Sunteți pe pagina 1din 96

REITOR Lourisvaldo Valentim da Silva VICE-REITORA Amlia Tereza Santa Rosa Maraux CHEFE DE GABINETE Ldia Boaventura Pimenta

PR-REITORA DE ENSINO DE GRADUAO Mnica Moreira Oliveira Torres PR-REITOR DE PESQUISA E ENSINO DE PS-GRADUAO Wilson Roberto de Mattos PR-REITORA DE EXTENSO Adriana dos Santos Marmori Lima PR-REITORA DA ADMINISTRAO Mirian de Almeida Costa PROCURADORIA JURDICA Eduardo Lessa Guimares ASSESSORIA TCNICA Luis Paulo Neiva ASSESSORIA ESPECIAL Augusto Cesar Rodrigues Mendes Hilda Maria Mattos Porter Jos Durval Uzda Luiz Carlos dos Santos Zita Maria Farias Gomes Guimares CHEFE DA UNIDADE DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Djalma Fiuza Almeida COMISSO PERMANENTE DE VESTIBULAR Romilda Costa Almeida - Presidente em Exerccio Adnlia Magalhes Atade Ana Maria Biriba de Almeida Haroldo Fonseca Vieira Maria Elvira Nogueira Laranjeira Scolaro Nilda Silva de Oliveira Telma Figueredo Ges Terezinha Ges Rodrigues Virgnia Vaz Pimentel (Colaboradora) CAPA E EDITORAO Adriano Reis ELABORAO Comisso Permanente de Vestibular - COPEVE DIGITAO Ins Adelaide Fernandes Souza IMPRESSO Laboratrio de Impresso da UNEB

Mensagem ao Candidato

Paulo Freire nos afirma que os sonhos so projetos pelos quais se luta. Sua realizao no se verifica facilmente, sem obstculos. Implica, pelo contrrio, avanos, recuos, marchas s vezes demoradas. Implica luta.

O vestibular , com certeza, um obstculo que deve ser transporto, para que voc possa realizar seu sonho de ingressar na universidade. Sua escolha pela Universidade do Estado da Bahia UNEB, por certo, se deu pelo fato de ser ela uma universidade pblica multicampi que j se consolidou pela sua eficincia e compromisso com a educao de qualidade, com a incluso social, com a superao dos problemas da sociedade baiana. H 25 anos, a UNEB iniciou, modestamente, sua trajetria de construtora e difusora do saber e, passo a passo, tornou-se presena marcante, em todo o Estado, abrindo caminhos, conquistando espaos, implantando-se como instituio sria e comprometida com o bem-estar social.

Em 1983, uma semente de Universidade, uma tentativa de sucesso no mbito da educao superior. Em 2008, uma Universidade enraizada, slida, prspera e atuante no campo do ensino da pesquisa e da extenso.

Bem-vindo a essa Catedral do conhecimento. Venha, entre e fique. Ns o acolhemos de braos abertos.

Lourisvaldo Valentim de Silva Reitor

APRESENTAO

Este Manual, tem por finalidade oferecer a voc, candidato/candidata ao Processo Seletivo Vestibular 2009 da Universidade do Estado da Bahia UNEB, todas as informaes necessrias para a sua participao no certame.

Atravs dele, voc conhecer os cursos oferecidos pela Universidade nos diversos Departamentos, ter acesso aos procedimentos de inscrio e de matrcula e a informaes sobre a aplicao das provas e os contedos de que sero compostas. Ter conhecimento dos critrios de avaliao e apurao dos resultados, eliminao e desempate de candidatos e de muitas outras informaes, indispensveis durante todo o processo.

Ele traz, tambm, o Edital do Concurso para o Curso de Formao de Oficiais Policiais Militares/CFOPM/BA que realizado pela UNEB, por fora de Convnio com a Secretaria de Segurana Pblica do Estado da Bahia.

Assim sendo, no deixe de l-lo, na ntegra, antes de indicar qualquer procedimento, como forma de evitar problemas futuros que podem at inviabilizar o seu ingresso na Universidade e CFOPM/BA.

Seu interesse pela UNEB muito nos honra e queremos em breve, t-lo/t-la em nosso universo de discentes.

Desejamos-lhe muito sucesso.

A Comisso Permanente de Vestibular COPEVE

Sumrio
I. A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) ................................................................. 11 II. Edital do Processo Seletivo.....................................................................................13 1. Do Processo Seletivo / Vestibular 2009................................................................ 13 2. Das Inscries............................................................................................... 14 3. Da Convocao para as Provas...........................................................................18 4. Dos Cursos e Vagas......................................................................................... 18 5. Das Provas................................................................................................... 18 6. Do Local de Provas.........................................................................................20 7. Da Aplicao das Provas.................................................................................. 21 8. Dos Critrios de Avaliao................................................................................22 9. Dos Critrios de Desempate..............................................................................24 10.Da Apurao dos Resultados para o curso de Desenho Industrial...................................24 11.Do Preenchimento das Vagas.............................................................................25 12.Da Matrcula................................................................................................ 26 13.Das Disposies Gerais.................................................................................... 28 Anexo nico - Edital 026/2008 ............................................................................. 29 II. Edital do Concurso CFOPM/BA................................................................................37

III. Anexos 1. Perfil dos Cursos Oferecidos - ANEXO 1 ............................................................... 55 2. Contedo Programtico - ANEXO 2 .....................................................................66 3. Questionrio Sociocultural - ANEXO 3 .................................................................. 81 4. Campus / Cidade / Endereo - ANEXO 4 ............................................................... 85 5. Escolas do Ensino Mdio Rede Pblica Estadual / Bahia - ANEXO 5 ...............................86

I. A Universidade do Estado da Bahia (UNEB)


A UNEB foi criada pela Lei Delegada N 66, de 1983 e reconhecida pela Portaria Ministerial N 909, publicada no Dirio Oficial da Unio em 01/08/1995. uma Instituio pblica e gratuita, mantida pelo Governo do Estado, sob regime de autarquia, vinculada Secretaria da Educao e que tem por finalidade desenvolver, de forma harmnica e planejada, a educao superior, promovendo o ensino, a pesquisa e a extenso. Como Universidade Multicampi, para 2008,a UNEB oferece 5.045 vagas em 24 campi, localizados em importantes microrregies ou plos econmicos do Estado.

Universidade do Estado da Bahia

11

12

Universidade do Estado da Bahia

II. EDITAL N. 026/2008


(Republicado por conter incorrees Edital N. 026/2008 )

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2009


O Reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no uso de suas atribuies estatutrias, RESOLVE tornar pblico, para esclarecimento dos interessados, que estaro abertas as inscries do Processo Seletivo/Vestibular 2009, visando o preenchimento de vagas destinadas aos cursos de graduao com funcionamento nos Campi da Universidade, conforme orientaes nos itens adiante descritos.

De acordo com o que prev o Convnio n 18/2005, assinado entre a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Secretaria de Segurana Pblica do Estado da Bahia, tendo como interveniente/anuente a Policia Militar da Bahia, publicado no Dirio Oficial do Estado da Bahia (D.O.E.) em 13/04/2005, o Processo Seletivo desta Universidade constitui-se tambm na primeira etapa do Concurso Pblico para admisso ao Curso de Formao de Oficiais Policiais Militares (CFOPM), conforme Edital n 001CG/2008, publicado pela Corporao, em DOE de 20 e 21/09/2008.

1 DO PROCESSO SELETIVO/VESTIBULAR 2009

1.1 A realizao do Processo Seletivo/Vestibular 2009 est sob a responsabilidade da Comisso Permanente de Vestibular (COPEVE), cabendo-lhe planejar, coordenar, executar e divulgar todas as informaes pertinentes ao Processo Seletivo / Vestibular, de acordo com o calendrio especfico e as providncias cabveis, conjuntamente com a Consultec Ltda. empresa vencedora do processo licitatrio de que trata o Edital n 02/2008, com resultado da concorrncia pblica, publicado no DOE de 20 e 21/09/2008. 1.2 O Processo Seletivo/Vestibular para os cursos de graduao da UNEB est regulamentado pela Lei n 9.394/96, de 20 /12/1996, Regimento Geral da Instituio, o presente Edital, Manual do Candidato e demais documentos oficiais publicados. O referido processo est aberto aos candidatos que tenham concludo o curso de Ensino Mdio ou equivalente ou estejam cursando a ltima srie desse nvel de Ensino, no ano letivo de 2008. 1.3 Atravs da Resoluo n 468/2007 do Conselho Universitrio (CONSU), publicado no Dirio Oficial do Estado (DOE), de 16 de agosto de 2007 e Resoluo n 605/2008 do CONSU, publicado no DOE de 10 de setembro de 2008, reservar-se-o vagas nas seguintes propores:

Universidade do Estado da Bahia

13

a) 40% para candidatos negros; b) 5% para candidatos indgenas. Estaro habilitados a concorrer s vagas reservadas citadas no item 1.3 alnea a e b, candidatos que preencham os seguintes requisitos: a) tenham cursado todo o Ensino Mdio em Escola Pblica; b) tenham renda familiar mensal inferior a 10 salrios mnimos, que sejam e declarem-se negros ou indgenas, conforme opes de autoclassificao tnico racial constantes do formulrio de inscrio do respectivo Processo Seletivo; c) tenham vinculao tnica comprovada por organizao indgena devidamente reconhecida, se candidatos auto-declarados indgenas. 1.4 Os resultados do Processo Seletivo 2009 sero vlidos apenas para o preenchimento das vagas oferecidas nesse ano letivo, para ingresso nos Cursos de Graduao desta Universidade.

2 DAS INSCRIES 2.1 Perodo: 26/09 a 12/10/2008 2.2 As inscries para o Processo Seletivo Vestibular 2009 e para o CFOPM sero realizadas exclusivamente via internet, nos sites www.vestibular.uneb.br e www.consultec.com.br, conjuntamente ou isoladamente em dois momentos, para um dos processos de seleo, de acordo com os procedimentos descritos no item 2.5, e no caso das inscries realizadas isoladamente, tambm no item 2.6.4. a) caso o candidato realize isoladamente inscrio para um dos processos de seleo (UNEB ou CFOPM) os valores aplicados devero obedecer ao estabelecido no item 2.6.4. b) caso o candidato realize conjuntamente inscries para os dois processos (UNEB e CFOPM) pagar valores diferenciados de acordo com o item 2.6.3; 2.3 As inscries podero ser realizadas via computador prprio, em Lan House, em Cyber Caf e outros, de acordo com os procedimentos descritos no item 2.5. 2.3.1 O candidato tambm poder dirigir-se a um Posto de Atendimento (PA), disponibilizado nos Departamentos no Interior do Estado e em Salvador: Campus I Cabula. 2.4 O candidato interessado em concorrer a uma vaga no Concurso Pblico para o Curso de Formao de Oficiais Policiais Militares (CFOPM/Ba) poder realizar sua inscrio, obedecendo s regras

14

Universidade do Estado da Bahia

previstas em Edital especfico. 2.5 Dos Procedimentos para realizao das Inscries a) Acessar o site www.vestibular.uneb.br ; b) Ler integralmente os Editais do Processo Seletivo 2009/UNEB e CFOPM, bem como os documentos oficiais publicados e disponibilizados nos sites referidos no item 2.2 ,antes de efetivar a inscrio; c) Clicar no link inscrio on-line e, na tela seguinte, identificar sua condio/opo; d) Preencher o formulrio de inscrio. Em seguida, clicar em enviar formulrio, atentando para as seguintes situaes: d.1) O candidato aos cursos da UNEB poder optar pela cidade de realizao das provas, fazer a escolha de curso/turno de 1 e 2 opo, alm de optar pela de Reserva de Vagas, se for o caso. O candidato que escolher a cidade de Salvador, dever indicar a zona onde desejar realizar as provas. No havendo vagas na zona escolhida, reserva-se UNEB o direito de alocar o candidato em local disponvel; d.2) O candidato inscrito para o concurso do CFOPM e aquele inscrito para concorrer UNEBCFOPM faro as provas obrigatoriamente em Salvador . e) Na tela de confirmao dos dados o candidato dever verificar as informaes digitadas. Caso haja necessidade de correo, clicar em voltar para formulrio; nada havendo a corrigir, clicar em confirmar inscrio para enviar os dados digitados. f) O sistema apresentar a tela do comprovante de pr-inscrio. O candidato dever clicar em imprimir comprovante, a seguir, clicar em gerar boleto para ter acesso ao boleto bancrio. g) O boleto impresso dever ser pago no prazo de vencimento, preferencialmente no Banco do Brasil, ou qualquer outra agncia bancria, no sendo permitido o pagamento em nenhuma outra modalidade que no seja atravs de boleto bancrio. h) As inscries pagas atravs de outra modalidade, que no a descrita na alnea g, INDEFERIDAS . i) Aps 72 horas da efetivao do pagamento, o candidato dever acessar o site para verificar a situao da sua inscrio. j) O candidato s ser considerado inscrito aps o pagamento da taxa; k) No sero aceitas quaisquer reclamaes sem a apresentao, pelo candidato, dos comprovantes de pr-inscrio e de pagamento da taxa; sero

Universidade do Estado da Bahia

15

l) O candidato que efetuar sua inscrio no ltimo dia (12/10/2008) poder efetuar o pagamento at o dia 13/10/2008. 2.6 Especificidades de Inscrio 2.6.1 Das inscries exclusivas para os cursos da UNEB: a) Candidato aos cursos da UNEB (candidato no participante do Programa UPT ou no participante do processo de iseno) Proceder da forma descrita no item 2.5 e efetuar o pagamento no valor de R$80,00 (oitenta reais). b) Candidato contemplado com a iseno de taxa Proceder da forma descrita no item 2.5, usando o cdigo do cadastro da iseno para ter acesso ao formulrio de inscrio. c) Candidato no contemplado com a iseno O candidato que solicitou, mas no foi contemplado com a iseno, ter reduzida a taxa de R$ 80,00 (oitenta reais) para R$75,00(setenta e cinco reais), cuja diferena equivale taxa paga na ocasio da solicitao da iseno. Proceder da forma descrita no item 2.5, usando o cdigo do cadastro da iseno para ter acesso ao formulrio de inscrio. d) Candidato do Programa Universidade Para Todos (UPT) O candidato matriculado no referido Programa ter direito reduo de taxa em 50% do valor da inscrio, quando comprovada pela Coordenao do Programa, a sua freqncia de, no mnimo, 75% das aulas, ficando essa taxa no valor de R$ 40,00 ( quarenta reais). Para realizar sua inscrio, o candidato dever proceder conforme descrito no item 2.5, usando o cdigo pr-informado, para acessar o formulrio de inscrio, atendendo ao perodo de 26/09 a 12/10/2008. 2.6.2 Das inscries exclusivas ao Concurso Pblico para admisso ao curso de Formao de Oficiais Policiais Militares CFOPM O candidato que se inscrever exclusivamente para concorrer s vagas do Concurso Pblico CFOPM 2009 pagar a taxa de inscrio no valor de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais) e dever proceder de forma descrita no item 2.5. 2.6.3 Das inscries conjuntas (UNEB-CFOPM)

16

Universidade do Estado da Bahia

O Processo Seletivo Vestibular 2009 permitir ao candidato se inscrever simultaneamente para um dos cursos da UNEB e ao CFOPM. Feita essa opo, o candidato pagar com desconto, conforme o descrito a seguir : a) O candidato que realizar simultaneamente as inscries aos cursos da UNEB e CFOPM dever proceder da forma descrita no item 2.5, pagando a taxa de R$135,00 (cento e trinta e cinco reais). b) O candidato contemplado com a iseno para inscrio aos cursos da UNEB que realizar simultaneamente inscrio para o Concurso Pblico CFOPM 2009 pagar a taxa de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais) e dever proceder da forma descrita no item 2.5. c) O candidato que solicitou e no foi contemplado com a iseno da taxa para a inscrio aos cursos da UNEB, que realizar simultaneamente inscrio para o CFOPM, pagar taxa de R$ 130,00, e dever proceder da forma descrita no item 2.5 . d) O candidato do UPT, que se inscrever simultaneamente para concorrer ao Concurso Pblico CFOPM 2009 e a um dos cursos da UNEB pagar a taxa de R$ 125,00 (cento e vinte e cinco reais) e dever proceder na forma descrita no item 2.5. 2.6.4 Das inscries realizadas isoladamente O candidato inscrito isoladamente para os cursos da UNEB ou do CFOPM poder, dentro do prazo de inscrio, se inscrever no outro processo seletivo, devendo, nesse momento, indicar o cdigo da 1 inscrio realizada. 2.6.4.1 O candidato j inscrito aos cursos da UNEB , independentemente da modalidade de reduo de taxa aplicada, dever pagar integralmente a taxa do CFOPM no valor de R$ 85,00 e proceder de acordo com o item 2.5 ; 2.6.4.2 O candidato j inscrito no CFOPM dever pagar integralmente a taxa no valor de R$80,00 e proceder de acordo com o item 2.5. 2.6.4.3 O candidato que se inscrever isoladamente para o CFOPM e que optar tambm para o Curso de Letras da UNEB, prevalecer obrigatoriamente a opo de Lngua Estrangeira da Habilitao do Curso de Letras. 2.6.4.4 O candidato que fizer uma 2 inscrio CFOPM ou UNEB isoladamente prevalecer a opo de Lngua Estrangeira da 1 inscrio. 2.7 O preenchimento do Formulrio de Inscrio dos Processos de seleo da UNEB e do CFOPM , bem como as informaes prestadas, sero de inteira responsabilidade do Candidato e, aps confirmao

Universidade do Estado da Bahia

17

dos dados, caracterizar-se- em aceitao expressa de todas as normas e procedimentos publicados pela UNEB, atravs de Editais, Manual do Candidato e Normas Complementares, no lhe cabendo, posteriormente, direito interposio de recursos, ou alegao de desconhecimento das informaes. 2.8 Aps 3 dias teis da efetivao do pagamento, o Candidato dever voltar a acessar o site da UNEB para verificar a confirmao de sua inscrio, utilizando seu cdigo de identificao. 2.9 Para assegurar sua participao no Processo Seletivo, no dia da Aplicao das Provas o Candidato dever apresentar o original do mesmo documento de identificao utilizado para realizar sua inscrio, em cujo documento dever conter impresso digital, fotografia recente e estar em bom estado de conservao. 2.10 O candidato que no apresentar o documento conforme estabelecido no item 2.9 ser impedido de realizar a Prova. 2.11 O Candidato com Deficincia (motora, visual ou auditiva), que concorre exclusivamente a um dos cursos da UNEB, dever indicar no formulrio disponibilizado na Internet, as suas necessidades de atendimento diferenciado. Durante o perodo de 26/09 a 12/10/2008, o candidato dever entregar na COPEVE (Capital) ou na sede dos Departamentos (Interior) da Cidade para a qual se inscreveu, no horrio de 9h s 11h30min e das 14h s 17h, o Laudo Mdico indicando o grau de deficincia e o tipo de atendimento necessrio para a realizao das provas. 2.11.1 A no apresentao do Laudo Mdico, conforme item anterior, isenta a UNEB de qualquer responsabilidade no atendimento diferenciado para realizao das Provas. 2.11.2 A Universidade disponibilizar nos casos especiais previstos no item 2.11: ledores, prova ampliada, prova em braille e interprete para pessoas com deficincia de fala e audio. 2.11.3 O candidato com deficincia, inscritos em Salvador e no Interior, realizar as provas em local indicado pela COPEVE. 2.12 Aps a efetivao da inscrio, no sero aceitas mudanas de opo de curso, de turno, de lngua estrangeira, de cidade de realizao de prova, bem como desistncia da opo reserva de vagas. 2.13 As inscries indeferidas sero publicadas at 28/10/2008, na Internet, na UNEB - Capital e nos Departamentos das Cidades do Interior. 2.14 O Candidato, no perodo de 29 e 30/10/2008, poder interpor recurso contra o indeferimento de sua inscrio, fundamentando e apresentando comprovao da cpia do formulrio de pr-inscrio e

18

Universidade do Estado da Bahia

do boleto bancrio, em Salvador, na COPEVE e no Interior, na sede dos Departamentos. 2.15 At o dia 04/11/2008 a COPEVE divulgar atravs da Internet e nos locais indicados no item 2.3.1, a deciso final dos recursos interpostos. 2.16 Em nenhuma hiptese ser devolvida a taxa de inscrio. 2.17 A UNEB disponibilizar os Editais e os Manuais do Candidato nos sites indicados, para consulta e impresso.

3 DA CONVOCAO PARAAS PROVAS 3.1 O Carto de Informao do Candidato ser disponibilizado no site www.vestibular.uneb.br e no site www.consultec.com.br, contendo os seguintes dados: nome, n do documento de identidade, n de inscrio, opo de curso, cidade e local de realizao das provas e outras informaes complementares. 3.2 Para obter o Carto, o Candidato dever acessar o site do vestibular com seu cdigo de inscrio.

4 DOS CURSOS E VAGAS 4.1 Os cursos e vagas so os constantes do Anexo nico deste Edital e no Edital do CFOPM, em conformidade com as Resolues do Conselho Universitrio (CONSU), de autorizao e implantao de cursos nesta Universidade, bem como as Resolues do CONSEPE sobre Redimensionamento Curricular, em obedincia aos ditames das CPs 01 e 02 do Conselho Nacional de Educao (CNE), publicadas no Dirio Oficial da Unio de 04 de maro de 2002. 4.2 Opo de Lngua Estrangeira O candidato dever assinalar apenas uma opo de Lngua Estrangeira: Ingls, Francs ou Espanhol. Ao optar pelo Curso de Letras com Habilitao em determinada Lngua Estrangeira, o candidato, obrigatoriamente, realizar a prova de Lngua Estrangeira correspondente Habilitao escolhida em 1 opo.

5 DAS PROVAS O Processo Seletivo da UNEB ser realizado em 2 (dois) dias e ser constitudo das seguintes provas: 5.1 Candidato aos cursos da UNEB .

Universidade do Estado da Bahia

19

5.1.1 Prova de Lngua Portuguesa e Literatura Brasileira: conter questes que versaro sobre o Idioma Nacional e Literatura Brasileira. Ter carter eliminatrio e ser composta de 15 questes objetivas. Os livros de Literatura, apresentados no contedo programtico da Prova de Lngua Portuguesa e de Literatura Brasileira, permitem ao Candidato ter uma viso completa da periodizao literria dos diversos estilos da poca. 5.1.2 Prova de Redao: exigir a demonstrao da capacidade de expresso do candidato mediante pensamento estruturado com clareza e correo, devendo ser construda de modo a permitir a produo de texto, a partir de temas propostos. 5.1.3 Prova de Lngua Estrangeira: conter 10 questes objetivas de Ingls, Francs e Espanhol e dever ser respondida de acordo com a opo feita pelo candidato, no momento da inscrio. 5.1.4 Prova de Cincias Humanas: conter 20 questes objetivas, sobre contedos de Geografia, Histria e Atualidades, apresentados de forma integrada; 5.1.5 As provas de que tratam os itens 5.1.1, 5.1.2, 5.1.3 e 5.1.4 sero aplicadas no dia 21/12/2008 com durao de 4 horas e 30 min. 5.1.6 Prova de Matemtica: conter 25 questes objetivas, de mltipla escolha. 5.1.7 Prova de Cincias da Natureza: conter 25 questes objetivas, abrangendo contedos de Fsica, Qumica e Biologia, apresentados de forma integrada. 5.1.8 As provas de que tratam os itens 5.1.6 e 5.1.7 sero aplicadas no dia 22/12/2008 com durao de 4 horas. 5.1.9 Candidato ao curso de Desenho Industrial Os candidatos inscritos, em 1 opo, no Curso de Desenho Industrial, classificados nas Provas Objetivas e de Redao submeter-se-o a uma prova de Habilidade Especfica. 5.1.10 Ser publicada no dia 21/01/2009 a relao dos candidatos convocados para a Prova de Habilidade Especfica. 5.1.11 A prova de Habilidade Especfica para candidatos ao Curso de Desenho Industrial com habilitaes em Projeto do Produto e Programao Visual tem como objetivos: a) Verificar o desempenho do Candidato no que diz respeito criatividade, trao e conhecimento especficos dos elementos visuais ( linha, pontos, luz e sombra), utilizados na elaborao e construo do desenho.

20

Universidade do Estado da Bahia

b) Selecionar, a partir desses conhecimentos, os candidatos aptos ao desempenho de suas funes, de modo a assegurar a qualidade dos alunos e do curso. c) Verificar a capacidade de percepo visual dos candidatos atravs do teste de observao e representao. 5.1.12 A prova de que trata o item 5.1.10 ser aplicada exclusivamente em Salvador, no dia 1/02/2009, no Colgio ICEIA. 5.1.12.1 Os portes sero abertos s 7h20min e fechar-se-o s 7h50min. A prova ter 4 (quatro) horas de durao. O candidato dever levar lpis HB/2B e 4B e borracha macia para desenho. 5.1.12.2 No ser permitido o uso de aparelhos eletrnicos durante a realizao da Prova. 5.1.12.3 Os candidatos convocados para a Prova de Habilidade Especfica e que no forem considerados aptos, concorrero ao curso escolhido em 2 opo que passar a ser 1 opo. O candidato que no tiver indicado uma 2 opo, estar eliminado do processo. 5.1.12.4 O contedo Programtico estar disponibilizado no site www.vestibular.uneb.br 5.1.12.5 A Prova de Habilidade Especfica consistir de duas etapas: 1 etapa - Verificao do desempenho perceptivo do Candidato no que se refere ao exerccio de observao. 2 etapa - Direcionada verificao do processo criativo. Ser considerado APTO o Candidato que atingir pontuao igual ou superior a 50% do valor da prova, que de 100 pontos, sendo eliminado o Candidato que obtiver pontuao inferior ou faltar prova, passando a concorrer ao curso de sua 2 opo. 5.2 Candidato inscrito para o CFOPM 5.2.1 O candidato inscrito para o curso CFOPM far no dia 21/12/2008 as mesmas provas relacionadas nos itens 5.1.1,5.1.2,5.1.3 e 5.1.4 com durao de 4h30min. 5.2.2 Prova de Matemtica: conter 15 questes objetivas de mltipla escolha. 5.2.3 Prova de Noes de Direito: conter 25 questes objetivas, de mltipla escolha. 5.2.4 As provas de que tratam os itens 5.2.2 e 5.2.3 sero realizadas no dia 22/12/2008, com durao de 4 horas. 5.3 Candidatos aos Cursos da UNEB e CFOPM simultaneamente 5.3.1 No dia 21/12/2008 o candidato inscrito para ambos os cursos far as provas relacionadas nos itens 5.1.1, 5.1.2, 5.1.3 e 5.1.4, com durao de 4h e 30 min. 5.3.2 No dia 22/12/2008 o candidato far as provas contidas nos itens 5.1.7, 5.2.2 e 5.2.3, com durao de 4h e 30 min.
Universidade do Estado da Bahia

21

6 DO LOCAL DE PROVAS 6.1 O Candidato s poder fazer as provas na Cidade para a qual se inscreveu e em local determinado pela Comisso Permanente de Vestibular (COPEVE), no sendo aceito em nenhuma hiptese a realizao de prova em local diverso do estabelecido na inscrio. 6.2 O Candidato que estiver hospitalizado dever, at 15 horas antes da realizao das provas, comunicar-se com a COPEVE / UNEB, em Salvador, ou com o Coordenador local da UNEB, no Interior, nas sedes dos Departamentos, para solicitar atendimento diferenciado. Para tanto, o seu representante dever comparecer apresentando os seguintes documentos: a)relatrio do mdico que esteja acompanhando o Candidato declarando a impossibilidade de locomoo e atestando que o Candidato tem condies de responder as provas; b) autorizao do hospital para acesso do(s) fiscal(is) no horrio de realizao das provas; c) documento de identidade do Candidato (o mesmo apresentado no ato da inscrio); d)dados constantes no Carto de Informao: nmero de inscrio, estabelecimento e sala de realizao das provas em questo; e) informaes referentes ao local onde o candidato se encontra internado.

7 DAAPLICAAO DAS PROVAS 7.1.As Provas sero realizadas nos dias 21 e 22 de dezembro de 2008,em horrio e local divulgados no Carto de Informao do Candidato. 7.2 Como forma de manter a segurana do Processo Seletivo a UNEB reserva-se o direito de: solicitar a coleta da impresso digital, bem como utilizar mecanismos de controle de segurana no dia da aplicao das provas. eliminar do Processo Seletivo ou, posteriormente, a qualquer momento no matricular, cancelar a matrcula, desde que tenham sido identificados procedimentos fraudulentos adotados pelo Candidato, sem que o mesmo tenha direito a recorrer da deciso tomada pela Universidade. 7.3 Durante a realizao das provas, no ser permitida consulta de nenhuma natureza ou

comunicao entre os candidatos, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos e anotaes, mquinas calculadoras (tambm em relgio), agendas ou equipamentos eletrnicos ou

similares, telefone celular, BIP, Walkman, Pager, mquina fotogrfica, gravador, ou qualquer outro receptor de mensagens. No ser permitido o porte de armas, nem o uso de culos escuros, bon ou qualquer acessrio que cubra os cabelos.

22

Universidade do Estado da Bahia

7.4 O candidato que infringir o disposto no item anterior estar sumariamente eliminado do processo, sem direito a recurso ou reclamao posterior. 7.5 de responsabilidade do Candidato a entrega das Folhas de Respostas e Redao antes de sair da sala de provas. Caso isso no ocorra, o Candidato estar eliminado do Processo Seletivo. 7.6 Nenhum Candidato poder entregar a prova antes de transcorridas 03 (trs) horas e 30 (trinta) minutos do seu incio, no primeiro dia de realizao de provas e de 03 (trs) horas no segundo dia. 7.7 No primeiro dia de aplicao de prova o Candidato no poder levar o Caderno de Provas. 7.8 No segundo dia de prova, o Candidato que se ausentar antes de transcorridas 03 (trs) horas e 30 (trinta) minutos de seu incio somente levar o Caderno de Provas do 1 dia.

8 DOS CRITRIOS DE AVALIAO 8.1 Da Redao 8.1.1 Ser atribuda Nota Zero Redao que: a) se afastar do tema proposto; b) for escrita a lpis; c) for apresentada sob forma de verso; d) estiver assinada fora do campo obrigatrio; e) for escrita de forma ilegvel ou indecifrvel; f) for pr-fabricada (recortada ou comum a qualquer tema, nariz de cera). 8.2 Dos Critrios de Eliminao 8.2.1 Ser eliminado do Processo Seletivo Vestibular / 2009 o Candidato que: a) faltar a qualquer dia de Prova; b) tirar zero em qualquer uma das Provas; c) no atingir o rendimento mnimo estabelecido no conjunto das provas de Lngua Portuguesa/Literatura Brasileira e de Redao; d) obtiver pontuao igual ou inferior a trs pontos na Prova de Redao; e) adotar qualquer procedimento fraudulento durante a realizao do Processo Seletivo; f) for surpreendido em comunicao com outras pessoas ou utilizando livros, cdigos, manuais, notas ou impressos, anotaes e mquina calculadora ou portando armas. g) estiver fazendo uso de qualquer tipo de aparelho eletrnico ou de comunicao (BIP, telefone celular, relgios digitais, walkman, pager, mquina fotogrfica, agenda eletrnica, notebook, palmtop, receptor, gravador ou outros equipamentos similares), bem como protetores
Universidade do Estado da Bahia

23

auriculares, culos escuros, bon ou qualquer outro acessrio que cubra os cabelos. 8.3 Apurao dos Resultados e Classificao Todos os candidatos inscritos sero classificados pela ordem de pontuao obtida nas provas do Processo Seletivo. 8.3.1 O Processo Seletivo da UNEB contempla dois momentos de processamento distintos, sendo o primeiro de carter eliminatrio e o segundo de carter classificatrio pela ordem decrescente dos escores globais obtidos nas Provas do Processo Seletivo, sendo respeitada a opo do candidato pelo sistema de reserva de vagas, durante a fase de inscrio. a) Etapa Eliminatria: nesta etapa ser eliminado do Processo Seletivo Vestibular /2009 o Candidato que no atingir o rendimento mnimo correspondente a 1 (um) desvio-padro abaixo da mdia aritmtica dos escores padronizados no conjunto das Prova de Lngua Portuguesa / Literatura Brasileira e de Redao. b) Etapa Classificatria: nesta etapa sero considerados os escores globais obtidos pelo Candidato em todas as Provas, sendo classificado aquele que obtiver o rendimento mnimo igual ou superior a (meio) desvio-padro abaixo da mdia aritmtica dos totais de pontos obtidos pelos concorrentes em cada curso optado, sendo respeitada a opo pela reserva de vagas. Para quantificar os resultados dos candidatos do Processo Seletivo, sero adotados os procedimentos a seguir descritos para cada populao, distintamente. Clculo dos escores brutos. Clculo dos escores padronizados no conjunto das Provas de Lngua Portuguesa / Literatura Brasileira e da Prova de Redao - Clculo do somatrio das notas de Redao e de Lngua Portuguesa. Eliminao dos candidatos que no atingiram rendimento mnimo de 1 desvio padro abaixo da mdia aritmtica dos escores padronizados no conjunto das Provas de Lngua Portuguesa / Literatura Brasileira e de Redao. Clculo dos escores padronizados por disciplina. Clculo dos escores ponderados. Clculos dos escores globais. Classificao dos candidatos que obtiverem o rendimento mnimo igual ou superior a (meio) desvio padro abaixo da mdia aritmtica dos totais de pontos obtidos pelos concorrentes em cada curso optado. Convocao dos candidatos optantes e no optantes pelo sistema de reserva de vagas, de acordo com as vagas do curso escolhido.

24

Universidade do Estado da Bahia

9 DOS CRITRIOS DE DESEMPATE


Ocorrendo igualdade de pontos entre os candidatos, na etapa final de classificao, o desempate farse- comparando-se os escores da Prova de Lngua Portuguesa / Literatura Brasileira e de Redao. Persistindo o empate, sero comparados os escores globais obtidos pelos candidatos nas demais Provas Objetivas, considerando-se a Prova de maior peso para o curso optado pelo Candidato. 10 APURAO DOS RESULTADOS DE DESENHO INDUSTRIAL - Clculo do escore global do Candidato. - Clculo da nota final do Candidato, aplicando a seguinte frmula: Nota final Onde: EG = Escore Global do Candidato HE = Escore Padronizado da Prova de Habilidade Especfica Sero convocados os candidatos classificados, considerando-se o total de pontos obtidos por cada Candidato, at o limite de vagas determinado no Edital do Processo Seletivo Vestibular 2009.
TABELA DE PESOS DAS PROVAS
LNGUA POTUGUESA / LNGUA LIT. BRASILEIRA E ESTRANGEIRA REDAO Administrao 4.0 3.0 Anlise de Sistemas 4.0 2.0 Cincias Contbeis 4.0 2.0 Cincias/Biologia - Licenciatura 4.0 2.0 Cincias/Matemtica - Licenciatura 4.0 2.0 Comunicao Social 4.0 3.0 Desenho Industrial 4.0 2.0 Direito 4.0 3.0 Educao Fsica - Licenciatura 4.0 2.0 Enfermagem 4.0 2.0 Eng. Agronmica / Agronomia 4.0 2.0 Eng. de Pesca 4.0 2.0 Eng. de Prod. Civil 4.0 2.0 Farmcia 4.0 2.0 Fisioterapia 4.0 2.0 Fonoaudiologia 4.0 2.0 Geografia - Licenciatura 4.0 2.0 Histria - Licenciatura 4.0 2.0 Letras - Licenciatura 4.0 3.0 Nutrio 4.0 2.0 Pedagogia - Licenciatura 4.0 2.0 Qumica - Licenciatura 4.0 2.0 Sistemas de Informao 4.0 2.0 Turismo 4.0 3.0 Turismo e Hotelaria 4.0 3.0 Urbanismo 4.0 2.0 CURSOS MATEMTICA 2.0 4.0 4.0 2.0 4.0 2.0 3.0 2.0 1.0 1.0 3.0 3.0 4.0 1.0 1.0 1.0 2.0 2.0 2.0 2.0 2.0 3.0 4.0 2.0 2.0 3.0 CINCIAS DA NATUREZA 1.0 3.0 1.0 3.0 3.0 1.0 2.0 1.0 4.0 4.0 3.0 4.0 3.0 4.0 4.0 4.0 2.0 2.0 1.0 4.0 2.0 4.0 3.0 1.0 1.0 2.0 CINCIAS HUMANAS 4.0 1.0 3.0 3.0 1.0 4.0 3.0 4.0 3.0 3.0 2.0 1.0 1.0 3.0 3.0 3.0 4.0 4.0 4.0 2.0 4.0 1.0 1.0 4.0 4.0 3.0

= EG x 6,0 + HE x 4.0 10

Universidade do Estado da Bahia

25

11 DO PREENCHIMENTO DAS VAGAS As vagas sero preenchidas pelo sistema de classificao, considerando-se o total de pontos obtidos pelo candidato e obedecendo-se ordem de classificao decrescente dos escores globais atingidos, sendo convocados os candidatos classificados at o limite de vagas determinado no Edital do Processo Seletivo. A 2 opo ter validade somente para os cursos que no atingirem o preenchimento de vagas com candidatos que escolheram a 1 opo. 11.1 Conforme Resoluo, do Conselho Universitrio n. 468/2007, a classificao dos candidatos s vagas nos respectivos cursos de graduao, seguida do clculo da nota de corte para efeito de eliminao, dar-se- no interior de cada grupo de vagas, separadamente, a saber: a) 40% das vagas reservadas aos candidatos negros optantes; b) 5% das vagas reservadas aos candidatos indgenas optantes; e c) 55% das vagas destinadas aos demais candidatos no optantes. Pargrafo nico. As vagas no preenchidas podero ser remanejadas, obedecendo ao critrio de preferncia: a) Inicialmente, aos indgenas optantes, caso no tenham sido atingidos os 5% a eles destinados; b) em segundo lugar, na proporo de 40%, aos negros optantes; c) em terceiro lugar, aos no optantes. 12 DA MATRCULA 12.1 Universidade caber o direito de realizar outras chamadas, antes do incio do semestre letivo, respeitando, estritamente, a ordem de classificao com o propsito de alcanar o preenchimento das vagas. 12.2 Os candidatos convocados no tero suas matrculas efetivadas caso: a) No apresentem Certificado de Concluso do Ensino Mdio (antigo 2 Grau) ou equivalente, emitido por Instituio devidamente autorizada ou reconhecida pelo Conselho Estadual de Educao do Estado de origem. b) Sejam optantes pelo sistema de reserva de vagas, conforme a Resoluo 468/2007 e no comprovem, a concluso de todo o Ensino Mdio em Escola Pblica e cuja renda familiar seja superior a 10 salrios mnimos. 12.3 Os candidatos que fizerem opo expressa pelas vagas reservadas e no apresentarem a documentao exigida estaro sujeitos eliminao no processo seletivo ou anulao da matrcula, podendo, tal ato, resultar em infrao penal, configurada em lei.

26

Universidade do Estado da Bahia

12.4 Documentos exigidos para matrcula: Certificado de Concluso do Ensino Mdio, ou equivalente, (original e uma fotocpia autenticada); Histrico Escolar do Ensino Mdio, ou equivalente, (original e uma fotocpia autenticada); Carteira de Identidade (fotocpia autenticada com apresentao do original); CPF( fotocpia autenticada com apresentao do original); Ttulo de Eleitor e comprovante de votao da ltima eleio(fotocpia autenticada com apresentao do original), para maiores de 18 anos; Certido de Nascimento ou Casamento(fotocpia autenticada com apresentao do original); Duas fotos 3X4 recentes e iguais; Procurao(quando por terceiros); Carteira de Reservista (fotocpia autenticada com apresentao do original), para maiores de 18 anos; Os candidatos que optarem pelo sistema de reserva de vagas (negros) devero apresentar tambm, comprovante de escolaridade de todo Ensino Mdio em Escola Pblica e comprovante de renda familiar mensal igual ou inferior a 10(dez) salrios mnimos; Os candidatos que optarem pelo sistema de reserva de vagas (indgenas) devero apresentar tambm, comprovante de escolaridade de todo Ensino Mdio em Escola Pblica, comprovante de renda familiar mensal igual ou inferior a 10(dez) salrios mnimos e documento comprobatrio de vinculao tnica emitido por organizao indgena devidamente reconhecida. 12.5 proibida, nos termos do Regimento Geral da Universidade, a matrcula simultnea do candidato em mais de um curso da UNEB. 12.6 Todos os documentos devem ser legveis, sem rasura ou dilacerao. 12.7 Os documentos expedidos pelos estabelecimentos de Ensino Mdio de outros Estados devero conter registro da Secretaria de Educao ou rgo responsvel, comprovando a sua autenticidade. 12.8 A no efetivao da matrcula no prazo estabelecido neste Edital implicar na anulao da classificao do candidato, perdendo este o direito vaga. (Portaria Ministerial n 837 de 31/08/90, Art.
1).

12.9 O calendrio de matrcula ser publicado na mesma data de divulgao do resultado do vestibular. 12.10 A convocao para a matrcula ser efetuada segundo critrios estabelecidos no edital para o preenchimento de vagas. Para os cursos com duas entradas no ano acadmico, a matrcula das turmas ser, respectivamente, uma no 1 semestre e outra no 2 semestre letivo, conforme calendrio. 12.11 O candidato classificado ser convocado para a matrcula no curso, obedecendo ordem decrescente dos escores globais at o limite das vagas oferecidas. Havendo desistncia de matrcula, ser convocado novo Candidato habilitado, conforme a ordem de classificao divulgada.

Universidade do Estado da Bahia

27

12.12 A matrcula ser realizada em horrio e data estabelecidos no Edital de Matrcula. 12.13 O no comparecimento do Candidato convocado Secretaria Acadmica do respectivo Campus Universitrio, dentro do prazo estipulado, implica a perda do direito matrcula, sendo considerado desistente, ficando excludo de qualquer convocao posterior. 12.14 S ser matriculado o Candidato que houver concludo o Ensino Mdio ou equivalente, em escolas devidamente autorizadas e/ou reconhecidas pelo Conselho Estadual de Educao do seu Estado de origem. 12.15 O candidato oriundo de pas estrangeiro dever revalidar o histrico escolar e certificado de concluso do Ensino Mdio em Secretaria Estadual de Educao. 12.16 Uma vez detectada qualquer irregularidade e no sendo apresentada a prova de escolaridade no ato da matrcula, esta no ser efetuada. 12.17 Em hiptese nenhuma ser aceita matrcula condicional ou com documentao incompleta. 12.18 A matrcula dever ser feita pelo Candidato ou procurador legalmente constitudo. 13. DAS DISPOSIES GERAIS 13.1 As disposies e instrues contidas no Manual do Candidato e nos Cadernos de Provas, bem como outras que possam vir a ser editadas pela Universidade, constituem normas que passam a integrar o presente Edital. 13.2 A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em atendimento Portaria 971, de 22 de agosto de 1997 e Lei de Diretrizes e Bases da Educao, torna pblico que as informaes exigidas pelas citadas Legislaes estaro disponveis em catlogo na Biblioteca Central da Universidade. 13.3 Como forma de manter a segurana do Processo Seletivo, a UNEB reserva-se o direito de: 13.3.1 Solicitar a coleta da impresso digital, bem como utilizar mecanismos de controle de segurana no dia da aplicao das provas. 13.3.2 Eliminar do Processo Seletivo, ou, ainda, em qualquer poca, no matricular e cancelar a matrcula, desde que tenham sido identificados procedimentos fraudulentos adotados pelo Candidato. 13.4 Os casos omissos sero resolvidos pela Comisso Permanente do Vestibular (COPEVE). Gabinete da Reitoria, 24 de setembro de 2008. LOURISVALDO VALENTIM DA SILVA Reitor

28

Universidade do Estado da Bahia

ANEXO NICO EDITAL N 026/2008


CAMPUS I SALVADOR
CDIGO DO CURSO VAGAS OFERECIDAS DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE TURNO DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 Cincias Contbeis Cincias Contbeis Com. Social / Rel. Pblicas Administrao Administrao Turismo e Hotelaria Letras / Ling. Portuguesa e Literaturas (Lic) Letras / Lng. Inglesa e Literaturas (Lic) Letras / Ling. Espanhola e Literaturas (Lic) Direito 20 20 20 20 20 20 12 10 10 20 03 03 03 03 03 03 02 01 01 03 27 27 27 27 27 27 16 14 14 27 50 50 50 50 50 50 30 25 25 50 1 2 1 1 2 1 1 1 2 2 Matutino Noturno Vespertino Diurno Noturno Vespertino Vespertino Noturno Matutino Matutino

DEPARTAMENTO DE EDUCAO 121 122 123 124 Pedagogia (Lic) Pedagogia (Lic) Pedagogia (Lic) Pedagogia (Lic) 20 20 20 20 03 03 03 03 27 27 27 27 50 50 50 50 1 1 1 2 Matutino Noturno Vespertino Matutino

DEPARTAMENTO DE CINCIAS EXATAS E DA TERRA 141 142 143 144 145 146 Desenho Ind. / Prog. Visual Desenho Ind. / Proj. do Produto Urbanismo Sistemas de Informao Qumica (Lic.) Engenharia de Produo Civil 08 08 20 20 20 20 01 01 03 03 03 03 11 11 27 27 27 27 20 20 50 50 50 50 1 1 1 1 1 1 Matutino Matutino Diurno Matutino Diurno Vesp / Not

DEPARTAMENTO DE CINCIAS DA VIDA 161 162 163 164 165 Nutrio* Enfermagem* Fonoaudiologia* Fisioterapia** Farmcia** 12/12 10/10 10/10 12 12 02/02 01/01 01/01 02 02 16/16 14/14 14/14 16 16 30/30 25/25 25/25 30 30 1/2 1/2 1/2 1 2 Diurno Diurno Diurno Diurno Diurno

(Lic.) - Licenciatura * As vagas oferecidas no 1 semestre dos respectivos cursos sero destinadas aos primeiros classifcados, podendo ser feitas tantas chamadas quantas forem necessrias para o seu preenchimento, respeitando-se o nmero de vagas ofertadas para cada semestre. Aps o encerramento da matrcula do 1 semestre, ser publicada uma relao dos candidatos desses cursos para preenchimento das vagas do segundo semestre. ** As aulas dos Cursos de Farmcia e Fisioterapia sero ministradas no Campus I em Salvador e no CEPED em Camaari.

Universidade do Estado da Bahia

29

CAMPUS II - ALAGOINHAS
CDIGO DO CURSO VAGAS OFERECIDAS DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE TURNO DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE CINCIAS EXATAS E DA TERRA 201 202 203 Cincias Biolgicas (Lic.) Matemtica (Lic.) Anlise de Sistemas 16 16 12 02 02 02 22 22 16 40 40 30 1 1 1 Matutino Matutino Diurno

DEPARTAMENTO DE EDUCAO 211 212 213 214 Letras / Lng. Portuguesa e Literaturas (Lic) Letras / Ling. Inglesa e Literaturas (Lic) Histria (Lic.) Educao Fsica (Lic) 12 10 16 16 02 01 02 02 16 14 22 22 30 25 40 40 1 1 1 2 Vespertino Vespertino Noturno Matutino

CAMPUS III JUAZEIRO


VAGAS OFERECIDAS DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE

CDIGO DO CURSO

TURNO DE DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E CINCIAS SOCIAIS 231 232 Agronomia* Direito 14/14 20 02/02 03 19/19 27 35/35 50 1/2 1 Diurno Vespertino

DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS 233 234 235

Pedagogia (Lic) Pedagogia (Lic)


Com. Soc. / Jorn. em Multimeios

16 16 16

02 02 02

22 22 22

40 40 40

1 1 2

Vespertino Noturno Vespertino

(Lic.) - Licenciatura * As vagas oferecidas no 1 semestre dos respectivos cursos sero destinadas aos primeiros classifcados, podendo ser feitas tantas chamadas quantas forem necessrias para o seu preenchimento, respeitando-se o nmero de vagas ofertadas para cada semestre. Aps o encerramento da matrcula do 1 semestre, ser publicada uma relao dos candidatos desses cursos para preenchimento das vagas do segundo semestre.

30

Universidade do Estado da Bahia

CAMPUS IV - JACOBINA
VAGAS OFERECIDAS DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE

CDIGO DO CURSO

TURNO DE DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS 241 242 243 244 245 246 Letras / Ling. Portuguesa e Literaturas (Lic) Letras / Lng. Inglesa e Literaturas (Lic) Histria (Lic.) Geografa (Lic.) Educao Fsica (Lic) Direito 12 10 16 16 16 16 02 01 02 02 02 02 16 14 22 22 22 22 30 25 40 40 40 40 1 1 1 1 1 2 Noturno Vespertino Vespertino Noturno Matutino Noturno

CAMPUS V - SANTO ANTNIO DE JESUS


VAGAS OFERECIDAS DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE

CDIGO DO CURSO

TURNO DE DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS 261 262 263 264 265 266 Letras / Ling. Portuguesa e Literaturas (Lic.) Letras / Lng. Inglesa e Literaturas (Lic.) Letras / Lng. Espanhola e Literaturas (Lic.) Histria (Lic.) Geografa (Lic.) Administrao Mercadolgica 12 10 10 16 16 20 02 01 01 02 02 03 16 14 14 22 22 27 30 25 25 40 40 50 1 1 1 1 1 1 Vespertino Matutino

Matutino Vespertino Matutino Noturno

CAMPUS VI CAETIT
CDIGO DO CURSO VAGAS OFERECIDAS DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE TURNO DE DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS 281 282 283 284 285 286 Letras / Ling. Portuguesa e Literaturas (Lic.) Letras / Lng. Inglesa e Literaturas (Lic.) Histria (Lic.) Geografa (Lic.) Matemtica (Lic.) Cincias Biolgicas (Lic.) 12 10 16 16 16 16 02 01 02 02 02 02 16 14 22 22 22 22 30 25 40 40 40 40 1 1 1 1 1 1 Vespertino Noturno Noturno Vespertino Noturno Matutino

(Lic.) - Licenciatura

Universidade do Estado da Bahia

31

CAMPUS VII - SENHOR DO BONFIM


CDIGO DO CURSO VAGAS OFERECIDAS DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE TURNO DE DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE EDUCAO 301 302 303 304 305 Matemtica (Lic.) Cincias Biolgicas (Lic.)* Pedagogia(Lic.) Cincias Contbeis Enfermagem 16 12 20 20 12 02 02 03 03 02 22 16 27 27 16 40 30 50 50 30 1 1 1 2 2 Matutino Matutino Vespertino Noturno Diurno

CAMPUS VIII - PAULO AFONSO


VAGAS OFERECIDAS DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE

CDIGO DO CURSO

TURNO DE DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE EDUCAO 321 322 323 324 325 Pedagogia (Lic.) Matemtica (Lic.) Cincias Biolgicas (Lic.) Engenharia de Pesca Direito 20 16 16 20 16 03 02 02 03 02 27 22 22 27 22 50 40 40 50 40 1 1 1 1 2 Noturno Noturno Diurno Vespertino Matutino

CAMPUS IX - BARREIRAS
VAGAS OFERECIDAS DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE

CDIGO DO CURSO

TURNO DE DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO CINCIAS HUMANAS 341 342 343 344 345 346 347 348 Engenharia Agronmica Pedagogia (Lic.) Pedagogia (Lic.) Cincias Contbeis Cincias Contbeis Letras / Ling. Portuguesa e Literaturas (Lic.) Cincias Biolgicas (Lic.) Matemtica (Lic.) 20 20 20 20 20 16 20 16 03 03 03 03 03 02 03 02 27 27 27 27 27 22 27 22 50 50 50 50 50 40 50 40 1 1 1 1 1 1 2 2 Diurno Vespertino Noturno Noturno Vespertino Vespertino Matutino Matutino

(Lic.) - Licenciatura * As vagas oferecidas no 1 semestre dos respectivos cursos sero destinadas aos primeiros classifcados, podendo ser feitas tantas chamadas quantas forem necessrias para o seu preenchimento, respeitando-se o nmero de vagas ofertadas para cada semestre. Aps o encerramento da matrcula do 1 semestre, ser publicada uma relao dos candidatos desses cursos para preenchimento das vagas do segundo semestre.

32

Universidade do Estado da Bahia

CAMPUS X - TEIXEIRA DE FREITAS


CDIGO DO CURSO VAGAS OFERECIDAS DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE TURNO DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE EDUCAO 361 362 363 364 365 366 Letras / Ling. Portuguesa e Literaturas (Lic.) Letras / Ling. Inglesa e Literaturas (Lic.) Pedagogia (Lic.) Matemtica (Lic.) Cincias Biolgicas (Lic) Histria (Lic.) 12 10 20 16 20 16 02 01 03 02 03 02 16 14 27 22 27 22 30 25 50 40 50 40 1 1 1 1 2 1 Vespertino Noturno Noturno Vespertino Vespertino Noturno

CAMPUS XI - SERRINHA
VAGAS OFERECIDAS DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE

CDIGO DO CURSO

TURNO DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE EDUCAO 381 382 383 384 Pedagogia (Lic.) Pedagogia (Lic.) Administrao Geografa (Lic.) 20 20 20 16 03 03 03 02 27 27 27 22 50 50 50 40 1 2 1 2 Vespertino Matutino Noturno Vespertino

CAMPUS XII - GUANAMBI


CDIGO DO CURSO VAGAS OFERECIDAS DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE TURNO DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE EDUCAO 401 402 403 404 405 Educao Fsica (Lic.) Pedagogia (Lic.) Pedagogia (Lic.) Administrao Enfermagem 20 20 20 20 12 03 03 03 03 02 27 27 27 27 16 50 50 50 50 30 1 1 1 1 1 Diurno Matutino Noturno Noturno Diurno

(Lic.) - Licenciatura

Universidade do Estado da Bahia

33

CAMPUS XIII ITABERABA


VAGAS OFERECIDAS DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE

CDIGO DO CURSO

TURNO DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE EDUCAO 421 422 423 Pedagogia (Lic.) Letras / Ling. Portuguesa e Literaturas (Lic.) Histria (Lic.) 40 12 20 05 02 03 55 16 27 100 30 50 1 2 2 Noturno Vespertino Noturno

CAMPUS XIV - CONCEIO DO COIT


CDIGO DO CURSO VAGAS OFERECIDAS DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE TURNO DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE EDUCAO 441 442 443 444 Letras / Ling. Portuguesa e Literaturas (Lic.) Letras / Lngua Inglesa e Literaturas(Lic.) Histria (Lic.) Comunicao Social / Radialismo 16 10 16 16 02 01 02 02 22 14 22 22 40 25 40 40 1 1 2 1 Vespertino Vespertino Vespertino Matutino

CAMPUS XV VALENA
CDIGO DO CURSO VAGAS OFERECIDAS DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE TURNO DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE EDUCAO 461 462 463 Pedagogia (Lic.) Pedagogia (Lic.) Direito 20 20 20 03 03 03 27 27 27 50 50 50 1 2 2 Noturno Vespertino Noturno

CAMPUS XVI IREC


CDIGO DO CURSO VAGAS OFERECIDAS DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE TURNO DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS 481 482 Pedagogia (Lic.) Letras / Ling. Portuguesa e Literaturas (Lic.) 16 16 02 02 22 22 40 40 1 2 Matutino Noturno

(Lic.) - Licenciatura

34

Universidade do Estado da Bahia

CAMPUS XVII - BOM JESUS DA LAPA


CDIGO DO CURSO VAGAS OFERECIDAS DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE TURNO DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS 501 502 503

Pedagogia (Lic.) Pedagogia (Lic.)


Administrao

20 20 20

03 03 03

27 27 27

50 50 50

1 2 2

Noturno Vespertino Noturno

CAMPUS XVIII - EUNPOLIS


VAGAS OFERECIDAS DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE

CDIGO DO CURSO

TURNO DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS 521 522 523 Letras / Ling. Portuguesa e Literaturas (Lic.) Turismo Histria (Lic) 12 20 20 02 03 03 16 27 27 30 50 50 1 2 2 Noturno Matutino Noturno

CAMPUS XIX - CAMAARI


CDIGO DO CURSO VAGAS OFERECIDAS DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE TURNO DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS 541 542 543 Cincias Contbeis* Cincias Contbeis* Direito 20/20 20/20 20 03/03 03/03 03 27/27 27/27 27 50/50 50/50 50 1/2 1/2 2 Vespertino Noturno Matutino

CAMPUS XX BRUMADO
CDIGO DO CURSO VAGAS OFERECIDAS DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA SEMESTRE TURNO DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS 561 562 Letras / Ling. Portuguesa e Literaturas (Lic.) Letras / Ling. Portuguesa e Literaturas (Lic.) 12 12 02 02 16 16 30 30 1 1 Vespertino Noturno

(Lic.) - Licenciatura * As vagas oferecidas no 1 semestre dos respectivos cursos sero destinadas aos primeiros classifcados, podendo ser feitas tantas chamadas quantas forem necessrias para o seu preenchimento, respeitando-se o nmero de vagas ofertadas para cada semestre. Aps o encerramento da matrcula do 1 semestre, ser publicada uma relao dos candidatos desses cursos para preenchimento das vagas do segundo semestre.

Universidade do Estado da Bahia

35

CAMPUS XXI - IPIA


CDIGO DO CURSO DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO VAGAS OFERECIDAS NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE TURNO DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS 581 582 Letras / Ling. Portuguesa e Literaturas (Lic.) Letras / Ling. Portuguesa e Literaturas (Lic.) 12 12 02 02 16 16 30 30 1 1 Vespertino Noturno

CAMPUS XXII - EUCLIDES DA CUNHA


CDIGO DO CURSO DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO VAGAS OFERECIDAS NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE TURNO DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS 601 602 Letras / Ling. Portuguesa e Literaturas (Lic.) Letras / Ling. Portuguesa e Literaturas (Lic.) 12 12 02 02 16 16 30 30 2 2 Vespertino Noturno

CAMPUS XXIII - SEABRA


CDIGO DO CURSO DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO VAGAS OFERECIDAS NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE TURNO DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS 621 622 Letras / Ling. Portuguesa e Literaturas (Lic.) Letras / Ling. Portuguesa e Literaturas (Lic.) 12 12 02 02 16 16 30 30 1 1 Vespertino Noturno

CAMPUS XXIV - XIQUE-XIQUE


CDIGO DO CURSO DEPARTAMENTO / CURSO / HABILITAO VAGAS OFERECIDAS NEGRO OPTANTE 40% INDIO OPTANTE 5% NO OPTANTE 55% TOTAL ENTRADA/ SEMESTRE TURNO DE FUNCIONAMENTO

DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS 641 642 Letras / Ling. Portuguesa e Literaturas (Lic.) Letras / Ling. Portuguesa e Literaturas (Lic.) 12 12 02 02 16 16 30 30 1 1 Vespertino Noturno

(Lic.) - Licenciatura

36

Universidade do Estado da Bahia

COMANDO-GERAL

CONCURSO PBLICO DE PROVAS PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS POLICIAIS-MILITARES CFOPM/2009 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIES N. 001-CG/2008

O Comandante-Geral da Polcia Militar da Bahia, no uso de suas atribuies e de acordo com o disposto no art. 37, caput e incisos II a IV, da Constituio Federal, e art. 14 da Constituio Estadual, c/c os arts. 5 e 6 da Lei Estadual n. 7.990, de 27 de dezembro de 2001 (Estatuto dos Policiais Militares do Estado da Bahia), RESOLVE tornar pblico, que estaro abertas, no perodo de 26/09 a 12/10/2008, via Internet, as inscries ao Concurso Pblico de Provas para Admisso ao Curso de Formao de Oficiais Policiais-Militares/2009 (CFOPM/2009).

Por fora do Convnio 18/2005, firmado entre a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Secretaria da Segurana Pblica, tendo como interveniente/anuente a Polcia Militar da Bahia, publicado no Dirio Oficial do Estado da Bahia (DOE) em 13/04/2005, o Processo Seletivo da UNEB/2009 constitui-se na primeira etapa do Concurso Pblico de Provas para Admisso ao Curso de Formao de Oficiais Policiais-Militares/2009.

1. DAS VAGAS Sero oferecidas 200 (duzentas) vagas, a serem preenchidas por ordem de classificao e conforme as opes apresentadas de acordo com o quadro abaixo:

Cdigo 900 901 TOTAL Sexo Masculino Sexo Feminino

Candidatos

Vagas 176 24 200

Universidade do Estado da Bahia

37

2 DO CARGO 2.1 Os candidatos matriculados no Curso de Formao de Oficiais PM (CFOPM) sero nomeados praas especiais da PMBA, na graduao de Alunos Oficiais PM e recebero bolsa de estudo, na forma do 2 do art. 20 da Lei n. 7.990, de 27 de dezembro de 2001, exceto se forem policiais militares de carreira, hiptese em que podero fazer a opo de que trata o 3 do mencionado dispositivo legal; 2.2 Os candidatos matriculados no Curso de Formao de Oficiais PM (CFOPM) de que trata o item anterior ficaro sujeitos ao regime de internato e dedicao exclusiva ao Curso, alm de serem submetidos a uma Sindicncia Social. Sero declarados Aspirantes-a-Oficial PM aps a concluso, com aproveitamento, do referido curso, nos termos da Lei Estadual n. 7.990, de 27 de dezembro de 2001.

3 DOS REQUISITOS BSICOS PARA INVESTIDURA NO CARGO 3.1 So requisitos bsicos para investidura na graduao de Aluno Oficial PM, os quais devero estar preenchidos na data da matrcula do candidato aprovado no CFOPM/2009: 3.1.1 Ser brasileiro nato ou naturalizado; 3.1.2 Ter, no mnimo, 18 (dezoito) e, no mximo, 30 (trinta) anos de idade; 3.1.3 Estar em dia com o Servio Militar Obrigatrio; 3.1.4 Quando ex-militar, ter sido licenciado da Corporao, no mnimo, no comportamento BOM; 3.1.5 Se militar das Foras Armadas ou de Fora Auxiliar, possuir autorizao e parecer favorvel inscrio, assinados por seu comandante (Cmt), chefe (Ch) ou diretor (Dir); sendo praa, estar classificado, no mnimo, no comportamento BOM; 3.1.6 Ser eleitor e achar-se em gozo dos seus direitos polticos; 3.1.7 Possuir idoneidade moral, comprovada, principalmente, por meio de folha corrida policial e judicial, e no ter sido condenado em processo administrativo, se servidor pblico ou militar, nos ltimos cinco anos, com fundamento que possa incompatibiliz-lo com o exerccio da funo policialmilitar; 3.1.8 Possuir aptido fsica e mental, comprovada mediante exames psicolgicos, mdicoodontolgicos e testes fsicos, na forma prevista neste Edital; 3.1.9 Possuir estatura mnima de 1,60m, para candidatos do sexo masculino, e 1,55m, para candidatos do sexo feminino; 3.1.10 Possuir o curso de Ensino Mdio completo (antigo 2 grau) ou equivalente; 3.1.11 Conhecer e estar de acordo com as exigncias contidas neste Edital.

38

Universidade do Estado da Bahia

4 DAS INSCRIES Considerar-se-o inscritos no Concurso Pblico de Provas para Admisso ao Curso de Formao de Oficiais Policiais Militares/2009 os candidatos inscritos no Processo Seletivo Vestibular UNEB/2009, de acordo com as normas constantes nos Editais da UNEB e da PMBA, alm do Manual do Candidato do referido Concurso, parte integrante dos mesmos Editais. 4.1 Perodo: 26/09 a 12/10/2008

5 DA CONVOCAO PARAAS PROVAS 5.1 O Carto de Informao do Candidato ser disponibilizado no site www.vestibular.uneb.br, contendo os seguintes dados: nome, n. do documento de identidade, n. de inscrio, opo de curso, cidade e local de realizao das provas e outras informaes complementares. 5.2 Para obter o carto, o Candidato dever acessar o site da UNEB com seu cdigo de inscrio.

6 DAS ETAPAS DO CONCURSO PBLICO O Concurso constitudo por 04 (quatro) etapas distintas e sucessivas, a seguir discriminadas: 6.1 1 ETAPA EXAME DE CONHECIMENTOS De carter eliminatrio e classificatrio, de responsabilidade da UNEB a aplicao das provas de Conhecimentos, as quais ocorrero na Cidade de Salvador, para todos os candidatos inscritos, obedecendo as normas constantes no item 5 DAS PROVAS do Edital do Processo Seletivo UNEB/2009. 6.1.1. Pesos na apurao dos resultados sero considerados os pesos abaixo discriminados por prova:

Prova Lngua Portuguesa/Literatura Brasileira Redao Lngua Estrangeira (Ingls/Francs/Espanhol) Noes de Direito Matemtica Cincias Humanas (Histria/Atualidades e Geografia)

Pesos 4.0 4.0 2.0 2.0 2.0 4.0

Universidade do Estado da Bahia

39

6.1.2. DA HABILITAO 6.1.2.1. Sero habilitados na Primeira Etapa do Concurso ao CFOPM/2009: a) os 176 (cento e setenta e seis) candidatos primeiros colocados do sexo masculino e os 24 (vinte e quatro) primeiros candidatos do sexo feminino; b) os candidatos do sexo masculino que ficarem da 177 at a 211 colocao e os candidatos do sexo feminino que ficarem da 25 at a 29 colocao, sero todos habilitados na condio de SUPLENTES. 6.1.2.2. Os candidatos no habilitados sero ELIMINADOS do concurso.

6.2 2 ETAPA - EXAME PSICOLGICO De carter eliminatrio, de responsabilidade da UNEB a avaliao psicolgica dos candidatos e atender s seguintes especificaes: 6.2.1. A Avaliao Psicolgica, prevista na Lei n. 7.990, de 27 de dezembro de 2001, art 5, inc. VI, como requisito e condio para ingresso na Polcia Militar, ter carter eliminatrio, no influindo na relao de classificao entre os candidatos aprovados. 6.2.2. Para serem submetidos avaliao psicolgica, sero convocados os candidatos habilitados, conforme descrito no subitem 6.1.2.1 deste Edital. 6.2.3. O processo de avaliao psicolgica ser realizado na cidade de Salvador-BA e o candidato dever acompanhar a publicao do Edital de Convocao para o Exame Psicolgico no Dirio Oficial do Estado. 6.2.4. A Avaliao Psicolgica, para fins de seleo de candidatos, consiste em um processo realizado mediante o emprego de um conjunto de procedimentos objetivos e cientficos regulamentados pela Resoluo n. 01, de 19 de abril de 2002 do CFP (Conselho Federal de Psicologia). 6.2.5. Os exames psicolgicos tm por finalidade aferir a personalidade, inteligncia, funes cognitivas e habilidades especficas do candidato para verificar se ele apresenta caractersticas psicolgicas incompatveis com o exerccio da funo policial-militar. 6.2.6 O perfil profissiogrfico para o desempenho da atividade policial-militar consiste em parmetros e caractersticas compreendidos como: a) Elevado(a) nvel de assertividade, honestidade, controle emocional, resistncia frustrao, senso de responsabilidade, flexibilidade, iniciativa, sociabilidade, capacidade de liderana, fluncia verbal, dinamismo e adaptabilidade;

40

Universidade do Estado da Bahia

b) Adequado(a) nvel de maturidade, controle e canalizao da agressividade, domnio psicomotor, potencial de desenvolvimento cognitivo e autoconfiana; c) Reduzido nvel de ansiedade e impulsividade; d) Ausncia de sinais fbicos. 6.2.7. A inaptido no exame psicolgico no pressupe a existncia de transtornos mentais. Indica apenas que o candidato contra-indicado no atende aos parmetros exigidos para o desempenho do cargo. 6.2.8 Sero utilizados os testes psicolgicos em conformidade com a Resoluo CFP n. 002, de 24 de maro de 2003. 6.2.9 O exame psicolgico destinar-se- a verificar, mediante o uso de instrumentos psicolgicos especficos, as caractersticas do candidato incompatveis para o exerccio da atividade policialmilitar de acordo com o contra-perfil. 6.2.10 Ficam estabelecidos como parmetros de definio do contra-perfil psicolgico do Aluno Oficial da Polcia Militar o descontrole emocional, a agressividade e a impulsividade; alteraes acentuadas da afetividade; oposicionismo s normas sociais e figura de autoridade; distrbio acentuado da energia vital de forma a comprometer a capacidade para a ao, com depresso ou elao acentuadas; dificuldade acentuada em estabelecer contato interpessoal e funcionamento intelectual abaixo da mdia, associado ao prejuzo no comportamento adaptativo e desempenho deficitrio de acordo com sua idade e grupamento social. 6.2.11 Os resultados possveis do exame psicolgico sero decorrentes da anlise conjunta de todas as tcnicas e instrumentos psicolgicos utilizados. Desta anlise resultar o parecer INDICADO para os candidatos aprovados que no apresentarem nenhum trao de personalidade incompatvel com o exerccio da funo policial-militar; CONTRA-INDICADO para os candidatos que se enquadrarem no contra-perfil descrito no item 6.2.10. acima e AUSENTE para os candidatos que no forem avaliados em razo de no terem comparecido a alguma(s) ou todas as etapas do teste psicolgico. 6.2.11.1 O resultado da avaliao psicolgica ser divulgado atravs de relao nominal que conste apenas os nomes dos candidatos INDICADOS. 6.2.11.2 Os candidatos CONTRA-INDICADOS na primeira avaliao psicolgica sero convocados para a submisso a um reexame psicolgico aps a divulgao do resultado da primeira avaliao em DOE. 6.2.11.3 Demais informaes acerca da avaliao psicolgica constaro de edital especfico de

Universidade do Estado da Bahia

41

convocao para essa fase. 6.2.12 Ao candidato CONTRA-INDICADO no reexame psicolgico ser facultado o acesso s razes de sua contra-indicao, mediante entrevista devolutiva. 6.2.13 A "entrevista de devoluo, cujo objetivo cientific-lo do resultado obtido no exame psicolgico que determinou o parecer, dever ser solicitada pelo candidato at, no mximo, 02 (dois) dias teis aps a divulgao do resultado e agendadas junto Coordenao de Recrutamento e Seleo da PMBA (CRS). A entrevista de devoluo no tem carter de reaplicao ou reavaliao do exame psicolgico.

6.3 3 ETAPA EXAME MDICO-ODONTOLGICO De carter eliminatrio e de responsabilidade da Junta Militar Especial de Sade - JMES, do Departamento de Sade da PMBA, sero submetidos Terceira Etapa Exame Mdico-Odontolgico os candidatos HABILITADOS e que tenham obtido parecer INDICADO na etapa anterior, excluindo-se os que permanecerem na condio de SUPLENTES, de acordo com o disposto no item 9.8 deste Edital, sendo procedida da seguinte forma: 6.3.1 Os candidatos s devem providenciar os exames clnicos e laboratoriais abaixo especificados depois de convocados para a realizao da terceira etapa, os quais devero ser entregues Junta Militar Especial de Sade (JMES), na ocasio da inspeo de sade. Podero ser solicitados novos exames, ou pareceres de especialistas, para dirimir dvidas, os quais sero realizados s expensas do candidato. 6.3.2 Exames Laboratoriais e Complementares a) Raios X de trax, dos seios da face, da coluna lombo sacra e Radiografia face. b) Teste ergomtrico. c) Laboratoriais: Hemograma completo, Glicemia de jejum, Hemoglobina glicosilada, Creatinina, cido rico, Grupo sanguneo e fator Rh, VDRL, Reao de Machado Guerreiro, TGO, TGP, Colesterol total, Triglicrides, Anti HIV/HTLV, AgHBs, Anti HVC, Beta HCG (para candidatos do sexo feminino), S. de Urina, Parasitolgico de fezes. d) Exame ginecolgico, que dever constar de exame preventivo e parecer do ginecologista. (para candidatos do sexo feminino). panormica da

42

Universidade do Estado da Bahia

e) Exame oftalmolgico completo. f) Eletroencefalograma. g) Audiometria tonal e otoscopia. h) Exame toxicolgico (maconha e metablitos derivados do Delta 9 THC, cocana, metablitos, opiceos, psicofrmacos e ecstasy), o qual dever ser realizado a partir de amostras de materiais biolgicos, devendo ter uma janela de deteco mnima de 90 (noventa) dias. 6.3.3 Em todos os resultados dos exames, devero OBRIGATORIAMENTE constar o RG do candidato e o carimbo sob a assinatura do profissional que realizou, sendo considerado motivo de inautenticidade a ausncia do referido nmero e causa de INAPTIDO. Da data constante do exame data de sua apresentao no poder haver um perodo superior a 30 (trinta) dias. 6.3.4 Local: o Exame Mdico-Odontolgico ser realizado no Servio de Sade da Polcia Militar do Estado da Bahia, situado na Avenida Dendezeiros s/n. Vila Policial-Militar do Bonfim, conforme o edital de convocao. 6.3.5 Critrios: 6.3.5.1 Mdicos - No exame clnico sero avaliados os seguintes critrios: corpo em conjunto; tumores; nutrio e metabolismo. Pele e anexos; afeces do aparelho locomotor. Aparelho respiratrio; aparelho circulatrio; afeces vasculares; sangue e sistema hematopoitico; aparelho digestivo; aparelho gnito-urinrio; sistema nervoso, olhos, ouvido, nariz e garganta. Estas avaliaes tero como base as Portarias n. 027-CG/2005, 033-CG/05 e 037-CG/2006, documentos que regem as inspees mdicas para ingresso na PMBA. Estes documentos esto disponveis no site da PMBA (www.pm.ba.gov.br), para aqueles que queiram consult-los. 6.3.5.2 Odontolgicos A avaliao do estado da sade bucal compreende o exame das unidades

dentrias, do perodonto de proteo e sustentao da lngua, da relao intermaxilar, da articulao tmporo-mandibular, das glndulas salivares e dos gnglios linfticos cervicais; 6.3.6 Ser considerado INAPTO o candidato que: a)possuir, no momento dos exames, doenas, sndromes, sinais, sintomas ou outras afeces que impossibilitem o desempenho pleno das atividades de Aluno Oficial da PMBA; b)possuir, no momento dos exames, coeficiente mastigatrio inferior a 50%, ausncia de dentes de canino a canino, displasias dentrias, presena de crie em mais de 50% dos dentes,

Universidade do Estado da Bahia

43

doena periodontal, leses de tecidos moles e duros, anomalias congnitas da face com fissuras labiais e palatais, anquiloglossia com expressa modificao da fala, anomalias de desenvolvimentos dos maxilares e anomalias da articulao tmporo-mandibular; c) possuir acuidade visual sem correo - viso mnima - menor que 1/2 em ambos os olhos. A correo mxima de 4 (quatro) dioptrias para miopia, astigmatismo e hipermetropia; d)faltar ou deixar de apresentar qualquer dos exames acima exigidos, no dia previsto para o exame mdico; e)sendo do sexo feminino estiver gestante, pois no poder ser submetido ao TAF, pelos riscos decorrentes do esforo fsico e, por conseguinte, pela impossibilidade de desempenhar plenamente as atividades do CFOPM; f)possuir IMC NDICE DE MASSA CORPREA ( IMC = Peso/Altura x Altura) menor que 17,99 ou maior que 29,99. 6.3.7 Os limiares auditivos considerados normais so at 25 decibis (db) nas freqncias 250, 500, 1000, 2000 e 3000Hz e de at 35 db nas freqncias 4000, 6000 e 8000 Hz. 6.3.8 Qualquer candidato poder pleitear ao Comandante-Geral da PMBA que autorize a JMES a prestar esclarecimentos sobre a sua inaptido. 6.3.9 A gestante que no possa realizar algum dos exames mencionados no presente item poder realiz-los posteriormente, em data a ser definida mediante parecer da JMES. 6.3.9.1 A no-realizao de todos os exames mdicos pela candidata gestante, enquanto ostentar tal condio e para preservar a sua sade e a do beb, no a impedir de participar das fases seguintes do certame.

6.4 4 ETAPA TESTE DE APTIDO FSICA O Teste de Aptido Fsica (TAF) de responsabilidade do Centro de Educao Fsica e Desporto (CEFD) do Departamento de Ensino da Polcia Militar da Bahia, possui carter eliminatrio e tem como objetivo avaliar se os candidatos possuem a aptido fsica mnima necessria ao satisfatrio desempenho das atividades inerentes ao cargo de Aluno-Oficial PM. Sero submetidos Quarta Etapa TAF todos os candidatos considerados aptos na etapa anterior. O TAF composto por 04 (quatro) testes fsicos, nos quais os candidatos sero considerados APTOS ou INAPTOS. Para serem considerados APTOS, devero atingir os ndices determinados para cada um dos

44

Universidade do Estado da Bahia

testes fsicos. Em qualquer outra situao, inclusive quando da no-realizao dos testes na data programada, o candidato ser considerado INAPTO nesta etapa do concurso 6.4.1 Teste 1. Masculino: Dinmico de Barra Fixa - ndice: 3 ( trs ) repeties; Feminino: Esttico de Barra Fixa - ndice: 10 (dez) segundos. Objetivo: Medir indiretamente a fora muscular de membros superiores e cintura escapular. Posio Inicial Masculina: O candidato dever segurar a barra com ambas as mos, estando os cotovelos, quadris e joelhos em extenso, sem contato dos ps com o solo. A posio da pegada pronada e correspondente distncia bi-acromial. Posio Inicial Feminina: A candidata dever segurar a barra com ambas as mos, estando os cotovelos flexionados, quadris e joelhos em extenso, sem contato dos ps com o solo. A posio da pegada pronada e correspondente distncia bi-acromial. Procedimento Masculino: O candidato dever elevar o seu corpo, atravs da flexo dos cotovelos, at que o queixo passe acima do nvel da barra, retornando posio inicial. Ser computado o nmero de movimentos completados corretamente. No haver limite de tempo, devendo a execuo ser contnua. O corpo dever permanecer ereto durante a execuo do teste. Ser observado se os cotovelos esto em extenso total antes do incio de cada movimento de flexo e se o queixo ultrapassa a barra antes do incio do movimento de extenso. No ser permitido qualquer movimento de quadril ou de membros inferiores como auxlio, bem como tentativas de extenso da coluna cervical. Procedimento Feminino: A candidata dever sustentar o peso do prprio corpo, mantendo o queixo acima do nvel da barra. O tempo ser registrado em segundo. Os quadris e joelhos devero permanecer estendidos durante o teste. O teste findar no momento em que o queixo tocar a barra ou deixar de ser mantido acima do seu nvel. No ser permitido qualquer movimento de quadril ou de membros inferiores como auxlio, bem como tentativas de extenso da coluna cervical. 6.4.2. Teste 2. Corrida de Velocidade (50 metros): ndice Masculino: 08 (oito) segundos; ndice Feminino: 09:20 (nove) segundos e (vinte) centsimos. Objetivo: Medir diretamente a velocidade e indiretamente a potncia anaerbica altica, atravs do desempenho de correr 50 (cinqenta) metros no menor tempo possvel. Posio Inicial: Posicionamento livre, anterior linha de partida. Sugere-se o afastamento antero-

Universidade do Estado da Bahia

45

posterior das pernas e leve inclinao do tronco frente. Procedimento: Precedido da palavra Ateno, o sinal sonoro de incio do teste ser dado atravs de um silvo de apito. Neste momento, o candidato dever deslocar-se correndo no percurso indicado, na maior velocidade possvel. O resultado ser o tempo, em segundo e centsimo de segundo, decorrido do sinal sonoro de incio do teste at o momento em que o tronco do candidato cruzar a linha demarcatria de chegada, completando a distncia de 50 (cinqenta) metros. 6.4.3 Teste 3. Corrida em 2.400 metros: ndice Masculino: 13:00 (treze) minutos; ndice Feminino: 15:00 (quinze) minutos. Objetivo: Medir indiretamente a potncia aerbica atravs do desempenho em correr 2.400 (dois mil e quatrocentos) metros no menor tempo possvel. Posio Inicial: Posicionamento livre, anterior linha de partida. Procedimento: Precedido da palavra Ateno, o sinal sonoro de incio do teste ser dado atravs de um silvo de apito. Neste momento, o candidato dever deslocar-se correndo no percurso indicado. O resultado ser o tempo, em minuto e segundo, decorrido do sinal sonoro de incio do teste at o momento em que o candidato completar a distncia de 2.400 (dois mil e quatrocentos) metros. O candidato que parar de correr durante o teste, afastar-se do percurso estabelecido ou deslocar-se no sentido contrrio ao indicado ser considerado INAPTO. O candidato ser identificado por um nmero que dever dizer em voz alta para o seu avaliador cada vez que completar uma volta na pista. 6.4.4 Teste 4. Natao em 25 metros: ndice Masculino: 30 (trinta) segundos; ndice Feminino: 40 (quarenta) segundos. Objetivo: Medir a habilidade especfica (natao), diretamente a velocidade e indiretamente a potncia anaerbica ltica, atravs do desempenho de deslocar-se no meio lquido por 25 (vinte e cinco) metros no menor tempo possvel. Posio Inicial: No interior da piscina, apoiado em uma das bordas no sentido do comprimento. Procedimento: Precedido da palavra Ateno, o sinal sonoro de incio do teste ser dado atravs de um silvo de apito. Neste momento, o candidato dever deslocar-se no meio lquido, na maior velocidade possvel, no percurso indicado, por uma distncia de 25 (vinte e cinco) metros, em

46

Universidade do Estado da Bahia

qualquer estilo. O resultado o tempo registrado em segundo. Aps o incio do teste, o candidato que se apoiar, com qualquer parte do corpo, nas bordas laterais, nas raias, ou ainda, tocar o p no fundo da piscina, de forma que venha a favorecer a sua flutuao, ser considerado como INAPTO. 6.4.5 Aplicao do TAF O TAF ser aplicado em 2 (dois) dias consecutivos, conforme edital de convocao. Os testes sero aplicados na seguinte seqncia: 1 dia dinmico e esttico de barra fixa e corrida de velocidade (50 metros). 2 dia corrida em 2.400 metros e natao em 25 metros. 6.4.6. Reteste O candidato que no alcanar o ndice determinado em qualquer dos testes fsicos, ter direito, no dia seguinte realizao do TAF, a uma nica reavaliao do(s) teste(s) fsico(s) em que for considerado INAPTO, quando, ento, de acordo com o seu desempenho, ser considerado APTO ou ter a sua inaptido confirmada em carter definitivo. 6.4.7 Aquecimento O aquecimento a preparao para a execuo dos testes fsicos so de responsabilidade do prprio candidato, no podendo interferir no andamento do TAF. 6.4.8 Condies climticas Em razo de condies climticas adversas, a critrio da Banca Examinadora, o TAF poder ser cancelado ou interrompido, acarretando o seu adiamento para nova data, que ser divulgada atravs de novo edital de Convocao, publicado no Dirio Oficial do Estado da Bahia. 6.4.9 Aplicao do TAF candidata gestante Caso, nas datas designadas para o TAF, exista alguma candidata gestante, ser designada nova data para esta realizar o mencionado teste, o que dever observar a poca em que, aps o parto, esteja em condies fsicas de realiz-lo, conforme parecer mdico da JMES Junta Militar Especial de Sade. 6.4.9.1 A candidata gestante, nesta hiptese, dever comparecer JMES nos 30(trinta) dias posteriores ao parto, a fim de ser avaliada quanto condio fsica de realizao do TAF e determinao de data mais adequada para tanto.

7 DO PREENCHIMENTO DE VAGAS 7.1 As vagas sero preenchidas por ordem classificatria, por sexo, de acordo com o cdigo previsto no item 1 deste Edital, considerando-se o total de pontos obtidos pelo candidato e obedecendo ordem classificatria decrescente dos escores globais atingidos no exame de conhecimentos.

Universidade do Estado da Bahia

47

7.2 Sero convocados para preenchimento das vagas, aps todas as etapas do processo seletivo, os candidatos classificados at o limite de vagas determinadas neste Edital. 7.2.1 Na hiptese de existncia de candidata gestante, cuja classificao esteja dentro do quantitativo de vagas previsto no presente Edital para candidatos do sexo feminino e que no tenha feito algum dos exames de sade e o TAF at a data da convocao dos candidatos para o preenchimento de vagas, em face de sua condio gravdica, ser reservada uma vaga para cada gestante de forma a ser preenchida, se for o caso, aps a realizao dos exames de sade respectivos e do TAF. 7.2.2 Caso a candidata gestante, que no possa realizar o TAF e os exames mdicos no mesmo perodo dos demais candidatos, por fora de sua condio gravdica, venha lograr aprovao no TAF, sendo considerada APTA nos exames mdicos, em momento posterior ao incio do Curso de Formao de Oficiais PM de que trata o presente Edital, ser ela convocada para preenchimento da vaga que lhe foi reservada, por ocasio do prximo Curso de Formao de Oficiais PM que for aberto pela administrao. 7.2.3 Caso a candidata gestante, que no possa realizar o TAF e os exames mdicos juntamente com os demais candidatos, por fora de sua condio gravdica, no logre aprovao no TAF ou no seja considerada APTA nos exames mdicos, ser convocada para preenchimento da vaga a candidata suplente que tenha sido considerada apta em ambos os exames, por ocasio do prximo Curso de Formao de Oficiais PM que for aberto pela administrao. 7.2.4 O disposto nos subitens 7.2.1, 7.2.2 e 7.2.3, acima, tambm se aplica candidata gestante habilitada na condio de suplente, se lhe sobrevier a convocao prevista no item 9.7 deste Edital. 7.3 Ocorrendo igualdade de pontos entre os candidatos, o desempate far-se- sucessivamente: a)Comparando-se os escores da Prova de Lngua Portuguesa e Literatura Brasileira; b)Comparando-se os escores globais obtidos pelos candidatos nas demais Provas Objetivas; c)Convocando-se o candidato com maior idade entre eles, considerando-se o dia, ms e ano de nascimento e o disposto no subitem 3.1.2 deste Edital; d) Por meio de sorteio pblico.

8 DA MATRCULA Para efetivao da matrcula, o candidato habilitado em todas as etapas do processo seletivo dever apresentar-se na Coordenao de Recrutamento e Seleo, do Departamento de Pessoal da PMBA,

48

Universidade do Estado da Bahia

situada na Av. Conselheiro Spnola, s/n., Barris, Salvador-BA, na data estabelecida no Edital de Convocao, munido obrigatoriamente dos seguintes documentos, sob pena de eliminao do Concurso: 8.1 Certido de nascimento (cpia autenticada) e cdula de identidade atualizada (cpia autenticada). 8.2 Certificado original de concluso do Ensino Mdio (antigo 2 Grau), acompanhado do respectivo histrico escolar (original). 8.3 Certificado de reservista de 1 ou 2 Categoria (com carimbos atualizados), Certificado de Dispensa de Incorporao (CDI) ou Certificado de Alistamento Militar (CAM). 8.4. Atestado de Conduta Militar fornecido pela Organizao Militar onde servia o candidato, quando se tratar de reservista de 1 ou 2 Categoria, comprovando ter sido licenciado, no mnimo, no comportamento BOM. 8.5 Quando militar das Foras Armadas ou Auxiliares, apresentar autorizao e parecer favorvel para ingressar na Polcia Militar, conforme item 3.1.5 deste Edital; 8.6 Cpias do ttulo de eleitor e comprovante do ltimo pleito eleitoral. 8.7 Certides da distribuio da Justia Estadual e da Justia Federal, comprovando que no est respondendo a processo criminal. 8.8 Certido do Juiz da Comarca, comprovando que no est respondendo a processo criminal, quando se tratar de candidato residente no interior do Estado. 8.9 Certido Negativa de Antecedentes Criminais fornecida pela SSP nos Estados onde residiu o candidato nos ltimos 05 (cinco) anos. 8.10 Certido Negativa do Departamento de Polcia Federal. 8.11 Certido Negativa emitida pelo ente pblico quanto existncia de condenao em processo administrativo cujo fundamento seja incompatvel com o exerccio da funo policial-militar, no caso de candidato que tenha sido, nos ltimos cinco anos, servidor pblico ou militar. 8.12 Declarao de bens, com firma reconhecida, contendo nome, data de nascimento, filiao, endereo completo, n. do CPF e da Identidade e a informao discriminada dos bens que possui ou que no possuidor de bens. 8.13 04 (quatro) fotos 3x4 atuais, com fundo branco. Obs. Os documentos descritos nos subitens 8.7 a 8.10 acima, caso constem processos criminais, bem como a existncia de certido positiva para o subitem 8.11, deste Edital, ELIMINAM o candidato do Concurso.
Universidade do Estado da Bahia

49

9. PRESCRIES DIVERSAS 9.1. A inscrio do candidato implica a aceitao irrestrita das normas previstas neste Edital, sem direito compensao ou devoluo de taxa. 9.2 Ser ELIMINADO o Candidato que: 9.2.1 na data da matrcula, no obedecer aos limites de idade estabelecidos, bem como se no satisfizer as condies de aprovao contidas nestas instrues ou no Manual do Candidato; 9.2.2 no comparecer, chegar atrasado ou no realizar qualquer prova ou exame na data prevista no Edital de Convocao, qualquer que seja o motivo; 9.2.3 contrariar normas estabelecidas pela UNEB para o Exame de Conhecimentos (1 Etapa) ou utilizar meios ilcitos para execuo das provas; 9.2.4 realizar sua inscrio na opo errada, no estando em conformidade com o item 1 deste Edital, que trata da distribuio da vagas oferecidas; 9.2.5. omitir em documento declarao que dele devia constar, inserir ou fazer inserir declarao falsa ou diversa da que deveria ser escrita, falsificar, no todo ou em parte, ou alterar qualquer documento relativo s condies exigidas para inscrio, constantes nos itens 3 e 8 deste Edital, ser eliminado do Concurso, to logo seja descoberta e comprovada a irregularidade. 9.2.5.1 caso a matrcula j tenha sido efetuada, o ento Aluno Oficial PM, ao ser considerado culpado em sede de processo administrativo assegurando o direito ampla defesa e ao contraditrio ter a sua matrcula anulada, sendo desligado do CFOPM e, conseqentemente, exonerado da PMBA, sem prejuzo das medidas cveis e penais cabveis. 9.3. A data e as informaes sobre horrios e locais de realizao das etapas subseqentes ao Exame de Conhecimentos sero divulgadas oportunamente, atravs de Edital de Convocao a ser publicado no Dirio Oficial do Estado da Bahia. As informaes obtidas por meio de contato telefnico junto ao Departamento de Pessoal (CRS) no se revestem de carter oficial, devendo o candidato utilizar-se dos meios indicados no presente Edital para informar-se sobre a data, locais e horrios da realizao da prova. 9.4. O prazo de validade deste Concurso ser de 01 (um) ms, a contar de sua homologao. 9.5. As despesas com exames mdicos especiais e necessrios inspeo de sade sero custeadas pelos candidatos; 9.6. Sero designadas pelo Comandante-Geral da PMBA as Bancas Examinadoras com a finalidade de realizar os exames mdico-odontolgicos e fsicos.

50

Universidade do Estado da Bahia

9.7. Os candidatos habilitados na condio de SUPLENTES, conforme item 6.1.2.1 b deste Edital, s realizaro as demais Etapas (Mdico-Odontolgico e TAF) aps convocao para compor as vagas abertas em razo da eliminao ou desistncia de algum candidato mais bem classificado dentro da opo de cdigo escolhida. Caso no ocorra eliminao ou desistncia at a 4 Etapa Teste de Aptido Fsica, os referidos candidatos suplentes sero automaticamente ELIMINADOS do Concurso quando da publicao de sua homologao. 9.8. A aprovao e a classificao final geram, para o candidato, apenas a expectativa de direito nomeao. Durante o perodo de validade do Concurso, o Comandante-Geral da Polcia Militar da Bahia reserva-se ao direito de proceder as nomeaes, em nmero que atenda ao interesse e s necessidades do servio, de acordo com a disponibilidade oramentria e observado o nmero de vagas previstos neste Edital. 9.9. O candidato matriculado no Curso de Formao de Oficiais PM estar sujeito: 9.9.1 s normas disciplinares constantes do Estatuto dos Policiais Militares do Estado da Bahia e ao regime disciplinar escolar previsto no Regulamento da Academia da Polcia Militar (RAPM) e Normas Gerais de Ao (NGA); 9.9.2 submisso a uma Sindicncia Social, efetuada pela APM, com apoio do Departamento de Ensino e da Coordenadoria de Misses Especiais da PMBA (CME), a qual observar a idoneidade moral, alm da ambincia social do Aluno Oficial PM durante o Curso, podendo este ser submetido ao procedimento administrativo cabvel que poder resultar em pena de demisso acaso surjam elementos comprobatrios de sua falta de decoro e de idoneidade moral. 9.10 Os casos omissos neste Edital sero solucionados pelo Comandante-Geral da PMBA.

Salvador, 19 de setembro de 2008.

NILTON RGIS MASCARENHAS Cel PM Comandante-Geral

Universidade do Estado da Bahia

51

DECLARAO

______________________________________________________REQUER SUA INSCRIO no Concurso Pblico Curso de Formao de Oficiais Policiais- Militares/2009, declarando estar de acordo com as normas e mtodos do Processo Seletivo Vestibular 2009/UNEB. Declara, ainda, ter conhecimento do contedo do Manual do Candidato, assumindo a responsabilidade de acompanhar Editais, notificaes e convocaes do referido Processo Seletivo, as decises posteriormente tomadas pela UNEB/COPEVE, bem como ter conhecimento de todas as normas e requisitos previstos no Edital do Concurso e os constantes no Manual do Candidato, estando ciente de que o descumprimento da exigncia da faixa etria, mnima e mxima, para inscrio neste Processo Seletivo acarretar na sua anulao, ficando, assim, privado do direito de qualquer recurso. Declara, por fim, ter conhecimento de que o Curso de Formao de Oficiais PM em re gime de internato e dedicao exclusiva.

Salvador,

de

de 2008.

52

Universidade do Estado da Bahia

CRONOGRAMA DO CONCURSO AO CFOPM/2009


DATA 26/09 a 12/10/2008 28/10/2008 29 e 30/10/2008 04/11/2008 HISTRICO Inscrio Processo Seletivo. Publicao das inscries indeferidas. Interposio de recursos. HORRIO LOCAL www.vestibular.uneb.br

www.vestibular.uneb.br www.vestibular.uneb.br

Divulgao da deciso final dos www.vestibular.uneb.br recursos interpostos. A partir de Disponibilizao do Carto de www.vestibular.uneb.br 09/12/2008 Informao do Candidato. www.vestibular.uneb.br, 11/12/2008 Publicao do Edital de Dirio Oficial e jornais de Convocao para as Provas do grande circulao. Vestibular Estabelecimento de Ensino 21 e Realizao das Provas Escritas. 7h20min Abere Cidade indicados no 22/12/2008 tura dos Portes. Carto de Informao do 7h50min Fechamento dos Portes. Candidato. 23/12/2008 Publicao do Gabarito das www.vestibular.uneb.br Provas. At 17/02/2009 Divulgao dos resultados da 1 www.vestibular.uneb.b r, Etapa Candidatos classificados. Dirio Oficial e jornais de grande circulao. 02/03/09 Apresentao na CRS para s 8h Rua Conselheiro Espnola, cadastramento. 16 - Barris - Salvador/BA 06/03/09 Exame Psicolgico. s 8h APM - Av. Dendezeiros, s/n 06/04/09 Resultado do Exame Psicolgico. ___________ Publicao em D.O.E. 27/04/09 Junta Mdica Especial s 8h Exame Mdico. Av. Dendezeiros, s/n 12/05/09 Resultado do Exame Mdico. ___________ Publicao em D.O.E. 18/05/09 Teste de Aptido Fsica. s 8h IE - Av. Dendezeiros, s/n 02/06/09 Resultado do TAF. ___________ Publicao em D.O.E. 08/06/09 Entrega de documentao Das 8h30min s 17h Rua Conselheiro Espnola, 16 - Barris - Salvador/BA 15/06/09 Homologao do Concurso. ___________ Publicao em D.O.E. 06/07/09 Apresentao na APM 8h APM - Av. Dendezeiros, s/n

O Boletim de Desempenho do Candidato estar disponibilizado no site www.vestibular.uneb.br, 72 horas aps a divulgao do resultado do Processo Seletivo CFOPM/BA 2009. Para tanto, acessar o site www.vestibular.uneb.br, inserindo a data de nascimento combinada com o cdigo de inscrio ou documento de identificao utilizado no ato da inscrio. Obs.: As datas acima podero sofrer eventuais alteraes ou acrscimos, enquanto no consumada a providncia ou evento que lhes disser respeito, circunstncia que ser mencionada em edital de convocao a ser publicado .
Universidade do Estado da Bahia

53

ANEXOS
ANEXO 1 - Perfil dos Cursos ANEXO 2 - Contedo Programtio ANEXO 3 - Questionrio Sciocultural ANEXO 4 - Campus / Cidade / Endereo ANEXO 5 - Escolas do Ensino Mdio Rede Pblica Estadual / Bahia

ANEXO 1
1. PERFIL DOS CURSOS OFERECIDOS
ADMINISTRAO - BACHARELADO
Forma profissional para atuar em atividade organizacional da rea de apoio administrativo e como gerente, podendo exercer cargos, desde os de superviso de 1 linha, at os de direo dos negcios da empresa. Integralizao: mnimo de 04 anos / mximo de 08 anos. Campo de Atuao: rgos federais, estaduais e municipais, rgos de economia mista, hospitais, empresas privadas e consultorias de comrcio exterior, empresa de turismo, universidades, permitindo o desenvolvimento de atividades docentes e de pesquisa e, ainda, em servios de consultorias de projetos e planejamento administrativo, etc.

ANLISE DE SISTEMAS - BACHARELADO


Forma profissional para participar da organizao e do gerenciamento do processo de informatizao das empresas, sendo elemento de importncia nas decises. As possibilidades de aplicao dos seus conhecimentos ampliam-se a cada dia, sendo cada vez maior seu campo de atuao. Integralizao: mnimo de 04 anos / mximo de 08 anos. Campo de Atuao: elaborao de projetos que exijam a aplicao de conhecimentos inerentes rea, realizao de pesquisas, implantao, controle e avaliao de sistemas informatizados, em todas as atividades produtivas ou administrativas e em empresas pblicas e privadas.

CINCIAS BIOLGICAS - LICENCIATURA


Prepara profissional dotado de conhecimentos tcnico-cientficos e direcionado para o progresso da cincia e melhor qualidade de vida, tendo como meta primordial a preservao do meio ambiente. Integralizao: mnimo de 04 anos/ mximo de 07 anos. Campo de Atuao: organizaes governamentais voltadas para a preservao, para o saneamento e para o melhoramento do meio ambiente, Instituies de Educao Bsica e Superior.

CINCIAS CONTBEIS - BACHARELADO


Forma profissional apto a estruturar, coordenar, supervisionar e desenvolver atividades inerentes ao

Universidade do Estado da Bahia

55

campo das cincias contbeis, com nfase em auditoria. Integralizao: diurno: mnimo de 04 anos / mximo de 07 anos; noturno: mnimo de 05 anos / mximo de 07 anos. Campo de Atuao: instituies de pesquisa e/ou de planejamento econmico, escritrios de assessoria e planejamento contbil, entidades com fins lucrativos, instituies financeiras e industriais, comrcio e organismos governamentais e de prestao de servios.

COMUNICAO SOCIAL - BACHARELADO


Habilitao: Relaes Pblicas Forma profissional na rea de comunicao, permitindo sua atuao nos vrios segmentos

institucionais e/ou organizacionais, elaborando, implementando e acompanhando projetos para pblicos interno e externo, instruindo-os na utilizao de recursos adequados s suas atividades e os assessorando na adoo de polticas que assegurem a consecuo dos objetivos propostos. Integralizao: mnimo de 04 anos / mximo de 07 anos. Campo de Atuao:organizaes governamentais, comerciais, industriais e de prestao de servios, empresa de relaes pblicas, veculos de comunicao, entidades de classe, entidades recreativas e beneficentes, organizaes polticas, sociais e comunitrias. Habilitao: Jornalismo em Multimeios Forma Profissional na rea de Comunicao Social, permitindo uma qualificao tcnica do domnio das prticas relacionadas aos meios impressos, sonoros e audiovisuais. Um perfil voltado para as tecnologias digitais, com nfase na Educao e na Cultura. Integralizao: mnimo de 04 anos e meio / mximo de 08 anos. Campo de Atuao:veculos de comunicao, assessorias a empresas pblicas e privadas, instituies de ensino. Habilitao: Radialismo Forma profissional na rea de comunicao em radialismo, possibilitando a sua atuao tambm na rea de elaborao de programao dessa mdia, assessoria de comunicao e demais atividades relacionadas promoo da comunicao social na perspectiva do desenvolvimento sustentvel. Integralizao: mnimo de 04 anos / mximo de 07 anos.

56

Universidade do Estado da Bahia

Campo de Atuao: emissoras de rdio, rgos oficiais de comunicao social, de educao e cultura, assessorias a entidades de classe e de cooperativismo.

DESENHO INDUSTRIAL - BACHARELADO


Desenho Industrial ou Design - terminologia empregada para indicar a rea de conhecimento que trabalha com concepo, planejamento e desenvolvimento de projetos, englobando as seguintes habilitaes: Habilitao: Programao Visual Forma profissional para atuar na especializao que lida com as imagens e meios de comunicao, ou com os aspectos bidimensionais do produto. Integralizao: mnimo de 04 anos /mximo de 07 anos. Campo de atuao: empresas do ramo de: impressos, embalagens, painis de leituras, identificao, sinalizao e ambientao, imagens seqenciais, multimdia, etc. Habilitao: Projeto do Produto Forma profissional para atuar na especializao que lida com os objetos e meios de produo, ou com os aspectos tridimensionais do produto. Integralizao: mnimo de 04 anos / mximo de 07 anos. Campo de Atuao: empresas do ramo de: vesturio, instrumentos, utenslios e dispositivos, mobilirios e equipamentos, embalagens, etc.

DIREITO - BACHARELADO
Forma profissional apto a exercer a advocacia, atuando a partir de uma viso crtica da realidade scio-econmica e cultural e de uma postura tica que o conduza a utilizar os parmetros da Lei, como forma de privilegiar os direitos do cidado e os deveres constitucionais do pas. Integralizao: mnimo de 05 anos / mximo de 07 anos. Campo de atuao: advocacia, juizados, promotoria pblica, rgos de consultoria jurdica, procuradoria jurdica, assessoria jurdica, docncia e pesquisa.

EDUCAO FSICA - LICENCIATURA


Forma profissional capaz de atuar junto ao segmento escolar institucionalizado, mais especificamente na educao bsica e superior. Cria grupos educativos, promovendo a sade e a

Universidade do Estado da Bahia

57

capacidade fsica das pessoas, por meio de atividades corporais e exerccios, atravs de uma prtica interdisciplinar. Avalia programas educativos para vrios segmentos da sociedade. Integralizao: mnimo de 04 anos / mximo de 07 anos. Campo de Atuao: instituies de educao bsica (educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio) e de educao superior. Presta servios de assessoria e consultoria a rgos pblicos, empreendimentos particulares e meios de comunicao (revistas, jornais, emissoras de rdio e televiso), em matrias e programas relacionados Educao Fsica. Atua tambm em instituies e academias especializadas, centros comunitrios e parques pblicos.

ENFERMAGEM - BACHARELADO
Forma enfermeiro generalista, dotado de esprito crtico, social e humanstico para desenvolver aes propeduticas e teraputicas de promoo, proteo e recuperao da sade, para exercer atividades de planejamento, organizao, coordenao e superviso direcionadas sade e de gerenciamento de servios de enfermagem, aes de sade, formao de profissionais de enfermagem de nvel mdio e superior, bem como atividades de pesquisa vinculadas ao ensino e prtica profissional nas Universidades. Integralizao: mnimo de 04 anos e meio / mximo de 06 anos. Campo de Atuao: como profissional liberal - clnica de enfermagem particular, hospitais e maternidades, clnicas e unidades de sade da rede bsica, gerncia de instituies e unidades de sade, docncia em escolas tcnicas de auxiliares e em universidades, permitindo o desenvolvimento de atividades de ensino de graduao e pesquisa em enfermagem.

ENGENHARIA AGRONMICA / AGRONOMIA


Forma profissional capaz de atuar em superviso, coordenao e orientao tcnica, elaborao de projetos, prestao de consultoria e assessoria, direo e execuo de obras e servios especializados relativos adubao, ao plantio, colheita, ao reflorestamento e s outras reas vinculadas agricultura. Integralizao: mnimo de 05 anos / mximo de 08 anos. Campo de Atuao: casa da agricultura, cooperativas agrcolas, extenso agrcola, fazendas, laboratrios de pesquisas, indstrias de fertilizantes, organizaes governamentais e universidades.

58

Universidade do Estado da Bahia

ENGENHARIA DE PESCA
Forma profissional para o estudo e aplicao de tcnicas no aproveitamento dos recursos naturais de origem aqutica e na preservao das espcies , definindo formas de explorao que no causem danos ecolgicos; desenvolve atividades relacionadas aos mtodos de localizao captura de cardumes, processo de beneficiamento e tcnica de

e conservao do pescado, avaliao e

reproduo de espcies em cativeiros e projeta as instalaes e equipamentos necessrios. Habilita profissionais de nvel superior de natureza especializada em planejamento e nos diversos graus de complexidade, no que concerne ao aproveitamento dos produtos pesqueiros, aquicultura, tcnica de pesca , tcnica do pescado, investimento em pesquisa ecolgica aqutica, administrao e economia pesqueiras. Integralizao: mnimo de 04 anos / mximo de 07 anos e meio. de pesquisa, indstrias

Campo de Atuao: rgos federais, estaduais e municipais , centros

pesqueiras, empresa de tecnologia de pesca e de pescados e psicogranjas (fazenda de criao de peixes), universidades, permitindo o desenvolvimento de atividades de ensino e de pesquisa e,

ainda, em empresas privadas de servio de consultoria de projetos e de planejamento pesqueiros.

ENGENHARIA DE PRODUO CIVIL


Forma profissional para atuar em projetos, planejamento e gesto de empreendimentos de construo civil, bem como em planejamento, implantao, gesto e controle de processos produtivos da indstria de manufatura. Realiza a interface entre as reas administrativa e tcnica das empresas. Este engenheiro possui uma slida formao em Engenharia, Administrao e Informtica que o capacita a introduzir modificaes nas empresas, visando ao uso mais racional dos fatores de produo e melhoria de produtividade e da qualidade de processos e produtos. Gerencia custos operacionais, dedica-se ao estudo da ergonomia e participa de todo o processo de produo. Os laboratrios de engenharia da UNEB esto localizados no CEPED, Centro de Pesquisas e Desenvolvimento, no municpio de Camaari e esto equipados com o que h de mais moderno. Integralizao: mnimo de 05 anos / mximo de 08 anos. Campo de Atuao: empresas da indstria da construo civil (construtoras, incorporadoras,

escritrios, prestadoras de servios de engenharia, concreteiras, etc); indstrias de manufatura (mveis, calados, utenslios domsticos e de escritrios, etc); rgos pblicos; instituies de pesquisa, bancos e seguradoras; empresas de consultoria; instituies de ensino, entre outros.

Universidade do Estado da Bahia

59

FARMCIA - BACHARELADO
Forma profissional farmacutico generalista e humanista, pautado nos princpios ticos e na compreenso da realidade social, cultural e econmica do seu meio, com capacidade de produzir, planejar e fazer o controle de qualidade de produtos farmacuticos, bem como prestar assistncia farmacutica, de tal maneira que se tenha uma utilizao racional de medicamentos. Integralizao: mnimo de 04 anos e meio / mximo de 06 anos. Campo de Atuao: atuar nos diversos nveis de ateno sade, exercendo atividades referentes aos frmacos e aos medicamentos, s anlises clnicas e toxicolgicas e ao controle de alimentos.

FISIOTERAPIA - BACHARELADO
Forma profissional fisioterapeuta e humanista com esprito crtico e compromisso tico, capacitado a participar efetivamente do contexto poltico - scial no mbito nacional, regional e local; seja sensvel s transformaes sociais por que passa a populao brasileira, permitindo, desse modo, uma formao consciente, politizada, tecnicamente coerente com os avanos do conhecimento e as demandas oriundas da populao. Integralizao: mnimo de 04 anos / mximo de 05 anos. Campo de Atuao: atuar em todos os nveis de ateno sade, com base no rigor cientfico e intelectual; adotar a sade coletiva, buscando integrar os aspectos preventivos, curativos e de reabilitao de modo equilibrado; planejar, gerenciar e avaliar as atividades de fisioterapia; realizar diagnsticos e intervenes profissionais; integrar equipes multiprofissionais em unidades hospitalares, reas afins, academias, entre outros.

FONOAUDIOLOGIA - BACHARELADO
Forma profissional na rea de sade, com capacidade para: desenvolver atividades como autnomos em seus consultrios e clnicas, realizar diagnsticos e Terapia de Linguagem, Voz e Audio; orientar clientes na rea de Patologia da Linguagem e Audiologia; realizar atividades de preveno das etiologias dos estudos da Comunicao Humana; elaborar e conduzir programas de habilitao e reabilitao de portadores de Distrbios da Comunicao; emitir parecer fonoaudiolgico na rea da Comunicao, Voz e Audio; realizar aperfeioamento de padres de dico e voz; atuar em programas de promoo, avaliao e orientao da Linguagem junto s escolas e supervisionar os

60

Universidade do Estado da Bahia

trabalhos de alunos em estgios na rea de Patologia da Linguagem e Audiologia; Integralizao: mnimo de 04 anos / mximo de 06 anos. Campo de Atuao: como profissional liberal, atua em consultrios e clnicas; rgos pblicos e privados de sade e nas universidades, realizando ensino, pesquisa e extenso.

GEOGRAFIA - LICENCIATURA
Forma profissional com conhecimento da dimenso do processo de interao entre a dinmica da natureza e as diversas expresses do trabalho material e intelectual das sociedades humanas. Integralizao: mnimo de 04 anos / mximo de 07 anos Campo de Atuao: instituies de educao bsica e superior, empresas estatais ligadas preservao e recuperao de recursos naturais, secretarias de meio ambiente, secretarias de planejamento e de desenvolvimento urbano.

HISTRIA - LICENCIATURA
Forma profissional com o conhecimento e compreenso do processo histrico das sociedades, capaz de transmitir os contedos, utilizando-se de metodologia e tcnicas especficas. Integralizao: mnimo de 04 anos / mximo de 07 anos. Campo de Atuao: instituies de educao bsica e superior, instituies pblicas e privadas, no mbito da especializao.

LETRAS - LICENCIATURA
Forma profissional com conhecimento e domnio dos princpios epistemolgicos que definem a especificidade da produo na rea de Letras. Proporciona ao profissional o desenvolvimento de sua capacidade de reflexo e de crtica, as habilidades e competncias relativas s vrias habilitaes que a UNEB oferece dentro da rea de Letras: Habilitao em Lngua Portuguesa e Literaturas de Lngua Portuguesa - forma o profissional / professor de Lngua Portuguesa e das Literaturas em Lngua Portuguesa; Habilitao em Lngua Estrangeira e Literaturas de Lngua Estrangeira: a) opo em Lngua Inglesa e Literaturas - forma o profissional / professor em Lngua Inglesa e Literaturas de Lngua Inglesa;

Universidade do Estado da Bahia

61

b) opo em Lngua Espanhola e Literaturas - forma profissinal / professor em Lngua Espanhola e Literaturas de Lngua Espanhola; Integralizao: mnimo de 04 anos / mximo de 07 anos. Campo de Atuao: instituies de educao bsica e superior, rgos de servio pblico, rgos de difuso cultural e artstica, editoras e outras.

MATEMTICA - LICENCIATURA
Prepara profissional com slida formao, capacitado para uma ao pedaggica em sala de aula, que possibilite ao aluno compreender a linguagem matemtica, desenvolver o pensamento lgico dedutivo e utilizar-se do raciocnio matemtico em situao do cotidiano e em outros campos do conhecimento, Integralizao: mnimo de 04 anos/ mximo de 07 anos. Campo de Atuao: instituies de educao bsica e superior, assessoria a empresas, fundaes, associaes de

NUTRIO - BACHARELADO
Forma profissional para atuar nas reas de industrializao de alimentos e planejamento alimentar, viabilizando transformaes no sistema alimentar, na produo, comercializao, distribuio e consumo de alimentos, atravs da pesquisa cientfica, tecnolgica e do planejamento nos seus aspectos sociais, econmicos e polticos. Integralizao: mnimo de 04 anos / mximo de 06 anos. Campo de Atuao: empresas, hospitais, clnicas, creches, asilos, centros de reabilitao, escolas e rgos governamentais e nas universidades, realizando ensino, pesquisa e extenso.

PEDAGOGIA - LICENCIATURA
Forma profissional de Educao com viso global e crtica do fenmeno educativo, com o domnio das teorias de aprendizagem e conhecimento sobre a gesto e ensino. Integralizao: mnimo de 04 anos / mximo de 07 anos. Campo de Atuao: atua na rea educacional como docente e pesquisador nos diferentes nveis e modalidades de ensino, ou seja, Educao Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino

62

Universidade do Estado da Bahia

Mdio, em espaos formais e no formais de educao. Nas atividades tcnicos-educativas poder desenvolver estudos, anlises e pesquisas da rea da rea educacional, em geral, e organizar programas de treinamento e atualizao para professores. Como profissional executa trabalho de natureza tcnico-administrativa e cultura, visando ao aprimoramento das organizaes. Concebe, realiza e avalia cursos de aperfeioamento, bem como elabora materiais didticos pedaggicos. Constri e avalia programas e currculos. Realiza palestras e consultorias. Poder, ainda, ocupar cargo cujas atividades lhe determinem estabelecer polticas de desenvolvimento de recursos humanos e gesto educacional.

QUMICA - LICENCIATURA
Forma profissional com slidos conhecimentos em Qumica, capacitado para uma ao pedaggica em sala de aula, que possibilite ao aluno compreender a linguagem das cincias, desenvolver o raciocnio lgico dedutivo e utilizar-se deste em situaes do cotidiano e em outros campos do conhecimento. Integralizao: mnimo de 03 anos e meio / mximo de 06 anos. Campo de Atuao: instituies de educao bsica e superior das redes pblica e privada.

SISTEMAS DE INFORMAO - BACHARELADO


Forma profissional dotado de conhecimentos tcnico-cientficos da Cincia da Computao, Sistemas de Informao, Administrao e das reas de negcio (produo, recursos humanos, finanas), de forma a capacitar mo-de-obra na rea de tecnologia da informao, estimular o empreendedorismo em informtica e tornar o egresso apto a compreender e aplicar os constantes avanos tecnolgicos da rea. Estar tambm capacitado para lidar com as dimenses humana e tica concernentes ao Exerccio de sua profisso no mbito das organizaes. Integralizao: mnimo de 4 anos / mximo 7 anos. Campo de Atuao: desenvolvimento de sistemas de informao, atuao na rea de infra-estrutura de tecnologia da informao, gesto de sistemas de informao, prestao de servios de consultoria, desenvolvimento de pesquisa aplicada rea de tecnologia da informao.

TURISMO - BACHARELADO
Forma profissional capaz de atuar na rea de turismo (operadoras / agncias), aliada s sub-reas da

Universidade do Estado da Bahia

63

estrutura turstica como: transporte, restaurantes, parques, stios histricos, arqueolgicos e ecolgicos. Integralizao: mnimo de 04 anos e meio/mximo de 07 anos e meio. Campo de Atuao: segmentos do mercado de trabalho, a saber: planejamento geral, oferta/demanda e desenvolvimento de recursos tursticos, alojamento, transporte, organizao gerencial e gesto administrativa, captao de recursos para o desenvolvimento social, polticas pblicas e de incentivos, marketing, anlises e pesquisas, assessoria e consultoria a instituies educativas formadoras.

TURISMO E HOTELARIA - BACHARELADO


Forma profissional para atuar em duas reas interdisciplinares: Turismo (operadoras/agncias de turismo) e Hotelaria ( meios de hospedagem diversos), aliadas s sub-reas da estrutura turstica como: transporte, restaurantes, parques, stios histricos, arqueolgicos e ecolgicos. A atividade turstica abrange vrias hierarquias de complexidade, no topo das quais est o planejador de produtos tursticos novos, seja por intermdio de organismos oficiais ou empresas privadas. Contemplando habilidades em Turismo e Hotelaria, o curso objetiva levar a este profissional uma viso global e responsvel frente aos novos meios de produo, capaz de solucionar rpida e eficazmente uma contingncia no prevista pela mquina. Integralizao: mnimo de 04 anos e meio/mximo de 07 anos e meio. Campo de Atuao: segmentos do mercado de trabalho, a saber: planejamento geral, oferta/demanda e desenvolvimento de recursos tursticos, alimentos, alojamento, transporte, organizao gerencial e gesto administrativa, captao de recursos para o desenvolvimento, no mbito do legislativo, de polticas pblicas e de incentivos, marketing, anlises e pesquisas, assessoria e consultoria e instituies educativas formadoras.

URBANISMO - BACHARELADO
Forma profissional com capacidade para atuar frente aos problemas urbanos, tanto no planejamento e desenvolvimento geral das cidades, quanto na gesto, projetos e planejamento dos setores urbanos de transporte, habitao e meio ambiente, controle de uso de solo, abastecimento de gua, esgotamento sanitrio, limpeza, legislao, administrao municipal, iluminao pblica,

64

Universidade do Estado da Bahia

abastecimento alimentar, turismo e lazer. Integralizao: mnimo de 04 anos / mximo de 08 anos. Campo de Atuao: rgos federais, estaduais e municipais voltados para o desenvolvimento urbano, em particular, em torno dos setores que compem a vida das cidades, em universidades, permitindo o desenvolvimento de atividades de ensino, de extenso e de pesquisa e, ainda, em empresas privadas de servio de consultoria, de projetos e planejamento urbanos.

Universidade do Estado da Bahia

65

ANEXO 2
CONTEDO PROGRAMTICO
Lngua Portuguesa e Literatura Brasileira (Candidatos aos cursos da UNEB e CFOPM/BA)
OBJETIVOS
O candidato dever expressar-se em lngua escrita, observando a coeso, a coerncia e a norma padro; compreender e interpretar os diversos tipos de texto; compreender o sentido de palavras, expresses ou estruturas frasais em determinado contexto; reconhecer o papel dos diversos recursos lingsticos, demonstrando o domnio das estruturas bsicas da Lngua Portuguesa; reconhecer o contexto histrico-cultural e as caractersticas dos estilos de poca da Literatura Brasileira, do Barroco aos dias atuais. 1. LNGUAPORTUGUESA 1.1. Estrutura, compreenso e interpretao de diversos textos (verbal e no-verbal). ! Nveis e funes de linguagem. ! Processos de composio dos textos narrativos, descritivos e dissertativos. ! Linguagem: conotao e denotao, figuras de linguagem, formas do discurso (direto, indireto e indireto livre). 1.2. Ortografia vigente no Brasil. 1.3. Palavras: classificao, estrutura, formao e flexo. 1.4. Frase orao e perodo: estrutura, organizao, classificao. Termos da orao e suas funes. Relaes sinttico-semnticas entre as oraes de um perodo. 1.5. Sintaxe de concordncia, de regncia e colocao. Crase. 1.6. Recursos de pontuao. 2. LITERATURABRASILEIRA 2.1. Periodizao da Literatura Brasileira. 2.2. Contexto histrico (sociocultural, econmico e poltico) do Barroco atualidade. 2.3. Autores e obras. 2.4. Discute impresso identitrias a partir dos textos literrios. 2.5. Sugesto de leitura (as obras sugeridas tm por finalidade a contextualizao dos estilos de poca e a orientao de leitura dos candidatos). !O Pagador de Promessas, de Dias Gomes Trata-se de uma das melhores obras de Dias Gomes, que enfoca o misticismo popular brasileiro e a intolerncia dos que detm o poder numa sociedade desigual, injusta e opressora. Z do Burro o brasileiro que provm do mundo rural, de um universo cultural com traos bem definidos que contrapem aos do mundo urbano. Dias Gomes, atravs da ao de Z do Burro, enfoca criticamente o direito liberdade. !Tenda dos Milagres de Jorge Amado -Obra literria que retrata conflitos tnicos na cidade do S a l v a d o r e a o m e s m o tempo lana uma proposta para compreenso da identidade nacional brasileira.O texto denuncia perseguies ao povo negro e aos candombls no incio do sculo na cidade do Salvador. A narrativa nos leva a uma discusso com vrios acontecimentos da histria da cidade da Bahia e do Brasil, tais como polticas de extermnio do povo negro e episdios de intolerncia religiosa. !Clara !Clara dos Anjos , Lima Barreto - O romance Clara dos Anjos conta a histria de uma moa negra seduzida por um rapaz no-negro. Cassi Jones um homem de m fama que, entre outras atitudes criminosas, se aproxima de Clara dos Anjos somente com o intuito de fazer mais uma vtima de suas conquistas. Para tanto, no hesita at em matar. Clara dos Anjos representa o preconceito sofrido por mulheres

66

Universidade do Estado da Bahia

negras tidas apenas como objeto de desejo sexual. Aps consumar o ato, Cassi foge, pois j era procurado pela polcia, e Clara com sua me vo ao encontro da famlia do cafajeste, para cobrar casamento, afinal a moa estava grvida. Sem algum senso de justia, ame de Cassi reprime a moa, deixando claro que o filho jamais assumiria uma mulher negra. !A Poesia Baiana do Sculo XX, Antologia de Assis Brasil - organizao, introduo e notas de Assis Brasil. Trata-se de uma obra significativa, selecionando poetas representativos das vrias geraes da poesia do sculo XX na Bahia, alinhados em ordem cronolgica. Na coletnea, encontram-se 66 poetas que procuram em sua maioria, de forma independente a dico universal e cotidiana do estar no mundo com obras ricas, inventivas, domnio absoluto da linguagem, mostrando a riqueza de recursos formais que vo do soneto ao verso livre, exercitados com conhecimento de causa. !As Meninas, de Lygia Fagundes Teles - Trata-se de um romance de linha psicolgica, em que a autora apresenta a vida e as relaes afetivas, sexuais e familiares de trs jovens, de origem, de formao e de intelectualidades diferentes, universitrias internas em um pensionato de freiras na cidade de So Paulo, em fins da dcada de 60, quando a ditadura militar fechava o cerco repressivo sobre a sociedade brasileira. As trs universitrias, Lorena (estudante de Direito), Ana Clara (estudante de Psicologia) e Lia (estudante de Sociologia e mais conscientizada do grupo e militante da esquerda universitria) eram muito amigas e compartilhavam angstias e projetos pessoais. O fascnio do romance est na forma como a autora cria individualidades ricas e complexas na sua trama e lhes d representatividade histrico-social. !Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Vidas secas (1938), romance narrado em terceira pessoa, foi escrito inicialmente como contos independentes. Muito mais do simples prosa r e g i o n a l , p o d e s e r l i d o como expresso universal das tenses sociais, pois trata do homem em situao de extrema pobreza e esmagado pela

opresso dos que podem mandar. Os membros da famlia de retirantes nordestinos - Sinh Vitria, Fabiano, os dois meninos nonomeados - so mais animalizados do que a cachorra Baleia e apresentados como seres parados, incapazes de se comunicar, de compreender a realidade que os subjuga e de reagir contra a situao; apenas sobrevivem, sem perspectivas, fugindo da seca e da natureza sempre hostil. BIBLIOGRAFIA BOSI, Alfredo. Histria Concisa da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1994. BRETON, Felipe. A argumentao na comunicao. Bauru: Edusc, 1999. COUTINHO, Afrnio. Introduo Literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Distribuidora de Livros Escolares, Ltda. CUNHA, Celso & CINTRA, Lus Felipe Lindley. Nova Gramtica do Portugus Contemporneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. BECHARA, Evanildo. Moderna Gramtica da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999. FARACO, Carlos Alberto & TEZZA, Cristvo. Prtica de Textos: Lngua Portuguesa para nossos estudantes. Petrpolis: Vozes: 1998. GARCIA, Othon M. Comunicao em Prosa Moderna. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1987. GUERING, Maria Eduarda et al. Anlise e Produo de Textos. So Leopoldo: Unisinos, 1998. INFANTE, Ulisses. Do Texto ao Texto. So Paulo: Scipione, 1998. PLATO, Francisco & FLORIN, Jos Luiz. Para entender o texto. So Paulo: tica, 1994. __________. Lies de Textos. So Paulo: tica, 1999.

LNGUA ESTRANGEIRA INGLS / ESPANHOL / FRANCS (Candidatos aos

cursos da UNEB e CFOPM/BA).


Os candidatos devero compreender textos verbais e no-verbais, extrados de autores modernos e de publicaes de jornais e de revistas; identificar idias centrais e especficas

Universidade do Estado da Bahia

67

de textos; inferir a significao de palavras e/ou expresses no contexto; distinguir elementos lingsticos que determinam a coeso textual; identificar aspectos gramaticais em nvel funcional e contextualizado; empregar palavras do texto em novos contextos.

! Tipos: freqncia, modo, lugar, tempo, intensidade, dvida, afirmao. ! Expresses adverbiais. 2.8. Palavras de relao ! Preposies. ! Conjunes. 2.9. Derivao de palavras pelos processos de prefixao e sufixao. 2.10. Semntica / sinonmia e antonmia. BIBLIOGRAFIA ALLSOP, Jake. English Grammar; Cassell's students. London: Cassel Publishers, 1990. EASTWOOD, John. Oxford practice grammar. Oxford: Oxford University Press, 1992. JELIN, Israel. English. A High School Coursebook. So Paulo: FTD, 1995. LIBERATO, Wilson Antonio. Compact English Book. Ensino Mdio. Volume nico. So Paulo: FTD, 1998. MARQUES, Amadeu. Password. Edio Especial. So Paulo: tica. 1999. MARQUES, Amadeu. Ingls. Srie Novo Ensino Mdio. So Paulo: tica 2000. MARTINS, Elisabeth Prescher et alii. Graded English. Volume nico. So Paulo: Moderna, 1993. PINTO, Dilce et alii. Grasping the meaning. Compreenso inteligente de textos. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1988. TAYLOR, James et alii. Gramtica Delti da Lngua Inglesa. Traduo. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1995. The Advanced Learner's Dictionary of Current English. Great Britain. Oxford: Oxford University Press.

INGLS
1. COMPREENSO DE TEXTOS 1.1. Verbais 1.2. No-verbais 2. CONHECIMENTOS LINGSTICOS 2.1. Substantivos ! Formao do plural: regular, irregular e casos especiais. ! Gnero. ! Contveis e no-contveis. ! Formas possessivas dos nomes ! Modificadores do nome. 2.2. Artigos e Demonstrativos ! Definidos, indefinidos e outros determinantes. ! Demonstrativos de acordo com a posio, singular e plural. 2.3. Adjetivos ! Graus comparativo e superlativo: regulares e irregulares. ! Indefinidos. 2.4. Numerais Cardinais e Ordinais 2.5. Pronomes ! Pessoais: sujeito e objeto. ! Possessivos: substantivos e adjetivos. ! Reflexivos. ! Indefinidos. ! Interrogativos. ! Relativos. 2.6. Verbos (Modos, tempos e formas) ! Regulares e irregulares. ! Auxiliares e impessoais. ! Modais. ! Two-word verbs. ! Voz ativa e voz passiva. ! O gerndio e seu uso especfico. ! Discurso direto e indireto. ! Sentenas condicionais. 2.7. Advrbios

FRANCS
1. COMPREENSO DE TEXTOS 1.1. Verbais. 1.2. No-verbais. 2. CONHECIMENTOS LINGSTICOS
Universidade do Estado da Bahia

68

43
Universidade do Estado da Bahia

O candidato dever ser capaz de demonstrar o domnio das estruturas bsicas da lngua francesa, versando sobre a seguinte programao: 2.1 Classes de palavras: ! Substantivos e adjetivos: estrutura, formao e flexo. ! Determinativos: ! Artigos; ! Possessivos; ! Demonstrativos; ! Numerais. ! Relativos. ! Pronomes pessoais. ! Pronomes "en" e "y". ! Preposies, advrbios e conjunes mais usuais. ! Verbos mais usuais nos seguintes modos e tempos ! "Indicatif" ! "Prsent". ! "Imparfait". ! "Pass compos". ! "Pass rcent". ! "Futur simple". ! "Futur proche". ! "Impratif". ! E nas formas nominais: ! "Infinitif". ! "Participe prsent". ! "Grondif". 2.2. Tipos de frase ! Afirmativa. ! Interrogativa. ! Negativa. ! Restritiva. ! Comparativa. 2.3. Semntica: sinonmia e antonmia. BIBLIOGRAFIA DUBOIS, J., JOUANNON, G. & LAGANE, R. Grammaire Franaise Paris: Librairie Larousse, 1981. VEIGA, Cludio. Gramtica Nova do Francs.

So Paulo: Coleo FTD, s/d. BESCHERELLE. L'arte de conjuger. Paris: Hatier, 1990. MAIA, Gregoire & THIVENAZ Odile. Grammaire Progressive du Francais. Niveau intermdiaire. Paris: CLE Internationale, 1995. MAIA, Gregoire Grammaire Progressive du Francais. Niveau dbutant. Paris CLE Internationale, 1997 KANEMAN-Pougatch, Massia et alli. Cafcreme. Vol. 1. Mthode de franais. Paris: Achette, 1997. SEIGNOUX, Bernard, CERQUEDA, Srgio & a Leo, M Helena. Comunication express. Mthode de franais. Paris: CLE Internationale, 2000.

ESPANHOL
1. COMPREENSO DE TEXTOS 1.1. Textos verbais. 1.2. Textos no-verbais. 2. CONHECIMENTOS LINGSTICOS 2.1. Classes de Palavras: Nomes: substantivos e adjetivos: gnero, nmero e grau. Apcope do adjetivo. Determinantes: Artigos casos de substantivao. ! Possessivos. ! Demonstrativos. ! Indefinidos. Numerais. Relativos. Pronomes pessoais. Verbos. Formas pessoais e no-pessoais. Modo, Tempo e Aspecto. Regulares e Irregulares. Perfrases Verbais. Advrbios e locues adverbiais. Preposies e locues prepositivas. Conjunes e locues conjuntivas. Interjeies. 2.2 Orao Tipos. Elementos constituintes. 2.3 Semntica. Sinonmia e antonmia.

Universidade do Estado da Bahia

69

2.4 Ortografia: Acentuao tnica e grfica. 2.5 Divergncias lxicas. BIBLIOGRAFIA GOMZ TORREGO, Leonardo. Gramtica didctica del espaol. SM: Madrid, 1999. GONZLEZ HERMOSO, A. Conjugar es fcil en espaol. Edelsa: Madrid, 1998. GONZLEZ HERMOSO, A., CUENOT, J. R., SNCHEZ ALFARO, M. Gramtica de espaol lengua extranjera. Edelsa: Madrid, 1998. SARMIENTO, R., SNCHEZ, A. Gramtica bsica de espaol para extranjeros. SGEL: Madrid, 1992. SARMIENTO, R. Gramtica progresiva de espaol para extranjeros. SGEL: Madrid, 1996.

HISTRIA/ATUALIDADES
1. AS CIVILIZAES DA ANTIGIDADE O R I E N TA L D E N T R O D O FUNCIONAMENTO DO MODO DE PRODUO ASITICO 1.1. Relaes de poder intra e intergrupais. 1.2. Relaes culturais e econmicas. 2. AS CIVILIZAES DA ANTIGIDADE OCIDENTAL DENTRO DO FUNCIONAMENTO DO MODO DE PRODUO ESCRAVISTA. GRCIA E ROMA 2.1. Relaes de poder intra e intergrupais. 2.2. Relaes culturais e econmicas. 3. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO MUNDO FEUDAL 4. O MUNDO MUULMANO: ORIGEM E EXPANSO 5. DESENVOLVIMENTO COMERCIAL E URBANO NA EUROPA. 5.1. Formao dos Estados Modernos. 5.2. Mercantilismo e absolutismo. 5.3. Expansionismo europeu. 6. O ANTIGO SISTEMA COLONIAL 6.1. Formas de colonizao da Amrica; a acumulao primitiva. 6.2. O Brasil no quadro do sistema colonial portugus. 6.3. A lgica poltico-administrativa do antigo sistema colonial: a fundao da cidade do Salvador. 6.4. A presena francesa e holandesa no Brasil. 7. AS REVOLUES BURGUESAS DOS SCULOS XVII E XVIII 7.1. Iluminismo. 7.1.1. Inglaterra e Frana. 7.2. Independncia das Treze Colnias Inglesas. 7.3. Revoluo Francesa. 7.4. Crise do sistema colonial brasileiro. 7.5. Independncia das colnias latinoamericanas. 8. A CONSOLIDAO DO CAPITALISMO

CINCIAS HUMANAS - HISTRIA / ATUALIDADES E GEOGRAFIA (Candidatos

aos cursos da UNEB e CFOPM/BA).


OBJETIVOS O candidato dever demonstrar capacidade de interpretao dos vrios processos da experincia humana em suas diferentes temporalidades, observando a pluralidade tnica, cultural, social, econmica e poltica, tendente fragmentao espacial, bem como as relaes estabelecidas entre os diversos povos e sociedades; analisar e compreender o espao geogrfico, no que se refere sua ocupao, construo, adaptao e, portanto, transformao pelo Homem, enquanto agente de todos esses processos; compreender o relacionamento entre a sociedade e o mundo fsico na produo do espao e na forma como as sociedades se organizam para interagir com a natureza, de maneira que permita analisar, tambm, a forma como o Homem se utiliza dos recursos que o Planeta lhe oferece e as conseqncias resultantes desta utilizao para a manuteno ou apropriao racional ou no destes recursos; compreender a organizao geopoltica do espao brasileiro e sua insero no contexto mundial e regional.

70

Universidade do Estado da Bahia

INDUSTRIAL 8.1. Revoluo Industrial. 8.2. Avano das idias liberais e socialistas na Europa. 8.3. Movimento operrio europeu. 8.4. Imperialismo e neocolonialismo. 9 . A O R G A N I Z A O D O E S TA D O BRASILEIRO 9.1. Primeiro Imprio. 9.2. Perodo Regencial. 9.3. Segundo Imprio. 9.4. Evoluo do capitalismo brasileiro: modo de produo escravista X modo de produo capitalista. 9.5. Crise do Imprio e Proclamao da Repblica. 9.6. Estrutura econmica social, poltica e cultural da Repblica Velha. 9.7. Movimentos sociais, urbanos e rurais na Repblica Velha. 10. A CRISE DO CAPITALISMO LIBERAL 10.1. Primeira Grande Guerra. 10.2. Revoluo Russa. 10.3. Crise do capitalismo mundial e sua repercusso na Amrica Latina. 10.4. Regimes totalitrios. 10.5. Crise das oligarquias agrrias no Brasil. 10.6. Era de Vargas. 10.7. Segunda Guerra Mundial e a Amrica Latina. 11. O MUNDO PS-GUERRA 11.1. Guerra Fria. 11.2.Experincia socialista na Amrica Latina: Cuba e Nicargua. 11.3. Populismo na Amrica Latina. 11.4. Repblica brasileira ps-45: populismo. 11.5. Brasil ps-64: da ditadura abertura poltica. 12. O MUNDO ATUAL 12.1. Crise do socialismo real. 12.2.Novas tendncias do capitalismo mundial. Globalizao. 12.3. frica, Oriente e a globalizao. 12.4.Brasil: neoliberalismo, problemas e perspectivas. Universidade do Estado da Bahia 12.5. Atualidades.

BIBLIOGRAFIA ALENCAR, Francisco. Histria da sociedade o brasileira. 2 grau. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico. AQUINO et al. Histria das Sociedades. Volumes 1 e 2. Rio de Janeiro: Record Editora. ARRUDA, J. Jobson & PILETTI, Nelson. Toda a Histria Histria Geral e Histria do Brasil. So Paulo: Editora tica. FERREIRA, Olavo Leonel. Histria do Brasil. So Paulo: tica. HUBERMAN, Leo. Histria da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores. KOSHIBA, Luiz. Histria: origens, estruturas e processos. So Paulo: Atual, 2000. MELLO, Leonel Itaussu & COSTA, Luiz Csar. Histria Antiga e Medieval. So Paulo: Editora Scipione. __________ Histria Moderna e Contempornea. So Paulo: Scipione. PRADO JR., Caio. Histria econmica do Brasil. 38 ed. So Paulo: Brasiliense, 1990. TAVARES, Luis Henrique Dias. Histria da Bahia. So Paulo: tica. VICENTINO, Cludio. Histria Geral. So Paulo: Scipione. __________ Histria do Brasil. So Paulo: Scipione.

GEOGRAFIA
1. A GEOGRAFIA COMO CINCIA DE O R G A N I Z A O E S PA C I A L ; ABORDAGEM TERICO-CONCEITUAL 1.1. Linguagem e Instrumentao Cartogrfica: noes de escalas, projees e coordenadas geogrficas. 1.2. O planeta Terra: estrutura, movimentos e suas conseqncias geogrficas, os grandes subsistemas terrestres e seus diferentes nveis de interao. 1.3. O espao geogrfico como produto da relao de processos naturais e sociais; 1.4. As inter-relaes Homem-Meio na organizao do espao: a estrutura geolgica, o relevo terrestre, a dinmica atmosfrica, os climas, os solos, a
Universidade do Estado da Bahia

71

vegetao e a hidrografia como elementos do ecossistema e sua forma de apropriao pela sociedade humana; as questes ambientais na contemporaneidade; 2.A ORGANIZAO DO ESPAO MUNDIAL 2.1. O espao geogrfico e dinmica populacional: crescimento, movimentos migratrios e estrutura da populao; a questo do emprego e suas variaes no espao e no tempo. 2.2. O espao agrrio: tendncias e problemas da agricultura mundial: a biotecnologia e a agricultura orgnica; polticas agrcolas e mercado mundial. 2.3. O espao urbano: processo e forma de urbanizao, metropolizao e seus problemas; as cidades e os problemas urbanos; redes urbanas e suas estruturas espaciais. 2.4. O espao industrial: indstria e o processo de industrializao, acumulao e fontes de energia: evoluo e fatores condicionantes das grandes concentraes industriais; contradies do desenvolvimento industrial e energtico, processo histrico, estrutura e caractersticas; revoluo tcnicocientfica, internacionalizao e localizao industrial (novos e antigos fatores); fontes de energia, polticas energticas e impactos ambientais. 2.5. Transportes e comunicaes: a circulao como fator de interao e como dinamizao da regionalizao mundial; os sistemas de transportes e comunicao. 2.6. O comrcio e os servios: evoluo, principais organizaes e o papel dos servios na organizao do espao; o comrcio e os servios internacionais e regionais. 2.7. As transformaes geopolticas do espao mundial: o novo mapa do mundo, os atuais conflitos geopolticos, tnicoraciais e nacionalistas; o processo de globalizao e o espao do capitalismo industrial e financeiro; a reorganizao dos espaos socialistas, os megablocos econmicos internacionais e regionais; as

relaes norte-sul e a nova diviso internacional e territorial do trabalho; novas tendncias mundiais. 3 . A O R G A N I Z A O D O E S PA O BRASILEIRO 3.1. O espao geogrfico e a dinmica populacional: crescimento, movimentos migratrios e estrutura da populao; a questo do emprego e suas variaes no espao e no tempo. 3.2. O espao agrrio: tendncias e problemas da agricultura nacional; a biotecnologia e a agricultura orgnica no pas; polticas agrcolas e mercado mundial; organizao da produo, estrutura fundiria, relaes da produo e movimentos sociais. 3.3. O espao urbano: processo e forma de urbanizao, metropolizao e seus problemas; as cidades e os problemas urbanos; redes urbanas, suas estruturas espaciais e as relaes campo-cidade. 3.4. O espao industrial: o processo de industrializao e suas caractersticas; evoluo e fatores condicionantes da concentrao industrial no territrio nacional; contradies do desenvolvimento industrial e energtico, processo histrico, estrutura e caractersticas; distribuio da indstria e reordenamento no territrio. 3.5. Fontes de energia: a poltica energtica nacional, o modelo polticoeconmico e impactos ambientais. 3.6. Transportes e comunicaes: a circulao como fator de interao/integrao e dinamizao do territrio; os sistemas de transportes e comunicao. 3.7. O comrcio e os servios: a evoluo e o papel dos servios e do comrcio na organizao do espao; os principais intercmbios comerciais e de servios nacionais e regionais. 3.8. A organizao geopoltica do espao brasileiro: a ao do Estado e o planejamento territorial; as regies brasileiras e seus contrastes socioeconmicos e culturais; o problema da diviso e das disparidades regionais;

72

Universidade do Estado da Bahia

diviso Regional e Territorial do Trabalho. 3.9. O Nordeste: povoamento, colonizao e contrastes no uso da terra; o Nordeste brasileiro no contexto atual. 3.10. A Bahia no contexto da regio Nordeste: as grandes unidades geoambientais e as caractersticas socioeconmicas do Estado. 3.11. A questo ambiental no Brasil: as atividades econmicas e os impactos ambientais no meio urbano e rural. BIBLIOGRAFIA ADAS, Melhem. Estudos de geografia. 2o Grau. So Paulo: Saraiva, 1997. ANTUNES, Celso. Uma aldeia em perigo. So Paulo: Scipione, 1988. COELHO, Marcos de Amorim. Geografia do Brasil. So Paulo: Moderna, 1998. COIMBRA, Pedro. Geografia: uma anlise do espao geogrfico. So Paulo: Harbra, 1998. GARCIA, Hlio Carlos & GARAVELLO, Tito Macio. Geografia do Brasil Dinmica e contrastes. So Paulo: Scipione, 1995. LUCCI, Elian Alabi. O sistema da Terra: Geografia Geral. So Paulo: Moderna, 1997. ________. Geografia: O homem no espao global. 2o Grau. So Paulo: Saraiva, 1998. MAGNOLI, Demtrio & ARAJO, Regina. A Nova Geografia: Estudos de Geografia Geral. So Paulo: Moderna, 1991. MAGNOLI, Demtrio. A nova geografia: Estudos de Geografia da Amrica. So Paulo: Moderna, 1995. ________. Unio Europia, histria e geopoltica. So Paulo: Moderna, 1995. ________. Geografia: paisagem e territrio. So Paulo: Moderna, 1993. MOREIRA, Igor A. G. O espao geogrfico: Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: tica, 1997. OLIC, Nelson Basic. A desintegrao do Leste: URSS, Iugoslvia, Europa Oriental. So Paulo: Moderna, 1994. OLIVA, Jaime. Espao e modernidade: temas da geografia mundial. So Paulo: Atual, 1988. PEREIRA, Diamantino A. Correia, et alli. Geografia Cincia do espao: O espao brasileiro e o espao mundial. 2o Grau. So Paulo: Atual, 1988. RODRIGUES, Arlete Moyss (Org.). Meio

ambiente: ecos da ECO; textos crticos. Campinas, SP: IFCH/UNICAMP, 1993. SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. So Paulo: Hucitec, 1997. SCALZARETTO, Reinaldo. Geografia Geral: Nova Geopoltica. So Paulo: Scipione, 1992. VESENTINI, Jos William. Sociedade e Espao: Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: Editora tica, 1998. _________. Brasil: Sociedade e Espao: Geografia do Brasil. So Paulo: tica, 1996.

MATEMTICA (Candidatos aos cursos da UNEB e CFOPM/BA).


OBJETIVO
O candidato dever demonstrar habilidades de interpretao, anlise, compreenso, raciocnio lgico e conhecimento especfico, na resoluo de problemas no mbito da Matemtica. 1. LGICA MATEMTICA 1.1. Proposies. 1.2. Operaes e propriedades. 1.3. Sentenas abertas e quantificadores. 2. NMEROS 2.1. Conjuntos numricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexos (forma algbrica e trigonomtrica) 2.2. Operaes, propriedades e aplicaes. 2.3. Seqncias numricas, progresso aritmtica e progresso geomtrica. 2.4. Anlise Combinatria (arranjos, permutaes e combinaes simples), Binmio de Newton e probabilidade em espaos amostrais finitos. 3. LGEBRA 3.1. Polinmios: operaes e propriedades. 3.2. Equaes polinomiais. 3.3. Funes: generalidades. o o 3.4. Funes elementares: 1 grau, 2 grau, modular, exponencial e logartmica, grficos, equaes e inequaes relacionadas.

Universidade do Estado da Bahia

73

3.5. Sistemas lineares, matrizes e determinantes. 4. GEOMETRIA E MEDIDAS 4.1. Geometria plana: figuras geomtricas, congruncia, semelhana, permetro e rea. 4.2. Geometria espacial: paralelismo, perpendicularismo entre retas e planos, reas e volumes dos slidos geomtricos: prisma, pirmide, cilindro, cone e esfera. 4.3. Geometria analtica no plano: retas, circunferncia e distncias. 4.4. Trigonometria: razes trigonomtricas, funes, frmulas de transformaes trigonomtricas, equaes e resoluo de tringulos. 5. PROPORCIONALIDADE E FINANAS 5.1. Porcentagem. 5.2. Acrscimos e descontos. 5.3. Capitalizao simples. 5.4. Capitalizao composta. 6. TRATAMENTO DA INFORMAO 6.1. Noes de estatstica descritiva: tabelas, medidas de tendncia central e medidas de disperso. 6.2. Grficos estatsticos usuais.

Moderna, 1995.

CINCIAS DA NATUREZA FSICA / QUMICA / BIOLOGIA (Candidatos aos cursos da UNEB)


OBJETIVO
O candidato dever demonstrar o domnio dos conhecimentos fundamentais que permitam entender os fenmenos fsicos, qumicos e biolgicos, de forma contextualizada, permitindo a avaliao quanto sua capacidade de observao, interpretao e participao, com viso crtica, no mundo em que vive.

FSICA
1. GRANDEZAS FSICAS 1.1. Notao Cientfica. 1.2. Grandezas escalares e vetoriais. 1.3. Operaes com vetores. 1.4. O Sistema Internacional de Unidades (SI). Unidades de grandezas fsicas. Anlise dimensional. Mltiplos e submltiplos de grandezas fsicas. 1.5. Representao grfica de uma relao funcional entre duas grandezas fsicas. 1.6. Interpretao de grficos e extrapolao de valores em um grfico. 1.7. Grandezas diretamente e inversamente proporcionais. 2. MECNICA 2.1. Sistemas de referncia. Deslocamento, espao percorrido e trajetria. Velocidade mdia e instantnea. Relaes funcionais entre velocidade, acelerao e tempo. Movimento retilneo uniforme (MRU) e variado (MRUV). 2.2. Queda livre. Lanamento vertical horizontal e oblquo. 2.3. Construo, anlise e interpretao de grficos do deslocamento, velocidade e acelerao. 2.4. Movimento circular uniforme e variado.

BIBLIOGRAFIA
CRESPO, Antnio. Estatstica Fcil. So Paulo: Saraiva, 1998. DANTE, Luiz Roberto. Matemtica: contexto e aplicaes 1, 2, 3. So Paulo: tica, 2000. GENTIL, Marcondes & GRECCO, Srgio. Matemtica para o 2o grau 1, 2, 3. So Paulo: tica, 1996. GIOVANNI, Jos Ruy et alii. Matemtica 2o grau 1, 2, 3. So Paulo: F.T.D., 1992. IEZZI, Gelson et alii. Fundamentos de Matemtica Elementar. So Paulo: Atual, 1993. __________. Matemtica 2o grau. So Paulo: Atual, 1993. MACHADO, Nelson et alii. Matemtica por assunto. So Paulo: tica, 1988. NAZARETH, Helenalda. Curso Bsico de Estatstica. So Paulo: tica, 1992. PAIVA, Manoel. Matemtica 1, 2, 3. So Paulo:

74

Universidade do Estado da Bahia

Acelerao centrpeta. 2.5. As leis de Newton do movimento. Referenciais inerciais e no inerciais. Foras fictcias. 2.6. Composio e decomposio de foras. Equilbrio. Atrito. Lei de Hooke. Impulso e quantidade de movimento. 2.7. Quantidade de Movimento e a sua conservao. Gravitao. 2.8. Trabalho e energia. Energias cintica, potencial e mecnica. A lei de conservao da energia. Foras conservativas e dissipativas. 2.9. Densidade. Presso manomtrica e baromtrica. Unidades da presso. Os princpios de Pascal e Arquimedes. Empuxo. 3. TERMODINMICA 3.1.A Lei Zero da Termodinmica. Temperatura. Termmetros. Escalas termomtricas. Mudanas de escalas. Dilatao trmica. 3.2. Capacidade calorfica e calor especfico. Calor latente. Mudanas d e f a s e . Tr o c a s d e c a l o r. Transferncia de calor por conduo, radiao e conveco. Radiao do corpo negro. 3.3. Equivalente mecnico do calor. Trabalho realizado por um gs em expanso. Energia interna de um gs. Mquinas trmicas. A mquina de Carnot e o seu rendimento. 4. OSCILAES, ONDAS E PTICA 4.1. Movimento Harmnico Simples (MHS). 4.2.Parmetros de uma onda: amplitude, perodo, freqncia, comprimento de onda e velocidade. Frentes de onda. Reflexo, refrao, interferncia e difrao de ondas. Ondas sonoras. Ondas mecnicas. 4.3.Trajetria de um raio de luz, meio homogneo e isotrpico. Leis de Snell da reflexo e refrao. ndice de refrao. Prismas. Espelhos planos e esfricos. Lentes delgadas. 5. ELETROMAGNETISMO

5.1. Carga eltrica. Quantizao e conservao da carga. Eletrizao. Condutores e isolantes. 5.2.Lei de Coulomb. Campo eltrico. Potencial eltrico. 5.3.Superfcies equipotenciais. Energia potencial eltrica. 5.4.Capacitor de placas planas e paralelas. Energia armazenada em um capacitor. Associao de capacitores. 5.5. Diferena de potencial. Corrente eltrica. Resistncia eltrica. Lei de Ohm. Condutores hmicos e nohmicos. Efeito Joule. 5.6 Associao de resistores. Geradores e receptores. Circuitos eltricos e simples. 5.7.Campo magntico. Fora magntica. Movimento de uma carga em um campo magntico. Lei de Ampre. Induo eletromagntica. 5.8 O espectro eletromagntico. A natureza da luz e seu comportamento dual. 6. TEORIA DA RELATIVIDADE. 6.1. Radiatividade. 6.2. Decaimento radiativo. 6.3. Meia vida. 6.4. Fuso nuclear. 6.5. Fisso nuclear.

BIBLIOGRAFIA
ALVARENGA, Beatriz. Fsica. So Paulo: Scipione, 1998. AMALDI, Ugo. Imagens da Fsica. So Paulo: Scipione, 1995. ANJOS, Ivan Gonalves dos. Fsica. So Paulo: IBEP, 1999. BONJORNO & CLINTON. Fsica. So Paulo: FTD, 1992. CARRON, Wilson & GUIMARES, Osvaldo. As faces da Fsica. So Paulo: Moderna, 1997. TOLEDO Ivan Ramalho. Fsica. So Paulo: Moderna, 1995.

QUMICA
I. PROPRIEDADES E ESTRUTURA DA MATRIA
Universidade do Estado da Bahia

75

carter metlico. 1. Matria e energia: ! Propriedades da matria. ! Transformaes qumicas e fsicas. ! Substncias simples e compostas; alotropia. ! Substncias puras e misturas. ! Mtodos de separao e purificao de substncias: filtrao, destilao, decantao, floculao e adsoro. 2. A natureza atmica da matria: ! Partculas subatmicas. ! Elementos qumicos. ! Nmero atmico, nmero de massa. ! Isotopia. ! Evoluo dos modelos atmicos. ! Distribuio eletrnica em nveis e subnveis. 3. Classificao peridica dos elementos qumicos: ! Evoluo histrica da tabela peridica. ! A tabela peridica moderna: estrutura eletrnica em nveis e subnveis. ! Propriedades peridicas: raio atmico, energia de ionizao, afinidade eletrnica. 4. Interaes interpartculas: 4.1. Interaes Qumicas. ! Ligao inica. ! Ligao covalente. ! Ligao metlica. ! Teoria de Lewis. 4.2. Interaes Fsicas: ! Dipolo instantneo-dipolo induzido. ! Dipolo permanente-dipolo permanente: dipolo-dipolo e ligao de hidrognio. 4.3. Polaridade das molculas: ! Ligao polar e apolar: eletronegatividade e momento dipolar. ! Molcula polar e apolar. ! Geometria molecular: teoria de repulso dos pares eletrnicos da camada de valncia. ! 4.4. Propriedades das substncias: Carter inico, carter covalente e 5. Funes qumicas: compostos orgnicos e inorgnicos. ! Conceitos cido-base de Arrhenius e Brnsted. ! cidos e bases inorgnicos e orgnicos (cidos carboxlicos e aminas), xidos e sais. ! Hidrocarbonetos, lcoois, aldedos, cetonas, steres, teres, fenis, haletos orgnicos. ! Identificao, nomenclatura, propriedades, aplicaes mais comuns, nomenclatura oficial dos compostos orgnicos. ! Classificao dos compostos inorgnicos e orgnicos a partir de propriedades e dados experimentais. II. TRANSFORMAES DA MATRIA 1. Mudana de fase: ! Fases da matria slido, lquido, gasoso: propriedades macroscpicas (forma, volume, compressibilidade, difuso). ! Teoria cintica. ! Gs ideal. 2. Solues: ! Conceito. ! Concentrao: ttulo, g/L, mol/L, ppm. ! Mistura e diluio de solues. ! Propriedades coligativas, solues eletrolticas e no-eletrolticas aspectos qualitativos. ! Solubilidade curvas de solubilidade. ! Aplicaes. 3. Reaes Qumicas 3.1. Aspectos Qualitativos: ! Conceito. ! Simbologia da linguagem qumica atual equao qumica. ! Classificao: cido-base, combusto, oxirreduo, adio, decomposio, substituio, eliminao, condensao, polimerizao e precipitao. ! Interpretao de reaes a partir de dados e propriedades das substncias. ! Cintica Qumica. Velocidade de reao.

76

Universidade do Estado da Bahia

Fatores que interferem na velocidade concentrao, temperatura, superfcie de contato e catalisador. !Reaes Endotrmicas e Exotrmicas conceitos e diagramas de energia. !Conceito de Equilbrio Qumico. Equilbrios homogneos e heterogneos. Fatores que interferem no equilbrio qumico. Princpio de Le Chatelier. Equilbrio cido-base: pH e pOH. ! Eletroqumica pilhas e eletrlise. Potencial de reduo utilizao para a identificao de ocorrncia de reaes qumicas. Aplicaes. 3.2. Aspectos Quantitativos: ! Leis ponderais aplicao em clculos. ! Equaes qumicas: balanceamento e aplicao em clculo. ! Quantidade de matria conceito, modelo e aplicao. ! Massa atmica, Massa molar, Volume molar. ! Termoqumica. ! Estado padro. ! Calores de reao, de combusto, de neutralizao e de formao. Energia de ligao. ! Equaes termoqumicas e Lei de Hess. ! Equilbrio Qumico. ! Constantes de equilbrio Kc e Kp. ! Equilbrio cido-base: pH e pOH. ! Eletroqumica: diferena de potencial de pilhas. 4. Reaes Nucleares: ! Conceito. ! Emisso radioativa, natural e artificial. ! Fisso e Fuso nucleares. ! Avaliao crtica da utilizao da radiao nuclear: medicina, qumica, indstria, arqueologia e meio ambiente. III. TPICOS IMPORTANTES DA QUMICA ORGNICA E INORGNICA 1. Funes mistas: ! Glicdios. ! Aminocidos e protenas. ! Lipdios.

2. Processos industriais: ! Petrleo, biogs, carvo mineral. ! Polmeros sintticos e naturais. ! Produo de amnia, cido ntrico, cido sulfrico. ! Metalurgia. ! Aspectos sociais e ambientais. BIBLIOGRAFIA Qumica na Sociedade: Projeto de Ensino de Qumica em um contexto social (PEQS). Eliane Nilvana F. de Castro [et al.]; Grson de Souza Ml e Wildson Luiz P. dos Santos a (coord.) . Ed. UnB, 2 ed. Interaes e Transformaes: Qumica GEPEQ Ensino Mdio, volumes I, II e III, Ed. da Universidade de So Paulo, 1998. CARVALHO, Geraldo Camargo. Qumica o Moderna. So Paulo: Nobel S/A, 2 grau, vols. 1, 2 e 3. CANTO, Eduardo Leite & PERUZZO, Francisco Miragaia. Qumica na abordagem do cotidiano. So Paulo: Moderna, vols. 1, 2 e 3. FELTRE, Ricardo. Qumica. So Paulo: Moderna 2000, vols. 1, 2 e 3. FONSECA, Marta Reis Marques da. Qumica Geral. So Paulo: FTD, 1992. ____________ Fsico-Qumica So Paulo: FTD, 1992. USBERCO, Joo & SALVADOR, Edgard. Qumica. Vol. nico. So Paulo: Saraiva, 2000.

BIOLOGIA
1. A ORGANIZAO DA CLULA 1.1. A composio elementar e imediata da clula e nveis de organizao celular. 1.2. Padres de organizao celular clula procaritica e eucaritica. ! aspectos bsicos da estrutura celular. ! 1.3. As propriedades emergentes na

Universidade do Estado da Bahia

77

organizao e dinmica da clula. 1.4. Sistemas biolgicos acelulares. 2. PROCESSOS CELULARES DE OBTENO DE ENERGIA 2.1. A evoluo dos mecanismos de obteno de energia ! A fermentao: importncia nos primrdios da vida e sua preservao no metabolismo energtico. ! A utilizao da energia solar na produo do alimento. ! A fotossntese anaerbica e a fotossntese aerbica. ! A respirao: um processo mais eficiente para produo de energia. 3. A CONTINUIDADE DA CLULA EUCARITICA 3.1. O ciclo celular mittico: a interfase e a mitose Mecanismos moleculares bsicos da ! interfase. Aspectos gerais da transcrio, traduo ! e replicao do DNA. 3.2. Organizao do material gentico nas clulas eucariticas Os cromossomos. ! As etapas da mitose e a sua significao ! biolgica. 4. A ESTRUTURAO DA VIDA 4.1.Organismos unicelulares e pluricelulares. 4.2. A classificao dos seres vivos As categorias sistemticas ! fundamentais e a nomenclatura binomial. Os trs domnios dos seres vivos ! segundo Woese e a classificao em cinco reinos. 4.3. Caracterizao em relao a aspectos morfolgicos, fisiolgicos e ecolgicos dos reinos Monera. ! Protista. ! Fungi. ! Vegetal. ! Animal. ! 5. A CONTINUIDADE DOS ORGANISMOS

5.1. Os processos assexuais: estratgias naturais de "clonagem". 5.2. A reproduo sexuada e a exploso da variabilidade. Os mecanismos bsicos da reproduo ! sexuada. Aspectos particulares da meiose em ! relao mitose e sua significao biolgica. Aspectos gerais da fecundao. ! 5.3. As estratgias reprodutivas em plantas e animais. 5.4. A reproduo humana: Aspectos morfofisiolgicos. ! A fecundao e a evoluo do zigoto no ! organismo materno. controle da natalidade aspectos ! biolgicos e ticos. 6. O PARADOXO DA HEREDITARIEDADE: PRESERVAO E VARIABILIDADE 6.1. Mecanismos bsicos da hereditariedade ! Princpios mendelianos da herana. ! Gentica ps-mendeliana. ! A expresso fenotpica: interao gentipo e meio. 6.2. A revoluo darwiniana A origem das espcies na concepo de ! Darwin. darwinismo no sculo XX - as bases ! genticas do processo evolutivo: mutao e recombinao gnica nas populaes. 6.3. Ambiente e especiao. 7. AS RELAES ENTRE OS SERES VIVOS 7.1. A relao primordial entre auttrofos e hetertrofos. 7.2. A biosfera, a grande teia da vida: Populaes. ! Comunidades. ! Ecossistemas. ! 7.3. O Sol, a fonte energtica "inesgotvel" que mantm a vida. A entrada da energia no sistema vivo: os ! produtores. O fluxo unidirecional de energia na ! comunidade bitica: as cadeias alimentares.

78

Universidade do Estado da Bahia

7.4. A reciclagem da matria e os ciclos biogeoqumicos. 7.5. As estratgias ecolgicas de sobrevivncia Relaes dentro das populaes. Relaes entre as populaes. AES ANTRPICAS DESEQUILBRIO DA BIOSFERA E O

! ! 8.

Bio. 9. ed. Saraiva, 1998. Vol. nico. MARCONDES, Ayrton Csar. Biologia. Volume nico. So Paulo: Atual, 1998. PAULINO, Wilson Roberto. Biologia. 2. ed. Volume nico. tica, 1998. SOARES, Jos Lus. Biologia. 9. ed. Volume nico. So Paulo: Scipione, 1999. LINHARES, Srgio & GEWANDSNAJDER, Fernando. Biologia. 9. ed. Programa Completo. So Paulo: tica, 1998.

8.1. Poluio, reduo da biodiversidade e biotecnologia. 8.2. Questes ticas da biotecnologia: ! Produo de organismos transgnicos. ! Manipulao de embries humanos. ! Patentes de genes e de organismos. ! Terapia gnica. ! Biopirataria. 8.3. A utilizao de animais em experimentos cientficos e em eventos para a diverso do Homem. 9. SADE COMO COMPREENSO DE VIDA 9.1. O Homem e as doenas: As epidemias e as endemias no Brasil, aspectos socioculturais e biolgicos. ! reaparecimento de epidemias e endemias: determinantes polticos, socioculturais e biolgicos. ! 1 0 . O S U R G I M E N TO D A V I D A N O CONTEXTO DA EVOLUO DATERRA 10.1. A evoluo abitica e o estabelecimento do progenoto: A evoluo dos biopolmeros. ! A evoluo da compartimentao. ! A evoluo dos mecanismos genticos ! bsicos. BIBLIOGRAFIA AMABIS, Jos Mariano & MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia das clulas. So Paulo: Moderna, 1995. Biologia dos organismos. So Paulo: Moderna, 1995. Biologia das populaes. So Paulo: Moderna, 1995. LOPES, Snia Godoy Bueno Carvalho Lopes.

NOES BSICAS DE DIREITO (Candidatos aos cursos CFOPM/BA)


Direito Constitucional. 1. Constituio da Repblica Federativa do Brasil: Poder Constituinte. 2. Dos princpios fundamentais. 3. Dos direitos e garantias fundamentais. 3.1 Dos direitos e deveres individuais e coletivos. 3.2 Da nacionalidade. 3.3 Dos direitos polticos. 4. Da organizao do Estado. 4.1 Da organizao polticoadministrativa. 4.2 Da Unio. 4.3 Dos Estados federados. 4.4 Do Distrito Federal e dos Territrios. 4.4.1 Da administrao pblica. 4.4.2 Disposies gerais. 4.4.3 Dos servidores pblicos. 4.4.4 Dos militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios. 5. Da organizao dos poderes. 5.1 Do poder Legislativo. 5.1.1 Do Congresso Nacional. 5.1.2 Das atribuies do Congresso Nacional. 5.1.3 Da Cmara dos Deputados. 5.1.4 Do Senado Federal. 5.2 Do Poder Executivo. 5.2.1 Do Presidente e do VicePresidente da Repblica. 5.2.2 Das atribuies do Presidente da Repblica. 5.2.3. Do Conselho da Repblica e do Conselho de Defesa Nacional. 5.3 Do Poder Judicirio. 5.3.1 Disposies gerais. 5.4 Das funes essenciais Justia. 5.4.1 Do Ministrio Pblico.

Universidade do Estado da Bahia

79

6. Da defesa do Estado e das instituies democrticas. 6.1 Do estado de defesa e do estado de stio. 6.2 Das Foras Armadas. 6.3 Da segurana pblica. Direitos Humanos. 1. Precedentes histricos: Direito Humanitrio, Liga das Naes e Organizao Internacional do Trabalho (OIT). 2. A Declarao Universal dos Direitos Humanos/1948. 3. Conveno Americana sobre Direitos Humanos/1969 (Pacto de So Jos da Costa Rica) (arts. 1 ao 32). 4. Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais (arts. 1 ao 15). 4. Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos/1966 (arts. 1 ao 27). Direito Administrativo. 1. Administrao pblica: conceito e princpios. 2. Poderes administrativos. 3. Atos administrativos. 3.1 Conceito. 3.2 Atributos. 3.3 Requisitos. 3.4 Classificao. 3.5. Extino. 4. Organizao administrativa. 4.1. rgos pblicos: conceito e classificao. 4.2 Entidades administrativas: conceito e espcies. 4.3 Agentes pblicos: espcies. 5. Regime jurdico do militar estadual: Estatuto dos Policiais Militares do Estado da Bahia (Lei Estadual n. 7.990, de 27 de dezembro de 2001). Direito Penal. 1. Da aplicao da lei penal. 1.1 Lei penal no tempo. 1.2 Lei penal no espao. 2. Do crime. 2.1. Elementos. 2.2. Consumao e tentativa. 2.3 Desistncia voluntria e arrependimento eficaz. 2.4. Arrependimento posterior. 2.5 Crime impossvel. 2.6. Causas de excluso de ilicitude e

culpabilidade. 3. Contraveno. 4. Imputabilidade penal. 5. Dos crimes contra a pessoa (homicdio, leso corporal e rixa). 6. Dos crimes contra a liberdade pessoal (ameaa, seqestro e crcere privado). 7. Dos crimes contra o patrimnio (furto, roubo, extorso, apropriao indbita, estelionato e outras fraudes e receptao). 8. Dos crimes contra os costumes (estupro, atentado violento ao pudor, seduo, corrupo de menores). 9. Dos crimes contra a paz pblica (quadrilha ou bando). 10. Dos crimes contra a administrao pblica (peculato e suas formas, concusso, corrupo ativa e passiva, prevaricao, usurpao de funo pblica, resistncia, desobedincia, desacato, contrabando e descaminho). 11. Legislao esparsa. 11.1 Lei n. 9.455/97 (tortura). 11.2 Lei n. 4.898/65 (abuso de autoridade).

80

Universidade do Estado da Bahia

ANEXO 3
QUESTIONRIO SOCIOCULTURAL
Este questionrio, que compe o material de inscrio, tem o objetivo exclusivo de coletar dados socioculturais dos candidatos ao ingresso nos Cursos Superiores, conforme recomendaes da Portaria MEC n 837 de 31/08/90. As informaes levantadas so sigilosas e sero tratadas coletivamente, sem nenhuma interferncia no processo de seleo dos candidatos. Recomenda-se aos candidatos: Analisar cada item com ateno. Optar por apenas uma resposta. Preencher cada quadrcula da Grade de Respostas conforme os cdigos apresentados para cada item. No deixar nenhuma resposta em branco. Ter exatido ao selecionar cada resposta. 1. Sexo: Masculino Feminino 2. Qual a sua idade em 31 de dezembro de 2008? menos de 17 anos 17 anos 18 anos 19 anos 20 anos 21 anos 22 anos 23 a 25 anos 26 a 30 anos mais que 30 anos 3. Voc reside atualmente no: Municpio Sede da Unidade Universitria Municpio da microrregio da Unidade Universitra Outro Municpio do Estado da Bahia Outros 4. Em que tipo de Estabelecimento de Ensino voc cursou a Educao Bsica? Todo em escola pblica Maior parte em escola pblica Todo em escola particular Maior parte em escola particular Metade em escola pblica, metade em escola particular 5. Em que tipo de Estabelecimento de Ensino voc cursou o Ensino Mdio? Todo em escola pblica Maior parte em escola pblica 01 02 Todo em escola particular Maior parte em escola particular Metade em escola pblica, metade em escola particular 6. Qual o curso do Ensino Mdio que voc concluiu e/ou concluir?
Tcnico(Eletrnica, Qumica, Contabilidade, Agrcola, etc.)

03 04 05

Colegial, antigo cientifico ou clssico Magistrio Supletivo

01 02 03 04

7. Ano em que voc concluiu ou est concluindo o Ensino Mdio: 2008 01 2007 02 2006 03 2005 04 2004 05 2003 - 1990 06 Antes de 1990 07 8.Em que perodo voc cursou o Ensino Mdio? Todo diurno 01 Todo noturno 02 Maior parte diurno 03 Maior parte noturno 04 9. Voc foi reprovado em alguma srie do Ensino Mdio? No 01 Sim, uma vez 02 Sim, duas vezes 03 Sim, trs vezes 04 Sim, mais de trs vezes 05 10. Por que voc fez cursinho pr-vestibular? No se aplica, no fiz cursinho 01 O meu colgio fez convnio com o cursinho 02 O meu colgio no prepara adequadamente para o vestibular 03 Para atualizar os meus conhecimentos, porque parei de estudar h muito tempo 04 Porque recebi bolsa de cursinho 05 O cursinho ensina "macetes" para o vestibular 06 Porque participei do programa Universidade para Todos 07 Outro motivo 08 11. Por que voc no fez cursinho pr-vestibular? No se aplica, fiz cursinho 01 O horrio do cursinho coincidia com o trabalho 02 O ensino do meu colgio suficiente para o vestibular 03 Achei que poderia estudar sozinho(a) 04 O meu colgio ofereceu o pr-vestibular integrado ao curso 05

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 01 02 03 04

01 02 03 04 05 01 02

Universidade do Estado da Bahia

81

No havia cursinho nas proximidades de casa Dificuldades econmicas Outro motivo

06 07 08

12. Voc j fez outro vestibular anteriormente? No, nunca prestei vestibular anteriormente 01 Sim, nesta Instituio, mas no fui classificado(a) 02 03 Sim, em outra Instituio, mas no fui classificado(a) Sim, s por experincia 04 Sim, j sou matriculado(a), mas pretendo mudar de curso 05 Sim, j sou formado (a),mas pretendo fazer outro curso 06 Sim, fui classificado(a), mas no me matriculei 07 Outra situao 08 13. Da relao abaixo, qual a matria que voc tem maior afinidade e gostaria de continuar estudando? Histria 01 Fsica 02 Geografia 03 Biologia 04 Qumica 05 Matemtica 06 Lngua Portuguesa 07 Lngua Inglesa 08 Lngua Espanhola 09 Lngua Francesa 10 14. Por que voc optou por esta Instituio? Por oferece o melhor curso na rea de minha opo 01 Pela credibilidade da Instituio 02 Por oferecer ensino gratuito 03 Pela possibilidade de acesso Universidade nesta Instituio maior 04 Por ser prxima da minha residncia 05 06 Pela dificuldade de estudar em outras Instituies Por ser escolhida pela maioria dos meus amigos 07 Outro motivo 08 15. Qual o principal motivo que o levou a optar pelo curso em que est se inscrevendo? Tem mercado de trabalho garantido 01 Permite conciliar o exerccio da profisso com os outros afazeres 02 bem remunerado 03 importante para o desenvolvimento do pas 04 Possuo afinidade pessoal, vocao, realizao pessoal 05 Permite conciliar aula - trabalho 06 Inexistncia de curso preferido 07 Garantia da vaga na instituio e transferncia para o curso preferido / dificuldade de aprovao no curso preferido 08 Pouca exigncia e de fcil concluso 09 Outro motivo 10 16. O que mais o(a) influenciou a optar pelo curso escolhido? A famlia

Aptido pessoal Os amigos e/ou professor a nica opo que me possvel Orientador vocacional , testes vocacionais Necessidade de me preparar para um trabalho
Informaes obtidas pelos meios de Comunicao

02 03 04 05 06 07

17. O que voc espera obter num curso superior? (Indique apenas uma alternativa, a que predominante) Aumento de conhecimento e cultura geral 01 Nvel superior para melhorar a atividade que j desenvolvo 02 Formao profissional terica voltada para o futuro emprego 03 Diploma de nvel superior 04 Formao terica voltada para o ensino e a pesquisa 05 Conscincia critica que possibilite intervir na sociedade 06 Outro motivo 07 18. Excetuando os escolares, quantos livros, em mdia, voc l por ano? Nenhum 01 1a2 02 3a5 03 6 a 10 04 11 a 20 05 Mais de 20 06 19. Alm dos textos didticos e informativos, o que voc mais l? Literatura-fico (romances, contos, crnicas, poesias, etc) 01 Romances policiais e/ou de terror 02 Fico cientfica 03 No fico (estudos, textos histricos e polticos, depoimentos, relatrios, etc) 04 Nenhum 05 20. Que meio voc mais utiliza para se manter informado? Televiso Revistas Rdio Conversas Jornal Outro 21. Voc l jornal? No Sim, aos domingos Sim, ocasionalmente Sim, diariamente

01 02 03 04 05

01 02 03 04

01

22. Alm dos estudos, com quais atividades voc mais ocupa o seu tempo? Msica 01 Teatro, dana 02

82

Universidade do Estado da Bahia

Artesanato, pintura Cinema, vdeo Trabalho Esportes Religio Outras 23. Qual o nvel de instruo de seu pai? Analfabeto Ensino Fundamental incompleto Ensino Fundamental completo Ensino Mdio incompleto Enisno Mdio completo Ensino Superior incompleto Ensino Superior completo 24. Qual o nvel de instruo de sua me? Analfabeta Ensino Fundamental incompleto Ensino Fundamental completo Ensino Mdio incompleto Enisno Mdio completo Ensino Superior incompleto Ensino Superior completo

03 04 05 06 07 08 01 02 03 04 05 06 07 01 02 03 04 05 06 07

Trabalho e no recebo ajuda financeira da famlia

05

30. Pretende trabalhar enquanto faz o curso superior? No 01 Sim, apenas em estgios para treinamento 02 03 Sim, apenas nos dois ltimos anos de estudos 04 Sim, desde o primeiro ano, em tempo parcial 05 Sim, desde o primeiro ano, em tempo integral 31. Qual a condio do imvel onde sua famlia reside? Prprio 01 Alugado 02 Outra 03 32. Com quantas pessoas voc reside? Moro sozinho 1 pessoa 2 pessoas 3 a 6 pessoas 7 ou mais pessoas 01 02 03 04 05

25. Qual a ocupao de seu pai ? (veja o cdigo da categoria ocupacional que estiver mais de acordo com o que seu pai faz, observando a Tabela de Ocupaes que voc encontrar no final deste questionrio):

26. Qual a ocupao de sua me?(siga as orientaes da questo anterior): 27. Qual a renda total, mensal da sua famlia?(some todos os salrios brutos, sem dedues, dos membros da sua familia que trabalham e que estejam morando em sua casa. Inclua o seu salrio, caso voc trabalhe. Se for casado, refira-se prpria famlia: At um salrio mnimo 01 Mais de 1 at 3 salrios mnimos 02 Mais de 3 at 5 salrios mnimos 03 Mais de 5 at 10 salrios mnimos 04 Mais de 10 at 20 salrios mnimos 05 Mais de 20 salrios mnimos 06 28. Qual a sua ocupao(veja a categoria ocupacional que estiver mais de acordo com a sua ocupao, conforme a Tabela de Ocupaes, que voc encontrar no final deste questionrio). 29. Qual a sua participao na renda da famlia? 01 No trabalho, recebo ajuda financeira da famlia Trabalho e contribuo parcialmente para o sustento da famlia 02 Trabalho e recebo ajuda financeira da famlia 03 Trabalho e sou o responsvel pelo sustento da famlia 04

33. Se aprovado neste vestibular, qual ser a sua mais provvel situao de moradia? Com a prpria famlia 01 Com os parentes 02 03 Sozinho em penso, pensionato ou repblica Fora do municpio onde farei o curso, viajando diariamente 04 Outra 05 34. Qual o meio de transporte que voc mais utiliza? Nenhum 01 Moto 02 Bicicleta 03 Carro prprio ou da famlia 04 nibus 05 Carona 06 35. J fez ou vem fazendo algum curso superior e qual das seguintes alternativas melhor expressa sua situao no r e f e r i d o curso?
No fiz e nem estou fazendo nenhum curso

01 Abandonei-o 02 J conclui 03 Pretendo desistir do curso atual, se passar neste vestibular 04 Pretendo continuar com o curso que venho fazendo, uma vez que prestarei este vestibular apenas por experincia 05 Outro 06

36. Quanto sua primeira opo, voc se considera: Absolutamente decidido 01 Muito decidido 02 Decidido 03 Indeciso 04 Muito indeciso 05

Universidade do Estado da Bahia

83

37. Indique entre as alternativas abaixo aquela que corresponde sua cor/ raa: Branca 01 Amarela 02 Indgena 03 Preta 04

CDIGO

CATEGORIAS OCUPACIONAIS

01 ALTOS CARGOS POLTICOS E ADMINISTRATIVOS.


PROPRIETRIOS DE GRANDES EMPRESAS, DEPUTADOS, DESEMBARGADORES; JUZES, AUDITORES, EMPRESRIOS, FAZENDEIROS OU COMERCIANTES COM 50 EMPREGADOS OU MAIS.

38. Voc tem acesso a computador? No Sim, em casa Sim, em outros locais 39. Voc usa o computador para: Trabalhos escolares Jogos Fins profissionais Outros No uso 40. Voc tem acesso Internet? No Sim, em casa Sim. em outros locais No sei o que Internet

01 02 03 01 02 03 04 05 01 02 03 04

02 PROFISSIONAIS LIBERAIS, CARGOS DE GERNCIA


OU DIREO,PROPRIETRIOS DE MDIAS EMPRESAS:EMPRESRIOS,COMERCIANTES OU FAZENDEIROS COM 11 A 49 EMPREGADOS. DELEGADO, PROMOTOR, DEFENSOR, GERENTES, FISCAIS DO ESTADO, OFICIAIS DAS FORAS ARMADAS, PREFEITO,VEREADOR, PROFESSOR UNIVERSITRIO, DONO DE CARTRIO, ESCRIVO, D I R E T O R D E R E PA R T I E S P B L I C A S , PROFISSIONAIS LIBERAIS DE NVEL SUPERIOR.

0 3 P O S TO S M D I C O S D E S U P E RV I S O O U
D I R E O D E O C U PA E S T C N I C A S E PEQUENOS EMPRESRIOS, FAZENDEIROS OU COMERCIANTES: CAIXA, ADMINISTRADORES, AGENTES PBLICOS, CHEFE PESSOAL, C O L E T O R E S , C O N TA D O R , D E S E N H I S TA , LOCUTOR, ESCREVENTE, DIRETOR DE ESCOLA, PROF. SECUNDRIO, PASTOR, PROTTICO, REPRESENTANTE, TOPGRAFO, DONOS DE PEQUENA INDSTRIA, COMRCIO OU FAZENDA COM 2 A 10 EMPREGADOS, OPERRIO ESPECIALIZADOS.

04

OCUPAES ESPECIALIZADAS DE APOIO E AUTONOMIA DE PEQUENOS NEGCIOS: B A N C R I O , D AT I L G R A F O , P R O F E S S O R PRIMRIO, ESCRIVO, OPERRIOS DE INDSTRIAS (DE MVEL, TXTIL, VESTURIO, A L I M E N T A O , COURO, SERVIOS E OUTROS). CABELEIREIRO, ALFAIATE, MESTRE DE OBRAS, MOTORISTA, TAXISTA, BARBEIRO, CARPINTEIRO, ELETRICISTA, S E R R A L H E I R O , PADEIRO. DONO DE QUITANDA, BANCA DE R E V I S TA , O L A R I A , F E R R E I R O , O U R I V E S , PEDREIRO, PINTOR E TCNICO DE TV. IMVEIS OU DE OUTROS NEGCIOS.

05 APOSENTADO OU VIVE DE RENDA, ALUGUEL DE 06 OCUPAES MANUAIS EM GERAL: COBRADOR,


FEIRANTE, ZELADOR, COLETOR DE LIXO, GUARDA NOTURNO,TRABALHADOR RURAL, VENDEDOR AMBULANTE,PESCADOR, EMPREGADA DOMSTICA, ETC.

07 DONA DE CASA. 08 NO TRABALHA, S ESTUDA. 09 DESEMPREGADO(A). 10 OUTRA SITUAO.

84

Universidade do Estado da Bahia

ANEXO 4
CAMPUS / CIDADE / ENDEREO
CAMPUS CIDADE SALVADOR ALAGOINHAS JUAZEIRO JACOBINA SANTO ANTNIO DE JESUS CAETIT SENHOR DO BONFIM PAULO AFONSO BARREIRAS TEIXEIRA DE FREITAS SERRINHA GUANAMBI ITABERABA CONCEIO DO COIT VALENA IREC BOM JESUS DA LAPA EUNPOLIS CAMAARI BRUMADO IPIA EUCLIDES DA CUNHA SEABRA XIQUE - XIQUE ENDEREO
Rua Silveira Martins N 2555 Cabula CEP: 41330-620 UNEB/ COPEVE Tel.: (71)3117 -2235 ou 0800713000 Rodovia Alagoinhas/ Salvador, BR 110, Km 03 CEP: 48.040 -210 Alagoinhas/ Ba Tel.: (75)3422 -1139/ 2102 Fax. : (75)3422-4888 Av. Dr. Chastinet Guimares, s/n So Geraldo CEP: 48.900-000 Juazeiro/ Ba Tel.: (74)3611 -7743 Av. J. J. Seabra , 158 Bairro Estao CEP: 44.700-000 Jacobina/ Ba Telefax.: (74)3621 -3337 Fax.: (74)3621-4154/ 4618 Loteamento Jardim Bahia, s/n CEP: 44.574-005 Santo Antnio de Jesus/ Ba Telefax.: (75)3631 -2855 Avenida Contorno, s/n CEP: 46.400-000 Caetit/ Ba Telefax.: (75)3454 -2021 Rodovia Lomanto Jnior, BR 407, Km 127 CEP: 48.970-000 Senhor do Bonfim/ Ba Telefax.: (74)3541 -3272 Bairro General Dutra Rua do Gangorra, 503. CEP: 48.608-240 Paulo Afonso/ Ba Telefax.: (75)3281 -2624/ 4624 Br 242, Km 4 Loteamento Flamengo CEP: 47.802-470 Barreiras/ Ba Tel.: (77)3611 -6401 Fax.: (77)3611 -3950 Av. ACM - Centro CEP: 45.995-300 Texeira de Freitas/ Ba Telefax.: (73)3291 -8300 Rua lvaro Augusto , s/n Rodoviria DEP: 48.7000-000 Serrinha/ Ba Telef ax.: (75)3261-2168 Bairro Ipanema CEP: 46.430-000 Guanambi/ Ba Telefax.: (77)3451 -1535 Rua Doutor Orman Ribeiro dos Santos, s/n CEP: 46.880-000 Itaberaba/ Ba Telefax.: (75)3251 -1710 Avenida Lus Eduardo Magalhes, s/n Jaqueira CEP: 48.730-000 Conceoo do Coit Telefax.: (75)3262 -1077 Rua do Arame, s/n Tento CEP: 45.400-000 Valena/ Ba Tel.: (75)3641 -0608/ Fax.: (75)3641-0599 Rua Tiradentes, 54 CEP: 44.900-000 Irec/ Ba Tel.: (74)3641-4532/ 3503 Avenida Agenor Magalhes, s/n Bairro Amaralina CEP:47.600 -000 Bom Jesus da Lapa/ Ba Tel.: (77)3481 -5088 Praa Centauro, 305 Bairro Centauro CEP: 45.821-140Eunpolis/ Ba Tel.: (73)3281 -6155 Rodovia BA 512, Km 1.5/ Plo Petroqumico CEP: 42.810-440 Camaari/ Ba Tel.: (71)3634 -5340/ 5231 Av. Lindolfo Azevedo Brito, 1170 Rodovia Brumado -Livramento, Km 01 CEP: 46.100-000 Brumado/ Ba Tel.: (77)3441 -2387 Avenida Gatlio Vargas, 769 Centro CEP: 45.570-000 Ipia/ Ba Tel.: (73)3531 -3436 Rua Enock Canrio de Arajo, s/n Jeremias CEP: 48.500-000 Euclides da Cunha/ Ba Tel.: (75)3271 -2346/ 2416 Rua Padre Justiniano Costa, s/n Boa Vista CEP: 46.900-000 Seabra/ Ba Tel.: (75)3331 -2222/ 2285 Rua Professor Carlos Santos, 601 Zona do Hospital CEP: 47.400-000 Xique Xique/ Ba

Campus/Cidade/Endereo

I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII XIII XIV XV XVI XVII XVIII XIX XX XXI XXII XXIII XXIV

Universidade do Estado da Bahia

85

ANEXO 5
ESCOLAS DO ENSINO MDIO REDE PBLICA ESTADUAL / BAHIA
BARRA DA ESTIVA ABARA 76466 ESC. EST. NERCY ANTONIO DUARTE 68110 COL. EST. DR. FRANCISCO ROCHA FILHO BARRA DO CHOA 68110991 COL. EST. FRANCISCO ROCHA FILHO 24856 ESCOLA DARIA VIANA QUEIROZ ABAR BARRA DO MENDES 13927 ESCOLA JOSEFINA GOMES DE ARAUJO 25925 COLEGIO EDIVALDO MACHADO BOAVENTURA 13960 ESCOLA SANTO ANTONIO DE ABARE BARREIRAS 12986 ESC. MUNIC.WALTER AUGUSTO JONES 29696 ESC. DE 1 G BARREIRINHAS ACAJUTIBA 29718 ESC. EST. DE 1G. DUQUE DE CAXIAS 5118 GR. E. PROF. CARLOS BARROS 29742 ESC. AGROT. GERALDO ROCHA 5126 MARIA ESPERANA LOPES DE ANDRADE 29750 ESC. DE 1G. JOSE DE CASTRO GUA FRIA 29769 ESC. EST. DE 1G. E 2G PROF. FOLK ROCHA 5320 COL. EST. JOO DURVAL CARNEIRO 29831 ESC. POL. PROF. ALEXANDRE LEAL COSTA AIQUARA 29858 ESC. EST. PRISCO VIANA 78051 COLGIO LUIS EDUARDO MAGALHES 29939 ESC. EST. DE 1G HERCULANO DE FARIA ALAGOINHAS 39896 COL. EST. ANTONIO GERALDO 35637 COL. EST. DE ALAGOINHAS 65382 COL. DEMOC. EST. MARCOS FREIRE 76092 COL. EST. PROF. CARLOS ROSA 76436 COL. MOD. LUIS EDUARDO MAGALHES BARRO PRETO 77037 COL. EST. DE ALAGOINHAS - ANEXO I 12491 GR. ESC. LOMANTO JUNIOR 77089 COL. LUIS EDUARDO MAGALHES BARROCAS 7773 ESC. EST. BRAZILINO VIEGAS 15520 COL. EST. PROF. PLINIO CARNEIRO 7927 COL. EST. LUIS NAVARRO DE BRITO BELMONTE 7978 COL. POL. DE ALAGOINHAS 12998 ESC. POL. DE BELMONTE 7986 COL. EST. DR. MAGALHAES NETO BELO CAMPO 8028 ESC. MARIA JOSE BASTOS SILVA 24872 ESC. EST. DE 1G CARLOS SANTANA ALCOBAA BIRITINGA 13218 GR. ESC. LOMANTO JUNIOR 15547 ESC. EST. DE BIRITINGA 78090 COL. ERALDO TINOCO 15555 CTO EDUC. DOM BOSCO AMARGOSA BOA NOVA 45462 ESC. EST.DE 1 G STA BERNADETE 17221 COL. EST. EDIVALDO MACHADO BOAVENTURA 67180 ESC. AGROTECNICA DE AMARGOSA BOA VISTA DO TUPIM 9199 ESC. EST. PEDRO CALMON 23159 COL. MUNIC. BOA VISTA DO TUPIM AMLIA RODRIGUES 64351 ESCOLA CASTELO BRANCO 5347 CENTRO EDUCACIONAL DR. ALOYSIO DE CASTRO BOM JESUS DA LAPA 5410 COL. EST. LUIZ NAVARRO DE BRITO 31712 CTO EDUC SO VICENTE DE PAULO 5436 COL. EST. MARIA TEOFILA 31720 COL. MONSENHOR TURIBIO VILANOVA AMRICA DOURADA 76437 COL. LUIS EDUARDO MAGALHES 25747 COL. EST. SO SEBASTIO 78018 COL. EST. PROJETO FORMOSO ANAG BOM JESUS DA SERRA 24813 GR. ESCOLAR RENATO VIANA 65706 COL. EST. JUVENCIO AMARAL ANDARA BONINAL 64386 COL. MUNIC.DE ANDARA 33014 GR. ESC. RUI BARBOSA 78017 ESCOLA NOVA DE ANDARA BONITO ANDORINHA 76194 COL. EDUC. BONITO 64998 ESC. EST. DE ANDORINHA BOQUIRA ANGICAL 76443 COL. EST. LUIS EDUARDO MAGALHES 29521 COL. EST. APARICIO JOSE DA SILVA BOTUPOR 76458 COL. EST. LUIS EDUARDO MAGALHES ANGERA BREJES 5576 CENTRO EDUC. AUREO DE OLIVEIRA FILHO 17175 COL. EST. EDIVALDO MACHAD BOAVENTURA ANTONIO CARDOSO 76399 COL. EST. ANA LUCIA CASTELO BRANCO 5460 CTO. ANTONIO CARLOS MAGALHES BREJOLNDIA ANTONIO GONALVES 78048 COLEGIO LUIS EDUARDO MAGALHES 19577 COL. EST. ARTUR OLIVEIRA DA SILVA BROTAS DE MACABAS APOR 27456 ESC. PAPA JOAO PAULO I 7730 CTO. EDUC. DR. JAIRO AZI BRUMADO 7749 COL. AUREA DOS HUMILDES OLIVEIRA 23817 COL. EST. DE BRUMADO APUAREMA 23981 ESC. DE 1G GETULIO VARGAS 10758 GR. ESC. DOUTOR VASCO FILHO 76430 COL. MOD. LUIS EDUARDO MAGALHES ARACATU BUERAREMA 23671 ESC. DE 1 G CANDIDO SILVEIRA SANTOS 11584 COL. EST. ENEDINA OLIVA 23671991 ANEXO - COL. EST. CEL. CANDIDO SILVEIRA BURITIRAMA 23671992 ANEXO II ESC. CEL. CANDIDO SILVEIRA 78003 COL. EST. ANTONIO RODRIGUES VIANA ARACI CABACEIRAS DO PARAGUAU 15431 ESC. N. SRA DAS GRACAS 67385 ESC. 1G. EDIVALDO BOAVENTURA 15474 COL. EST. IMACULADA CONCEICAO CACHOEIRA ARAMARI 33715 C. EST. DE CACHOEIRA 76115 ESC. DE 1 G ANSELMO DA SILVA SANTOS CACUL ARATUPE 28304 GR. ESC. ANA TEIXEIRA 8966 COL MUL. PROF. ROCHA PITA 28371 COL. EST. NOBERTO FERNANDES AURELINO LEAL 28380 GR. ESC. TERGINA PINHEIRO 11550 GR. ESC. PROFA. MARIA OLIMPIA CAM BAIXA GRANDE 78027 COLEGIO ARNALDO DE OLIVEIRA 22730 COL. EST. JOSE RIBEIRO PAMPONET CAETANOS BANZA 65722 COLEGIO ESTADUAL JOO LOPES 78096 ESCOLA NOVA DE BANZAE CAETIT BARRA 29335 INST. DE EDUC. ANISIO TEIXEIRA 27502 COL. EST. Dr.LUIZ ROGERIO DE SOUZA 76710 IELITA CONTRIM SILVA 78022 COL. LUIS EDUARDO MAGALHES 27596 COL. EST. CRISTO REI
CAFARNAUM 26247 GR. ESC. IMACULADA CONCEICAO 76168 ESC. EST. CORIOLANDO NEVES GUIMARAES CAIRU 42862 COL. EST. CANDIDO MEIRELES CALDEIRO GRANDE 22020 COL. EST. ROMULO GALVAO CAMACAN 11797 ESC. POL. DE CAMACAN 76394 ESC. EST. ANISIO LOUREIRO CAMAARI 1961 ESC. GONCALO MUNIZ 2259 ESC. EST. JOSE DE FREITAS MASCARENHAS 3930 ESC. EST. ENG. RUI BACELAR 4707 ESC. POL. DE CAMACARI 77008 COL. EST. CIDADE DE CAMACARI 77078 ANEXO AO COL CIDADE DE CAMACARI 77090 COL LUIS EDUARDO MAGALHAES 77098 ANEXO AO COL. CIDADE DE CAMACARI CAMAMU 10049 COL. EST. LUIZ ROGERIO DE SOUZA CAMPO ALEGRE DE LOURDES 19658 COL. EST. LUIZ EDUARDO MAGALHAES CAMPO FORMOSO 19704 ARAGUACY FONCECA GONCALVES 19747 ESC. EST. JOSE DA SILVA MARQUES 19828 ESC. POL. ROBERTO SANTOS 76099 COL. EST. LUZIA DE FREITAS E SILVA CANPOLIS 31674 ESC. EST. RUY BARBOSA CANARANA 63100 ESC. DEM. DE JOSE RIBEIRO DE ARAUJO CANAVIEIRAS 11371 COL. EST. OSMARIO BATISTA 76421 COL. EST. GOV. PAULO SOUTO CANDEAL 5606 COL. EST. JOSE RUFINO CANDEIAS 4669 COL. POL. DE CANDEIAS 77099 COL. EST. CIDADE DE CANDEIAS 77100 COL. EST. CIDADE DE CANDEIAS - ANEXO CANDIBA 70866 GR. ESC. ANTONIO BATISTA CNDIDO SALES 24899 ESC. PRES. MEDICI CANSANO 66532 CTO. EDUC. OSMILTON BATISTA SOUZA 75868 ESC. DE 1G. SENHOR DO BONFIM CANUDOS 76454 COL. EST. LUIS CABRAL CAPELA DO ALTO ALEGRE 35807 COL. JOAQUIM MACHADO CAPIM GROSSO 62243 COL. EST. JOSE MENDES DE QUEIROZ 62243991 COL. EST. JOSE MENDES DE QUEIROZ-ANEXO CARABAS 77071 COL. EST. LUIS EDUARDO MAGALHES CARAVELAS 13102 COL. POL LOMANTO JUNIOR CARDEAL DA SILVA 8656 COL. JOSE ANTONIO DE ARAUJO PIMENTA CARINHANHA 28762 CEL. EST. COL. JOAO DUQUE 28762991 CEL. EST. COL. JOAO DUQUE-ANEXO CASA NOVA 19852 CTO. EDUC. ANTONIO HONORATO 19852991 CTO. EDUC. ANTONIO HONORATO - ANEXO I 19852992 CTO. EDUC. ANTONIO HONORATO - ANEXO II 19852993 CTO. EDUC. ANTONIO HONORATO - ANEXO III 19860 ESC. GETULIO VARGAS 61581 GR. ESC. CONS. LUIZ VIANA CASTRO ALVES 9016 ESC. EST. DE FLAVIANA EMILIA RIBEIRO 9075 COL. EST. DOM VICENTE JOSE DE LIMA CATU 8591 ESCOLA DE 1G ANTONIO DE DEUS SEIXAS 8648 ESC. PEDRO RIBEIRO PESSOA 8699 ESC. DR. INOCENCIO GOES 8729 ESC. DR. ANTONIO CARLOS MAGALHAES 8761 ESC. MARIA IZABEL DE MELO GOES 8770 ESC DE 1G LUIZ VIANA FILHO

86

Universidade do Estado da Bahia

CATURAMA 67709 CTO EDUC SO SEBASTIAO CENTRAL 25658 ESC LUIZ VIANA FILHO 63088 COL. EST. JOSE DE SOUZA MACHADO CHORROCH 139994 ESC. EST. DE BARRA DO TARRACHIL 6162 ESC. EST. DE CARAIBAS 78070 COLEGIO ESTADUAL SO JOSE CCERO DANTAS 14729 COL. EST. PROF. LUIZ NAVARRO DE BRITO CIP 14630 GR. ESC. SINHA DANTINHAS 14672 COL. CIPOENSE COARACI 11908 COL. DO EDUC. PESTALOZZI COCOS 31607 COL. EST. DE COCOS CONCEIO DE FEIRA 5568 CTO EDUC YEDA BARRADAS CARNEIRO CONCEIO DO ALMEIDA 8893 COL. EST. SERGIO CARNEIRO 9156 COL. POL. DE CONCEICAO DO ALMEIDA CONCEIO DO COIT 15660 ESC. EST. BANDEACU 15679 ESC DE 1G DUQUE DE CAXIAS 15717 COL. EST. HAMILTON RIOS DE ARAUJO 15733 COL. EST. YEDA BARRADAS CARNEIRO 15806 COL. EST. JOSE FERREIRA DE OLIVEIRA 15865 COL. POL. DE CONCEICAO DO COITE 15903 COL. EST. RIO BRANCO 78073 OLGARINA PITANGUEIRAS PINHEIRO CONC. DO JACUPE 5266 CTO MUNIC. DE CONCEICAO DO JACUIPE 69302 ESC DOMINGOS BARROS DE AZEVEDO CONDE 8524 CTO INT DE EDUC DO CONDE CONDEBA 28878 COL EST DE CONDEUBA CORAO DE MARIA 5100 ESC DE 1G MARIA JOSE DE LIMA SILVEIRA 5169 COL. EST. DOM PEDRO II CORDEIROS 28924 GR. ESC. JOSE MOREIRA CORDEIRO CORIBE 31534 COL. EST. SO JOA DOS GERAIS CORONEL JOO S 78049 COL. EST. SANTO ANTONIO CORRENTINA 31160 COL. EST. ANTONIO CARLOS MAGALHAES 31453 COL. EST. DUQUE DE CAXIAS 31550 CTO. EDC, DE CORRENTINA COTEGIPE 30260 COL. EST. JUTAHY MAGALHAES CRAVOLNDIA 78045 COL. NOVO DE CRAVOLANDIA CRISPOLIS 14613 ESC. PRESIDENTE MEDICI 14613991 ESC. PRESIDENTE MEDICI - ANEXO CRISTPOLIS 69558 COL. EST. DE CRISTOPOLIS CRUZ DAS ALMAS 33502 ESC. LANDULFO ALVES DE ALMEIDA 33618 COL. EST. ALBERTO TORRES 7297 ESC. EST. LAURO PASSOS 76464 ESC. LUCIANO PASSOS CURA 61654 ESC. 1G ANANIAS C. DO NASCIMENTO 61670 ESC GR. JOAO MATOS 70823 ESC EST. DE 1G AGROVILA 08 76317 ESC. EST. DE 1G MANOEL NOVAES DRIO MEIRA 16950 ESC. ANTONIO CARLOS MAGALHAES DIAS DVILA 4960 COL. EST. DR. LUIS MOURA BASTOS 78035 COL. EST. EDILSON FREIRE DOM BASLIO 24287 GR ESC MANOEL FRANCISCO DE CAIRES DOM MACEDO COSTA 9164 COL. EST. ERALDO TINOCO MELO

ELSIO MEDRADO 9423 COL. DEMOC. PROF. ROMULO GALVAO 9466 ESC. JUSTININIANO BITTENCOURT ENCRUZILHADA 65277 CTO. EDUC. JOSE PALLES SOBRINHO ENTRE RIOS 8753 COL. EST. DUQUE DE CAXIAS RICO CARDOSO 65056 COL. EST. ANTONIO CARLOS MAGALHAES ESPLANADA 76401 COL. EST. CELINA SARAIVA 8060 ESC. EST. 1G. GREGORIO DE SAN MARIANO EUCLIDES DA CUNHA 14680 EDUCANDARIO OLIVEIRA BRITO EUNPOLIS 46167 COL. EST. DR. CLERISTON ANDRADE 46175 COL. EST. MONTE PASCOAL 46183 COL. EST. DE 1G ELOYNA BARRADAS 46264 GR. ESC. BADEN POWELL 46353 ESC EST HORACIO DE MATOS 46361 COL. EST. ARMANDO RIBEIRO CARNEIRO 70858 COL. EST. PROF. FERNANDO ALBAN 78012 COL. LUIS EDUARDO MAGALHAES FTIMA 76860 COL. EST. LUIS EDUARDO MAGALHAES FEIRA DE SANTANA 42242 ESC. DEM. EST. DE 1G. TEOTONIO VILELA 42994 CTO DE ENSINO EDUARDO FROES DA MOTTA 5657 COL. EST. AGOSTINHO FROES DA MOTTA 5754 CTO. INT DE EDUC. ASSIS CHATEAUBRIAND 5878 CTO. DE EDUC. DIVA PORTELA 5886 COL. EST. DURVALINA CARNEIRO 5894 CTO. EDITH MENDES DA GAMA E ABREU 5916 COL. EST. EDITH MACHADO BOAVENTURA 5940 COL. EST. ERNESTO CARNEIRO RIBEIRO 5959 INST. DE EDUC. GASTAO GUIMARAES 5975 COL. EST. DE FEIRA DE SANTANA 60607 CTO. CONEGO CUPERTINO DE LACERDA 6165 COL. EST. ERALDO TINOCO MELO 6190 COL. DE GEORGINA DE MELLO ERISMANN 6211 COL. EST. HENRIQUE ALVES BORGES 6220 ESC. DO ASSIST. SOCIAL SANTO ANTONIO 6238 COL. EST. YEDA BARRADAS CARNEIRO 6270 EST. DE 1G. HILDA CARNEIRO 6289 CTO. EDUC. ODORICO TAVARES 6327 COL. EST. JOAO BARBOSA DE CARVALHO 6335 CTO. EDUC. OSORIO GENERAL 6351 COL. EST. JOSEFA CLEMENTINO 6386 ESC DE 1G 2G PAULO VI 63894 ESC FRANCISCO MARTINS DA SILVA 6467 COL. EST. JOSE FERREIRA PINTO 6491 COL. EST. JUIZ JORGE FARIAS GOES 6521 COL. EST. STA. ISABEL 6530 COL. EST. GENERAL SAMPAIO 6564 ESC. POL. DE FEIRA DE SANTANA 6637 ESCOLA DO SIM 6645 COL. EST. UYARA PORTUGAL 6718 COL. EST. MARIA JOSE DE LIMA SILVEIRA 6742 CTO. EDUC. GOV. LUIZ VIANA FILHO 6750 ESC. JOAO DURVAL CARNEIRO 76423 COL. LUIS EDUARDO MAGALHAES 76448 COL. EST. HELENA ASSIS SUZARTE 76449 COL. EST. CARMEM ANDRADE LIMA 77021 CTO. SOCIAL ASSIST STO. ANTONIO 77022 ANEXA A ESC. EST. DE 1 HILDA CARNEIRO 77026 ANEXO AO COL. EST. JOSE FERREIRA PINTO 77033 ANEXO AO JOAO BARBOSA DE CARVALHO 77047 ANEXA AO CARMEN ANDRADE LIMA 78080 ESCOLA ELIANA BOAVENTURA FILADLFIA 21172 COL. EST. CECENTINO PEREIRA MAIA FIRMINO ALVES 18511 CTO. EDUC. MONTEIRO LOBATO 58947 GR. ESC FRED GEDEON FLORESTA AZUL 58947 GR. ESC. FRED GEDEON GANDU 10111 COL. EST. ELISEU LEAL 9814 ESC POL DE GANDU GAVIO 6904 COL. EST. NSA SRA DA CONCEICAO

GENTIO DO OURO 25887 ESC. DE 1G MARIA QUITERIA GLRIA 38504 GR. ESC. REIS MAGALHAES 38504991 COL. EST. REIS MAGALHAES - ANEXO GONGOGI 58882 COL. EST. JOSE A PEREIRA GOV. MANGABEIRA 34029 CTO. EDUC. PROF. EDGAR SANTOS GUAJERU 76365 CTO. EDUC. ORIOVALDO SANTOS ARAUJO GUANAMBI 28606 COL. EST. GOV. LUIZ VIANA FILHO 29211 ESC. EST. IDALICE NUNES 29319 CTO. EDUC. JOAO DURVAL CARNEIRO 76438 COL. LUIS EDUARDO MAGALHAES GUARATINGA 12890 COL. EST. JESUS MOURA IAU 23310 LAURO FARANI PEDREIRA DE FREITAS IBIASSUC 78031 COL. EST. ANTONIO FIGUEREDO IBICARA 12041 COL. EST. ANA NERY IBICOARA 68411 COL. EST. DEM. DE IBICOARA IBICU 18570 COL. MUN. SO PEDRO IBIPEBA 25968 COL. EST. ANTONIO CARLOS MAGALHAES IBIPITANGA 27960 COL. EST. LUCIA CORREIA IBIQUERA 64343 COL. EST. ARTUR DA COSTA E SILVA IBIRAPITANGA 78010 PAULO CESAR DA NOVA ALMEIDA IBIRATAIA 17108 COL. EST. ANTONIO CARLOS MAGALHAES 78097 ESCOLA NOVA DE IBIRATAIA IBITIARA 32166 ESC. EST. DE 1G LAGOA DE DIONISIO 32166992 COL EST EVILAZIO S GAMA - ANEXO II 33090 GR. ESC. EVILASIO SANTANA GAMA 33090991 COL. EST. EVILAZIO S GAMA -ANEXO IBITIT 62774 COL. EST. DEMOC. DE IBITITA IBOTIRAMA 27383 COL. EST. MAL. CASTELO BRANCO 76434 COL. LUIS EDUARDO MAGALHAES ICHU 77070 COL. EST. ARISTIDES CEDRAZ DE OLIVEIRA IGAPOR 31402 COL. EST. JOSE ROCHA IGRAPINA 78082 ESCOLA NOVA DE IGRAPIUNA IGUA 18619 COL. EST DUQUE DE CAXIAS ILHUS 11096 COL. EST. DE ILHEUS 11304 GR. ESC. ANTONIO SA PEREIRA 11339 CTO EDUC ALVARO MELO VIEIRA 11410 GR ESC PADRE LUIZ PALMEIRA 59811 GR ESC SO SEBASTIAO 59919 CTO INT DE EDUC ROMULO GALVAO 69221 ESC EST MOYSES BOHANA 76424 COL LUIS EDUARDO MAGALHAES 76675 ESC. EST. PROF. FABIO ARARIPE GOULART 78041 COLEGIO NOVO DE INEMA INHAMBUPE 78078 COL. EST. PAULO SOUTO 8338 COL. EST. MARIO COSTA FILHO IPECAET 60380 COL EST AUREO FILHO IPIA 17035 COL EST DE IPIAU 66621 ESC AGROTECNICA EST DEM CHICO MENDES 76433 COL. LUIS EDUARDO MAGALHAES IPIR 60445 ESC .MARIA EVANGELISTA LIMA SANTOS DE IPIRA 7323 ESC POL. DE IPIRA

Universidade do Estado da Bahia

87

IPUPIARA 27260 COL. DEMOC.EST. CASTRO ALVES IRAJUBA 76366 ESC EST STO ANTONIO PADUA IRAQUARA 33278 CTO. EDUC.MANOEL TEIXEIRA LEITE IRAR 7129 COL. EST. JOAQUIM INACIO DE CARVALHO IREC 26590 ESC. AGRICULTURA DA REGIAO DE IRECE 266620 POL. GOV. ANTONIO CARLOS MAGALHAES 26743 ESCOL SITIO DO PICA-PAU AMARELO 76431 COL LUIS EDUARDO MAGALHAES ITABELA 70181 COL. EST. ANTONIO CARLOS MAGALHAES ITABERABA 23400 ESC. 1G LIBERDADE 23426 ESC. EST. DE 1G. JOAO XXIII 23434 COL. EST. ITABERABA 23442 ESC GOES CALMON 23485 COL. EST. CENTENRIO 76429 MOD. LUIS EDUARDO MAGALHAES ITABUNA 11614 COL SESQUICENTENRIO/CISO 11738 GR ESC FELIX MENDONCA 12009 GR ESC. GAL. OSORIO 12084 ESC. EST. EMILIO GARRASTAZU MEDICE 12092 COL DE ITABUNA 12114 COL. EST. DE ITABUNA 12149 CTO OSCAR MARINHO FALCAO 12211 CTO ANTONIO CARLOS MAGALHAES 70564 COL. EST. DEMOC. PROF. JOSUE BRANDO 76081 ESC. EST. DONA AMELIA AMADO 76101 COL. EST. MARIA DE LOURDES VELOSO 76441 ESC. EST. LUIS EDUARDO MAGALHAES 77091 COL. LUIS EDUARDO MAGALHAES ITAET 23353 ESC. ANTONIO CARLOS MAGALHAES 70360 COL. EST. JOSE AMERICO ARAUJO ITAGI 78015 ESCOLA NOVA DE ITAGI ITAGIB 17434 ESC. DULCE ALMEIDA ITAGIMIRIM 46493 COL. EST. LOIDE A NEVES ITAJU DO COLNIA 12262 ESC CORDEIRO DE MIRANDA ITAJUPE 12408 ESC. POL. DE ITAJUIPE ITAMARAJU 12807 GR. ESC. OTAVIO MANGABEIRA 12807991 ANEXO-COL. OTAVIO MANGABEIRA 12904 COL. EST. INACIO TOSTA FILHO 76400 COL. EST. LUIZ EDUARDO MAGALHAES ITAMARI 10294 ESC. DE 1 E 2G JOAOP GALVAO SOBRINHO ITAMB 18708 CTO. EDUC. GILBERTO VIANA 18732 COL. EST. DE ITAMBE ITANAGRA 33936 ESC. INT. CARLOS SANTANA ITANHM 13200 COL. POL. DE ITANHEM ITAPARICA 2453 COL. EST. DR. JUTAHY MAGALHAES 76406 ESC. EST. JOAO UBALDO RIBEIRO ITAP 58688 ESC. COMUM. ALZAIR MARTINS DA SILVA ITAPEBI 46523 COL. MUN. CLOVIS ADOLFHO STOLZE ITAPETINGA 18899 CTO. EDUC. ALFREDO DUTRA 76427 COL. LUIS EDUARDO MAGALHAES ITAPICURU 43494 COL. EST. UIRASSU DE ASSIS BATISTA ITAPITANGA 12602 ESC. ALCIDES DAVID ITATIM 69914 ESC. EST. DE 1 GR. ANTONIO CARLOS ONOFRE

ITIRUU 17531 COL. CONS. ALEXANDRE L. COSTA 17540 ESC. ANTONIO FRANSCISCO DE SOUZA 17558 ESC. DR. ANTONIO SERGIO CARNEIRO ITIBA 64572 COL. EST. BELARMINDO PINTO 78099 ESCOLA NOVA DE ITIUBA ITOROR 19283 COL. EST. GETULIO VARGAS ITUAU 68039 COL. EST. FREI PEDRO TOMAS MARGALLO ITUBER 10251 ESC. DE 1 GRAU IDELZITO ELOY DE ABREU IUIU 28720 ESC. GR. DUQUE DE CAXIAS JABORANDI 41726 COL. EST. FRANSCICO MOREIRA ALVES 41750 ESC. EST. NECY NOVAIS JACOBINA 21962 CTO. DEOCLECIANO BARBOSA DE CASTRO 58157 ESC. EST. DE JUNCO 76100 COL. FELICIDADES DE JESUS MAGALHES 78094 COL. LUIS EDUARDO MAGALHAES JAGUAQUARA 18023 COL. NOSSA SRA. AUXILIADORA 19445 COL. PIO XII JAGUARARI 20214 ESC. EST. YEDA BARRADAS CARNEIRO 20257 COL. EST. MINIS. PETRONIO PORTELA 20273 COL. EST. WALTER BRANDAO 43931 GR ESC. LUIZ VIANA FILHO JANDARA 8141 ESC. EST. DR. LUIS VIANA FILHO JEQUI 17698 COL. EDIVALDO BOAVENTURA 17701 GR. ESC. FARAILDES SANTOS 17736 GR. ESC.. PROF. FIRMO NUNES DE OLIVEIRA 17850 ESC. EST. LUIS NAVARRO DE BRITO 17868 COL. EST. LUIS VIANA FILHO 17876 ESC. EST. MARIA JOS LIMA SILVEIRA 17892 INST. ED. REGIS PACHECO 17906 GR. ESC. ROSA LEVITA 76093 COL. EST. PROF. MAGALHES NETO 76664 COL. EST. MARY RABELLO 77092 COL. LUIS EDUARDO MAGALHAES JEQUIRI 10308 COL. EST. JOS MALTA MAIA JEREMOABO 14192 ESC. GR. ANTONIO CARLOS MAGALHES 78014 COL. JOS LOURENO DE CARVALHO JITANA 19550 ESC. EST. VALMIR OLIVEIRA GOMES JOO DOURADO 62502 COL. EST. IDALINA DA SILVA DOURADO JUAZEIRO 20311 ESC. 1 G ALFREDO VIANNA 20338 ESC. 1 G ANTONILIO DA FRANCA CARDOSO 20494 ESC. EDIVALDO MACHADO BOAVENTURA 20524 ESC. EST. HILDETE LOMANTO 20567 COL. HELENA CELESTINO MAGALHAES 20613 COL. EST. JUTAHY MAGALHAES 20664 COL. EST. LOMANTO JUNIOR 20761 ESC. PEDRO RAIMUNDO RODRIGUES REGO 20770 COL. POL. AMERICO TANURI 20897 ESC. DE 1 G ROTARY CLUB 20915 COL. EST. RUY BARBOSA 61034 COL. FLORENTINA ALVES DOS SANTOS 61085 ESC. AGROTECNICA DE JUAZEIRO 61140 ESC. EST. DOM AVELAR BRANDAO VILELA 61204 ESC. EST. DE 1 E 2 G PEDRO R. R. REGO 76091 ESC. DONA GUIOMAR BARRETO MEIRA 76428 COL. MOD. LUIZ EDUARDO MAGALHAES 76930 COL. EST. ARTUR OLIVEIRA DA SILVA JUCURUU 70157 COL. EST. ANTONIO CARLOS MAGALHAES 70157991 ANEXO - ANTONIO CARLOS MAGALHAES JUSSARA 78040 COL. CAROLINA ALMEIDA LOPES JUSSIAPE 24481 COL. EST. HORACIO DE MATOS 24511 COL. EST. RODOLFO ABREU

LAFAIETE COUTINHO 18066 COL. EST. PROF. ERALDO TINOCO LAGOA REAL 40606 ESC. EST. DE 1 G LUIS FRISCO VIANA LAJE 10359 COL. EST. JUVENILIA PEIXOTO SAMPAIO 10359991 ANEXO - COL. EST. JUVENILIA PEIXOTO SAMPAIO LAJEDINHO 78004 ESCOLA NOSSA DO CARMO LAJEDO DO TABOCAL 66796 COL. EST. FERNANDO PRESIDIO LAPO 62480 COL. JUSTINIANO DE CASTRO DOURADO LAURO DE FREITAS 10081 ESC. EST. FRANCISCO PEREIRA FRANCO 2470 COL. EST. KLEBER PACHECO DE OLIVEIRA 256 ESC.DE1G ALFREDO AGOSTINHO DE DEUS 477 ESC.AMERICO SIMAS 74810 COL. SOCIAL DE PORTAO 76364 ESC.EST.HERMANO GOUVEIA NETO 76388 ESC.EST. DE PORTAO 809 COL.EST.BARTOLOMEU DE GUSMAO 809991 COL. EST. BARTOLOMEU - ANEXO LENIS 64149 CTO.EDUC.RENATO PEREIRA VIANA LICNIO DE ALMEIDA 28452 GR.ESC.ANTONIO SANTANA 28460 GR.ESC.DUQUE DE CAXIAS 78098 COL.ESTADUAL ERALDO TINOCO LIVRAMENTO DO BRUMADO 24520 COL.EDIVALDO MACHADO BOA VENTURA 73130 COL.EST. JOAO VILAS BOAS 78085 NOVA DE LIVRAMENTO DE NOSSA LUIS EDUARDO MAGALHES 71390 ESC.DEMOC.EST.DE MIMOSO DO OESTE 77102 COLEGIO ESTADUAL CONSTANTINO MACARANI 19380 SO PEDRO MACABAS 28177 COL.EST.ALOYSIO SHORT MACURUR 14265 COL.EST.DE MACURURE 14265992 ANEXO I-COL.EST. DE MACURURE 14265993 ANEXOII-COL.EST.DE MACURURE 14265994 ANEXOIII-COL.EST DE MACURURE MADRE DE DEUS 1147 COL.EST.ANTONIO BALBINO MAIRI 22861 COL.ABELARDO MOREIRA MALHADA DE PEDRAS 24635 ESC.EST.MALHADA DE PEDRAS MANOEL VITORINO 18147 COL.EST.EDIVALDO BOA VENTURA 18147991 ANEXO-COL.EST.EDVALDO MACHADO MANSIDO 78086 ESCOLA NOVA DE MANSIDAO MARACS 18171 ESC. EST. EDILVALDO BOA VENTURA 76455 ESC. EST. EDILSON FRIERE MARAGOGIPE 33758 ESC. POL. DE MARAGOGIPE 33863 COL. EST. GERHARD MEYER SUERDICK 66222 ESC. EST. DE 1G. KLEBER PACHECO MARCIONLIO SOUZA 23647 COL. EST. EURIDICE SANTANNA MASCOTE 59617 ESC.ROMULO GALVAO MATA DE SO JOO 34177 ESC. EST. GETULIO VARGAS 76073 ESC. EST. PROF. ALAOR COUTINHO MATINA 78100 ESCOLA-NOVA DE MATINA MEDEIROS NETO 13439 ESC. DEOLISANO RODRIGUES DE SOUZA MIGUEL CALMON 22144 ESC. POL. DE MIGUEL CALMON 22187 ESC. ROMULO GALVAO 78026 ESCOLA NOSSA SENHORA DA CONCEICAO

88

Universidade do Estado da Bahia

MILAGRES 76158 COL. EST. PROFA DIRLENE MENDONCA MIRANGABA 22365 CTO. EDUC. SOROR JOANA ANGELICA MONTE SANTO 77073 COL. EST. LUIS EDUARDO MAGALHAES MORPAR 27243 ESC. EST. AGENOR LEITE 78021 ESCOLA NOVA DE MORPARA MORRO DO CHAPU 22454 ESC. TREZE DE MAIO 61956 TEOTONIO MARQUES DOURADO FILHO 76457 COL. EST. JUBILINO CONEGUNDES 78028 COLEGIO EDIGAR DOURADO LIMA MORTUGABA 29149 ESC. DEP. JOAO ALVES DE MACEDO 29181 COL. EST. LUIZ EDUARDO MAGALHAES MUCUG 32468 COL. EST. HORACIO DE MATOS MUCURI 57746 ESC. EST. JACI FERREIRA DOS SANTOS 78093 COLEGIO ESTADUAL INTEGRACAO MUNDO NOVO 22985 COL. EST. LUIS EDUARDO MAGALHES MUQUM DO SO FRANCISCO 76177 COL. EST. LUIS CARLOS MORENO PEREIRA MURITIBA 35610 COL. EST. JOO BATISTA PEREIRA FRAGA 78001 COL. MANOEL BENEDITO MASCARENHAS MUTUPE 10464 ESC. GR. DEP. HENRIQUE BRITO 77069 COL. EST. PROF. JOS ALOISIO DIAS NAZAR 45691 COL. EST. DR. JOS MARCELINO DE SOUZA 9326 COL. EST. GOV. LUIS VIANA FILHO NILO PEANHA 10499 COL. EST. ADELAIDE SOUZA NORDESTINA 78091 COL. EST. DEP. RUBEM CARNEIRO NOVA FTIMA 60771 COL. EST. VIRGILIO FRANSCISCO PEREIRA NOVA IBI 78083 ESCOLA NOVA DE NOVA IBIA NOVA ITARANA 18414 COL. EST. LUIS VIANA FILHO NOVA REDENO 78029 COL. EDILSON JOAQUIM DOS SANTOS NOVA SOURE 77006 COL. MARIA DE LOURDES FERREIRA DA SILVA NOVA VIOSA 13579 ESC. GR. JOHN KENNEDY 78036 COL. EST. ERALDO TINOCO NOVO HORIZONTE 64491 ESC. DE 1 E 2 GR.CASTRO ALVES 64491991 COL. CASTRO ALVES - ANEXO 64491992 COL. CASTRO ALVES - ANEXO II 64491993 COL. CASTRO ALVES - ANEXO III NOVO TRIUNFO 66133 ESC. EST. DE 1 GR. RUY BACELAR OLINDINA 15229 COL. MINISTRO OLIVEIRA BRITO 15229991 COL. EST. MINISTRO OLIVEIRA - ANEXO OLIVEIRA DOS BREJINHOS 27855 ESC. EST. DE 1 GR. TIRADENTES OURIANGAS 60186 COL. EST. ELIEL MARTINS OUROLNDIA 72419 ESC. EST. DE OUROLANDIA 72419991 COL. EST. DE OUROLANDIA - ANEXO 72419992 COL. EST. DE OUROLANDIA - ANEXO II PALMAS DE MONTE ALTO 29130 ESC. DE 1 GR. ANISIO TEIXEIRA PALMEIRAS 35565 COL. NOR. MUNICIPAL DE PALMEIRAS PARAMIRIM 27731 COL. DE PARAMIRIM 27731991 COL. DE PARAMIRIM - ANEXO PARATINGA 31356 COL. EST. PRES. MEDICI 78009 COL. EST. EVANDRO BRANDAO

PARIPIRANGA 15091 COL.EST. GOV. ROBERTO SANTOS PAU BRASIL 77011 ESC.INDIGENA CARAMURU PARAGUAU 77077 ESC. EST. LUIS EDUARDO MAGALHAES PAULO AFONSO 14257 CTO. INT. DE ED. DE LUIZ VIANA FILHO 18040 COL.DEMOC. QUITERIA MARIA DE JESUS 70890 COLEGIO ESTADUAL DE PAULO AFONSO 74292 COL. EST. CARLINDA BARBOSA DE DEUS 76143 ESC. EST. WILSON PEREIRA 76426 COL. LUIS EDUARDO MAGALHAES P DE SERRA 6840 COL.EST.PEDRO FALCONERI RIOS PEDRO 8222 COL.EST.JOAO BENEVIDES NOGUEIRA PIAT 32794 GR. ESC. CEL. HORACIO DE MATOS PINDA 76379 ESC. EST. PETRONILIO DA SILVA PRADO PINDOBAU 40452 ESC. EST. DE CARNAIBA 44032 ESC. EST. DE 1 G DE PINDOBACU PINTADAS 7234 ESC. NORMAL DE PINTADAS PIRA DO NORTE 58270 COL. EST. LUIS NAVARRO DE BRITO PIRIP 56634 COL. EST. DE PIRIPA PIRITIBA 23094 ESC. ALMIRANTE BARROSO 78016 COL. EST. AYDIL LIMA DOS SANTOS PLANALTINO 66877 ESC. DEM. MANOEL JOSE DE ANDRADE PLANALTO 24996 CTO EDUC. DO PLANALTO POES 25089 ESC. DE 1 G CR. LUIZ VIANA 25186 COL. EST. DR. ROBERTO SANTOS POJUCA 76461 COL. EST. LUIS EDUARDO MAGALHAES PONTO NOVO 64947 ESC. EST. DE 1 G JOAO DURVAL CARNEIRO PORTO SEGURO 41149 COL. EST. PEDRO ALVARES CABRAL 46426 ESC. DR. ANTONIO RICALDI 76874 COL. ANTONIO CARLOS MAGALHAES 77093 COL. MODELO LUIZ EDUARDO MAGALHAES 78042 COL. NOVO DE VERA CRUZ 78043 COL. ELBA RAMALHO POTIRAGU 18872 COL. DEMOC. ANISIO TEIXEIRA 18902 COL. DEMOC. EDVALDO FLORES PRADO 13749 COL. EST. HOMERO PIRES PRESIDENTE DUTRA 27154 CTO. ANTONIO CARLOS MAGALHAES PRESIDENTE JNIO QUADROS 78071 COL. EST. ERALDO TINOCO PRESIDENTE TANCREDO NEVES 78081 NOVA DE PRES. TANCREDO NEVES QUEIMADAS 78050 COL. SANTO ANTONIO QUEIMADAS QUIJINGUE 78079 ESCOLA NOVA DE QUIJINGUE QUIXABEIRA 22705 COL. EST. DE QUIXABEIRA 22705991 ANEXO - COL EST. DE QUIXABEIRA 22705992 ANEXO II - COL. EST. DE QUIXABEIRA RAFAEL JAMBEIRO 78044 ANA LCIA MARON DE MAGALHAES REMANSO 21326 COL. EST. REITOR EDGAR SANTOS 21342 GR. ESC. CEL. OLIMPIO CAMPINHO RETIROLNDIA 15997 COL. EST. OLAVO ALVES PINTO RIACHO DAS NEVES 30856 COL. EST. RODOLFO QUEIROZ

RIACHO DO JACUPE 37982 COL. EST. DE MARIA DAGMAR DE MIRANDA 38172 COL. JOAO CAMPOS 38245 COL. EST. MARIO NOU 60828 ESC. PROF. DIDIMO MASCARENHAS RIOS RIACHO DE SANTANA 31216 EDUC. NOSSA SENHORA DA GLORIA 64742 COL. EST. SINESIO COSTA 75922 ESC. FAMILIA AGRICOLA DA BAHIA RIBEIRA DO AMPARO 15342 ESC. EST. DE JOSEFA SOARES DE OLIVEIRA RIBEIRA DO POMBAL 15326 AGROTECNICA DE RIBEIRA DO POMBAL 15393 ESC. SILVIA FERREIRA DE BRITO 78084 ESC. NOVA DE RIBEIRA DO POMBAL RIBEIRO DO LARGO 24929 COL. EST. ANTONIO GONCALVES RIO DE CONTAS 24716 CTO. RICONTENSE DE EDUC. E ASSISTENCIA RIO DO ANTNIO 29416 COL. EST. PROF. LIA PUBLIO DE CASTRO 76197 ESC. EST. DE RIO DO ANTONIO RIO DO PIRES 27634 COL. EST. DE IBIAJARA 27634992 ANEXO II - COL. EST. DE IBIAJARA 27634993 ANEXO III - COL. EST. DE IBIAJARA 27707 CTO. EDUC. PAULO VI RIO REAL 8311 ESC. REUNIDAS MARQUES DE ABRANTES 8320 ESC. JOSE CARVALHO BATISTA RODELAS 57193 COL. N. SRA. DO ROSARIO RUY BARBOSA 23957 ESC. EST. PROF. MAGALHAES NETO SALINAS DA MARGARIDA 76467 COL. EST. JURACY MAGALHAES SALVADOR 1031 COL. EST. AZEVEDO FERNANDES 1163 CTO. EDUC. EDGAR SANTOS 1198 COL. EST. CARNEIRO RIBEIRO FILHO 1376 COL. EST. EMILIO GARRASTAZU MEDICI 1449 ESC. DE 1 G ERALDO TINOCO 1619 ESC. GEORGINA RAMOS DA SILVA 1651 ESC. ALBERTO SANTOS DUMONT 1856 COL. EST. DUQUE DE CAXIAS 1872 COL. EST. GOES CALMON 1899 COL. EST. GOV. LOMANTO JUNIOR 1937 ESC. DE 1 G CESARE CASALI 1953 ESC. DE 1 G JOAO CARIBE 2011 COL. EST. CIDADE DE CURITIBA 2046 COL. EST. JOAO FLORENCIO GOMES 2151 COL. EST. CLERISTON ANDRADE 2160 ESC. DE 1 G CR. JOAO PEDRO DOS SANTOS 2186 CARLOS CORREA DE MENEZES SANATANNA 2216 ESC. DE 1 G PROF. CARLOS SANTANNA 2232 COL. EST. PRES. COSTA SILVA 2445 COL. EST. KLEBER PACHECO 2534 ESC. DE 1 G LUIZ EDUARDO MAGALHAES 2550 COL. EDUC. LUIZ PINTO DE CARVALHO 2640 ESC. MON. MANOEL BARBOSA 2666 COL. EST. MANOEL DEVOTO 2747 ESC. MARIA AMELIA SANTOS 27901 CTO. EST. DE EDUC. MAGALHAES NETO 2844 MARIO AUGUSTO TEIXEIRA DE FREITAS 2852 COL. EST. MARQUES DE MARICA 2879 COL. EST. LUIZ VIANA 2895 COL. EST. LUIZ TARQUINIO 2925 ESC. EST. DE 1 G NELSON BARROS 2941 ESC. TEC. EST. NEWTON SUCUPIRA 2976 ESC. DE 1 G EURICLES DE MATOS 2992 COL. EST. EVARISTO DA VEIGA 302 COL. EST. ALVARO AUGUSTO DA SILVA 3220 COL. HELENA CELESTINO MAGALHAES 3301 ESC. EST. DE 1 G DR. RAFAEL OLIVEIRA 3336 COL. EST. RAPHAEL SERRAVALLE 3344 ESC. RAIMUNDO DE ALMEIDA GOUVEIA 337 ESC. EST. DE AILTON PINTO DE ANDRADE 3387 COL. EST. SENHOR DO BONFIM 3409 ESC. DEM. EST. DE 1 G BOLIVAR SANTANA 3417 ESC. DE 1 G RENAN BALEEIRO 345 COL. EST. DA BAHIA CENTRAL 3514 COL. EST. SEVERINO VIEIRA

Universidade do Estado da Bahia

89

CONTINUAO SALVADOR
3565 COL. EST. PADRE PALMEIRA 3662 COL. EST. PEDRO CALMON 370 COL. EST. DE 2 G BARROS BARRETO 3778 INST. CENTRAL DE EDUC. ISAIAS ALVES 3786 COL. EST. GOV. ROBERTO SANTOS 3816 ESC. DE 1 G DEP. ROGERIO REGO 3859 COL. EST. ROTARY 3905 COL. EST. RUBEM DARIO 400 ESC. EST. ALMIRANTE BARROSO 4057 COL. EST. PINTO DE AGUIAR 418 ESC. ALFREDO MAGALHAES 434 COL. EST. ALIPIO FRANCA 4340 ESC. EST. DE 1 G VITOR SOARES 4413 ESC. HENRIQUETA MARTINS CATHARINO 45047 CESMAV - COL. EST. MARCO ANT. VERONESE 4570 ESC. DE 1 G DEP. HENRIQUE BRITO 45829 ESC. DE 1 G BENTO GONCALVES 4588 ESC. DE 2 G EDVALDO BRANDAO CORREA 4596 HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO 4600 COL. EST. HELENA MATHEUS 46094 ESC. EST. DEM. PROF. ROMULO ALMEIDA 4626 GINASIO PAULO AMERICO DE OLIVEIRA 4642 ESC. DE 1 G DESEMB. PEDRO RIBEIRO 4650 POLICIA MILITAR UNIDADE I 4677 ESC. EST. POL. SAN DIEGO 4693 COL. POLIVALENTE DO CABULA 4820 COL. EST. TEREZA CONCEICAO MENEZES 4936 ESC. TEC. EST. LUIZ NAVARRO DE BRITO 540 ESC. EST. 1 G ANFRISIA SANTIAGO 558 ESC. EST. PROF. DORIVAL PASSOS 6068 ESC. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS 612 COL. EST. ANTONIO CARLOS MAGALHAES 63967 ESC. EST. DE 1 G DINAH GONCALVES 68837 COL. EST. YPIRANGA 701 ESC. EST. ANTONIO SERGIO CARNEIRO 72320 ESC. EST. DE 1 G VICTOR CIVITA 736 COL. EST. ANISIO TEIXEIRA 73946 COL. EST. DEP. MANOEL NOVAES 74713 ESC. EST. DE APLICACAO ANISIO TEIXEIRA 76062 COL. EST. ODORICO TAVARES 76080 COL. EST. DONA LEONOR CALMON 76094 COL. EST. DAVID MENDES PEREIRA 76096 ESC. EST. EDUARDO BAHIANA 76109 ESC. EST. PROF. CARLOS BARROS 76204 COL. EST. DA FONTE NOVA 76205 FRANCISCO DA CONCEICAO MENEZES 76206 COL. EST. DALVA MATOS 76209 COL. EST. LUIS CABRAL 76210 COL. EST. RAYMUNDO MATTA 76377 COL. EST. THALES DE AZEVEDO 76387 ESC. EST. OLIVEIRA BRITO 76391 ESC. EST. LUIZ TARQUINIO 76422 COL. MOD. LUIZ EDUARDO MAGALHAES 76445 COL. JOSE AUGUSTO TOURINHO DANTAS 76610 COL. EST. SETE DE SETEMBRO 76620 COL. EST. FILIPE BUSQUET ANGLADA 76660 COL. EST. PROF NOEMIA REGO 76661 COL. JOSE BARRETO DE ARAUJO BASTOS 76663 ESC. EST. VINTE E NOVE DE MARCO 76765 COL. MARIA ODETE PINTHON RAYNAL 76795 COL. EST. DE PRAIA GRANDE 76810 COL. EST. MARIA BERNADETE BRANDAO 76880 MARIA DE LOURDES FRANCH 77064 CERFE - CENTRO DE REF. DE 77094 COL. EST. DE PLATAFORMA 78024 COL. HAMILTON DE JESUS LOPES 78025 COL. EST. LANDULFO ALVES 78076 ESCOLA SATELITE 884 COL. EST. PROF. DIRLENE MENDONCA 914 ESC. EDSON TENORIO DE ALBUQUERQUE 973 COL. EST. EDVALDO FERNANDES 981 BERTHOLDO CIRILO DOS REIS SANTA BRBARA 7404 CTO. EDUC. SO JOSE SANTA BRGIDA 14303 ESC. EST. LUIZ VIANA FILHO 14303991 ANEXO - COL. EST. LUIZ VIANA FILHO SANTA CRUZ CABRLIA 46507 ESC. DE 1 G FREI HENRIQUE DE COIMBRA 78037 COL. EST. TEREZINHA SCARAMUSS

SENHOR DO BONFIM SANTA CRUZ DA VITRIA 20923 ESC. EST. DE 1 G TEIXEIRA DE FREITAS 12785 ESC. EST. JHON KENNEDY 21059 ESC. EST. DR. CARLOS SANTANA SANTA INS 21091 ESC. EST. ENEDINA CAMPOS BARBOSA 18287 ESC. EST. ANTONIO CARLOS MAGALHAES 21156 ESC. MARIANA AGOSTINHO DE OLIVEIRA SANTA LUZIA 21261 COL. EST. SENHOR DO BONFIM 77004 COL. EST. PAULO SOUTO 39063 ESC. EST. MISSAO DE SAHY 77004991 ANEXO I - COL. EST. PAULO SOUTO 44288 COL. EST. JULIO CESAR SALGADO 64602 COL. DEM. EST. TANCREDO NEVES SANTA MARIA DA VITRIA 76600 COL. EST. CAZUZA TORRES 32000 ESC. JOAQUIM ROCHA MEDEIROS SENTO S SANTA RITA DE CSSIA 20990 GR. ESC. DR. JUCA SENTO SE 30929 ESC. EST. CONS. LUIZ VIANA 21008 ESC. DE 1 G DEP. JAYRO SENTO SE 30937 GR. ESC. GOV. LUIZ VIANA FILHO 44156 COL. SETE DE SETEMBRO SANTA TEREZINHA SERRA DO RAMALHO 9490 ESC. EST. DE 1 G AUGUSTO VIANA 78023 COL. ANISIO HONORATO DE GODOY SANTALUZ SERRA DOURADA 31798 CTO. EDUC. SAO GONCALO 15776 ESC. EST. DE 1 G JOSE LEITAO SERRA PRETA SANTANA 7650 ESC. DE 1 G NSA. SRA. DE LOURDES 32077 GR. ESC. DOM JOAO MUNIZ 7684 CTO. EDUC. RENATO MEDEIROS NETO 32158 CTO. EDVALDO FLORES SERRINHA 39330 GR. ESC. SALVADOR DA ROCHA PASSOS 16209 COL. EST. RUBEM NOGUEIRA SANTANPOLIS 16241 ESC. NORMAL DE SERRINHA 7420 COL. EST. JOSE ANTONIO DE ALMEIDA 16284 GR. ESC. LEOBINO CARDOSO RIBEIRO SANTO AMARO 16535 SOLANGE MARIA DA MOTA NOGUEIRA 34550 ESC. SEN. PEDRO LAGO 16691 ESC. EST. DE 1 G JOSEVALDO LIMA 66427 COL. EST. ALOYSIO CARNEIRO SILVA 34568 CTO EDUC. TEODORO SAMPAIO 66478 ESC. DE 1 G DO COM. ASSIT. DE SANTANA 34665 ESC. POL. DE SANTO AMARO 66494 INST. EDUC. DE SERRINHA 78055 COL. OLIVEIRA DOS CAMPINHOS 78088 COL. EST. RUBEM CARNEIRO STO ANTNIO DE JESUS SERROLNDIA 64564 COL. EST. DE 2 G ROMULO ALMEIDA 61794 COL. EST. DE SERROLANDIA 78087 COL. LUIZ EDUARDO MAGALHAES 61794991 ANEXO - COL. EST. DE SERROLANDIA 9644 COL. EST. DE 1 G LUIZ VIANA FILHO SIMES FILHO 9652 FRANCISCO DA CONCEICAO MENEZES 159 ESCOLA ALBERTO SILVA 3000 ESC. DE 2 G REITOR MIGUEL CALMOM 9660 ESC. FLORENTINO FIRMINO DE ALMEIDA 3395 ESC. DE 1 G REGINA SIMOES SANTO ESTVO 4723 ESC. POL. DE ARATU 7455 ESC. EST. EDITE FERREIRA FONSECA 655 ESC. EST. DE 1G DE ARATU 7501 ESC. POL. DE SANTO ESTEVAO 655991 COL. EST. DE ARATU - ANEXO 76447 COL. EST. LUIZ EDUARDO MAGALHAES 76072 ESC. EST. IRMA DULCE SO DESIDRIO 77009 COL. EST. MANOEL DE JESUS 30902 COL. EST. PRES. MEDICE 78002 PROF. HERMES MIRANDA DO VAL SO DOMINGOS STIO DO MATO 16365 ESC. DE 1 G LUIZ DE CAMOES 64890 COL. EST. NOSSA SENHORA DO ROSARIO STIO DO QUINTO SO FELIPE 71196 ESC. EST. JOAO FRANCISCO DA SILVA 34509 ESC. GOV. JOAO DURVAL CARNEIRO SOBRADINHO 78052 COL. EST. CASTRO ALVES 20508 COL. EST. JORGE KHOURY SO FELIX 20907 ESC. EST. VILA SO JOAQUIM 34657 COL. EST. ROMULO GALVAO SOUTO SOARES SO FELIX DO CORIBE 33235 CTO. EDUC. SOUTO SOARES 67741 COL. EST. DE 1 G VALDIR DE A. CASTRO TABOCAS DO BREJO VELHO SO FRANCISCO DO CONDE 31739 COL. EST. 31 DE MARCO TANHAU 76408 ESC. ANNA JUNQUEIRA AYRES TOURINHO 77101 COL. ANTONIO CARLOS MAGALHAES SO GABRIEL TANQUE NOVO 62618 ESC. JOAO DURVAL CARNEIRO 27910 COL. EST. DE TANQUE NOVO SO GONALO DOS CAMPOS TANQUINHO 7536 COL. POL. DE SAO GONCALO DOS CAMPOS 7706 CTO. EDUC. NOVIS FILHO SO JOS DA VITRIA TAPERO 70912 COL. EST. TREZE DE JUNHO 17396 GINASIO ESTELA ALELUIA GUIMARAES SO MIGUEL DAS MATAS TAPIRAMUT 9563 COL. EST. ALDEMIRO VILLAS BOAS 23043 ESC. JOAO QUEIROZ 23043991 ANEXO - COL. EST. JOAO QUEIROZ SO SEBASTIO DO PASS TEIXEIRA DE FREITAS 35190 COL. POL. SAO SEBASTIAO DO PASSE 13684 ESC. DE 1 G HENRIQUE BRITO SAPEAU 13790 ESC. EST. DE 1 G DR. ANGELO MAGALHAES 34932 ESC. JONIVAL LUCAS 13803 ESC. EST. ANISIO TEIXEIRA 38954 ESC. DR. ELIEL DA SILVA MARTINS 13846 COL. EST. DEM. RUI BARBOSA STIRO DIAS 76217 CTO. EDUC. TEMOTEO ALVES DE BRITO 8273 COL. DEM. EST. PROF. EDGARD SANTOS 76218 CTO. EDUC. PROF. ROMULO GALVAO SAUBARA 76218991 ANEXO - CTO. EDUC. PROF. ROMULO GALVAO 78053 COL. LUIZ EDUARDO MAGALHAES 76425 COL. LUIZ EDUARDO MAGALHAES 77053991 ANEXO II - CTO. EDUC. PROF. ROMULO GALVAO SADE TEODORO SAMPAIO 22233 COL. EST. ERNESTO CARNEIRO RIBEIRO 35009 ESC. RUNIDAS BARAO DE BOM JARDIM SEABRA TEOFILNDIA 32883 ESC. DR. ANTONIO CARLOS MAGALHAES 16446 ESC. EST. PLINIO CARNEIRO DA SILVA 33022 GR. ESC. FILINTO JUSTINIANO BASTOS TEOLNDIA 33138 CTO. EDUC. SEABRA 10677 COL. EST. DEM. LIBIA TINOCO DE MELO SEBASTIO LARANJEIRAS TERRA NOVA 29432 GR. ESC. DOM PEDRO I 78047 COL. EST. CESAR BORGES

90

Universidade do Estado da Bahia

TREMEDAL 25216 GR. ESC. BARAO DO RIO BRANCO TUCANO 14958 CTO. EDUC. ROMULO GALVAO 15105 ESC. EST. LUIZ EDUARDO MAGALHAES UAU 21423 ESC. EST. JERONIMO RODRIGUES RIBEIRO 21474 COL. EST. NOSSA SENHORA AUXILIADORA 61271 ESC. EDIVALDO MACHADO BOA VENTURA 61336 COL. EST. ANTONIO CONSELHEIRO 68675 COL. SENHOR DO BONFIM UBARA 10529 COL. EST. BALBINO MUNIZ BARRETO UBAITABA 12777 COL. EST. OCTACILIO MANOEL GOMES UBAT 18406 COL. EST. DE UBATA UIBA 78038 COL. EST. MANOEL LEVI UNA 39136 GR. ESC. MENANDRO MINAHIM 78065 COL. EST. PAULO SOUTO URANDI 37346 COL. EST. DE URANDI URUUCA 59790 GR. ESC.CARNEIRO RIBEIRO UTINGA 23884 ESC. EST. ANTONIO MUNIZ 78095 ESC. NOVA DE UTINGA VALENA 11045 COMPLEXO GENTIL PARAISO MARTINS 11070 COESVA - COL. EST. DE VALENCA 78011 COL.. JOAO CARDOSO DOS SANTOS VALENTE 16713 ESC. EST. WILSON LINS 78102 COL. EST. CESAR BORGES VARZEA DA ROA 76069 ESC. EST. ANTONIO CARLOS MAGALHAES WAGNER 23841 INST. FONTE NOVA 23876 ESC. AGROTECNICA AFRANIO PEIXOTO WANDERLEY 65455 COL. EST. ANTONIO INACIO DE OLIVEIRA WENCESLAU GUIMARES 10685 GR. ESC. NAIR LOPES JENKINS XIQUE-XIQUE 26808 ESC. EST. REINALDO TEIXEIRA BRAGA 76432 COL. LUIS EDUARDO MAGALHAES

*Fonte: Superintendncia de Gesto Escolar da SEC

Universidade do Estado da Bahia

91

92

Universidade do Estado da Bahia

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO UNEB 2009


DATA ATIVIDADES HORRIO
___________

LOCAL
www.vestibular.uneb.br Departamentos da UNEB - Interior. COPEVE - Campus I - Salvador. www.vestibular.uneb.br Departamentos da UNEB - Interior. COPEVE - Campus I - Salvador. www.vestibular.uneb.br

26/09 a 12/10/2008 Inscrio no Processo Seletivo. Entrega do laudo mdico 26/09 a 12/10/2008 pelos candidatos com deficincia. At 28/10/2008 29 e 30/10/2008 At 04/11/2008 A partir de 05/12/2008 11/12/2008 Publicao das inscries indeferidas. Interposio de recurso Divulgao da deciso final dos recursos interpostos Disponibilizao do Carto Informativo do Candidato. Publicao do Edital de Convocao para as provas do Vestibular.

___________

___________

___________

___________

www.vestibular.uneb.br www.vestibular.uneb.br, Dirio Oficial e jornais de grande circulao.

___________

21 e 22/12/2008

Realizao das Provas Escritas.

07:20h Abertura dos portes. Colgio e Cidade indicados no Carto de Informao. 07:50 Fechamento dos portes
___________

23/12/2008 21/01/2009

Publicao do Gabarito das provas


Publicao do edital de convocao para Prova de Habilidade Especfica - Desenho Industrial (candidatos classificados nas provas Objetivas e Redao).

www.vestibular.uneb.br

___________

www.vestibular.uneb.br, Dirio Oficial e jornais de grande circulao.

01/02/2008

Prova de Habilidade Especfica Curso Desenho Industrial.

07:20h Abertura dos portes.

Salvador: em estabelecimento de

ensino a ser divulgado. 07:50 Fechamento dos portes


___________

At 17/02/2009

Divulgao dos resultados do vestibular.

www.vestibular.uneb.br, Dirio Oficial e jornais de grande circulao.

O cronograma para matrcula ser divulgado na data de publicao dos resultados do Processo Seletivo Vestibular / 2009, e no site www.vestibular.uneb.br e em jornais de grande circulao. O Boletim de Desempenho do Candidato estar disponibilizado no site www.vestibular.uneb.br, a partir de 03 de maro de 2009. Para tanto, acessar o site www.vestibular.uneb.br, inserindo a data de nascimento combinada com o cdigo de inscrio ou documento de identificao utilizado no ato da inscrio.

Informaes:

0800 71 3000 (71) 3117.2235 / 2418


www.vestibular.uneb.br

Rua Silveira Martins, 2555, Cabula. Salvador-Bahia-Brasil. CEP: 41.195.001.

S-ar putea să vă placă și