Sunteți pe pagina 1din 22

DESENVOLVIMENTO HUMANO

em sade mental

Objetivos de estudar o desenvolvimento


Compreender aspectos universais Explicar diferenas individuais Entender como a pessoa influenciada pelo ambiente

sade mental

DESENVOLVIMENTO

Mudanas que ocorrem na pessoa ao longo do tempo, de maneira ordenada e relativamente duradoura, e afetam as estruturas fsicas e neurolgicas, os processos de pensamento, as emoes, as formas de interao social e muitos outros comportamentos
em sade mental

O incio
O desenvolvimento humano muito rico e diversificado. Cada pessoa tem suas caractersticas prprias, que as distinguem das outras pessoas, e seu prprio ritmo de desenvolvimento.

sade mental

Aspectos do desenvolvimento
desenvolvimento fsico no crebro, na capacidade sensorial e nas habilidades motoras desenvolvimento cognitivo capacidade mental,linguagem, memria, aprendizagem desenvolvimento psicossocial nos relacionamentos com os outros e no modo pessoal de sentir, reagir e se comportar

sade mental

compreender aspectos universais


Motricidade: funcionalidade dos padres de agarrar, sugar,busca e apreenso do seio e busca de apoio Senso-percepo: preferncia visual: rosto humano preferncia auditiva: voz humana reconhecimento da voz, da face e do odor da me resposta a balano, calor e conforto ttil Comunicao: padres de choro que afetam diferencialmente a me sorriso; capacidade precoce para alternar vocalizaes com adulto
sade mental

explicar diferenas individuais


Alguns traos de temperamento inato: nvel de atividade irritabilidade sociabilidade Como o temperamento afeta desenvolvimento: efeito sobre as outras pessoas amplitude de experincias da prpria criana
sade mental

Entender como a pessoa influenciada pelo ambiente

Como as prticas de criao afetam o desenvolvimento?

sade mental

O desenvolvimento no ciclo da vida humana: principais etapas


primeira infncia: zero a trs anos segunda infncia: trs a seis anos meninice: seis a 12 anos adolescncia: 12 a 20 anos adulto jovem: 20 a 40 anos meia-idade: 40 a 65 anos velhice: a partir de 65 anos

sade mental

O desenvolvimento
Causalidade mltipla: Como o desenvolvimento tem uma variedade de causas, ver o comportamento somente do ponto de vista da psicologia seria incompleto. O estudo do desenvolvimento humano requer a parceria de estudiosos de diversos campos.
Por exemplo, como podemos compreender inteiramente o impacto psicolgico da menopausa sem conhecer as mudanas biolgicas que ocorrem no corpo da mulher ou o modo como as diferentes culturas consideram esta transio?
sade mental

A organizao
Auto-organizao: O processo de desenvolvimento integrao hierrquica de sistemas de comportamento, atravs da qual as estruturas mais antigas so incorporadas a estruturas mais recentes, sob formas cada vez mais complexas. O indivduo participa ativamente deste processo, as experincias as atitudes, expectativas e sentimentos derivados de uma histria de interaes que influenciam a maneira como as pistas e os estmulos ambientais so interpretados e organizados. O desenvolvimento timo consistiria em um contnuo de reorganizao e integrao ativa, pelo indivduo, das diversas competncias adquiridas ao longo da vida.
sade mental

Aprendizagem
Plasticidade: Muitas habilidades podem ser significativamente modificadas com treinamento e prtica, mesmo tarde na vida, mas o potencial para mudana no ilimitado. Influncias transacionais: Cada pessoa se desenvolve dentro de um conjunto especfico de circunstncias ou condies definidas pelo tempo e lugar. Durante o curso de desenvolvimento, os seres humanos influenciam e so influenciados por seu contexto histrico e social. Eles no apenas respondem a seu ambiente, mas interagem com ele e o modificam.

sade mental

Aprendendo
Multidirecionalidade: O desenvolvimento durante a vida envolve um equilbrio entre crescimento e declnio. A medida que as pessoas ganham numa rea, podem perderem outra, e em taxas variveis. As crianas crescem principalmente em uma direo para cima -, tanto em tamanho quanto em habilidades. Na idade adulta, o equilbrio muda gradativamente. Algumas habilidades, tais como o vocabulrio, continuam a crescer; outras, como a capacidade de resolver problemas desconhecidos,normalmente diminuem; e alguns novos atributos, como a sabedoria, podem aparecer.
sade mental

Marcos e tarefas de desenvolvimento no ciclo da vida humana

Infncia

Adquirir habilidades linguagem Desenvolver controle de impulso


Meninice Entrar na escola aprender a ler e escrever Desenvolver habilidades sociais Entrar na puberdade
sade mental

Viver
Adolescncia

Namorar Desenvolver independncia Parceiro /a Trabalho Sair de casa Escolher uma profisso Estudar na universidade

sade mental

Maturidade
Inicio da Vida adulta
casar Ter filhos famlia de Criar filhos pequenos procriao Criar filhos em idade escolar escola

sade mental

Maturidade
Maturidade Criar filhos adolescentes Afirmar-se profissionalmente Filhos deixam o lar Filhos se casam Cuidar de um progenitor enfermo Tornar-se av / av de pares

sade mental

As grandes experincias
Velhice

Aposentar-se Lidar com enfermidade Cuidar do cnjuge enfermo Lidar com a morte do cnjuge Lidar com a morte de amigos

sade mental

Nossas competncias
O desenvolvimento compreende um conjunto de tarefas relevantes para cada estgio no ciclo da vida, definidas de acordo com os contextos culturais em que o indivduo se desenvolve. Entretanto, uma vez cumpridas, as tarefas no perdem importncia. Embora a salincia desses tarefas possa declinar, diminuir em relao a questes que vo emergindo,as tarefas permanecem importantes para a adaptao ao longo do tempo. A resoluo bem sucedida de uma questo saliente em um estgio precoce do desenvolvimento aumenta a probabilidade de ajustamento bem sucedido em etapas posteriores.
sade mental

A noo corrente de tarefa de desenvolvimento implica em um conjunto de critrios, alguns universais, outros especficos de determinada cultura ou momento histrico, atravs dos quais se avalia a competncia do indivduo no enfrentamento dos desafios psicossociais tpicos de cada etapa.

sade mental

O grau de sucesso no cumprimento das tarefas em uma dada etapa afeta o desenvolvimento em etapas posteriores, de modo que a competncia individual em um dado momento da vida decorre do interjogo entre condies internas e externas, passadas e presentes.

sade mental

A competncia vista como a habilidade de usar com sucesso recursos internos e externos para resolver questes que so proeminentes no estgio de desenvolvimento em que o indivduo se encontra. A competncia pode ser definida com atributos adaptativos cognitivos, emocionais, comportamentais e sociais,complementados pelas crenas e expectativas da pessoa sobre sua possibilidade de ter acesso a esses atributos e sua habilidade para implement-los.
sade mental

S-ar putea să vă placă și