Sunteți pe pagina 1din 14

1

Da utopia a realidade e da realidade a utopia: educao social e solidria. Paulo Peixoto de Albuquerque1 Esta notas apresentam os resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Educao da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu objetivo era investigar se a proposta poltico pedaggico dos espaos associativos (cooperativas e Frum de Economia Solidria) entendida, pelos futuros professores 22 licenciaturas - como um novo agir societrio, prprio da modernidade no qual a solidariedade baseado em relaes diretas, face a face, podem redefinir via proposta educacional diferenciada. A inteno ao utilizar a percepo dos alunos discurso do sujeito coletivo - a respeito da Educao Social e Solidria est na possibilidade de se mostrar como o(s) conceito(s) responsabilidade/ solidariedade podem ser o(s) instrumento(s) para a promoo de outros espaos, tempos e relaes educacionais escolares ou no, e auxiliar na formao tica dos estudantes. Como resultado do trabalho, alm da descrio de alguns discursos e de sua sistematizao conseguimos demonstrar exerccio junto de anlise do qual participaram futuros professores pode levar a uma maior conscincia tica e scio-poltica. Palavras-chave: Pedagogia de projetos; educao em valores; associativismo, cooperativismo.

1. Prolegmenos...

Da utopia a realidade e da realidade a utopia: educao social e solidria. O ttulo desta reflexo sobre educao no inocente ou destitudo de intencionalidade. O paradoxal do jogo de palavras proposto pelo ttulo foi buscado para provocar um movimento lgico do leitor. A impresso mental que produz um paradoxo no procede da sua simples viso de dois contrrios, mas do choque lgico, da confrontao/oposio de uma realidade percebida em dois nveis lgicos distintos. Para ns, esta oposio coloca em evidncia uma diferena que, no limite, no pode ser pensada apenas em termos de contradio, mas como um tipo de raciocnio que desenha outras fronteiras lgicas que hierarquizam e pontuam a realidade. O prolongamento implcito desta idia esta no fato do paradoxo traduzir uma abordagem da realidade em que a confrontao entre os contrrios ou diferenas, supe que existe nela qualquer coisa de comum entre aquilo que se contradiz ou se diferencia.

Professor pesquisador do Ncleo de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educao da Faculdade de Educao e do Ncleo de Economia Alternativa da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Em outras palavras, est a idia de que no movimento dos contrrios pode ocorrer a identidade.2 O que ns queremos dizer que o paradoxo (tambm em educao) no se constitui um muro epistemolgico insupervel para compreender a realidade. Ao apresentar a Educao social e solidaria como processo que , de um lado, condio de possibilidade (causa) de um projeto utpico e resultado (efeito) da mudana proposta pela objetivao da utopia mesmo, constitui um paradoxo; e tambm outro modo de ver as coisas que privilegia a idia de que todo processo um devenir-soi et un devenirautre. O fenmeno educativo pode ser ao mesmo tempo causa e efeito, pois educao , por um lado, rememorar e, por outro, projetar utopias. Assim entendido processo educativo, no pode ser percebido apenas como um choque de foras contrrias, mas como o resultado necessrio de um s e nico mecanismo de mudana. Retomamos aqui como hiptese de trabalho aquilo que foi apontado no artigo A Crise na Educao, de Hannah Arendt que d nfase ao conceito de responsabilidade dos adultos tanto em relao ao mundo como s crianas. A funo dos espaos educativos ensinar (s crianas ou aos adultos) como o mundo , e no instru-las na arte de viver. Convm ressaltar que se trata aqui, no de ser favorvel apenas educao formal como um agente da manuteno da ordem estabelecida, o conservadorismo, no sentido da conservao (das tradies), por isso o rememorar, faz parte da essncia da atividade educacional, cuja tarefa sempre abrigar e proteger alguma coisa: o passado de um dado grupo social. Os espaos educativos formais no so de modo algum o mundo, nem devem ser tomados como tal, por isso ao indivduo que apreende deve ser apresentado ao mundo e estimulado a mud-lo. Das consideraes acima nasce a defesa da educao como processo em que educao no apenas de aprendizado, mas de preservao do mundo, entendido como a cultura em sua totalidade. Por isso, a relao entre aqueles que apreendem no pode ficar restrita pedagogia, j que se trata de construir e preservar a cultura de um grupo social: patrimnio global da humanidade.

A educao o fator que permite inscrevermo-nos no mundo de modo ou para assumirmos a responsabilidade por ele, como diz Arendt, educao , tambm, onde decidimos se queremos o outro (seja este outro criana ou no) o bastante para no expuls-las de nosso mundo e abandon-las a seus prprios recursos.

A tese da unidade e da identidade dos contrrios como bem esta definida na dialtica no outra coisa que a presena do continuo no descontnuo; no se trata de uma propriedade ontolgica ou metafsica. um processo e no um estado.

Nesse sentido, a atualizao do conceito de responsabilidade vinculando-o a uma proposta de educao social e solidaria parte do pressuposto bsico de que significa formar para o mundo; formar para o mundo significa entre outras coisas: adquirir a noo de coletivo. um processo que s se realiza, em cada individuo, com a interveno do pensamento para a criao de uma tica perante o grupo.

O paradoxal deste processo de formao que nem sempre na formao de professores, se leva em considerao que h formas educacionais fora da realidade escolar, fora da educao formal propriamente dita e que a produo de saberes e aprendizagens extracurriculares acontecem. Estes distintas formas de conhecer e de um conhecimento que no est restrito s escolas fazem parte de um projeto de mudana da realidade que tem na proposta da educao social e solidaria a materializao de uma utopia: outro mundo mais tico, mais solidrio e com outro fazer produtivo possvel. A educao social e solidaria um tipo de educao no formal fundamental para a formao da cidadania, para O exerccio da civilidade, no convvio com o outro e na utilizao de padres ticos, assim como, o reconhecimento e aceitao da diversidade cultural em todas as esferas da vida. 2. O papel da responsabilidade na Educao Social e Solidaria: um conceito operante na construo de utopias. Se pensarmos a formao de professores, no mbito da Universidade, como estratgias para a construo dos conhecimentos, ento possvel identificar na sala de aula o lugar privilegiado para aprender analisar, sintetizar, planejar aes, resolver problemas, criar novos materiais ou idias e....a pensar criticamente. Entretanto, por mais que a sala de aula seja identificado como a opo tcnica mais eficiente para promover a mudana e propor outros modos de ser. Pensar criticamente, nem sempre acontece em sala de aula. Pensar criticamente requer dar significado informao.Dar significado a informao supe um movimento trplice que vai alm do simples repassar dados. Para compreender seu significado mais amplamente preciso ter presente trs caractersticas fundamentais de uma proposta que tem por base a responsabilidade como eixo da educao social e solidaria:

a referncia ao futuro; a abertura para o novo; a ao a ser realizada pelo sujeito que projeta.

Elementos que nem sempre so possveis devido a rigidez das propostas organizaes escolares e/ou dos currculos. Nesse sentido Educao Social e Solidria se apresenta como possibilidade de ser considerada como um dos elementos fundantes e constitutivos do processo de formao de pessoas, independente de classe, origem, ou qualquer outra forma de enquadramento social, econmico ou poltico.

Educao Social e Solidaria amplia a compreenso de educao por sua natureza utpica, visto que traduz:

a inteno de transformao do real; uma representao prvia do sentido dessa transformao (que orienta e d fundamento ao); uma ao em funo de um princpio de realidade (atendendo s condies reais decorrentes da observao, do contexto da ao e das experincias acumuladas em situaes anlogas).

Educao Social e Solidaria como proposta de educao ganha centralidade nos discursos e polticas sociais porque compete a ela ser um instrumento de democratizao num mercado de escolhas se oportunidades diferente do modelo escolar implantado no sculo passado.

estabelecer as formas de "pensamento crtico como problema antropolgico e histrico"; dar um sentido ao conhecimento baseado na busca de relaes entre os fenmenos naturais, sociais e pessoais, ajudando-nos a compreender melhor a complexidade do mundo em que vivemos; planejar estratgias para abordar e pesquisar problemas que vo alm da compartimentalizao disciplinar.

Significa trabalhar processos de aprendizagem com uma perspectiva de incluso social que promova o acesso aos direitos da cidadania. Trata-se de uma percepo que no se limita aos espaos ulicos (da sala de aula ou da escola), mas que alarga os domnios da educao. Nesse sentido, pensar o conceito de responsabilidade tem a ver com o imperativo da agenda da cidadania e da articulao dos sujeitos sociais em redes. A ligao entre os diferentes conhecimentos no ocorrem por meio de cruzamentos pontuais da organizao curricular tradicional ou da compreenso disciplinar. O diferencial da proposta da Educao Social e Solidaria esta na compreenso da natureza, da cultura e da vida humana que se manifesta nas ligaes que podemos estabelecer entre os mais diversos tipos de conhecimento: cientficos; populares; disciplinares; nodisciplinares; cotidianos; formais, no formais, informais, etc. Ou seja, o "diferencial" est nas relaes, nos infinitas possibilidades que permitem ligar conhecimentos plurais, tal como eles se constroem nas relaes sociais. Entendemos que Responsabilizar-se adquirir a noo de coletivo; processo que se realiza, em cada individuo, a partir do pensamento crtico e criativos onde aquele que aprende reconhece o papel e a autoria de todos que participam do processo de aprendizagem (alunos e instrutores) e que este apreender no se d em um vazio social, mas em funo de uma finalidade: a construo da cidadania. Da a importncia do conceito de responsabilidade no processo de construo de conhecimentos, assim como das utopias.

Responsabilidade como processo signfica de forma resumida:


compreender que o apreender significados no se faz de forma individual, mas coletivamente; apreender o significado de um objeto ou de um acontecimento v-lo em suas relaes com outros objetos ou acontecimentos; os significados constituem, pois, feixes de relaes; as relaes so resultados de uma construo social e em permanente estado de atualizao; em ambos os nveis individual e social a idia de conhecer assemelha-se de enredar.

O que caracteriza o conceito de responsabilidade, tal como utilizado aqui, se contrape diretamente idia de pressuposto penal necessrio da punibilidade, mas se apresenta como condio para a construo do conhecimento. Pensar educao social e solidaria introduz no processo educativo a possibilidade do sujeito ator; um novo sujeito histrico que defende os direitos sociais e culturais que formam a base de suas demandas e combina a identidade pessoal e a cultura. Educao Social e Solidaria reconhece a existncia de demandas individuais e coletivas, orienta-se para a liberdade do sujeito pessoal, para a comunicao intercultural e para a democracia. Por isso mutante, isto , est em constante construo e transformao e, a cada instante, pode se alterar, atualizando-se, abrindo para mltiplas ligaes, que podem ser lgicas, afetivas, analgicas, sensoriais, multimodais, multimdias, podem ser utilizados sons, imagens, palavras e muitas outras linguagens. atual, porque se organiza de modo "fractal", ou seja, esta aberta ao exterior, adio de novos elementos, a conexes com outras formas de compreender o mundo e a vida. As informaes que seguem do uma idia de como os acadmicos das licenciaturas de (letras, teatro, qumica, matemtica, histria, geografia, pedagogia) percebem no projeto poltico pedaggico de uma Educao Social e Solidria a qualidade ou a condio tico jurdica e a determinao volitiva adequada para estabelecer outros registros nas relaes sociais.

3. Alguns resultados... Na terceira parte destas notas apresentamos parte da pesquisa ( o recorte qualitativo dos dados obtidos) e serve para materializar como nossa intencionalidade: articular o conceito de responsabilidade com educao social e solidria. Convm

destacar que muito mais do que um exerccio lgico, o estudo de caso e no caso destas notas ( a anlise do discurso) convoca o leitor a fazer uma reflexo, uma vez que articula dois conceitos: responsabilidade e economia solidria. Estes dois conceitos podem formam um par a princpio dissociado e no complementar, mas permitem uma construo singular ou um movimento que pode ser tanto individual como coletivo. Responsabilidade e economia solidria so conceitos de carter polissmico, visto que se referem a um conjunto de aes cujo sentido, que poltico, pode ficar subsumido no vislumbre de uma ao eminentemente normativa (legal jurdica) ou econmica. O trabalho de anlise do discurso aqui apresentado permitiu retomar a questo de fundo: Como o projeto poltico pedaggico da Educao Social e Solidaria pode estabelecer outro tipo de relaes e nelas a possibilidade da inovao social em funo do aprendizado promovido pela prtica da solidariedade? Partindo desta questo fundante construmos outras auxiliares que representam os disparadores que, assumidos na sua transversalidade, indicando que est na inseparabilidade entre modos de ser, no protagonismo docente/discente a possibilidade de vivenciar responsabilidade .
As perguntas disparadoras , assim como os resultados foram analisados a partir da Analise do Discurso do sujeito coletivo (DSC)3 (ver os quadros que segue) sinalizam que o ganho em solidariedade possvel quando os atores envolvidos nos processos pactuam e reconhecem que no compartilhar vivncias co-produzem a si mesmos, a realidade social e o mundo.

A proposta do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como forma de conhecimento ou reduo da variabilidade discursiva emprica implica em um radical rompimento com esta lgica quantitativoclassificatria na medida em que se busca resgatar o discurso como signo de conhecimentos dos prprios discursos. Com efeito, com o DSC, os discursos dos depoimentos no se anulam ou se reduzem a uma categoria comum unificadora j que o que se busca fazer reconstruir, com pedaos de discursos individuais, como em um quebra-cabeas, tantos discursos sntese quantos se julgue necessrio para expressar uma dada figura, ou seja um dado pensar ou representao social sobre um fenmeno. O DSC , assim, uma estratgia metodolgica que, utilizando uma estratgia discursiva, visa tornar mais clara uma dada representao social e o conjunto das representaes que conforma um dado imaginrio. Atravs do modo discursivo possvel visualizar melhor a representao social na medida em que ela aparece no sob uma forma (artificial) de quadros, tabelas, categorias, mas sob uma forma (mais viva e direta) de um discurso, que como se assinalou o modo como os indivduos reais, concretos, pensam. Para a elaborao do DSC parte-se dos discursos em estado bruto, que so submetidos a um trabalho analtico inicial de decomposio que consiste, basicamente, na seleo das principais ancoragens e/ou idias centrais presentes em cada um dos discursos individuais e em todos eles reunidos, e que termina sob uma forma sinttica, onde se busca a reconstituio discursiva da representao social.

QUADRO I CONJUNTO DAS REPRESENTAES SOBRE O(S) APRENDIZADO DE NOVAS PRTICAS SOCIAIS A PARTIR DO ASSOCIATIVISMO
PERGUNTA 1: O APRENDIZADO DE NOVAS PRTICAS SOCIAIS ATRAVS DE EMPREENDIMENTOS ASSOCIATIVOS PODEMROMPER COM O MECANISMO DE EXCLUSO SOCIAL ? DEPOIMENTOS/FRAGMENTOS F1 A construo de alternativas ao modelo de consumo do capital globalizado e a busca de alternativas a este modelo de educao formal reinante em nossa sociedade promove a inquietao. Nem sempre o aprendizado da cooperao permite construir possibilidades e organizar a vida de uma forma distinta da reinante... F2 Inicialmente a gente percebe que estudantes e professores partilhavam do mesmo anseio e buscavam vislumbrar alternativas, mas a lgica dominante dos espaos educativos est na escola. F3 Com o tempo, os espaos associativos podem ser o lugar que prope defender formas alternativas de construo do conhecimento, na perspectiva da responsabilidade tica e da solidariedade. F4 A proposta busca conscientizar as pessoas para mudar e romper com a lgica que tem na escola pessoas refns do mercado F5 A proposta de educao social e solidrio s ser possvel a partir de considerar que existe uma educao popular capaz de criar um outro modo de aprender para tornar vivel a proposta. Os fragmentos anunciam que constituir efetivamente o OBSERVAO

Educao Social e Solidria, como um espao de exerccio da solidariedade pode ser uma alternativa, apesar da prtica social ainda ser de um e

aprendizado compulsrio.

alienante

EXPRESSOES-CHAVE Alternativas Solidariedade Anseios

IDIAS CENTRAIS Uma nova forma de construir o conhecimento coletivamente, buscando novas alternativas com responsabilidade e solidariedade, deixando de ser refns da escola como lugar privilegiado para a certificao.

ANCORAGEM

Alternativa que est ou se apresenta a partir da solidariedade

QUADRO II CONJUNTO DAS REPRESENTAES SOBRE CAMBIOS

PERGUNTA 2: O QUE MUDOU NA TUA VIDA COM O APRENDIZADO DE NOVAS PRTICAS ASSOCIATIVAS? DEPOIMENTO/FRAGMENTOS F1 Incentivou a cooperao e o associativismo para a construo de novas relaes fortalecendo a democracia pela participao no processo de aprendizado, criamos novas relaes de trabalho autosustentveis e de respeito ao ecossistema. F2, ...criando novas relaes entre as pessoas que passam a entender que existem outras formas de absorver no somente produtos e servios de iniciativas solidrias. F3 Incidindo na afirmao de uma cultura de responsabilidade e solidariedade com o outro e com o meio ambiente. F4 Gerando novos postos de trabalho, incorporando mais pessoas ao processo construo de uma cultura solidaria e para a paz social. F5 Reinventando coletivamente, potencializando novos modos de aprender a partir da demanda dos indivduos e no a partir das demandas criada pelas empresas voltadas para o consumo. EXPRESSOES-CHAVE IDIAS CENTRAIS ANCORAGEM OBSERVAO Organizar uma proposta de educao social e solidria implica em organizar redes de produo de conhecimento e que incentive a circulao de informaes.

Cooperao Associativismo Democracia Responsabilidade Solidariedade Trabalho Consumo

Fortalecer a democracia respeitando o ecossistema, criando novas relaes entre as pessoas, em uma lgica mais altrusta, sem visar lucros.

Na associao de pessoas mais provvel o respeito ao diferente (meio ambiente) e favorece relaes mais horizontais (democrticas)

QUADRO III CONJUNTO DAS REPRESENTAES SOBRE APRENDIZADOS

PERGUNTA 2: O QUE VOC APRENDEU? DEPOIMENTOS/FRAGMENTOS F1. Um dos fatores determinantes nos empreendimentos associativos a viso crtica acerca do processo de produo/consumo e que uma relao insustentvel e exploratria est presente quando se pensa a forma como se aprende e para que: mundo do trabalho convencionado pela lgica mercadolgica do capital. F2 Que a aglutinao de pessoas com buscas semelhantes, as cooperativas emergem e surgem como um espao de valores distintos aos vividos na sociedade e isto pode ser uma alternativa consistente de produzir, consumir e viver a vida de outra forma. F3 Que est na qualidade do trabalho, a forma de cada um impactar na vida e no espao cidado. F4 Na construo coletiva, aos poucos vai se fortalecendo a dinmica de uma economia popular e solidria, mediante o consumo crtico, coletivo, solidrio e ecolgico, contribuindo para a reestruturao da cadeia produtiva e a promoo de uma cultura de solidariedade e cooperao, visando o bem-estar dos seus associados, da comunidade e a preservao do meio ambiente. F5 Que h tempos para cada coisa. A solidariedade resultado de um querer e que pode ser atravs da constituio jurdica de uma cooperativa de produo. OBSERVAO Que est na progressividade de uma experincia concreta de solidariedade e do fazer

econmico que se consegue ampliar e multiplicar as

relaes de trabalho na direo da cidadania, da

sustentabilidade ambiental.

EXPRESSOES-CHAVE Crtica Relaes de produo e consumo Valores Sade Ecologia

IDIAS CENTRAIS Criticar as relaes de produo e consumo at ento existentes deriva de pensar as relaes sob uma outratica: no competitiva e mais

ANCORAGEM Na associao de pessoas mais provvel o respeito ao diferente (meio ambiente) e favorece relaes mais horizontais (democrticas)

10

Bem-estar Solidariedade

solidria..

QUADRO IV CONJUNTO DAS REPRESENTAES SOBRE O QUE EDUCAO?

PERGUNTA 2: O QUE PRODUO da solidariedade? DEPOIMENTOS/FRAGMENTOS F1 Organizar uma gama de indivduos das mais diferentes meios, desde dirigentes comunitrios, associaes, entidades de ensino, estudantes, trabalhadores de diversas organizaes noProduo conhecer de perto a maneira como so produzidos: matria-prima, processamentos, armazenamento, definio dos transportes, preos etc. mo-de-obra, OBSERVAO

governamentais para trabalhar em conjunto e para o bem comum. F2 Encontrar e fomentar espaos sociais para a produo e para o consumo de modo a responder as necessidades da comunidade F3 Construir uma forma de organizao alternativa ao modelo capitalista, levando-se em conta este objetivo geral. Buscar construir de modo solidrio experincias de organizao baseada em princpios distintos aos do consumo convencional e em voga. F4 Um ato tico e poltico, que implica em ordenar e estruturar pelos trabalhadores acerca dos bens e quais os bens passariam a adquirir ou consumir. F5 O ato de produzir ou consumir de outra forma significa que as pessoas devem passar de meros espectadores para agentes ativos na tomada de decises sobre os aspectos que envolvem o consumo , a produo e a sua vida. F6 A qualificao do agir coletivo que permita se alcanar uma satisfao mnima

Passar de meros espectadores para agentes ativos na tomada de decises.

EXPRESSOES-CHAVE Necessidades Comunidade Crtica Relaes de produo e consumo Valores

IDIAS CENTRAIS Organizaes das diversas esferas da sociedade com a necessidade de um espao pblico tem o objetivo de satisfazer as necessidades do grupo, respeitando valores

ANCORAGEM Atender necessidades de

incluso social a partir das organizaes participativa e coletiva respeitando a sade e meio-ambiente.

coletivos e de participao ativa

11

tica Poltica Satisfao

de todo no processo.

QUADRO V CONJUNTO DAS REPRESENTAES SOBRE PRODUO DE MUDANAS

PERGUNTA 2: UMA PROPOSTA DE EDUCAO SOCIAL E SOLIDARIA PRODUZ MUDANAS? SE SIM, QUE TIPO? DEPOIMENTOS/FRAGMENTOS F1 Sim, pois consegue nos espaos sociais fazer o debate sobre o consumo e sobre a produo. Alm desse aspecto poltico, promove a idia de que o aspecto da solidariedade em economia existe e possvel pelo comprometimento com o meio ambiente, com a responsabilidade do consumo, com a gesto democrtica, entre outras. Portanto, uma mudana de cultura e isso fundamental para pensar uma sociedade justa e solidria. F2 Sim. Mostra para a comunidade a viabilidade da produo pode ser mais solidria e menos competitiva. Uma mudana ainda que restrita para as pessoas que conhecem a cooperativa, mas que mostra tambm uma prtica esta alternativa. F3 Sim, contribui (mesmo que de forma ainda limitada) no processo de conscientizao sobre a importncia da produo e do consumo solidrio. F4 Com certeza, pois as pessoas mudaram muito desde a constituio de empreendimentos coletivos. Isso bem visvel pelos inmeros empreendimentos que atuando de outra maneira no mercado F5 Sim, porque facilita o acesso a produtos diferenciados que antes eram difceis de serem encontrados em Passo Fundo e regio. A intencionalidade de de um se OBSERVAO

processo

mudana

evidencia nos espaos sociais associativos e cooperativos

EXPRESSOES-CHAVE Espao poltico Social Meio-ambiente

IDIAS CENTRAIS Promover o debate sobre produo e consumo, renda, qualidade de vida; mudar a cultura; contribui para o

ANCORAGEM

Solidariedade contribui para um modo de atuar diferente

12

Solidariedade Viabilidade Produtos Conscincia

processo de conscientizao.

sobre produo, consumo, renda e a vida.

Observando-se o panorama apresentado pelos quadros acima, fica claro que para os entrevistados (futuros professores)

Educao social e Solidria se apresenta como alternativa para atender necessidade de incluso social a partir da organizao participativa e coletiva que respeita a diversidade cultural Para o grupo na associao de pessoas mais provvel o respeito ao diferente (meio ambiente), pois favorece relaes mais horizontais (democrticas). Ao Atender necessidade de incluso social a respeitando o meio-ambiente criando Possibilidade de renda desenvolvimento com qualidade de vida sem agredir o meio-ambiente. Contribui para conscientizao sobre produo e consumo, renda, qualidade de vida; nova forma de produzir e consumir. Preo justo.

Consideraes finais.... O exerccio reflexivo a partir da consigna - Da utopia a realidade e da realidade a utopia: educao social e solidria permitiu destacar alguns elementos que apontam necessariamente para um espao pblico da Educao na qual se objetivam diferentes formas de - escolhas - que materializam o repertorio de respostas para dar conta das situaes problemticas que a vida prope. Sinaliza que na responsabilidade e na solidariedade de uma proposta educativa pode estar a interseo que permite aos indivduos optar/ fazer escolhas diante de situaes que na maior parte das vezes se apresentam como fatos consumados. Nesse sentido, percebe-se que nos conceitos de Responsabilidade e Solidariedade pode estar uma estratgia de Educao capaz de materializar a proposta utpica da educao: a satisfao das necessidades humanas atravs da promoo de relaes sociais que no tenham por fundamento relaes meramente individuais, na medida em que a mediao entre os indivduos realizada atravs de princpios e relaes de cooperao mtua, participao democrtica. O ato de produzir conhecimento supe troca e interpelao de atores sociais que se responsabilizam coletivamente pelo fomentar relaes sociais mais justas, baseadas

13

em uma concepo de desenvolvimento sustentvel que leve em conta a reproduo ampliada da vida. A proposta utpica da Educao Social e Solidria, em funo da sua intencionalidae, torna menos estranha a afirmao nietzcheana: Quem alcanou em alguma medida a liberdade da razo, no pode se sentir mais que um andarilho sobre a Terra e no um viajante que se dirige a uma meta final: pois esta no existe. Mas ele observar e ter olhos abertos para tudo quanto realmente sucede no mundo; por isso no pode atrelar o corao com muita firmeza a nada em particular; nele deve existir algo de errante, que tenha alegria na mudana e na passagem (p.306). Nietzsche, Friedrich. Humano, demasiado humano, foi publicado originalmente em 1878.

Referncias bibliogrficas ALAIN, .C. Reflexes sobre a educao. So Paulo: Saraiva, 1978. ARENDT, H. A condio humana. Lisboa: Relgio d'gua. 2001. ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. 2. ed. So Paulo: Perspectiva, 1979. ARRUDA, M. Globalizao e sociedade civil: repensando o cooperativismo no contexto da cidadania activa. In: ARRUDA, M.; BOFF, L. Globalizao: desafios socioeconmicos, ticos e educativos. Petrpolis: Vozes, 2000. p. 49-102. AZANHA, J.M.P. Experimentao educacional: uma contribuio para sua anlise. So Paulo: EDART, 1975. AZANHA, J.M.P. Educao: temas polmicos. So Paulo: Martins Fontes, 1995. BAUDELOT, C.; ESTABLET, R. La escuela capitalista. Mxico, DF: Siglo Veintiuno, 1986. BENEVIDES, M.V.M. A cidadania ativa. So Paulo: tica, 1996. BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992. BOBBIO, N. Elogio da serenidade: e outros escritos morais. So Paulo: UNESP, 2002a. CARDOSO, C.M. Tolerncia e seus limites: um olhar latino-americano sobre a diversidade e a desigualdade. So Paulo: UNESP, 2003 HERNNDEZ, F.; VENTURA, M. A organizao do currculo por projetos. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998.

14

LATOUCHE, S. A ocidentalizao do mundo: ensaio sobre a significao, o alcance e os limites da uniformizao planetria. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 1994. MACHADO, N. Epistemologia e Didtica: as concepes de conhecimento e inteligncia e a prtica docente. So Paulo: Cortez, 1995 MACHADO, N. Educao: projetos e valores. So Paulo: Escrituras, 2000 MORENO, M. Temas transversais: um ensino voltado para o futuro. In: BUSQUETS, M.D. et al. Temas transversais em educao. So Paulo: tica, 1997. MONTERO, P. Diversidade cultura: incluso, excluso e sincretismo. In: DAYRELL, J. (Org.). Mltiplos olhares sobre educao e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996. RU, J. Qu ensear y por qu: elaboracin y desarrollo de proyectos de formacin. Barcelona: Paids, 2002.

S-ar putea să vă placă și