dever relacionar o trecho da questo com o primeiro perodo do texto em que dito que o tubaro baleia o maior animal do mundo e possui 20 metros)_so temidos, porque podem atacar espcies menores. Mas, esse no o caso do tubaro baleia que se alimenta de pequenos peixes, crustceos e plncton. Da o uso do articulador concessivo. A escolha de qualquer outra alternativa que no a B demonstra o no entendimento do sentido do conector apesar de ou a no relao do trecho dado com as informaes do primeiro perodo do texto. As alternativas A e D veiculam o mesmo sentido geral e desconsideram as ideias contrrias veiculadas ser grande e no ser perigoso estabelecendo uma relao de causa e consequncia entre o tamanho e ser temido. A escolha pela alternativa B pode revelar uma leitura pouco atenta das unidades menores, pois a alternativa mantm o conector apesar de, mas altera o sentido do que vem depois trocando no por tambm ou pode revelar uma conexo entre o primeiro perodo do texto e o trecho em anlise. Recomendaes Pedaggicas O trabalho com esses conectores adversativos e concessivos fundamental para que os alunos possam compreender o movimento argumentativo de negociao. A no compreenso desse movimento e do uso desses conectores pode levar o aluno a supor que o autor defende uma ideia contrria quela que, efetivamente, pretende defender em seu texto. Um trabalho com todos os tipos de conetores pode ser feito a partir de textos lidos, produes coletivas de textos ou trechos, desafiando os alunos para a construo adequada dos sentidos em pauta. Coloc-los diante de situaes argumentativas tambm faz com que esses conectores (ou a ausncia deles) surjam, o que pode propiciar boas discusses. O Jogo que acompanha o

material da Olimpada de Lngua Portuguesa pode ser bastante til.


37

COMPREENSO DE TEXTOS LITERRIOS


Pela tradio artstico-cultural a que se associa, o texto de valor literrio tem caractersticas prprias, baseadas em convenes discursivas que estabelecem modos e procedimentos de leitura bastante particulares (os pactos de leitura, como os denomina a teoria literria). Esses modos prprios de ler tm o objetivo bsico de permitir ao leitor apreender e apreciar o que h de singular num texto cuja intencionalidade no imediatamente prtica, e sim artstica. O leitor literrio, portanto, caracteriza-se como tal por uma competncia, ao mesmo tempo ldica (porque o pacto ficcional) e esttica (dada a intencionalidade artstica). Trata-se, portanto, de uma leitura cujo processo de (re) construo de sentidos envolve fruio esttica, em diferentes nveis.
8

IN SO PAULO (ESTADO) Secretaria da Educao. Matriz de Referncia para a avaliao Saresp: documento bsico. FINI, Maria Ins (org.) So Paulo: SEE, 2009. pp. 26 e 27.(citao literal)

38

H39 Reconhecer o uso de determinados recursos grficos em um poema (GIII)

Leia o texto e responda questo.

Fonte: Disponvel Acesso: 03ago2011.

em

http://portuguescolegiao.wordpress.com/2009/06/16/poesia-visual/

O ttulo e a verticalidade das ltimas palavras do poema podem ser associadas

(A) ao tiro dado no pssaro. (B) forma do pssaro. (C) queda do pssaro. (D) ao vo do pssaro.

Comentrio

A tarefa da leitura proposta nesse poema visual consiste na justificativa do emprego do recurso grfico. Os alunos teriam de observar e relacionar o contedo (texto escrito) e a forma (distribuio espacial do texto escrito). Os
39

alunos que assinalaram a alternativa A, podem ter buscado a compreenso do poema, pelo caminho da localizao de informaes explcitas no texto, em vez de associar imagem do poema o voo do pssaro. Aqueles que marcaram as alternativas B e D, talvez j consigam reconhecer que o poeta pode se expressar usando, para alm das palavras, o arranjo visual, que delineia um pssaro (B), ou que simula o movimento do voo do pssaro para l e para c (D). Entretanto, deixaram de observar a especificidade da solicitao no comando da questo: a correlao entre o ttulo e a distribuio espacial das palavras norte-sul. Em suma, os alunos que assinalaram a alternativa C atentaram para a especificidade do comando e associaram texto e imagem para reconhecer o movimento de queda do pssaro ao receber um tiro em pleno voo.

Recomendaes Pedaggicas

Primeiramente, faa o planejamento de acordo com as necessidades diagnosticadas, considerando aspectos metodolgicos e nmero de aulas disponveis para o desenvolvimento. Lembre-se de que saber dados sobre o autor muito til para suas intervenes e enriquece sua aula. Voc pode planejar uma sequncia de atividades, buscando saber o que seus alunos sabem sobre o poema, sobre os recursos com que poetas constroem o texto. Esse dilogo com os seus alunos proporcionar diretrizes para o encaminhamento do contedo que voc pretende que ele aprenda. Sugerir algumas perguntas para que essa interao acontea pode ser um caminho: O que representa a forma do poema? O que aconteceu com o pssaro?

40

H40 Reconhecer o efeito de humor ou ironia produzido no texto literrio pelo uso intencional de palavras ou expresses. (GIII)

Leia o texto e responda questo. Continho Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigrio a cavalo. Voc, a, menino, para onde vai essa estrada? Ela no vai no: ns que vamos nela. Engraadinho duma figa! Como voc se chama? Eu no me chamo, no, os outros que me chamam de Z.
Fonte: MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler - Crnicas. So Paulo: tica, 1996, v. 1. p. 76.

O humor da histria construdo

(A) pela insistncia do vigrio em sua conversa com o menino. (B) pelo uso que o menino fez dos verbos ir e chamar-se. (C) pelo uso de algumas palavras escritas no diminutivo. (D) pela falta de dilogo existente entre vigrios e meninos.

Comentrio

A tarefa de leitura proposta consiste em justificar o efeito de humor produzido em razo do uso intencional de certas expresses ao longo do texto. Para chegar resposta correta, alternativa B, o aluno teria de reconhecer o mecanismo utilizado para a construo do efeito de humor: o jogo com a alternncia de sentidos dos verbos nas perguntas e respostas. Os alunos que assinalaram a alternativa C, provavelmente, procuraram identificar mecanismos de construo utilizados no texto. Aqueles que marcaram A podem ter identificado, nesta alternativa, uma informao que
41

est explcita no texto e, sem reler o comando da questo, no sentido de recuperar a tarefa de leitura solicitada, consideraram-na a correta. A interpretao possvel para alunos que optaram pela alternativa D de que reconheceram uma inferncia que o texto no permite que se faa.

Recomendaes pedaggicas

Sugerimos ao professor que, nas atividades de leitura, oferea aos alunos o contato com gneros textuais que utilizem largamente recursos expressivos, como propagandas, contos, crnicas, letras de msica, quadrinhos, anedotas, vdeos, entre outros, orientando-os a perceberem e analisarem os efeitos de sentido recorrentes nesses textos. A proposta de trabalho para a turma reconhecer o efeito de humor no texto pelo uso intencional de palavras ou expresses em produo de relato bem humorado. H dois vdeos do personagem Motoboy disponibilizados no youtube, a partir dos links http://youtu.be/5lEVUD-S1KA e

http://youtu.be/qA3Xn-6iaBY que podem ser utilizados nesta atividade. Solicite aos alunos que atentem para o relato, observando aes, gestos e falas do personagem e procurem identificar o que constri o humor. Com esses questionamentos busca-se verificar como se d a percepo do humor por parte dos alunos, se conseguem apontar os fatores

desencadeadores do riso. Esses apontamentos iniciais podem ser a base para o planejamento de atividades que ampliaro as possibilidades de identificao dos recursos expressivos. Alguns traos de humor e ironia presentes nesses dois vdeos so as metforas, a ambiguidade e a estilizao da linguagem, por exemplo nois num quebra retroviso, nois s retira os que num so utilizados.

42

GABARITO Prova 1
A B C X ABERTA X X X X X X X X X X X D

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 GABARITO Prova 2 A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
X X X X X X

GABARITO Prova 3
A B X X X X X X X X X X ABERTA X X C D

1 2 3 4 5 6 7

B
X

8 9 10 11

X X X ABERTA

12 13

43

Comentrios e Recomendaes Pedaggicas Escrita Leia os textos 1 e 2.


Texto 1 O uso frequente da Internet permite que abreviemos algumas palavras, criando, na dinmica habitual da navegao, uma determinada licena que possibilita escrever, entre outros exemplos, "vc" no lugar de voc. Isso compreensvel, porm h certos absurdos que no podem ser justificados pelo uso do internets ou atravs de frases tipo "na Internet assim mesmo". Por que escrever "fika" se a palavra "fica" possui o mesmo nmero de letras? Quando algum escreve "pencar" no lugar de "pensar", vale dizer que " assim mesmo"? Quando algum escreve "Ele, faz", separando o sujeito do predicado, cometendo um erro bsico de pontuao, vale justificar com tolas desculpas? Peo que estudemos o bsico de Ortografia e de nossa esquecida Gramtica ou, se no quiser, utilizemos, no mnimo, o corretor ortogrfico na hora de enviar nossas mensagens, porm paremos imediatamente com essa deplorvel desculpa de que " assim mesmo"!
Fonte: Disponvel em http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110627093508AA5uxIa Acesso: 21jul2011.

=11061.

Texto 2

Fonte: Disponvel em http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090128182602AAs5zRr . Acesso: 21/07/2011.

Produza um artigo de opinio, posicionando-se sobre o uso do internets para ser publicado no jornal de sua escola.
Ateno! Utilize uma folha de rascunho. Antes de passar a limpo, revise seu texto e faa as alteraes necessrias. Faa uso da norma-padro da Lngua Portuguesa.

Agora que j foi realizada a avaliao diagnstica para saber como esto as produes de Artigo de Opinio dos alunos,vem tona a seguinte questo - o que fazer? Como trabalhar com as dificuldades detectadas, quais intervenes realizar para que o aluno seja um produtor de texto proficiente de um Artigo de Opinio com os elementos bsicos de sua composio?
44

Propomos algumas atividades desenvolvidas para estimular a vivncia de uma metodologia de ensino de lngua que trabalha com o gnero Artigo de Opinio. As sugestes propiciam situaes favorveis ao desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita previstas nos currculos escolares. A escrita um instrumento indispensvel para todas as aprendizagens e, desse ponto de vista, as situaes de produo e os temas tratados so apenas uma primeira aproximao ao gnero enfocado que pode ampliar-se aos poucos, pois escrever textos uma atividade complexa, que envolve uma longa aprendizagem. No se pode esperar que os alunos resolvam todas as suas dificuldades com a realizao de algumas atividades isoladas, preciso contextualiz-las adequadamente. Para comear: uma sugesto em quatro etapas 1) Proposio de uma escrita inicial para levantamento de capacidades e dificuldades iniciais. Observar o que os alunos j sabem e assinalar as lacunas e as inadequaes para escolher atividades e orientar intervenes. Uma discusso com os alunos com base na primeira verso do texto uma forma eficiente de os incluir na definio do que vale a pena ser priorizado, bem como das novas metas para superar. 2) Escolha e adaptao de situaes de aprendizagem, de acordo com as necessidades dos alunos. 3) Trabalho com um conjunto variado de textos do mesmo gnero, produzidos por outros autores para diversificar as referncias, propondo sua leitura e comparao. 4) Trabalho sistematizado dos aspectos notacionais e discursivos.

ATIVIDADES 1- Do oral para o escrito Sugestes de Vdeos para o incio do trabalho com o gnero Artigo de Opinio importante estimular o debate entre seus alunos considerando ser um gnero no qual fundamental a pesquisa e elaborao de argumentao consistente. Ao pesquisar com os alunos temas que sejam de seu interesse, o professor poder mediar discusses ou debates regrados, cujo assunto poder ser retomado e desenvolvido, atravs da escrita, com o gnero Artigo de Opinio.
45

Listamos a seguir sugestes para o trabalho introdutrio intergneros que poder fundamentar adequadamente os alunos para a produo posterior de artigos de opinio. Uma boa sugesto o Programa Fala A, da TV da Gente, que tem por objetivo trazer temas que possam ser debatidos pelo pblico jovem e que sejam de interesse. Os vdeos tm, em mdia, a durao de 10 minutos. Em um dos programas, o debate sobre o tema: Namorar ou ficar? Qual a melhor escolha?
Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=hmnXxFvtxnQ . Acesso em: 12jul2011.

Outro tema debatido no programa sobre a Maioridade Penal aos 16 anos, que pode gerar outros temas para discusso com a sala.
Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=GI4y2vbqsPU . Acesso em: 12jul2011.

Alm desses, h outros vdeos e textos de opinio sobre os temas tratados nos Programas de TV nos links abaixo: P na Rua: ficar ou namorar?
Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=1Ftv7nYyjDU&NR=1&feature=fvwp . Acesso em: 12jul2011.

Outros programas do Fala A da TV da Gente.


Disponveis em http://www.youtube.com/watch?v=PaXxgAZViF0&NR=1 . Acesso em: 12jul2011.

Debate sobre a maioridade penal no Rio de Janeiro.


Disponvel em http://opiniaoenoticia.com.br/opiniao/tendencias-debates/debate-sobre-amaioridade-penal-no-rio-de-janeiro/ Acesso em: 12jul2011.

Links para textos com propostas de ensino de debate regrado: Aula do Portal do Professor do MEC sobre "O debate regrado e o bullying", de autoria de Walleska Bernardino Silva.
Disponvel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22729 . Acesso em: 12jul2011.

Aula do Portal do Professor do MEC sobre Artigo de Opinio e suas caractersticas textuais, de autoria de Ana Paula Cavalcanti Soares.
Disponvel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25294 . Acesso em: 12jul2011.

46

Debatendo. Oficina Pedaggica- DE S.J.Campos/SP, de autoria de Dorothy Bluyus Rodrigues Matias - PCOP/Histria.
Disponvel em http://sites.google.com/site/dorothybluyus/debatendo . Acesso em: 12jul2011.

fundamental que os alunos percebam como a seleo dos argumentos pode colaborar ou no para a defesa de um ponto de vista. Que percebam a importncia de pesquisar e fundamentar adequadamente a defesa ou contra argumentao que devem efetuar tanto no debate atravs da oralidade, quanto no texto escrito. Salientar que por no contar com os mesmos recursos que o debate possibilita (o gestual, o tom de voz, o prprio recurso visual), o aluno precisa retomar seu texto, revis-lo, ampli-lo para que ele efetivamente consiga produzir o efeito de sentido adequado em seu pblico leitor.

2- Argumentar preciso? Para discutir o papel da argumentao, exiba um dos vdeos sugeridos para realizar levantamento do que os alunos sabem sobre o assunto. necessrio provoc-los com perguntas que os levem a reflexo. Em seguida o professor pode dividir a sala em grupo e solicitar que os alunos registrem as questes polmicas que o vdeo pode suscitar (o professor pode elaborar questes norteadoras ou utilizar as perguntas do material Olimpada de Lngua Portuguesa). 3- Promover o debate. Produo de um jornal mural Pedir aos alunos que, com base na discusso efetuada na primeira etapa, produzam individualmente uma matria assinada, destinada a um jornal mural, que dever: Referir-se aos fatos relatados ; Fazer questionamentos do ponto de vista tico; Opinar a respeito do apresentado, apontando alguma forma de opor-se situao relatada. Em seguida, solicitar aos alunos que troquem entre si os textos produzidos. Pea-lhes que os leiam fora do horrio de aula. Assim, todos tomaro conhecimento das opinies dos colegas e isso instigar o debate. 4- Valor da argumentao Para concluir a reflexo, pedir aos alunos que discutam entre si qual a importncia da argumentao na conduo da vida cotidiana.Os alunos devem
47

anotar as concluses a que chegaram e promover, ao final, uma apresentao oral, seguida de discusso coletiva, dos resultados. Procurar salientar os pontos comuns e as eventuais divergncias. 5 - Artigos de opinio: onde circulam, quem escreve, para quem ler, com que objetivo. Selecionar alguns artigos de diferentes autores e suportes. Dividir a classe em grupos e entregar a cada um deles (ou deixe que escolham qual artigo lero). Para cada artigo selecionado, o grupo dever responder s seguintes perguntas: Em que veculo o texto foi publicado? bastante conhecido do pblico? Que tipo de autor o escreveu? Alm do nome, h mais informaes sobre ele? Qual o assunto principal abordado pelo texto? atual ou ultrapassado em relao data de publicao? Parece relacionado a alguma notcia do mesmo perodo? Para que tipo de leitor o artigo se dirige? Que importncia essas informaes podem ter para esse leitor? Com que finalidade esse assunto abordado? Qual ideia ou tese o autor parece defender? Com que argumentos?

6- O contedo dos artigos de opinio: as questes polmicas Por que e para que argumentamos? Sobre quais assuntos argumentamos? Observe as afirmaes abaixo: A Terra gira em torno do Sol. A bactria um ser vivo. O filme Cidade de Deus concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro, mas no ganhou. O governo federal encaminhou ao Congresso projeto de lei que estabelece novos critrios de acesso ao ensino universitrio. As duas primeiras frases afirmam verdades cientficas que, levando em conta os conhecimentos cientficos acumulados at os dias de hoje, podem ser comprovadas. Assim, no cabe contest-las ou argumentar a favor ou contra. Pode-se, no mximo, explicar o movimento de translao e por que a bactria um ser vivo. As duas outras frases dizem respeito a fatos ocorridos, diante dos quais tambm no cabe nenhum tipo de contestao o filme concorreu e no ganhou e o governo encaminhou um projeto de lei ao Congresso. Nos quatro exemplos temos ento fatos que no podem ser refutados.

48

Entretanto, em relao aos dois ltimos fatos podemos considerar: foi injusto (ou justo) o Brasil ter perdido o Oscar. O projeto que o governo encaminhou equivocado (ou uma medida necessria). Diante dessas afirmaes cabem contestaes, refutaes, opinies diferentes. So afirmaes que no dizem respeito a fatos inquestionveis, mas sim a opinies. Ora, em matrias de opinio, como cada um pode ter uma posio diferente diante dessas questes, s possvel argumentar. E argumentar mais do que simplesmente dar opinio sobre algo sustent-la com argumentos, que so razes, evidncias, provas, dados etc. que do suporte idia defendida. Assim, para convencer algum de que certas posies, idias ou teses so as mais acertadas ou adequadas, argumenta-se.

7- O aluno dever escolher um tema e produzir um artigo de opinio que ser apresentado aos demais alunos da classe. 8- Sugestes para reescrita de textos Selecionar um texto para efetuar a reescrita coletiva com os alunos, de preferncia que apresente inconsistncias semelhantes s apresentadas pela maioria. A seleo deve ser pautada pela escolha de um material que possibilite ao professor resgatar e ampliar o trabalho j realizado. Aps a escolha, o professor poder imprimi-lo ou mesmo escrev-lo na lousa, e solicitar aos alunos que sugiram alteraes nas partes em que haja problemas. O professor agir como escriba, efetuando as correes sugeridas e questionando os alunos para que reflitam sobre suas sugestes. Na sequncia os alunos devero retornar aos seus textos para efetuar as adequaes necessrias. Obs.: Retornar ao texto imprescindvel. A produo de texto deve fazer parte de um processo contnuo de aprendizagem e aprimoramento do trabalho com a lngua escrita.

49

SUGESTO DE QUADRO DE AVALIAO DA PRODUO ESCRITA ALUNO: _____________________________________________________________________________N _________ Srie: _______ Categorias Ttulo Critrios O ttulo de alguma forma permite ao leitor antecipar a posio do autor frente a ele? Consegue adequar ao contexto de produo? Consegue adequar a tarefa ao gnero, ao leitor visado e aos objetivos? Tema Consegue dar fora/relevncia argumentao? Traz informaes adicionais sobre a questo discutida? Apresenta argumentos favorveis ou contrrios defesa de um ponto de vista? Gnero/ Estrutura do texto Constri opinies crticas a partir de informaes e anlises apresentadas? Constri pargrafos argumentativos de acordo com a situao comunicativa e usa adequadamente os movimentos argumentativos: sustentao, negociao? H a presena de uma concluso adequada? Compreende, identifica e utiliza os mecanismos de coerncia e coeso no texto? Marcas lingusticas Utiliza adequadamente a norma padro? Utiliza legibilidade (aspectos da grafia, ausncia de rasuras, formatao adequada do texto)? No Parcialmente Plenamente

Nota: Sugere-se a organizao de atividades de reescrita. Inicialmente, reescrita coletiva, para repertoriar os alunos sobre os critrios considerados na correo e tambm para categorizar e ordenar, estabelecendo prioridades. Em seguida, orient-los adequadamente para que possam retomar suas produes e corrigi-las de forma crtica e produtiva (em pequenos grupos, em duplas e/ou individualmente).

50

O professor poder orientar-se pela seguinte tabela para verificar se o texto responde ou no s perguntas efetuadas: Descritivo do quadro de avaliao Itens Critrios O ttulo de alguma forma permite ao leitor antecipar a posio do autor frente a ele? Consegue adequar ao contexto de produo? Consegue adequar a tarefa ao gnero, ao leitor visado e aos objetivos? Consegue dar fora/relevncia argumentao? Traz informaes adicionais sobre a questo discutida? Apresenta argumentos favorveis ou contrrios defesa de um ponto de vista? Gnero/ Constri opinies crticas a Estrutura do partir de informaes e texto anlises apresentadas? Descritor O ttulo apropriado ao desenvolvimento do texto, instiga, d pistas sobre o contedo que ser apresentado ou j indica um ponto de vista a ser defendido. O aluno desenvolve o texto de acordo com as determinaes temticas e situacionais da proposta da redao. O aluno desenvolve o tema adequadamente tendo em vista a finalidade do gnero, bem como ajusta seu discurso s supostas caractersticas do leitor a que o texto se destina. O tema se desenvolve a partir de uma rede argumentativa que se sustenta pela fora e relevncia dos elementos que esto na sua estrutura. A reflexo ampliada para outros aspectos que no foram colocados na proposta inicial, mantendo a pertinncia com o tema. Mobiliza no texto produzido os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais do gnero. O texto predominantemente dissertativo apresenta mudanas de situao e nele importam mais as relaes lgicas que as de anterioridade e posterioridade, pois se destina a analisar, a interpretar e a explicar os dados da realidade. A argumentao sua caracterstica mais importante, a qual precisa estar articulada, de modo a no evidenciar contradies. Observa a seleo de diferentes argumentos para fundamentar uma ideia/tese ou contrapor-se a ela, a ordenao e prioridade dos argumentos, a identificao dos argumentos para ilustrar, exemplificar, citar, criticar etc. Uso adequado dos movimentos argumentativos: a) Sustentao- O autor informa ao leitor quais as razes que o levaram a tomar determinada posio, evitando motivos superficiais ou sem justificativa, do tipo porque ningum que eu conheo discorda,porque ouvi dizer, porque todo 51

Ttulo

Tema

Constri pargrafos argumentativos de acordo com a situao comunicativa e usa

Descritivo do quadro de avaliao Itens Critrios adequadamente os movimentos argumentativos como a sustentao e ou/a negociao? H presena de uma concluso adequada? Descritor mundo pensa assim,porque na vizinhana todos dizem etc. b) Negociao- incorpora-se parte do ponto de vista do outro, num aparente esforo de entendimento. Articula tese e argumentos em defesa de seu ponto de vista. Retorna as idias desenvolvidas. Sintetiza os assuntos elencados. Refora seu ponto de vista. Emprego adequado de organizadores textuais (conjunes e expresses afins): Introduz argumento: pois, uma vez que, posto que. Acresce argumentos: alm disso, tambm. Introduz concluso: em suma, portanto. Introduz uma ideia na direo contrria do que afirmado antes: entretanto, porm. Organiza o texto de forma lgica e produtiva, demonstrando conhecimento dos mecanismos lingsticos e textuais necessrios para sua construo. A organizao do texto pressupe unidade e coerncia: A unidade do texto no a soma de seus segmentos, mas o modo de organizao das diversas construes lingusticas (componentes sintticos, semnticos, situacionais, discursivos etc.) que orientam o sentido para uma mesma direo, determinada por certas condies. Esta unidade se manifesta, tambm, na superfcie textual pelo uso dos recursos expressivos de natureza sinttica e semntica.

Compreende, identifica e utiliza os mecanismos de coerncia e coeso no texto? Marcas lingusticas

Utiliza adequadamente a norma padro? Legibilidade (aspectos da grafia, ausncia de rasuras, formatao adequada do texto)?

O registro do texto ocorreu de acordo com as regras normativas do sistema de escrita: ortografia, segmentao de palavras, frases e pargrafos, concordncia e regncia, pontuao.

52

MATRIZ DE REFERNCIA PARA A CONSTRUO A AVALIAO DIAGNSTICA DA 1 SRIE DO ENSINO MDIO AGOSTO 2011 N DO ITEM NAS VERSES Texto Habilidades 9 ano - (Grupo) Tema Prova 1 Prova 2 Prova 3

Anncio publicitrio
X 13 4

Sabesp

H1- Identificar a finalidade de um texto, seu gnero e assunto principal. (GI)

Grfico

H2 Identificar os possveis elementos constitutivos da organizao interna de um grfico. (GI) H 5 Localizar itens de informao explcita, relativos descrio de caractersticas de determinado objeto, fenmeno, cenrio, poca ou pessoa. (GI) H 10 Estabelecer relaes entre imagens (fotos, ilustraes) e o corpo do texto, comparando informaes pressupostas ou subentendidas. (GII) H11- Inferir o tema ou assunto principal com base na localizao de informaes explicitas no texto. (GIII) H12/7 ano (adaptada) Estabelecer relaes entre segmentos de texto, identificando o antecedente de formas pronominais (GIII). H15 - Estabelecer relaes entre segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de

Reconstruo das condies de produo e recepo de textos.

Notcia 7 2 5 Primeira Ciclorrota... HQ 6 11 1 Garfield Poema 8 4 7 O bicho

Reconstruo dos sentidos do texto

Notcia
10 X 13

O maior peixe da terra


5 5 9 Notcia

Reconstruo da textualidade

O inqurito da

53

N DO ITEM NAS VERSES Texto Prova 1 Prova 2 Prova 3 Habilidades 9 ano - (Grupo) Tema

Polcia...
1 6 10 Artigo de opinio 2 7 11

substituies lexicais. (GII) H 18 inferir a tese de um texto argumentativo, com base na argumentao construda pelo autor. (GIII) Produo de texto com sequncias argumentativas. Recuperao da intertextualidade e estabelecimento de relaes entre textos.

Habilidades de escrita: Justificar/ sustentar a posio assumida. (GIII)

Texto 1 Artigo de divulgao cientfica 3 8 X Texto 2 Notcia Paramcios Manual de instrues X 9 X Super Mrio Word

H 20 Reconhecer uma justificativa sobre diferenas ou semelhanas, no tratamento dado a uma mesma informao, veiculada em textos de gneros diferentes. (GIII) H23 Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de determinadas categorias gramaticais (modo imperativo do verbo). (GI) H27. Aplicar conhecimentos relativos a regularidades observadas em processos de derivao como estratgia para solucionar problemas de ortografia, com base na correlao entre definio/exemplo. (GIII)

11

12

Regra ortogrfica

Reflexo sobre os usos da lngua falada e escrita.

12

Notcia

H26(adaptada) Aplicar conhecimentos relativos ao uso de organizadores textuais, como estratgia para interpretao de enunciados.
54

N DO ITEM NAS VERSES Texto Prova 1 Prova 2 Prova 3 Habilidades 9 ano - (Grupo) Tema

O maior peixe da terra


Poema 13 10 8 Pssaro vertical Conto 12 3 6 Continho

(GIII)
H39 Reconhecer o uso de determinados recursos grficos em um poema (GIII) H40 Reconhecer o efeito de humor ou ironia produzido no texto literrio pelo uso intencional de palavras ou expresses. (GIII) Compreenso de textos literrios

55

Referncias ABREU-TARDELLI, Llia S.; MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane [coord.]. Trabalhos de pesquisa: dirios de leitura para a reviso bibliogrfica. Coleo: Leitura & Produo de Textos. So Paulo: Parbola, 2007. BAKHTIN, Mikhail M. Esttica da Criao Verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1992. BARBOSA, Jacqueline P.; FERREIRA, Marisa V.; BARBANTI, Cristina. Sequncia Didtica: Artigo de Opinio. Manual do Professor. SEE/CENP. So Paulo: 2000. BARBOSA, J.; GARCIA, A. L. M. Sntese das capacidades de leitura com sugestes de como desenvolv-las. Programa Ensino Mdio Em Rede. CENP/SEE-SP/MEC/PNUD, 2004. BECHARA, Evanildo. Moderna Gramtica Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. BRASIL. Ministrio da Educao. Prticas de leitura e escrita. Maria Anglica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendona (orgs.). Braslia: MEC, 2006. __________. Interpretando e produzindo anncios publicitrios. Disponvel em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9913 03ago2011. Acesso em:

__________. Parmetros Curriculares Nacionais de Lngua Portuguesa para o Ensino Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 2001. BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo scio-discursivo. So Paulo: EDUC, 1999.
COLOMER, Teresa e CAMPS, Anna. Trad. Ftima Murad. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequncias didticas para o oral e a escrita: apresentao de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glas S. Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004. DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; DECNDIO, Fabricio. Produo escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado das Letras, 2010. FIGUEIREDO, Laura I. B.; COSTA, Sueli da; BARBOSA, Jacqueline P. Anncio publicitrio. So Paulo: SEE/CENP, 2006. KANNO, M. Manual de infografia. So Paulo: Folha de So Paulo, 1998. KOCH, I. V., BENTES, A.C. & CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: dilogos possveis. So Paulo: Cortez Editora, 2007. KOCH, I. V. e ELIAS V. M.. Ler e compreender: os sentidos do texto. So Paulo: Contexto, 2010. LERNER, Delia. Ler e Escrever na Escola: o real, o possvel e o necessrio. Porto Alegre: Artmed, 2005. MACHADO, Anna R. ABREU-TARDELLI, Llia S. e CRISTOVO, Vera L. L. (org.). Linguagem e educao: o ensino e a aprendizagem de gneros textuais. Campinas: Mercado das Letras, 2009. MARCUSCHI, Luiz A. Lingustica do texto: o que , como se faz. Recife: UFPE, 1983. __________. Da fala para a escrita: atividades de retextualizao. So Paulo: Cortez, 2001.
56

MORAIS, Artur G.. Ortografia: ensinar e aprender. So Paulo: tica, 1998. NEVES, Maria Helena de M.. Texto e Gramtica, So Paulo: Contexto, 2006. RANGEL, E.O.; GAGLIARDI, E.; AMARAL, H.. Pontos de vista caderno do professor: Orientao para produo de textos. So Paulo: Cenpec, 2010. ROJO, R. Letramentos mltiplos, escola e incluso social. So Paulo: Parbola, 2009. __________. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto elaborado p/ Programa Ensino Mdio em Rede. So Paulo: SEE/CENP, 2004. SO PAULO (ESTADO) Secretaria da Educao. Matriz de Referncia para a avaliao Saresp: documento bsico. FINI, M. I. (org.) So Paulo: SEE, 2009. __________. + Lngua Portuguesa Material do Professor V.3. So Paulo: SEE/CENP, 2008. SOL, Isabel. Estratgias de Leitura. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1999. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramtica e interao: uma proposta para o ensino de gramtica. So Paulo: Cortez, 2006. ___________. Ensino de Gramtica em uma perspectiva textual-interativa e qualidade de vida. In: HILGERT, Gaston et alii (orgs). Formando uma sociedade leitora. Passo Fundo: Ed.Universidade de Passo Fundo,1997. ZORZI, Jorge Luis. Aprender a escrever: a apropriao do sistema ortogrfico. Porto Alegre: Artmed, 1998. Sites: http://educavideosp.wordpress.com/tag/prof-ms-egon-de-oliveira-rangel/; http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ Jogo Questo Polmica Brasil Olimpada de Lngua Portuguesa.

57

COORDENARIA DE ESTUDOS E NORMAS PEDAGGICAS Coordenadora Leila Aparecida Viola Mallio Assessoria de Currculo e Avaliao Anglica Fontoura Garcia Silva Maria Ceclia Travain Camargo Maria Julia Filgueira Ferreira Regina Aparecida Resek Santiago Lngua Portuguesa Coordenao e co-autoria Ktia Regina Pessoa Autoria 6 ano do Ensino Fundamental Autoria 1 srie do Ensino Mdio

Edna Maria dos Santos Edvaldo Ceraze Dimitra Dragassakis Jeanny Meiry Sombra Silva Liliane Pereira da Silva Maicon Alves Dias Priscila Cristina Ribeiro Sarmento Silvia Regina Peres Maria Virgnia Rosseto Marta Snia Santa da Silva

Elizabete Cristina de Brito Ivone Islas da Silva Jeanny Meiry Sombra Silva Letcia Maria de Barros Lima Viviani Mrcia Regina Boscariol Bertolino Marcos Rodrigues Ferreira Maria Anglica de Brito Arajo Maria Jos de Miranda Nascimento Neusa Fernandes Dias Nbia Ferreira de Melo Patrcia dos Anjos Oliveira Willian Ruotti

Leitura e Reviso Crticas Jacqueline Peixoto Barbosa Regina Aparecida Resek Santiago
58

S-ar putea să vă placă și