Sunteți pe pagina 1din 6

Introduo

Miscibilidade a propriedade de duas ou mais substncias lquidas misturarem entre si com maior ou menor facilidade, formando uma ou mais fases. Dois lquidos (sistemas binrios), podem ser totalmente miscveis, parcialmente miscveis ou imiscveis. Exemplos bem conhecidos desse comportamento diferenciado so os sistemas gua/lcool (perfeitamente miscveis) e gua/leo (imiscveis). Sistemas com duas substncias parcialmente miscveis podem apresentar uma ou duas fases. Quando apresenta uma s fase temos uma nica soluo lquida (homognea). Ao apresentar duas fases teremos duas solues, ambas contendo uma composio das duas substncias. Nesse caso so chamadas de solues conjugadas. Lquidos tendem a ser imiscveis quando as interaes entre molculas iguais so mais fortes que molculas diferentes. Quando dois lquidos so miscveis apenas em algumas concentraes, e algumas temperaturas, eles so chamados de lquidos parcialmente miscveis. Lquidos Parcialmente miscveis so lquidos que no se misturam em todas as propores. Um exemplo uma mistura de hexano e nitrobenzeno. Quando os dois lquidos so misturados formam-se duas fases lquidas: uma delas uma soluo saturada de hexano em nitrobenzeno e a outra uma soluo saturada de nitrobenzeno em hexano. Como as duas solubilidades variam com a temperatura, a composio e a proporo das duas fases as alteram quando muda a temperatura. Podemos utilizar um diagrama temperatura-composio para mostrar a composio do sistema a cada temperatura. Suponha que adicionamos uma pequena quantidade de nitrobenzeno as hexano, a uma temperatura T. O nitrobenzeno dissolve-se completamente; entretanto, medida que mais nitrobenzeno adicionado, surge um momento em que no se dissolve mais. A amostra, agora, consiste em duas fases que esto em equilbrio entre si, sendo que a mais abundante consiste em hexano saturado com nitrobenzeno e a outra (menos abundante) com uma pequena gotcula de nitrobenzeno saturado com hexano. Uma fase de uma substncia uma forma da matria que homognea no que se refere composio qumica e ao estado fsico. Em um sistema em que duas

ou mais fases coexistem, sem que espontaneamente haja transferncia de massa de uma fase para outra, disse-se que o sistema est em equilbrio. O diagrama de fase de uma substncia mostra as regies de presso e temperatura em que diversas fases so termodinamicamente estveis. As curvas que separam a regies so denominadas curvas de equilbrio, e mostram os valores de presso e temperatura nos quais as duas fases coexistem.

Figura 1 Diagrama de fases de um sistema de lquidos.

Pela regra das fases, um sistema com dois componentes, C = 2, a varincia dada por F = 4 P. Se a presso constante, a varincia remanescente F = 3 P. Para uma dada temperatura, se o sistema possui duas fases (P = 2) a composio do sistema invariante, apesar das quantidades das fases alterarem-se. Para construir o diagrama de fases, necessrio conhecer a concentrao de cada um dos componentes e a temperatura quando um sistema apresenta uma s fase. Esse diagrama mostrado na Fig. 1. J um sistema com trs componentes, C = 3, tem sua varincia dada por F = 5 P. Para ser mais facilmente visualizado, o diagrama desse sistema deve manter a presso e a temperatura constante, F = 3 P. Assim, numa nica fase, a composio

de dois componentes pode variar livremente e em um sistema com duas fases a composio de apenas um componente pode varia. Num sistema trifsico, como leos corporais comercias, por exemplo, h apenas uma composio possvel de cada componente para uma dada presso e temperatura. A temperatura crtica de solubilidade, isto , quando existe uma proporo em que a solubilidade total corresponde a uma temperatura mxima. Essa temperatura denomina-se temperatura crtica de solubilidade (t.c.s.). Esta temperatura um excelente critrio de pureza, uma vez que facilmente alterada pela presena de um terceiro constituinte no sistema. Por exemplo, a temperatura crtica de solubilidade. do sistema lcool metlico-ciclo-hexano 45,5 C, mas se o lcool contiver 0,1 % de gua a temperatura crtica de solubilidade. 51,1C. Isto ocorre porque se uma terceira substncia adicionada ao par, sendo ela solvel em apenas um dos constituintes, haver uma diminuio das solubilidades mtuas e, conseqentemente, um aumento da temperatura crtica de solubilidade.

Objetivos
Esse relatrio a partir da prtica que teve como objetivo estudar os lquidos parcialmente miscveis e construir a curva de solubilidade mtua para dois lquidos parcialmente miscveis e determinar a sua temperatura critica de solubilidade.

Materiais e Mtodos
Material: Erlenmeyers, termmetros, agitadores, peras, pipetas, chapas de
aquecimento, fenol e gua destilada.

Procedimento: 01 Transferiu para 3 erlenmeyers numerados 10g, 5g e 2,5g de


fenol. Colocou em cada erlenmeyer um termmetro que permaneceu no frasco durante toda a experincia.

02 Colocou-se no frasco I, que contm 10g de fenol, 4 ml de gua destilada obtendo, assim, temperatura ambiente, uma mistura de aspecto leitoso (heterognea). 03 Aqueceu o frasco em um banho de gua aproximadamente a 70C, agitando regularmente a mistura at o momento em que ela se torne homognea. 04 Retirou o frasco de banho de aquecimento e deixou a mistura resfriar lentamente. Quando a mistura se tornou opalescente, leu-se e anotou a temperatura. 05 Aqueceu novamente o frasco em um banho de gua at que esta mistura se torne homognea. Repetiu o procedimento do item 04. 06 - Repetiu o mesmo procedimento dos itens 02, 03 e 04 para cada adio de gua nas quantidades indicadas na Tabela I. 07 Procedeu com os frascos II e III do mesmo modo que nos itens 02, 03 e 04, adicionando as quantidades da gua indicadas na Tabela I.

Resultados e Discusso
Diversas massas de fenol, especificadas na Tabela 1, foram transferidas para erlenmeyers, no qual foi colocada gua cujo volume tambm foi especificado na Tabela 1. Cada erlenmeyer era aquecido at 70 C, com agitao constante, at que a soluo torna-se homognea. Em seguida, o erlenmeyer era retirado do banho e resfriado at formao de traos de uma nova fase lquida, sendo que nesse ponto a temperatura era anotada. Com adio de mais gua, o erlenmeyer era novamente aquecido e resfriado, sendo a temperatura anotada quando o sistema tornava-se bifsico e utilizada para completar a Tabela 1. Calculando a cada mistura de fenol e gua a composio de fenol e considerando unitria a densidade da gua foi construda a Tabela 3 e o diagrama da temperatura contra a composio do sistema (grfico I).

Frasco

Amostra

Massa de fenol (g) 9,9553

Volume de gua (ml) 4,0 +1,0 +3,0 +4,0 7,5 +1,5 +3,0 +3,0 +3,0 12,5 +4,0 +6,0 +7,0

Temperatura (C) Resfria- Resfria- Mdia mento I mento II 25 35 51 55 64 65 64 64 64 61 55 44 24 23 30 52 64 65 64 64 65 65 60 55 44 23 24 32,5 51,5 59,5 64,5 64,5 64 64,5 64,5 60,5 55 44 23,5

Composio de fenol (%m/m) 71,1 66,4 55,3 45,3 67,3 56,0 42,0 33,7 28,0 19,9 15,0 11,0 8,43

II

III

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

5,048

2,4863

TABELA I Frasco com o nmero da amostra, massa de fenol (g), volume de gua (ml) e composio de fenol (%m/m).

Inserir grfico Grfico I: Temperatura de solubilidade em funo da porcentagem em massa de fenol Abaixo da curva de solubilidade o sistema apresenta dois componentes e duas fases, levando a uma varincia F= 2. A uma dada presso, F=1, ou seja, para descrever o sistema s necessrio a temperatura ou a composio (mas a quantidades das fases podem alterar). Acima da curva de solubilidade o sistema apresenta apenas uma fase, sendo necessrio tanto a temperatura quanto a composio para descrever o sistema a uma presso constante. No caso de um sistema binrio de duas fases, presso constante. A mais alta temperatura de miscibilidade denominada temperatura crtica de solubilidade de 64,5C, pois este o ponto mais alto da curva de solubilidade obtida pelo grfico I.

Concluso
Em um sistema fenol-gua, a curva de solubilidade foi construda calculando-se a porcentagem em massa de fenol, considerando unitria a densidade da gua e a temperatura de solubilidade para cada mistura, obtendo-se a temperatura critica de solubilidade de 64,5 C. Esta temperatura um excelente critrio de pureza, uma vez que facilmente alterada pela presena de um terceiro constituinte no sistema.

Referncias Bibliogrficas
1. Atkins, P.; de Paula, J. Atkins Fsico-Qumica, 7a. edio, Vol. 1, Livros Tcnicos e Cientficos Editora S. A., Rio de Janeiro, 1999. 2. Miranda-Pinto, C. O. B.; Souza, E. Manual de trabalhos prticos de fsicoqumica (73-97) 2006. 3.

Binary

phase

diagrams.

Disponvel

em

<http://ocw.mit.edu/NR/rdonlyres/Materials-Science-and-

Engineering/3-012Fall-

2005/AFF84C73-76C7-4AAF-979D- 27B0C002443B/0/lec19t.pdf>, acesso em 19 de junho de 2011.

S-ar putea să vă placă și