Sunteți pe pagina 1din 4

O portugus no mundo rabe

Refugiados palestinos que estudaram portugus chegam ao Brasil e mostram os primeiros sinais de avano da lngua portuguesa no Oriente
Adriana Natali

No fim do ms passado, 38 palestinos desembarcaram em So Paulo, na primeira leva de refugiados vinda do campo de Ruweished, na Jordnia, a 70 quilmetros da fronteira com o Iraque. Eles sero reassentados em So Paulo e no Rio Grande do Sul, onde o Alto-Comissariado das Naes Unidas para Refugiados (Acnur) trabalha em parceria com as organizaes Critas e Associao Antnio Vieira. Nos quatro anos em que estiveram na Jordnia, os refugiados iraquianos se prepararam para viver no Brasil. O fator decisivo dessa preparao foi o aprendizado da lngua portuguesa. O ensino do portugus a palestinos expulsos do Iraque aps a invaso anglo-americana promete se ampliar na Jordnia. Um lote do recm-lanado Portugus para Falantes de rabe (editora Almdena), por exemplo, acaba de ser encomendado pelo Acnur. A obra organizada por Joo Baptista M. Vargens, da UFRJ.

Mas em todo o mundo rabe, a nossa lngua est se expandindo graas implementao do ensino do portugus em colnias e universidades de alguns pases, como a Sria. A divulgao do idioma e da cultura do Brasil entre os rabes comeou a ganhar fora em 2003, quando o presidente Luiz Incio Lula da Silva firmou um protocolo de intenes que consagrava a abertura de cursos de portugus em universidades locais. Foi, no entanto, aps a Conferncia da ASPA (Amrica do Sul - Pases rabes), promovida pelo Brasil em 2005 para aproximar as regies, que o ensino do portugus ganhou, de fato, relevo. - no Lbano, seguido pela Sria, em razo de sua ligao com as comunidades srio-libanesas no Brasil, que a necessidade do ensino do portugus ainda deve se fazer sentir de maneira mais sensvel explica o embaixador do Brasil na Sria, Eduardo Monteiro de Barros Roxo. No incio de 2006, dando seqncia visita presidencial Sria, o ministro da Educao, Fernando Haddad, prometeu a implementao da cadeira de lngua portuguesa na Universidade de Damasco. Doutor em Lingstica Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e professor do Setor de Estudos rabes da UFRJ, Joo Baptista Vargens esteve na Sria, a convite do governo local, em abril do ano passado, para verificar as reas de atuao para possveis acordos entre a UFRJ e as principais universidades srias. - Especificamente, constatei os diversos mtodos de ensino de lnguas estrangeiras utilizados no Instituto de Idiomas da Universidade de Damasco. Em Damasco Nos meses seguintes, o MEC e a embaixada da Sria promoveram estudos para viabilizar o curso de portugus em Damasco. A professora Paula Caffaro, formada em Letras (portugus-rabe) na UFRJ, ministrou este ano dois dos primeiros cursos de portugus na universidade, para cerca de 20 alunos. - A maioria dos alunos tem alguma ligao com o Brasil, ou so descendentes ou tm relao de trabalho. Os alunos so interessados e no encontram muitas dificuldades com o idioma, somente os verbos do mais trabalho a eles - conta Paula. Alguns alunos so brasileiros que no conheciam a lngua portuguesa. Nasceram no Brasil e, ainda pequenos, foram para a Sria com os pais imigrantes, mas agora resolveram retornar terra natal. De acordo com o embaixador Eduardo Roxo, este o incio das aes com cursos de portugus na Universidade de Damasco. Espera contar de forma regular com professores especializados e verificar a

Refugiados palestinos do Iraque na chegada ao Brasil, no ms passado: quatro anos de aprendizado do portugus

ampliao da demanda. - O Brasil est procura de mercados alternativos fora do eixo europeu-americano e se aproxima dos pases rabes. Ns, professores de portugus e rabe, temos a obrigao de participar, contribuindo dentro de nossa rea de atuao. Alm desse interesse pontual, devemos nos lembrar dos laos histricos que temos com os rabes, via pennsula ibrica e imigrao sria e libanesa no Brasil - explica Vargens. O professor estima que existam mais de 12 milhes de rabes e descendentes radicados no Brasil. Para ele, preciso que seja implementada uma poltica conjunta entre o Ministrio da Educao e o Itamaraty para que haja o incentivo da difuso do portugus do Brasil no mundo, nos moldes do Instituto Cames, O namoro atual entre o em Portugal, o Cervantes, na Espanha, os centros culturais franceses, entre portugus e o mundo rabe outros.

- A semente j foi plantada no Brasil, por meio do Instituto Machado de Assis, uma iniciativa do governo atual para ampliar a divulgao de nossa lngua e cultura. Todavia, at agora, o instituto s existe no papel e no recebeu dotaes oramentrias para funcionar. Acredito que o que falta uma ao segura, concreta, para que o Instituto Machado de Assis se torne realidade - explica. Desafios A produo do material didtico usado hoje em universidades como a de Damasco e em campos de refugiados surgiu da experincia vivida por Vargens entre 1992 e 1994, quando ele ensinava portugus e cultura brasileira na Universidade Abdel Malik Essaadi, em Tetuo, no norte de Marrocos. - Usava mtodos de portugus para estrangeiros em geral e, muitas vezes, sentia a necessidade de confrontar aspectos da gramtica das duas lnguas, para salientar as diferenas. Em tais momentos, percebia quo importante seria a criao de um mtodo prprio para rabes, os alunos teriam mais facilidade - explica o professor.

resgata, por tabela, a influncia que o nosso idioma recebeu dos povos de fala rabe

Portugus para Falantes de rabe contextualiza em livro e CD 26 lies com a cultura brasileira, a partir de datas significativas do calendrio nacional, como o Ano Novo, o carnaval e at o Dia da Conscincia Negra. O material foi escrito por Vargens e ex-alunas, como Geni Harb, Suely Ferreira Lima, Bianca Graziela da Silva e Heloisa Ellery de Menezes. Muitas palavras da lngua portuguesa tm origem rabe, dado o longo perodo de ocupao muulmana, seja em Portugal (711-1249) ou na Espanha. Os sete sculos de dominao moura deixaram marcas na linguagem, especialmente em reas como artesanato e agricultura. A influncia lingstica que eles exerceram sobre a pennsula ficou restrita ao lxico. H inmeras diferenas entre a gramtica do rabe, uma lngua semita, e a do portugus, idioma latino. Por exemplo, o verbo rabe tem flexo de gnero, no existente na lngua portuguesa. H, tambm, no verbo rabe as flexes de nmero: singular, plural e dual, esta referente a duas unidades. Em portugus no existe o dual. - Tais fatos demonstram a importncia do estudo contrastivo entre as gramticas da lngua materna e da lngua estrangeira que o aluno deseja aprender - explica Vargens. Sete sculos O namoro atual entre o portugus e o mundo rabe resgata, por tabela, a influncia que o nosso idioma recebeu dos povos de fala rabe. Segundo Miguel Nimer, num importante estudo editado inicialmente em 1943 e reeditado em 2005 (Influncias Orientais na Lngua Portuguesa, pela Edusp), a pennsula ibrica tinha profundas diferenas de raas e religio. Por isso, e apesar da ocupao ininterrupta de sculos, os povos conquistados no adotaram a lngua do vencedor. O conquistador, por sua vez, "no houve por bem ou por mal, pela imposio de sua lngua, usar de seu direito de conquista", defende Nimer. Com a indiferena e o total desprezo dos ocupantes rabes, no houve assimilao. A presena rabe por isso modesta no espanhol e no portugus.

A difuso de vocbulos rabes nas lnguas da Europa, adverte Nimer, no ocorreu devido conquista dos muulmanos, mas foi resultado da propagao e da vitalidade de toda uma civilizao: a da cultura rabe, que ainda uma fonte de mistrios para os falantes do portugus.

Palavras de origem rabe


Houve trs perodos, com limites imprecisos, em que as palavras de origem rabe ou introduzidas por via rabe, entraram na lngua portuguesa. O mais forte foi a presena muulmana na pennsula ibrica por oito sculos. Outro comeou com a conquista de Ceuta pelos portugueses em 1415 e com a expanso portuguesa que durou at o sculo 18. O ltimo veio at nossos dias por meio de emprstimos, principalmente do italiano e do francs. Fato curioso so as palavras de origem rabe que tomaram acepes diferentes no Brasil e outras que entraram na lngua como autnticos brasileirismos, no constando do vocabulrio portugus, europeu e africano. Essas palavras foram incorporadas lngua pela presena negro-muulmana no Brasil e pela imigrao rabe, principalmente sria e libanesa.
O projeto do governo federal tornar regulares os cursos de portugus em universidades de pases como Lbano e Sria

Aafro (azzafaran, amarelo) Aougue (assok) Acar (assukar deriva do snscrito arkara, gro de areia) lcool (alkohul, coisa sutil) Alface (al-kha) Algarismo (alkawarizmi, nome do matemtico rabe Abu Ibn Mua) lgebra Azeite Azeitona Caf Damasco Garrafa (garraf, frasco bojudo) Harm Haxixe Limo (laimun deriva do persa limun) Mesquita (masdjid) Oxal (in sha allah ou inshallah ou ua x illh, queira Deus) Salamaleque (substantivo proveniente da frmula de saudao rabe "as-salam'alaik", a paz esteja contigo!) Xarope (sharab, bebida, poo)

Um texto com arabismos


No I Festival da Cultura rabe, promovido pela Liga dos Estados rabes no Brasil, em 1972, o professor Antnio Jos Chediak - um dos fundadores da Academia Brasileira de Filologia - mostrou o uso corrente das palavras de origem rabe em nosso idioma em texto de sua autoria. Embora destacados por Chediak, o professor Vargens afirma que h controvrsias sobre a etimologia rabe de "cabidela", "cqui", "chita", "jeropiga" e "troo". "Uma histria. Suponhamos, primeiramente, um casal com um filho, em algum lugar do Brasil. Altair, recm-casada, mora nos arrabaldes ou arrebaldes de uma aldeia do interior, pe o seu vestido de chita e o xale. Pega o garoto, um azougue de menino, lava-o e passa-lhe talco. Se o garoto tosse, d-lhe uma colher de xarope, empapa o algodo em cnfora ou alcnfora e faz massagem nas suas costas. Vai cisterna, prende a azmola na argola da manjorra, pe gua na modesta jarra. Vai fazer caf e adoa-o com saboroso acar-cndi. O marido, um mameluco, conhecido pela alcunha Boca-Torta, bem cedinho, j se levanta com alguns achaques-enxaqueca, pe as ceroulas (no interior muita gente ainda as usa), o terno cqui, bem lavadinho com anil, toma um trago de conhaque de

alcatro So Joo da Barra ou, se no o tem, vai ao alambique, sorve um gole de jeropiga. Toma a tarrafa e vai pescar no aude. Outras vezes, prefere caar javali; limpa o azinhavre da espingarda de grosso calibre, sai com o fraldigueiro chamado Sulto e volta com algumas arrobas de carne s costas. hora do almoo, Altair lhe traz umas azeitonas. Senta-se com ele, e principiam uma salada de alface bem regada a azeite. Vm depois o espinafre, a cabidela, a carne ou peixe escabeche, ou com alcaparra, que ingere com arroz bem soltinho. Ela lhe oferece um prato com acelga ou celga, que rejeita. Prefere alcachofra, por causa do fgado. Vai tomando refresco de tamarindo. sobremesa, uma boa laranja seleta. Terminado o almoo, descansa, recostando a cabea na almofada. A casa modesta, de adobe, mas o alicerce firme. As janelas no tm alizares. Num pequeno jardim, florescem aucenas ou cecns e alecrim. Depois da sesta, sai a trabalhar. Mete algum dinheiro na algibeira, algum alimento no alforje e segue para o campo. Tem alguns alqueires de terra. De volta, pra no alfaiate para experimentar um terno. Depois, entra no armazm para algumas compras. Muita gente. Azfama. sada, um pobre, cheio de salamaleques, pede-lhe esmola. No um nababo, mas tambm no um mesquinho. D-lhe uns nqueis. Um troo de policiais, com vistosos dlmans, passa ao som de tambores, caminho do aljube. o reforo que chega. A regio foi invadida por uma cfila de assaltantes. O mameluco tira o chapu. Passa um atade a caminho do cemitrio. E retorna casa."

S-ar putea să vă placă și