Sunteți pe pagina 1din 3

Andebol

Regras

O jogo realiza-se num campo rectangular, cuja dimenso de 40 m X 20 m, limitado por duas linhas laterais, duas linhas de baliza (entre os postes da baliza) e duas linhas de sada de baliza (do lado exterior dos postes). A balizas esto colocadas sobre cada uma das linhas de sada de baliza, ao centro. Dimenses de 3 m X 2 m. O tempo de jogo de 1 hora ( 2 x 30 min, intervalo de 10 min). - Cada equipa tem o direito de pedir 1 min de tempo de paragem (time-out) em cada parte do jogo. Quando os jogos terminam empatados e necessrio encontrar um vencedor, joga-se com prolongamento com duas partes de 5 min, separadas por um intervalo de 1 min. Se no fim desse prolongamento o empate prosseguir, joga-se um segundo prolongamento, aps um intervalo de 5 min, com durao igual ao anterior. - Em caso de nova igualdade, decide-se o desempate atravs de lanamentos de 7 m. Cada equipa indica 5 jogadores para efectuarem esses lanamentos. Podem participar todos os jogadores exceo dos jogadores excludos, desqualificados ou expulsos, quando acabar o prolongamento. Aps sorteio para saber quem efectua o primeiro laamento de 7 m, as equipas fazem os lanamentos seguintes, alternadamente. Uma equipa constituda por sete jogadores em campo (um guarda-redes e seis jogadores de campo) mais sete suplentes. As substituies podem efectuar-se repetidamente e em qualquer momento do jogo. O jogador a substituir deve sair pela zona de substituies e o que entra tambm tem de o fazer por essa zona. Alm disso, um suplente s pode entrar em jogo aps o seu colega ter sado do terreno de jogo. Ao guarda-redes permitido: - Tocar a bola com qualquer parte do corpo para defender, dentro da rea de baliza; - Deslocar-se livremente com a bola, dentro da rea de baliza, sem restries, desde que no demore a efectuar o lanamento de baliza; - Sair da rea de baliza, sem bola, e participar no jogo como outro jogador qualquer. No lhe permitido:

- Sair da rea de baliza com a bola em seu poder; - Tocar a bola parada ou a rolar no solo, fora da rea de baliza; - Entrar na rea de balizan trazendo a bola de fora dessa rea; - Tocar a bola com o p ou perna abaixo do joelho, quando ela est parada na rea de baliza ou se move na direco da rea de jogo; - Ultrapassar a linha dos 4 m na execuo de um lanamento de 7 m. S ao guarda-redes permitido entrar na rea de baliza, no entanto, um jogador pode entrar na rea de baliza depois de jogar a bola, desde que no traga desvantagem equipa adversria. Violaes da rea de baliza: - Quando um jogador de campo, da equipa que tem a bola em seu poder, entrar na rea de baliza alcanando vantagem. -> Lanamento de baliza; - Quando um jogador de campo, (e.d.) entrar na sua rea de baliza alcanando vantagem mas sem impedir uma ocasio de golo. -> Lanamento livre; - Quando um jogador de campo, (e.d.) entrar na sua rea de baliza e anular uma ocasio de golo. -> Lanamento de 7 m; - Quando um jogador de campo jogar a bola para a sua rea de baliza e ela for tocada pelo guarda-redes. -> Lanamento livre. permitido usar as mos, os braos, a cabea, o tronco, as coxas e os joelhos, para lanar, parar, agarrar, empurrar ou bater na bola. permitido a cada jogador: - Segurar a bola na mo por um tempo mximo de 3 s; - Mximo de 3 passos com a bola; - Passar a bola de uma mo para a outra; - Drible. No lhe permitido: - Tocar a bola com o p ou perna abaixo do joelho; - Tocar a bola mais de uma vez, aps ter sido controlada, sem ter tocado no solo ou na baliza; - Um jogador com bola apoiar um ou ambos os ps fora do terreno de jogo. Infraces penalizadas com lanamento livre. Considera-se jogo passivo sempre que: - Uma equipa mantm a bola sem tentar realizar qualquer ataque ou remate baliza; - Uma equipa atrasa repetidamente a execuo de lanamentos de sada, lateral e de baliza da prpria equipa. Infraces penalizadas com lanamento livre. permitido a cada jogador: - Utilizar braos e mos para ganhar ou bloquear a posse de bola; - Fazer obstruo com o corpo ao adversrio, mesmo que ele no tenha a bola; - Estabelecer contacto corporal com o adversrio. No lhe permitido: - Bater na bola ou arranc-la das mos do adversrio; - Empurrar ou bloquear um adversrio; - Atirar-se contra o adversrio.

Infraces penalizadas com lanamento livre. Em caso de impedimento de oportunidade de golo, lanamento de 7 m. Sempre que a bola ultrapassar completamente a linha de baliza, sem que nenhuma falta seja cometida, considera-se golo. Execuo do lanamento de sada: - A partir do centro do terreno de jogo, em qualquer direo, aps o apito do rbitro e durante os 3 s seguintes. Quem o executa deve ter, pelo menos, um p em contacto com a linha central e o outro p sobre ou atrs dessa linha, at que a bola saia da sua mo. Lanamento de baliza: - Sempre que um atacante comete violao da rea de baliza; - O guarda-redes tem a posse da bola na rea de baliza; - A bola ultrapassa a linha de sada de baliza aps ter sido tocada, em ltimo lugar, pelo guarda-redes ou por um jogador adversrio. No necessrio o apito do rbitro para se realizar. Um lanamento livre executa-se no local onde a infraco foi cometida. Os adversrios tm de estar colocados a uma distncia mnima de 3 m do lanador. assinalado um lanamento de 7 m, sempre que se impede ilegalmente uma oportunidade de golo em qualquer parte do terreno de jogo. um remate direto baliza, no tempo mximo de 3 s aps o apito do rbitro. O executante deve colocar-se atrs da linha de 7 m e no a pode ultrapassar antes da bola sair da sua mo. Uma advertncia (carto amarelo) atribuda sempre que um jogador: - Tiver conduta antidesportiva; - Cometer faltas com aco dirigida ao seu adversrio e no bola. Uma excluso de 2 minutos aplica-se quando um jogador: - Fizer uma substituio irregular; - Cometer faltas repetidas; - Tiver conduta antidesportiva repetida. Um jogador excludo no pode jogar nem ser substitudo durante o tempo da excluso. Uma desqualificao (carto vermelho) aplica-se quando se verificar: - Uma infraco que coloque em perigo a integridade fsica de um adversrio; - Uma conduta antidesportiva grave; - Uma agresso antes do encontro ou durante um procedimento de desempate; - Terceira excluso temporria do mesmo jogador. O jogador (ou oficial da equipa) desqualificado tem de abandonar o jogo e o campo; durante 2 min a sua equipa no pode substitu-lo. Uma expulso aplica-se quando se verificar: - Uma agresso, dentro ou fora do campo, durante o tempo de jogo. O jogador expulso tem de abandonar o terreno de jogo e no pode ser substitudo.

S-ar putea să vă placă și