Sunteți pe pagina 1din 43

DOMINGO II DA PSCOA ou da Divina Misericrdia

LEITURA I Actos 4, 32-35

Um s corao e uma s alma

Leitura dos Actos dos Apstolos A multido dos que haviam abraado a f tinha um s corao e uma s alma; ningum chamava seu ao que lhe pertencia, mas tudo entre eles era comum. Os Apstolos davam testemunho da ressurreio do Senhor Jesus com grande poder e gozavam todos de grande simpatia. No havia entre eles qualquer necessitado, porque todos os que possuam terras ou casas vendiam-nas e traziam o produto das vendas, que depunham aos ps dos Apstolos. Distribua-se ento a cada um conforme a sua necessidade. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 117 (118), 2-4.16ab-18.22-24 (R. 1)

Refro: Dai graas ao Senhor, porque Ele bom, porque eterna a sua misericrdia. Ou: Aclamai o Senhor, porque Ele bom: o seu amor para sempre. Ou: Aleluia.

DOMINGO II

223

Diga a casa de Israel: eterna a sua misericrdia. Diga a casa de Aaro: eterna a sua misericrdia. Digam os que temem o Senhor: eterna a sua misericrdia. A mo do Senhor fez prodgios, a mo do Senhor foi magnfica. No morrerei, mas hei-de viver, para anunciar as obras do Senhor. Com dureza me castigou o Senhor, mas no me deixou morrer. A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular. Tudo isto veio do Senhor: admirvel aos nossos olhos. Este o dia que o Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria.

LEITURA II

1 Jo 5, 1-6

Todo o que nasceu de Deus vence o mundo

Leitura da Primeira Epstola de So Joo Carssimos: Quem acredita que Jesus o Messias, nasceu de Deus, e quem ama Aquele que gerou ama tambm Aquele que nasceu dEle. Ns sabemos que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus e cumprimos os seus mandamentos, porque o amor de Deus consiste em guardar os seus mandamentos.

224

TEMPO PASCAL

E os seus mandamentos no so pesados, porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. Esta a vitria que vence o mundo: a nossa f. Quem o vencedor do mundo seno aquele que acredita que Jesus o Filho de Deus? Este o que veio pela gua e pelo sangue: Jesus Cristo; no s com a gua, mas com a gua e o sangue. o Esprito que d testemunho, porque o Esprito a verdade. Palavra do Senhor.

ALELUIA

Jo 20, 29

Refro: Aleluia.

Repete-se

Disse o Senhor a Tom: Porque Me viste, acreditaste; felizes os que acreditam sem terem visto.

Refro

EVANGELHO

Jo 20, 19-31

Oito dias depois, veio Jesus ...

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discpulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: A paz esteja convosco. Dito isto, mostrou-lhes as mos e o lado.

DOMINGO II

225

Os discpulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, tambm Eu vos envio a vs. Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Esprito Santo: queles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-o perdoados; e queles a quem os retiverdes ser-lhes-o retidos. Tom, um dos Doze, chamado Ddimo, no estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe os outros discpulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu-lhes: Se no vir nas suas mos o sinal dos cravos, se no meter o dedo no lugar dos cravos e a mo no seu lado, no acreditarei. Oito dias depois, estavam os discpulos outra vez em casa, e Tom com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-Se no meio deles e disse: A paz esteja convosco. Depois disse a Tom: Pe aqui o teu dedo e v as minhas mos; aproxima a tua mo e mete-a no meu lado; e no sejas incrdulo, mas crente. Tom respondeu-Lhe: Meu Senhor e meu Deus!. Disse-lhe Jesus: Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto. Muitos outros milagres fez Jesus na presena dos seus discpulos, que no esto escritos neste livro. Estes, porm, foram escritos para acreditardes que Jesus o Messias, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome. Palavra da salvao.

DOMINGO III DA PSCOA

LEITURA I

Actos 3, 13-15.17-19

Matastes o autor da vida; mas Deus ressuscitou-o dos mortos

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, Pedro disse ao povo: O Deus de Abrao, de Isaac e de Jacob, o Deus de nossos pais, glorificou o seu Servo Jesus, que vs entregastes e negastes na presena de Pilatos, estando ele resolvido a solt-lO. Negastes o Santo e o Justo e pedistes a libertao dum assassino; matastes o autor da vida, mas Deus ressuscitou-O dos mortos, e ns somos testemunhas disso. Agora, irmos, eu sei que agistes por ignorncia, como tambm os vossos chefes. Foi assim que Deus cumpriu o que de antemo tinha anunciado pela boca de todos os Profetas: que o seu Messias havia de padecer. Portanto, arrependei-vos e convertei-vos, para que os vossos pecados sejam perdoados. Palavra do Senhor.

DOMINGO III

227

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 4, 2.4.7.9 (R. 7a)

Refro: Fazei brilhar sobre ns, Senhor, a luz do vosso rosto. Quando Vos invocar, ouvi-me, Deus de justia. Vs que na tribulao me tendes protegido, compadecei-Vos de mim e ouvi a minha splica. Sabei que o Senhor faz maravilhas pelos seus amigos, o Senhor me atende quando O invoco. Muitos dizem: Quem nos far felizes? Fazei brilhar sobre ns, Senhor, a luz da vossa face. Em paz me deito e adormeo tranquilo, porque s Vs, Senhor, me fazeis repousar em segurana.

LEITURA II

1 Jo 2, 1-5a

Ele a vtima de propiciao pelos nossos pecados e tambm pelos do mundo inteiro

Leitura da Primeira Epstola de So Joo Meus filhos, escrevo-vos isto, para que no pequeis. Mas se algum pecar, ns temos Jesus Cristo, o Justo, como advogado junto do Pai. Ele a vtima de propiciao pelos nossos pecados, e no s pelos nossos, mas tambm pelos do mundo inteiro. E ns sabemos que O conhecemos, se guardamos os seus mandamentos.

228

TEMPO PASCAL

Aquele que diz conhec-lO e no guarda os seus mandamentos mentiroso e a verdade no est nele. Mas se algum guardar a sua palavra, nesse o amor de Deus perfeito. Palavra do Senhor.

ALELUIA

cf. Lc 24, 32

Refro: Aleluia.

Repete-se Refro

Senhor Jesus, abri-nos as Escrituras, falai-nos e inflamai o nosso corao.

EVANGELHO

Lc 24, 35-48

Assim est escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Lucas Naquele tempo, os discpulos de Emas contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir do po. Enquanto diziam isto, Jesus apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: A paz esteja convosco. Espantados e cheios de medo, julgavam ver um esprito. Disse-lhes Jesus: Porque estais perturbados e porque se levantam esses pensamentos nos vossos coraes? Vede as minhas mos e os meus ps: sou Eu mesmo; tocai-Me e vede: um esprito no tem carne nem ossos, como vedes que Eu tenho.

DOMINGO III

229

Dito isto, mostrou-lhes as mos e os ps. E como eles, na sua alegria e admirao, no queriam ainda acreditar, perguntou-lhes: Tendes a alguma coisa para comer?. Deram-Lhe uma posta de peixe assado, que Ele tomou e comeou a comer diante deles. Depois disse-lhes: Foram estas as palavras que vos dirigi, quando ainda estava convosco: Tem de se cumprir tudo o que est escrito a meu respeito na Lei de Moiss, nos Profetas e nos Salmos. Abriu-lhes ento o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: Assim est escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdo dos pecados a todas as naes, comeando por Jerusalm. Vs sois as testemunhas de todas estas coisas. Palavra da salvao.

DOMINGO IV DA PSCOA

LEITURA I

Actos 4, 8-12

Em nenhum outro h salvao

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, Pedro, cheio do Esprito Santo, disse-lhes: Chefes do povo e ancios, j que hoje somos interrogados sobre um benefcio feito a um enfermo e o modo como ele foi curado, ficai sabendo todos vs e todo o povo de Israel: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, que vs crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, por Ele que este homem se encontra perfeitamente curado na vossa presena. Jesus a pedra que vs, os construtores, desprezastes e que veio a tornar-se pedra angular. E em nenhum outro h salvao, pois no existe debaixo do cu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos. Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 117 (118),1 e 8-9.21-23.26.28cd.29 (R. 22)

Refro: A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular. Ou: Aleluia

DOMINGO IV

231

Dai graas ao Senhor, porque Ele bom, porque eterna a sua misericrdia. Mais vale refugiar-se no Senhor, do que fiar-se nos homens. Mais vale refugiar-se no Senhor, do que fiar-se nos poderosos. Eu Vos darei graas porque me ouvistes e fostes o meu Salvador. A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular. Tudo isto veio do Senhor: admirvel aos nossos olhos. Bendito o que vem em nome do Senhor, da casa do Senhor ns Vos bendizemos. Vs sois o meu Deus: eu Vos darei graas. Vs sois o meu Deus: eu Vos exaltarei. Dai graas ao Senhor, porque Ele bom, porque eterna a sua misericrdia.
LEITURA II 1 Jo 3, 1-2

Veremos a Deus tal como Ele

Leitura da primeira Epstola de So Joo Carssimos: Vede que admirvel amor o Pai nos consagrou em nos chamarmos filhos de Deus. E somo-lo de facto. Se o mundo no nos conhece, porque no O conheceu a Ele. Carssimos, agora somos filhos de Deus e ainda no se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, na altura em que se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porque O veremos como Ele . Palavra do Senhor.

232

TEMPO PASCAL

ALELUIA

Jo 10, 14

Refro: Aleluia.

Repete-se

Eu sou o bom pastor, diz o Senhor: conheo as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me.

Refro

EVANGELHO

Jo 10, 11-18

O Bom Pastor d a vida pelas suas ovelhas

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus: Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor d a vida pelas suas ovelhas. O mercenrio, como no pastor, nem so suas as ovelhas, logo que v vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa. O mercenrio no se preocupa com as ovelhas. Eu sou o Bom Pastor: conheo as minhas ovelhas, e as minhas ovelhas conhecem-Me, do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheo o Pai; Eu dou a vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que no so deste redil e preciso de as reunir; elas ouviro a minha voz e haver um s rebanho e um s Pastor. Por isso o Pai Me ama: porque dou a minha vida, para poder retom-la. Ningum Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente. Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai. Palavra da salvao.

DOMINGO V DA PSCOA

LEITURA I

Actos 9, 26-31

Contou-lhes como, no caminho, tinha visto o Senhor

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, Saulo chegou a Jerusalm e procurava juntar-se aos discpulos. Mas todos o temiam, por no acreditarem que fosse discpulo. Ento, Barnab tomou-o consigo, levou-o aos Apstolos e contou-lhes como Saulo, no caminho, tinha visto o Senhor, que lhe tinha falado, e como em Damasco tinha pregado com firmeza em nome de Jesus. A partir desse dia, Saulo ficou com eles em Jerusalm e falava com firmeza no nome do Senhor. Conversava e discutia tambm com os helenistas, mas estes procuravam dar-lhe a morte. Ao saberem disto, os irmos levaram-no para Cesareia e fizeram-no seguir para Tarso. Entretanto, a Igreja gozava de paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e vivendo no temor do Senhor e ia crescendo com a assistncia do Esprito Santo. Palavra do Senhor.

234

TEMPO PASCAL

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 21 (22), 26b-27.28.30.31-32 (R. 26a)

Refro: Eu Vos louvo, Senhor, na assembleia dos justos. Ou: Eu Vos louvo, Senhor, no meio da multido. Cumprirei a minha promessa na presena dos vossos fiis. Os pobres ho-de comer e sero saciados, louvaro o Senhor os que O procuram: vivam para sempre os seus coraes. Ho-de lembrar-se do Senhor e converter-se a Ele todos os confins da terra; e diante dEle viro prostrar-se todas as famlias das naes S a Ele ho-de adorar todos os grandes do mundo, diante dEle se ho-de prostrar todos os que descem ao p da terra. Para Ele viver a minha alma, h-de servi-lO a minha descendncia. Falar-se- do Senhor s geraes vindouras, e a sua justia ser revelada ao povo que h-de vir: Eis o que fez o Senhor.

DOMINGO V

235

LEITURA II

1 Jo 3, 18-24

este o seu mandamento: acreditar e amar

Leitura da Primeira Epstola de So Joo Meus filhos, no amemos com palavras e com a lngua, mas com obras e em verdade. Deste modo saberemos que somos da verdade e tranquilizaremos o nosso corao diante de Deus; porque, se o nosso corao nos acusar, Deus maior que o nosso corao e conhece todas as coisas. Carssimos, se o corao no nos acusa, tenhamos confiana diante de Deus e receberemos dEle tudo o que Lhe pedirmos, porque cumprimos os seus mandamentos e fazemos o que Lhe agradvel. este o seu mandamento: acreditar no nome de seu Filho, Jesus Cristo, e amar-nos uns aos outros, como Ele nos mandou. Quem observa os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele. E sabemos que permanece em ns pelo Esprito que nos concedeu. Palavra do Senhor.

ALELUIA

Jo 15, 4a.5b

Refro: Aleluia.

Repete-se

Diz o Senhor: Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vs; quem permanece em Mim d muito fruto. Refro

236

TEMPO PASCAL

EVANGELHO

Jo 15, 1-8

Quem permanece em Mim e Eu nele d muito fruto

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Eu sou a verdadeira vide e meu Pai o agricultor. Ele corta todo o ramo que est em Mim e no d fruto e limpa todo aquele que d fruto, para que d ainda mais fruto. Vs j estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vs. Como o ramo no pode dar fruto por si mesmo, se no permanecer na videira, assim tambm vs, se no permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vs sois os ramos. Se algum permanece em Mim e Eu nele, esse d muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se algum no permanece em Mim, ser lanado fora, como o ramo, e secar. Esses ramos, apanham-nos, lanam-nos ao fogo e eles ardem. Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vs, pedireis o que quiserdes e ser-vos- concedido. A glria de meu Pai que deis muito fruto. Ento vos tornareis meus discpulos. Palavra da salvao.

DOMINGO VI DA PSCOA

LEITURA I

Actos 10, 25-26.34-35.44-48

O Esprito Santo difundia-Se tambm sobre os pagos

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, Pedro chegou a casa de Cornlio. Este veio-lhe ao encontro e prostrou-se a seus ps. Mas Pedro levantou-o, dizendo: Levanta-te, que eu tambm sou um simples homem. Pedro disse-lhe ainda: Na verdade, eu reconheo que Deus no faz acepo de pessoas, mas, em qualquer nao, aquele que O teme e pratica a justia -Lhe agradvel. Ainda Pedro falava, quando o Esprito desceu sobre todos os que estavam a ouvir a palavra. E todos os fiis convertidos do judasmo, que tinham vindo com Pedro, ficaram maravilhados, ao verem que o Esprito Santo Se difundia tambm sobre os gentios, pois ouviam-nos falar em diversas lnguas e glorificar a Deus. Pedro ento declarou: Poder algum recusar a gua do Baptismo aos que receberam o Esprito Santo, como ns?. E ordenou que fossem baptizados em nome de Jesus Cristo. Ento, pediram-Lhe que ficasse alguns dias com eles. Palavra do Senhor.

238

TEMPO PASCAL

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 97 (98), 1.2-3ab.3cd-4 (R. cf. 2b)

Refro: O Senhor manifestou a salvao a todos os povos. Ou: Diante dos povos manifestou Deus a salvao. Cantai ao Senhor um cntico novo pelas maravilhas que Ele operou. A sua mo e o seu santo brao Lhe deram a vitria. O Senhor deu a conhecer a salvao, revelou aos olhos das naes a sua justia. Recordou-Se da sua bondade e fidelidade em favor da casa de Israel. Os confins da terra puderam ver a salvao do nosso Deus. Aclamai o Senhor, terra inteira, exultai de alegria e cantai.

LEITURA II

1 Jo 4, 7-10

Deus amor

Leitura da Primeira Epstola de So Joo Carssimos: Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem no ama no conhece a Deus, porque Deus amor. Assim se manifestou o amor de Deus para connosco: Deus enviou ao mundo o seu Filho Unignito, para que vivamos por Ele.

DOMINGO VI

239

Nisto consiste o amor: no fomos ns que ammos a Deus, mas foi Ele que nos amou e enviou o seu Filho como vtima de expiao pelos nossos pecados. Palavra do Senhor.

ALELUIA

Jo 14, 23

Refro: Aleluia.

Repete-se

Se algum Me ama, guardar a minha palavra. Meu Pai o amar e faremos nele a nossa morada. Refro

EVANGELHO

Jo 15, 9-17

Ningum tem maior amor do que aquele que d a vida pelos amigos

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Assim como o Pai Me amou, tambm Eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneo no seu amor. Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vs, e a vossa alegria seja completa. este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei.

240

TEMPO PASCAL

Ningum tem maior amor do que aquele que d a vida pelos amigos. Vs sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. J no vos chamo servos, porque o servo no sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai. No fostes vs que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permanea. E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo conceder. O que vos mando que vos ameis uns aos outros. Palavra da salvao.

Onde a Ascenso do Senhor se celebra no Domingo seguinte, podem ler-se, no Domingo VI da Pscoa, a leitura II e o Evangelho indicados para o domingo VII da Pscoa, como adiante se prope: pp. 248-249.

ASCENSO DO SENHOR

LEITURA I

Actos 1, 1-11

Elevou-Se vista deles

Leitura dos Actos dos Apstolos No meu primeiro livro, Tefilo, narrei todas as coisas que Jesus comeou a fazer e a ensinar, desde o princpio at ao dia em que foi elevado ao Cu, depois de ter dado, pelo Esprito Santo, as suas instrues aos Apstolos que escolhera. Foi tambm a eles que, depois da sua paixo, Se apresentou vivo com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando-lhes do reino de Deus. Um dia em que estava com eles mesa, mandou-lhes que no se afastassem de Jerusalm, mas que esperassem a promessa do Pai, da qual disse Ele Me ouvistes falar. Na verdade, Joo baptizou com gua; vs, porm, sereis baptizados no Esprito Santo, dentro de poucos dias. Aqueles que se tinham reunido comearam a perguntar: Senhor, agora que vais restaurar o reino de Israel?. Ele respondeu-lhes: No vos compete saber os tempos ou os momentos que o Pai determinou com a sua autoridade; mas recebereis a fora do Esprito Santo, que descer sobre vs, e sereis minhas testemunhas em Jerusalm e em toda a Judeia e na Samaria e at aos confins da terra.

242

TEMPO PASCAL

Dito isto, elevou-Se vista deles, e uma nuvem escondeu-O a seus olhos. E estando de olhar fito no Cu, enquanto Jesus Se afastava, apresentaram-se-lhes dois homens vestidos de branco, que disseram: Homens da Galileia, porque estais a olhar para o Cu? Esse Jesus, que do meio de vs foi elevado para o Cu, vir do mesmo modo que O vistes ir para o Cu. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 46 (47), 2-3.6-7.8-9 (R. 6)

Refro: Por entre aclamaes e ao som da trombeta, ergue-Se Deus, o Senhor. Ou: Ergue-Se Deus, o Senhor, em jbilo e ao som da trombeta. Povos todos, batei palmas, aclamai a Deus com brados de alegria, porque o Senhor, o Altssimo, terrvel, o Rei soberano de toda a terra. Deus subiu entre aclamaes, o Senhor subiu ao som da trombeta. Cantai hinos a Deus, cantai, cantai hinos ao nosso Rei, cantai. Deus Rei do universo: cantai os hinos mais belos. Deus reina sobre os povos, Deus est sentado no seu trono sagrado.

ASCENO DO SENHOR

243

LEITURA II

Ef 1, 17-23

Colocou-O sua direita nos Cus

Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Efsios Irmos: O Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glria, vos conceda um esprito de sabedoria e de revelao para O conhecerdes plenamente e ilumine os olhos do vosso corao, para compreenderdes a esperana a que fostes chamados, os tesouros de glria da sua herana entre os santos e a incomensurvel grandeza do seu poder para ns os crentes. Assim o mostra a eficcia da poderosa fora que exerceu em Cristo, que Ele ressuscitou dos mortos e colocou sua direita nos Cus, acima de todo o Principado, Poder, Virtude e Soberania, acima de todo o nome que pronunciado, no s neste mundo, mas tambm no mundo que h-de vir. Tudo submeteu aos seus ps e p-lO acima de todas as coisas, como cabea de toda a Igreja, que o seu corpo, a plenitude dAquele que preenche tudo em todos. Palavra do Senhor.
Ou a seguinte leitura facultativa:
LEITURA II Ef 4, 1-13

A medida de Cristo na sua plenitude

Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Efsios Irmos: Eu, prisioneiro pela causa do Senhor, recomendo-vos que vos comporteis segundo a maneira de viver a que fostes chamados:

244

TEMPO PASCAL

procedei com toda a humildade, mansido e pacincia; suportai-vos uns aos outros com caridade; empenhai-vos em manter a unidade do esprito pelo vnculo da paz. H um s Corpo e um s Esprito, como h uma s esperana na vida a que fostes chamados. H um s Senhor, uma s f, um s Baptismo. H um s Deus e Pai de todos, que est acima de todos, actua em todos e em todos Se encontra. A cada um de ns foi concedida a graa, na medida em que recebeu o dom de Cristo. (Por isso diz a Escritura: Subiu s alturas, sujeitou um grupo de cativos, concedeu dons aos homens. Que quer dizer subiu, seno que tambm desceu s regies inferiores da terra? Aquele que desceu o mesmo que subiu acima de todos os cus, a fim de encher o universo.) Foi Ele tambm que a uns constituiu apstolos, a outros evangelistas e a outros pastores e mestres, para o aperfeioamento dos cristos, em ordem ao trabalho do ministrio e edificao do Corpo de Cristo, at que cheguemos todos unidade da f e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem perfeito, medida de Cristo na sua plenitude. Palavra do Senhor.
ALELUIA Mt 28, l9a.20b

Refro: Aleluia.

Repete-se

Ide e ensinai todos os povos, diz o Senhor: Eu estou sempre convosco at ao fim dos tempos. R.

ASCENO DO SENHOR

245

EVANGELHO

Mc 16, 15-20

Foi elevado ao Cu e sentou-Se direita de Deus

Concluso do santo Evangelho segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus apareceu aos Onze e disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado ser salvo; mas quem no acreditar ser condenado. Eis os milagres que acompanharo os que acreditarem: expulsaro os demnios em meu nome; falaro novas lnguas; se pegarem em serpentes ou beberem veneno, no sofrero nenhum mal; e quando impuserem as mos sobre os doentes, eles ficaro curados. E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, foi elevado ao Cu e sentou-Se direita de Deus. Eles partiram a pregar por toda a parte, e o Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavra com os milagres que a acompanhavam. Palavra da salvao.

DOMINGO VII DA PSCOA

LEITURA I

Actos 1, 15-17.20a.20c-26

necessrio que um destes se torne connosco testemunha da sua ressurreio

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, estavam reunidas cerca de cento e vinte pessoas. Pedro levantou-se no meio dos irmos e disse: Irmos, era necessrio que se cumprisse o que o Esprito Santo anunciou na Escritura, pela boca de David, a respeito de Judas, que foi o guia dos que prenderam Jesus. Na verdade, era um dos nossos, e foi-lhe atribuda uma parte neste ministrio. Est escrito no Livro dos Salmos: Receba outro o seu cargo. necessrio, portanto, que de entre os homens que estiveram connosco durante todo o tempo que o Senhor Jesus viveu no meio de ns, desde o baptismo de Joo at ao dia em que do meio de ns foi elevado ao Cu, um deles se torne connosco testemunha da sua ressurreio.

DOMINGO VII

247

Apresentaram dois: Jos, chamado Barsabs, de sobrenome Justo, e Matias. E oraram nestes termos: Senhor, que conheceis o corao de todos os homens, indicai-nos qual destes dois escolhestes para ocupar, no ministrio apostlico, o lugar que Judas abandonou, a fim de ir para o seu lugar. Deitaram sortes sobre eles, e a sorte caiu em Matias, que foi agregado aos onze Apstolos. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 102 (103), 1-2.11-12.19-20ab (R. l9a ou Aleluia)

Refro: O Senhor tem no Cu o trono da sua glria. Ou: Aleluia. Bendiz, minha alma, o Senhor e todo o meu ser bendiga o seu nome santo. Bendiz, minha alma, o Senhor e no esqueas nenhum dos seus benefcios. Como a distncia da terra aos cus, assim grande a sua misericrdia para os que O temem. Como o Oriente dista do Ocidente, assim Ele afasta de ns os nossos pecados. O Senhor fixou no Cu o seu trono, e o seu reino estende-se sobre o universo. Bendizei o Senhor, todos os seus Anjos, poderosos executores das suas ordens.

248

TEMPO PASCAL

LEITURA II

1 Jo 4, 11-16

Quem permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele

Leitura da Primeira Epstola de So Joo Carssimos: Se Deus tanto nos amou, tambm ns devemos amar-nos uns aos outros. Ningum jamais viu a Deus. Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em ns e o seu amor em ns perfeito. Nisto conhecemos que estamos nEle e Ele em ns: porque nos deu o seu Esprito. E ns vimos e damos testemunho de que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Se algum confessar que Jesus o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus. Ns conhecemos o amor que Deus nos tem e acreditmos no seu amor. Deus amor: quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus permanece nele. Palavra do Senhor.

ALELUIA

cf. Jo 14, 18

Refro: Aleluia.

Repete-se

No vos deixarei rfos, diz o Senhor: vou partir, mas virei de novo e alegrar-se- o vosso corao.

Refro

DOMINGO VII

249

EVANGELHO

Jo 17, 11b-19

Que sejam um como Ns

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao Cu e orou deste modo: Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que Me deste, para que sejam um, como Ns. Quando Eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que Me deste. Guardei-os e nenhum deles se perdeu, a no ser o filho da perdio; e assim se cumpriu a Escritura. Mas agora vou para Ti; e digo isto no mundo, para que eles tenham em si mesmos a plenitude da minha alegria. Dei-lhes a tua palavra, e o mundo odiou-os, por no serem do mundo, como Eu no sou do mundo. No peo que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Eles no so do mundo, como Eu no sou do mundo. Consagra-os na verdade. A tua palavra a verdade. Assim como Tu Me enviaste ao mundo, tambm Eu os enviei ao mundo. Eu consagro-Me por eles, para que tambm eles sejam consagrados na verdade. Palavra da salvao.

DOMINGO DE PENTECOSTES Missa da Viglia


Estas leituras utilizam-se na Missa celebrada no sbado tarde, quer antes quer depois das Vsperas I do Domingo de Pentecostes. Na leitura I, l-se um dos quatro textos seguintes, escolha:

LEITURA I

Gen 11, 1-9

Chamaram-lhe Babel, porque a se confundiu a linguagem de todo o mundo

Leitura do Livro do Gnesis Toda a terra tinha uma s lngua e usava as mesmas palavras. Ao emigrarem do Oriente, os homens encontraram uma plancie na regio de Senaar e nela se fixaram. Disseram ento uns aos outros: Vamos fabricar tijolos e coz-los ao fogo. Os tijolos serviam-lhes de pedra e o betume de argamassa. Disseram ainda: Vamos edificar uma cidade e uma torre cujo cimo atinja os cus, para nos tornarmos famosos e no nos dispersarmos por toda a superfcie da terra. Mas o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens construam. Disse ento o Senhor: A est um povo unido e todos falam a mesma lngua. Se este o comeo dos seus empreendimentos, nenhum projecto lhes ser difcil. Vamos descer at l para lhes confundir a linguagem, de modo que no entendam a fala uns dos outros.

252

TEMPO PASCAL

E o Senhor dispersou-os por toda a superfcie da terra, e eles desistiram de construir a cidade. Por isso lhe chamam Babel, porque l o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundo e de l dispersou os habitantes por toda a superfcie da terra. Palavra do Senhor.

Ou

Ex 19, 3-8a.16-20b

O Senhor descer sobre o monte Sinai vista de todo o povo

Leitura do Livro do xodo Naqueles dias, Moiss subiu presena de Deus. O Senhor chamou-o da montanha e disse-lhe: Assim falars casa de Jacob, isto dirs aos filhos de Israel: Vistes o que Eu fiz ao Egipto, como vos transportei sobre asas de guia e vos trouxe at Mim. Agora, se ouvirdes a minha voz, se guardardes a minha aliana, sereis minha propriedade especial entre todos os povos. Porque toda a terra Me pertence; mas vs sereis para Mim um reino de sacerdotes, uma nao santa. Tais so as palavras que dirs aos filhos de Israel. Moiss voltou, convocou os ancios do povo e exps-lhes todas estas palavras, como o Senhor lhe tinha ordenado. Todo o povo respondeu numa s voz: Faremos tudo o que o Senhor mandou. Ao amanhecer do terceiro dia, houve troves e relmpagos; uma espessa nuvem cobria a montanha, e ouviu-se um fortssimo som de trombeta. No acampamento, todo o povo estremeceu.

PENTECOSTES

253

Moiss fez que o povo sasse do acampamento ao encontro de Deus e ficaram no sop da montanha. O monte Sinai todo ele fumegava, porque o Senhor descera sobre ele no meio do fogo. O fumo subia como de uma fornalha, e toda a montanha tremia violentamente. O som da trombeta tornava-se cada vez mais forte: Moiss falava e Deus respondia com voz de trovo. O Senhor desceu s alturas do monte Sinai e chamou Moiss para que subisse ao cimo da montanha. Palavra do Senhor.

Ou

Ez 37, 1-14

Ossos ressequidos, vou introduzir em vs o esprito e vivereis

Leitura da Profecia de Ezequiel Naqueles dias, a mo do Senhor pairou sobre mim; o Senhor levou-me pelo seu esprito e colocou-me no meio de um vale que estava coberto de ossos. Fez-me andar volta deles em todos os sentidos: os ossos eram em grande nmero, na superfcie do vale, e estavam completamente ressequidos. Disse-me o Senhor: Filho do homem, podero reviver estes ossos?. Eu respondi: Senhor Deus, Vs o sabeis. Disse-me ento: Profetiza acerca destes ossos e diz-lhes: Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor. Eis o que diz o Senhor Deus a estes ossos: Vou introduzir em vs o esprito e revivereis. Hei-de cobrir-vos de nervos, encher-vos de carne e revestir-vos de pele. Infundirei em vs o esprito e revivereis.

254

TEMPO PASCAL

Ento sabereis que Eu sou o Senhor. Eu profetizei, segundo a ordem recebida. Quando eu estava a profetizar, ouvi um rumor e vi um movimento entre os ossos que se aproximavam uns dos outros. Vi que se tinham coberto de nervos, que a carne crescera e a pele os revestia; mas no havia esprito neles. Disse-me o Senhor: Profetiza ao esprito, profetiza, filho do homem, e diz ao esprito: Eis o que diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, esprito, e sopra sobre estes mortos, para que tornem a viver. Eu profetizei, como o Senhor me ordenara, e o esprito entrou naqueles mortos; eles voltaram vida e puseram-se de p: era um exrcito muito numeroso. Ento o Senhor disse-me: Filho do homem, estes ossos so toda a casa de Israel. Eles afirmaram: Os nossos ossos esto ressequidos, desvaneceu-se a nossa esperana, estamos perdidos. Por isso, profetiza e diz-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Abrirei os vossos tmulos e deles vos farei ressuscitar, meu povo, para vos reconduzir terra de Israel. Haveis de reconhecer que Eu sou o Senhor, quando Eu abrir os vossos tmulos e deles vos fizer ressuscitar, meu povo. Infundirei em vs o meu esprito e revivereis. Hei-de fixar-vos na vossa terra, e reconhecereis que Eu, o Senhor, digo e fao. Palavra do Senhor.

PENTECOSTES

255

Ou

Joel 3, 1-5 (2, 28-32)

Sobre os meus servos e servas derramarei o meu esprito

Leitura da Profecia de Joel Eis o que diz o Senhor: Derramarei o meu esprito sobre todo o ser vivo: vossos filhos e filhas profetizaro, os vossos ancios tero sonhos e os vossos jovens tero vises; tambm sobre os meus servos e servas derramarei, naqueles dias, o meu esprito. Realizarei prodgios no cu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumo. O sol converter-se- em trevas e a lua em sangue, antes de vir o dia do Senhor, dia grande e terrvel. Mas todo aquele que invocar o nome do Senhor ser salvo, porque no monte de Sio e em Jerusalm estar, como o Senhor disse, o resto dos que forem salvos; e entre os sobreviventes estaro aqueles que o Senhor tiver chamado. Palavra do Senhor.

256

TEMPO PASCAL

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 103 (104), 1-2a.24.35c.27-28.29bc-30 (R. 30 ou Aleluia)

Refro: Enviai, Senhor, o vosso Esprito e renovai a face da terra. Ou: Mandai, Senhor, o vosso Esprito e renovai a terra. Ou: Aleluia. Bendiz, minha alma, o Senhor. Senhor, meu Deus, como sois grande! Revestido de esplendor e majestade, envolvido em luz como num manto. Como so grandes, Senhor, as vossas obras! Tudo fizestes com sabedoria: a terra est cheia das vossas criaturas! Bendiz, minha alma, o Senhor. Todos de Vs esperam que lhes deis de comer a seu tempo. Dais-lhes o alimento e eles o recolhem, abris a mo e enchem-se de bens. Se lhes tirais o alento, morrem e voltam ao p donde vieram. Se mandais o vosso esprito, retomam a vida e renovais a face da terra.

PENTECOSTES

257

LEITURA II

Rom 8, 22-27

O Esprito intercede por ns com gemidos inefveis

Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Romanos Irmos: Ns sabemos que toda a criatura geme ainda agora e sofre as dores da maternidade. E no s ela, mas tambm ns, que possumos as primcias do Esprito, gememos interiormente, esperando a adopo filial e a libertao do nosso corpo. em esperana que estamos salvos, pois ver o que se espera no esperana: quem espera o que j v? Mas esperar o que no vemos esper-lo com perseverana. Tambm o Esprito Santo vem em auxlio da nossa fraqueza, porque no sabemos o que pedir nas nossas oraes; mas o prprio Esprito intercede por ns com gemidos inefveis. E Aquele que v no ntimo dos coraes conhece as aspiraes do Esprito, pois em conformidade com Deus que o Esprito intercede pelos cristos. Palavra do Senhor.

ALELUIA

Refro: Aleluia.

Repete-se

Vinde, Esprito Santo, enchei os coraes dos vossos fiis e acendei neles o fogo do vosso amor.

Refro

258

TEMPO PASCAL

EVANGELHO

Jo 7, 37-39

Correro rios de gua viva

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo No ltimo dia, o mais solene da festa, Jesus estava de p e exclamou: Se algum tem sede, venha a Mim e beba: do corao daquele que acredita em Mim correro rios de gua viva. Referia-se ao Esprito que haviam de receber os que acreditassem nEle. O Esprito ainda no viera, porque Jesus ainda no tinha sido glorificado. Palavra da salvao.

PENTECOSTES

259

Missa do Dia
LEITURA I Actos 2, 1-11

Todos ficaram cheios do Esprito Santo e comearam a falar

Leitura dos Actos dos Apstolos Quando chegou o dia de Pentecostes, os Apstolos estavam todos reunidos no mesmo lugar. Subitamente, fez-se ouvir, vindo do Cu, um rumor semelhante a forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde se encontravam. Viram ento aparecer uma espcie de lnguas de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Esprito Santo e comearam a falar outras lnguas, conforme o Esprito lhes concedia que se exprimissem. Residiam em Jerusalm judeus piedosos, procedentes de todas as naes que h debaixo do cu. Ao ouvir aquele rudo, a multido reuniu-se e ficou muito admirada, pois cada qual os ouvia falar na sua prpria lngua. Atnitos e maravilhados, diziam: No so todos galileus os que esto a falar? Ento, como que os ouve cada um de ns falar na sua prpria lngua? Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotmia, da Judeia e da Capadcia, do Ponto e da sia, da Frgia e da Panflia, do Egipto e das regies da Lbia, vizinha de Cirene, colonos de Roma, tanto judeus como proslitos, cretenses e rabes, ouvimo-los proclamar nas nossas lnguas as maravilhas de Deus. Palavra do Senhor.

260

TEMPO PASCAL

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 103 (104), 1ab e 24ac.29bc-30.31.34 (R. 30 ou Aleluia)

Refro: Enviai, Senhor, o vosso Esprito e renovai a face da terra. Ou: Mandai, Senhor o vosso Esprito, e renovai a terra. Ou: Aleluia. Bendiz, minha alma, o Senhor. Senhor, meu Deus, como sois grande! Como so grandes, Senhor, as vossas obras! A terra est cheia das vossas criaturas. Se lhes tirais o alento, morrem e voltam ao p donde vieram. Se mandais o vosso esprito, retomam a vida e renovais a face da terra. Glria a Deus para sempre! Rejubile o Senhor nas suas obras. Grato Lhe seja o meu canto, e eu terei alegria no Senhor.

LEITURA II

1 Cor 12, 3b-7.12-13

Todos ns fomos baptizados num s Esprito, para formarmos um s Corpo

Leitura da Primeira Epstola do apstolo So Paulo aos Corntios Irmos: Ningum pode dizer Jesus o Senhor, a no ser pela aco do Esprito Santo. De facto, h diversidade de dons espirituais, mas o Esprito o mesmo. H diversidade de ministrios, mas o Senhor o mesmo.

PENTECOSTES

261

H diversas operaes, mas o mesmo Deus que opera tudo em todos. Em cada um se manifestam os dons do Esprito para o bem comum. Assim como o corpo um s e tem muitos membros, e todos os membros, apesar de numerosos, constituem um s corpo, assim tambm sucede com Cristo. Na verdade, todos ns judeus e gregos, escravos e homens livres fomos baptizados num s Esprito, para constituirmos um s corpo. E a todos nos foi dado a beber um nico Esprito. Palavra do Senhor.
No ano B, em vez desta leitura, pode escolher-se a seguinte:

Gal 5, 16-25

Os frutos do Esprito

Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Glatas Irmos: Deixai-vos conduzir pelo Esprito e no satisfareis os desejos da carne. Na verdade, a carne tem desejos contrrios aos do Esprito, e o Esprito desejos contrrios aos da carne; so dois princpios antagnicos, e por isso no fazeis o que quereis; mas se vos deixais guiar pelo Esprito, no estais sujeitos Lei. As obras da carne so bem conhecidas: luxria, imoralidade, libertinagem, idolatria, feitiaria, inimizades, cimes, discrdias, ira, rivalidades, dissenes, facciosismos, invejas, embriaguez, orgias e coisas semelhantes a estas, sobre as quais vos previno, como j vos disse: os que praticam estas aces no herdaro o reino de Deus.

262

TEMPO PASCAL

Pelo contrrio, os frutos do Esprito so: caridade, alegria, paz, pacincia, benignidade, bondade, fidelidade, mansido, temperana. Contra coisas como estas no h lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixes e apetites. Se vivemos pelo Esprito, caminhemos tambm segundo o Esprito. Palavra do Senhor.
SEQUNCIA

Vinde, santo Esprito, vinde, Amor ardente, acendei na terra vossa luz fulgente. Vinde, Pai dos pobres: na dor e aflies, vinde encher de gozo nossos coraes. Benfeitor supremo em todo o momento, habitando em ns sois o nosso alento. Descanso na luta e na paz encanto, no calor sois brisa, conforto no pranto. Luz de santidade, que no Cu ardeis, abrasai as almas dos vossos fiis.

Sem a vossa fora e favor clemente, nada h no homem que seja inocente. Lavai nossas manchas, a aridez regai, sarai os enfermos e a todos salvai. Abrandai durezas para os caminhantes, animai os tristes, guiai os errantes. Vossos sete dons concedei alma do que em Vs confia: Virtude na vida, amparo na morte, no Cu alegria.

PENTECOSTES

263

ALELUIA

Refro: Aleluia.

Repete-se

Vinde, Esprito Santo, enchei os coraes dos vossos fiis e acendei neles o fogo do vosso amor.

Refro

EVANGELHO

Jo 20, 19-23

Assim como o Pai Me enviou, tambm Eu vos envio a vs: Recebei o Esprito Santo

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discpulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: A paz esteja convosco. Dito isto, mostrou-lhes as mos e o lado. Os discpulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, tambm Eu vos envio a vs. Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Esprito Santo: queles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-o perdoados; e queles a quem os retiverdes ser-lhes-o retidos. Palavra da salvao.

264

TEMPO PASCAL

No ano B, em vez deste Evangelho, pode escolher-se a seguinte:

Jo 15, 26-27; 16, 12-15

O Esprito da verdade vos ensinar a verdade plena

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Quando vier o Parclito, que Eu vos enviarei de junto do Pai, o Esprito da verdade, que procede do Pai, Ele dar testemunho de Mim. E vs tambm dareis testemunho, porque estais comigo desde o princpio. Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas no as podeis suportar por agora. Quando vier o Esprito da verdade, Ele vos conduzir verdade plena, porque no falar de Si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido e vos anunciar o que h-de vir. Ele Me glorificar, porque receber do que meu e vo-lo anunciar. Tudo o que o Pai tem meu. Por isso vos disse que receber do que meu e vo-lo anunciar. Palavra da salvao.

Onde a segunda-feira ou tambm a tera-feira depois do Pentecostes so dias em que h especial afluncia de fiis Missa, podem tomar-se as leituras do domingo de Pentecostes, como acima se prope, ou as leituras da Confirmao.

S-ar putea să vă placă și