Sunteți pe pagina 1din 32

Projecto de Educao Sexual

Educao Para a Sade 2010/2011

NDICE

1. Justificao do projecto 2. Conceito de Sexualidade 3. Educao Sexual em Contexto Escolar 4. Relao Escola Famlia 5. Desenvolvimento do Projecto 5.1. Contedos e Objectivos 5.2. Metodologias / Estratgias 5.3. Planificao 5.4. Calendarizao 5.5. Avaliao 6. Bibliografia recomendada 7. Anexos

3 4 6 8 9 10 13 18 18 18 20 27

PES e Educao Sexual 2010/2011

1. Justificao do Projecto
O conceito actual de sade preconiza a integrao de intervenes preventivas globais, atravs da promoo de competncias pessoais e sociais para a sade. O Despacho n 25 995/2005 e o edital da DGIDC de 2 de Fevereiro de 2006, enquadram o desenvolvimento de um processo de implementao de programas e projectos sobre Educao para a Sade nas escolas, nos quais se inclui uma componente de Educao Sexual. O Despacho n 15 987/2006 de 27 de Setembro, assim como os relatrios produzidos pelo Grupo de Trabalho para a Educao Sexual, vm reforar que a Educao Sexual faz parte da componente da Educao para a Sade. O Relatrio Final do GTES veio enquadrar a educao sexual como uma das quatro componentes prioritrias do Projecto de Educao para a Sade (PES), que integra para alm da rea da Sexualidade e Infeces Sexualmente Transmissveis, as questes da Alimentao e Actividade Fsica, dos Consumos de Substncias Psico-activas e da Violncia em Meio Escolar. (GTES, Relatrio Final, 2007: 28-29). Sendo assim a Educao Sexual deve ser considerada obrigatria em todos os estabelecimentos de ensino e integrar o Projecto Educativo de Escola, sempre tendo em conta a especificidade da comunidade escolar (GTES, Relatrio Final, 2007: 4). essencial que as escolas ajudem os seus alunos a desenvolverem um conjunto da competncias que lhes permitam encontrar uma conduta sexual que contribua para a sua realizao pessoal, ao longo da vida. A Lei n. 60/2009 de 6 de Agosto, que Estabelece o regime de aplicao da Educao Sexual em meio escolar, veio tornar obrigatria a abordagem da Educao Sexual em contexto de sala de aula, pela necessidade de uma abordagem do tema de uma forma explcita, intencional e pedagogicamente estruturada. A portarian196-A/2010 procede regulamentao da Lei n 60/2009 nas matrias e nos termos nela previstos.

PES e Educao Sexual 2010/2011

3/30

Sendo assim, nosso propsito trabalhar para que a Educao Sexual seja implementada de forma gradual e equilibrada no nosso Agrupamento, no respeito pelas orientaes legais e tendo em conta as questes e os anseios dos alunos e as preocupaes dos pais e encarregados de educao. Cabe-nos, ainda, clarificar que a Educao Sexual que preconizamos parte da perspectiva de desenvolvimento da pessoa, na sua globalidade, no sentido em que a sexualidade considerada uma fora estruturante no processo de evoluo individual.

2. Conceito de Sexualidade
() A sexualidade, quando inserida nas circunstncias de vida de uma pessoa, participa do seu processo de desenvolvimento e, um instrumento que propicia experincias indispensveis ao crescimento pessoal, autonomia e ao desenvolvimento da individualidade. Percebemos que h um vnculo estabelecido entre a sexualidade e a cidadania, acreditando que, pela vivncia saudvel da sexualidade, cada um aprende a relacionar-se melhor consigo mesmo e com o outro, percorrendo um caminho mais seguro na construo da sua identidade e, em consequncia da sua cidadania (Moraes, 2006: 20).

Muitos dos receios em torno da Educao Sexual, devem-se ideia redutora do conceito de Sexualidade. Pois, a Sexualidade para a maior parte das pessoas, resume-se ao sexo e ao sistema reprodutor. verdade que a reproduo uma componente indispensvel nos programas de Educao Sexual, mas a Sexualidade muito mais abrangente. Estamos, hoje, mais conscientes de que a sexualidade no se esgota no acto sexual uma vez que ela prazer e descoberta, palavra e gesto,

PES e Educao Sexual 2010/2011

4/30

amizade e afecto, satisfao e sofrimento, enfim, expresso da nossa existncia. A sexualidade expressa-se no s no que sabemos, mas sobretudo nos nossos sentimentos, atitudes e comportamentos. A de Sade:
(...) uma energia que nos motiva para encontrar amor, contacto, ternura e intimidade; ela integra-se no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, aces e interaces e, por isso, influencia tambm a nossa sade fsica e mental (Pereira, 2006: 15).

sexualidade

aparece

mais

como

uma

experincia

pessoal,

fundamental na construo do sujeito, ela , segundo a Organizao Mundial

Em suma, a Sexualidade engloba: Identidade de gnero (masculino/feminino); Os afectos e a auto-estima, isto , os nossos sentimentos em relao a ns prprios e em relao aos outros, em relao a todas as mudanas do nosso corpo, etc. Todas as alteraes fsicas e psicolgicas ao longo da nossa vida; Conhecimento da anatomia - fisiologia do sexo feminino e masculino; Higiene na puberdade; A gravidez, o parto, a maternidade e a paternidade; Os mtodos contraceptivos; As doenas sexualmente transmissveis.

Ento, a sexualidade precisa de ser entendida numa abordagem mais ampla, como atributo de todo o ser humano e que, por esta razo parte integrante das relaes que este estabelece consigo mesmo e com os outros.

PES e Educao Sexual 2010/2011

5/30

3. A Educao Sexual em Contexto Escolar


() poderamos apontar como grande objectivo da Educao Sexual escolar o de contribuir (ainda que parcialmente) para uma vivncia mais informada, mais gratificante e mais autnoma, logo, mais responsvel da sexualidade (Frade et al, 2001: 19).

A abordagem de temas sexuais na escola pode contribuir para o desenvolvimento de determinadas competncias sociais pois a frequncia de programas de educao sexual aumenta os comportamentos preventivos, nomeadamente o uso de contraceptivos nos jovens envolvidos em relaes sexuais. Outras competncias que podem ser exercitadas so, tambm, os mecanismos da tomada de deciso, a utilizao dos recursos disponveis e as capacidades de comunicar. A Educao Sexual na escola um dos factores que contribui para o conhecimento e valorizao dos direitos sexuais e reprodutivos: que dizem respeito tomada de decises sobre a fertilidade, sade reprodutiva e maternidade/paternidade responsveis. O trabalho de Educao Sexual tambm contribui para a preveno de problemas graves, como o abuso sexual e a gravidez indesejada. Relativamente gravidez indesejada, o debate sobre a contracepo, o conhecimento sobre os mtodos anticoncepcionais e a reflexo sobre a prpria sexualidade ampliam a percepo sobre os cuidados necessrios quando se quer evit-la. A sexualidade em contexto escolar contribui, ainda, para a preveno do abuso sexual de crianas e jovens, pois ao favorecer a apropriao do corpo e o desenvolvimento da auto-estima, promove a conscincia de que o corpo s ao mesmo pertence, e deve unicamente ser tocado por outro com o seu consentimento ou por razes de sade e higiene. Mas, sobretudo no domnio dos conhecimentos que a escola poder ter um papel importante, quando comparada aos outros agentes de socializao que referimos.

PES e Educao Sexual 2010/2011

6/30

Ao contrrio do que acontece habitualmente com os media, a escola tende a promover uma aprendizagem de forma articulada e com um sentido lgico. Por outro lado, a escola, por ser um espao de ensino formal e de saberes interdisciplinares, capaz de transmitir conhecimentos tcnicos e cientficos que, muitas vezes, as famlias no podem promover devido sua natureza informal e pela deficiente preparao e dificuldades de comunicao de muitos progenitores. Em sntese, a Educao Sexual um processo pelo qual se obtm informao, se formam atitudes e crenas acerca da sexualidade e do comportamento sexual. Tem como objectivos: Desenvolver de competncias nos jovens que permitam escolhas informadas e seguras no campo da sexualidade; Melhorar os relacionamentos afectivos sexuais; Reduzir possveis consequncias negativas dos comportamentos sexuais, tais como a gravidez no planeada e as infeces sexualmente transmissveis (IST); Desenvolver a capacidade de proteco face a todas as formas de explorao e de abuso sexuais (GTES, Relatrio Preliminar, 2005).

Os valores bsicos e princpios ticos que norteiam a educao sexual so os seguintes: O reconhecimento de que a sexualidade, como fonte de prazer e de comunicao, uma componente positiva e de realizao do desenvolvimento pessoal e nas relaes interpessoais; Valorizao das diferentes expresses da sexualidade, nas vrias fases de desenvolvimento, ao longo da vida;

PES e Educao Sexual 2010/2011

7/30

Respeito pela pessoa do outro, quaisquer que sejam as suas caractersticas fsicas e a sua orientao sexual; Promoo da igualdade de direitos e de oportunidades entre os sexos; Respeito pelo direito diferena; Reconhecimento da importncia da comunicao e do envolvimento afectivo e amoroso na vivncia da sexualidade; Reconhecimento do direito a uma maternidade/ paternidade livres e responsveis; Reconhecimento que a autonomia, a liberdade de escolha e uma informao adequada so aspectos essenciais para a estruturao de atitudes responsveis no relacionamento sexual; Recusa de formas de expresso da sexualidade que envolvam manifestaes de violncia e promovam relaes de dominao e de explorao

4. Relao Escola Famlia


O trabalho de Educao Sexual compreende a aco da escola como complemento educao dada pela famlia. Sendo assim, cabe escola informar os familiares dos alunos sobre os objectivos e contedos da Educao Sexual, includa na proposta curricular, e explicitar os princpios norteadores do trabalho (artigo 11 da Lei n. 60/2009 de 6 de Agosto; GTES, Relatrio Final, 2007) A implementao, com xito, da Educao Sexual na escola, depende, em grande parte, do apoio dos pais/ Encarregados de Educao. No compete escola, em nenhuma situao, julgar como certa ou errada a educao que cada famlia oferece. O papel da escola abrir espao para que a pluralidade de concepes, valores e crenas sobre sexualidade, se possam expressar.

PES e Educao Sexual 2010/2011

8/30

5. Desenvolvimento do Projecto
A planificao do Projecto de Educao Sexual da Turma, deve integrar o Projecto Curricular de Turma e, como tal, deve ser planeado, em Conselho de Turma e discutido com os alunos. Apesar da responsabilidade do desenvolvimento do Projecto ser do Director de Turma, enquanto professor de Formao Cvica, rea curricular no disciplinar (Artigo 3. da Lei n.60 de 6 de Agosto de 2009), sugerimos que haja uma interdisciplinaridade, porque nos parece importante, principalmente nesta fase de arranque, que se aplique o conceito de transversalidade que o tema apresenta (ponto 1 do Artigo 7. da Lei n. 60 de 6 de Agosto de 2009). Nomeadamente, nos temas que se relacionam com questes de fisiologia e morfologia humana, para minimizar os conflitos de conceitos, pela especificidade que os contedos apresentam, aconselhamos que, nesta fase, os mesmos sejam dados pelos professores de Cincias da Natureza e/ou Naturais do conselho de turma ou outro profissional convidado que tenha habilitaes prprias para tal. importante que prevaleam as situaes de abordagem dos contedos em contexto de sala de aula. Os contedos a serem abordados por cada turma devem ser previamente seleccionados, respeitando as orientaes do Ministrio da Educao, para cada ciclo e o ano de escolaridade em que se encontram relativamente ao inicio do projecto. Ao longo dos trs ciclos do ensino bsico os contedos devem ser seleccionados numa perspectiva de ciclo( dividindo os contedos pelo nmero de anos de cada ciclo).

PES e Educao Sexual 2010/2011

9/30

A Equipa do PES elaborou os objectivos para cada contedo mnimo a abordar em cada um dos ciclos (ver ponto 5.1), no sentido de facilitar a interpretao dos mesmos. Sero fornecidos pela Equipa alguns materiais pedaggicos para apoio s aulas, contudo cada professor pode e deve dentro da sua planificao procurar reunir outro tipo de informao/material. A equipa do PES estar sempre disponvel para, dentro das suas competncias e disponibilidade, colaborar com todos os intervenientes no desenvolvimento deste projecto de Educao Sexual.

5.1 Contedos e Objectivos


A abordagem da Educao Sexual tem como finalidades gerais: - Compreender o conceito de sexualidade humana em todas as suas dimenses; - Desmistificar as falsas crenas relativas a aspectos da sexualidade; - Desenvolver capacidades sociais que promovam os vnculos afectivos e o relacionamento interpessoal; - Ser capaz de expressar sentimentos e opinies e de comunicar acerca do tema da sexualidade.

PES e Educao Sexual 2010/2011

10/30

1 CICLO (1 ao 4ano) Contedos Mnimos


(De acordo com o documento da Direco-Geral de Inovao e de de Setembro 2009) Desenvolvimento Curricular, Propostas de Contedos Mnimos de 15

Objectivos

Noo do corpo

Conhecer o seu corpo. Ser capaz de verbalizar os nomes das diferentes partes do corpo. Conhecer o corpo como fonte de comunicao, relao e prazer. Promover uma atitude de aceitao da sua identidade sexual. Conhecer os cuidados a ter com o corpo. Consciencializar da importncia de hbitos de higiene e satisfao das necessidades bsicas de alimentao, sono e afecto no bem-estar corporal.

O corpo em harmonia com a natureza.

Noo de famlia.

Diferenas entre rapazes e raparigas.

Conhecer o significado afectivo e social da famlia, das diferentes relaes de parentesco e da existncia de vrios modelos familiares. Reconhecer que no quotidiano familiar existem tarefas e responsabilidades diferentes e partilhadas. Reconhecer as diferenas anatmicas entre rapaz e rapariga. Aceitar as diferenas fsicas entre indivduos. Adquirir conhecimentos bsicos sobre a concepo, gestao, o parto e os cuidados a ter com o recm-nascido. Adequar as vrias formas de contacto fsico nos diferentes contextos de sociabilidade. Consciencializao das pessoas em quem pode confiar em caso de emergncia .

Proteco do corpo e noo dos limites, dizendo no s aproximaes abusivas

PES e Educao Sexual 2010/2011

11/30

2. CICLO (5 e 6 ano) Contedos Mnimos


(De acordo com o documento da Direco-Geral de Inovao e de de Setembro 2009) Desenvolvimento Curricular, Propostas de Contedos Mnimos de 15

Objectivos

Puberdade: aspectos biolgicos e emocionais.

Identificar as mudanas anatmicas e emocionais que ocorrem nos rapazes e nas raparigas na puberdade; Reconhecer a importncia de cuidar do corpo e da higiene corporal. Conhecer a diversidade dos comportamentos sexuais ao longo da vida e as diferenas individuais; Conhecer o corpo sexuado e os seus rgos internos e externos.

O corpo em transformao.

Caracteres sexuais secundrios.

Conhecer as transformaes fsicas e fisiolgicas que ocorrem na puberdade. Compreender os conceitos identidade sexual, identidade gnero, orientao sexual comportamento sexual. de de e

Normalidade, importncia e frequncia das suas variantes bio-psicolgica.

Diversidade, tolerncia.

Saber respeitar o outro independentemente das suas caractersticas fsicas ou orientao sexual.
Ser capaz de reflectir criticamente sobre os papis de gnero e os esteretipos atribudos socialmente a homens e mulheres. Conhecer os mecanismos da reproduo humana: a fecundao, a gestao e o nascimento; Conhecer os diferentes mtodos contraceptivos, as vantagens e inconvenientes de cada um.

Sexualidade e gnero.

Reproduo humana e crescimento, contracepo e planeamento familiar.*

*TemasaseremabordadosporProfessoresdeCinciasdaNaturezae/ouNaturaisououtrostcnicos
especialistasnamatria.

PES e Educao Sexual 2010/2011

12/30

3. CICLO (7., 8. e 9. ano) Contedos Mnimos


(De acordo com o documento da Direco-Geral de Inovao e de 15 de Setembro 2009) Desenvolvimento Curricular, Propostas de Contedos Mnimos de

Objectivos

Compreenso da sexualidade como uma das componentes mais sensveis da pessoa, no contexto de um projecto de vida que integre valores (ex: afectos, ternura, crescimento e maturidade emocional, capacidade de lidar com frustraes, compromissos, abstinncia voluntria) e uma dimenso tica.

Compreender o quadro tico de referncia nos relacionamentos afectivo/sexuais: respeito, a ateno e o sentido do outro, a responsabilidade nos comportamentos, a condenao de todas as formas de violncia sexual que ponham em causa a liberdade pessoal; Incentivar a reflexo crtica, por parte dos jovens, acerca dos seus comportamentos na rea da sexualidade; Compreender a importncia dos sentimentos na nossa sexualidade. Aprofundar conhecimentos sobre os mecanismos da reproduo humana: fecundao, gestao e nascimento; Saber identificar os rgos dos aparelhos reprodutor masculino e feminino. Aprofundar os conhecimentos sobre o ciclo menstrual. Conhecer os diferentes mtodos contraceptivos, as vantagens e inconvenientes de cada um, a sua eficcia e tolerncia; Compreender a contracepo como responsabilidade masculina e feminina. Conhecer as IST mais frequentes e os modos de transmisso de cada uma delas; Conhecer os servios adequados e os

Compreenso da fisiologia geral da reproduo humana.*

Compreenso do ciclo menstrual e ovulatrio.* Compreenso da prevalncia, uso e acessibilidade dos mtodos contraceptivos e conhecer, sumariamente, os mecanismos de aco e tolerncia (efeitos secundrios). *

Compreenso da epidemiologia e prevalncia das principais IST em Portugal e no mundo (incluindo infeco por VIH/vrus da imunodeficincia

PES e Educao Sexual 2010/2011

13/30

humana - VPH2/vrus do papiloma humano - e suas consequncias) bem como os mtodos de preveno.

recursos existentes para a resoluo de situaes relacionadas com a sade sexual e reprodutiva; Ser capaz de adoptar comportamentos informados em matrias como a contracepo e a preveno das ITS. Conhecer as diversas formas de violncia e de abuso sexual; Reconhecer situaes de abuso sexual, as estratgias dos agressores e identificar solues e procurar ajuda; Ser capaz de adoptar comportamentos de preveno face a riscos para a sade, nomeadamente na esfera sexual e reprodutiva. Identificar as implicaes da gravidez na adolescncia: aspectos sociais e Individuais. Reconhecer as repercusses individuais e sociais da interrupo voluntria da gravidez; Conhecer o enquadramento legal da Interrupo voluntria da gravidez. Compreender o que uma maternidade/paternidade responsvel; Consciencializar-se que a maternidade e paternidade devem resultar de uma opo voluntria e consciente.

Saber como se protege o seu prprio corpo, prevenindo a violncia e o abuso fsico e sexual e comportamentos sexuais de risco, dizendo no a presses emocionais e sexuais.

Conhecimento das taxas e tendncias de maternidade na adolescncia e compreenso do respectivo significado. Conhecimento das taxas e tendncias das interrupes voluntrias de gravidez, suas sequelas e respectivo significado.

Compreenso da noo de parentalidade no quadro de uma sade sexual e reprodutiva saudvel e responsvel.

*TemasaseremabordadosporProfessoresdeCinciasdaNaturezae/ouNaturaisououtrostcnicos
especialistasnamatria.

PES e Educao Sexual 2010/2011

14/30

5.2 Metodologia/ Estratgias


Um qualquer programa de Educao sexual deve estar centrado nas necessidades da populao, isto , ter em ateno as caractersticas e vivncias da faixa etria da populao a que se destinam. Centrado em metas como so a aquisio de conhecimentos e o desenvolvimento de atitudes e competncias pessoais e sociais, muito importante que se escolham e usem as estratgias e metodologias mais ajustadas e adequadas. Na verdade, o modo como a Educao Sexual posta em prtica pode estabelecer toda a diferena. Os autores so unnimes em afirmar que so as metodologias participativas que possibilitam o desenvolvimento de saberes e competncias to complexas, uma vez que so essas que promovem o aluno como principal agente da sua prpria aprendizagem. As metodologias participativas expressam-se na utilizao de um conjunto muito vasto de tcnicas. No sendo o nosso objectivo descrev-las exaustivamente, parece-nos, sim, importante abordar algumas das mais frequentemente utilizadas: a) Trabalho de pesquisa O trabalho de pesquisa ajuda o aluno a clarificar ideias, levando-o a interrogar-se sobre os diferentes aspectos do tema em estudo. A pesquisa de informao pode ser feita com base em inmeras e diversificadas fontes: livros, revistas, jornais, Internet, etc., podendo recorrer-se tambm a entrevistas, trabalho de campo, arquivos e visitas de estudo. Deve ter-se em conta dois aspectos principais: 1- Fazer um plano de trabalho e definir que informaes so necessrias; 2- Reorganizar as informaes e apresentao finais, sob a forma de um texto escrito ou uma apresentao oral.

PES e Educao Sexual 2010/2011

15/30

b) Brainstorming ou Tempestade de ideias Consiste em listar, sem a preocupao de discutir num primeiro momento, todas as sugestes que o grupo ou a turma fazem sobre determinada questo ou problema. A lista deve ser constituda por palavras ou frases simples. Aps as sugestes dos alunos deve-se aprofundar a discusso e esclarecer as dvidas e as ideias erradas. c) Resoluo de problemas Mediante a utilizao de histrias, casos reais ou dilemas morais, incentiva-se a discusso para a resoluo de problemas comuns com os quais os alunos podem vir a ser confrontados. Os jornais, as revistas ou as histrias populares podem ser utilizados de formas diferentes: pode ser utilizada uma histria sem final e, nesse caso, pedir-se- aos grupos ou turma que criem um ou vrios finais possveis; pode ser utilizada uma histria pedindo aos participantes para atriburem diferentes valores s vrias personagens; pode-se pedir ao(s) grupo(s) que identifique(m) uma ou vrias solues para cada caso. d) Jogos de clarificao de valores Consiste em promover o debate entre posies diferentes (podendo ou no chegar-se a consenso), atravs da utilizao de pequenas frases que sejam opinativas e polmicas. Pode-se pedir a um dos participantes para assumir a defesa da opinio expressa na frase, a um segundo para a atacar (ainda que essas no sejam as suas posies na realidade) e a um terceiro ainda que observe o debate, para depois o descrever ao grande grupo.

PES e Educao Sexual 2010/2011

16/30

Podem utilizar-se escalas do tipo concordo totalmente, concordo em parte -me indiferente discordo em parte e discordo totalmente, fazendo mover as pessoas na sala para cada uma das posies (que so afixadas nas paredes), ou utilizando as opinies individuais para o debate em pequenos grupos e, numa fase posterior, em grande grupo. e) Utilizao de questionrios Em geral, os questionrios so utilizados para recolher conhecimentos e opinies existentes. No entanto, tambm podem ser utilizados para transmitir (e no apenas para avaliar) conhecimentos. . f) Role play ou dramatizao Consiste na simulao de pequenos casos ou histrias em que intervm o nmero de personagens desejadas. Funciona bem quando so os prprios alunos, em grupo, a elaborarem o texto dramtico. As dramatizaes no devem ser longas (cerca de 10 minutos) e devem ser complementadas com debate em pequeno ou em grande grupo. uma forma particularmente dinmica de analisar uma situao ou provocar um debate. O role play pode ser eficazmente aproveitado no treino de determinadas competncias, tais como saber escutar o outro, desenvolver o relacionamento interpessoal ou saber expressar sentimentos. g) Visita externa Pode aproveitar-se de forma bastante mais eficaz a visita de algum especialista num determinado assunto se houver uma apresentao anterior visita e uma preparao das perguntas e questes que a turma desejaria colocar. A visita pode, tambm, ser complementada com um trabalho em grupo, em que so pedidas opinies, snteses ou dvidas que tenham ficado aps a visita.

PES e Educao Sexual 2010/2011

17/30

h) Produo de cartazes uma forma de organizar a informao recolhida (textos, fotografia, grficos, esquemas, etc.). Pode ser apresentada ao grande grupo, ou pode ser uma forma de fomentar a discusso volta de um tema. Nesse caso pede-se com antecedncia aos participantes que tragam revistas, jornais, textos retirados da internet ou de livros, relacionados com um dado tema que se vai debater. i) Caixa de perguntas Consiste na recolha prvia e annima de perguntas sobre temas de interesse da turma ou de levantamento de necessidades. Pede-se a cada sujeito que formule duas ou trs perguntas por escrito, numa folha de papel que posteriormente dobrada em quatro e colocada numa caixa (tipo urna de voto). muito importante que o professor responda a todas as perguntas de forma clara e com correco cientfica.

j) Fichas de trabalho Facilitam o desenvolvimento dos trabalhos, e devem ser construdas de acordo com os objectivos a alcanar: recolha de informao; explorao de informao; sntese de informao; avaliao. Tm ainda a vantagem de serem um ptimo recurso, quando o tempo para a actividade curto. l) Explorao de vdeos e outros meios audiovisuais

PES e Educao Sexual 2010/2011

18/30

Estes materiais podem ser um auxiliar muito importante para o desenvolvimento das actividades. Aconselha-se que sejam diferenciados os momentos antes da projeco e aps projeco: Antes da projeco - Deve haver recolha de perguntas e assuntos que a turma ou grupo deseja ver tratados de forma a ajustar s necessidades do grupo. Aps a projeco - importante identificar as partes do vdeo que apresentem mais interesse, os conhecimentos que ficaram e as dvidas que surgiram. A construo de guies de explorao permite uma sntese dos conhecimentos adquiridos e a reflexo crtica sobre o material visionado.

5.3. Planificao
O quadro que apresentamos na pgina seguinte, pode servir de referncia para elaborao do Projecto de Educao Sexual da Turma. Os itens constantes no referido quadro so os necessrios para permitir equipa do PES fornecer a informao solicitada superiormente. No entanto, cada Director de Turma pode sempre elaborar a sua planificao acrescentando outro tipo de informao que lhe parea pertinente.

5.4. Calendarizao
A planificao depois de devidamente elaborada tem de ser entregue Coordenadora do Projecto de Educao para a Sade e Educao Sexual do Agrupamento, at Dezembro 2010. Contudo, convm alertar para a importncia de se dividir equilibradamente o nmero de horas previstas para a abordagem da Educao Sexual, em cada ano de escolaridade, pelos trs perodos lectivos (artigo 5. da Lei n. 60/2009 de 6 de Agosto e art.5 da Portaria n196A/2010).

PES e Educao Sexual 2010/2011

19/30

5.5. Avaliao
Com o objectivo de se obter uma reflexo sobre o trabalho desenvolvido, no final do ano lectivo a equipa do PES disponibilizar um questionrio online de Avaliao do Projecto, a ser preenchido pelo Director de Turma, ouvidos todos os intervenientes no processo, baseado nos seguintes parmetros: - Nmero de horas estabelecidas para cada ciclo; - Contedos previstos para cada ano de escolaridade; - Impacto das actividades na aprendizagem dos alunos; - Feedback da Comunidade Educativa.

PES e Educao Sexual 2010/2011

20/30

PROJECTO EDUCAO SEXUAL DE TURMA Planificao curricular


Ano Lectivo 20010 /2011

Ano:

Turma:

Responsvel pela promoo do projecto da turma: Director de Turma Disciplina responsvel: Formao Cvica

Interdisciplinaridade Temas /Contedos Objectivos Estratgias e/ou Parceria N. Horas Calendarizao

()

PES e Educao Sexual 2010/2011

21/30

6. Bibliografia Recomendada
Livros:
ALCOBIA, H., Mendes, A.R., et al. (2004). Educar para a sexualidade. Porto Editora. ANDRADE, Maria Isabel (1992), Entre a Sida e a vida, Porto Editora.* BERDN, L. (2000). Na tua casa ou na minha Tudo o que os jovens querem saber para uma sexualidade sem dvidas. Porto: Areal Editores. BRULLER, Z. & BRULLER, H. (2004). Guia da vida sexual da malta nova. Porto: Edies ASA. BULL, David (2003), Tudo o que uma rapariga deve saber, Temas e Debates Actividades Editoriais.* CARPINTEIRO, E. (2004). Preveno de riscos associados ao comportamento sexual. DST e SIDA. Lisboa: APF. CASANOVA, Sebastio (2002), 101 Maneiras de ter uma boa vida sexual, Garrido Editores.* EVAX, No Espelho, As mudanas no corpo - A Adolescncia e Tu, Projecto Educativo para o Ensino Bsico.* EVAX, Programa Didctico, A Adolescncia e Tu Material para professores, 2 e 3 ciclo do Ensino Bsico, (3 exemplares).* FINLAY, F., JONES, R. et al. (2001). Para saberes o que a menstruao Tudo sobre os perodos menstruais. Lisboa: Terramar. FONSECA, Helena (2005), Compreender os adolescentes, um desafio para pais e educadores, Editorial Presena.* FORD, Michael Thomas (1992), Guia prtico conta a Sida, 100 perguntas e 100 respostas, Terramar Editores, Lda.* FRADE, A. et al. (2001), Educao Sexual na Escola, Lisboa, Texto Editora.* HARRIS, R. & EMBERLEY, M. (1995). Vamos falar de sexo Crescimento. Corpos em mudana, sexo e sade sexual. Lisboa: Terramar. KOHNER, Nancy (1997), Como falar s crianas sobre sexo, Lyon Edies.*

PES e Educao Sexual 2010/2011

22/30

KREITMAN, Tricia (2006), Sarilhos com rapazes, Temas e Debates - Actividades Editoriais.* KREITMAN, Tricia et al.(2005), Pilinhas e outras coisas de rapazes, Temas e Debates - Actividades Editoriais.* LASCONI, Tonino, A Misteriosa linguagem do corpo, Edies Salesianas.* MADUEO, C. (2004). Sexo para adolescentes. Lisboa: Didctica Editora. MALLINOS-MOORE, Jennifer (2007), Adolescentes como ns.* MARQUES, M.M., et al. (2002), Educao Sexual no 1 Ciclo, Lisboa, Texto Editora. MARQUES, Manuel Marques, FORRETA, Ftima, Educao sexual: conceito, objectivos e estratgias (2005). In APF, Programa de desenvolvimento pessoal e social para crianas, jovens e adultos portadores de Deficincia Mental, Lisboa, APF, p. 39-54. MINISTRIO DA EDUCAO, DIRECO GERAL DA SADE, (2001) Promover a Sade da Juventude Europeia, Mem Martins, Editorial do Ministrio da Educao. MINISTRIO DA EDUCAO, MINISTRIO DA SADE, APF (2000), Educao sexual em meio escolar Linhas Orientadoras, Lisboa, Ministrio da Educao. MINISTRIO DA EDUCAO, MINISTRIO DA SADE, APF (2000), Educao sexual em meio escolar Linhas Orientadoras, Lisboa, Ministrio da Educao.* MINISTRIO DA EDUCAO. (2000). Educao Sexual em Meio Escolar Linhas Orientadoras. Lisboa: Ministrio da Educao/ Ministrio da Sade/ APF. MORFA, J., et al . (2002). O grande livro da Sexualidade. Lisboa: Didctica Editora. NODIM, N. (2002). Sexualidade de A a Z. Lisboa: Bertrand. ORGANIZAO MUNDIAL DE SADE, UNESCO (2002), Educao para a sade na escola para a preveno da SIDA e outras D.S.T.- Guia do Planificador, Comisso Nacional de Luta contra a Sida.* ORGANIZAO MUNDIAL DE SADE, UNESCO (2002), Educao para a sade na escola para a preveno da SIDA e outras D.S.T.- Actividades para os alunos, Comisso Nacional de Luta contra a Sida.* PARNELL, Kenny (2000), Tudo o que queres saber sobre sexualidade, Temas e Debates - Actividades Editoriais.*

PES e Educao Sexual 2010/2011

23/30

PEREIRA, M.M. & Freitas, F. (2001). Educao sexual Contextos de sexualidade e adolescncia. Porto: Edies ASA. PEREIRA, M.M., FREITAS, F. (2001). Educao sexual Contextos de sexualidade e adolescncia. Porto, Edies ASA.* PEREIRA, Maria Manuela Melo de Carvalho (2006), Guia de educao sexual e preveno do abuso, Coimbra. P de Pgina Editores. PIRES, Pedro (2005), Ser rapaz fixe, Impala.* POLY, M. & PAGS, J. (1997). Quando os adolescentes despertam para a sexualidade Tudo aquilo que eles no sabem e que voc talvez j tenha esquecido. Lisboa: Terramar. ROBERT, J. & JACOB, J. (2006). A minha sexualidade Dos 9 aos 13 anos. Porto Editora. ROCA, N. (2002). Sou uma adolescente. Lisboa: Editorial Presena. ROCA, Nria (2006), Sou um adolescente, Editorial Presena.* ROCA, Nria (2006), Sou uma adolescente, Editorial Presena.* SANDERS, P. & SWINDER, L. (1995). Para me conhecer. Para te conhecer Estratgias de Educao Sexual para o 1 e 2 ciclos do Ensino Bsico. Lisboa: APF. SAULIRE, D. & DESPRS, B. (2004). Abusos sexuais no!. Lisboa: Terramar. SPITZ, Christian (1996), Tudo o que os adolescentes querem saber, Publicaes D. Quixote.* STOPPARD, Mirriam (1997), Os jovens, o amor e o sexo crescimento, relacionamentos e sexo, Editora Civilizao.* SUPLICY, M. (1995). Sexo para adolescentes. Edies Afrontamento. VAZ, J. (1996). Educao sexual na escola. Lisboa: Universidade Aberta. VILELLA, Asncion (coor.), (1997), Enciclopdia da Sexualidade, MCMXCVII Oceano Editorial, S.A.* YOUNGS, Bettie B., YOUNGS (2005), Jennifer, Tudo sobre a adolescncia, Temas e Debates - Actividades Editoriais.* __________________________________________________
* Livros disponiveis na Biblioteca Escolar da Escola Sede do Agrupamento.

PES e Educao Sexual 2010/2011

24/30

Legislao:
ASSEMBLEIA DA REPBLICA (1986), Lei de Bases do Sistema Educativo, Lei n 46/86, de 14 de Outubro, com as alteraes introduzidas pela Lei n 115/97, de 19 de Setembro e Lei n 49/2005, de 31 de Agosto, republicada no DR:I Srie A n 166, 0508-31, p. 5122-5138. ASSEMBLEIA DA REPBLICA (2009), Lei n. 60/2009 de 6 de Agosto, Dirio da Repblica, 1. srie N. 151 6 de Agosto de 2009 - 5097 CONSELHO NACIONAL DE EDUCAO Parecer n 6/2005, Dirio da Repblica: II srie n 226, 24 11- 2005, p. 16462 16470, Educao sexual nas escolas. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAO, Parecer n. 2/2009, Dirio da Repblica: 2. srie, n 78, 22-04-2009, p. 16262 16265, Parecer sobre os projectos de lei relativos ao regime de aplicao da Educao Sexual nas escolas. DIRECO-GERAL DE INOVAO E DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR, 15 de Setembro 2009, Educao Sexual, Proposta de contedos mnimos, [http://www.dgidc.minedu.pt/saude/Documents/EDUCA%C3%87%C3%83O%20SEXUAL%20CONTE%C3% 9ADOS%20M%C3%8DNIMOS.pdf] disponvel em 15/01/2010. MINISTRIO DA EDUCAO (1989), Decreto-lei n 286/89 de 29 de Agosto, Dirio da Repblica: I srie, n 198, 28-08-09, p. 3638- 3644. MINISTRIO DA EDUCAO (2000) Decreto-Lei n 259/2000 de 17 de Outubro Medidas de promoo da Educao Sexual, da Sade Reprodutiva e do Planeamento Familiar. DR: I Srie - A, n. 240, 17- 10- 2000 , p. 5784-5786. MINISTRIO DA EDUCAO (2005), Despacho n 25 995/2005, Dirio da Repblica: II srie, n 240, 16 de Dezembro de 2005, p. 17 515 - 17 516. MINISTRIO DA EDUCAO, GTES (Grupo de Trabalho da Educao Sexual), (2007), Relatrio Final, [http://www.dgidc.minedu.pt/saude/Documents/GTES_RELATORIO_FINAL.pdf] disponvel em 15/01/2010. RAMALHO, Maria Jos (2008), Educao Sexual em Portugal, Revista Educao Sexual em Rede, n 4, Outubro, p. 18-19. RAMIRO, Lcia, et al, (2008), Factores de Sucesso da Educao Sexual em Meio Escolar, Revista Educao Sexual em Rede, n 3, Janeiro, p. 8-13. VILAR, Duarte (2005), A Educao Sexual faz sentido no actual contexto de mudana, Revista Educao Sexual em Rede, n 1, Julho/Setembro, p. 8-15.

PES e Educao Sexual 2010/2011

25/30

SECRETRIO DE ESTADO DA EDUCAO (2006) Despacho n 15 987/2006 de 27 de Setembro, Define as linhas de orientao e temticas prioritrias no mbito da Educao para a Sade, a integrar obrigatoriamente no Projecto Educativo de cada Agrupamento / Escola, [http://sitio.dgidc.minedu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/603/Despsee_set.pdf ] disponvel em 15/01/2010.

Vdeos:
Jogos de crescer. 1991. APF. Especialmente Tu. 2000. Flaminia. Mudanas. 1989. Flaminia. Cabea cheia de perguntas. 2000. Flaminia. Ento assim?!... Ed. Lit. Centro Nacional de Cinematografia da Dinamarca. 1991. APF.* Documentrio da National Geographic. Incio da vida humana.*

Cds:
Sade na Escola. Desenvolvimento de competncias preventivas (crianas dos 11 aos 13 anos). Edio da Coordenao Nacional para a infeco VIH/sida.* Guio PRESSE (Programa Regional de Educao Sexual em Sade Escolar). ARS Norte Departamento de Sade Pblica.* Funo Reprodutiva e Sua Regulaopara o bem estar da mulher. Fundao Schering Lusitana.* Esta Cena dava um filme. Textos e Contextos para uma Reflexo de Gnero. Ministrio da Educao.* Relatrio do Grupo de Trabalho de Educao Sexual (GTES) (2007). Ministrio da Educao.* No espelhoAs mudanas no corpo. Adolescncia e Tu. Projecto Educativo para 8. ano (2005-2006).*

PES e Educao Sexual 2010/2011

26/30

International Technical Guidance on Sexuality Education. Volume I e II. UNESCO.* _________________________________________


* Material disponvel na Biblioteca Escolar da Escola Sede do Agrupamento.

Contacto de interesse: Sexualidade em Linha 808 222 003 - Sade e Sexualidade Juvenil no Portal do Governo

Ligaes de interesse: ABRAO http://www.abraco.org.pt/noticias/ ASSOCIAO PARA O PLANEAMENTO DA FAMLIA http://www.apf.pt/apf.htm CENTROS DE ATENDIMENTO APF http://www.apf.pt/centros.htm COORDENAO NACIONAL PARA A INFECO VIH / SIDA http://www.sida.pt/ LINHAS TELEFNICAS DE AJUDA APF http://www.apf.pt/linhas.htm REDE EX-AEQUO http://www.ex-aequo.web.pt/ SADE E SEXUALIDADE JUVENIL http://juventude.gov.pt/Portal/OutrosTemas/SaudeSexualidadeJuvenil/ PONTO DE APOIO VIDA http://www.pav.org.pt/OutrosProjectos.aspx

PES e Educao Sexual 2010/2011

27/30

Outras ligaes: DANIEL SAMPAIO http://danielsampaio.no.sapo.pt/index.html ADMINISTRAO REGIONAL DE SADE DE LISBOA E VALE DO TEJO http://www.arslvt.min-saude.pt/ ASSOCIAO NACIONAL DA TUBERCULOSE E DOENAS RESPIRATRIAS http://www.antdr.org/html/00_main.htm ASSOCIAO PORTUGUESA DE ASMTICOS http://www.amcv.org.pt/homemain.html DIRECO GERAL DE SADE http://www.dgs.pt/ FUNDAO PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA http://cardiologia.browser.pt/PrimeiraPagina.aspx INSTITUTO PORTUGUS DA JUVENTUDE http://juventude.gov.pt/portal/ipj LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO http://www.ligacontracancro.

A Equipa do PES e Educao Sexual 2009 / 2010

PES e Educao Sexual 2010/2011

28/30

7. ANEXOS

Projecto de Educao Sexual


Ano Lectivo 2010 / 2011 Grelha do Material Multimdia Disponvel na Biblioteca da Escola Sede
Tipo de Material CD/ROM CD/ROM CD/ROM Descrio A Adolescncia e Tu Agora a Tua Vez Programa Didctico 2 ciclo. Agora a Tua Vez 3 Ciclo Vida no Ventre Documentrio da National Geographic. Ento assim Filme animado. Educao Sexual para crianas. Guio PRESSE Programa Regional de Educao Sexual em Sade Escolar. Formao para professores do 5 ano de escolaridade (ppt, vdeos, documentos). Sade na Escola Histrias/Jogos. Para crianas dos 11 aos 13 anos. Manual para professores. Desenvolvimento de competncias preventivas. Funo reprodutiva e sua regulao para o bem estar da mulher Funo reprodutiva e sua regulao. Contracepo e adolescncia. Esta Cena dava um Filme Material pedaggico de preveno da gravidez indesejada e da maternidade precoce na adolescncia. Jogo destinado a jovens com idades superiores a 15 anos Quantidade

2 2 2

CD/ROM

CD/ROM

CD/ROM

CD/ROM

PES e Educao Sexual 2010/2011

29/30


no espelho.. As mudanas do corpo Actividade didctica a realizar juntamente com os alunos durante a aula. Objectiva uma viso global das mudanas que ocorrem durante a adolescncia, consciencializar os jovens dessas mudanas e incentiv-los a contar as suas prprias experincias. Relatrios Grupo de Trabalho de Educao Sexual (GTES). International Technical Guidance on Sexuality Education. Volume I e II. UNESCO. Cenas e Contracenas As aventuras e desventuras de um grupo de jovens que se perdem num mundo de questes por resolver, onde os sentimentos e incertezas so uma constantevisa alertar e despertar para questes como os mtodos contraceptivos, as infeces sexualmente transmissveis, as inseguranas e as duvidas que surgem nesta idade. Descrio A Adolescncia e Tu - Testemunhos de Adolescentes Programa educativo para 9 anos Ano Lectivo 2009- 2010 Programa Educativo EVAX e TAMPAX A Adolescncia e Tu Recursos para Professores: Manual do professor e Questionrio inicial Programa educativo para 9 Anos Ano Lectivo 2009- 2010 Programa Educativo EVAX e TAMPAX Material de apoio s aulas de educao sexual de acordo com a descrio apresentada na brochura do Kit , para o 2 ciclo. APF ( Associao Para o Planeamento da famlia) Material de apoio s aulas de educao sexual de acordo com a descrio apresentada na brochura do Kit, para o 3 ciclo. APF (Associao Para o Planeamento da famlia) Programa Educativo Dirio 14/18 - Guia do Professor - Johnson & Johnson

CD/ROM

CD/ROM

DVD

Tipo de Material

Quantidade

DVD

DVD

Kit

Kit

Livro + CD

1+1

PES e Educao Sexual 2010/2011

30/30

PES e Educao Sexual 2010/2011

31/30

EscolaE.B.dePenafieln2
PESProjectodeEducaoparaaSade2010/2011 RequisiodematerialEducaosexual
Professor Funcionrio Datade requisio Designao Datade entrega Rubrica Professor Funcionrio

PES e Educao Sexual 2010/2011

32/30

S-ar putea să vă placă și