Sunteți pe pagina 1din 7

Responsabilidade social Desde a sua fundao, a Unilever sempre pratica e compartilha seus valores e princpios.

Benefcios para todos que se envolvem com a atuao da empresa Desde a sua fundao at hoje, passando por todas as etapas do negcio e por todas as esferas de relacionamento, seja com fornecedores, colaboradores, distribuidores, clientes ou consumidores, a Unilever pratica e compartilha seus valores e princpios, gerando bons frutos.

Conseqentemente, todos que se envolvem com a atuao da empresa so beneficiados. Os resultados econmicos gerados diretamente para a Unilever Brasil esto refletidos no faturamento, que tem crescido ano a ano, chegando a 9,7 bilhes de reais em 2007.

Os resultados sociais, por sua vez, so refletidos em todas as esferas de atuao da Unilever. No que tange ao relacionamento com a esfera governamental, a Unilever Brasil participa, por meio das associaes de classe, de grupos de trabalho e discusso sobre temas de interesse pblico, origem de diversas polticas pblicas.

Vale ressaltar que a empresa no se envolve, direta ou indiretamente, com partidos ou entidades polticas, tampouco em campanhas eleitorais. A empresa acredita que pode contribuir para o desenvolvimento social do pas promovendo aes e programas de investimento social privado.

Investimento Social Privado A Unilever, de acordo com suas diretrizes sociais, tem clareza da forma que deseja atuar junto s comunidades: com projetos capazes de gerar transformao na sociedade e investimentos a longo prazo, enfocando a educao e a capacitao de pessoas.

Em 2007, a Unilever investiu um montante de R$ 14.430.000,00 em projetos sociais e doou R$ 8.720.000,00 em produtos e equipamentos. Esses projetos buscam integrar trabalho social estratgia corporativa da empresa por meio de aes slidas e efetivas que abordam diversos stakeholders, tanto atravs de discusses e debates quanto em aes e

programas contnuos, destinados s comunidades impactadas pelos projetos que apoia.

Nossas Marcas na Sociedade Ao tratar de questes sociais e de sustentabilidade, as nossas marcas podem fazer uma diferena real e criar oportunidades de crescimento para a nossa Companhia.

Tendncias do consumidor e oportunidades do mercado O mundo est vivendo uma mudana social, econmica e ambiental sem precedentes. Os desafios globais nos temas pobreza, desnutrio, ms condies sanitrias e doenas esto ficando mais graves e complexos, enquanto os efeitos das mudanas climticas se fazem sentir em todos os continentes.

Para algumas companhias, isto representa uma ameaa mas, para outras, uma oportunidade enorme de inovao e crescimento.

Muitos dos desafios sociais e ambientais do mundo se fazem sentir de uma em forma mais intensa nos pases em desenvolvimento e pases emergentes. Por exemplo, so esses os pases que iro sofrer os piores efeitos das mudanas climticas. No entanto, devido sua taxa de desenvolvimento econmico, estes tambm so os mercados que sero a principal fonte de crescimento para a Unilever no futuro. As companhias que puderem desenvolver produtos que atendam s necessidades funcionais dos consumidores, tendo simultaneamente em conta estes desafios sociais e ambientais, estaro em melhores condies de crescer do que aquelas que no o fizerem.

Outra tendncia significativa nos ltimos anos foi o surgimento dos consumidores conscientes pessoas que querem fazer uma diferena positiva para o mundo por meio das marcas que escolhem para comprar. Estas pessoas passaram de um grupo minoritrio de consumidores que geralmente procuravam uma pequena seleo de marcas de nicho, para um movimento mais dominante que envolve um grande nmero de pessoas, que agora procuram de forma ativa produtos com benefcios sociais e ambientais positivos ou que evitam aqueles que so percebidos como de impacto negativo.

Nossa abordagem Prevendo que isso se tornaria uma grande tendncia, o Comit Executivo da Unilever decidiu, em 2005, que os fatores sociais, econmicos e ambientais deveriam ser integrados de uma forma mais profunda aos planos de desenvolvimento e inovao das nossas marcas.

Para ajudar a avaliar os riscos e as oportunidades apresentados por esta ordem, desenvolvemos uma abordagem chamada Brand Imprint, ou Impresso da Marca. Isso d s nossas equipes de marca uma viso de 360 dos impactos sociais, econmicos e ambientais que suas marcas tm no mundo.

Para cada marca, uma equipe multidisciplinar realiza uma avaliao detalhada, procurando em primeiro lugar os impactos diretos e indiretos dos nossos produtos, ou suas impresses em toda a cadeia de valor. A equipe, em seguida, rene as percepes, obtidas por meio de pesquisas entre os consumidores e os stakeholders, sobre as influncias externas no crescimento futuro da marca.

O processo de Brand Imprint

As primeiras marcas que realizaram Brand Imprint foram Dove e Lipton, em 2006.

As nossas principais marcas e categorias acabam de completar uma Brand Imprint, o que resultou em tarefas importantes e novas idias inspiradoras para abordar questes sociais e ambientais. Por exemplo, o processo ajudou Lifebuoy (marca de higiene pessoal no comercializada atualmente no Brasil) e Signal/Pepsodent/Close Up a desenvolverem suas misses sociais.

O processo de Impresso de Marca oferece as bases para que as equipes de marcas entendam e avaliem de que maneira as questes relativas sustentabilidade impactam e so impactadas pelos nossos produtos.

O papel da marca corporativa Desde 2002, a marca Unilever tornou-se mais visvel para os compradores, com o logo da empresa na parte de trs de todas as embalagens de produtos. Todas as nossas companhias se chamam agora Unilever.

A maioria dos nossos consumidores ainda no relaciona as nossas marcas individuais com a nossa marca empresarial. Mas ns vemos a crescente importncia de garantir um alinhamento entre as duas em questes relativas sustentabilidade.

Com as marcas de produtos individuais se posicionando mais fortemente acerca de questes sociais e ambientais, os consumidores olharo para a marca empresarial pelo seu valor e abordagem. As marcas de produtos s podem passar uma mensagem sobre estas questes de maneira eficaz e confivel se tiverem uma base slida na abordagem e no compromisso global da companhia.

Como marca corporativa, a Unilever se encontra em uma posio forte graas ao seu comprometimento, assumido h muito tempo em relao questo da sustentabilidade. No futuro, trabalharemos com mais empenho para manter a confiana e as relaes que construmos por meio de nossas iniciativas empresariais, para envolver os consumidores de forma direta neste plano e para apoiar as nossas marcas individuais em seus esforos.

Clique aqui para conhecer o mais recente Relatrio de Sustentabilidade da Unilever Brasil.

Trabalhando com os outros Em todas as nossas atividades tentamos envolver os stakeholders para que nos auxiliem a: identificar questes que meream a nossa ateno, direcionar os nossos relatrios e dar feedback em reas de atividades especficas. Trabalhar em parceria fundamental para o desenvolvimento e o cumprimento de alguns de nossos principais compromissos, relacionados sustentabilidade. Nossos parceiros contribuem com seus conhecimentos sobre questes especficas, e atuam como redes de contato para transformar iniciativas prticas em aes concretas.

Inovaes de Produtos

Entender as necessidades dos consumidores e promover uma soluo aparentemente simples pode ser uma experincia desafiante. Os nossos cientistas e engenheiros combinam a percia do seu campo de atuao com o conhecimento de nossas marcas.

Estrutura alimentar Culinria experimental ou cincia de ltima gerao?

Instintos animais Por que escolhemos um produto em detrimento de outro? Voc ficaria surpreso ao saber o quanto se passa em seu inconsciente cada vez que voc faz uma compra.

Pele maravilhosa um velho problema O futuro dos cuidados com a pele est configurado para ser de alta tecnologia. Enquanto isso, a maneira mais simples de evitar os danos pele a mesma de sempre ficar longe do sol, ter uma dieta balanceada e evitar o estresse.

Suavidade de ltima gerao Voc quer que o xampu Dove deixe seu cabelo suave como a seda, e que o amaciante Comfort traga um toque especial s suas roupas. Como fazemos isso?

Inovaes nos Negcios Nossa abordagem aberta inovao nos permite encontrar criatividade em diversas fontes. Trabalhamos com parceiros do mundo todo para desenvolver novas oportunidades e traduz-las em melhores formas de atender s necessidades das pessoas.

A promessa de Dove Como a marca lder mundial de limpeza da pele cumpre com a sua promessa clinicamente comprovada.

Explorando o horizonte A Unilever Technology Ventures UTV oferece nova tecnologia para o ncleo central da Unilever.

O poder de fazer mais Um exemplo de destaque da colaborao cientfica, o Centro Unilever de Informtica Molecular (UCMI) est revolucionando a forma dos cientistas trabalharem.

Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Nossa misso em vitalidade focar mais do que nunca em ajudar as pessoas a desfrutar da vida ao mximo. Aplicando as nossas slidas habilidades cientficas e o profundo conhecimento de nossos consumidores, esforamo-nos para contribuir para a qualidade de vida e para o bem-estar de todas as maneiras, desde os avanos nutricionais e novas tecnologias para a escovao dos dentes inveno de um simples purificador de gua, a preo acessvel, para aquelas partes do mundo onde a gua potvel escassa.

A cincia por trs da magia dos sorvetes Desenvolvemos novas tecnologias para melhorar a cremosidade dos nossos sorvetes.

A nutricao melhora o aprendizado e a memoria das criancas em idade escolar

Uma equipe de cientistas europeus da Unilever, juntamente com colegas de institutos de pesquisa na Austrlia e na Indonsia, demonstrou que a nutrio pode melhorar o aprendizado verbal e a memria das crianas em idade escolar.

Onde a cincia traz vitalidade vida Existe uma grande idia conduzindo o desenvolvimento de todos os nossos produtos. Costumamos cham-la de vitalidade uma palavra que resume a diferena que pretendemos criar na vida das pessoas.

S-ar putea să vă placă și