Sunteți pe pagina 1din 8

Secagem e Armazenagem de Gros e Sementes Professora Letcia Lisboa Oliveira Contedo Programtico: 1-Mistura ar-vapor de gua: Composio do ar atmosfrico;

; Propriedades relacionadas temperatura; Propriedades relacionadas massa de vapor d'gua; Propriedades relacionadas ao volume ocupado e energia; Mtodos de medio. 2- Psicrometria: Determinao analtica das propriedades do ar atmosfrico; Uso de tabelas e grficos psicromtricos para determinao das propriedades do ar atmosfrico; Operaes que modificam o ar; Misturas de fluxos de ar. 3-Umidade de gros e sementes: gua presente em gros e sementes; Contedo de umidade; Mtodos de determinao de umidade; Fontes de erros nas determinaes; Aferio e calibrao de determinadores de umidade. 4- Umidade de equilbrio e equaes: Conceito; Isotermas de equilibrio; Dessoro adsoro; Determinao da umidade de equilbrio; Equaes. 5- Importncia e princpios da secagem de gros e sementes: Definio e importncia; Princpios gerais de secagem; Movimentao de gua em gros e sementes; 6- Sistemas de Secagem e secadores: Sistemas de secagem; Classificao dos secadores; Operao e monitoramento da secagem; Seca-aerao; Anlise do consumo energtico. 7- Teoria e simulao da secagem: Balano de energia; Modelos de simulao de secagem;

Validao dos modelos. 8- Alteraes da qualidade na secagem: Constituio qumica e propriedades fsicas dos gros; Amostragem e caractersticas dos gros armazenados; Efeito da temperatura e do tempo de secagem. 9- Princpios sobre armazenagem de gros e sementes: Caractersticas dos gros armazenados; Processos respiratrios e deteriorao dos gros; Fatores que afetam a respirao. 10- Sistema de termometria e aerao: Introduo; Objetivos da aerao; Sistema de aerao; Operao do sistema de aerao; Suco ou insuflao do ar; Sistema de termometria.

11- Estrutura de armazenagem: rede; classificao de armazns e silos: Breve Histrico; Rede Armazenadora de Gros; Mtodos de Armazenamento; Armazenamento nas Pequenas Propriedades Rurais; Armazenamento com Atmosfera Modificada ou Controlada; Armazenamento Convencional; Armazenamento a Granel; Silos Verticais; Silos Horizontais; 12- Controle de pragas em gros e sementes armazenados: Principais fatores de deteriorao; Deteriorao dos gros por microorganismos; Insetos de gros armazenados; caros, roedores e pssaros; Controle de insetos. BIBLIOGRAFIA BSICA AKTON ASSOCIATES INCORPORATED. Akton Psychrometric Chart [Computer program]. . disponvel em: <http://aktonassoc.com/download.htm>. BRANDO, F. Manual do armazenista. 2. ed. Viosa: Imprensa Universitria, 1989. 269p.

BRASIL, Ministrio da Agricultura. Regras para anlise de Sementes. Braslia, 365p., 1992. COPELAND, L. D. Principles of Seed Science and Technology. Chapman e Hall. New York, 1995, 789p. LASSERAN, J. C. Aerao de gros. Ed. Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem - Centreinar, Srie CENTREINAR no. 2. Viosa, MG. 1981. 131p. LAZZARI, F. A. Umidade, fungos e micotoxinas na qualidade de sementes, gros e raes. 2a ed. Curitiba: Ed. do Autor, 1997. 148p. MARCOS FILHO, J.; S. M. CCERO e V. R. da SILVA. Avaliao da qualidade das sementes. FEALQ, Piracicaba, 30p., 1987. PUZZI, D. Abastecimento e Armazenagem de gros. Inst. Campineiro de Ensino Agrcola, Campinas, 664p., 2000. SILVA, J. S., ed. Secagem e armazenamento de produtos agrcolas. Editora Aprenda Fcil, Viosa, 502p., 2000. VIEIRA, R. D. e CARVALHO, N.M. Testes de vigor em sementes. FUNEP. Jaboticabal, 164p., 1994. VEGA-MERCADO, H.; GONGORA-NIETO, M. M. e BARBOSA-CANOVAS, G. V. Advances in dehydration of foods. Journal of Food Engineering, v.49, n.4, p.271289, 2001. WEBER, E. A. Armazenagem agrcola. Kepler Weber Industrial, 400p., 1995. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Peridicos: Drying Technology; Revista Brasileira de Armazenamento; Revista Brasileira de Sementes; Transaction ASAE. Aula 01 Mistura ar-vapor de gua: Composio do ar atmosfrico; Propriedades relacionadas temperatura; Propriedades relacionadas massa de vapor d'gua. Propriedades relacionadas ao volume ocupado; e Energia; Mtodos de medio. Psicrometria

O que ? Psicrometria: estudo das misturas de ar e vapor dgua, isto , o estudo do ar mido (no limite, estudo de misturas binrias nas quais um dos componentes um vapor condensvel). Do grego psychro, isto , esfriar, resfriar. Mistura ar-vapor de gua O ar constitudo por uma mistura de: Gases: Nitrognio; Oxignio; Dixido de carbono; Etc. Vapor d'gua: Contaminantes: Partculas slidas em suspenso; Outros gases. Composio do ar seco (ar) ao nvel do mar:

A presso atmosfrica como a soma da presso parcial dos vrios componentes do ar (admitido como gs perfeito homogneo) e do vapor de gua (Lei de Dalton): Patm = PN2 + PO2 + PAr + Pv = Par + Pv Importncia do conhecimento Conservao de produtos; Sistemas de refrigerao; Secagem; Armazenamento; Processamento de gros; Conforto trmico; condensao em superfcies frias; O resfriamento evaporativo; Os rastros brancos deixados pelas turbinas dos avies

Definies Fundamentais e Conceitos Bsicos Ar seco e mido: o ar seco a mistura dos vrios gases que compem o ar atmosfrico, como nitrognio, oxignio, gs carbnico e outros, que formam mistura homognea para uma grande faixa de temperaturas. O ar mido quando, alm da mistura de gases, tem vapor d'gua, que pode saturar temperaturas ambiente, e ento condensar. Presso parcial: Presso que cada componente exerceria se, mesma temperatura, ocupasse sozinho todo o volume da mistura. Lei de Dalton (ou regra): A presso total de uma mistura de gases a soma das presses parciais de cada um dos componentes. Propriedades do ar mido Propriedades relacionadas temperatura; Propriedades relacionadas massa de vapor d'gua; Propriedades relacionadas ao volume ocupado; e Energia. Temperatura de bulbo seco (T); a temperatura medida com um termmetro comum. Temperatura de bulbo molhado (Tm); Obtida em um termmetro idntico ao usado para obter a T, com o bulbo envolto em tecido de algodo embebido em gua destilada, com o ar passando a uma velocidade de 5 m/s. Temperatura de ponto de orvalho (Tpo): a temperatura em que o ar mido se torna saturado e comea a condensar.

- Umidade do ar (Grfico Psicromtrico) - Teor de gua no Gro - Umidade de equilbrio

V > 5,0 m/s Presso de vapor: O vapor d'gua, como os gases componentes da atmosfera, exerce presso em todas as direes, presso esta que depende da concentrao e vapor. Quando o ar contm o mximo de vapor d'gua permissvel para determinada temperatura, encontra-se saturado, a presso mxima e representada por (Pvs). Quando a quantidade de vapor no suficiente para saturar o ar, sua presso chamada de presso parcial e representada por Pv Razo de mistura (W): definida como a razo entre a massa de vapor d'gua e a massa de ar seco em dado volume de mistura. Expressa em kg de vapor/kg de ar seco. Umidade relativa (UR): Razo entre a presso parcial de vapor (Pv) e a presso de saturao (Pvs). UR%=(Pv/Pvs)100 Umidade absoluta (Ua): a relao entre a massa de vapor d'gua e o volume ocupado pelo ar mida. Umidade especfica (Ue): a relao entre a massa de vapor d'gua e a massa de ar mido. Grau de saturao: a relao entre a razo de mistura atual e a razo de mistura do ar em condies de saturao, mesma temperatura e presso. Volume especfico (Ve) o volume por unidade de massa de ar seco, expresso em m3/kg de ar seco. Entalpia (h) a energia contida no ar mido por unidade de massa de ar seco para temperaturas superiores a uma temperatura de referncia. expressa em kcal ou kJ/kg de ar seco. Mtodos de medio Higrmetro de condensao: Baseian-se na determinao do ponto de orvalho. (John Frederick Daniell Inglaterra) Higrmetro de absoro: Um volume conhecido de ar passa atravs de uma substncia higroscpica. O resultado obtido pela variao do peso devido a umidade absorvida. Higrmetro eltrico: Baseian-se na variao da resistncia eltrica de um fino filme de um condutor eletroltico contendo um sal higroscpico, em funo da umidade.

Higrmetro tico: Por meio da intensidade de luz refletida, mede a espessura de um filme higroscpico, a qual varia com a umidade. Higrmetro de difuso: Constam de uma cmara fechada, tendo uma placa pososa numa das paredes. O ar no interior da Cmara continuamente submetido a ao de um agente dessecador ou umedecedor. A difuso do ar atravs da placa pososa produz mudana na presso interna da cmara, que medida por um manmetro Higrmetro de fio de cabelo: O cabelo humano livre de gorduras tem a propriedade de aumentar em comprimento ao absorver umidade e de diminuir em comprimento quando perde. Esta variao ampliada aponta a umidade relativa. Pode ser indicada por ponteiro sobre mostrador ou por registrador sobre papel. Psicrmetro: Constam de dois termmetros semelhantes, um dos quais tem o bulbo recoberto por tecido de algodo umedecido em gua destilada.

Introduo Teor de Umidade Colheita Armazenagem Germinao Representao - Base Seca ( % bs) = Pa/Pms - Base mida (% bu) = Pa/Pa Teor de Umidade Secagem: Remoo da gua a um nvel tal que mantenha as condies de umidade do gro em eqilbrio com a umidade do ambiente de armazenamento. Desidratao: Remoo da gua a um nvel zero.

S-ar putea să vă placă și