Sunteți pe pagina 1din 3

DIREITO CIVIL 1. DIREITO.

CONCEITO E ABRANGNCIA

F) Direito e moral: A moral tem uma preocupao expressiva com o foro ntimo, o qual estabelece apenas sanes difusas, no institucionalizadas, enquanto o direito se relaciona, evidentemente, com a ao exterior do homem, estabelecendo sanes concretas. G) DIREITO POTESTATIVO Ele representa aquelas situaes em que um sujeito mediante a sua manifestao de vontade, tem a capacidade de interferir na esfera jurdica de outra pessoa, sem que ela precise fazer qualquer prestao, sem que ela possa se opor, sem que ela precise entregar qualquer objeto. DICOTOMIA ENTRE O DIREITO PBLICO E O PRIVADO RAMOS DO DIREITO.

1. O DIREITO. SIGNIFICADO. Termo polissmico pode ter vrios significados, donde a dificuldade de um definio nica. ETIMOLOGIA: Origem da palavra Direito se encontra no latim directum, literalmente direto, reto, de acordo com a lei, trazendo mente a concepo de que o direito deve ser uma linha direta, isto , conforme exatamente uma regra. No Direito Romano a palavra utilizada para expressar o direito era jus ou juris (idia de jugo vinculo jurdico criado entre as pessoas). DIREITO a cincia do dever-ser. CONCEITO DE DIREITO: Conjunto de normas gerais e positivas, que regulam a vida social. (Radbruch) Para Limonge Direito o conjunto de regras sociais que disciplinam as obrigaes e poderes referentes questo do meu e do seu, sancionadas pela fora do Estado e dos grupos intermedirios. No h que se falar em direito sem relao com o outro = ubi homo, ubi jus; ou mesmo sem a sociedade: ubi societas = ubi ius; ubi ius = ubi societas. Estas regras ou normas esto nas leis, nos costumes na jurisprudncia e nos princpios jurdicos, constituindo o chamado direito OBJETIVO e POSITIVO. A) Direito Objetivo: regra imposta ao proceder humano (jus est norma agendi), preceito este que no cumprido, deve impor a aplicao de uma sano institucionalizada. B) Direito subjetivo: Indica a possibilidade ou faculdade individual de agir de acordo com um direito (jus est facultas agendi). NOTA: Kelsen (Teoria Pura do Direito) e Duguit integram a doutrina negativista que no admitem a existncia do direito subjetivo. Para eles o direito subjetivo no seno o prprio direito objetivo. C) Direito positivo: Conjunto de regras jurdicas em vigor (escrito ou no) em um determinado pas e poca (jus in civitate positum), opondo-se concepo de um direito natural. O direito s pode ser positivo na medida em que sancionado pelo poder pblico (direito legislado) ou criado pelos costumes ou reconhecido pelo Estado ou pelo consenso das naes (direito internacional) o Direito posto! D) DIREITO POSITIVO OBJETIVO: Quando surgem, as normas jurdicas se pem ou se "positivam" como uma realidade "objetiva"; Elas se positivam e se objetivam: vigem e tm eficcia em certo tempo, como realidades culturais, postas e garantidas pela sociedade e pelo Estado; elas so "direito positivo objetivo". E) Direito Natural ou jusnaturalismo: O Direito Natural no escrito, no criado pela sociedade, nem formulado pelo Estado como o adjetivo natural, um direito espontneo, que se origina da prpria natureza social do homem que revelado pela conjugao da experincia e razo. Corresponde a um ordenamento ideal, na idia abstrata do direito, simbolizando o sentimento de justia da comunidade. Direito natural constitudo por um conjunto de princpios e no de regras; seu carter universal, eterno e imutvel e pertencem a todos os tempos. Os princpios que constituem o Direito Natural so entre outros: "o bem deve ser feito", "no lesar a outrem", "dar a cada um o que seu", "respeitar a personalidade do prximo", respeitar as leis da natureza", etc.

Critrio subjetivo

Direito Pblico: O direito pblico a parte do ordenamento jurdico que rege as relaes do Estado com outro Estado, ou as do Estado com os seus sditos, quando procede em razo do poder soberano e atua na tutela do bem coletivo. Direito Privado: Cuida das relaes jurdicas entre os particulares entre si ou entre os particulares e Poder Pblico quando estes no estiverem atuando no exerccio de suas funes de Poder Estatal (ex. locao). o que relaciona entre pessoas singulares, nas quais predominam imediatamente o interesse de ordem particular. ..O Direito civil a grande base do Direito Privado, regendo, genericamente, todas as relaes jurdicas dos indivduos, antes do seu nascimento at depois de sua morte. Critrio finalstico:

Qualifica-se uma norma como pertencente a um ou outro ramo do direito, a depender do interesse jurdico tutelado; se protege interesses gerais, pertence ao direito pblico; se tutela interesses particulares, ao direito privado. Nota: diante de conceitos abstratos torna-se bastante difcil afirmar o que se entende por interesse geral e o que se reputa interesse particular. CONCEITO DOUTRINRIO E HISTRICO DO DIREITO CIVIL o ramo do direito que disciplina todas as relaes jurdicas das pessoas, seja uma com as outras (fsicas e jurdicas), envolvendo relaes familiares e obrigacionais, seja com as coisas (propriedade e posse). Etimologicamente, civil refere-se ao CIDADO. Assim, direito civil refere-se ao Direito do cidado (Direito romano). Direito Civil o direito comum, o que rege as relaes entre os particulares. Disciplina a vida das pessoas desde a concepo e mesmo antes dela, quando se permite que se contemple a prole eventual (art. 1.799, I) at a morte, ou ainda depois dela, reconhecendo a eficcia post mortem do testamento (art. 1857). No direito civil estudam-se as relaes puramente pessoais, bem como as patrimoniais. O Cdigo Civil a constituio do homem comum. o Complexo de normas que regulam os interesses do particular, privado por excelncia. Devido a complexidade e ao enorme desenvolvimento das relaes da vida privada, no mais possvel esgotar o direito civil no respectivo Cdigo. Muitas normas encontra-se em leis extravagantes. GNESE E EVOLUO DO DIREITO CIVIL A noo de direito civil como direito privado remota o direito romano. Em princpio o direito privado era um s, posteriormente foi dividido em jus civile (aplicado aos sditos romanos) e o jus gentium (aplicado aos estrangeiros e s relaes entre estrangeiros e romanos). Na era medieval, o Direito romano foi sistematizada na compilao ordenada pelo Imperador Justiniano e a diviso passou a ser tripartite jus civile (direito privado comum), jus gentium (direito estrangeiro) e jus naturale (direito natural, ideal jurdico). Na Idade Moderna, com o surgimento do Estado Moderno e pela racionalizao do pensamento e da cultura, o que levou construo da cincia jurdica, aparece inicialmente um estado absoluto (sculo XVII) caracterizado pela ascenso da burguesia e culto da vontade do rei como lei.

O Estado absoluto substitudo pelo Estado Liberal em decorrncia de: Revoluo Francesa, Bill of Rights (1.689 - ingls), Declarao dos Direitos da Virgnia (EUA 1776) e Declarao dos Direitos do homem e do cidado ( 1789). O CDIGO CIVIL NO DIREITO BRASILEIRO

Discute-se de forma acirrada sobre a utilidade das codificaes. Vantagens da codificao:

Permite um conhecimento mais fcil do direito aplicvel. Evita a incompatibilidade entre as fontes e destaca os princpios gerais. O sistema jurdico brasileiro do sculo XIX sofreu grande influncia do Direito portugus da poca, em funo das Ordenaes portuguesas (Afonsinas, Manuelinas e Filipinas) que vigoraram no Brasil at a publicao do seu Cdigo Civil em 1916. A primeira constituio brasileira, de 1824 determinou que se organizasse, o quanto antes, um Cdigo Civil baseado na justia e na equidade. Inicialmente foi designado para redigir o projeto o baiano Augusto Teixeira de Freitas. Em 1865 este publicou o esboo de seu trabalho com 4.608 artigos, renunciando tal trabalho posteriormente. Aps a designao de vrios juristas, em 1.899, o professor de direito da Faculdade de Direito de Recife/PE, Clvis Bevilqua foi convidado para elaborar o novo projeto. As vrias crticas elaboradas pelo jurista Ruy Barbosa, fez com que tal projeto tivesse longa tramitao. Somente em 1.916 o CC foi aprovado, entrando em vigor em 1 de janeiro de 1.917. O CC/16 nasceu influenciado pelo liberalismo vigente, possuindo um cunho bastante individualista. Vrias leis, porm, modificaram disciplinas especficas do contedo do CC/16, como a Lei de adoo (Lei 3.135/1957); reconhecimento de filhos adulterinos (Lei 883/1949); Estatuto da mulher casada (Lei 4.121/62); Lei do Divrcio (Lei 6.515/77); bem de famlia legal (Lei n. 8009/90). NOVO CDIGO CIVIL BRASILEIRO Em 1967 foi criada uma comisso para rever o CC/16, sob a coordenao do jurista Miguel Reale. Em 1.972 essa comisso apresentou o anteprojeto e em 1984 foi publicado no Dirio do Congresso Nacional o projeto de Lei n. 634B/75. Depois de adormecido por longos anos, o senador Josephat Marinho conseguiu reavivar o projeto, sendo designado como relator na Cmara dos deputados o jurista Deputado Ricardo Fiuza. Tal projeto foi sancionado e convertido na Lei n. 10.406 de 11/01/2002, com a vacatio legis de um ano. O Novo Cdigo Civil foi talhado na auge da ditadura militar, logo, j nasceu velho, e descompromissado com o seu tempo, desconhece as relaes jurdicas mais atuais do homem. CONTEDO/RAMOS DO CDIGO CIVIL/02 6. PRINCPIOS NORTEADORES DO CC/2002. O direito civil tem por finalidade regular os direitos e obrigaes de ordem privada concernentes as pessoas, aos bens e s suas relaes art. 1 do CC/16. a) Parte Geral: Arts. 1 ao 232; b) Direito das obrigaes: Arts. 233 a 965; c) Direito de Empresa: Arts. 966 a 1.195; d) Direito das coisas: Arts. 1.196 a 1.510; e) Direito de Famlia: Arts. 1.511 a 1.783; f) Direito das Sucesses: Arts. 1.784 a 2.027. C) OPERABILIDADE: Os cdigos so divididos em Partes, Livros, Ttulos, Captulos, Sees, Subsees e artigos. Por exemplo o Cdigo Civil Brasileiro de 2002: PARTE ESPECIAL Leva em considerao que o direito feito para ser efetivado, para ser executado. Importa na concesso de maiores poderes hermenuticos ao magistrado, verificando no caso concreto, as efetivas necessidades a exigir a tutela jurisdicional. 7. RELAO JURDICA DE DIREITO PRIVADO Relaes jurdicas: o lao de cunho jurdico que se estabelece entre determinados sujeitos atribuindo a um, um direito, e a outro um dever. Os elementos que a compe so: os sujeitos (A e B), o fato jurdico que d origem a essa relao jurdica e um objeto (que um bem jurdico). No por outra razo, por ser esse o modelo bsico de representar o direito em funcionamento, que a parte geral do Cdigo Civil prev: A personalidade (quem so os sujeitos), Bens Jurdicos da relao (patrimnio), Fato Jurdico (negocio jurdico). a) ETICIDADE: Funda-se no valor da pessoa humana como fonte de todos os demais valores. Prioriza a equidade, a boa-f e demais critrios ticos. Confere maior poder ao juiz para encontrar a soluo mais justa ou equitativa. B) SOCIALIDADE: Reflete a prevalncia dos valores coletivos sobre os individuais, sem perda, porm, do valor fundamental da pessoa humana. Surge em contraposio ideologia individualista e patrimonialista do sistema de 1916. Busca-se preservar os sentido da coletividade, muitas vezes em detrimento de interesses individuais. D ao intrprete um mapa para a aplicao do direito.

Desvantagens

Cdigos so menos alterados, portanto mais rgidos. Em razo de sua rigidez os cdigos podem estar desatualizados em relao sociedade. DESCODIFICAO: plurissistema = tendncia microssistmica do direito. RECODIFICAO: devoluo de matrias aos cdigos = monossistemas.

DIREITO CIVIL CONSTITUCIONALIZADO O Direito Civil-Constitucional uma corrente doutrinria dentro do direito civil que parte da premissa de que a CONSTITUIO, como norma hierarquicamente superior a todas as demais, portadora de uma determinada hierarquia de valores que devem ser observados por todo o ordenamento jurdico e, portanto, pelo prprio direito civil, que assim deixa de encontrar seu nico fundamento no Cdigo Civil e na legislao ordinria. Reorientado pelo PRINCPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA e devidamente alinhado ao compromisso constitucional de construo de uma sociedade igualitria, justa e fraterna, uma mutao se ps em curso, desencadeando um DIREITO CIVIL renovado, cuja mobilidade a nica certeza, qual pode garantir um mnimo de instrumentalidade. A CF/88 promoveu uma verdadeira reconstruo da dogmtica jurdica, a partir da afirmao da cidadania como elemento propulsor. Desta forma, a Lex Mater salvou o CC/02 de uma morte por asfixia, pois imps uma releitura dos institutos fundamentais do Direito Civil, redefinindo as categorias jurdicas civilistas a partir dos elementos principiolgicos da dignidade da pessoa humana (art. 1, III); solidariedade social (art. 3, III) e na igualdade substancial (arts. 3 e 5).

LIVRO I. DO DIREITO DAS OBRIGAES TTULO I. DAS MODALIDADES DE OBRIGAES CAPTULO I. DAS OBRIGAES DE DAR Seo I. Das Obrigaes de Dar Coisa Certa SISTEMTICA DO DIREITO CIVIL. O PROCESSO DE CODIFICAO A codificao nada mais do que um processo de organizao, que reduz a um nico diploma diferentes regras jurdicas da mesma natureza, agrupadas segundo um critrio sistemtico.

Relao Jurdica o vinculo que une duas ou mais pessoas atribuindo a uma delas o poder de exigir uma obrigao de outra. 1- Sujeitos da relao jurdica: a) Sujeito ativo: titular do direito subjetivo b) Sujeito passivo: o obrigado a dar, fazer ou no fazer algo em benefcio do sujeito ativo. Relao Jurdica: Mltiplos deveres e direitos ao mesmo tempo. a) Comprador: tem o poder de exigir a entrega da coisa e o dever de pagar o preo. b) Vendedor: fica obrigado (dever) a entregar a coisa com o poder de exigir o preo. A relao jurdica decorre de norma superior aos interesses das duas partes: a) No estabelecida arbitrariamente; b) Pode ser bilateral ou plurilateral. OBJETO, VINCULO E PRESTAO: a) Objeto: Na compra e venda: o imvel. Na doao: a coisa doada. b) Vinculo: Na locao: o contrato. Na compra e venda: a escritura pblica. c) Prestao: Positiva: ato imputado ao sujeito passivo, como fazer, dar ou entregar alguma coisa. Negativa: absteno, obrigao de no fazer. 8. SUJEITO DE DIREITO Sujeitos de direito so todos os centros subjetivos de direito ou dever, ou seja, tudo aquilo que o direito reputa apto a ser titular de direito ou devedor de prestao. Os sujeitos de direito podem ser classificados, inicialmente em dois tipos de acordo com seu objeto: a) sujeito de direito humano (a pessoa fsica e o nascituro) b) sujeito de direito inanimado (as pessoas jurdicas e as entidades despersonalizadas). Os sujeitos de direito, no campo do direito privado, podem ser tambm classificados quanto necessidade de autorizao para a prtica de atos jurdicos em: a) b) c) sujeitos de direito personalizados sujeitos de direito despersonalizados. O que distingue o sujeito de direito personalizado do despersonalizado o regime de autorizao ou no para a prtica de atos jurdicos. O sujeito de direito personalizado pode praticar todos os atos jurdicos que a lei no lhes probe. Qualquer pessoa pode comerciar, exceto aqueles proibidos, como por exemplo o

funcionrio pblico, segundo seu estatuto; o falido, enquanto no reabilitado etc.). O sujeito de direito despersonalizado somente pode praticar os atos jurdicos que a lei lhes autoriza ou aqueles correspondentes sua funo essencial. O nascituro e o condomnio, no podem comerciar por faltar norma expressa no ordenamento jurdico que lhes permita esta atividade e por no ser esta atividade correspondente sua funo essencial. Entretanto, o nascituro pode ser sujeito passivo de tributos e o condomnio pode contratar e despedir empregados, ser credor da contribuio condominial etc. Existem excees a esta regra:

Atos tpicos de pessoa fsica no podem ser praticados por pessoa jurdica, ainda que no haja vedao legal expressa. Exemplo: a pessoa jurdica no pode se casar. Atos jurdicos da essncia dos entes despersonalizados podem por estes ser praticados mesmo sem autorizao expressa. Exemplo: a contratao de empregados pelo condomnio. Pessoa jurdica de direito pblico, contudo, opera com conceitos diversos. O Estado, embora sendo pessoa jurdica, s pode praticar os atos que a lei lhe autoriza. Sujeitos de direito personalizado: pessoa fsica e pessoa jurdica A pessoa fsica ou natural o ser humano vivo. Comea a personalidade civil do homem com o nascimento com vida (artigo 4.o do Cdigo Civil) e termina com a morte ou declarao judicial de ausncia (artigo 10 do Cdigo Civil). A pessoa jurdica um expediente do direito destinado a simplificar a disciplina de determinadas relaes entre os homens em sociedade. Ela no tem existncia fora do direito. Este expediente tem por finalidade autorizar certos sujeitos de direito a praticar atos jurdicos em geral. A pessoa jurdica no se confunde com as pessoas fsicas que a compe (artigo 20 do Cdigo Civil). CONSEQUNCIAS PRTICAS DA EXISTNCIA DA PESSOA JURDICA Titularidade negocial

Quando a pessoa jurdica realiza negcios (celebrao de contratos, compra e venda de bens etc.) age como sujeito de direito autnomo e personalizado e assume um dos plos da relao negocial. Aquele que representou a sociedade no parte do negcio jurdico, mas sim a pessoa jurdica; Titularidade processual

A pessoa jurdica pode demandar e ser demandada em juzo ou seja, tem capacidade para ser parte processual. Ao referente a negcio da sociedade deve ser endereada contra a pessoa jurdica e no contra seus scios ou representantes legais. Exemplo: quem recebe citao a pessoa jurdica e no scio. Responsabilidade patrimonial

A pessoa jurdica tem seu patrimnio prprio inconfundvel e incomunicvel com o patrimnio individual dos scios ou associados. As pessoas fsicas que compes a jurdica no respondem, em regra, com seu patrimnio pessoal pelas dvidas da sociedade 9. PATRIMNIO O patrimnio obedece a quatro princpios fundamentais: s as pessoas, naturais ou jurdicas, podem ter patrimnio; toda pessoa tem necessariamente um patrimnio; cada pessoa s pode ter um patrimnio e o patrimnio inseparvel da pessoa. Est englobado o complexo de direitos reais e obrigacionais de uma pessoa, ficando de lado todos os outros que no tem valor pecunirio, nem podem ser cedidos, como os direitos de famlia e os direitos puros de personalidade (direitos extrapatrimoniais). O patrimnio pode ser ativo ou passivo, respectivamente, direitos e obrigaes, lquido ou bruto, o primeiro o conjunto de crditos deduzidos os dbitos e o ltimo somente os crditos sem deduo dos dbitos.

d)

S-ar putea să vă placă și