Sunteți pe pagina 1din 9

Estudos de Psicologia 2005, 10(1), 53-61

Oficinas de linguagem: proposta de atendimento psicopedaggico para crianas com queixas escolares1
Luciana Carla dos Santos Elias Edna Maria Marturano
Universidade de So Paulo Ribeiro Preto

Resumo
Quando o baixo rendimento escolar est associado a problemas de comportamento, h risco de desajustamento psicossocial. O objetivo do estudo foi verificar os efeitos de uma interveno baseada em princpios da aprendizagem mediada, sobre o desempenho acadmico e problemas de comportamento, em crianas que apresentam ambas as dificuldades. Participaram do estudo 17 meninos, com idade entre sete e onze anos, encaminhados a uma clnica de psicologia por dificuldades escolares. As dificuldades acadmicas e comportamentais das crianas foram avaliadas antes e aps a interveno, tendo como informantes as crianas e suas mes. A interveno consistiu de 20 oficinas de linguagem, realizadas semanalmente em pequenos grupos. Aps a interveno, verificaram-se progressos no desempenho escolar e atenuao dos problemas de comportamento. Problemas de ateno e manifestaes internalizantes parecem sensveis interveno, ao passo que comportamentos agressivos tendem a persistir. Estudos de seguimento so necessrios para verificar a permanncia dos efeitos encontrados.
Palavras-chave: apoio psicopedaggico; desempenho escolar; problemas de comportamento; avaliao de interveno

Abstract
Language workshops: a psycho-educational intervention for children presenting academic complaints. The association between school underachievement and behavior problems is a risk factor for psychosocial disturbance. The aim of this study was to verify the effects of an intervention based on mediated learning principles to reduce academic and behavior problems in children presenting both difficulties. The study sample was composed by 17 boys, aged 7 to 11 years. All of them were referred to a child guidance clinic due to school underachievement. Academic and behavioral difficulties were assessed before and after intervention, by means of data provided by children themselves and their mothers. Intervention consisted of 20 weekly small-group language workshops. After intervention, there have been gains in academic achievement and a decrease in behavior problems. Attention and internalizing problems seem to be more affected by intervention, while aggressive behavior tends to persist at pre-intervention levels. Follow-up studies are required to assess the lasting effects of the intervention.
Keywords: psycho-educational support; school achievement; behavior problems; intervention assessment

ma parcela aprecivel da demanda das clnicas de psicologia constituda por famlias que buscam ajuda profissional para as dificuldades escolares de seus filhos. Trata-se em geral de crianas na faixa dos sete aos 12 anos, cursando as sries iniciais do ensino fundamental, havendo predomnio de meninos em razo que pode chegar a 4:1 (Barbosa & Silvares, 1994; Elias, 2002; Santos, 1990). Essas famlias freqentemente trazem sentimentos de angstia, perplexidade e impotncia. Esse quadro de inquietao familiar configura, para a criana afetada, uma vivncia de fracasso. A chegada clnica constitui um marco nesse processo, ao simbolizar o momento

crtico em que esses indivduos recebem uma chancela social de incompetncia frente quela que considerada, em nossa cultura, como uma das principais tarefas evolutivas da fase escolar a produtividade (Erikson, 1971; Masten & Coastworth, 1998). Assim, quando a criana que vai mal na escola chega ao profissional de sade, conduzida pela famlia, uma crise est instalada. So sugestivas de um quadro de crise as manifestaes scio-emocionais encontradas em uma elevada porcentagem de crianas por ocasio da busca de atendimento (Elias, 2002). Algumas dessas manifestaes, como queixas somticas e dificuldades de concentrao, caracterizam-se mesmo como sintomas de stress infantil (Lipp & Romano, 1987).

54

L.C.S.Elias & E.M.Marturano

Indicadores de vulnerabilidade em crianas com queixas escolares


De acordo com a percepo dos professores, esses alunos apresentam mais dificuldades de adaptao s demandas da sala de aula, quando comparados aos colegas com rendimento satisfatrio. Sua abordagem da tarefa escolar impulsiva, desatenta e confusa, denotando ainda desinteresse, retraimento e no persistncia. Nos relacionamentos interpessoais, a desvantagem se verifica tambm em comparao aos alunos que esto apresentando um rendimento pobre, mas no foram encaminhados para atendimento psicolgico: frente professora, mostram-se mais dependentes, rebeldes e tensos; no relacionamento com os colegas, so considerados mais provocativos, agressivos, desrespeitosos, individualistas, intolerantes e explosivos. No ambiente familiar, as mes relatam caractersticas de impulsividade, humor depressivo e dificuldades interpessoais. O funcionamento scio-emocional se caracteriza por controle pobre dos impulsos, dependncia e certa desorganizao da conduta, como se a criana estivesse lidando com situaes que excedem seus recursos de enfrentamento (Marturano, Loureiro, Linhares, & Machado, 1997). H evidncia de que as dificuldades tentem a persistir na adolescncia, particularmente quando h problemas nas relaes interpessoais (Campos & Marturano, 2003). No plano subjetivo, as crianas com queixas escolares apresentam auto-imagem negativa, com intensos sentimentos de inferioridade e menos valia, relacionados a vivncias depressivas (Jacob, 1997). Seu auto-conceito menos favorvel e elas tm um baixo senso de auto-eficcia quando comparadas a crianas com bom rendimento acadmico (Jacob, 2001). O quadro esboado sugestivo de que muitas dessas crianas vivem um momento de vulnerabilidade, requerendo aes de sade mental, seja para alvio do sofrimento psquico de que do mostras, seja para suporte ao enfrentamento da crise, seja para a preveno de maiores dificuldades futuras.

As Oficinas de Linguagem
As Oficinas de Linguagem, sistematizadas em uma clnica de psicologia vinculada ao SUS, constituem modalidade de interveno para essa clientela, tendo por meta ajudar as crianas a desenvolver um positivo senso de auto-eficcia para tarefas escolares e uma disposio afetiva favorvel em relao ao aprendizado de leitura e escrita. Fundamentos. As oficinas de linguagem se baseiam no pressuposto de que a cognio faz a ponte entre a experincia prvia do indivduo e seus comportamentos atuais, ou seja, as representaes mentais da experincia so o veculo atravs do qual a experincia anterior influencia novas situaes (Hughes, 2000). Com base no pressuposto do papel mediador da cognio, espera-se que o senso de competncia das crianas seja fortalecido por experincias concretas de sucesso em situaes de aprendizagem e possa, por sua vez, influir positivamente em seu sucesso futuro. As oficinas de linguagem possibilitam tais experincias, ao propor mini-situaes de experincia de aprendizagem mediada em pequenos grupos.

A experincia de aprendizagem mediada aquela que promove modificabilidade cognitiva e flexibilidade do comportamento, atravs de interaes entre o aprendiz e um mediador que ativamente processa os estmulos aos quais aquele exposto (Goulart, Guhur, & Mori, 2001). Para a interveno em oficinas de linguagem, so de particular importncia os critrios de experincia de aprendizagem mediada detalhados por Linhares (1998) e Goulart, Guhur e Mori (2001): (a) intencionalidade e reciprocidade h a inteno de transmitir uma mensagem e compartilhar esta intencionalidade com o aprendiz, ou seja, este interage com o material apresentado pelo mediador; (b) significado o mediador deve mostrar o sentido de aprender algo, estabelecer com a criana o significado afetivo, cultural ou social da tarefa proposta; (c) transcendncia a mediao deve transcender situao especfica, extraindo princpios e informaes que podem ser teis em outras situaes; (d) competncia deve-se comunicar criana de diversas formas que ela capaz de funcionar de maneira independente e bem-sucedida e organizar oportunidades para que isso ocorra; (f) autoregulao cabe ao mediador assistir o aprendiz na regulao de caractersticas impulsivas ou inibidas, bem como de seu ritmo, conforme as demandas da situao. Os trs primeiros critrios so tidos como universais, por assegurarem a modificabilidade e a flexibilidade (Goulart, Guhur, & Mori, 2001). Os dois ltimos so fundamentais para as oficinas, dadas as caractersticas psicolgicas da clientela-alvo, que incluem baixo senso de eficcia e auto-regulao pobre. A aprendizagem , assim, vista nas oficinas como construo conjunta, e a mediao da aprendizagem entendida como um processo de interao entre uma pessoa em desenvolvimento e a outra, no caso, um adulto experiente, que, de forma intencional, seleciona e organiza experincias de aprendizagem (Linhares, 1998). Enquadre. A indicao para participao em oficinas de linguagem feita por psiclogo da clnica, aps avaliao da criana. feito um contrato verbal com a famlia, para um perodo de 18 a 22 semanas, com incio em maro ou agosto, coincidindo com o incio do semestre letivo na escola. Um contrato pode ser renovado por igual perodo mediante consenso, caso se verifique a persistncia de dificuldades que a freqncia s oficinas pode ajudar a superar. O atendimento feito em pequenos grupos, com trs a cinco crianas do mesmo sexo, e inclui encontros semanais com durao de uma hora e meia a duas horas. As sesses so estruturadas em torno de tarefas coletivas, como pesquisas e projetos; a linguagem oral e escrita usada ativamente como meio para alcanar os objetivos comuns. O profissional coordenador dos grupos tem uma importante funo mediadora, mediante assistncia s crianas nas zonas de desenvolvimento proximal, de acordo com os critrios explicitados acima, na seo relativa a fundamentos. As duas sesses iniciais so dedicadas familiarizao entre os membros do grupo, proposio de metas comuns, sondagem dos interesses dos participantes e elaborao con-

Oficinas de linguagem

55

junta de regras para o funcionamento do grupo, bem como de conseqncias para a transgresso das regras. Da terceira sesso em diante, as crianas desenvolvem pesquisas e projetos coletivos sobre temas de interesse do grupo. Os recursos usados para essas atividades incluem uma variedade de fontes como livros de histria, enciclopdias, revistas, jornais, mapas e fotos. O adulto mediador oferece diretrizes para a atividade e assistncia em cada etapa do trabalho. As pesquisas incluem em geral as seguintes etapas: escolha do tema; consulta s fontes de informao acessveis e registro das mesmas; elaborao de um sumrio escrito. Em cada etapa, as tarefas so divididas e ajustadas s capacidades individuais. Quando o grupo decide desenvolver um projeto sobre o tema pesquisado, as etapas so: definio do objetivo (informar, divertir, persuadir, etc.) e do produto (um livro, um cartaz, um jogo de regras, uma maquete, etc.); planejamento; listagem dos materiais necessrios; diviso das tarefas entre os membros do grupo; execuo das tarefas; verificao do produto final e retificao, quando necessrio. Toda atividade escrita no projeto planejada como uma operao de trs fases: prescrita ou rascunho, reviso e escrita definitiva. O produto final de todo projeto fica exposto no saguo de entrada da clnica durante pelo menos dez dias. As produes de cada criana nas diferentes etapas das pesquisas e projetos anotaes, rascunhos, esboos, desenhos so arquivadas em pastas individuais. A estrutura bsica de uma sesso de oficina inclui quatro a cinco partes. Nos dez minutos iniciais de cada sesso as crianas e o mediador se sentam ao redor da mesa de trabalho e as crianas so encorajadas a falar sobre sua ltima semana e a participar dos dilogos em torno dos assuntos trazidos pelos outros membros do grupo. Os 60 a 90 minutos subseqentes so dedicados s atividades de pesquisa ou projeto planejadas pelo grupo na sesso anterior. Instruo individualizada em habilidades de leitura e escrita proporcionada quando necessrio, tomando aproximadamente 15 minutos. Em seguida, as crianas escolhem um jogo de regras e jogam uma ou duas partidas. No fechamento da oficina, cada criana encorajada a expressar sua opinio sobre as atividades e a refletir sobre seu comportamento e o funcionamento do grupo; em seguida, o mediador faz uma sntese da sesso em seus aspectos operativos e interpessoais, pontuando os desafios surgidos, as solues encontradas, os ganhos de aprendizagem e as contribuies de cada participante para o cumprimento das tarefas que o grupo havia planejado para aquele encontro. Na ltima sesso o mediador retoma os objetivos iniciais, mencionando e mostrando concretamente os progressos alcanados por cada criana, atravs do manuseio da pasta de produes individuais e recapitulao das produes coletivas. Diretrizes para a conduo do processo so fornecidas no Manual do mediador das oficinas de linguagem, com base nas propostas de Fonseca (1995) e Mentis (1997). Tratase de diretrizes gerais, visto que o processo essencialmente interativo e as atividades so desenvolvidas de acordo com as caractersticas de cada grupo. O manual inclui tambm ins-

trues sobre manejo de comportamentos em situao de grupo e modalidades especficas de comunicao e apoio sugeridas por Kernberg e Chazan (1993).

As oficinas de linguagem e os problemas scioemocionais de crianas com dificuldades escolares


Como interveno de baixa periodicidade uma vez por semana , as oficinas de linguagem no propiciam recuperao do desempenho escolar ao nvel da srie (Clay, 1993). Espera-se, entretanto, que esta experincia de aprendizagem mediada proporcione criana maior flexibilidade para aproveitamento de novas experincias de aprendizagem, avanando assim na zona de desenvolvimento proximal. Alm disso, tendo sido concebidas de modo a fortalecer o senso de competncia da criana, pode-se supor que as oficinas de linguagem tero efeito positivo de reduo de tenses emocionais e problemas de comportamento, comuns em crianas com dificuldades acadmicas. Na investigao relatada neste artigo, as oficinas de linguagem foram avaliadas quanto a seus efeitos sobre o desempenho acadmico e os problemas scio-emocionais de meninos referidos para atendimento em razo do desempenho escolar pobre. Especificamente, visou-se comparar medidas de desempenho e de problemas de comportamento das crianas antes e aps a interveno psicopedaggica. A amostra foi constituda de meninos, dada a predominncia do gnero masculino na populao referida s clnicas de psicologia por dificuldades escolares.

Mtodo
O estudo foi realizado em uma clnica-escola de Psicologia vinculada rede SUS de atendimento, em uma cidade de aproximadamente 500 mil habitantes no interior do Estado de So Paulo.

Participantes
Participaram do estudo 17 meninos, com idades entre a a sete e 11 anos, cursando entre a 1 e a 4 sries, e suas respectivas mes ou responsveis. Todos estavam inscritos na clnica, tendo como queixa primria o baixo rendimento escolar, e aguardavam atendimento. Os participantes foram selecionados de acordo com os seguintes critrios: (a) no apresentar indcio de dficit cognitivo em teste de inteligncia; (b) ser capaz de ler e escrever palavras formadas por slabas simples, de estrutura consoante-vogal, em teste de desempenho escolar; e (c) apresentar problemas de comportamento com pontuao acima de 16 na Escala Comportamental Infantil de Rutter, como indicativo de necessidade de ajuda psicolgica na viso dos pais (Graminha & Coelho, 1994).

Instrumentos
Os instrumentos utilizados foram: Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (Angelini, Alves, Custdio, & Duarte, 1997), para triagem de participantes com de-

56

L.C.S.Elias & E.M.Marturano

sempenho acima do percentil 5, de modo a atender ao critrio de ausncia de dficit cognitivo; Teste de Desempenho Escolar TDE (Stein,1994); um formulrio com cinco questes fechadas para investigao de dificuldades na lio de casa, empregado rotineiramente na clnica; Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter ECI (Graminha 1998); Inventrio de Comportamentos da Infncia e Adolescncia CBCL (Achenbach, 1991; Bordin, Mari, & Caeiro, 1995).

dos escores: teste t para amostras emparelhadas, teste do Sinal e teste de Wilcoxon.

Aspectos ticos
O projeto teve a aprovao do Comit de tica em Pesquisa da instituio onde foi realizado. O convite s mes seguiu a ordem cronolgica das inscries na clnica. Todas as crianas avaliadas tiveram garantia de atendimento, segundo suas necessidades, independentemente do consentimento das mes em participar da pesquisa e de acordo com as normas do servio. Aps a concluso do estudo, o compromisso de atendimento foi mantido e passou a ser feito por profissionais vinculados clnica, sem soluo de continuidade.

Procedimento de Coleta
A avaliao pr-interveno ocorreu durante a entrevista de triagem clnica do servio onde se realizou o estudo. Por carta ou telefonema, as mes de crianas inscritas que aguardavam atendimento eram convidadas a comparecer com seu filho, em dia e horrio marcado. As entrevistas com a me e a criana ocorriam simultaneamente, realizadas pela primeira autora e uma auxiliar de pesquisa, ambas psiclogas. Todos os instrumentos eram aplicados em uma nica sesso. A criana respondia ao Raven e ao TDE. Na entrevista com a me eram aplicados a ECI, o CBCL e o formulrio sobre a lio de casa. Mediante os resultados dessa avaliao, as mes das crianas que preenchiam os critrios de incluso na pesquisa eram consultadas e, caso concordassem, assinavam o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Na prtica, todas as mes consultadas assentiram em participar da pesquisa. As crianas que no preenchiam os critrios eram encaminhadas para atendimento com outros profissionais na prpria clnica. Quando necessrio, eram feitos encaminhamentos para outros servios. Foram constitudos seis grupos de interveno em oficinas de linguagem, com trs a cinco membros. Respeitado o horrio escolar das crianas, buscou-se formar grupos homogneos quanto ao desempenho em leitura e escrita. As crianas passaram por interveno durante 20 sesses semanais com durao de duas horas, perfazendo carga horria total de 40 horas. A interveno sempre tinha seu incio coincidindo com o incio de um semestre letivo. De acordo com norma da clnica onde o trabalho foi desenvolvido, as mes recebiam orientao quinzenal em grupo. Trabalhavam-se com as mes questes focais sobre manejo das dificuldades acadmicas e scio-emocionais. As orientaes duravam de uma a uma hora e meia, perfazendo carga horria total de 10 a 15 horas. Aps o trmino da interveno, as crianas eram reavaliadas, utilizando-se os mesmos instrumentos e procedimentos utilizados na avaliao inicial, com exceo do Raven. Os atendimentos foram conduzidos pela primeira autora e pela auxiliar de pesquisa, que receberam treinamento prvio para conduo de oficinas de linguagem, na prpria clinica onde a pesquisa foi desenvolvida.

Resultados
Os resultados so apresentados em duas sees. Na primeira, mostram-se as comparaes entre escores obtidos na avaliao pr-interveno e na avaliao ps-interveno. Na segunda, feita a anlise do significado clnico das diferenas encontradas.

Comparao entre as avaliaes pr e psinterveno


Na Tabela 1 so apresentados os resultados relativos ao desempenho em escrita, aritmtica, leitura e total, obtidos atravs dos escores brutos no TDE, nos dois momentos de avaliao.

Tabela 1 Mdias e desvios-padro dos escores brutos no TDE, antes e depois da interveno
Variveis Escrita Aritmtica Leitura Total Pr Mdia 16,82 11,23 49,12 77,47 DP 8,08 5,34 18,98 29,03 Ps Mdia 19,29 14,18 53,29 86,76 DP 5,19 5,38 18,22 23,94 -1,91 -2,64* -2,96** -4,07*** t

* p < 0,05; ** p < 0,01; *** p = 0,001 ; p < 0,10

Procedimento de anlise dos dados


Os protocolos foram cotados segundo as proposies de cada tcnica. Para comparao entre os escores obtidos nos dois momentos de avaliao, foram empregados trs testes estatsticos, de acordo com as caractersticas mtricas

Os resultados da Tabela 1 indicam melhoras significativas aps a interveno, nos indicadores de leitura e aritmtica, bem como no escore total do TDE. H tendncia a melhora tambm no escore de escrita. Os resultados relativos a dificuldades na lio de casa so apresentados na Tabela 2, que mostra o nmero de participantes com dificuldades em cada momento da avaliao. Dos 17 meninos que participaram do estudo, 14 apresentavam dificuldade na lio de casa, segundo a avaliao das mes, antes da interveno. A dificuldade mais freqente era a falta de iniciativa para fazer a lio. Mais de dois teros das crianas no conseguiam fazer a lio de forma independente. Aps a interveno, houve reduo significativa no nmero de crianas com dificuldades, verificando-se melhora

Oficinas de linguagem

57

quanto independncia e iniciativa. As poucas crianas que se recusavam a fazer a tarefa de casa deixaram de mostrar essa reao. Os escores de problema de comportamento fornecido pela ECI tambm diminuram aps a interveno. A mdia da amostra caiu de 26,06 (DP = 8,64) para 19,35 (DP = 9,68), uma variao significativa (t = 5,02; p < 0,0001). Tendncia semelhante foi observada em relao ao CBCL. Nas Tabelas 3 e 4, os resultados relativos ao CBCL esto expressos em escores T, que so escores normalizados (Achenbach, 1991; Bordin, Mari, & Caeiro, 1995). A Tabela 3 apresenta as mdias dos escores T nas oito sndromes avaliadas pelo inventrio e a Tabela 4, as mdias nas escalas Internalizao, Externalizao e Total. A escala Internalizao inclui as sndromes Retraimento, Complicaes Somticas e Ansiedade / Depresso, ao passo que a escala Externalizao inclui as sndromes Comportamento Delinqente e Comportamento Agressivo. As mdias pr-interveno apresentadas na Tabela 3 indicam que os problemas de comportamento com mdias mais altas antes da interveno eram: problemas de ateno (no consegue se concentrar, irrequieto, muito excitado ou tenso); comportamento agressivo ( mal humorado, exige muita ateno, desobediente em casa); problemas sociais (age de maneira infantil para sua idade, muito dependente); e retraimento (aborrece-se com facilidade, guarda as coisas para si mesmo). Com exceo dos problemas de ateno, os demais refletem dificuldades interpessoais.

Das trs sndromes do CBCL em que houve melhora significativa aps as oficinas, duas se encontravam no rol de problemas com maiores mdias pr-interveno. Comportamento delinqente e problemas sociais tiveram as mudanas mais significativas. Houve melhoras tambm nos problemas de ateno; os sintomas de ansiedade e depresso tendem a diminuir. Tendncia semelhante de diminuio dos problemas de comportamento aparece nos resultados da Tabela 4. Os participantes obtiveram melhoras significativas no indicador de problemas internalizantes e tendncia melhora em problemas externalizantes. A diferena mais acentuada foi no escore total do CBCL, que inclui as escalas acima e mais 65 itens. Esse resultado denota uma reduo generalizada de problemas comportamentais.

Significado clnico das melhoras obtidas


Considerando que os participantes do estudo eram clientes de uma clnica de psicologia, com problemas de comportamento associados ao desempenho escolar pobre, foi feita a anlise do significado clnico das mudanas encontradas aps a interveno. Essa anlise incluiu apenas os dados de instrumentos que forneciam normas ou pontos de corte para diferenciar problemas em nvel clnico ou desempenho inferior ao esperado. Na Tabela 5 est indicado o nmero de participantes com status clnico em cada instrumento, antes e depois da interveno.

Tabela 2 Nmero de crianas com dificuldades na lio de casa antes e depois da interveno e probabilidades associadas s diferenas entre os dois momentos
Variveis Freqentemente tem dificuldade na lio de casa No toma iniciativa para fazer a lio No consegue fazer a lio sem ajuda Faz muitas interrupes durante a realizao da tarefa Recusa-se a fazer a lio * Teste Wilcoxon; ** Teste do Sinal Pr 14 14 11 8 4 Ps 5 5 2 4 0 p 0,01* 0,004** 0,004** n. s.** n. s.**

Tabela 3 Mdias e desvios-padro dos escores T nas sndromes do CBCL, antes e depois da interveno
Variveis Mdia Retraimento Complicaes somticas Ansiedade e depresso Problemas sociais Problemas de pensamento Problemas de ateno Comportamento delinqente Comportamento agressivo 62,82 60,41 60,59 64,76 58,18 72,47 59,00 66,23 Pr DP 10,57 9,03 8,59 10,13 9,19 10,55 8,32 14,86 Ps Mdia 61,41 57,47 57,35 57,17 56,35 67,12 54,76 62,94 DP 9,45 6,73 10,58 6,52 9,22 10,27 6,76 10,57 0,83 1,19 1,94 3,87*** 0,75 2,52* 2,96** 1,56 t

* p < 0,05; ** p < 0,01; *** p < 0,001 ; p < 0,10

58

L.C.S.Elias & E.M.Marturano

Tabela 4 Mdias e desvios-padro dos escores T de problemas de comportamento nas escalas do CBCL: Internalizao, Externalizao e Total, antes e depois da interveno
Variveis Mdia Internalizao Externalizao Total 63,35 62,23 65,41 Pr DP 9,50 11,96 9,37 Ps Mdia 58,18 59,71 60,94 DP 11,93 10,17 9,74 2,71* 1,78 4,23*** t

* p < 0,05; ** p < 0,01; *** p < 0,001 ; p < 0,10

Antes da interveno, observa-se que 15 meninos apresentavam desempenho escolar aqum de sua srie, o que compatvel com o motivo de encaminhamento para a clnica. J quanto aos problemas de comportamento, os escores no CBCL no coincidem totalmente com o critrio de pr-seleo baseado no ponto de corte da ECI. Dos 17 meninos selecionados segundo esse critrio, dez foram diagnosticadas no CBCL como tendo problemas de comportamento com status clnico na Escala Total antes da interveno. Os problemas de ateno sobressaem como a sndrome que afeta clinicamente o maior nmero de meninos desta amostra. As outras trs sndromes que na Tabela 3 aparecem com as mdias mais elevadas de escore T pr-interveno, e que se referem a dificuldades interpessoais, apresentam-se em status clnico para um pequeno nmero de participantes. Entretanto, no conjunto, dez crianas apresentam alguma dificuldade interpessoal em nvel clnico antes da interveno. Aps a interveno, as mudanas foram discretas, com exceo dos resultados relativos a problemas de comportamento na ECI e a problemas de ateno no CBCL, em que o nmero de crianas com status clnico foi reduzido quase metade. H variao entre as sndromes no que se refere mudana de status clnico. Enquanto problemas

de ateno, problemas sociais, complicaes somticas e comportamento delinqente perdem status clnico, comportamento agressivo e retraimento parecem persistir nos mesmos nveis. Conforme est indicado no rodap da Tabela 5, houve casos de piora em alguns indicadores de problema de comportamento do CBCL. Chamam a ateno os resultados na escala Internalizao, em que um participante passou do status normal ao clnico. Inspecionando-se os protocolos de avaliao deste participante, verificou-se que, antes da interveno, apresentava escores clnicos nas escalas Externalizao e Total do CBCL, assim como nas sndromes Problema de Ateno e Comportamento Agressivo. Tinha dificuldades com a lio de casa e desempenho aqum de sua srie. Aps a interveno, esta criana no alterou as dificuldades anteriores com a lio de casa, nem os problemas de ateno ou os comportamentos agressivos; apresentou piora no desempenho de escrita e na sndrome Ansiedade / Depresso do CBCL. Aps a reavaliao, foi encaminhada para atendimento individual. Uma avaliao de seguimento seis meses depois indicou um perfil comportamental dentro da faixa normal no CBCL e melhora no desempenho escolar, porm abaixo das normas para sua idade e srie.

Tabela 5 Status clnico dos participantes antes e depois da interveno


Nmero de crianas Indicador Pr Desempenho inferior norma do TDE para sua idade ou srie Escore de problema de comportamento em nvel clnico na ECI Escore T clnico no CBCL Retraimento Complicaes somticas Ansiedade e depresso* Problemas sociais Problemas de pensamento* Problemas de ateno Comportamento delinqente Comportamento agressivo* Internalizao** Externalizao 5 2 2 3 3 11 2 5 8 7 4 0 2 0 2 6 0 5 6 6 15 17 Ps 11 10

Total 10 8 * Em um caso, os problemas passaram do status limtrofe para o clnico aps a interveno ** Em um caso, os problemas passaram do status normal para o clnico aps a interveno

Oficinas de linguagem

59

Discusso
A investigao relatada neste artigo focalizou a modalidade de apoio psicopedaggico denominada oficinas de linguagem, verificando sua eficcia para melhorar o desempenho e atenuar problemas de comportamento em meninos com queixa de desempenho escolar pobre. Antes da interveno, as crianas includas no projeto apresentavam, como grupo, ausncia de iniciativa e dependncia de ajuda para a lio de casa, problemas de ateno, dificuldades interpessoais e elevado escore de problemas de comportamento, alm do baixo desempenho escolar. A comparao entre medidas obtidas antes e depois da interveno sugeriu, em relao aos problemas modais da amostra, melhora no desempenho escolar, mais iniciativa e independncia na lio de casa, melhora das dificuldades de ateno e diminuio dos problemas de comportamento. Outras dificuldades, menos freqentes na amostra, pareceram tambm sensveis interveno. Atenuaram-se os sinais de imaturidade interpessoal, os comportamentos anti-sociais e as manifestaes internalizantes. Por outro lado, persistiram problemas interpessoais como retraimento e comportamento agressivo. Um aspecto positivo desses resultados que diversos problemas que se mostraram maleveis interveno correspondem a caractersticas repetidamente encontradas nessa populao clnica, tais como problemas de ateno e manifestaes internalizantes (Elias, 2003; Marturano et al., 1997). A configurao das melhoras detectadas indica com clareza que os maiores benefcios incidem sobre aspectos relevantes para o desempenho acadmico, o que est de acordo com os objetivos da interveno. As oficinas parecem (re)ativar processos internos facilitadores do aprendizado escolar. Aps a interveno, os participantes se mostram menos dispersos, menos dependentes de ajuda e com mais iniciativa nas tarefas. Esse conjunto de recursos das crianas, resgatados fora do contexto das sesses de oficina, denotam que aps 20 semanas de atendimento elas esto mais equipadas e dispostas para tirar proveito de oportunidades de aprendizado oferecidas em outros contextos, como a sala de aula, programas de acelerao do aprendizado ou classes de recuperao. plausvel supor que as melhoras verificadas no teste de desempenho acadmico sejam em parte decorrentes desse processo que, uma vez iniciado, tem boas chances de se manter no tempo, desde que retroalimentado nos sistemas de suporte escolar e familiar. A ao de um processo de retroalimentao que, uma vez superados os obstculos momentneos, sustenta e impulsiona o progresso escolar da criana, sugerida pelos dados de Campos e Marturano (2003). Em estudo de seguimento com crianas que receberam apoio psicopedaggico para superao de suas dificuldades escolares, essas autoras verificaram que as crianas mais sociveis, envolvidas em relaes interpessoais harmoniosas, so as que mais mantm os ganhos obtidos com o atendimento e conseguem mais progresso acadmico. Uma orientao social positiva pode ser crucial para procurar, eliciar, perceber e

aceitar o suporte dos pais, professores e colegas, estando provavelmente no cerne desse mecanismo de retroalimentao positiva. A esse respeito, cabe lembrar que problemas de natureza interpessoal, modais na populao com queixas escolares (Elias, 2003), foram detectados, em nvel clnico, em mais de metade da amostra deste estudo e, no entanto, a freqncia s oficinas no contribuiu para melhoras significativas, a no ser nos indicadores de imaturidade interpessoal, que incluem conduta infantilizada e dependncia emocional em relao ao adulto. Esses resultados, ao mesmo tempo em que reafirmam o papel das oficinas na promoo da independncia tanto instrumental como afetiva da criana, delimitam seus efeitos comportamentais. Dado que algumas das dificuldades scio-emocionais apresentadas pelas crianas com dificuldades escolares, como agitao, irrequietude, dificuldade de concentrao, queixas somticas, tristeza e angstia, tm sido tomadas como indicadores de stress infantil (Lipp & Romano, 1987), pode-se supor que os efeitos comportamentais das oficinas refletem alvio das tenses relacionadas situao escolar adversa. Problemas scio-emocionais de outra origem no seriam afetados. Com respeito aos benefcios do atendimento, algumas ressalvas devem ser feitas. Em primeiro lugar, preciso atentar para o fato de que algumas crianas mostraram intensificao de problemas. Especificamente, em uma criana os sintomas internalizados passaram do status normal para o clnico aps a interveno. Embora os sintomas internalizados tenham decado significativamente na amostra como um todo, denotando alvio de tenses na maioria dos participantes, o fato de que eles se intensificaram em uma criana alerta para a necessidade de cuidadoso acompanhamento caso a caso. Esse resultado isolado, se agregado aos que indicaram persistncia dos problemas relativos a comportamento agressivo e retraimento, corrobora uma viso parcimoniosa dos efeitos do atendimento, delimitando seu alcance a aspectos diretamente relacionados ao problema escolar. Como ressalta Kazdin (2000), um grande nmero de fatores influencia os resultados de intervenes psicossociais, e uma anlise da ao desses fatores transcende o escopo desta investigao. Em segundo lugar, as mudanas no status clnico dos problemas foram em geral modestas. Uma questo que se coloca se, e at quando, melhoras no status clnico seriam observadas caso novas avaliaes fossem feitas ao longo do atendimento, para alm das 20 semanas a que se restringiu este estudo. A noo de que mais melhor, freqentemente assumida na pesquisa contempornea sobre efeitos de tratamentos psicossociais (Kazdin, 2000), uma questo a ser tratada emprica e teoricamente. Pelo menos no que diz respeito ao desempenho escolar, a resposta tende a ser negativa, j que se trata de interveno de baixa periodicidade. O esquema recomendado para programas de recuperao de leitura ao nvel da srie em crianas iniciantes de sesses dirias (Clay, 1993). Um progresso escolar mais acelerado poderia ser atribudo a efeitos de bola de neve, como os comentados em pargrafo anterior, a partir da melhora em aspectos do funcionamento da criana que so requisitos para

60

L.C.S.Elias & E.M.Marturano

o aprendizado acadmico e que as oficinas parecem promover, de acordo com suas finalidades. Duas ressalvas adicionais devem ser feitas, como limites metodolgicos impostos pela realizao do estudo em situao real de atendimento clnico. Consoante o compromisso tico com os clientes da clnica, o delineamento adotado no incluiu um grupo no-tratado, o que seria necessrio para se poder afirmar que as melhoras observadas no se devem meramente passagem do tempo. Pode-se argumentar, a esse respeito, que por se tratar de famlias que procuram ajuda clnica para lidar com as dificuldades da criana, pouco plausvel que melhoras em mltiplos domnios do funcionamento da criana tivessem ocorrido independentemente dessa ajuda, em padro coerente com os objetivos da interveno. Uma segunda limitao do delineamento que no h como dissociar eventuais efeitos das oficinas de linguagem e das orientaes s mes, que foram concomitantes. Podese supor que as melhoras se devem, pelo menos em parte, a mudanas de atitudes e comportamentos maternos. Por outro lado, h que considerar que o atendimento criana, por ter sido direto, mais freqente e de maior durao que o atendimento me, tem maior chance de afetar o desempenho e o comportamento da primeira. Essa discusso, no entanto, se faz todo sentido em relao aos objetivos especficos do estudo, perde significado no contexto do atendimento clnico. A importncia da famlia em todo processo de apoio psicolgico ou psicopedaggico ao escolar no pode ser subestimada. Com as limitaes mencionadas, a realizao da pesquisa no contexto de uma instituio de sade apresentou uma contribuio positiva, no fato de ter demonstrado a adequao do tratamento em uma situao clnica real, beneficiando meninos, que constituem a parcela mais significativa da demanda por atendimento em razo de queixas escolares (Barbosa & Silvares, 1994), com impacto positivo nos problemas mais comuns encontrados na clientela antes da interveno. Os efeitos encontrados so coerentes com os objetivos da proposta de atendimento, circunscrevendo-se s questes escolares. Enquanto experincia de aprendizagem mediada, as oficinas de linguagem parecem promover modificabilidade cognitiva, ao desenvolver na criana uma genuna disponibilidade para aprender (Goulart, Guhur, & Mori, 2001). Para as crianas que esto vivendo um momento crtico frente ameaa de insucesso na tarefa evolutiva da produtividade, o programa constitui fonte de suporte para o enfrentamento da crise, contribuindo para alvio do stress e ativando seus recursos internos para lidar com os desafios da aprendizagem (Linhares, 1998). Seria interessante verificar o grau em que a reduo dos sintomas de tenso psicolgica se associa melhora na percepo de si como aprendiz, j que uma das metas das oficinas de linguagem trabalhar este aspecto, bastante prejudicado nas crianas com queixas escolares (Jacob, 2001).

So necessrios estudos de seguimento para investigar o grau de permanncia dos ganhos obtidos, bem como investigaes sobre o processo da interveno para elucidar os mecanismos que contribuem efetivamente para as melhoras obtidas.

Referncias
Achenbach, T. M. (1991). Manual for the child behavior checklist / 4-18 and 1991 profile. Burlington: University of Vermont, Department of Psychiatry. Angelini, A. L., Alves, I. C. C., Custdio, E. M., & Duarte, W. S. (1997). Manual Matrizes Progressivas Coloridas Escala Especial de J. C. Raven, Dr. John Raven e Dr. J. H. Court . Padronizao Brasileira. So Paulo: Casa do Psiclogo. Barbosa, J. J., & Silvares, E. F. (1994). Uma caracterizao preliminar das clnicas-escola de Fortaleza. Estudos de Psicologia (Campinas), 11, 50-56. Bordin, I. A. S., Mari, J. J., & Caeiro, M. F. (1995). Validao da verso brasileira do Child Behavior Checklist (CBCL) - Inventrio de comportamentos da infncia e adolescncia: dados preliminares. Revista ABP-APAL, 17, 55-66. Campos, M. A. S., & Marturano, E. M. (2003) Competncia interpessoal, problemas escolares e a transio da meninice adolescncia. PaidiaCadernos de Psicologia e Educao, 13, 73-84. Clay, M. M. (1993). Reading recovery: a guidebook for teachers in training. Auckland: Heinemann. Elias, L. C. S. (2002). Soluo de problemas interpessoais em crianas com baixo rendimento escolar. Manuscrito no-publicado, Universidade de So Paulo, Ribeiro Preto. Erikson, E. (1971). Infncia e sociedade (G. Amado, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar. Fonseca, V. (1995). Introduo s dificuldades de aprendizagem (2a ed.). Porto Alegre: Artes Mdicas. Goulart, A. M. P. L., Guhur, M. L. P., & Mori, N. N. R. (2001). Mediao em Feuerstein: alguns elementos para a compreenso das diferenas individuais. Teoria e Prtica da Educao, 2, 93-103. Graminha, S. S. V. (1998). Recursos metodolgicos para pesquisas sobre riscos e problemas emocionais e comportamentais na infncia. In G. Romanelli & Z. M. M. B. Alves (Orgs.), Dilogos metodolgicos sobre prtica de pesquisa (pp. 71-86). Ribeiro Preto: Programa de Ps-Graduao em Psicologia. Graminha, S. S. V., & Coelho, W. F. (1994). Problemas emocionais / comportamentais em crianas que necessitam ou no de atendimento psicolgico ou psiquitrico [Resumo]. In Sociedade Brasileira de Psicologia (Org.), XXIV Reunio Anual de Psicologia. Resumos (p. 263). Ribeiro Preto: Autor. Hughes, J. N. (2000). The essential role of theory in the science of treating children: beyond empirically supported treatments. Journal of School Psychology, 38, 301-330. Jacob, A. V. (1997). Crianas com atraso escolar: avaliao psicolgica atravs do HTP e TPC. Dissertao de Mestrado no-publicada, Universidade de So Paulo, Ribeiro Preto. Jacob, A. V. (2001). O desempenho escolar e suas relaes com autoconceito e auto-eficcia. Tese de Doutorado no-publicada, Universidade de So Paulo, Ribeiro Preto. Kazdin, A. E. (2000). Understanding change: from description to explanation in child and adolescent psychotherapy research. Journal of School Psychology, 38, 337-347. Kernberg, P. F., & Chazan, S. E. (1993). Crianas com transtornos de comportamento: manual de psicoterapia (D. Batista, Trad.). Porto Alegre: Artes Mdicas.

Oficinas de linguagem

61

Linhares, M. B. M. (1998). Atendimento psicopedaggico de crianas em servio especializado de psicologia infantil na rea da Sade uma perspectiva desenvolvimentista. Psicopedagogia, 17, 30-36. Lipp, M. N., & Romano, A. S. P. (1987). O stress infantil. Estudos de Psicologia (Campinas), 4, 43-49. Marturano, E. M., Loureiro, S. R., Linhares, M. B. M., & Machado, V. L. S. (1997). A avaliao psicolgica pode fornecer indicadores de problemas associados a dificuldades escolares? In E. M. Marturano, S. R. Loureiro, & A. W. Zuardi (Orgs.), Estudos em Sade Mental - 1997 (pp. 11-48). Ribeiro Preto: Faculdade de Medicina de Ribeiro Preto, Universidade de So Paulo.

Masten, A. S., & Coatsworth, J. D. (1998). The development of competence in favorable and unfavorable environments lessons from research on successful children. American Psychologist, 53, 205-220. Mentis, M. (1997). Aprendizagem mediada dentro e fora da sala de aula (J. F. Azevedo, Trad.). So Paulo: Instituto Pieron de Psicologia Aplicada. Santos, M. A. (1990) Caracterizao da clientela de uma clnica psicolgica da Prefeitura de So Paulo. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 42, 79-94. Stein, L. M. (1994). TDE- Teste de desempenho escolar: manual para aplicao e interpretao. So Paulo: Casa do psiclogo.

Nota
1

Trabalho financiado pela FAPESP (bolsa de doutorado primeira autora e auxlio a projeto temtico segunda autora) e pelo CNPq (auxlio a projeto de pesquisa).

Luciana Carla dos Santos Elias, psicloga, doutora em Psicologia pela Universidade de So Paulo Ribeiro Preto. Edna Maria Marturano, doutora em Cincias pela Universidade de So Paulo, professora titular no Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Mdica da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo Ribeiro Preto. Endereo para correspondncia: Av. Nove de Julho, 980; Ribeiro Preto, SP; CEP 14025-000. Tel: (16) 625-0309. Fax: (16) 635-0713. E-mail: emmartur@fmrp.usp.br
Recebido em 15jan03 Revisado em 17dez03 Aceito em 20dez04

S-ar putea să vă placă și