Sunteți pe pagina 1din 2

Engenharia Civil

Bacharelado
Levo jeito para a Engenharia Civil? Estou pronto para entrar no mercado de trabalho de Engenharia Civil? o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifcios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construo ou reforma. Sua atuao inclui a anlise das caractersticas do solo, o estudo da insolao e da ventilao do local e a definio dos tipos de fundao. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalaes eltricas, hidrulicas e de saneamento do edifcio e definindo o material que ser usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padres de qualidade e de segurana. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurana da edificao, calculando os efeitos dos ventos e das mudanas de temperatura na resistncia dos materiais. Ele tambm pode dedicar-se administrao de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupao de um edifcio.

O mercado de trabalho
O mercado para o engenheiro est aquecido em todo o pas, e a expectativa melhorar ainda mais nos prximos anos. O bom momento atual reflexo do crescimento da economia e de projetos do governo federal como o Programa de Acelerao do Crescimento (PAC) e o Minha Casa Minha Vida, que aumentou a oferta de imveis, o que beneficia o bacharel. Para os prximos anos, a demanda pelo profissional deve aumentar, j que dois grandes eventos sero sediados no pas: a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olmpicos, em 2016. "Sero grandes construes, como portos, canais, barragens, que levam de quatro a cinco anos para ficar prontas. O mercado s tende a melhorar ainda mais", afirma Jos Gabriel Maluf Soler, coordenador do curso da PUC Minas. De acordo com ele, a construo civil o setor que mais absorve esse bacharel. O aquecimento do mercado imobilirio nos ltimos anos segue influenciando a grande procura por esse engenheiro. Escritrios de arquitetura tambm costumam contratar o profissional para atuar no planejamento de projetos. Entre os setores apontados como promissores, esto o de petrleo e gs, que devero receber investimentos em obras de grande porte, como gasodutos, refinarias, plataformas, navios e estaleiros. Outras reas com boa perspectiva so energia e saneamento bsico. Salrio inicial: R$ 3.060,00 (6 horas dirias; fonte: Crea-SP).

O curso
Disciplinas como matemtica, fsica, estatstica, desenho e lgica so o forte do currculo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em clculo e desenho. H atividades em laboratrio e matrias das reas de administrao e economia que ensinam tcnicas e mtodos de gerenciamento de projetos e equipes. Nos trs anos finais, voc cursa disciplinas mais ligadas s reas de especializao escolhidas: estruturas, construo civil, hidrulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Para obter o diploma, o estgio obrigatrio, assim como um trabalho de concluso de curso. Fique de olho: H instituies que oferecem formao direcionada a uma rea especfica, como estruturas, transportes e meio ambiente. A Furg possui o curso de Engenharia Civil Costeira e Porturia. Durao mdia: cinco anos. Outros nomes: Eng. Civil (amb.); Eng. Civil (nf. em estrut. metlicas); Eng. Civil (nf. em meio amb.); Eng. Civil (nf. em sist. construtivos); Eng. Civil (estrut. metlicas); Eng. Civil (transp. e log.); Eng. Civil de Infraestrutura; Eng. Civil e Amb.; Eng. de Prod. Civil; Eng. em Constr. Civil.

O que voc pode fazer


Construo urbana
Projetar, construir e reformar prdios e grandes instalaes, como estdios esportivos, shopping centers e aeroportos.

Estruturas e fundaes
Projetar e edifi car fundaes e estruturas de madeira, ao ou concreto, que do apoio s construes, calculando o material necessrio e as dimenses da obra.

Gerncia de recursos prediais


Manter em ordem a infraestrutura de prdios e estabelecer padres de qualidade, ocupao e uso do espao.

Hidrulica e recursos hdricos


Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatrios, sistemas de irrigao, drenagem ou obras costeiras.

Saneamento
Fazer o projeto e construir obras de saneamento bsico, como redes de captao e distribuio de gua e estaes de tratamento de gua e esgotos.

Transportes
Projetar e construir obras de infraestrutura, como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrs e viadutos.

S-ar putea să vă placă și