Sunteți pe pagina 1din 141

TEMPO DA PSCOA

SEQUNCIA

Vtima pascal ofeream os cristos sacrifcios de louvor. O Cordeiro resgatou as ovelhas: Cristo, o Inocente, reconciliou com o Pai os pecadores. A morte e a vida travaram um admirvel combate: Depois de morto, vive e reina o Autor da vida. Diz-nos, Maria: Que viste no caminho? Vi o sepulcro de Cristo vivo e a glria do Ressuscitado. Vi as testemunhas dos Anjos, vi o sudrio e a mortalha. Ressuscitou Cristo, minha esperana: preceder os seus discpulos na Galileia. Sabemos e acreditamos: Cristo ressuscitou dos mortos: Rei vitorioso, tende piedade de ns.

A sequncia facultativa e pode cantar-se ou recitar-se durante os dias da Oitava da Pscoa cf. Santoral, p. 285.

O I TAVA DA P S C OA

SEGUNDA FEIRA

LEITURA I

Actos 2, 14.22-33

Deus ressuscitou Jesus e disso todos ns somos testemunhas.

Leitura dos Actos dos Apstolos No dia de Pentecostes, Pedro, de p, com os onze Apstolos, ergueu a voz e falou ao povo: Homens da Judeia e vs todos que habitais em Jerusalm, compreendei o que est a acontecer e ouvi as minhas palavras: Jesus de Nazar foi um homem acreditado por Deus junto de vs com milagres, prodgios e sinais, que Deus realizou no meio de vs, por seu intermdio, como sabeis. Depois de entregue, segundo o desgnio imutvel e a previso de Deus, vs destes-Lhe a morte, cravando-O na cruz pela mo de gente perversa. Mas Deus ressuscitou-O, livrando-O dos laos da morte, porque no era possvel que Ele ficasse sob o seu domnio.

336

OITAVA DA PSCOA

Diz David a seu respeito: O Senhor est sempre na minha presena, com Ele a meu lado no vacilarei. Por isso o meu corao se alegra e a minha alma exulta e at o meu corpo descansa tranquilo. Vs no abandonareis a minha alma na manso dos mortos, nem deixareis o vosso Santo sofrer a corrupo. Destes-me a conhecer os caminhos da vida, a alegria plena em vossa presena. Irmos, seja-me permitido falar-vos com toda a liberdade: o patriarca David morreu e foi sepultado e o seu tmulo encontra-se ainda hoje entre ns. Mas, como era profeta e sabia que Deus lhe prometera sob juramento que um descendente do seu sangue havia de sentar-se no seu trono, viu e proclamou antecipadamente a ressurreio de Cristo, dizendo que Ele no O abandonou na manso dos mortos, nem a sua carne conheceu a corrupo. Foi este Jesus que Deus ressuscitou e disso todos ns somos testemunhas. Tendo sido exaltado pelo poder de Deus, recebeu do Pai a promessa do Esprito Santo, que Ele derramou, como vedes e ouvis. Palavra do Senhor.

SEGUNDA-FEIRA

337

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 15 (16), 5 e 8.9-10.11 (R. 1)

Refro: Defendei-me, Senhor: Vs sois o meu refgio. Ou: Guardai-me, Senhor: esperei em Vs. Ou: Aleluia. Senhor, poro da minha herana e do meu clice, est nas vossas mos o meu destino. O Senhor est sempre na minha presena, com Ele a meu lado no vacilarei. Por isso o meu corao se alegra e a minha alma exulta, e at o meu corpo descansa tranquilo. Vs no abandonareis a minha alma na manso dos mortos, nem deixareis o vosso fiel sofrer a corrupo. Dar-me-eis a conhecer os caminhos da vida, alegria plena em vossa presena, delcias eternas vossa direita.

ALELUIA

Salmo 117 (118), 24

Refro: Aleluia

Repete-se Refro

Este o dia que o Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria.

338

OITAVA DA PSCOA

EVANGELHO

Mt 28, 8-15

Ide avisar os meus irmos que devem ir para a Galileia

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Mateus Naquele tempo, Maria Madalena e a outra Maria, que tinham ido ao tmulo do Senhor, afastaram-se a toda a pressa, cheias de temor e de grande alegria, e correram a levar aos discpulos a notcia da Ressurreio. Entretanto, Jesus saiu ao seu encontro e saudou-as. Elas aproximaram-se, abraaram-Lhe os ps e prostraram-se diante dEle. Disse-lhes ento Jesus: No temais. Ide avisar os meus irmos que devem ir para a Galileia. L Me vero. Enquanto elas iam a caminho, alguns dos guardas foram cidade participar aos prncipes dos sacerdotes tudo o que tinha acontecido. Estes reuniram-se com os ancios e, depois de terem deliberado, deram aos soldados uma soma avultada de dinheiro, com esta recomendao: Dizei: Os discpulos vieram de noite roub-lO, enquanto ns estvamos a dormir. Se isto chegar aos ouvidos do governador, ns o convenceremos e faremos que vos deixem em paz. Eles receberam o dinheiro e fizeram como lhes tinham ensinado. Foi este o boato que se divulgou entre os judeus, at ao dia de hoje. Palavra da salvao.

TERA-FEIRA

339

TERA-FEIRA

LEITURA I

Actos 2, 36-41

Deus f-lO Senhor e Messias

Leitura dos Actos dos Apstolos No dia de Pentecostes, disse Pedro aos judeus: Saiba com absoluta certeza toda a casa de Israel que Deus fez Senhor e Messias esse Jesus que vs crucificastes. Ouvindo isto, sentiram todos o corao trespassado e perguntaram a Pedro e aos outros Apstolos: Que havemos de fazer, irmos? Pedro respondeu-lhes: Convertei-vos e pea cada um de vs o Baptismo em nome de Jesus Cristo, para vos serem perdoados os pecados. Recebereis ento o dom do Esprito Santo, porque a promessa desse dom para vs, para os vossos filhos e para quantos, de longe, ouvirem o apelo do Senhor nosso Deus. E com muitas outras palavras os persuadia e exortava, dizendo: Salvai-vos desta gerao perversa. Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o Baptismo e naquele dia juntaram-se aos discpulos cerca de trs mil pessoas. Palavra do Senhor.

340

OITAVA DA PSCOA

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 32 (33), 4-5.18-19.20.22 (R. 5b)

Refro: A bondade do Senhor encheu a terra. Ou: Aleluia. A palavra do Senhor recta, da fidelidade nascem as suas obras. Ele ama a justia e a rectido: a terra est cheia da bondade do Senhor. Os olhos do Senhor esto voltados para os que O temem, para os que esperam na sua bondade, para libertar da morte as suas almas e os alimentar no tempo da fome. A nossa alma espera o Senhor: Ele o nosso amparo e protector. Venha sobre ns a vossa bondade, porque em Vs esperamos, Senhor.

ALELUIA

Salmo 117 (118), 24

Refro: Aleluia

Repete-se Refro

Este o dia que o Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria.

TERA-FEIRA

341

EVANGELHO

Jo 20, 11-18

Vi o Senhor e disse-me...

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, Maria Madalena estava a chorar junto do sepulcro. Enquanto chorava, debruou-se para dentro do sepulcro e viu dois Anjos vestidos de branco, sentados, um cabeceira e outro aos ps, onde estivera deitado o corpo de Jesus. Os Anjos perguntaram a Maria: Mulher, porque choras? Ela respondeu-lhes: Porque levaram o meu Senhor e no sei onde O puseram. Dito isto, voltou-se para trs e viu Jesus de p, sem saber que era Ele. Disse-lhe Jesus: Mulher, porque choras? A quem procuras? Pensando que era o jardineiro, ela respondeu-Lhe: Senhor, se foste tu que O levaste, diz-me onde O puseste, para eu O ir buscar. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela voltou-se e respondeu em hebraico: Rabuni!, que quer dizer: Mestre! Jesus disse-lhe: No Me detenhas, porque ainda no subi para o Pai. Vai ter com os meus irmos e diz-lhes que vou subir para o meu Pai e vosso Pai, para o meu Deus e vosso Deus. Maria Madalena foi anunciar aos discpulos: Vi o Senhor. E contou-lhes o que Ele lhe tinha dito. Palavra da salvao.

342

OITAVA DA PSCOA

QUARTA-FEIRA

LEITURA I

Actos 3, 1-10

Dou-te o que tenho: em nome de Jesus, levanta-te e anda

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, Pedro e Joo subiam ao templo para a orao das trs horas da tarde. Trouxeram ento um homem, coxo de nascena, que colocavam todos os dias porta do templo, chamada Porta Formosa, para pedir esmola aos que entravam. Ao ver Pedro e Joo, que iam a entrar no templo, pediu-lhes esmola. Pedro, juntamente com Joo, olhou fixamente para ele e disse-lhe: Olha para ns. O coxo olhava atentamente para Pedro e Joo, esperando receber deles alguma coisa. Pedro disse-lhe: No tenho ouro nem prata, mas dou-te o que tenho: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-lhe a mo direita, levantou-o. Nesse instante fortaleceram-se-lhe os ps e os tornozelos, levantou-se de um salto, ps-se de p e comeou a andar; depois entrou com eles no templo, caminhando, saltando e louvando a Deus.

QUARTA-FEIRA

343

Toda a gente o viu caminhar e louvar a Deus e, sabendo que era aquele que costumava estar sentado, a mendigar, Porta Formosa do templo, ficaram cheios de admirao e assombro pelo que lhe tinha acontecido. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 104 (105), 1-2.3-4.6-7.8-9 (R. 3b)

Refro: Exulte o corao dos que procuram o Senhor. Ou: Aleluia. Aclamai o nome do Senhor, anunciai entre os povos as suas obras. Cantai-Lhe salmos e hinos, proclamai todas as suas maravilhas. Gloriai-vos no seu santo nome, exulte o corao dos que procuram o Senhor. Considerai o Senhor e o seu poder, procurai sempre a sua face. Descendentes de Abrao, seu servo, filhos de Jacob, seu eleito, O Senhor o nosso Deus e as suas sentenas so lei em toda a terra. Ele recorda sempre a sua aliana, a palavra que empenhou para mil geraes, o pacto que estabeleceu com Abrao, o juramento que fez a Isaac.

344

OITAVA DA PSCOA

ALELUIA

Salmo 117 (118), 24

Refro: Aleluia

Repete-se Refro

Este o dia que o Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria.

EVANGELHO

Lc 24, 13-35

Reconheceram-nO ao partir o po

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Lucas Dois dos discpulos de Jesus iam a caminho duma povoao chamada Emas, que ficava a duas lguas de Jerusalm. Conversavam entre si sobre tudo o que tinha sucedido. Enquanto falavam e discutiam, Jesus aproximou-Se deles e ps-Se com eles a caminho. Mas os seus olhos estavam impedidos de O reconhecerem. Ele perguntou-lhes: Que palavras so essas que trocais entre vs pelo caminho? Pararam, com ar muito triste, e um deles, chamado Clofas, respondeu: Tu s o nico habitante de Jerusalm a ignorar o que l se passou nestes dias. E Ele perguntou: Que foi? Responderam-Lhe: O que se refere a Jesus de Nazar, profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os prncipes dos sacerdotes e os nossos chefes O entregaram para ser condenado morte e crucificado. Ns espervamos que fosse Ele quem havia de libertar Israel. Mas, afinal, j o terceiro dia depois que isto aconteceu. verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos sobressaltaram:

QUARTA-FEIRA

345

foram de madrugada ao sepulcro, no encontraram o corpo de Jesus e vieram dizer que lhes tinham aparecido uns Anjos a anunciar que Ele estava vivo. Alguns dos nossos foram ao sepulcro e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas a Ele no O viram. Ento Jesus disse-lhes: Homens sem inteligncia e lentos de esprito para acreditar em tudo o que os profetas anunciaram! No tinha o Messias de sofrer tudo isso para entrar na sua glria? Depois, comeando por Moiss e passando pelos Profetas, explicou-lhes em todas as Escrituras o que Lhe dizia respeito. Ao chegarem perto da povoao para onde iam, Jesus fez meno de seguir para diante. Mas eles convenceram-nO a ficar, dizendo: Ficai connosco, porque o dia est a terminar e vem caindo a noite. Jesus entrou e ficou com eles. E quando Se ps mesa, tomou o po, recitou a bno, partiu-o e entregou-lho. Nesse momento abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-nO. Mas Ele desapareceu da sua presena. Disseram ento um para o outro: No ardia c dentro o nosso corao, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras? Partiram imediatamente de regresso a Jerusalm e encontraram reunidos os Onze e os que estavam com eles, que diziam: Na verdade, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simo. E eles contaram o que tinha acontecido no caminho e como O tinham reconhecido ao partir o po. Palavra da salvao.

346

OITAVA DA PSCOA

QUINTA-FEIRA

LEITURA I

Actos 3, 11-26

Matastes o autor da vida, mas Deus ressuscitou-O dos mortos

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, o coxo de nascena que tinha sido curado no largava Pedro e Joo e todo o povo, cheio de assombro, acorreu para junto deles, ao prtico de Salomo. Ao ver isto, Pedro falou ao povo, dizendo: Homens de Israel, porque vos admirais com isto? Porque fitais os olhos em ns, como se fosse pelo nosso prprio poder ou piedade que fizemos andar este homem? O Deus de Abrao, de Isaac e de Jacob, o Deus de nossos pais, glorificou o seu Servo Jesus, que vs entregastes e negastes na presena de Pilatos, estando ele resolvido a solt-lO. Negastes o Santo e o Justo e pedistes a libertao dum assassino; matastes o autor da vida, mas Deus ressuscitou-O dos mortos, e ns somos testemunhas disso. Foi pela f no seu nome que este homem que vedes e conheceis recuperou as foras; foi a f que vem de Jesus que o curou completamente, na presena de todos vs.

QUINTA-FEIRA

347

Agora, irmos, eu sei que agistes por ignorncia, como tambm os vossos chefes. Foi assim que Deus cumpriu o que de antemo tinha anunciado pela boca de todos os Profetas: que o seu Messias havia de padecer. Portanto, arrependei-vos e convertei-vos, para que os vossos pecados sejam perdoados. Assim o Senhor far que venham os tempos de conforto e vos enviar o Messias Jesus, que de antemo vos foi destinado. Ele ter de ficar no Cu at restaurao universal, que Deus anunciou, desde os tempos antigos, pela boca dos seus santos profetas. Moiss disse: O Senhor Deus far que se levante para vs, do meio dos vossos irmos, um profeta como eu. Escut-lo-eis em tudo quanto vos disser. Quem no escutar esse profeta ser exterminado do meio do povo. E todos os profetas que falaram, desde Samuel e seus sucessores, anunciaram tambm estes dias. Vs sois os filhos dos profetas e da aliana que Deus firmou com vossos pais, quando disse a Abrao: Na tua descendncia sero abenoadas todas as famlias da terra. Foi para vs, em primeiro lugar, que Deus fez aparecer o seu Servo e O enviou para vos abenoar, afastando cada um de vs das suas iniquidades. Palavra do Senhor.

348

OITAVA DA PSCOA

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 8, 4-9 (R. 2a)

Refro: Como sois grande em toda a terra, Senhor, nosso Deus! Senhor, nosso Deus, como admirvel o vosso nome em toda a terra! Que o homem para que Vos lembreis dele, o filho do homem para dele Vos ocupardes? Fizestes dele quase um ser divino, de honra e glria o coroastes; destes-lhe poder sobre a obra das vossas mos, tudo submetestes a seus ps: Ovelhas e bois, todos os rebanhos, e at os animais selvagens, as aves do cu e os peixes do mar, tudo o que se move nos oceanos.

ALELUIA

Salmo 117 (118), 24

Refro: Aleluia

Repete-se Refro

Este o dia que o Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria.

EVANGELHO

Lc 24, 35-48

Assim est escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Lucas Naquele tempo, os discpulos de Emas contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir do po.

QUINTA-FEIRA

349

Enquanto diziam isto, Jesus apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: A paz esteja convosco. Espantados e cheios de medo, julgavam ver um esprito. Disse-lhes Jesus: Porque estais perturbados e porque se levantam esses pensamentos nos vossos coraes? Vede as minhas mos e os meus ps: sou Eu mesmo; tocai-Me e vede: um esprito no tem carne nem ossos, como vedes que Eu tenho. Dito isto, mostrou-lhes as mos e os ps. E como eles, na sua alegria e admirao, no queriam ainda acreditar, perguntou-lhes: Tendes a alguma coisa para comer? Deram-Lhe uma posta de peixe assado, que Ele tomou e comeou a comer diante deles. Depois disse-lhes: Foram estas as palavras que vos dirigi, quando ainda estava convosco: Tem de se cumprir tudo o que est escrito a meu respeito na Lei de Moiss, nos Profetas e nos Salmos. Abriu-lhes ento o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: Assim est escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdo dos pecados a todas as naes, comeando por Jerusalm. Vs sois as testemunhas de todas estas coisas. Palavra da salvao.

350

OITAVA DA PSCOA

SEXTA-FEIRA

LEITURA I

Actos 4, 1-12

Em nenhum outro nome podemos ser salvos

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, estavam Pedro e Joo a falar ao povo, depois da cura do cego de nascena, quando surgiram os sacerdotes, o comandante do templo e os saduceus, irritados por eles estarem a ensinar o povo e a anunciar a ressurreio dos mortos que se verificara em Jesus. Apoderaram-se deles e, porque j era tarde, meteram-nos na priso, at ao dia seguinte. Entretanto, muitos dos que tinham ouvido a palavra de Deus abraaram a f e o nmero de homens elevou-se a uns cinco mil. No dia seguinte, os chefes do povo, os ancios e os escribas reuniram-se em Jerusalm, com o sumo sacerdote Ans, com Caifs, Joo e Alexandre, e todos os que eram da famlia dos prncipes dos sacerdotes. Mandaram vir os Apstolos sua presena e comearam a interrog-los: Com que poder ou em nome de quem fizestes semelhante coisa? Ento Pedro, cheio do Esprito Santo, disse-lhes: Chefes do povo e ancios, j que hoje somos interrogados sobre um benefcio feito a um enfermo

SEXTA-FEIRA

351

e o modo como ele foi curado, ficai sabendo todos vs e todo o povo de Israel: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, que vs crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, por Ele que este homem se encontra perfeitamente curado na vossa presena. Jesus a pedra que vs, os construtores, desprezastes e que veio a tornar-se pedra angular. E em nenhum outro h salvao, pois no existe debaixo do cu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 117 (118), 1-2.4.22-24.25-27a (R. 22 ou Aleluia)

Refro: A pedra rejeitada tornou-se pedra angular. Ou: A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular. Ou: Aleluia. Dai graas ao Senhor, porque Ele bom, porque eterna a sua misericrdia. Diga a casa de Israel: eterna a sua misericrdia. Digam os que temem o Senhor: eterna a sua misericrdia. A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular. Tudo isto veio do Senhor: admirvel aos nossos olhos. Este o dia que o Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria.

352

OITAVA DA PSCOA

Senhor, salvai os vossos servos, Senhor, dai-nos a vitria. Bendito o que vem em nome do Senhor, da casa do Senhor ns vos abenoamos. O Senhor Deus e fez brilhar sobre ns a sua luz

ALELUIA

Salmo 117 (118), 24

Refro: Aleluia

Repete-se Refro

Este o dia que o Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria.

EVANGELHO

Jo 21, 1-14

Jesus aproximou-Se, tomou o po e deu-lho, fazendo o mesmo com o peixe

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, Jesus manifestou-Se novamente aos discpulos junto ao Mar de Tiberades. Manifestou-Se deste modo: Estavam juntos Simo Pedro, Tom, chamado Ddimo, e Natanael, que era de Can da Galileia. Tambm estavam presentes os filhos de Zebedeu e mais dois discpulos de Jesus. Disse-lhes Simo Pedro: Vou pescar. Eles responderam-lhe: Ns vamos contigo. Saram de casa e subiram para o barco, mas naquela noite no apanharam nada.

SEXTA-FEIRA

353

Ao romper da manh, Jesus apresentou-Se na margem, mas os discpulos no sabiam que era Ele. Disse-lhes ento Jesus: Rapazes, tendes alguma coisa para comer? Eles responderam: No. Disse-lhes Jesus: Lanai a rede para a direita do barco e encontrareis. Eles lanaram a rede e j mal a podiam arrastar por causa da abundncia de peixes. Ento o discpulo predilecto de Jesus disse a Pedro: o Senhor. Simo Pedro, quando ouviu dizer que era o Senhor, vestiu a tnica que tinha tirado e lanou-se ao mar. Os outros discpulos, que estavam distantes apenas uns duzentos cvados da margem, vieram no barco, puxando a rede com os peixes. Logo que saltaram em terra, viram brasas acesas com peixe em cima, e po. Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que apanhastes agora. Simo Pedro subiu ao barco e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinquenta e trs grandes peixes. E, apesar de serem tantos, no se rompeu a rede. Disse-lhes Jesus: Vinde comer. Nenhum dos discpulos se atrevia a perguntar: Quem s Tu?: bem sabiam que era o Senhor. Ento Jesus aproximou-Se, tomou o po e deu-lho, fazendo o mesmo com o peixe. Foi esta a terceira vez que Jesus Se manifestou aos discpulos, depois de ter ressuscitado dos mortos. Palavra da salvao.

354

OITAVA DA PSCOA

SBADO

LEITURA I

Actos 4, 13-21

No podemos calar o que vimos e ouvimos

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, os chefes do povo, os ancios e os escribas, vendo a firmeza de Pedro e de Joo e verificando que eram homens iletrados e plebeus, ficaram surpreendidos. Reconheciam-nos como companheiros de Jesus, mas, como viam diante deles o homem que fora curado, nada podiam replicar. Mandaram-nos ento sair do Sindrio e comearam a deliberar entre si: Que havemos de fazer a estes homens? Que se realizou por meio deles um milagre, sabem-no todos os habitantes de Jerusalm e no podemos neg-lo. Mas para que isto no continue a divulgar-se entre o povo, vamos intim-los com ameaas que no falem desse nome a ningum. Chamaram-nos ento e proibiram-nos terminantemente falar ou ensinar em nome de Jesus. Mas Pedro e Joo responderam: Se justo aos olhos de Deus obedecer-vos antes a vs que a Ele, julgai-o vs prprios. Ns que no podemos calar o que vimos e ouvimos.

SBADO

355

Depois de novas ameaas, puseram-nos em liberdade, pois no encontravam modo de os castigar, por causa do povo, uma vez que todos davam glria a Deus pelo que tinha acontecido. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 117 (118),1.14-15.16ab-18.19-21 (R. 21a)

Refro: Eu Vos dou graas, Senhor, porque me ouvistes. Ou: Aleluia. Dai graas ao Senhor, porque Ele bom, porque eterna a sua misericrdia. O Senhor a minha fora e a minha glria, foi Ele o meu salvador. H gritos de jbilo e de vitria nas tendas dos justos. A mo do Senhor fez prodgios, a mo do Senhor foi magnfica. No morrerei, mas hei-de viver para anunciar as obras do Senhor. Com dureza me castigou o Senhor, mas no me deixou morrer. Abri-me as portas da justia: entrarei para dar graas ao Senhor. Esta a porta do Senhor: os justos entraro por ela. Eu Vos darei graas porque me ouvistes e fostes o meu salvador.

356

OITAVA DA PSCOA

ALELUIA

Salmo 117 (118), 24

Refro: Aleluia

Repete-se Refro

Este o dia que o Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria.

EVANGELHO

Mc 16, 9-15

Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Jesus ressuscitou na manh do primeiro dia da semana e apareceu em primeiro lugar a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demnios. Ela foi anunciar aos que tinham andado com Ele e estavam mergulhados em tristeza e pranto. Eles, porm, ouvindo dizer que Jesus estava vivo e fora visto por ela, no acreditaram. Depois disto, manifestou-Se com aspecto diferente a dois deles que iam a caminho do campo. E eles correram a anunciar aos outros, mas tambm no lhes deram crdito. Mais tarde apareceu aos Onze, quando eles estavam sentados mesa, e censurou-os pela sua incredulidade e dureza de corao, porque no acreditaram naqueles que O tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda a criatura. Palavra da salvao.

SEMANA II

SEGUNDA-FEIRA

LEITURA I

Actos 4, 23-31

Depois de terem rezado, ficaram cheios do Esprito Santo e comearam a anunciar com firmeza a palavra de Deus

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, Pedro e Joo, tendo sido postos em liberdade, voltaram para junto dos seus e contaram-lhes tudo o que os prncipes dos sacerdotes e os ancios lhes tinham dito. Depois de os ouvirem, invocaram a Deus numa s alma, dizendo: Senhor, Vs fizestes o cu, a terra, o mar e tudo o que neles se encontra; Vs dissestes, mediante o Esprito Santo, pela boca do nosso pai David, vosso servo: Porque se agitaram em tumulto as naes e os povos intentaram vos projectos? Revoltaram-se os reis da terra e os prncipes conspiraram juntos contra o Senhor e contra o seu Ungido.

358

SEMANA II DO TEMPO PASCAL

Na verdade, Herodes e Pncio Pilatos uniram-se nesta cidade com as naes pags e os povos de Israel contra o vosso santo servo Jesus, a quem ungistes. Assim cumpriram tudo o que o vosso poder e sabedoria tinham de antemo determinado. E agora, Senhor, vede como nos ameaam e concedei aos vossos servos que possam anunciar com toda a confiana a vossa palavra. Estendei a vossa mo, para que se realizem curas, milagres e prodgios, em nome do vosso santo servo Jesus. Depois de terem rezado, tremeu o lugar onde estavam reunidos: todos ficaram cheios do Esprito Santo e comearam a anunciar com firmeza a palavra de Deus. Palavra do Senhor.

SEGUNDA-FEIRA

359

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 2, 1-3.4-6.7-9 (R. cf. 12d ou Aleluia)

Refro: Felizes aqueles que confiam no Senhor. Ou: Aleluia. Porque se agitam em tumulto as naes e os povos intentam vos projectos? Revoltam-se os reis da terra e os prncipes conspiram juntos contra o Senhor e contra o seu Ungido: Quebremos as suas algemas e atiremos para longe o seu jugo. Aquele que mora nos cus sorri, o Senhor escarnece deles. Ento lhes fala com ira e com sua clera os atemoriza: Fui Eu quem ungiu o meu Rei sobre Sio, minha montanha sagrada. Vou proclamar o decreto do Senhor. Ele disse-me: Tu s meu filho, Eu hoje te gerei. Pede-me e te darei as naes como herana e os confins da terra para teu domnio. Hs-de govern-los com ceptro de ferro, quebr-los como vasos de barro.

ALELUIA

Col 3, 1

Refro: Aleluia

Repete-se

Se ressuscitastes com Cristo, aspirai s coisas do alto, onde Cristo est sentado direita de Deus. Refro

360

SEMANA II DO TEMPO PASCAL

EVANGELHO

Jo 3, 1-8

Quem no nascer da gua e do Esprito no pode entrar no reino de Deus

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era um dos principais entre os judeus. Foi ter com Jesus de noite e disse-Lhe: Rabi, ns sabemos que vens da parte de Deus como mestre, pois ningum pode realizar os milagres que Tu fazes se Deus no est com ele. Jesus respondeu-lhe: Em verdade, em verdade te digo: Quem no nascer de novo no pode ver o reino de Deus. Disse-Lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo j velho? Pode entrar segunda vez no seio materno e voltar a nascer? Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo: Quem no nascer da gua e do Esprito no pode entrar no reino de Deus. O que nasceu da carne carne e o que nasceu do Esprito esprito. No te admires por Eu te haver dito que todos devem nascer de novo. O vento sopra onde quer: ouves a sua voz, mas no sabes donde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Esprito. Palavra da salvao.

TERA-FEIRA

361

TERA-FEIRA

LEITURA I

Actos 4, 32-37

Um s corao e uma s alma

Leitura dos Actos dos Apstolos A multido dos que haviam abraado a f tinha um s corao e uma s alma; ningum considerava seu o que lhe pertencia, mas tudo entre eles era comum. Os Apstolos davam testemunho da ressurreio do Senhor Jesus com grande poder e gozavam todos de muita simpatia. No havia entre eles qualquer necessitado, porque todos os que possuam terras ou casas vendiam-nas e traziam o produto das vendas, que depunham aos ps dos Apstolos, e distribua-se ento a cada um conforme a sua necessidade. Jos, um levita natural de Chipre, a quem os Apstolos chamaram Barnab que quer dizer Filho da Consolao possua um campo. Vendeu-o e trouxe o dinheiro, que depositou aos ps dos Apstolos. Palavra do Senhor.

362

SEMANA II DO TEMPO PASCAL

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 92 (93), 1ab.1c-2.5 (R. 1a ou Aleluia)

Refro: O Senhor rei num trono de luz. Ou: Aleluia. O Senhor rei, revestiu-Se de majestade, revestiu-Se e cingiu-Se de poder. Firmou o universo, que no vacilar. firme o vosso trono desde sempre, Vs existis desde toda a eternidade. Os vossos testemunhos so dignos de toda a f, a santidade habita na vossa casa por todo o sempre.

ALELUIA

Jo 3, 15

Refro: Aleluia

Repete-se

O Filho do homem ser elevado, para que todo aquele que acredita tenha nEle a vida eterna. Refro

TERA-FEIRA

363

EVANGELHO

Jo 3, 7b-15

Ningum subiu ao Cu, seno Aquele que desceu do Cu: o Filho do homem

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: No te admires por Eu te haver dito que todos devem nascer de novo. O vento sopra onde quer: ouves a sua voz, mas no sabes donde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Esprito. Nicodemos perguntou: Como pode ser isso? Jesus respondeu-lhe: Tu s mestre em Israel e no sabes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo: Ns falamos do que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas vs no aceitais o nosso testemunho. Se vos disse coisas da terra e no acreditais, como haveis de acreditar, se vos disser coisas do Cu? Ningum subiu ao Cu, seno Aquele que desceu do Cu: o Filho do homem. Assim como Moiss elevou a serpente no deserto, tambm o Filho do homem ser elevado, para que todo aquele que acredita tenha nEle a vida eterna. Palavra da salvao.

364

SEMANA II DO TEMPO PASCAL

QUARTA-FEIRA

LEITURA I

Actos 5, 17-26

Os homens que metestes na priso esto no templo a ensinar o povo

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, o sumo sacerdote e todo o seu grupo, isto , o partido dos saduceus, enfurecidos contra os Apstolos, mandaram-nos prender e meteram-nos na cadeia pblica. Mas, durante a noite, o Anjo do Senhor abriu as portas da priso, levou-os para fora e disse-lhes: Ide apresentar-vos no templo, a anunciar ao povo todas estas palavras de vida. Tendo ouvido isto, eles entraram no templo de madrugada e comearam a ensinar. Entretanto, chegou o sumo sacerdote com o seu grupo. Convocaram o Sindrio e todo o Senado dos israelitas e mandaram buscar os Apstolos cadeia. Os guardas foram l, mas no os encontraram na priso; e voltaram para avisar: Encontrmos a cadeia fechada com toda a segurana e os guardas de sentinela porta. Abrimo-la, mas no encontrmos ningum l dentro. Ao ouvirem estas palavras, o comandante do templo e os prncipes dos sacerdotes ficaram muito perplexos, perguntando entre si o que se tinha passado com os presos.

QUARTA-FEIRA

365

Entretanto, veio algum comunicar-lhes: Os homens que metestes na cadeia esto no templo a ensinar o povo. Ento o comandante do templo foi l com os guardas e trouxe os Apstolos, mas sem violncia, porque tinham receio de serem apedrejados pelo povo. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 33 (34), 2-3.4-5.6-7.8-9 (R. cf. 7a ou Aleluia)

Refro: O pobre clamou e o Senhor ouviu a sua voz. Ou: Aleluia. A toda a hora bendirei o Senhor, o seu louvor estar sempre na minha boca. A minha alma gloria-se no Senhor: escutem e alegrem-se os humildes. Enaltecei comigo o Senhor e exaltemos juntos o seu nome. Procurei o Senhor e Ele atendeu-me, libertou-me de toda a ansiedade. Voltai-vos para Ele e ficareis radiantes, o vosso rosto no se cobrir de vergonha. Este pobre clamou e o Senhor o ouviu, salvou-o de todas as angstias. O Anjo do Senhor protege os que O temem e defende-os dos perigos. Saboreai e vede como o Senhor bom: feliz o homem que nEle se refugia.

366

SEMANA II DO TEMPO PASCAL

ALELUIA

Jo 3, 16

Refro: Aleluia

Repete-se

Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unignito; quem acredita nEle tem a vida eterna. Refro

EVANGELHO

Jo 3, 16-21

Deus enviou o seu Filho, para que o mundo seja salvo por Ele

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unignito, para que todo o homem que acredita nEle no perea, mas tenha a vida eterna. Porque Deus no enviou o Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem acredita nEle no condenado, mas quem no acredita j est condenado, porque no acreditou no nome do Filho Unignito de Deus. E a causa da condenao esta: a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque eram ms as suas obras. Todo aquele que pratica ms aces odeia a luz e no se aproxima dela, para que as suas obras no sejam denunciadas. Mas quem pratica a verdade aproxima-se da luz, para que as suas obras sejam manifestas, pois so feitas em Deus. Palavra da salvao.

QUINTA-FEIRA

367

QUINTA-FEIRA

LEITURA I

Actos 5, 27-33

Somos testemunhas destes factos, ns e o Esprito Santo

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, o comandante do templo e os guardas trouxeram os Apstolos e fizeram-nos comparecer diante do Sindrio. O sumo sacerdote interpelou-os, dizendo: J vos proibimos formalmente de ensinar em nome de Jesus; e vs encheis Jerusalm com a vossa doutrina e quereis fazer recair sobre ns o sangue desse homem. Pedro e os Apstolos responderam: Deve obedecer-se antes a Deus que aos homens. O Deus dos nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vs destes a morte, suspendendo-O no madeiro. Deus exaltou-O pelo seu poder, como Chefe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e o perdo dos pecados. E ns somos testemunhas destes factos, ns e o Esprito Santo que Deus tem concedido queles que Lhe obedecem. Exasperados com esta resposta, decidiram dar-lhes a morte. Palavra do Senhor.

368

SEMANA II DO TEMPO PASCAL

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 33 (34), 2.9.17-18.19-20 (R. cf. 7a ou Aleluia)

Refro: O pobre clamou e o Senhor ouviu a sua voz. Ou: Aleluia. A toda a hora bendirei o Senhor, o seu louvor estar sempre na minha boca. Saboreai e vede como o Senhor bom: escutem e alegrem-se os humildes. A face do Senhor volta-se contra os que fazem o mal, para apagar da terra a sua memria. Os justos clamaram e o Senhor os ouviu, livrou-os de todas as angstias. O Senhor est perto dos que tm o corao atribulado e salva os de nimo abatido. Muitas so as tribulaes do justo, mas de todas elas o livra o Senhor.

ALELUIA

Jo 20, 29

Refro: Aleluia

Repete-se Refro

Disse o Senhor a Tom: Porque Me viste, acreditaste; felizes os que acreditam sem terem visto.

QUINTA-FEIRA

369

EVANGELHO

Jo 3, 31-36

O Pai ama o Filho e entregou tudo nas suas mos

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: Aquele que vem do alto est acima de todos; quem da terra, terra pertence e da terra fala. Aquele que vem do Cu d testemunho do que viu e ouviu; mas ningum recebe o seu testemunho. Quem recebe o seu testemunho confirma que Deus verdadeiro. De facto, Aquele que Deus enviou diz palavras de Deus, porque Deus d o Esprito sem medida. O Pai ama o Filho e entregou tudo nas suas mos. Quem acredita no Filho tem a vida eterna. Quem se recusa a acreditar no Filho no ver a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele. Palavra da salvao.

370

SEMANA II DO TEMPO PASCAL

SEXTA-FEIRA

LEITURA I

Actos 5, 34-42

Saram cheios de alegria, por terem merecido serem ultrajados por causa do nome de Jesus

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, levantou-se um homem no Sindrio, um fariseu chamado Gamaliel, doutor da Lei venerado por todo o povo, e mandou sair os Apstolos por uns momentos. Depois disse: Israelitas, tende cuidado com o que ides fazer a estes homens. H tempos, apareceu Teudas, que dizia ser algum, e seguiram-no cerca de quatrocentos homens. Ele foi liquidado e todos os seus partidrios foram destroados e reduzidos a nada. Depois dele, nos dias do recenseamento, apareceu Judas, o Galileu, que arrastou o povo atrs de si. Tambm ele pereceu e todos os seus partidrios foram dispersos. Agora vou dar-vos um conselho: No vos metais com estes homens: deixai-os. Porque se esta iniciativa, ou esta obra, vem dos homens, acabar por si mesma. Mas se vem de Deus, no podereis destu-la e correis o risco de lutar contra Deus. Eles aceitaram o seu conselho.

SEXTA-FEIRA

371

Chamaram de novo os Apstolos sua presena e, depois de os terem mandado aoitar, proibiram-nos falar no nome de Jesus e soltaram-nos. Os Apstolos saram da presena do Sindrio cheios de alegria, por terem merecido serem ultrajados por causa do nome de Jesus. E todos os dias, no templo e nas casas, no cessavam de ensinar e anunciar a boa nova de que Jesus era o Messias. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 26 (27), 1.4.13-14 (R. cf. 4ab ou Aleluia)

Refro: Uma s coisa peo ao Senhor: habitar na sua morada. Ou: Aleluia. O Senhor minha luz e salvao: a quem hei-de temer? O Senhor a defesa da minha vida: de quem hei-de ter medo? Uma coisa peo ao Senhor, por ela anseio: habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para gozar da suavidade do Senhor e visitar o seu santurio. Espero vir a contemplar a bondade do Senhor na terra dos vivos. Confia no Senhor, s forte. Tem confiana e confia no Senhor.

372

SEMANA II DO TEMPO PASCAL

ALELUIA

Mt 4, 4b

Refro: Aleluia

Repete-se Refro

Nem s de po vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

EVANGELHO

Jo 6, 1-15

Distribuiu-os e comeram quanto quiseram

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, Jesus partiu para o outro lado do mar da Galileia, tambm chamado de Tiberades. Seguia-O numerosa multido, por ver os milagres que Ele realizava nos doentes. Jesus subiu a um monte e sentou-Se a com os seus discpulos. Estava prxima a Pscoa, a festa dos judeus. Erguendo os olhos e vendo que uma grande multido vinha ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: Onde havemos de comprar po para lhes dar de comer? Dizia isto para o experimentar, pois Ele bem sabia o que ia fazer. Respondeu-Lhe Filipe: Duzentos denrios de po no chegam para dar um bocadinho a cada um. Disse-Lhe um dos discpulos, Andr, irmo de Simo Pedro: Est aqui um rapazito que tem cinco pes de cevada e dois peixes. Mas que isso para tanta gente? Jesus respondeu: Mandai-os sentar.

SEXTA-FEIRA

373

Havia muita erva naquele lugar e os homens sentaram-se em nmero de uns cinco mil. Ento, Jesus tomou os pes, deu graas e distribuiu-os aos que estavam sentados, fazendo o mesmo com os peixes; e comeram quanto quiseram. Quando ficaram saciados, Jesus disse aos discpulos: Recolhei os bocados que sobraram, para que nada se perca. Recolheram-nos e encheram doze cestos com os bocados dos cinco pes de cevada que sobraram aos que tinham comido. Quando viram o milagre que Jesus fizera, aqueles homens comearam a dizer: Este , na verdade, o Profeta que estava para vir ao mundo. Mas Jesus, sabendo que viriam busc-lO para O fazerem rei, retirou-Se novamente, sozinho, para o monte. Palavra da salvao.

374

SEMANA II DO TEMPO PASCAL

SBADO

LEITURA I

Actos 6, 1-7

Escolheram sete homens cheios do Esprito Santo ...

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, aumentando o nmero dos discpulos, os helenistas comearam a murmurar contra os hebreus, porque no servio dirio no se fazia caso das suas vivas. Ento os Doze convocaram a assembleia dos discpulos e disseram: No convm que deixemos de pregar a palavra de Deus, para servirmos s mesas. Escolhei entre vs, irmos, sete homens de boa reputao, cheios do Esprito Santo e de sabedoria, para lhes confiarmos esse cargo. Quanto a ns, vamos dedicar-nos orao e ao ministrio da palavra. A proposta agradou a toda a assembleia; e escolheram Estvo, homem cheio de f e do Esprito Santo, Filipe, Prcoro, Nicanor, Timo, Parmenas e Nicolau, proslito de Antioquia. Apresentaram-nos aos Apstolos e estes oraram e impuseram as mos sobre eles. A palavra de Deus ia-se divulgando cada vez mais; o nmero dos discpulos aumentava consideravelmente em Jerusalm e tambm obedecia f grande nmero de sacerdotes. Palavra do Senhor.

SBADO

375

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 32 (33), 1-2.4-5.18-19 (R. 22)

Refro: Esperamos, Senhor, na vossa misericrdia. Ou: Venha sobre ns a vossa bondade, porque em Vs esperamos, Senhor. Ou: Aleluia. Justos, aclamai o Senhor, os coraes rectos devem louv-lO. Louvai o Senhor com a ctara, cantai-Lhe salmos ao som da harpa. A palavra do Senhor recta, da fidelidade nascem as suas obras. Ele ama a justia e a rectido: a terra est cheia da bondade do Senhor. Os olhos do Senhor esto voltados para os que O temem, para os que esperam na sua bondade, para libertar da morte as suas almas e os alimentar no tempo da fome.

ALELUIA

Refro: Aleluia

Repete-se

Ressuscitou Jesus Cristo, que criou o universo e Se compadeceu do gnero humano. Refro

376

SEMANA II DO TEMPO PASCAL

EVANGELHO

Jo 6, 16-21

Viram Jesus caminhando sobre o mar

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Ao cair da tarde, os discpulos de Jesus desceram at junto do mar, subiram para um barco e seguiram para a outra margem, em direco a Cafarnaum. J fazia escuro e Jesus ainda no tinha ido ter com eles. Como o vento soprava forte, o mar ia-se encrespando. Tendo eles remado duas e meia a trs milhas, viram Jesus aproximar-Se do barco, caminhando sobre o mar e tiveram medo. Mas Jesus disse-lhes: Sou Eu. No temais. Quiseram ento receb-lO no barco mas logo o barco chegou terra para onde se dirigiam. Palavra da salvao.

SEMANA III
SEGUNDA-FEIRA
LEITURA I Actos 6, 8-15

No eram capazes de resistir sabedoria e ao Esprito Santo com que ele falava

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, Estvo, cheio de graa e fortaleza, fazia grandes prodgios e milagres entre o povo. Entretanto, alguns membros da sinagoga chamada dos Libertos, oriundos de Cirene, de Alexandria, da Cilcia e da sia, vieram discutir com Estvo, mas no eram capazes de resistir sabedoria e ao Esprito Santo com que ele falava. Subornaram ento uns homens para afirmarem: Ouvimos Estvo proferir blasfmias contra Moiss e contra Deus. Provocaram assim a ira do povo, dos ancios e dos escribas. Depois surgiram inesperadamente sua frente, apoderaram-se dele e levaram-no ao Sindrio, apresentando falsas testemunhas, que disseram: Este homem no cessa de proferir palavras contra este Lugar Santo e contra a Lei, pois ouvimo-lO dizer que Jesus, o Nazareno, destruir este lugar e mudar os costumes que recebemos de Moiss. Todos os membros do Sindrio tinham os olhos fixos nele e viram que o seu rosto parecia o rosto de um Anjo. Palavra do Senhor.

378

SEMANA III DO TEMPO PASCAL

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 118 (119), 23-24.26-27.29-30 (R. 1b)

Refro: Ditosos os que seguem a lei do Senhor. Ou: Aleluia. Ainda que os prncipes conspirem contra mim, o vosso servo meditar os vossos decretos. As vossas ordens so as minhas delcias e os vossos decretos meus conselheiros. Expus meus caminhos e destes-me ouvidos: ensinai-me os vossos decretos. Fazei-me compreender o caminho dos vossos preceitos para meditar nas vossas maravilhas. Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a graa da vossa lei. Escolhi o caminho da verdade e decidi-me pelos vossos juzos.

ALELUIA

Mt 4, 4b

Refro: Aleluia

Repete-se

Nem s de po vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Refro

SEGUNDA-FEIRA

379

EVANGELHO

Jo 6, 22-29

Trabalhai, no tanto pela comida que se perde, mas pelo alimento que dura at vida eterna

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Depois de Jesus ter saciado os cinco mil homens, os seus discpulos viram-nO a caminhar sobre as guas. No dia seguinte, a multido que permanecera no outro lado do mar notou que ali s estivera um barco e que Jesus no tinha embarcado com os discpulos; estes tinham partido sozinhos. Entretanto, chegaram outros barcos de Tiberades, perto do lugar onde eles tinham comido o po, depois de o Senhor ter dado graas. Quando a multido viu que nem Jesus nem os seus discpulos estavam ali, subiram todos para os barcos e foram para Cafarnaum, procura de Jesus. Ao encontr-lO no outro lado do mar, disseram-Lhe: Mestre, quando chegaste aqui? Jesus respondeu-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: vs procurais-Me, no porque vistes milagres, mas porque comestes dos pes e ficastes saciados. Trabalhai, no tanto pela comida que se perde, mas pelo alimento que dura at vida eterna e que o Filho do homem vos dar. A Ele que o Pai, o prprio Deus, marcou com o seu selo. Disseram-Lhe ento: Que devemos ns fazer para praticar as obras de Deus? Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus consiste em acreditar nAquele que Ele enviou. Palavra da salvao.

380

SEMANA III DO TEMPO PASCAL

TERA-FEIRA

LEITURA I

Actos 7, 51 _ 8, 1a

Senhor Jesus, recebe o meu esprito

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, Estvo disse ao povo, aos ancios e aos escribas: Homens de dura cerviz, incircuncisos de corao e de ouvidos, sempre resistis ao Esprito Santo. Como foram os vossos antepassados, assim sois vs tambm. A qual dos Profetas no perseguiram os vossos antepassados? Eles tambm mataram os que predisseram a vinda do Justo, do qual fostes agora traidores e assassinos, vs que recebestes a Lei pelo ministrio dos Anjos e no a tendes cumprido. Ao ouvirem estas palavras, estremeciam de raiva em seu corao e rangiam os dentes contra Estvo. Mas ele, cheio do Esprito Santo, de olhos fitos no Cu, viu a glria de Deus e Jesus de p sua direita e exclamou: Vejo o Cu aberto e o Filho do homem de p direita de Deus. Ento levantaram um grande clamor e taparam os ouvidos; depois atiraram-se todos contra ele, empurraram-no para fora da cidade e comearam a apedrej-lo. As testemunhas colocaram os mantos aos ps de um jovem chamado Saulo.

TERA-FEIRA

381

Enquanto o apedrejavam, Estvo orava, dizendo: Senhor Jesus, recebe o meu esprito. Depois ajoelhou-se e bradou com voz forte: Senhor, no lhes atribuas este pecado. Dito isto, expirou. Saulo estava de acordo com a execuo de Estvo. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 30 (31), 3cd-4.6ab.7b.8a.17.21ab (R. 6a)

Refro: Em vossas mos, Senhor, entrego o meu esprito. Ou: Aleluia. Sede a rocha do meu refgio e a fortaleza da minha salvao; porque Vs sois a minha fora e o meu refgio, por amor do vosso nome, guiai-me e conduzi-me. Em vossas mos entrego o meu esprito, Senhor, Deus fiel, salvai-me. Em Vs, Senhor, ponho a minha confiana: hei-de exultar e alegrar-me com a vossa misericrdia. Fazei brilhar sobre mim a vossa face, salvai-me pela vossa bondade. Como grande, Senhor, a vossa bondade, que tendes reservada para os que Vos temem.

382

SEMANA III DO TEMPO PASCAL

ALELUIA

Jo 6, 35ab

Refro: Aleluia

Repete-se Refro

Eu sou o po da vida, diz o Senhor; quem vem a Mim nunca mais ter fome.

EVANGELHO

Jo 6, 30-35

No Moiss, mas meu Pai, que vos d o verdadeiro po do Cu

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse a multido a Jesus: Que milagres fazes Tu, para que ns vejamos e acreditemos em Ti? Que obra realizas? No deserto os nossos pais comeram o man, conforme est escrito: Deu-lhes a comer um po que veio do cu. Jesus respondeu-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: No foi Moiss que vos deu o po que vem do Cu; meu Pai que vos d o verdadeiro po que vem do Cu. O po de Deus o que desce do Cu para dar a vida ao mundo. Disseram-Lhe eles: Senhor, d-nos sempre desse po. Jesus respondeu-lhes: Eu sou o po da vida: quem vem a Mim nunca mais ter fome, quem acredita em Mim nunca mais ter sede. Palavra da salvao.

QUARTA-FEIRA

383

QUARTA-FEIRA

LEITURA I

Actos 8, 1b-8

Andaram de terra em terra a anunciar a palavra do Evangelho

Leitura dos Actos dos Apstolos Naquele dia, levantou-se uma grande perseguio contra a Igreja de Jerusalm e todos, excepo dos Apstolos, se dispersaram pelas terras da Judeia e da Samaria. Alguns homens piedosos sepultaram Estvo e fizeram grandes lamentaes por ele. Saulo, por sua vez, devastava a Igreja: ia de casa em casa, arrastava homens e mulheres e metia-os na priso. Entretanto, os irmos dispersos andaram de terra em terra, a anunciar a palavra do Evangelho. Foi assim que Filipe, tendo descido a uma cidade da Samaria, comeou a anunciar Cristo quela gente. As multides aderiam unnimemente s palavras de Filipe, porque ouviam falar dos milagres que fazia e tambm os viam. De muitos possessos saam espritos impuros, soltando enormes gritos, e numerosos paralticos e coxos foram curados. E houve muita alegria naquele cidade. Palavra do Senhor.

384

SEMANA III DO TEMPO PASCAL

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 65 (66) l-3a.4-5.6-7a (R. l)

Refro: A terra inteira aclame o Senhor. Ou: Aleluia. Aclamai o Senhor, terra inteira, cantai a glria do seu nome, celebrai os seus louvores, dizei a Deus: Maravilhosas so as vossas obras. A terra inteira Vos adore e celebre, entoe hinos ao vosso nome. Vinde contemplar as obras de Deus, admirvel na sua aco pelos homens. Mudou o mar em terra firme, atravessaram o rio a p enxuto. Alegremo-nos nEle: domina eternamente com o seu poder.

ALELUIA

cf. Jo 6, 40

Refro: Aleluia

Repete-se

Quem acredita no Filho de Deus tem a vida eterna: Eu o ressuscitarei no ltimo dia, diz o Senhor. Refro

QUARTA-FEIRA

385

EVANGELHO

Jo 6, 35-40

A vontade dAquele que Me enviou esta: que Eu no perca nenhum dos que Ele Me deu

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus multido: Eu sou o po da vida: Quem vem a Mim nunca mais ter fome e quem acredita em Mim nunca mais ter sede. No entanto, como vos disse, embora tivsseis visto, no acreditais. Todos aqueles que o Pai Me d viro a Mim e queles que vm a Mim no os rejeitarei, porque desci do Cu, no para fazer a minha vontade, mas a vontade dAquele que Me enviou. E a vontade dAquele que Me enviou esta: que Eu no perca nenhum dos que Ele Me deu, mas os ressuscite no ltimo dia. De facto, esta a vontade de meu Pai: que todo aquele que v o Filho e acredita nEle tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no ltimo dia. Palavra da salvao.

386

SEMANA III DO TEMPO PASCAL

QUINTA-FEIRA

LEITURA I

Actos 8, 26-40

Ali est gua. Que me impede de ser baptizado?

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, o Anjo do Senhor disse a Filipe: Levanta-te e dirige-te para o sul, pelo caminho deserto que vai de Jerusalm para Gaza. Filipe partiu e dirigiu-se para l. Quando ia a caminho, encontrou-se com um eunuco etope, que era alto funcionrio de Candace, rainha da Etipia, e administrador geral do seu tesouro. Tinha ido a Jerusalm para adorar a Deus e regressava ao seu pas, sentado no seu carro, a ler o livro do profeta Isaas. O Esprito de Deus disse a Filipe: Aproxima-te e acompanha esse carro. Filipe aproximou-se do carro e, ouvindo o etope a ler o profeta Isaas, perguntou-lhe: Entendes, porventura, o que ests a ler?. Ele respondeu: Como que eu posso entender sem ningum me explicar? Convidou ento Filipe a subir para o carro e a sentar-se junto dele. A passagem da Escritura que ele ia a ler era a seguinte: Como cordeiro levado ao matadouro, como ovelha muda ante aqueles que a tosquiam, ele no abriu a boca. Foi humilhado e no se lhe fez justia.

QUINTA-FEIRA

387

Quem poder falar da sua descendncia? Porque a sua vida desapareceu da terra. O eunuco perguntou a Filipe: Diz-me, por favor: de quem que o profeta est a falar? De si prprio ou de outro?. Ento Filipe tomou a palavra e, a partir daquela passagem da Escritura, anunciou-lhe Jesus. Ao passar por um lugar onde havia gua, o eunuco exclamou: Ali est gua. Que me impede de ser baptizado?. Mandou parar o carro, desceram ambos gua e Filipe baptizou-o. Quando saram da gua, o Esprito do Senhor arrebatou Filipe e o eunuco deixou de o ver. Mas continuou o seu caminho cheio de alegria. Filipe encontrou-se em Azoto e foi anunciando a boa nova a todas as cidades por onde passava, at que chegou a Cesareia. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 65 (66), 8-9.16-17.20 (R. 1)

Refro: A terra inteira aclame o Senhor. Ou: Aleluia. Povos da terra, bendizei o nosso Deus, fazei ressoar os seus louvores. Foi Ele quem conservou a nossa vida e no deixou que nossos ps vacilassem. Todos os que temeis a Deus, vinde e ouvi, vou narrar-vos quanto Ele fez por mim. Meus lbios O invocaram e minha lngua O louvou.

388

SEMANA III DO TEMPO PASCAL

Bendito seja Deus que no rejeitou a minha prece, nem me retirou a sua misericrdia.
ALELUIA Jo 6, 51

Refro: Aleluia

Repete-se

Eu sou o po vivo descido do Cu, diz o Senhor. Quem comer deste po viver eternamente. Refro
EVANGELHO Jo 6, 44-51

Eu sou o po vivo que desce do Cu

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus multido: Ningum pode vir a Mim, se o Pai, que Me enviou, no o trouxer; e Eu ressuscit-lo-ei no ltimo dia. Est escrito no livro dos Profetas: Sero todos instrudos por Deus. Todo aquele que ouve o Pai e recebe o seu ensino vem a Mim. No porque algum tenha visto o Pai; s Aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita tem a vida eterna. Eu sou o po da vida. No deserto, os vossos pais comeram o man e morreram. Mas este po o que desce do Cu, para que no morra quem dele comer. Eu sou o po vivo que desceu do Cu. Quem comer deste po viver eternamente. E o po que Eu hei-de dar a minha carne que Eu darei pela vida do mundo. Palavra da salvao.

SEXTA-FEIRA

389

SEXTA-FEIRA

LEITURA I

Actos 9, 1-20

o instrumento escolhido por Mim, para levar o meu nome ao conhecimento dos povos

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, Saulo, respirando ainda ameaas de morte contra os discpulos do Senhor, foi ter com o sumo sacerdote e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de trazer algemados para Jerusalm quantos seguissem a nova religio, tanto homens como mulheres. Na viagem, quando estava j prximo de Damasco, viu-se de repente envolvido numa luz intensa vinda do Cu. Caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, porque Me persegues?. Ele perguntou: Quem s Tu, Senhor?. O Senhor respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Mas levanta-te, entra na cidade e a te diro o que deves fazer. Os companheiros de viagem de Saulo tinham parado emudecidos; ouviam a voz, mas no viam ningum. Saulo levantou-se do cho, mas, embora tivesse os olhos abertos, nada via. Levaram-no pela mo e introduziram-no em Damasco. Ficou trs dias sem vista e sem comer nem beber.

390

SEMANA III DO TEMPO PASCAL

Vivia em Damasco um discpulo chamado Ananias e o Senhor chamou-o numa viso: Ananias. Ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor. O Senhor continuou: Levanta-te e vai rua chamada Direita procurar, em casa de Judas, um homem de Tarso, chamado Saulo, que est a orar. Entretanto, Saulo teve uma viso, em que um homem chamado Ananias entrava e impunha-lhe as mos, para que recuperasse a vista . Ananias respondeu: Senhor, tenho ouvido contar a muitas pessoas todo o mal que esse homem fez aos teus fiis em Jerusalm; e agora est aqui com plenos poderes dos prncipes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome. O Senhor disse-lhe: Vai, porque esse homem o instrumento escolhido por Mim, para levar o meu nome ao conhecimento dos gentios, dos reis e dos filhos de Israel. Eu mesmo lhe mostrarei quanto ele tem de sofrer pelo meu nome. Ento Ananias partiu, entrou na casa, imps as mos a Saulo e disse-lhe: Saulo, meu irmo, quem me envia o Senhor, esse Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas a fim de recuperares a vista e ficares cheio do Esprito Santo. Imediatamente lhe caram dos olhos uma espcie de escamas e recuperou a vista. Depois levantou-se, recebeu o baptismo e, tendo tomado alimento, readquiriu as foras. Saulo passou alguns dias com os discpulos de Damasco e comeou logo a proclamar nas sinagogas que Jesus era o Filho de Deus. Palavra do Senhor.

SEXTA-FEIRA

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 116 (117), 1.2 (R. Mc 16, 15 ou Aleluia)

Refro: Ide por todo o mundo e anunciai a boa nova. Ou: Aleluia. Louvai o Senhor, todas as naes, aclamai-O, todos os povos. firme a sua misericrdia para connosco, a fidelidade do Senhor permanece para sempre.

ALELUIA

Jo 6, 56

Refro: Aleluia.

Repete-se

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e Eu nele, diz o Senhor. Refro

EVANGELHO

Jo 6, 52-59

A minha carne verdadeira comida e o meu sangue verdadeira bebida

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, os judeus discutiam entre si: Como pode Jesus dar-nos a sua carne a comer?. Ento Jesus disse-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: Se no comerdes a carne do Filho do homem e no beberdes o seu sangue, no tereis a vida em vs.

392

SEMANA III DO TEMPO PASCAL

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no ltimo dia. A minha carne verdadeira comida e o meu sangue verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai, tambm aquele que Me come viver por Mim. Este o po que desceu do Cu; no como o dos vossos pais, que o comeram e morreram: quem comer deste po viver eternamente. Assim falou Jesus, ao ensinar numa sinagoga, em Cafarnaum. Palavra da salvao.

SBADO

393

SBADO

LEITURA I

Actos 9, 31-42

A Igreja crescia na consolao do Esprito Santo

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, a Igreja gozava de paz, por toda a Judeia, Galileia e Samaria, consolidava-se e caminhava no temor do Senhor e crescia na consolao do Esprito Santo. Pedro, que percorria todas essas regies, desceu tambm at junto dos fiis que habitavam em Lida. Encontrou l, prostrado numa enxerga havia oito anos, um homem chamado Eneias, que era paraltico. Disse-lhe Pedro: Eneias, Jesus Cristo vai curar-te. Levanta-te e compe a tua enxerga. E ele ps-se logo de p. Todos os habitantes de Lida e de Saron o viram e se converteram ao Senhor. Havia em Jope, entre os discpulos, uma senhora crente chamada Tabita, que quer dizer Gazela. Era rica em boas obras e esmolas que fazia. Nesses dias caiu doente e morreu. Depois de a terem lavado, depositaram-na na sala superior. Como Lida era perto de Jope e os discpulos ouviram dizer que Pedro estava l, enviaram-lhe dois homens com este pedido: Vem depressa ter connosco. Pedro partiu imediatamente com eles.

394

SEMANA III DO TEMPO PASCAL

Quando chegou, levaram-no sala superior e apresentaram-se todas as vivas, chorando e mostrando as tnicas e mantos feitos por Gazela, enquanto estava ainda com elas. Pedro mandou sair toda a gente, ps-se de joelhos e orou. Depois voltou-se para a defunta e disse: Tabita, levanta-te. Ela abriu os olhos e, ao ver Pedro, sentou-se. Pedro estendeu-lhe a mo e levantou-a e, chamando os fiis e as vivas, apresentou-lha viva. Isto soube-se em toda a cidade de Jope e muitos acreditaram no Senhor. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 115 (116), 12-13.14-15.16-17 (R. cf. 12 ou Aleluia)

Refro: Bendito seja o Senhor por tudo quanto fez por mim, Ou: Aleluia. Como agradecerei ao Senhor tudo quanto Ele me deu? Elevarei o clice da salvao, invocando o nome do Senhor. Cumprirei as minhas promessas ao Senhor na presena de todo o povo. preciosa aos olhos do Senhor a morte dos seus fiis.

SBADO

395

Senhor, sou vosso servo, filho da vossa serva: quebrastes as minhas cadeias. Oferecer-Vos-ei um sacrifcio de louvor, invocando, Senhor, o vosso nome.

ALELUIA

cf. Jo 6, 63c.68c

Refro: Aleluia

Repete-se

As vossas palavras, Senhor, so esprito e vida: Vs tendes palavras de vida eterna. Refro

EVANGELHO

Jo 6, 60-69

Para quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, muitos discpulos, ao ouvirem Jesus, disseram: Estas palavras so duras. Quem pode escut-las?. Jesus, conhecendo interiormente que os discpulos murmuravam por causa disso, perguntou-lhes: Isto escandaliza-vos? E se virdes o Filho do homem subir para onde estava anteriormente? O esprito que d vida, a carne no serve de nada. As palavras que Eu vos disse so esprito e vida. Mas, entre vs, h alguns que no acreditam.

396

SEMANA III DO TEMPO PASCAL

Na verdade, Jesus bem sabia, desde o incio, quais eram os que no acreditavam e quem era aquele que O havia de entregar. E acrescentou: Por isso que vos disse: Ningum pode vir a Mim, se no lhe for concedido por meu Pai. A partir de ento, muitos dos discpulos afastaram-se e j no andavam com Ele. Jesus disse aos Doze: Tambm vs quereis ir embora? Respondeu-Lhe Simo Pedro: Para quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Ns acreditamos e sabemos que Tu s o Santo de Deus. Palavra da salvao.

SEMANA IV

SEGUNDA-FEIRA

LEITURA I

Actos 11, 1-18

Portanto, Deus concedeu tambm aos pagos o arrependimento que conduz vida

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, os Apstolos e os irmos da Judeia ouviram dizer que os gentios tambm tinham recebido a palavra de Deus. E quando Pedro subiu a Jerusalm, os que tinham vindo da circunciso comearam a discutir com ele, dizendo: Tu entraste em casa dos incircuncisos e comeste com eles. Pedro comeou ento a expor-lhes tudo por ordem: Estava eu a orar na cidade de Jope, quando tive em xtase uma viso: Era um objecto semelhante a uma toalha que descia do Cu, presa pelas quatro pontas, e chegou at junto de mim. Fitando os olhos nela, pus-me a observar e vi quadrpedes da terra, feras, rpteis e aves do cu.

398

SEMANA IV DO TEMPO PASCAL

Ouvi ento uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro; mata e come. Mas eu respondi: De modo nenhum, Senhor, porque na minha boca nunca entrou nada de profano ou impuro. Pela segunda vez, falou a voz l do Cu: No chames impuro ao que Deus purificou. Isto sucedeu por trs vezes e depois tudo foi novamente retirado para o Cu. Nisto, apresentaram-se trs homens na casa em que estvamos, enviados de Cesareia minha presena. O Esprito disse-me ento que fosse com eles sem hesitar. Foram tambm comigo estes seis irmos aqui presentes e entrmos em casa daquele homem. Ele contou-nos como tinha visto um Anjo apresentar-se em sua casa e dizer-lhe: Envia mensageiros a Jope e manda chamar Simo, que tem o sobrenome de Pedro. Ele te dir palavras, pelas quais recebers a salvao, assim como toda a tua famlia. Quando comecei a falar, o Esprito Santo desceu sobre eles, como sobre ns ao princpio. Lembrei-me ento das palavras que o Senhor dizia: Joo baptizou com gua, mas vs sereis baptizados no Esprito Santo. Se Deus lhes concedeu o mesmo dom que a ns, por terem acreditado no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para poder opor-me a Deus? Quando ouviram estas palavras, tranquilizaram-se e deram glria a Deus, dizendo: Portanto, Deus concedeu tambm aos gentios o arrependimento que conduz vida. Palavra do Senhor.

SEGUNDA-FEIRA

399

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 41 (42), 2.3; 42 (43), 3.4 (R. Salmo 41, 3a ou Aleluia)

Refro: A minha alma tem sede do Deus vivo. Ou: Aleluia. Como suspira o veado pelas correntes das guas, assim minha alma suspira por Vs, Senhor. Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando irei contemplar a face de Deus? Enviai a vossa luz e verdade, sejam elas o meu guia e me conduzam vossa montanha santa e ao vosso santurio. E eu irei ao altar de Deus, a Deus que a minha alegria. Ao som da ctara Vos louvarei, Senhor, meu Deus.

ALELUIA

Jo 10, 14

Refro: Aleluia

Repete-se

Eu sou o bom pastor, diz o Senhor: conheo as minhas ovelhas e elas conhecem-Me. Refro

400

SEMANA IV DO TEMPO PASCAL

EVANGELHO

Jo 10, 1-10

Eu sou a porta das ovelhas

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que no entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas entra por outro lado, ladro e salteador. Mas aquele que entra pela porta o pastor das ovelhas. O porteiro abre-lhe a porta e as ovelhas conhecem a sua voz. Ele chama cada uma delas pelo seu nome e leva-as para fora. Depois de ter feito sair todas as que lhe pertencem, caminha sua frente e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz. Se for um estranho, no o seguem, mas fogem dele, porque no conhecem a voz dos estranhos. Jesus apresentou-lhes esta comparao, mas eles no compreenderam o que queria dizer. Jesus continuou: Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Aqueles que vieram antes de Mim so ladres e salteadores, mas as ovelhas no os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por Mim ser salvo: como a ovelha que entra e sai do aprisco e encontra pastagem. O ladro no vem seno para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundncia. Palavra da salvao.

No ano A, em que se l este Evangelho no domingo precedente, l-se o seguinte:

SEGUNDA-FEIRA

401

EVANGELHO

Jo 10, 11-18

O Bom Pastor d a vida pelas suas ovelhas

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus: Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor d a vida pelas suas ovelhas. O mercenrio, como no pastor nem so suas as ovelhas, logo que v vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa. O mercenrio no se preocupa com as ovelhas. Eu sou o Bom Pastor: conheo as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me, do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheo o Pai; Eu dou a vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que no so deste redil e preciso de as reunir; elas ouviro a minha voz e haver um s rebanho e um s Pastor. Por isso o Pai Me ama: porque dou a minha vida, para poder retom-la. Ningum Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente. Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai. Palavra da salvao.

402

SEMANA IV DO TEMPO PASCAL

TERA-FEIRA

LEITURA I

Actos 11, 19-26

Comearam a falar tambm aos gregos, anunciando-lhes o Senhor Jesus

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, os irmos que se tinham dispersado, devido perseguio desencadeada pelo caso de Estvo, caminharam at Fencia, Chipre e Antioquia. Mas anunciavam a palavra apenas aos judeus. Houve, contudo, entre eles alguns homens de Chipre e de Cirene, que, ao chegarem a Antioquia, comearam a falar tambm aos gregos, anunciando-lhes o Senhor Jesus. A mo do Senhor estava com eles e foi grande o nmero dos que abraaram a f e se converteram ao Senhor. A notcia chegou aos ouvidos da Igreja de Jerusalm e mandaram Barnab a Antioquia. Quando este chegou e viu a aco da graa de Deus, encheu-se de alegria e exortou a todos a que se conservassem fiis ao Senhor, de corao sincero; era realmente um homem bom e cheio do Esprito Santo e de f. Assim uma grande multido aderiu ao Senhor.

TERA-FEIRA

403

Ento Barnab foi a Tarso procurar Saulo e, tendo-o encontrado, trouxe-o para Antioquia. Passaram juntos nesta Igreja um ano inteiro e ensinaram muita gente. Foi em Antioquia que, pela primeira vez, se deu aos discpulos o nome de cristos. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 86 (87), 1-3.4-5.6-7 (R. cf. Salmo 116, 1a)

Refro: Povos da terra, louvai o Senhor. Ou: Aleluia. O Senhor ama a cidade, por Ele fundada sobre os montes santos; ama as portas de Sio mais que todas as moradas de Jacob. Grandes coisas se dizem de ti, cidade de Deus. Contarei o Egipto e a Babilnia entre os meus adoradores; a Filisteia, Tiro e a Etipia, uns e outros ali nasceram. E dir-se- em Sio: Todos l nasceram, o prprio Altssimo a consolidou. O Senhor escrever no registo dos povos: Este nasceu em Sio. E iro danando e cantando: Todas as minhas fontes esto em ti.

404

SEMANA IV DO TEMPO PASCAL

ALELUIA

Jo 10, 27

Refro: Aleluia

Repete-se

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, diz o Senhor; Eu conheo as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Refro

EVANGELHO

Jo 10, 22-30

Eu e o Pai somos um s

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, celebrava-se em Jerusalm a festa da Dedicao do templo. Era inverno e Jesus passeava no templo, sob o Prtico de Salomo. Ento os judeus rodearam-nO e disseram: At quando nos vais trazer em suspenso? Se s o Messias, diz-nos claramente. Jesus respondeu-lhes: J vo-lo disse, mas no acreditais. As obras que Eu fao em nome de meu Pai do testemunho de Mim. Mas vs no acreditais, porque no sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheo as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna e nunca ho-de perecer, ningum as arrebatar da minha mo. Meu Pai, que Mas deu, maior do que todos e ningum pode arrebatar nada da mo do Pai. Eu e o Pai somos um s. Palavra da salvao.

QUARTA-FEIRA

405

QUARTA-FEIRA

LEITURA I

Actos 12, 24 __ 13, 5a

Separai Barnab e Saulo para o trabalho a que os chamei

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, a palavra de Deus crescia e multiplicava-se. Depois de Barnab e Saulo cumprirem a sua misso, voltaram de Jerusalm, trazendo consigo Joo, que tinha o sobrenome de Marcos. Na Igreja de Antioquia havia profetas e doutores: Barnab, Simeo, chamado o Negro, Lcio de Cirene, Manaen, irmo colao do tetrarca Herodes e Saulo. Estando eles a celebrar o culto do Senhor e a jejuar, disse-lhes o Esprito Santo: Separai Barnab e Saulo para o trabalho a que os chamei. Ento, depois de terem jejuado e orado, impuseram-lhes as mos e deixaram-nos partir. Enviados pelo Esprito Santo, Barnab e Saulo desceram a Selucia e de l navegaram para Chipre. Tendo chegado a Salamina, comearam a anunciar a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Palavra do Senhor.

406

SEMANA IV DO TEMPO PASCAL

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 66 (67), 2-3.6.8 (R. 4)

Refro: Louvado sejais, Senhor, pelos povos de toda a terra. Ou: Aleluia. Deus Se compadea de ns e nos d a sua bno, resplandea sobre ns a luz do seu rosto. Na terra se conhecero os vossos caminhos e entre os povos a vossa salvao. Alegrem-se e exultem as naes, porque julgais os povos com justia e governais as naes sobre a terra. Os povos Vos louvem, Deus, todos os povos Vos louvem. Deus nos d a sua bno e chegue o seu louvor aos confins da terra.

ALELUIA

Jo 8, 12

Refro: Aleluia

Repete-se Refro

Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor; quem Me segue ter a luz da vida.

QUARTA-FEIRA

407

EVANGELHO

Jo 12, 44-50

Eu vim como luz do mundo

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, Jesus disse em alta voz: Quem acredita em Mim no em Mim que acredita, mas nAquele que Me enviou; e quem Me v, v Aquele que Me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que acredita em Mim no fique nas trevas. Se algum ouvir as minhas palavras e no as guardar, no sou Eu que o julgo, porque no vim para julgar o mundo, mas para o salvar. Quem Me rejeita e no acolhe as minhas palavras tem quem o julgue: a palavra que anunciei o julgar no ltimo dia. Porque Eu no falei por Mim prprio: o Pai, que Me enviou, que determinou o que havia de dizer e anunciar. E Eu sei que o seu mandamento vida eterna. Portanto, as palavras que Eu digo, digo-as como o Pai Mas disse a Mim. Palavra da salvao.

408

SEMANA IV DO TEMPO PASCAL

QUINTA-FEIRA

LEITURA I

Actos 13, 13-25

Da descendncia de David Deus fez nascer Jesus, o Salvador de Israel

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, Paulo e os seus companheiros largaram de Pafos e dirigiram-se a Perga da Panflia. Mas Joo Marcos separou-se deles para voltar a Jerusalm. Eles prosseguiram de Perga e chegaram a Antioquia da Pisdia. A um sbado, entraram na sinagoga e sentaram-se. Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga mandaram-lhes dizer: Irmos, se tendes alguma exortao a fazer ao povo, falai. Paulo levantou-se, fez sinal com a mo e disse: Homens de Israel e vs que temeis a Deus, escutai: O Deus deste povo de Israel escolheu os nossos pais e fez deles um grande povo, quando viviam como estrangeiros na terra do Egipto. Com seu brao poderoso tirou-os de l e durante quarenta anos sustentou-os no deserto e, depois de exterminadas sete naes na terra de Cana, deu essas terras como herana ao seu povo. Tudo isto durou cerca de quatrocentos e cinquenta anos. Em seguida, deu-lhes juzes at ao profeta Samuel. Ento o povo pediu um rei e Deus concedeu-lhes Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim, que reinou durante quarenta anos.

QUINTA-FEIRA

409

Depois, tendo-o rejeitado, suscitou-lhes David como rei, de quem deu este testemunho: Encontrei David, filho de Jess, homem segundo o meu corao, que far sempre a minha vontade. Da sua descendncia, como prometera, Deus fez nascer Jesus, o Salvador de Israel. Joo tinha proclamado, antes da sua vinda, um baptismo de penitncia a todo o povo de Israel. Prestes a terminar a sua carreira, Joo dizia: Eu no sou quem julgais; mas depois de mim, vai chegar Algum, a quem eu no sou digno de desatar as sandlias dos seus ps. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 88 (89), 2-3.21-22.25.27 (R. cf. 2a)

Refro: Senhor, cantarei eternamente a vossa bondade. Ou: Aleluia. Cantarei eternamente as misericrdias do Senhor e para sempre proclamarei a sua fidelidade. Vs dissestes: A bondade est estabelecida para sempre, no cu permanece firme a vossa fidelidade. Encontrei David, meu servo, ungi-o com o leo santo. Estarei sempre a seu lado e com a minha fora o sustentarei. A minha fidelidade e bondade estaro com ele, pelo meu nome ser firmado o seu poder. Ele me invocar: Vs sois meu Pai, meu Deus, meu Salvador.

410

SEMANA IV DO TEMPO PASCAL

ALELUIA

cf. Ap 1, 5ab

Refro: Aleluia

Repete-se

Jesus Cristo, a Testemunha fiel, o Primognito dos mortos, amou-nos e purificou-nos dos nossos pecados, pelo seu sangue. Refro

EVANGELHO

Jo 13, 16-20

Quem recebe aquele a quem Eu enviar a Mim que recebe

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, quando Jesus acabou de lavar os ps aos seus discpulos, disse-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: O servo no maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Sabendo isto, sereis felizes se o puserdes em prtica. No falo de todos vs: Eu conheo aqueles que escolhi; mas tem de cumprir-se a Escritura, que diz: Quem come do meu po levantou contra Mim o calcanhar. Desde j vo-lo digo antes que acontea, para que, quando acontecer, acrediteis que Eu Sou. Em verdade, em verdade vos digo: Quem recebe aquele que Eu enviar, a Mim recebe; e quem Me recebe a Mim, recebe Aquele que Me enviou. Palavra da salvao.

SEXTA-FEIRA

411

SEXTA-FEIRA

LEITURA I

Actos 13, 26-33

Deus cumpriu a sua promessa, ressuscitando Jesus

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, disse Paulo na sinagoga de Antioquia da Pisdia: Irmos, descendentes de Abrao e todos vs que temeis a Deus, a ns foi dirigida esta palavra da salvao. Na verdade, os habitantes de Jerusalm e os seus chefes no quiseram reconhecer Jesus, mas, condenando-O, cumpriram as palavras dos Profetas que se lem cada sbado. Embora no tivessem encontrado nada que merecesse a morte, pediram a Pilatos que O mandasse matar. Cumprindo tudo o que estava escrito acerca dEle, desceram-no da cruz e depuseram-nO no sepulcro. Mas Deus ressuscitou-O dos mortos e Ele apareceu durante muitos dias queles que tinham subido com Ele da Galileia a Jerusalm e so agora suas testemunhas diante do povo. Ns vos anunciamos a boa nova de que a promessa feita a nossos pais, Deus a cumpriu para ns, seus filhos, ressuscitando Jesus, como est escrito no salmo segundo: Tu s meu Filho, Eu hoje Te gerei. Palavra do Senhor.

412

SEMANA IV DO TEMPO PASCAL

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 2, 6-7.8-9.10-11 (R. 7)

Refro: Tu s meu Filho, Eu hoje Te gerei. Ou: Aleluia. Fui Eu quem ungiu o meu Rei sobre Sio, minha montanha sagrada. Vou proclamar o decreto do Senhor. Ele disse-me: Tu s meu filho, Eu hoje te gerei. Pede-me e te darei as naes por herana e os confins da terra para teu domnio. Hs-de govern-los com ceptro de ferro, quebr-los como vasos de barro. E agora, reis, tomai sentido, atendei, vs que governais a terra. Servi o Senhor com temor, aclamai-O com reverncia.

ALELUIA

Jo 14, 6

Refro: Aleluia

Repete-se

Eu sou o caminho, a verdade e a vida, diz o Senhor; ningum vai ao Pai seno por Mim. Refro

SEXTA-FEIRA

413

EVANGELHO

Jo 14, 1-6

Eu sou o caminho, a verdade e a vida

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: No se perturbe o vosso corao. Se acreditais em Deus, acreditai tambm em Mim. Em casa de meu Pai h muitas moradas; se assim no fosse, Eu vos teria dito que vou preparar-vos um lugar? Quando Eu for preparar-vos um lugar, virei novamente para vos levar comigo, para que, onde Eu estou, estejais vs tambm. Para onde Eu vou, conheceis o caminho. Disse-Lhe Tom: Senhor, no sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ningum vai ao Pai seno por Mim. Palavra da salvao.

414

SEMANA IV DO TEMPO PASCAL

SBADO

LEITURA I

Actos 13, 44-52

Voltamo-nos para os pagos

Leitura dos Actos dos Apstolos No segundo sbado em que Paulo e Barnab estiveram em Antioquia da Pisdia, reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. Ao verem a multido, os judeus encheram-se de inveja e responderam com blasfmias s palavras de Paulo. Corajosamente, Paulo e Barnab declararam: Era a vs que devia ser anunciada primeiro a palavra de Deus. Mas uma vez que a rejeitais e vos julgais indignos da vida eterna, voltamo-nos para os gentios, porque assim nos mandou o Senhor: Fiz de ti a luz das naes, para levares a salvao at aos confins da terra. Ao ouvirem isto, os gentios encheram-se de alegria e glorificaram a palavra do Senhor; e todos os que estavam destinados vida eterna abraaram a f. Assim, a palavra do Senhor divulgava-se por toda a regio. Mas os judeus instigaram algumas senhoras piedosas mais distintas bem como os homens principais da cidade, e moveram uma perseguio contra Paulo e Barnab, expulsando-os do territrio.

SBADO

415

Estes sacudiram contra eles a poeira dos ps e seguiram para Icnio. Entretanto, os discpulos ficavam cheios de alegria e do Esprito Santo. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 97 (98), 1.2-3ab.3cd-4 (R. 3cd)

Refro: Todos os confins da terra viram a salvao do nosso Deus. Ou: Aleluia. Cantai ao Senhor um cntico novo pelas maravilhas que Ele operou. A sua mo e o seu santo brao Lhe deram a vitria. O Senhor deu a conhecer a salvao, revelou aos olhos das naes a sua justia. Recordou-Se da sua bondade e fidelidade em favor da casa de Israel. Os confins da terra puderam ver a salvao do nosso Deus. Aclamai o Senhor, terra inteira, exultai de alegria e cantai.

ALELUIA

Jo 8, 31b-32

Refro: Aleluia

Repete-se Refro

Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discpulos e conhecereis a verdade, diz o Senhor.

416

SEMANA IV DO TEMPO PASCAL

EVANGELHO

Jo 14, 7-14

Quem Me v, v o Pai

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Se Me conhecsseis, conhecereis tambm o meu Pai. Mas desde agora j O conheceis e j O vistes. Disse-Lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta. Respondeu-lhe Jesus: H tanto tempo estou convosco e no Me conheces, Filipe? Quem Me v, v o Pai. Como podes tu dizer: Mostra-nos o Pai? No acreditas que Eu estou no Pai e o Pai est em Mim? As palavras que vos digo, no as digo por Mim prprio, mas o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai est em Mim. Acreditai ao menos pelas minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita em Mim far tambm as obras que Eu fao e far obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu a farei. Palavra da salvao.

SEMANA V
SEGUNDA-FEIRA
LEITURA I Actos 14, 5-18

Vimos anunciar-vos que deveis abandonar estes dolos e voltar-vos para o Deus vivo

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, surgiu em Icnio um movimento, da parte dos pagos e dos judeus, com os seus chefes, para maltratar e apedrejar Barnab e Paulo. Conscientes da situao, estes refugiaram-se nas cidades da Licania, Listra, Derbe e seus arredores, onde comearam a anunciar a boa nova. Havia em Listra um homem invlido dos ps, coxo de nascena, que nunca tinha podido andar. Um dia em que escutava as palavras de Paulo, este fixou nele os olhos e, vendo que tinha f para ser curado, disse-lhe com voz forte: Levanta-te e pe-te direito sobre os ps. Ele levantou-se e comeou a andar. Ao ver o que Paulo tinha feito, a multido exclamou em licanico: Os deuses tomaram forma humana e desceram at ns. A Barnab chamavam Zeus e a Paulo Hermes, porque era este que falava. Ento o sacerdote do templo de Zeus, que estava entrada da cidade, trouxe touros e grinaldas para as portas do templo e, juntamente com a multido, pretendia oferecer-lhes um sacrifcio.

418

SEMANA V DO TEMPO PASCAL

Quando souberam isto, os apstolos Barnab e Paulo rasgaram as tnicas e precipitaram-se para a multido, clamando: Amigos, que fazeis? Ns somos homens como vs e vimos anunciar-vos que deveis abandonar estes dolos e voltar-vos para o Deus vivo, que fez o cu, a terra e o mar e tudo o que neles existe. Nas geraes passadas, permitiu que todas as naes seguissem os seus caminhos. Mas nem por isso deixou de dar testemunho da sua generosidade, concedendo-vos do cu as chuvas e estaes frteis, para saciar de alimento e felicidade os vossos coraes. Com estas palavras, a custo impediram a multido de lhes oferecer um sacrifcio. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 113 B (115), 1-2.3-4.15-16 (R. 1b)

Refro: Glria, Senhor, ao vosso nome! Ou: Aleluia. No a ns, Senhor, no a ns, mas ao vosso nome dai glria, pela vossa misericrdia e fidelidade, porque diriam os povos: Onde est o seu Deus? O nosso Deus est no cu, faz tudo o que Lhe apraz. Os dolos dos gentios so ouro e prata, so obra das mos dos homens. Bendito seja o Senhor, que fez o cu e a terra. O cu a morada do Senhor; a terra, deu-a aos filhos dos homens.

SEGUNDA-FEIRA

419

ALELUIA

Jo 14, 26

Refro: Aleluia

Repete-se

O Esprito Santo vos ensinar todas as coisas e vos recordar tudo o que Eu vos disse. Refro

EVANGELHO

Jo 14, 21-26

O Parclito que o Pai enviar em meu nome vos ensinar todas as coisas

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Se algum aceita os meus mandamentos e os cumpre, esse realmente Me ama. E quem Me ama ser amado por meu Pai e Eu am-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele. Disse-Lhe Judas, no o Iscariotes: Senhor, como que Te vais manifestar a ns e no ao mundo? Jesus respondeu-lhe: Quem Me ama guardar a minha palavra e meu Pai o amar; Ns viremos a ele e faremos nele a nossa morada. Quem Me no ama no guarda a minha palavra. Ora a palavra que ouvis no minha, mas do Pai que Me enviou. Disse-vos estas coisas, enquanto estava convosco. Mas o Parclito, o Esprito Santo, que o Pai enviar em meu nome, vos ensinar todas as coisas e vos recordar tudo o que Eu vos disse. Palavra da salvao.

420

SEMANA V DO TEMPO PASCAL

TERA-FEIRA

LEITURA I

Actos 14, 19-28

Contaram Igreja tudo o que Deus fizera com eles

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, chegaram uns judeus de Antioquia e de Icnio, que aliciaram a multido, apedrejaram Paulo e arrastaram-no para fora da cidade, dando-o por morto. Mas, tendo-se reunido os discpulos sua volta, ele ergueu-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu com Barnab para Derbe. Depois de terem anunciado a boa nova a esta cidade e de terem feito numerosos discpulos, Paulo e Barnab voltaram a Listra, a Icnio e a Antioquia. Iam fortalecendo as almas dos discpulos e exortavam-nos a permanecerem firmes na f, porque diziam eles temos de sofrer muitas tribulaes para entrarmos no reino de Deus. Estabeleceram ancios em cada Igreja, depois de terem feito oraes acompanhadas de jejum, e encomendaram-nos ao Senhor em quem tinham acreditado. Atravessaram ento a Pisdia e chegaram Panflia. Depois anunciaram a palavra em Perga e desceram at Atalia. De l navegaram para Antioquia, de onde tinham partido, confiados na graa de Deus, para a obra que acabavam de realizar.

TERA-FEIRA

421

chegada, convocaram a Igreja, contaram tudo o que Deus fizera com eles e como abrira aos gentios a porta da f. Demoraram-se ali bastante tempo com os discpulos. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 144 (145), 10-11.12-13ab.21 (R. cf. 12a)

Refro: Aqueles que Vos amam, Senhor, proclamem a glria do vosso reino. Ou: Aleluia. Graas Vos dem, Senhor, todas as criaturas e bendigam-Vos os vossos fiis. Proclamem a glria do vosso reino e anunciem os vossos feitos gloriosos; Para darem a conhecer aos homens o vosso poder, a glria e o esplendor do vosso reino. O vosso reino um reino eterno, o vosso domnio estende-se por todas as geraes. Cante a minha boca os louvores do Senhor e todo o ser vivo bendiga eternamente o seu nome santo.
ALELUIA cf. Lc 24, 46.26

Refro: Aleluia

Repete-se

Cristo tinha de sofrer e ressuscitar dos mortos para entrar na sua glria. Refro

422

SEMANA V DO TEMPO PASCAL

EVANGELHO

Jo 14, 27-31a

Dou-vos a minha paz

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. No vo-la dou como a d o mundo. No se perturbe nem intimide o vosso corao. Ouvistes que Eu vos disse: Vou partir, mas voltarei para junto de vs. Se Me amsseis, ficareis contentes por Eu ir para o Pai, porque o Pai maior do que Eu. Disse-vo-lo agora, antes de acontecer, para que, quando acontecer, acrediteis. J no falarei muito convosco, porque vai chegar o prncipe deste mundo. Ele nada pode contra Mim, mas para que o mundo saiba que amo o Pai e fao como o Pai Me ordenou. Palavra da salvao.

QUARTA-FEIRA

423

QUARTA-FEIRA

LEITURA I

Actos 15, 1-6

Decidiram que fossem tratar esta questo com os Apstolos e os ancios

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, alguns homens que desceram da Judeia comearam a ensinar aos irmos de Antioquia: Se no receberdes a circunciso, segundo a lei de Moiss, no podereis salvar-vos. Isto provocou um conflito e uma discusso intensa que Paulo e Barnab tiveram com eles. Ento decidiram que Paulo e Barnab e mais alguns discpulos subissem a Jerusalm para tratarem desta questo com os Apstolos e os ancios. Despedidos afavelmente pela Igreja, atravessaram a Fencia e a Samaria, onde narravam a converso dos gentios, causando grande contentamento a todos os irmos. Ao chegarem a Jerusalm, foram recebidos pela Igreja, pelos Apstolos e pelos ancios, e contaram tudo o que Deus tinha feito por seu intermdio. Ergueram-se alguns homens do partido dos fariseus que tinham abraado a f, para dizerem que era preciso circuncidar os gentios e impor-lhes a observncia da Lei de Moiss. Ento os Apstolos e os ancios reuniram-se para examinar o assunto. Palavra do Senhor.

424

SEMANA V DO TEMPO PASCAL

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 121 (122), 1-2.3-4a.4b-5 (R. cf. 1)

Refro: Vamos com alegria para a casa do Senhor. Ou: Aleluia. Alegrei-me quando me disseram: Vamos para a casa do Senhor. Detiveram-se os nossos passos s tuas portas, Jerusalm. Jerusalm, cidade bem edificada, que forma to belo conjunto! Para l sobem as tribos, as tribos do Senhor. Segundo o costume de Israel, para celebrar o nome do Senhor; ali esto os tribunais da justia, os tribunais da casa de David.

ALELUIA

Jo 15, 4a.5b

Refro: Aleluia

Repete-se Refro

Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vs, diz o Senhor. Quem permanece em Mim d fruto abundante.

QUARTA-FEIRA

425

EVANGELHO

Jo 15, 1-8

Quem permanece em Mim e Eu nele d fruto abundante

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Eu sou a verdadeira vide e meu Pai o agricultor. Ele corta todo o ramo que est em Mim e no d fruto e limpa todo aquele que d fruto, para que d ainda mais fruto. Vs j estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vs. Como o ramo no pode dar fruto por si mesmo, se no permanecer na videira, assim tambm vs, se no permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vs sois os ramos. Se algum permanece em Mim e Eu nele, esse d muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se algum no permanece em Mim, ser lanado fora, como o ramo, e secar. Esses ramos, apanham-nos, lanam-nos ao fogo e eles ardem. Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vs, pedireis o que quiserdes e ser-vos- concedido. A glria de meu Pai que deis muito fruto. Ento vos tornareis meus discpulos. Palavra da salvao.

426

SEMANA V DO TEMPO PASCAL

QUINTA-FEIRA

LEITURA I

Actos 15, 7-21

Sou de opinio de que no se devem importunar os pagos que se convertem a Deus

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, depois de longa discusso, Pedro levantou-se e disse aos Apstolos e aos ancios: Irmos, vs sabeis que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu do meio de vs, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do Evangelho e abraassem a f. Deus, que conhece os coraes, deu testemunho a favor deles, ao conceder-lhes o Esprito Santo como a ns; no fez qualquer distino entre ns e eles, porque purificou os seus coraes pela f. Porque tentais agora a Deus, impondo aos ombros dos discpulos um jugo, que nem os nossos pais nem ns mesmos fomos capazes de suportar? Alis, pela graa do Senhor Jesus que ns acreditamos que seremos salvos, do mesmo modo que eles. Ento, toda a assembleia ficou em silncio e comeou a ouvir Barnab e Paulo descrever os milagres e prodgios que Deus realizara por seu intermdio entre os gentios.

QUINTA-FEIRA

427

Quando eles acabaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: Irmos, escutai-me. Simo contou como Deus, ao princpio, Se dignou intervir, para formar de entre os gentios um povo consagrado ao seu nome. Isto concorda com as palavras dos Profetas, como est escrito: Depois disto, virei para reconstruir a tenda de David, que estava cada; reconstruirei as suas runas e ergu-las-ei de novo, para que o resto dos homens procurem o Senhor, com todas as naes consagradas ao meu nome. Assim fala o Senhor, que desde sempre d a conhecer estas coisas. Por isso, sou de opinio de que no se devem importunar os gentios convertidos a Deus. Digam-lhes apenas que se abstenham de tudo o que foi contaminado pela idolatria, das relaes imorais, das carnes sufocadas e do sangue. Desde os tempos antigos, Moiss tem em cada cidade os seus pregadores e lido todos os sbados nas sinagogas. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 95 (96), 1-2a.2b-3.10 (R. cf. 3)

Refro: Anunciai a todos os povos as maravilhas do Senhor. Ou: Aleluia. Cantai ao Senhor um cntico novo, cantai ao Senhor, terra inteira, cantai ao Senhor, bendizei o seu nome.

428

SEMANA V DO TEMPO PASCAL

Anunciai dia a dia a sua salvao, publicai entre as naes a sua glria, em todos os povos as suas maravilhas. Dizei entre as naes: O Senhor Rei, Sustenta o mundo e ele no vacila, governa os povos com equidade.

ALELUIA

Jo 10, 27

Refro: Aleluia

Repete-se

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, diz o Senhor; Eu conheo as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Refro
EVANGELHO Jo 15, 9-11

Permanecei no meu amor, para que a vossa alegria seja completa

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Assim como o Pai Me amou, tambm Eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneo no seu amor. Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vs e a vossa alegria seja completa. Palavra da salvao.

SEXTA-FEIRA

429

SEXTA-FEIRA

LEITURA I

Actos 15, 22-31

O Esprito Santo e ns resolvemos no vos impor outras obrigaes alm destas que so indispensveis

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, os Apstolos e os ancios, de acordo com toda a Igreja de Jerusalm, resolveram escolher alguns irmos, para os mandarem a Antioquia com Barnab e Paulo: eram Judas, chamado Barsabs, e Silas, homens de autoridade entre os irmos. Mandaram por eles esta carta: Os Apstolos e os ancios, irmos vossos, sadam os irmos de origem pag, residentes em Antioquia, na Sria e na Cilcia. Tendo sabido que, sem nossa autorizao, alguns dos nossos vos foram inquietar, perturbando as vossas almas com as suas palavras, resolvemos de comum acordo escolher delegados para vo-los enviarmos, juntamente com os nossos queridos Barnab e Paulo, homens que expuseram a vida pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso vos mandamos Judas e Silas, que vos transmitiro de viva voz as nossas decises.

430

SEMANA V DO TEMPO PASCAL

O Esprito Santo e ns decidimos no vos impor outras obrigaes, alm destas que so indispensveis: abster-vos das carnes imoladas aos dolos, do sangue, das carnes sufocadas e das relaes imorais. Procedereis bem, evitando tudo isto. Adeus. Feitas as despedidas, os delegados desceram a Antioquia, onde reuniram a assembleia e entregaram a carta. Quando a leram, todos ficaram contentes com aquelas palavras de estmulo. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 56 (57), 8-9.10-11 (R. cf. 10a)

Refro: Eu Vos louvarei, Senhor, no meio dos povos. Ou: Aleluia. Firme est meu corao, Deus; meu corao est firme: quero cantar e salmodiar. Desperta, minha alma; despertai, lira e ctara: quero acordar a aurora. Louvar-Vos-ei, Senhor, entre os povos, cantar-Vos-ei entre as naes; porque aos cus se eleva a vossa bondade e at s nuvens a vossa fidelidade.

SEXTA-FEIRA

431

ALELUIA

Jo 15, 15b

Refro: Aleluia

Repete-se

Eu chamo-vos amigos, diz o Senhor, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai. Refro

EVANGELHO

Jo 15, 12-17

este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei. Ningum tem maior amor do que aquele que d a vida pelos amigos. Vs sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. J no vos chamo servos, porque o servo no sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai. No fostes vs que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permanea. E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo conceder. O que vos mando que vos ameis uns aos outros. Palavra da salvao.

432

SEMANA V DO TEMPO PASCAL

SBADO

LEITURA I

Actos 16, 1-10

Passa Macednia e vem ajudar-nos

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, Paulo chegou a Derbe e depois a Listra. Havia l um discpulo chamado Timteo, filho de uma judia crente e de pai grego. Os irmos de Listra e de Icnio davam dele bom testemunho. Querendo Paulo lev-lo consigo, mandou-o circuncidar, por causa dos judeus que havia na regio, pois todos sabiam que seu pai era grego. Nas cidades por onde passavam, transmitiam as decises dos Apstolos e ancios de Jerusalm, recomendando que se cumprissem. Desse modo as Igrejas eram confirmadas na f e cresciam em nmero, de dia para dia. Como o Esprito Santo os tinha impedido de anunciarem a palavra de Deus na sia, atravessaram a Frgia e o territrio da Galcia. Quando chegaram fronteira da Msia, tentaram dirigir-se Btnia, mas o Esprito de Jesus no lho permitiu. Atravessaram ento a Msia e desceram a Trade. Durante a noite, Paulo teve uma viso: Um macednio estava de p diante dele e fazia-lhe este pedido: Passa Macednia e vem ajudar-nos.

SBADO

433

Logo que ele teve esta viso, procurmos partir para a Macednia, convencidos de que Deus nos chamava para anunciar ali o Evangelho. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 99 (100), 2.3.5 (R. 2a)

Refro: Aclamai o Senhor, terra inteira. Ou: Aleluia. Aclamai o Senhor, terra inteira, servi o Senhor com alegria, vinde a Ele com cnticos de jbilo. Sabei que o Senhor Deus, Ele nos fez, a Ele pertencemos, somos o seu povo, as ovelhas do seu rebanho. Porque o Senhor bom, eterna a sua misericrdia, a sua fidelidade estende-se de gerao em gerao.

ALELUIA

Col 3, 1

Refro: Aleluia

Repete-se

Se ressuscitastes com Cristo, aspirai s coisas do alto, onde Cristo est sentado direita de Deus. Refro

434

SEMANA V DO TEMPO PASCAL

EVANGELHO

Jo 15, 18-21

No sois do mundo, mas Eu vos escolhi do mundo

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro Me odiou a Mim. Se fsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas porque no sois do mundo, pois a minha escolha vos separou do mundo, por isso que o mundo vos odeia. Lembrai-vos das palavras que Eu vos disse: O servo no mais do que o seu senhor. Se Me perseguiram a Mim, tambm vos perseguiro a vs. Se guardaram a minha palavra, tambm guardaro a vossa. Mas tudo isto vos faro por causa do meu nome, porque no conhecem Aquele que Me enviou. Palavra da salvao.

SEMANA VI

SEGUNDA-FEIRA

LEITURA I

Actos 16, 11-15

O Senhor abriu-lhe o corao, para aderir ao que Paulo dizia

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, deixmos Trade e navegmos directamente para Samotrcia. No dia seguinte, fomos para Nepoles e de l para Filipos, cidade principal daquela regio da Macednia e colnia romana. Estivemos nesta cidade durante alguns dias. No sbado, samos pelas portas da cidade, em direco margem do rio, onde julgvamos que havia um lugar de orao. Sentmo-nos e comemos a falar s mulheres ali reunidas. Uma delas, chamada Ldia, escutava-nos com ateno; era negociante de prpura, natural da cidade de Tiatira, e adorava o verdadeiro Deus. O Senhor abriu-lhe o corao, para aderir ao que Paulo dizia. Quando recebeu o Baptismo, juntamente com toda a sua famlia, fez-nos este pedido: Se me considerais fiel ao Senhor, vinde hospedar-vos em minha casa. E obrigou-nos a aceitar. Palavra do Senhor.

436

SEMANA VI DO TEMPO PASCAL

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 149, 1-2.3-4.5-6a.9b (R. 4a ou Aleluia)

Refro: O Senhor ama o seu povo. Ou: Aleluia. Cantai ao Senhor um cntico novo, cantai ao Senhor na assembleia dos santos. Alegre-se Israel em seu Criador, rejubilem os filhos de Sio em seu Rei. Louvem o seu nome com danas, cantem ao som do tmpano e da ctara, porque o Senhor ama o seu povo, coroa os humildes com a vitria. Exultem de alegria os fiis, cantem jubilosos em suas casas; em sua boca os louvores de Deus. Esta a glria de todos os seus fiis.

ALELUIA

Jo 15, 26b.27a

Refro: Aleluia

Repete-se

O Esprito da verdade dar testemunho de Mim, diz o Senhor, e vs tambm dareis testemunho. Refro

SEGUNDA-FEIRA

437

EVANGELHO

Jo 15, 26 ___ 16, 4a

O Esprito da verdade dar testemunho de Mim

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Quando vier o Parclito, que Eu vos enviarei de junto do Pai, o Esprito da verdade, que procede do Pai, Ele dar testemunho de Mim. E vs tambm dareis testemunho, porque estais comigo desde o princpio. Disse-vos estas palavras para no sucumbirdes. Ho-de expulsar-vos das sinagogas; e mais ainda, aproxima-se a hora em que todo aquele que vos matar julgar que presta culto a Deus. Procedero assim por no terem conhecido o Pai, nem Me terem conhecido a Mim. Mas Eu disse-vos isto, para que, ao chegar a hora, vos lembreis de que vo-lo tinha dito. Palavra da salvao.

438

SEMANA VI DO TEMPO PASCAL

TERA-FEIRA

LEITURA I

Actos 16, 22-34

Acredita no Senhor Jesus e sers salvo, tu e a tua famlia

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, a multido dos habitantes de Filipos amotinou-se contra Paulo e Silas e os magistrados mandaram que lhes arrancassem as vestes e os aoitassem. Depois de lhes terem dado muitas vergastadas, meteram-nos na cadeia e ordenaram ao carcereiro que os guardasse cuidadosamente. Ao receber semelhante ordem, o carcereiro lanou-os no calaboio interior e prendeu-lhes os ps no cepo. Por volta da meia noite, Paulo e Silas, em orao, entoavam louvores a Deus e os outros presos escutavam-nos. De repente, sentiu-se um tremor de terra to grande que abalou os alicerces da priso. Todas as portas se abriram e soltaram-se as cadeias de todos os presos. O carcereiro acordou e, ao ver abertas as portas da priso, puxou da espada e queria suicidar-se, julgando que os presos se tinham evadido. Mas Paulo bradou com voz forte: No faas nenhum mal a ti mesmo, pois ns estamos todos aqui.

TERA-FEIRA

439

O carcereiro pediu uma luz, correu para dentro e lanou-se, a tremer, aos ps de Paulo e Silas. Depois trouxe-os para fora e perguntou-lhes: Senhores, que devo fazer para ser salvo? Eles responderam-lhe: Acredita no Senhor Jesus e sers salvo, tu e a tua famlia. E anunciaram-lhe a palavra do Senhor, bem como a todos os que viviam em sua casa. O carcereiro, quela hora da noite, tomou-os consigo, lavou-lhes as feridas e logo recebeu o Baptismo, juntamente com todos os seus. Depois mandou-os subir para sua casa, ps-lhes a mesa e alegrou-se com toda a sua famlia, por ter acreditado em Deus. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 137 (138), 1-2a.2bc-3.7c-8 (R. 7c)

Refro: A vossa mo direita salvou-me, Senhor. Ou: Aleluia. De todo o corao, Senhor, eu Vos dou graas, porque ouvistes as palavras da minha boca. Na presena dos Anjos hei-de cantar-Vos e adorar-Vos, voltado para o vosso templo santo. Hei-de louvar o vosso nome pela vossa bondade e fidelidade, porque exaltastes acima de tudo o vosso nome e a vossa promessa. Quando Vos invoquei, me respondestes, aumentastes a fortaleza da minha alma.

440

SEMANA VI DO TEMPO PASCAL

A vossa mo direita me salvar, o Senhor completar o que em meu auxlio comeou. Senhor, a vossa bondade eterna, no abandoneis a obra das vossas mos.

ALELUIA

cf. Jo 16, 7.13

Refro: Aleluia

Repete-se

Eu vos enviarei o Esprito da verdade, diz o Senhor; Ele vos ensinar toda a verdade. Refro

EVANGELHO

Jo 16, 5-11

Se Eu no for, o Parclito no vir a vs

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Agora vou para Aquele que Me enviou e nenhum de vs Me pergunta: Para onde vais?. Mas por Eu vos ter dito estas coisas, o vosso corao encheu-se de tristeza. No entanto, Eu digo-vos a verdade: do vosso interesse que Eu v. Se Eu no for, o Parclito no vir a vs; mas se Eu for, Eu vo-lO enviarei. Quando Ele vier, convencer o mundo do pecado, da justia e do julgamento: do pecado, porque no acreditam em Mim; da justia, porque vou para o Pai e no Me vereis mais; do julgamento, porque o prncipe deste mundo j est condenado. Palavra da salvao.

QUARTA-FEIRA

441

QUARTA-FEIRA

LEITURA I

Actos 17, 15.22 18, 1

Aquele que venerais sem O conhecer, esse que eu vos anuncio

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, os que acompanhavam Paulo levaram-no a Atenas e voltaram em seguida, encarregados de transmitirem a Silas e a Timteo a ordem de irem ter com Paulo o mais depressa possvel. Um dia, Paulo, de p no meio do Arepago, disse: Atenienses, vejo que sois em tudo extremamente religiosos. Na verdade, quando eu andava percorrendo a vossa cidade e observando os vossos monumentos sagrados, encontrei at um altar com a inscrio: Ao Deus desconhecido. Pois bem: Aquele que venerais sem O conhecer, esse que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe o Senhor do cu e da terra. No habita em templos feitos por mos humanas, nem servido pelas mos dos homens, como se tivesse necessidade de alguma coisa. Ele que a todos d a vida, a respirao e tudo o mais. Criou de um s homem todo o gnero humano, para habitar sobre a superfcie da terra, e fixou perodos determinados e os limites da sua habitao, para que os homens procurassem a Deus e se esforassem realmente para O atingir e encontrar. Na verdade, Ele no est longe de cada um de ns.

442

SEMANA VI DO TEMPO PASCAL

nEle que vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dos vossos poetas: Somos da raa de Deus. Se ns somos da raa de Deus, no devemos pensar que a divindade semelhante ao ouro, prata ou pedra, trabalhados pela arte e engenho do homem. Sem olhar a estes tempos de ignorncia, Deus fez saber agora aos homens que todos e em toda a parte se devem arrepender; pois Ele fixou um dia em que h-de julgar o universo com justia por meio de um homem que escolheu, e deu a todos motivo de crdito, ressuscitando-O de entre os mortos. Ao ouvirem falar da ressurreio dos mortos, alguns zombavam, mas outros disseram: Havemos de te ouvir falar disto ainda outra vez. Foi assim que Paulo saiu do meio deles. No entanto, alguns homens juntaram-se a Paulo e abraaram a f: entre eles, Dionsio, o Areopagita, e tambm uma mulher chamada Dmaris, e outros com eles. Depois disto, Paulo saiu de Atenas e foi para Corinto. Palavra do Senhor.

QUARTA-FEIRA

443

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 148, 1-2.11-12ab.12bc-14a.14bcd

Refro: O cu e a terra proclamam a vossa glria. Ou: Aleluia. Louvai o Senhor do alto dos cus, louvai-O nas alturas, louvai-O, todos os seus Anjos. Reis e povos do mundo, prncipes e todos os juzes da terra, jovens e donzelas, velhos e crianas; Louvem todos o nome do Senhor, porque o seu nome sublime, a sua majestade est acima do cu e da terra. Exaltou a fora do seu povo: louvem-nO todos os seus fiis, os filhos de Israel, seu povo eleito.

ALELUIA

cf. Jo 14, 16

Refro: Aleluia

Repete-se

Eu pedirei ao Pai, que vos dar o Esprito Santo, para estar convosco para sempre. Refro

444

SEMANA VI DO TEMPO PASCAL

EVANGELHO

Jo 16, 12-15

Tudo o que o Pai tem meu. O Esprito receber do que meu, para vo-lo anunciar

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas no as podeis compreender agora. Quando vier o Esprito da verdade, Ele vos guiar para a verdade plena; porque no falar de Si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido e vos anunciar o que h-de vir. Ele Me glorificar, porque receber do que meu e vos h-de anunci-lo. Tudo o que o Pai tem meu. Por isso vos disse que Ele receber do que meu e vos h-de anunci-lo. Palavra da salvao.

QUINTA-FEIRA

445

QUINTA-FEIRA
Nas regies em que a celebrao da Ascenso do Senhor transferida para o Domingo VII da Pscoa, utilizam-se as seguintes leituras:

LEITURA I

Actos 18, 1-8

Ficou em casa deles para trabalharem juntos e falava na sinagoga

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, Paulo saiu de Atenas e foi para Corinto. Encontrou l um judeu chamado quila, natural do Ponto, recentemente chegado de Itlia, com Priscila, sua mulher, porque o imperador Cludio tinha decretado que todos os judeus sassem de Roma. Paulo juntou-se a eles e, como era da mesma profisso, fabricante de tendas, ficou em sua casa para trabalharem juntos. Todos os sbados, Paulo falava na sinagoga, procurando convencer tanto judeus como gregos. Quando Silas e Timteo chegaram da Macednia, Paulo consagrou-se totalmente pregao, afirmando aos judeus que Jesus era o Messias. Mas perante a oposio e blasfmias deles, sacudiu as vestes e declarou-lhes: O vosso sangue recaia sobre as vossas cabeas. Eu no sou responsvel por isso. A partir de agora, vou dirigir-me aos gentios. Saiu dali e foi para casa de Tcio Justo, homem que adorava a Deus e morava junto da sinagoga.

446

SEMANA VI DO TEMPO PASCAL

Entretanto, Crispo, chefe da sinagoga, acreditou no Senhor, ele e a sua famlia, e muitos corntios que ouviam a palavra de Paulo abraavam tambm a f e recebiam o Baptismo. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 97 (98), 1.2-3ab.3cd-4 (R. cf. 2b)

Refro: O Senhor manifestou a salvao a todos os povos. Ou: Diante dos povos, manifestou Deus a salvao. Ou: Aleluia. Cantai ao Senhor um cntico novo pelas maravilhas que Ele operou. A sua mo e o seu santo brao Lhe deram a vitria. O Senhor deu a conhecer a salvao, revelou aos olhos das naes a sua justia. Recordou-Se da sua bondade e fidelidade em favor da casa de Israel. Os confins da terra puderam ver a salvao do nosso Deus. Aclamai o Senhor, terra inteira, exultai de alegria e cantai.
ALELUIA cf. Jo 14, 18

Refro: Aleluia

Repete-se

No vos deixarei rfos, diz o Senhor; voltarei para junto de vs e exultareis de alegria. Refro

QUINTA-FEIRA

447

EVANGELHO

Jo 16, 16-20

Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se- em alegria

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Daqui a pouco j no Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me. Alguns discpulos disseram entre si: Que significa isto que nos diz: Daqui a pouco j no Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me, e ainda: Eu vou para o Pai?. E perguntavam: Que esse pouco tempo de que Ele fala? No sabemos o que est a dizer. Jesus percebeu que O queriam interrogar e disse-lhes: Procurais entre vs compreender as minhas palavras: Daqui a pouco j no Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me. Em verdade, em verdade vos digo: Chorareis e lamentar-vos-eis, enquanto o mundo se alegrar. Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se- em alegria. Palavra da salvao.

448

SEMANA VI DO TEMPO PASCAL

SEXTA-FEIRA

LEITURA I

Actos 18, 9-18

Tenho um povo numeroso nesta cidade

Leitura dos Actos dos Apstolos Quando Paulo estava em Corinto, certa noite o Senhor disse-lhe numa viso: No temas, continua a falar, que Eu estou contigo e ningum por as mos sobre ti, para te fazer mal, pois tenho um povo numeroso nesta cidade. Ento Paulo demorou-se ali ano e meio a ensinar aos corntios a palavra de Deus. Quando Galio era procnsul da Acaia, os judeus levantaram-se todos contra Paulo e levaram-no ao tribunal, dizendo: Este homem induz as pessoas a prestarem culto a Deus margem da lei. Quando Paulo ia a abrir a boca, disse Galio aos judeus: Judeus, se se tratasse de alguma injustia ou grave delicto, escutaria certamente as vossas queixas, como meu dever. Uma vez, porm, que so questes de doutrina e de nomes da vossa prpria lei, o assunto convosco. Eu no quero ser juiz dessas coisas. E mandou-os sair do tribunal. Todos ento se apoderaram de Sstenes, chefe da sinagoga, e comearam a bater-lhe em frente do tribunal. Mas Galio no se importou nada com isso.

SEXTA-FEIRA

449

Paulo demorou-se ainda algum tempo em Corinto; depois despediu-se dos irmos e embarcou para a Sria, em companhia de Priscila e quila, e rapou a cabea em Cncreas, por causa de um voto que fizera. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 46 (47), 2-3.4-5.6-7 (R. cf. 8a ou Aleluia)

Refro: Deus o Senhor de toda a terra. Ou: Aleluia. Povos todos, batei palmas, aclamai a Deus com brados de alegria, porque o Senhor, o Altssimo, terrvel, o Rei soberano de toda a terra. Submeteu os povos nossa obedincia e ps as naes a nossos ps. Para ns escolheu a nossa herana, glria de Jacob, por Ele amado. Deus subiu entre aclamaes, o Senhor subiu ao som da trombeta. Cantai hinos a Deus, cantai, cantai hinos ao nosso Rei, cantai.

450

SEMANA VI DO TEMPO PASCAL

ALELUIA

cf. Lc 14, 46.26

Refro: Aleluia

Repete-se

Cristo tinha de sofrer e ressuscitar dos mortos para entrar na sua glria. Refro
EVANGELHO Jo 16, 20-23a

Ningum vos poder tirar a vossa alegria

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Em verdade, em verdade vos digo: Chorareis e lamentar-vos-eis, enquanto o mundo se alegrar. Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se- em alegria. A mulher, quando est para ser me, sente angstia, porque chegou a sua hora. Mas depois que deu luz um filho, j no se lembra do sofrimento, pela alegria de ter dado um homem ao mundo. Tambm vs agora estais tristes; mas Eu hei-de ver-vos de novo e o vosso corao se alegrar e ningum vos poder tirar a vossa alegria. Nesse dia, no Me fareis nenhuma pergunta. Palavra da salvao.

SBADO

451

SBADO

LEITURA I

Actos 18, 23-28

Apolo demonstrava pelas Escrituras que Jesus era o Messias

Leitura dos Actos Apstolos Depois de ter passado algum tempo em Antioquia, Paulo partiu de novo e percorreu sucessivamente a Galcia e a Frgia, fortalecendo todos os discpulos na f. Entretanto, chegou a feso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente, muito versado nas Escrituras. Fora instrudo no caminho do Senhor e pregava com muito entusiasmo, ensinando com exactido o que se referia a Jesus, embora s conhecesse o baptismo de Joo. E comeou a falar tambm com firmeza na sinagoga. Priscila e quila, ouvindo-o falar, tomaram-no consigo e expuseram-lhe com maior exactido o caminho do Senhor. Como ele queria partir para a Acaia, os irmos encorajaram-no e escreveram aos discpulos que o recebessem. Depois de l ter chegado, ajudava muito os fiis com o auxlio da graa: refutava energicamente os judeus em pblico, demonstrando pelas Escrituras que Jesus era o Messias. Palavra do Senhor.

452

SEMANA VI DO TEMPO PASCAL

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 46 (47), 2-3.8-9.10 (cf. 8a ou Aleluia)

Refro: Deus o Senhor de toda a terra. Ou: Aleluia. Povos todos, batei palmas, aclamai a Deus com jbilo, porque o Senhor, o Altssimo, terrvel, o Rei soberano de toda a terra. Deus Rei do universo, cantai os hinos mais belos. Deus reina sobre os povos, Deus est sentado no trono sagrado. Reuniram-se os prncipes dos povos ao povo do Deus de Abrao; porque a Deus pertencem os poderes da terra, Ele est acima de todas as coisas.

ALELUIA

Jo 16, 28

Refro: Aleluia

Repete-se Refro

Sa do Pai e vim ao mundo; agora deixo o mundo e vou para o Pai.

SBADO

453

EVANGELHO

Jo 16, 23b-28

O Pai vos ama, porque vs Me amastes e acreditastes

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Em verdade, em verdade vos digo: Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo dar. At agora no pedistes nada em meu nome: pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. Tenho-vos dito tudo isto em parbolas mas vai chegar a hora em que no vos falarei mais em parbolas: falar-vos-ei claramente do Pai. Nesse dia pedireis em meu nome; e no vos digo que rogarei por vs ao Pai, pois o prprio Pai vos ama, porque vs Me amastes e acreditastes que Eu sa de Deus. Sa de Deus e vim ao mundo. agora deixo o mundo e vou para o Pai. Palavra da salvao.

SEMANA VII
SEGUNDA-FEIRA
LEITURA I Actos 19, 1-8

Recebestes o Esprito Santo, quando abraastes a f?

Leitura dos Actos dos Apstolos Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou a regio alta e chegou a feso. Encontrou l alguns discpulos e perguntou-lhes: Recebestes o Esprito Santo, quando abraastes a f?. Eles responderam-lhe: Nem sequer ouvimos falar do Esprito Santo. Paulo perguntou: Ento, que baptismo recebestes?. Eles responderam: O baptismo de Joo. Disse-lhes Paulo: Joo administrou um baptismo de penitncia, dizendo ao povo que acreditasse nAquele que ia chegar depois dele, isto , em Jesus. Depois de ouvirem estas palavras, receberam o Baptismo em nome do Senhor Jesus. Quando Paulo lhes imps as mos, o Esprito Santo desceu sobre eles e comearam a falar lnguas e a profetizar. Eram ao todo uns doze homens. Paulo foi em seguida sinagoga, onde falou com firmeza durante trs meses, argumentando de modo convincente sobre o reino de Deus. Palavra do Senhor.

456

SEMANA VII DO TEMPO PASCAL

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 67 (68), 2-3.4-5ac.6-7ab (R. 33a ou Aleluia)

Refro: Povos da terra, cantai ao Senhor. Ou: Aleluia. Levanta-Se Deus, dispersam-se os inimigos e fogem diante deles os que O odeiam. Como se desfaz o fumo, assim eles se dissipam, assim perecem os mpios vista de Deus. Os justos exultam na presena de Deus, exultam e transbordam de alegria. Cantai a Deus, entoai um cntico ao seu nome; o seu nome Senhor: exultai na sua presena. Pai dos rfos e defensor das vivas Deus na sua morada santa. Aos abandonados Deus prepara uma casa, conduz os cativos liberdade.

ALELUIA

Col 3, 1

Refro: Aleluia

Repete-se

Se ressuscitastes com Cristo, aspirai s coisas do alto, onde Cristo est sentado direita de Deus. Refro

SEGUNDA-FEIRA

457

EVANGELHO

Jo 16, 29-33

Tende confiana: Eu venci o mundo

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disseram os discpulos a Jesus: De facto agora falas abertamente, sem enigmas. Agora vemos que sabes tudo e no precisas que ningum Te faa perguntas. Por isso acreditamos que saste de Deus. Respondeu-lhes Jesus: Agora acreditais? Vai chegar a hora e j chegou em que sereis dispersos, cada um para seu lado, e Me deixareis s; mas Eu no estou s, porque o Pai est comigo. Digo-vos isto, para que em Mim tenhais a paz. No mundo sofrereis tribulaes. Mas tende confiana: Eu venci o mundo. Palavra da salvao.

458

SEMANA VII DO TEMPO PASCAL

TERA-FEIRA

LEITURA I

Actos 20, 17-27

Levar a bom termo a minha carreira e a misso que recebi do Senhor Jesus

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, estando Paulo em Mileto, mandou a feso chamar os ancios da Igreja. Quando chegaram junto dele, disse-lhes: Sabeis como me comportei sempre convosco, desde o primeiro dia em que pus os ps na sia. Servi o Senhor com toda a humildade, com lgrimas e no meio de provaes que me vieram das ciladas dos judeus. Em nada que vos pudesse ser til me furtei a pregar-vos e a instruir-vos, publicamente e de casa em casa. Exortei judeus e gregos a converterem-se a Deus e a acreditarem em Jesus, nosso Senhor. Agora vou para Jerusalm, prisioneiro do Esprito, sem saber o que l me espera. S sei que o Esprito Santo me avisa, de cidade em cidade, que me aguardam cadeias e tribulaes. Mas por ttulo nenhum eu dou valor vida, contanto que leve a bom termo a minha carreira e a misso que recebi do Senhor Jesus: dar testemunho do Evangelho da graa de Deus. Agora, eu sei que no tornareis a ver o meu rosto, vs todos entre os quais passei anunciando o Reino.

TERA-FEIRA

459

Por isso posso garantir-vos, hoje, que no me sinto responsvel pela perda de nenhum de vs, pois no me furtei a anunciar-vos todo o desgnio de Deus a vosso respeito. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 67 (68), 10-11.20-21 (R. 33a ou Aleluia)

Refro: Povos da terra, cantai ao Senhor. Ou: Aleluia. Derramastes, Deus, uma chuva de bnos, restaurastes a vossa herana enfraquecida. A vossa grei estabeleceu-se numa terra que a vossa bondade, Deus, preparara ao oprimido. Bendito seja o Senhor, dia aps dia. Preocupa-se connosco Deus, nosso Salvador. O nosso Deus um Deus que salva, da morte nos livra o Senhor.

ALELUIA

cf. Jo 14, 16

Refro: Aleluia

Repete-se

Eu pedirei ao Pai, que vos dar o Esprito Santo, para estar convosco para sempre. Refro

460

SEMANA VII DO TEMPO PASCAL

EVANGELHO

Jo 17, 1-11a

Pai, glorifica o teu Filho

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao Cu e disse: Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho Te glorifique e, pelo poder que Lhe deste sobre toda a criatura, Ele d a vida eterna a todos os que Lhe confiaste. esta a vida eterna: que Te conheam a Ti, nico Deus verdadeiro, e Aquele que enviaste, Jesus Cristo. Eu glorifiquei-Te sobre a terra, consumando a obra que Me encarregaste de realizar. E agora, Pai, glorifica-Me junto de Ti mesmo com aquela glria que tinha em Ti, antes que houvesse mundo. Manifestei o teu nome aos homens que do mundo Me deste. Eram teus e Tu mos deste e eles guardam a tua palavra. Agora sabem que tudo quanto Me deste vem de Ti, porque lhes comuniquei as palavras que Me confiaste e eles receberam-nas: reconheceram verdadeiramente que sa de Ti e acreditaram que Me enviaste. por eles que Eu rogo; no pelo mundo, mas por aqueles que Me deste, porque so teus. Tudo o que meu teu e tudo o que teu meu; e neles sou glorificado. Eu j no estou no mundo, mas eles esto no mundo, enquanto Eu vou para Ti. Palavra da salvao.

QUARTA-FEIRA

461

QUARTA-FEIRA

LEITURA I

Actos 20, 28-38

Entrego-vos a Deus, que pode construir o edifcio espiritual e conceder-vos a herana

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, disse Paulo aos ancios da Igreja de feso: Tende cuidado convosco e com todo o rebanho, do qual o Esprito Santo vos constituiu vigilantes para apascentardes a Igreja de Deus, que Ele adquiriu com o sangue do seu prprio Filho. Eu sei que, depois da minha partida, se ho-de introduzir entre vs lobos devoradores que no pouparo o rebanho. De entre vs mesmos se ho-de erguer homens com palavras perversas, para arrastarem os discpulos atrs de si. Por isso, sede vigilantes e lembrai-vos que, durante trs anos, noite e dia, no cessei de exortar com lgrimas cada um de vs. Agora entrego-vos a Deus e palavra da sua graa, que tem o poder de construir o edifcio e conceder a herana a todos os santificados. No desejei prata, ouro ou vesturio de ningum. Vs prprios sabeis que estas mos proveram s minhas necessidades e s dos meus companheiros. Em tudo vos mostrei que trabalhando assim que devemos acudir aos mais fracos; e recordo-vos as palavras do Senhor Jesus: H mais felicidade em dar do que em receber.

462

SEMANA VII DO TEMPO PASCAL

Dito isto, Paulo ps-se de joelhos e orou com eles. Todos romperam em pranto e, lanando-se ao pescoo de Paulo, comearam a abra-lo, consternados sobretudo por ele lhes ter dito que no mais tornariam a ver o seu rosto. Em seguida, acompanharam-no at ao barco. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 67 (68), 29-30.33-35a.35b-36c (R. 33a ou Aleluia)

Refro: Povos da terra, cantai ao Senhor. Ou: Aleluia. Mostrai, Senhor, o vosso poder, confirmai o que por ns fizestes. No vosso templo, em Jesrusalm, os reis vos oferecem presentes. Reinos da terra, cantai a Deus, entoai hinos ao Senhor, a Ele que avana pelos cus altssimos e faz ouvir a sua voz poderosa. Sobre Israel resplandece a sua majestade e nas nuvens est o seu poder. O Deus de Israel d fora e poder ao seu povo. Bendito seja Deus.
ALELUIA cf. Jo 17, 17b.a

Refro: Aleluia

Repete-se Refro

A vossa palavra, Senhor, a verdade: santificai-nos na verdade.

QUARTA-FEIRA

463

EVANGELHO

Jo 17, 11b-19

Para que sejam um como Ns

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao Cu e orou deste modo: Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que Me deste, para que sejam um, como Ns. Quando Eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que Me deste. Guardei-os e nenhum deles se perdeu, a no ser o filho da perdio; e assim se cumpriu a Escritura. Mas agora vou para Ti; e digo isto no mundo, para que eles tenham em si mesmos a plenitude da minha alegria. Dei-lhes a tua palavra e o mundo odiou-os, por no serem do mundo, como Eu no sou do mundo. No peo que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Eles no so do mundo, como Eu no sou do mundo. Consagra-os na verdade. A tua palavra a verdade. Assim como Tu Me enviaste ao mundo, tambm Eu os enviei ao mundo. Eu consagro-Me por eles, para que tambm eles sejam consagrados na verdade. Palavra da salvao.

464

SEMANA VII DO TEMPO PASCAL

QUINTA-FEIRA

LEITURA I

Actos 22, 30; 23, 6-11

necessrio que ds testemunho tambm em Roma

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, querendo o tribuno obter informaes seguras sobre as acusaes dos judeus contra Paulo, mandou que lhe tirassem as algemas e reunissem os prncipes dos sacerdotes e todo o Sindrio. Fez ento descer Paulo para comparecer diante deles. Paulo, sabendo que o Conselho era constitudo pelo partido dos saduceus e pelo partido dos fariseus, exclamou no meio do Sindrio: Irmos, eu sou fariseu, filho de fariseus, e pela nossa esperana na ressurreio dos mortos que estou a ser julgado. Estas palavras desencadearam um conflito entre fariseus e saduceus e a assembleia dividiu-se. De facto os saduceus dizem que no h ressurreio, nem Anjos, nem espritos, ao passo que os fariseus afirmam uma e outra coisa. Levantou-se enorme gritaria e alguns escribas do partido dos fariseus ergueram-se e comearam a protestar com energia, dizendo: No encontramos nenhum mal neste homem. E se foi um esprito ou um Anjo que lhe falou?.

QUINTA-FEIRA

465

A discusso redobrou de violncia, a tal ponto que o tribuno, receando que eles despedaassem Paulo, ordenou que os soldados descessem para o tirarem do meio deles e o reconduzissem fortaleza. Na noite seguinte, o Senhor apareceu a Paulo e disse-lhe: Coragem! Assim como deste testemunho de Mim em Jerusalm, devers dar testemunho tambm em Roma. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 15 (16), 1-2a.5.7-8.9-10.11 (R. 1 ou Aleluia)

Refro: Defendei-me, Senhor: Vs sois o meu refgio. Ou: Guardai-me, Senhor: esperei em Vs Ou: Aleluia. Defendei-me, Senhor; Vs sois o meu refgio. Digo ao Senhor: Vs sois o meu Deus. Senhor, poro da minha herana e do meu clice, est nas vossas mos o meu destino. Bendigo o Senhor por me ter aconselhado, at de noite me inspira interiormente. O Senhor est sempre na minha presena, com Ele a meu lado no vacilarei. Por isso o meu corao se alegra e a minha alma exulta e at o meu corpo descansa tranquilo. Vs no abandonareis a minha alma na manso dos mortos, nem deixareis o vosso fiel conhecer a corrupo.

466

SEMANA VII DO TEMPO PASCAL

Dar-me-eis a conhecer os caminhos da vida, alegria plena em vossa presena, delcias eternas vossa direita.

ALELUIA

Jo 17, 21

Refro: Aleluia

Repete-se

Todos sejam um, Pai, como Tu em Mim e Eu em Ti, para que o mundo acredite que Tu Me enviaste. Refro

EVANGELHO

Jo 17, 20-26

Sejam consumados na unidade

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao Cu e disse: Pai santo, no peo somente por eles, mas tambm por aqueles que vo acreditar em Mim por meio da sua palavra, para que eles sejam todos um, como Tu, Pai, o s em Mim e Eu em Ti, para que tambm eles sejam um em Ns e o mundo acredite que Tu Me enviaste. Eu dei-lhes a glria que Tu Me deste, para que sejam um, como Ns somos um: Eu neles e Tu em Mim, para que sejam consumados na unidade e o mundo reconhea que Tu Me enviaste e que os amaste como a Mim.

QUINTA-FEIRA

467

Pai, quero que onde Eu estou, tambm estejam comigo os que Me deste, para que vejam a minha glria, a glria que Me deste, por Me teres amado antes da criao do mundo. Pai justo, o mundo no Te conheceu, mas Eu conheci-Te e estes reconheceram que Tu Me enviaste. Dei-lhes a conhecer o teu nome e d-lo-ei a conhecer, para que o amor com que Me amaste esteja neles e Eu esteja neles. Palavra da salvao.

468

SEMANA VII DO TEMPO PASCAL

SEXTA-FEIRA
LEITURA I Actos 25, 13b-21

Jesus que morreu e que Paulo afirma estar vivo

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, o rei Agripa e Berenice chegaram a Cesareia e foram apresentar cumprimentos ao governador Festo. Como se demoraram ali muitos dias, Festo exps ao rei o caso de Paulo, dizendo: H aqui um homem, que Flix deixou preso, e contra o qual, estando eu em Jerusalm, os prncipes dos sacerdotes e os ancios dos judeus apresentaram queixa, pedindo a sua condenao. Respondi-lhes que no era costume dos romanos conceder a entrega de qualquer homem, antes de o ru ter na sua frente os acusadores e poder defender-se da acusao. Vieram ento aqui a Cesareia e, sem mais demoras, logo no dia seguinte, sentei-me no tribunal e mandei comparecer o homem. Postos frente a frente, os acusadores no alegaram nenhum dos crimes de que eu suspeitava. S tinham com ele discusses acerca da sua religio e especialmente a respeito de um certo Jesus que morreu e que Paulo afirma estar vivo. Eu fiquei embaraado perante um debate deste gnero e perguntei-lhe se queria ir a Jerusalm, para l ser julgado. Mas como Paulo apelou, para que a sua causa fosse decidida pelo imperador, mandei que o conservassem preso, at o enviar a Csar. Palavra do Senhor.

SEXTA-FEIRA

469

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 102 (103), 1-2.11-12.19-20ab (R. l9a ou Aleluia)

Refro: O Senhor tem no Cu o trono da sua glria. Ou: Aleluia. Bendiz, minha alma, o Senhor e todo o meu ser bendiga o seu nome santo. Bendiz, minha alma, o Senhor e no esqueas nenhum dos seus benefcios. Como a distncia da terra aos cus, assim grande a sua misericrdia para os que O temem. Como o Oriente dista do Ocidente, assim Ele afasta de ns os nossos pecados. O Senhor fixou no Cu o seu trono e o seu reino estende-se sobre o universo. Bendizei o Senhor, todos os seus Anjos, poderosos executores das suas ordens.

ALELUIA

Jo 14, 26

Refro: Aleluia

Repete-se

O Esprito Santo vos ensinar todas as coisas e vos recordar tudo o que Eu vos disse. Refro

470

SEMANA VII DO TEMPO PASCAL

EVANGELHO

Jo 21, 15-19

Apascenta os meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Quando Jesus Se manifestou aos seus discpulos junto ao mar de Tiberades, depois de comerem, perguntou a Simo Pedro: Simo, filho de Joo, amas-Me tu mais do que estes?. Ele respondeu-Lhe: Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Voltou a perguntar-lhe segunda vez: Simo, filho de Joo, tu amas-Me?. Ele respondeu-Lhe: Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. Perguntou-lhe pela terceira vez: Simo, filho de Joo, tu amas-Me?. Pedro entristeceu-se por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez se O amava e respondeu-Lhe: Senhor, Tu sabes tudo, bem sabes que Te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: Quando eras mais novo, tu mesmo te cingias e andavas por onde querias; mas quando fores mais velho, estenders a mo e outro te cingir e te levar para onde no queres. Jesus disse isto para indicar o gnero de morte com que Pedro havia de dar glria a Deus. Dito isto, acrescentou: Segue-Me. Palavra da salvao.

SBADO

471

SBADO

Missa da manh

LEITURA I

Actos 28, 16-20.30-31

Ficou em Roma, anunciando o reino de Deus

Leitura dos Actos dos Apstolos Quando chegmos a Roma, Paulo foi autorizado a ficar em domiclio pessoal, com um soldado que o guardava. Trs dias depois, ele convocou os principais dos judeus e, quando estavam todos reunidos, disse-lhes: Irmos, embora nada tenha feito contra o povo ou contra os costumes dos nossos pais, fui preso em Jerusalm e entregue s mos dos romanos. Instrudo o processo, estes queriam soltar-me, por no encontrarem em mim nenhum crime de morte. Mas como os judeus se opunham, fui obrigado a apelar para Csar, sem pretender de modo algum acusar a minha nao. Foi por isto que manifestei o desejo de vos ver e de vos falar, pois por causa da esperana de Israel que estou preso com estas cadeias.

472

SEMANA VII DO TEMPO PASCAL

Paulo ficou dois anos inteiros no alojamento que tinha alugado, onde recebia todos aqueles que o procuravam. Anunciava o reino de Deus e ensinava o que se refere ao Senhor Jesus Cristo, com firmeza e sem nenhum impedimento. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 10 (11), 4.5.7 (R. cf. 7b)

Refro: Os homens rectos vero o Senhor. Ou: Aleluia. O Senhor habita no seu templo santo, o Senhor tem nos cus o seu trono. Os seus olhos esto atentos ao pobre, as suas pupilas observam os homens. O Senhor observa o justo e o mpio, mas odeia o que ama a iniquidade. O Senhor justo e ama a justia, os homens rectos contemplaro a sua face.
ALELUIA cf. Jo 16, 7.13

Refro: Aleluia

Repete-se

Eu vos enviarei o Esprito da verdade, diz o Senhor; Ele vos ensinar toda a verdade. Refro

SBADO

473

EVANGELHO

Jo 21, 20-25

Este o discpulo que escreveu estes factos e o seu testemunho verdadeiro

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, Pedro, ao voltar-se, viu que o seguia o discpulo predilecto de Jesus, aquele que, na Ceia, se tinha reclinado sobre o seu peito e Lhe tinha perguntado: Senhor, quem que Te vai entregar? Ao v-lo, Pedro disse a Jesus: Senhor, que ser deste?. Jesus respondeu-lhe: Se Eu quiser que ele fique at que Eu venha, que te importa? Tu, segue-Me. Divulgou-se ento entre os irmos o boato de que aquele discpulo no morreria. Jesus, porm, no disse a Pedro que ele no morreria, mas sim: Se Eu quiser que ele fique at que Eu venha, que te importa? este o discpulo que d testemunho destes factos e foi quem os escreveu; e ns sabemos que o seu testemunho verdadeiro. Jesus realizou muitas outras coisas. Se elas fossem escritas uma a uma, penso que nem caberiam no mundo inteiro os livros que era preciso escrever. Palavra da salvao.

S-ar putea să vă placă și