Sunteți pe pagina 1din 16

Parte 1 Existe o Esprito Manico? Vale a pena cultiv-lo? Existe o esprito manico?

Em outros termos, pode-se admitir que a Maonaria modifique em seus adeptos o seu estado de esprito habitual e a sua concepo das coisas? Isso incontestvel. Pois necessrio que se diga repetidas vezes, que no a iniciao que faz o maom. A iniciao realizada com toda a seriedade indispensvel, obedecendo s frmulas dos rituais no faz mais do que conferir ao recm-chegado, novos direitos e novas obrigaes, apontando-lhe a rota que dever seguir para adquirir intelectualidade especial que todos os maons dignos designam pela expresso esprito manico. Este no se transmite pelo ingresso na Maona-ria, mas pelo esprito que passo a passo e lentamente se adquire. Desenvolve-se, absorvese, mediante a assiduidade Loja e o contato com os bons maons pelo cultivo srio e perseverante do simbolismo manico; o estudo atento da histria da associao e pelas passagens sucessivas dos graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre, que, pelos seus ensinamentos, vo progressivamente formando o Verdadeiro e perfeito maom e, finalmente, a educao manica que desenvolve o esprito manico. possvel que alguns irmos compreendam com mais rapidez que outros a significao da Maonaria, o papel que ela desempenha, a influncia que exerce, porque possuem especiais aptides; a grande maioria dos maons, porm, no chega a compreender e menos ainda viver o esprito manico seno depois de longo e perseverante cultivo dos ensinamentos da Maonaria. H maons que no so capazes de assimilar o esprito manico; apesar de sua inteligncia, de seu conhecimento cientfico ou de sua elevada posio na ordem, so e permanecem maons na forma, pois nunca sofrem uma ntima transformao que a atividade manica exerce. certo que a Maonaria contribuiu mais que nenhuma outra instituio para dar importncia e fora opinio pblica e investir nesta necessria misso educativa. Trabalhou para fazer reconhecer a democracia, conter ou repelir as pretenses de certas associaes, combater a intolerncia em matria religiosa e para afirmar e consolidar o carter leigo do estado. Lutou constantemente para eliminar de todas as regras do direito e de todas as manifestaes jurdicas o elemento religioso, herdeiro mgico que prevalecia nas sociedades primitivas. No que concerne ao direito privado, no cessou de preconizar as teis reformas da legislao de que surge o triunfo de um de seus princpios

fundamentais: a legalidade. No direito pblico, foi a Maonaria a mais decidida e cruel adversria do absolutismo, favorecendo com todas as suas foras o estabelecimento e a cimentao do sistema parlamentar. No domnio internacional, onde suas tendncias cosmopolitas encontram aplicao natural, prestou incalculveis servios aos povos. Elevando-se acima das ptrias, no pde deixar de combater a poltica racista, denunciada como inimigo natural a todos os povos. Prega a aliana universal; converteu-se na maior adversria da guerra. A Maonaria no impe dogmas aos seus filiados, contenta-se em formular-lhes um ideal por cuja realizao todos se interessam. Esse ideal rene-se nas palavras Fraternidade, Liberdade, Igualdade, Tolerncia e Beneficncia, e o esprito manico baseado nestes princpios. Parece que todos os maons deveriam sentir-se impregnados do esprito manico. Infelizmente, isto no ocorre. H algo de mais estranho. Encontram-se homens que nunca foram iniciados, mas por seus atos evidenciam possuir o Verdadeiro esprito manico. Foram instrudos pela experincia; sua inteligncia, seus dotes afetivos os orientaram pelo caminho que a Maonaria determinou atravs de parte de seus ensinamentos. Embora ignorando, admiram a obra acabada da emancipao e confiantes favorecem o labor manico, sendo excelentes cooperadores. Com efeito, diz Ernesto Nis: Atravs de dois sculos, encontram-se em todos os pontos do globo, os membros das Lojas frente dos valentes que combatem pela vitria da Liberdade Poltica, da Tolerncia Religiosa; pela Harmonia e Cordialidade entre os povos. Por mais de uma vez, acrescenta, foram os TTempl. manicos que intervieram nas lutas, sustentando os princpios fundamentais da Ordem, isto , a averso ao erro, ao abuso e aos preconceitos. O tema O Esprito Manico merece algumas consideraes. Ser conveniente examin-lo atentamente, estabelecendo a pergunta: Possuirei esse esprito manico? Minha vida, meus atos e minha atividade provam esta conquista? Isto se responde da seguinte forma: com os ensinamentos da Maonaria, a freqncia s Lojas, a leitura dos Trabalhos, o estudo dos smbolos, as preocupaes que se derivam da vida nos templos, e o atento exame dos fatos histricos; impressiona-se o fiel maom, comunicando-lhe sobre a vida sobre o Trabalho, a humanidade, o fim da existncia, e em geral sobre si prprio e sobre o mundo que o rodeia - idias especiais e um novo estado de esprito. Todos os Verdadeiros Maons assim procederam e sem dvida tiveram uma feliz experincia.

I - A primeira influncia se exerce sobre a nossa individualidade. A imagem da P. B., que deve se converter em P. Cub. para entrar no edifcio construdo pelo Mestre, surpreendente desde que se a conceba na sua real beleza. sobre si mesmo que o Maom de posse do esprito manico exerce a atividade indireta e particularmente benfica que a aliana recomenda aos seus adeptos. Os ensinamentos dados so convites para fazer em primeiro lugar a sua educao pessoal. Em cada carter encontram-se asperezas a destruir, exageros a reduzir, idias a extinguir. O Maom deve tornar-se um homem normal, o que hoje se chama - num termo impreciso - um superhomem. Isto , em dono de si prprio e de suas disposies naturais, guardando, mesmo contra tudo a calma e a reflexo. Deve ser dono de si, sejam quais forem as circunstncias de sua vida e atividade. O homem normal no conhece o engano nem a precipitao ao julgar. Se o Aprendiz chama com dois golpes precipitados, seguidos de um outro mais lento, anunciando tardia reflexo, o Companheiro e o Mestre pensam antes de agir. O domnio de si prprio uma arte difcil que lentamente se adquire. Afirma-se que na disciplina e na vigilncia de si mesmo est alicerada a sabedoria prtica do homem, e no respeito a si prprio que suas virtudes devem ter cravadas as razes.

O Esprito Manico - Parte 04


Se a Arte Real uma potncia determinante; se a profisso humanitria da Loja tem um campo de aplicao e de atividade; se extramos da Loja sentimentos humanitrios, como cidados, estaremos ins-pirados na vida por idias manicas e guiados em nossos atos por princpios manicos. Quer dizer que o Maom ser reconhecido por suas aes onde haja bem-estar ou sofrimento de seus semelhantes, onde haja um interesse pblico a ventilar no por sinais exteriores, mas pelas manifestaes ntimas do esprito manico por sua concepo elevada da vida, da Justia, Amor, Liberdade, Fraternidade, da sua atividade tranqila e de seu pensamento isento de preconceitos. A neutralidade da Loja a respeito das correntes religiosas ou partidos polticos est imposta e se justifica pelo esprito ideal que a domina, esprito que s tende ao conhecimento do que eterno e imutvel na vida da humanidade, s abraando aquilo que lhe comum. O ideal paira sobre os partidos.

Na vida em que se busca a realizao do ideal, malgrado a maleabilidade do carter humano e a diversidade dos interesses, s o homem perverso ou sem conscincia pode permanecer indiferente ao seu influxo. preciso decidir-se pelo direito contra a injustia, possuir o sentimento de que se faz parte de um todo harmnico para cumprir reciprocamente os homens entre si e dentro de suas respectivas esferas - com os deveres e obrigaes correspondentes. O homem filho do combate e a sua histria a relao de uma luta dura e penosa. Na histria da humanidade, o progresso nem sempre se

realiza pelo meio mais dignificante, freqentemente reina a perversidade, que se manifesta sob a forma do egosmo e da fora da inrcia, causadora da runa daquele que s se abaixa para recolher o seu prprio benefcio. As multides que se tornam indolentes e se deixam oprimir, renunciam aos bens intelectuais para s conservar os materiais; no possuem ideais, nem o sentimento pelos bens espirituais, que do humanidade o verdadeiro sentido da vida.

Por maiores que sejam as aes das foras negativas sobre os elementos do bem no homem, so, no entanto, impotentes para extirp-los, apenas podendo paralis-los temporariamente. Depois de mil derrotas, o princpio elevado que existe no corao do homem levanta a cabea e conclui pela reconquista vitoriosa do que bom e do que grande. O Maom, verdadeiramente animado do esprito manico, no tem opinies preconcebidas, irrefletidas, adotadas sem exame. Por outro lado, o Maom no pode desperceber a ignorncia, a origem dos preconceitos, porque o homem que a ignora no pode julgar coisas, fatos e conseqncias.

O Maom nada admite sem prvia reflexo ou anlise, no por temor de ser considerado desejoso de escapar ao compromisso da tradio, mas sim por profunda convico. por isso que o Maom pode tolerar e respeitar certas idias, o que no implica em aceit-las. Fatos existem que esto hoje absolutamente demonstrados e que, no entanto, certos seres inteligentes resistem em aceitar. A Maonaria inimiga do fanatismo poltico e religioso. Os preconceitos, os juzos de todas as religies so por ela repelidos, de modo que um Maom no pode pertencer a uma

sociedade que mantm idias to errneas como as de condenar a quem disser que o homem livre de abraar ou professar a religio que considera verdadeira, que condena a quem disser que a vontade do povo soberana, a quem disser que os pais tm o direito de educar os filhos na religio que desejarem, e a quem disser que a autoridade religiosa deve se submeter ao poder civil.

Um verdadeiro Maom, animado do esprito manico, inspirado por srio carinho para a Verdade e sinceramente decidido a no se deixar dominar pelo fanatismo ou por propsitos preconcebidos. O progresso o inspirador do verdadeiro Maom em todos os domnios da atividade humana. No deve, pois, o Maom praticar seno obras destinadas ao bem e ao melhoramento da humanidade. O Maom, em seu ntimo, sente simpatia por todas as causas justas; o seu corao bate por todas as obras de Justia, Solidariedade e Fraternidade.

Nada lhe pode ser indiferente desde que se trate de fazer feliz ao seu semelhante, de aperfeioar as relaes sociais e a todos proporcionar um lugar ao sol e ocasies para honestamente ganharem o seu po. O irmo Baudoin dizia: Na sua transformao atravs dos sculos, a Maonaria modificou sem cessar as suas idias; eis porque representa o progresso. Compreendendo que foi obra v em todos os tempos querer destruir a Histria, ela sempre respeitou os velhos costumes. Os seus rituais, semeados de palavras egpcias, assrias, hebraicas, gregas e latinas, tomaram alguma coisa de todas as religies, que sucessivamente lhes tem proporcionado adeptos.

Todos estes restos dos dias do passado so elos no caminho do passado, que indicam o trajeto percorrido pela humanidade. Hoje, como ontem, buscam os Maons a Verdade; discpulos do progresso, impelem a humanidade para uma incessante melhoria; as lembranas do passado os tornam tolerantes, porque sabem quanto padeceram os antepassados. Buscam a Verdade como a buscavam os seus predecessores, sabendo embora que no devem esperar encontrar seno uma Verdade relativa, destinada a ser reformada ou completada pelos que lhe sucederem, ou lhes revelar nesse trabalho.

III - O esprito manico , por fim e, sobretudo, Um Esprito de Amor e de Justia. O Maom verdadeiro pacifista, isto , reconhece com a Economia Poltica a falsidade da opinio que proclama que um povo comerciante pode se enriquecer mediante a runa de seus vizinhos. Acredita que todos os povos tm interesses diretos na prosperidade dos que lhe esto ligados pela permuta comercial, da mesma forma que o vendedor tem interesse em que seus clientes vivam na abastana. O Maom acredita com o economista que os diversos mercados do mundo esto de tais modos ligados entre si, que a nenhum deles pode sobrevir uma perturbao sem que os outros se ressintam imediatamente. As atuais relaes comerciais so to numerosas e estreitas entre os povos, que a guerra seria um mal para o prprio vencedor. A averso guerra deve aumentar porque quanto mais um povo avana na via do seu desenvolvimento comercial e industrial, mais o seu prprio interesse o dispe em favor da paz. Estas Verdades econmicas so atualmente to elementar que quanto mais persuadido estiver um Verdadeiro Maom das

vantagens da Fraternidade humana, com tanto mais ardor se declarar pacifista.

As Constituies Manicas de 1722 fazem ressaltar que a Maonaria sempre foi contra a guerra, a morte e a confuso. O Irmo Benjamin Franklin, inspirado pela idia manica, dizia: Quando a humanidade estiver convencida de que todas as guerras so loucuras assaz custosas e por demais nocivas, se decidir a regular as suas diferenas pela arbitragem.

O Verdadeiro Maom no ama a guerra entre indivduos ou povos. Inspira-se num perptuo anelo de concrdia, de inteligncia e de boa harmonia. Supera todos os obstculos para frustrar os desacordos; no conhece o rancor, sabe perdoar, sabe esquecer e sabe estender a mo sem intenes ocultas. Todas as injrias profanas, pblicas ou secretas, ele responde com a dignidade da sua vida, com a generosidade dos seus sentimentos. No falamos das discusses com seus Irmos, pois estes conflitos so os que primeiro devem ser atendidos por meio da prtica das virtudes manicas, que se chamam lealdade, franqueza e probidade. Todo homem, e Maom, est exposto inimizade e inveja; todos temos inimigos, at aqueles a que se afiguram no os ter. Se difcil ou impossvel estar ao abrigo dos ataques da calnia e da maledicncia humanas, ao Maom no se pode admitir que os seus Irmos tenham a tal respeito atitudes hostis ou procedimentos incorretos. A confiana e o afeto dos Irmos devem ser ganhas pela atividade e pelo esforo, com tendncia a fazer desaparecer todas as nuvens que possam obscurecer as suas relaes fraternais.

O Maom naturalmente generoso de corao, filantrpico, caritativo, sem pretenso nem vaidade. O seu Amor se manifesta por todos os sofrimentos, sem se preocupar com as opinies polticas ou religiosas dos seus protegidos. Faz o bem pelo bem, sem se preocupar com o seu amor prprio. Sobre isto desnecessrio insistir, pois notria a s filantropia manica.
H outra disposio natural no Maom: as afeies no se limitam s fronteiras de seu pas. patriota consagrado sua ptria, o que no impede de ser humanitrio. Em certos meios zomba-se deste humanismo e considerado at ridculo. Isto no deve impressionar o Maom. Cremos na penetrao mtua dos interesses humanos, pois afirmamos os princpios da Fraternidade e de Solidariedade, e isto nos isenta de responder aos que no podem ou no querem nos entender.

Muito tem a maonaria que fazer com idias, smbolos, rituais, usos e sua histria, guiando, tambm, os filiados a alargarem o crculo em afetividade e sentimentos, ensinando que todos os seres humanos, sem distino de raa, povo e histria merecem o interesse, a estima e simpatia, para que se possa deixar de responder ataques, filhos de ignorncia ou da m f. A Fraternidade manica existe; inerente s instrues da Aliana. a Fraternidade to incontestavelmente de essncia manica que toda a atividade da Ordem a proclama de modo irrefutvel. O Irmo Blatin, na interessante biografia do Irmo Ch. Limousin, redator da A Accacia, exprime-se desta maneira:

O esprito manico formado do sentimento profundo de afetos e de solidariedade que deve unir todos os Maons; do menosprezo dos preconceitos que governam o geral dos homens; do amor para a nossa Ordem e do respeito das tradies que fazem a sua fora; da submisso s nossas frmulas ritualsticas que constituem a nossa disciplina; da compreenso dos nossos smbolos, de que derivam os nossos mais altos ensinamentos de filosofia e de moral.

Uma das coisas que os Maons nunca devem esquecer que, pelos ensinamentos extrados de seus rituais e pela interpretao dos smbolos esto solidamente unidos uns aos outros em toda a superfcie do globo. As questes de ordem profana, em que se tem o direito de divergir de opinio, podem dividi-los - quando no sejam prudentemente abordadas, seguindo as prescries ritualsticas da Ordem mas, no contribuiro para desfazer a sua unio. A histria e a cincia demonstram que o nico lao suficientemente poderoso para manter uma estreita unio fraternal entre os homens que divergem uns dos outros pela educao, conhecimentos, costumes, nacionalidade, raa e pela lngua, encontra-se na prtica dos ensinamentos que lhes so comuns e o amor fraternal.

A larga existncia da nossa Ordem, a sua influncia no mundo e o af para chegar ao aperfeioamento dos homens mediante isso aproximam as naes e dependem, sobretudo, do respeito que os seus membros guardaram e guardam por costumes que lhes so comuns, que s faltando aos juramentos livremente prestados pode o Maom deixar que se enfraquea. Compreende-se agora com quanto escrpulo e quanta

perseverana devem as Oficinas Manicas estudar os nossos rituais e os nossos smbolos e assim aprenderem a tirar partido dos ensinamentos que deles derivam. Onde o estudo for descuidado, no h iniciados na Verdadeira acepo da palavra no h seno Profanos disfarados de Maons. penetrando o esprito manico que o Irmo se deixa inspirar pelos princpios de Justia, Solidariedade, Igualdade, Fraternidade, Moralidade, Educao, Universalidade, conservando o amor a sua ptria. Pela posse do esprito manico que todo Irmo compreende e pratica os deveres de retido, Tolerncia, averiguao da Verdade, amor ao prximo e ao progresso. esse esprito que deve possuir todo Irmo para compreender e sentir o benefcio que resulta do bem-estar de nossos semelhantes; a aspirao almejada pela Maonaria a harmonia social tomada do ponto de vista humano, que constitutiva de um todo mais amplo e perfeito nivelador de condies, raas, sentimentos e aspiraes. Aquele que bem compreende a Arte Manica sabe muito bem em que ponto malho, colher, prumo, compasso, esquadro e nvel lhe foram confiados. Sabe que essa Arte sublime no somente liga o indivduo como o aproxima do objeto; que no deve ser egosta, deve se exteriorizar; que a Aliana est a, no para a organizao aparente das Lojas e sim para a humanidade, e que os princpios e os deveres no tm em vista um simples jogo, e sim uma obra formal.

O esprito manico a necessidade de melhoramento moral, de Tolerncia, respeito e estima para todos; de amor ao progresso e paz; de trabalho e desvelo em benefcio de toda a humanidade; de generosidade de esprito e

sacrifcio para os nossos semelhantes.


O esprito manico sugere as grandes e nobres idias de educao moral e intelectual da juventude e o desenvolvimento cada vez mais acentuado dos princpios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Pela afirmao do livre exame, pelo reconhecimento de que isso no constitui simplesmente um direito, sim um dever, - s o livre uso do pensamento permite descobrir a Verdade - a Maonaria conduz ao estudo de todos os problemas de filosofia, moral e poltica, aguilhoando a curiosidade do esprito com tanta fora que chegou a ser uma das causas primordiais da rapidez com que o progresso se realiza no mundo moderno.

O maom arrogante mal conhece o significado de nossas belas e simples alegorias. Se as conhece, as despreza. Sua mente acha-se preocupada unicamente com o sucesso de suas empreitadas, em encontrar maneiras de estar permanentemente ao lado das pessoas cujos postos ambiciona. Fama e poder so os seus dois nicos objetivos, tanto na vida manica, como na profana. As palavras Liberdade, Igualdade e Fraternidade, que compem a Trilogia Manica, no fazem parte do seu vocabulrio, e com frequncia visto pisoteando os valores que elas encerram.

A reunio manica sem dvida um dos atos mais significativos e importantes na Maonaria, e isso nos faz crer que, antes de dirigirmos a esta reunio, necessrio se faz nos prepararmos fsica psquica e emocionalmente para que tudo acontea dentro da nossa expectativa.

Comportamento tico de um Maom Esse preparo se assemelha ao mesmo que fazemos quando vamos a uma festa na vida profana, ou seja, com o corao e a mente receptivos aos acontecimentos alegres, interessantes e no nosso caso especfico, esclarecedores. Do mesmo modo que cuidamos do nosso interior, devemos dar ateno nossa vestimenta, evitando o uso de tnis, alpargatas e valorizando o uso do sapato preto, que sem dvida o mais adequado. A partir do momento em que nos encontramos em Loja, unidos em pensamento e com nossa inteno voltada para o mesmo objetivo, fazemos uma corrente positiva, e,

logicamente atramos do Mais Alto inspiraes que nos levam a nos unir cada vez mais para o bom andamento do nosso trabalho; propiciando um ambiente leve, saudvel e uma perfeita unio de amor fraternal. Todos ns seres humanos comuns, somos frgeis, sensveis, mas temos forte em nosso corao a fraternidade que um dos nossos lemas; por essa razo meus Irmos de suma importncia passarmos nossas palavras pelo crivo da razo e da generosidade, pois, as palavras salutares elevam aqueles que a ouvem, entretanto, quando proferidas impensadamente, com inflexo agressiva, sem o raciocnio e a devida prudncia magoam e ferem como lminas afiadas. A Maonaria uma instituio filantrpica, filosfica, que tem o objetivo de agrupar seres humanos que possuem planos futuros que se coadunam aos demais Irmos. So homens de todas as formaes profissionais, cientficas, liberais, braais, em suma, engloba todas as atividades exercidas pelo homem. O trabalho tem como meta beneficiar a todos e tem seu fundamento na amizade, na boa inteno de quem o fez, razo pela qual necessita-se abster-se de comentrios no ticos. Esse fato, no meu entender, o mais importante e explico por qu. So apresentados trabalhos de todos os quilates. Ao apresentarmos um trabalho que tem em mente apenas a nossa contribuio em relao nossa vivncia e com nossos conhecimentos aguardamos comentrios a respeito do trabalho apresentado, comentrio esse que nos oriente e que nos incentive. Cada um de ns possui seu pensamento e sua maneira prpria de agir e interpretar. Somos diferentes; alguns possuem facilidades de expresso; outros de escrita e, os mais sbios, que conseguem tirar proveito de todos os conhecimentos apresentados. No raros os trabalhos apresentados so longos, o que nos impossibilita de podermos tirar todos os ensinamentos apresentados. Isso natural, porm devemos em nosso prprio lar examin-lo e absorver na ntegra as questes nele inseridas. No meu modo de ver somos modernistas e no donos da verdade; de tudo o que nos oferecido, devemos aproveitar ao mximo o contedo desse; dar uma palavra otimista sobre o trabalho apresentado de suma importncia, pois, dessa maneira, creio eu, o apresentador ter mais motivao para apresentar outros tantos trabalhos. Essa minha maneira de ver as coisas, o meu modo de pensar, sentir e agir; no fazer perguntas capciosas; se a dvida aparecer falar in off com o Irmo ou ento estudar a respeito. bvio que todos ns precisamos ler e estudar as bases da filosofia manica para possuir contedo quando abordar algum ensinamento. Temos Irmos que apresentam brilhantes trabalhos e sempre procuram nos indicar o norte, com a finalidade de adquirirmos uma orientao segura. Nossa Sublime Ordem a nica organizao que transforma em Irmos pessoas de crenas religiosas diferentes, pois nela convivem harmonicamente espritas, catlicos, protestantes, budistas, maometanos, judeus e etc.

Deus, nosso Pai, sempre Se lembra de ns, suas criaturas e nos proporciona direo segura por meio de pequenas estrias que nos indicam o caminho do bem; como esta que passo a narrar-lhes. Existia um maom ilustre que sempre ministrava palestras, ilustrando-as com palavras bonitas, sbias e com muito exemplo de vida. Como seu ouvinte assduo havia um Irmo que em silncio assistia a suas palestras e nenhum comentrio fazia. Permanecia sempre quieto em seu lugar, com sua ateno voltada para os ensinamentos que eram passados. Alguns anos se passaram e chegou o dia do retorno de ambos para o oriente eterno. Nosso Pai os recebeu. O palestrante famoso, falante, foi recebido de maneira simples, entretanto, na sala ao lado aquele que apenas ouvia as palestras era recebido com grande alegria e muita festa. O orador famoso reivindicou seus direitos, pois fora ele quem ensinara tudo a todos que o ouvia. Deus apenas respondeu: Meu filho, enquanto voc pregava, ele ouvia com ateno, e, no dia seguinte enquanto voc no se lembrava mais do que dissera, ele os colocava em prtica. Ns, maons, temos a mania de criticar a Maonaria, que no trabalha mais como antigamente; ser que estamos certos? Vamos nos basear nessa estria acima descrita, ou seja, falar menos e trabalhar mais, sem cair no saudosismo, pensar e agir no hoje tendo conscincia de que tudo depende de ns, e somos ns que faremos da Maonaria o que achamos que deve ser feito. Se adequarmos as realizaes atuais de muitos Irmos, trabalhando juntos, lado a lado, atentos ao que podemos fazer o que necessrio realizar para que nossos Irmos tenham no futuro boas recordaes de nossas realizaes, acredito que tudo ser como antes. Temos em Loja aprendizes brilhantes, nosso dever fazer o mximo para encaminhlos adequadamente; se conseguirmos que esses Irmos tenham em seus coraes a Maonaria, continuando com esse amor e interesse por ela, com certeza sentiremo-nos felizes e realizados. Nossos aprendizes possuem, alm de seus interesses e competncias pelas questes da Maonaria, um excelente orientador que o Irmo Segundo Vigilante. Essa a minha palavra e que Deus continue iluminando nossos caminhos.
TICA: (definio) a arte de criar um carter moral, de contrair hbitos dos quais resulte naturalmente um porte conforme as leis do dever. uma concepo de moral, que liga a virtude com o carter e os costumes. tica, em resumo, a cincia que trata dos costumes, dos deveres, do modo de proceder dos homens para com os outros homens. Um estudo de tica Manica h de ser feito levando-se em considerao o comportamento de nossos IIr, dentro e fora dos Templos. Quando iniciados, trazemos em nosso mago uma carga de valores agregados no decorrer de nossas vidas. Valores esses que nos fazem sempre referendar nossas atitudes para com o prximo em qualquer lugar, em qualquer situao, sob as mais variadas circunstncias. Estamos sempre coordenados em funo de Leis e Conceitos estabelecidos pela sociedade no decorrer dos anos. Dentro da Ordem, temos tambm nossos mandamentos, nossos cdigos, nossos costumes e comportamentos, enfim, temos a indicao de nosso Norte. A Ordem, o amor e o progresso so, ao mesmo tempo, a causa e o objetivo de nossas reunies. Esses trs princpios so o ALFA e o MEGA da Ordem Manica. Quando examinamos os conceitos de ordem,

logo vislumbramos a necessidade da ritualstica. Especialmente em nossos trabalhos, temos um ritual a ser seguido. Nosso cerimonial deve obedecer a todos os cnones meticulosamente, estabelecendo uma unidade de doutrina. A anttese seria a anarquia. Ento, vejamos a quantas regras estamos subordinados e temos a obrigao de nos submeter: Constituio do Grande Oriente do Brasil (em particular como Potncia Manica); Ao Regulamento Geral da Federao, idem; Ao Cdigo Eleitoral Manico; s Leis Penais Manicas e ao Cdigo de Processo Penal Manico; Ao Regulamento da Mtua Manica; Ao Cdigo Manico; Aos Landmarks; Aos Estatutos; Aos Regimentos Internos; Ao Livro da Lei. Temos respectivamente na ordem de fundamentao, a tica, entendida por valores que se traduzem em Moral, e, a cada instante de nossas vidas, colocamos em prtica esses valores pautando-nos em nossos comportamentos. Cerca de cinco sculos e meio antes da vinda de Cristo, a onda de genialidade fazia-se presente na China com um grande pensador chamado Confcio, que influenciou a civilizao chinesa da poca com suas pregaes de unidade tica social, base da doutrina poltico-religiosa at os dias de hoje. Importante civilizao ocidental, a Grcia de Pitgoras, Herclito, Arquimedes e, mais tarde, de Scrates e Plato tambm deixou uma marca profunda na maneira de pensar e agir da sociedade. Todo Maom embasado dos preceitos citados sobre os valores ticos que deve ter enquanto moral para com seus semelhantes sabe da necessidade de se ter um comportamento adequado em todo momento e lugar, no s Manico, mas durante as vinte e quatro horas do dia. Conceitos pessoais, dedues subjetivas, pensamentos menores e prconceitos sem fundamentao so razes mais que suficientes para demonstrar o quo vazio ser o relacionamento deste Ir\ para com os seus pares. Se tiverdes acesso a to alta condio, no esqueais que existiram outros antes de ti, e que, se pensares ver os outros menores, estar demonstrando como queres ser tratado. Deve o Maom, entre todos, revestir-se de carter ilibado e de retido de suas intenes, antes mesmo de qualquer ao. O pensar em e o de que forma so mais importantes talvez do que o prprio resultado de suas aes. Nossas palavras, gestos e atitudes so o carto de visita de nosso comportamento. O Maom no foi idealizado para descer pocilga, e sim para subir os degraus dos ensinamentos de encontro ao Gr\Arq\D\Un\, que Deus. Como seres frgeis e pecadores que somos, temos momentos de incorreo, mas no se julga ningum pelo tombo, e sim pelo modo como se levanta. Como todo ser vivo que cumpre sua funo, s vivemos bem e plenamente quando nos conformamos com nosso destino. O dever de cada um coincide com seu interesse bem compreendido. Para o homem, tudo se resume na obrigao de se comportar humanamente. O homem no soberano em seu particular, seno quando participa com seus iguais. Por tudo isso, devemos nossas vidas a nossos semelhantes ancestrais e permanecemos devedores a eles, claro que credores tambm de todos os nossos beneficirios: nossos filhos. Percebam que o EU s est em equilbrio quando se vive harmoniosamente na sociedade, pois uma clula s permanece s enquanto cumpre sua funo no interesse do organismo ao qual pertence. Meus amados e queridos IIr, aps divagar em pensamentos e definies sobre o melhor de nossos costumes para com nossos semelhantes, temos tambm que praticar o melhor comportamento em nossas aes. Portanto, ser livre e de bons costumes torna-se requisito bsico para ingressar na Maonaria. O candidato tem que se enquadrar nesse contexto para ser recebido em uma instituio que, por deduo, no recebe os no-libertos da torpeza, dos vcios e dos maus hbitos. Ultimamente, temos visto descrito nos boletins oficiais de nossa ORDEM quo igual o comportamento Manico ficou ao dos no-maons. Pois as querelas se traduzem em verdadeiras fbulas jurdicas, s que utpicas e impraticveis, j que nenhum Maom julgado nos Tribunais Manicos vai preso ou paga indenizao apenas lhe indicado o caminho da porta de sada voluntria ou forada. Faamos nossa parte mostrando ao mundo que os verdadeiros Maons proferem sentimentos mais nobres; que nosso comportamento se baseia nos princpios morais; que nossas palavras so repletas de justas consideraes, pois o Maom no deve agir pelo oportunismo do momento, ele deve ter lealdade; e que nosso relacionamento o vigor da temperana e da tolerncia, padres de costume que devemos disseminar por todo o orbe do universo. Por tudo que foi disposto, podemos deduzir que o contrrio o ilegal, o errado, o vcio, o desrespeito no aceitvel, o torto, o no-casto, o no-uno; mas, na verdade, tudo o que acreditamos ser apenas o correto a Grande Luz, que buscamos incansavelmente a todo instante de nossos dias, e este contrrio o grande mistrio que se faz presente apenas para que nossa bssola esteja sempre voltada para o Oriente, para a Sabedoria. Sustenta-nos pela Fora do conhecimento e pela Beleza de nossos atos. Se, para terminar este manuscrito, tenha eu que deixar uma mensagem, vos digo: Meus AAm\IIr\, digam suas palavras e pratiquem seus atos com coragem e prudncia revestidas de bondade e carinho. Ao Ir que acredita em muitas dessas palavras que hoje dissemos, tenha sade e fora para sustentar e defender o prestgio de nossa ORDEM, para que nossa imagem seja julgada por meio de nossos atos com convico e firmeza inquebrantvel.

necessrio que o Maom - qualquer que seja o seu grau -, tenha um comportamento modelar, dentro ou foram do Templo, com a Loja aberta ou fechada, no recinto manico ou nos profanos.

S-ar putea să vă placă și