Sunteți pe pagina 1din 2

LEI N 5260 DE 11 DE JUNHO DE 2008 - Anotaes

Art. 1 A previdncia social dos membros do Poder Judicirio, Legislativo, do Ministrio Pblico, da Defensoria Pblica, do Tribunal de Contas e dosservidores pblicos estatutrios do Estado do Rio de Janeiro se organiza em regime jurdico prprio e nico, de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio dos entes pblicos, dos membros, dos servidores estatutrios, ativos e inativos, e dos pensionistas, observados os critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial e o disposto nesta Lei.

Art. 9

III - a data de preenchimento do requisito constitucional de idade, nos casos de aposentadoria compulsria por idade;

1 No caso de aposentadoria compulsria por idade, o segurado afastar-se- do exerccio de seu cargo no dia imediatamente posterior data a que se refere o inciso III deste artigo, sendo o ato de aposentao meramente declaratrio, para todos os efeitos jurdicos.

Art. 16. O cnjuge, o companheiro, a companheira ou o parceiro homoafetivo perdem o direito penso:

I - no caso do cnjuge, especificamente, se estiver separado judicialmente ou divorciado por ocasio do falecimento do segurado, sem que lhe tenha sido assegurado judicialmente prestao de alimentos ou outro auxlio; e, tambm, pela anulao do casamento;

II - em qualquer caso, encontrando-se o cnjuge, o companheiro, a companheira ou o parceiro homoafetivo separado(a) de fato por mais de 2 (dois) anos, sem penso alimentcia ou outro auxlio determinado em juzo.

Art. 21 Somente ser permitida a acumulao de penses previdencirias, quandodecorrentes de um mesmo segurado, nos casos de acumulao lcita de cargos, empregos ou funes pblicas.

Art. 22 Por morte presumida do segurado ou seu desaparecimento em conseqncia de acidente, desastre ou catstrofe, declarados pelaautoridade judiciria competente, decorridos seis meses de ausncia, ser concedida a seus dependentes uma penso provisria, a contar da data da declarao, na forma estabelecida nesta Seo.

Pargrafo nico. Verificado o reaparecimento do segurado, o pagamento da penso cessar imediatamente, desobrigados os beneficirios da reposio das quantias j recebidas.

Art. 25. O direito penso por morte no prescrever, mas prescrevero as prestaes respectivas no reclamadas no prazo de 5 (cinco) anos contados da data em que forem devidas.

Art. 32. O auxlio-recluso corresponder:

I - a dois teros das parcelas estipendiais recebidas pelo segurado, sobre as quais incida contribuio previdenciria, quando afastado por motivo de priso em flagrante ou preventiva, determinada pela autoridade competente, enquanto perdurar a priso;

II - a metade das parcelas estipendiais recebidas pelo segurado, sobre as quais incida contribuio previdenciria, durante o afastamento em virtude de condenao por sentena definitiva que no determine ou de que no decorra a perda do cargo.

O custeio da previdncia social se dar mediante contribuies do Estado do Rio de Janeiro, e das entidades abrangidas por esta lei, e dos segurados, participantes e beneficirios, segundo critrios socialmente justos e atuarialmente compatveis.

S-ar putea să vă placă și