Sunteți pe pagina 1din 2

QUESTIONRIO DIREITO SOCIETRIO 1.

Assinale a resposta correta: A) A companhia ter o capital dividido em aes, e a responsabilidade dos acionistas ser sempre ilimitada; B) A sociedade annima no pode ter fim lucrativo; C) A contribuio do scio para o capital social na limitada pode consistir em prestao de servios; D) Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada scio restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralizao do capital social. 2. De acordo com o que dispe a Lei das Sociedades por Aes, as aes, conforme a natureza dos direitos ou vantagens que confiram a seus titulares, podem ser ordinrias, preferenciais ou de fruio. As aes de fruio: (A) so tipicamente usadas por acionistas especuladores, ou por aqueles que no tm interesse na gesto da sociedade. (B) constituem ttulos que podem ser atribudos aos acionistas aps suas aes serem integralmente amortizadas. (C) conferem aos titulares apenas os direitos comuns de acionista sem quaisquer privilgios ou vantagens. (D) conferem ao titular algum privilgio ou vantagem de ordem patrimonial, sem que, entretanto, o acionista tenha direito de participao nos lucros reais. 3. Com base na disciplina jurdica das sociedades annimas, julgue os seguintes itens. I - As sociedades por aes podem ser classificadas em abertas ou fechadas, considerando-se a participao do Estado em seu capital social. II - A Comisso de Valores Mobilirios, entidade autrquica em regime especial vinculada ao Ministrio da Fazenda, responsvel pela emisso de aes em mercado primrio. III - Aes preferenciais so aquelas que conferem ao seu titular uma vantagem na distribuio dos lucros sociais entre os acionistas e podem, exatamente por isso, ter limitado ou suprimido o direito de voto. IV - As aes, as debntures, os bnus de subscrio e as partes beneficirias, entre outras, so espcies de valores mobilirios emitidos pelas companhias para a captao de recursos. V - O valor nominal da ao alcanado com a sua venda no ambiente de bolsa de valores. Esto certos apenas os itens: (A) I e V. (B) II e III. (C) III e IV. (D) I, II, IV e V. 4. Com base na Lei n. 6.404/1976, que dispe sobre as sociedades por aes, assinale a opo correta acerca das caractersticas jurdicas desse tipo de sociedade empresarial. A) Os bnus de subscrio conferem direito de crdito contra a companhia, podendo conter garantia real ou flutuante. B) As partes beneficirias compem o capital social desse tipo de sociedade, sendo permitida a participao nos lucros anuais. C) As aes, quanto forma, podem ser classificadas em ordinrias e preferenciais. D) Nessas sociedades, apenas acionistas podero ser simultaneamente titulares de aes e debntures.

5. As sociedades annimas A) podem ser simples ou empresrias, conforme o objeto social. B) esto proibidas por lei de receberem nome de pessoa fsica em sua denominao. C) so sociedades de capitais, sendo irrelevantes as caractersticas pessoais de seus acionistas. D) devem ser constitudas por, no mnimo, sete acionistas. 6. Na sociedade por aes possvel: A) Ter o capital dividido em aes e a responsabilidade dos acionistas ser limitada ao preo de emisso das aes subscritas ou adquiridas; B) Privar o acionista de participar dos lucros sociais; C) Criar aes ao portador; D) Fixar o capital social expresso em moeda estrangeira. 7. Consideram-se aes em circulao no mercado: A) Todas as aes da companhia aberta; B) Todas as aes ordinrias e preferenciais; C) Todas as aes da companhia aberta, com exceo das de propriedade do acionista controlador, de diretores e conselheiros e das em tesouraria; D) Todas as aes ordinrias e preferenciais, com exceo das destinadas formao de reserva de capital.

8. Na dissoluo de uma sociedade annima, pelo trmino do prazo de durao, no silncio do estatuto, qual o rgo competente para nomear o liquidante que ir funcionar durante o perodo da liquidao? A) Conselho de Administrao; B) Assemblia Geral; C) Conselho Fiscal; D) Diretoria.

S-ar putea să vă placă și