Sunteți pe pagina 1din 21

PROJETO AMIGOS DE DEUS

RCC Brasil

Conforme orienta o Projeto Amigos de Deus, as campanhas para motivar os servos dos Grupos de Orao devero ser realizadas a partir do ms de julho nas reunies de servos. Todas as campanhas tero um subsdio que apresentar as sugestes de aes a serem realizadas para motivar os servos a vivenciar as prticas espirituais de cada campanha. Porm, os responsveis pelo Projeto no Grupo de Orao devem ficar livres para criar outras aes que possam ajudar a motivar os servos. O importante que a motivao seja realizada em todas as semanas durante as Reunies de Servos ou, se o Grupo de Orao no tiver Reunio de Servos semanais, a motivao poder ser realizada no final da Reunio de Orao, mas apenas para os servos. Portanto, para esta motivao dever ser realizada uma breve reunio de servos quando encerrar a Reunio de Orao.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

2 CAMPANHA: ORAO PESSOAL e ROSRIO

1 Semana a) Decorar a sala onde acontecer a Reunio de Servos com cartazes e/ou faixas informando que est iniciando a segunda campanha do Projeto Amigos de Deus. b) Tambm poder-se-ia colar cartazes nas paredes com mensagens sobre o Rosrio e sobre a Orao Pessoal. Preparar um altar para expor a imagem de Nossa Senhora adornando-a com flores (rosas se possvel) em nmero suficiente para que no final da Reunio cada servo receba uma. c) Fazer uma dinmica na Reunio de Servos mostrando que a Leitura Orante da Palavra de Deus e o Jejum que estamos praticando devem ser acompanhados de nossa orao pessoal e da meditao do Santo Rosrio para que a nossa vida se transforme.

Dinmica: PALAVRA QUE TRANSFORMA Objetivos: Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas. Que a vida pessoal de orao nos faz absorver aquilo que a Palavra de Deus tem para realizar em ns. Material: Uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remdio vazio, uma esponja e uma vasilha com gua. Descrio: 1. Se explica que a gua a Palavra de Deus e que o objeto somos ns. 2. Depois se coloca a gua na vasilha, e algum mergulha o isopor. 3. Aps ver o que ocorre com o isopor, mergulhar o giz, depois o vidro de remdio e por ltimo a esponja.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

Como Fazer: 1. D um objeto para cada pessoa. 2. Colocar primeiro a bolinha de isopor na gua. Refletir: o isopor no afunda e nem absorve a gua. a) Como ns absorvemos a Palavra de Deus? b) Somos tambm impermeveis? 3. Mergulhar o giz na gua. Refletir: o giz retm a gua s para si, sem repartir. a) E ns? 4. Encher de gua o vidrinho de remdio. Despejar toda a gua que ele se encheu. Refletir : o vidrinho tinha gua s para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo. a) E ns? 5. Mergulhar a esponja e espremer a gua. Refletir: a esponja absorve bem a gua e mesmo espremendo ela continua molhada. Assim acontece conosco quando praticamos o Jejum e a Lectio Divina e temos a prtica constante da orao pessoal. Iluminao Bblica: "Lembrai-vos de Moiss, servo do Senhor: Amalec, que confiava em sua fora, em seu poder, em seu exrcito, em seus escudos, em seus carros e cavaleiros, foi derrotado por ele, no com a fora das armas, mas com o poder da santa orao". (Jt 4,13)
Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

Encerrar com um momento de orao pedindo a intercesso de Nossa Senhora por toda a RCC e pelos servos do Grupo de Orao, para que sejamos perseverantes no exerccio das prticas espirituais. Entregar uma rosa e, se possvel um tero para cada servo, enquanto se canta uma msica em honra a Nossa Senhora.
2 Semana Preparar um ensino para motivar os servos a refletirem sobre a necessidade da meditao do Rosrio. Este ensino deve ser breve (15 a 20 minutos) e deve ser ministrado na reunio de servos do Grupo de Orao. Podem utilizar um dos seguintes contedos: Sugesto 1)

A importncia de meditar o Rosrio 1 - Meditar a mesma coisa que pensar com o afeto da vontade na verdade e no bem que encerram os Mistrios do Rosrio. Aqui meditar a mesma coisa que contemplar embora o significado destas duas palavras, em si, seja um pouco diferente. Meditar exige que ns nos esforcemos por pensar e conhecer qualquer coisa discorrendo ou refletindo sobre ela. Porm, contemplar pensar e conhecer por intuio ou simples olhar da - nossa inteligncia, mas sem discorrer ou refletir. 2 - Com efeito, a verdade e o bem so-nos necessrios, pois so o objeto da nossa inteligncia e da nossa vontade, cuja tendncia possu-los e goz-los. De nada aproveitam se no os conhecemos, se no pensamos ou meditamos neles. Todos os cristos recebem no dia do seu Batismo a luz e o dom da f. Mas quantos infelizmente, sem deixarem de crer, vivem como se no tivessem a f que para eles morta. Acreditam nas verdades religiosas, mas no as vivem, no as pem em prtica, no fazem delas caminho para a vida eterna. De pouco vale acreditar nessas verdades que a f nos apresenta envolvidas em vus sem a meditao dessas verdades. O Rosrio , em primeiro lugar, orao vocal e deve ser acima de tudo, orao de meditao que nos leva a penetrar os Mistrios que a f nos prope para crer.
Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

3 - A meditao no pode rasgar, por si, os vus em que a f nos apresenta as verdades da nossa religio. O homem, pela f, est em presena dos grandes Mistrios divinos que jorram da fonte infinita da verdade, do bem e da vida, que Deus. Essa fonte , portanto, a Divindade-Deus uno na Trindade de Pessoas que se aproximam de ns por Jesus Cristo, Filho de Deus feito Homem. Como Jesus dizia, a vida eterna consiste em conhec-Lo a Ele e, por meio dEle, conhecer a Deus Pai. Enquanto estamos no mundo, de passagem para a eternidade, no podemos ter a viso da glria do Cu, onde a nossa alma ver satisfeita todas as suas aspiraes de Luz, de Bem, de Vida e Felicidade. As insondveis riquezas de Deus esto encerradas em Jesus, Deus Humanado, cuja vida neste mundo, sem deixar de ser divina, foi humana como a nossa, mas toda cheia de Deus. O Rosrio, que orao de meditao, levanos a copiar e a viver essa vida de Jesus, tornando a nossa divina como a dEle. O Rosrio contm, atravs dos seus 20 Mistrios, o Livro da Vida que Jesus Cristo. Com razo S. Luis Grignon de Montfort, grande apstolo do Rosrio, escreveu que o Rosrio divide a vida de Jesus e a de Maria em 20 Mistrios, que nos representam as suas virtudes e aes como em 20 quadros, cujos traos devem servir-nos de regra e exemplo para a orientao da nossa vida. So 20 archotes a guiar-nos neste mundo, 20 focos brilhantes para nos conhecermos a ns mesmos e para atear o fogo do seu amor em nossos coraes, 20 fogueiras para nos consumirem completamente em suas chamas. (Cf. O Segredo admirvel, 3 dezena) 4 - Os frutos desta vivncia so todos os que so prprios do Rosrio, como veremos noutra ocasio. Porque a meditao, como j se disse, a parte mais importante na sua recitao. Porque as vidas de Jesus e de Maria esto 'intimamente associadas, ao meditar os seus Mistrios, aparece-nos neles a graa de Jesus, que nos dada por Maria. A f e o amor que abrasam a alma nessa meditao so eficazes para determinarem a influncia divinizadora de Jesus e de Maria e levam-nos a um maior conhecimento e amor divinos: acrescentam em ns essa vida divina. Quem medita bem o Rosrio, recebe como diz S. Toms, o efeito principal da meditao, isto , a graa da devoo que a vontade e o afeto com que servimos a Deus, como resultado natural da considerao da verdade e do bem divinos que se encerram nos Mistrios do Rosrio.
(Livro - Manual do Rosrio - Ed. do Secretariado Nacional do Rosrio - Ftima - Portugal. P. 520 e 521)
Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

Sugesto 2) O Rosrio O Santo Rosrio considerado a orao perfeita porque junto com ele est a majestosa histri de nossa salvao. Com o rosrio, meditamos os mistrios de gozo, de Luz, de dor e de glria de Jesus e Maria. uma orao simples e humilde, como Maria. A Virgem sempre nos d o que pedimos. Ela une sua orao nossa. Portanto, esta mais poderosa, porque Maria recebe o que ela pede, Jesus nunca diz no ao que Sua Me lhe pede. Em cada uma de suas aparies, nos convida a rezar o Rosrio como uma arma poderosa contra o maligno, para nos trazer a verdadeira paz. uma orao bblica. No s a vida de Cristo, como tambm as oraes que o compem so bblicas. A comear pelo Pai-Nosso, ensinado pelo prprio Nosso Senhor Jesus Cristo aos Apstolos, quando estes pediram: "Ensinai-nos a rezar" (Lucas 11). O Divino Redentor pronunciou as palavras do Pai-Nosso, indicando-nos o meio de glorificar a Deus. claro que Ele no deixar de ouvir-nos, uma vez que suplicamos com as prprias palavras que Ele nos ensinou. A Ave-Maria foi ensinada por Deus Pai, atravs do anjo Gabriel (Lucas 1,28) e pelo Esprito Santo, atravs da boca de Isabel (Lucas 1,42). Sem dvida, uma das mais belas oraes a Ave-Maria, composta com a saudao do Arcanjo So Gabriel, "Ave, cheia de graa, o Senhor contigo"; com as palavras de Santa Isabel, "Bendita sois Vs entre as mulheres, e bendito o fruto do vosso ventre"; e com o acrscimo inserido pela Igreja no ano de 429 (Papa Celestino I), "Santa Maria, me de Deus, rogai por ns pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amm". Quando rezamos a Ave-Maria, realizamos hoje a profecia do Magnificat: Todas as geraes me chamaro de bendita" (Lucas 1,48). Em poucas palavras essa orao encerra as principais grandezas de Nossa Senhora O Credo o smbolo dos Apstolos, composto com os dogmas da Igreja. O Glria uma glorificao Santssima Trindade. A Salve-Rainha uma saudao amorosa que fazemos a me de Jesus e nossa Me. So Lus diz que os hereges tm horror Ave-Maria. Eles podem at aprender a recitar o Pai-Nosso, mas nunca a Ave-Maria: " Prefeririam carregar sobre si uma serpente antes que um rosrio.
Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

No h graas que Deus no nos possa alcanar por meio de Maria a quem pea por meio do Rosrio. No entanto bom lembrar que devemos nos preparar para alcanar as graas que tanto pedimos. Disse o Papa Pio X: O Rosrio a mais bela e a mais preciosa de todas as oraes e interventor de todas as graas: a prece que mais toca o corao da Me Deus. Rezai-o todos os dias". Joo Paulo II: "O Rosrio, lentamente recitado e meditado em famlia, em comunidade ou pessoalmente, vos far, penetrar pouco a pouco nos sentimentos de Jesus Cristo e de sua Me, evocando todos os acontecimentos que so a chave de nossa salvao". As virtudes e os Mistrios do Santo Rosrio Mistrios Gozosos 1 - A Anunciao Nossa Senhora. A humildade. 2- A Visitao Sta. Isabel. A virtude da Caridade. 3- O Nascimento de Nosso Senhor. O desapego ao material. 4- A Apresentao do Menino. O oferecimento de nosso ser ao Pai. 5- A perda no Templo. O zelo apostlico. Mistrios Luminosos 1- Batismo de Jesus por Joo Batista, no rio Jordo. Renovao da graa do Batismo. 2- Auto-revelao de Cristo nas bodas de Can. Fidelidade na famlia. 3- Anncio do Reino e convite converso. Fervor apostlico. 4- Transfigurao de Cristo. Converso. 5- Instituio da Santssima Eucaristia por Jesus. Amor reparador. Mistrios Dolorosos 1 - A Orao no Horto. A Opo pelo sacrifcio. 2- A Flagelao do Senhor. O domnio corporal. 3- A Coroao de espinhos. A retido mental. 4- Jesus carregando a Cruz. A Pacincia. 5- A Morte de Nosso Senhor. A aceitao da Vontade Divina.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

Mistrios Gloriosos l- A Ressurreio de Jesus. A virtude da F. 2- A Ascenso do Senhor. A virtude da Esperana. 3- O envio do Esprito Santo. O Amor Divino. 4- A Assuno de Maria Santssima. A Boa Morte. 5- A Coroao de Nossa Senhora. A intercesso de Nossa Me. Benefcios do Rosrio 1. Nos eleva gradualmente ao perfeito conhecimento de Jesus Cristo. 2. Purifica nossas almas do pecado. 3. Permite-nos vencer nossos inimigos. 4. Facilita-nos a prtica das virtudes. 5. Inflama-nos do amor de Jesus Cristo. 6. Obtm-nos de Deus toda classe de graas. 7. Proporciona a ns com o que pagar todas as nossas dvidas com Deus e com os homens. Bnos do Rosrio 1. Os pecadores obtm o perdo. 2. As almas sedentas so saciadas. 3. Os que esto atados vem seus ns desatados. 4. Os que choram encontram alegria. 5. Os que so tentados encontram tranqilidade. 6. Os pobres so socorridos. 7. Os religiosos so reformados.
Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

8. Os ignorantes so instrudos. 9. Os vivos triunfam sobre a vaidade. 10. Os mortos alcanam a misericrdia por via de sufrgios.
(Fonte: www.rosarioperpetuo.com.br)

3 Semana a) Preparar lembrancinhas que motivem as vivncia da Lectio Divina, do Jejum, da Orao Pessoal e do Santo Rosrio e entregar para os servos no final da Reunio de Servos ou no final da Reunio de Orao. b) Orientar para que se faa uma partilha sobre os resultados da vivncia das prticas espirituais na vida dos servos. Seria interessante selecionar antecipadamente alguns servos que tenham algum testemunho relacionado vivncia das prticas espirituais para partilhar na reunio de servos.

4 Semana Ministrar um breve ensino sobre a Orao Pessoal. Sugerimos o contedo a seguir:

Orao Pessoal
A orao pessoal um momento de intimidade com Deus, um dilogo sincero essencial de amor, um encontro espontneo no sentido do ser. So caractersticas necessrias orao: um tempo reservado, fidelidade e a perseverana. Este tipo de orao pode ser Vocal ou Mental, devendo ser observados alguns aspectos prticos, como o lugar onde se vai rezar, ter um ambiente acolhedor, um horrio, uma postura corporal e um dirio espiritual para anotar as inspiraes do Senhor.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

A orao pessoal um dos meios, mais eficazes de crescimento espiritual, visto que uma necessidade natural do fiel, tanto quanto comer e o respirar, devendo desta forma, ser natural e agradvel. Jesus nos ensina a orar Jesus, O Filho de Deus aprendeu a rezar segundo o seu corao de homem. Aprendeu a orar com sua me, Maria, que conservava todas as "Grandes Coisas" do Todo-Poderoso e as meditava em seu corao. (Lc 1,49) Jesus sempre orou antes dos momentos decisivos de sua misso: Antes de o Pai dar testemunho dEle por ocasio do Batismo. (Lc 3,21) Antes da Transfigurao. (Lc 9,28) Antes de realizar por sua Paixo o plano de Deus. (Lc 22,41) Antes de escolher os doze apstolos. (Lc 6,12) Antes que Pedro o confesse como o Cristo de Deus. (Lc 9,18ss) Pede para que a f do chefe da Igreja no desfalea. (Lc 22,32) Jesus ao orar, nos ensina como devemos fazer nossa orao. O caminho da nossa orao a orao a seu Pai. Como pedagogo, ele nos toma onde estamos e nos conduz ao Pai. Abaixo veremos alguns exemplos dados por Jesus: Reconciliao com o irmo. (Mt 5,23-24) Amor e orao aos inimigos. (Mt 5,44-45) Orar ao Pai em segredo. (Mt 6,6) No Multiplicar palavras. (Mt 6,7) Perdoar do fundo do corao. (Mt 6,14-15) A pureza de corao e a buscar do reino. (Mt 6,21-25) A f um elemento essencial para orao. Audcia na Orao. (Mc 11,24) Fora da orao. (Mc 9,23) F que no se hesita. (Mt 21,22) Jesus admira a f. (Mt 8,10, Mt 15,28)

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

Trs parbolas principais sobre a orao nos so transmitidas segundo so Lucas. So elas.

Orao persistente Lc 11,5-13 Qualidade da orao Lc 18,1-8 Humildade na orao Lc 19,9-14 As Formas de Orao A orao pode acontecer de diversas formas, de acordo com as intenes, sentimentos e necessidades do orante e, tambm, com as moes do Esprito Santo. So elas: Orao de Louvor Orao de Ao de Graas Orao de Adorao Orao em lnguas Orao de Escuta Orao de Splica Orao de Entrega Orao de Intercesso Orao de Cura So muitas as formas de se orar, todas elas necessrias ao crescimento espiritual do fiel, no entanto, mesmo Esprito que move o orante no momento certo, para que este receba e viva a graa de uma caminhada de orao em busca da santidade.
(Fonte: www.rccjovem.com)

Para refletir: Como vai a sua vida de orao pessoal? Se voc ainda no faz orao pessoal, escolha um horrio, combine com o Senhor este encontro dirio e pea ao Esprito Santo que lhe torne fiel e perseverante a ele.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

Sugesto: Entregar para cada servo ou orientar para que adquiram um dirio espiritual para ser utilizado no momento de sua orao pessoal. 5 Semana Durante a Reunio de Servos ou no final da Reunio de Orao, motivar os servos para continuar a vivenciar as prticas espirituais da Lectio Divina, do Jejum, da Orao Pessoal e da Meditao do Rosrio. Dividir os servos em duplas e orientar para que durante a semana um motive o outro a realizar as prticas espirituais.

6 Semana a) Na reunio de servos ou no final da reunio de orao (Grupo de Orao), o responsvel pelo Projeto Amigos de Deus no Grupo de Orao deve perguntar aos servos se todos conseguiram praticar nas semanas anteriores o jejum e a Lectio Divina, a Orao Pessoal e a Meditao do Rosrio. Identificar as dificuldades. b) Preparar frases (em forma de lembrancinhas) motivacionais sobre o jejum e a Lectio Divina, a Orao Pessoal e a Meditao do Rosrio e entregar para os servos aps a reunio de servos ou reunio de orao. c) As duplas poderiam enviar mensagem para o celular dos servos durante a semana, lembrando-os do jejum da prxima sexta-feira e incentivando-os e continuarem as demais prticas espirituais.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

7 Semana muito importante que todos os servos j tenham iniciado as prticas espirituais do Jejum (com exceo daqueles que tem restrio de sade), da Lectio Divina, da Orao Pessoal e do Rosrio. Por isso fundamental que haja um acompanhamento bastante metdico, de forma que os responsveis pelo Projeto Amigos de Deus no Grupo de Orao possam ajudar aqueles que ainda no conseguiram iniciar. Nesta stima semana da segunda campanha, sugerimos que durante a Reunio de Servos incentivem-se todos a partilhar as suas experincias e testemunhos durante este perodo de vivncia destas prticas espirituais. Aps a partilha, pode-se conduzir um momento de orao clamando a ajuda do Esprito Santo para que nos mantenhamos fieis e perseverantes nesta disciplina espiritual. Pode-se sugerir que, em duplas, um servo ore pelo outro clamando o Batismo no Esprito Santo. Aps a reunio pode-se entregar aos servos lembrancinhas com frases motivando a vivncia do jejum, a Lectio Divina, a Orao Pessoal e o Rosrio. 8 Semana Nesta semana sugerimos reforar a necessidade da vivncia das prticas espirituais abordadas na primeira campanha. Para isso orientamos que o responsvel pelo Projeto Amigos de Deus ou algum outro servo ministre nestas duas semanas um breve ensino para relembrar os conceitos da Lectio Divina e do Jejum. Sugerimos o seguinte contedo: Lectio Divina Modelo de Orao A busca e o encontro pessoal com Deus se verificam no dilogo. O verdadeiro Deus, que fala e com quem se pode falar. Nisto consiste a orao ao Pai. Para a tradio crist primitiva, o dialogo com Deus tem dois tempos: a leitura e a orao. Santo Agostinho, j dizia: Tua orao um colquio com Deus. Quando ls, te fala Deus; quando oras, tu falas a Deus.
Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

A Lectio Divina a leitura crente e orante da Palavra de Deus, feita a partir da f em Jesus, isto , Leitura de Deus ou mesmo Leitura Divina. So requisitos e disposies para a Lectio Divina: Um ambiente favorvel Pureza de corao Desprendimento e docilidade Esprito de Orao O mtodo da Lectio Divina consiste em quatro degraus: Leitura, meditao, Orao e Contemplao. Trata-se aqui, de um processo dinmico de leitura, em que vrias etapas nascem uma da outra, onde estas quatro fases existem e atuam juntas durante todo o processo. Leitura o primeiro passo para se conhecer e amar a Palavra de Deus, devendo ser perseverante e diria, sendo assim o ponto de partida para a orao. A leitura responde a questo: O que diz o texto? Meditao o que o texto diz para mim. o esforo que se faz para se situar no texto lido e traz-lo para nossa realidade de vida tanto pessoal como social. Orao A atitude de orao est presente desde o comeo do processo. Mas deve-se haver momento especial, prprio, para falarmos com Deus de acordo com a inspirao do momento. (louvor, Splica, Entrega, etc.) Contemplao enxergar, saborear e depois agir. o ltimo degrau, porm este se torna patamar para um novo comeo. Neste momento recria a alma fatigada; nutre quem tem fome; sacia-se a sede, a aridez. Em resumo a capacidade de perceber a presena de Deus na nossa realidade de vida. Com certeza a Lectio Divina poder nos trazer muito frutos. Alm dos frutos citados em Glatas 5, 22-23, poderemos observar: O fervor espiritual, mentalidade Bblica, vida de orao e uma felicidade verdadeira. No final da Reunio deve-se fazer motivao para o exerccio do Jejum, da Lectio Divina, da Orao Pessoal e da Meditao do Rosrio.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

9 Semana Continuando com a motivao das prticas espirituais abordadas na primeira campanha, orientamos para a realizao de um breve ensino relembrando alguns conceitos sobre o Jejum. Sugerimos o seguinte contedo:

A IMPORTNCIA DO JEJUM E ORAO

Um cristo deve jejuar? Claro que sim! O prprio Senhor Jesus jejuava em Mateus 4:2 lemos que Ele passou em jejum um perodo de quarenta dias. O mesmo Senhor incluiu o jejum em suas recomendaes no Sermo da Montanha (Mateus 6:16-18) e garantiu que o jejum praticado com a correta motivao trar resultados: e teu Pai, que vm em secreto, te recompensar (Mateus 6:18). Sobre o jejum, em Lucas 5:35, Jesus afirmou que aps a sua partida os seus discpulos teriam a necessidade de jejuar. O mesmo texto mostra que os discpulos de Joo Batista faziam freqentes jejuns. Tambm o jejum foi citado por Jesus na explicao que deu aos discpulos que no conseguiram lidar com o menino que era atormentado por um esprito demonaco: esta casta no pode sair seno por meio de orao e jejum (Marcos 9:29). O livro dos Atos dos Apstolos relata a prtica do jejum pela liderana da Igreja em Antioquia: E servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Esprito Santo: Separai-me agora a Barnab e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Ento, jejuando e orando, e impondo sobre eles as mos, os despediram. (Atos 13:2 e 3). No mesmo livro dos Atos, no relato acerca da primeira viagem missionria de Paulo e Barnab, lemos que antes de escolherem os presbteros para as Igrejas, os apstolos promoviam jejuns e oraes (Atos 14:23). Alm destes apstolos, a Bblia nos apresenta uma galeria de homens e mulheres de Deus que praticaram jejuns e oraes: Moiss (xodo 34:28;
Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

Deuteronmio 9:9, 18), Davi (2 Samuel 12:16), Esdras (Esdras 8:21-23), Neemias (Neemias 1:4), Ester (Ester 4:16), Daniel (Daniel 9:3), Ana (Lucas 2:37), dentre outros. Por tudo isto no resta dvidas que o jejum, junto com a orao, prtica necessria para os crentes poderem crescer espiritualmente e para que a Igreja alcance excelncia no exerccio de seus ministrios. Uma coisa clara: a teologia do jejum uma teologia de prioridades na qual os crentes tm a oportunidade de se expressar em uma devoo intensa e por completo ao Senhor e s preocupaes da vida espiritual. Os seguidores de Cristo vo poder expressar essa devoo quando escolhem abster-se por um curto perodo de tempo das coisas boas e normais, tais como comida e bebida, para que possam ento gozar de um tempo de comunho com o Senhor sem nenhuma interrupo. Tendo, pois, irmos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus (Hebreus 10:19), quer seja jejuando ou no, uma das coisas maravilhosas que podemos experimentar em nossa caminhada espiritual e que nossa em Cristo. Orao e jejum no devem ser um fardo ou um tarefa, mas sim uma celebrao consagrada da bondade de Deus e de Sua misericrdia para com Seus filhos. A Igreja reconhece o valor e o significado profundo do jejum para a espiritualidade crist. O quinto mandamento da Igreja nos orienta a Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Me Igreja (Catecismo, 2043). Entre os chamados Padres da Igreja, os primeiros telogos das origens crists, Santo Agostinho reconhece o valor espiritual e moral do jejum: a abstinncia purifica a alma, eleva a mente, subordina a carne ao esprito, cria um corao humilde e contrito, espalha as nuvens da concupiscncia, extingue o fogo da luxria e acende a verdadeira luz da castidade (Sermo sobre a orao e o jejum). Em nosso tempo, a Igreja ainda recomenda a prtica do jejum. O jejum citado no Catecismo da Igreja Catlica em 9 pargrafos especficos. Os pargrafos so: 575, 1387, 1430, 1434, 1438, 1755, 1969, 2043 e 2742. Sntese desse ensinamento a mensagem de que os gestos exteriores (saco e cinzas, jejuns e mortificaes) no devem ser vazios, mas devem ser acompanhados da converso do corao ou da penitncia interior: por essa razo que o jejum associado ao Sacramento da Reconciliao.
Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

Alm do jejum, a orao e a esmola aparecem como as principais formas de expresso da penitncia interior. Assim, o jejum, a orao e a esmola representam a converso em relao a si mesmo, a Deus e aos outros (Catecismo, 1434). Como afirmou o Papa Bento XVI, na homilia da celebrao da Quarta-Feira de Cinzas, deste ano, em relao harmoniosa com a orao, tambm o jejum e a esmola podem ser considerados lugares de aprendizagem e prtica da esperana crist. O Conclio Vaticano II assim nos ensina: A penitncia do tempo quaresmal no deve ser somente interna e individual, mas tambm externa e social. Fomente-se a prtica penitencial de acordo com as possibilidades de nosso tempo, dos diversos pases e da condio dos fiis (...). Tenha-se como sagrado o jejum pascal que h de celebrar-se em todos os lugares na Sextafeira da Paixo e Morte do Senhor e ainda estender-se segundo as circunstancias, ao Sbado Santo, para que deste modo cheguemos alegria do Domingo da Ressurreio com nimo elevado e grande entusiasmo (Sacrosanctum Concilium, n. 110). Para o Papa Bento XVI, jejuar significa aceitar um aspecto essencial da vida crist. necessrio redescobrir tambm o aspecto corporal da f, a abstinncia do alimento um desses aspectos (Joseph Ratzinger, no livro A F em crise?). 10 Semana Nesta semana sugerimos que na Reunio de Servos ou no final da Reunio de Orao, seja reforada a necessidade da vivencia das prticas espirituais do Jejum, da Lectio Divina, da Meditao do Rosrio e da Orao Pessoal. Sugerimos recomendar aos servos a utilizao de um dirio pessoal para acompanhar o progresso da vivencia das prticas espirituais. Dia/ms Jejum Lectio Divina Orao Rosrio

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

11 Semana a) Reservar um momento da Reunio de Servos para que se faa uma motivao para que todos os servos continuem firmes no exerccio das prticas espirituais. b) Aps a motivao sugerir que cada participante partilhe com o grupo as suas experincias no exerccio das prticas espirituais. Deve-se partilhar tambm as dificuldades que esto enfrentando. c) Motivar os servos para partilhar o seu testemunho relacionado a algo que Deus j fez em suas vidas e que foi atribudo ao exerccio das prticas espirituais. d) Preparar frases (em forma de lembrancinhas) motivacionais sobre a orao e a meditao do Rosrio e entregar para os servos no final da reunio. 12 Semana Nesta ltima semana da segunda campanha muito importante que se faa um esclarecimento no sentido de que todos os servos compreendam que necessrio continuar a praticar a Lectio Divina o Jejum, a Orao Pessoal e a Meditao do Rosrio. importante tambm fazer motivao para a vivncia das prticas espirituais da terceira campanha (Confisso e Adorao) que vai iniciar na prxima semana nos meses de Abril a Junho de 2011. Preparar frases (em forma de lembrancinhas) motivacionais sobre a Confisso e a Adorao e entregar para os servos no final da reunio. Fazer uma breve formao sobre a Adorao. Podem utilizar o contedo a seguir:

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

Adorao
Adorars o Senhor, teu Deus, e s a Ele prestars culto (Lc 4,8). A adorao o primeiro ato da virtude da religio. Adorar a Deus reconheclo como Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Mestre de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. Mas para vivenciar esse momento plenamente, necessrio entender o que adorar e o porqu de adorar... O que Adorar? A adorao exige amor extremo, sem reservas, fazendo com que a pessoa, seja levada a reverenciar a Deus com oraes, devoo e honra. "Adorar a Deus , no respeito e na submisso absoluta, reconhecer 'o nada da criatura', que no existe a no ser por Deus. Adorar a Deus , como Maria no Magnificat, louv-lo, exalt-lo e humilhar-se a si mesmo, confessando com gratido que ele fez grandes coisas e que seu nome santo. Adorao do Deus nico liberta o homem de se fechar em si mesmo, da escravido do pecado e da idolatria do mundo." (CIC 2096, 2097). Porque adorar? A adorao o primeiro ato da virtude da religio. Adorar a Deus reconheclo como Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Mestre de Tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. Adorars o senhor teu Deus, e s a ele prestars culto (Lc 4,8), diz Jesus, citando o Deuteronmio (6,13). Toda vez que estivermos perante o Santssimo esteja Ele exposto ou no sacrrio devemos nos colocar numa atitude de despojamento e professarmos a f na sua presena no po e no vinho que para ns so Corpo e Sangue de Cristo. E devemos faz-lo de forma espontnea e com todo o corao. Como adorar? Quando estamos em adorao estamos reconhecendo a Jesus como nosso nico Senhor e Salvador. Estar em adorao despojar-se de si e se entregar a Ele. se fazer humilde, como os trs reis magos e entregar a Jesus tudo o que temos de mais valor. dizer sempre "Onde est o Rei ... viemos ador-lo"
Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

(Mt 2,2). assumir ser pecador e dizer para Ele: "Jesus, filho de Davi, tem compaixo de mim!" (Mc 10,47) e confiar em sua misericrdia. louvar a Deus por todas as graas que Ele derrama em nossa vida: Hosana ao filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos cus! (Mt 21,9). A adorao a Cristo exprime-se nas diversas formas de devoo eucarstica:

Na Santa Missa: no momento da transubstanciao (mudana da substncia do po e vinho na substncia do corpo e sangue de Jesus Cristo no ato da consagrao) e da elevao; Na exposio do Santssimo Sacramento: quando o corpo de Cristo (Eucaristia) exposta em um hostensrio; Na visita ao Sacrrio: nos momentos em que a Igreja est aberta, visitar Jesus no sacrrio para adorao; Na genuflexo (ato de ajoelhar) diante do Sacrrio: dobrar o joelho at ao cho ao passar em frente ao Santssimo Sacramento quando estiver exposto ou no sacrrio;

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Equipe Nacional do Projeto Amigos de Deus. Informaes: rccpr@rccpr.com.br ou pelo fone 41-3222-9211.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

S-ar putea să vă placă și