Sunteți pe pagina 1din 6

CAA AO TESOURO TEMTICO: SE IMPORTANDO COM OS CRISTO PERSEGUIDOS O Caa ao Tesouro uma atividade de encontrar pistas em seqncia at chegar

r ao tesouro, que a ltima pista. Em nosso caso, a brincadeira envolver elementos da Igreja Perseguida, e as crianas recebero informaes sobre os cristos perseguidos e como ajud-los. A atividade uma histria que iremos contar de forma ldica. Preparao Voc vai precisar da ajuda de mais dois adultos para serem os personagens da atividade. Um ser o contrabandista de Bblias e, o outro, o cristo perseguido. O contrabandista aparece no comeo da atividade e o cristo perseguido no final. Material para as pistas A pista um carto dobrado ao meio e fechado pelas extremidades com a fita crepe ou colocada dentro de um saquinho. Dentro do carto vai escrito ou impresso o enigma/charada, do lado de fora da pista, de forma visvel, vai o nmero da pista. Exemplo:

Carto da pista aberto

Carto fechado com durex

Carto dentro do saquinho

Faa as pistas em cartolina. para as pistas e fita crepe ou saquinho plstico para fech-la, pincel atmico para escrever dentro e fora da pista (ou imprima), informaes dos cristos perseguidos (pegue na Revista ou site da Misso Portas Abertas). rea da atividade Todo o espao disponvel para as crianas. Esta uma atividade que precisa de bastante espao e pelo menos dez pontos para as pistas. No d para fazer esta atividade dentro da sala (ou salinha) dedicada as crianas, precisamos de espao para as crianas correr. Mas no deixe de fazer porque no tem um espao grande, use a criatividade, faa no estacionamento da igreja, no saguo, na praa prxima ou at na rua em frente a igreja (no esquea as regras de segurana do local)

Sobre as pistas As equipes tm trs desafios para cada pista. 1 > Solucionar o enigma para saber a regio da prxima pista e se deslocar at l. 2 > Encontrar a pista em um local exato nesta regio. 3 > 3.1 > Ouvir sobre os cristos perseguidos e 3.2 > tarefa, agir conforma a dica, caso houver (nem todas as tarefas precisam ser ligadas ao tema perseguio, pode fazer atividades normais). Para criar as pistas (regio e enigma) dependem da rea onde vai ser aplicada a brincadeira. Os participantes tm que conhecer a rea antes da atividade, no adianta a pista indicar a regio do bebedouro se ningum sabe onde ele fica. Regio = rea para qual vai ser indicada o enigma da pista. Local = Local exato onde vai estar pista. Por exemplo: Enigma > Mata a sede (indica que a prxima pista esta na regio do bebedouro) Local da pista > Colada em baixo de uma cadeira ao lado do bebedouro. Inclua tambm em cada pista as informaes dos cristos perseguidos. Mas lembre-se que estas informaes no precisam ter nada a ver com a Regio, Local e Enigmas das pistas. Esta uma informao complementar, paralela a atividade. Na verdade, voc vai contar uma histria para as crianas, esta histria ser contada em partes (em cada pista uma parte). Equipes Divida os participantes em grupos de 3 a 15 crianas cada. Esta atividade deve ter no mximo 3 equipes. Cada equipe deve ter um capito (entre as crianas participantes) e um recreador/tio responsvel pela equipe. A brincadeira comea com o contrabandista pedindo ajuda para as crianas. Ele vai dizer que precisa entregar uma caixa de Bblias para um cristo perseguido. Ai j comea o contedo bblico do jogo, ele vai explicar o que um cristo perseguido, porque ele precisa de Bblias e por que ns temos que contrabande-las a eles e outras explicaes dentro do tema. Ele vai dizer que no pode ir e conta com a ajuda das crianas e entrega a primeira pista. Na pista 5, as crianas encontraro, junto com a pista, a caixa de Bblias. Ela ser carregada at a pista 10, quando encontraro o cristo perseguido e entregaro as Bblias. Durante as outras pistas elas tero tarefas como orar, entender os tipos de perseguio, conhecer alguns personagens reais da igreja perseguida e suas histrias. Como uma seqncia de pistas? A pista levar informao dentro e fora. A informao de dentro o enigma que indicar o local da prxima pista. A informao de fora o n e o local da pista. Por exemplo: Pista 1 Escrito do lado de fora: PISTA 1 / MO (A pista inicial comea na mo da equipe) Escrito do lado de dentro: Enigma > Mata a sede (indica que a prxima pista esta na regio do bebedouro)

Contedo dos cristos perseguidos: Orar > Fale com as crianas a importncia de orar por eles, veja os motivos de orao reais da PA e dedique alguns minutos de orao antes de seguir a prxima pista. Local da pista > Colada em baixo de uma cadeira ao lado do bebedouro. Encontrada a Pista 2 Escrito do lado de fora: PISTA 2 / BEBEDOURO (Pois o local da pista) Escrito do lado de dentro: Enigma > Hum, que delcia (indica que a prxima pista esta na regio da cantina) Contedo dos cristos perseguidos: Tipos de perseguio > Fale com as crianas sobre os tipos de perseguio (governo, grupos rebeldes familiares) e porque eles so perseguidos por causa do evangelho em cada tipo de hostilidade. Local da pista > Atrs de uma mesa da cantina. Encontrada a Pista 3 Escrito do lado de fora: PISTA 3 / CANTINA (Pois o local da pista) Escrito do lado de dentro: Enigma > ...assim por diante referente a prxima regio. Contedo dos cristos perseguidos: Mapa da perseguio > Mostre o mapa e o ranking da perseguio (imprima pelo site da PA), onde ocorre, quais pases, qual tipo de perseguio em cada regio. No se preocupe em escrever o local da pista do lado de fora, pois as crianas s vero esta informao ao encontrar a pista. E esta indicao serve para quem vai esconder a pista saber onde colocar antes de comear o jogo. A pista fechada como estratgia para reunir o grupo. Quando uma criana acha a pista, normalmente j quer abrila enquanto o grupo nem sabe que ele achou e continua procurando. Ento, ao ser encontrada, a pista deve ser entregue ao recreador que acompanha a equipe e s abrir para ler o enigma aps toda a equipe estiver reunida. Pea para a criana que achar gritar achei, achei como sinal para reunir a equipe com o tio. (Segurana do local) Ateno com o local que vai se colocar a pista. Verifique os riscos de acidente antes de escolher a regio e o local. Evite por exemplo: escada, fio descascado (tomada ou caixa de luz), lixo e/ou banheiro, cozinha e botijo de gs ou fogo, janela em lugar alto, barranco, rvores ou arbustos com espinhos, madeira com prego exposto, vespeiro ou casa de abelhas, poo e etc. Andamento da atividade

Entregue a pista N1 para o capito do grupo, ele abre a pista e toda a equipe tenta desvendar a regio onde

esta a pista N2. Desvendado o enigma da pista N1 toda a equipe se dirige a regio da pista N2 pra tentar encontrar o local exato onde ela esta escondida.

Quando a equipe encontra a pista N2, todos devem entregar para o recreador responsvel pela equipe (ele

pode estar em um local fixo ou andando junto com a equipe). O recreador d um visto (aps a equipe toda estiver reunida) e entrega de volta ao capito, que abre a pista, l o enigma e comea o processo novamente para encontrar a pista N3.

A ltima pista o Tesouro. Quem chegar primeiro at ele vence. O Tesouro pode ser um objeto (por exemplo:

Ba com chocolate e balas) ou uma pista normal indicando qual o Tesouro. No caso de ser uma pista normal, podese colocar 3 pistas na regio indicada, sendo duas falsas (mais fceis de achar) e um verdadeira. A pista falsa deve ser idntica por fora, mas estar escrito Tesouro Falso ou Tente de Novo dentro. Em nosso caso, o tesouro ser entregar uma caixa de Bblias para os cristos perseguidos. Ento a pista 5 pode ser uma caixa de Bblias e o tesouro um cristo perseguido (personagem) eu ir receb-la. Em nosso Caa ao Tesouro no tem equipe vencedora e perdedora. Todos vencem e todos devem completar a entrega de Bblias. A equipe que terminar pode se juntar a outra que ainda no terminou. Temos que motivar a unidade e cooperao entre eles e mostrar que o prmio, o tesouro, um cristo recebendo a Bblia. Mas claro, como e um jogo com crianas, entregue baas, chocolates e outras guloseimas quando completarem a tarefa Personagens Roteiro do contrabandista: Seu trabalho entregar bblias, de maneira clandestina, nos pases onde existe perseguio. A histria que vai contar as crianas que estava a caminho para a entrega, mas a polcia veio atrs e iria prend-lo. Ento voc rapidamente jogou a caixa no mato para esconder da polcia e eles te pararam, revistaram e no acharam nada. Mas algum disse que voc era o contrabandista. Voc esta em fuga, mas as bblias precisam ser entregues. Voc diz mais ou menos onde jogou a caixa e pede pra crianas ir com voc. Todos vo ao local, mas o telefone toca, so os cristos a que esto esperando as bblias, eles esto preocupados com a demora. Voc conversa um pouco sempre perguntando se eles esto bem, dizendo que orou por eles e etc. Voc deve fugir e vai embora, mas antes pede para as crianas terminarem sua tarefa. Voc indica o local onde estariam s bblias e qual local encontraria os cristos. Tambm passa uma senha (inventa uma e combina com os cristos que vo receber, tem que ter fala e contra-fala a senha) e a descrio de como so as pessoas que iro receber o material. Ai voc diz que para facilitar o trabalho das crianas ir da uma pista que levar eles s Bblias no meio do caminho e aos cristos no final. Dicas: Voc esta o tempo todo ofegante, como se estivesse correndo. Sempre falando e olhando para os lados, preocupado. E sempre falando dos cristos perseguidos, em especial os que iriam receber as bblias. Como importante eles terem a bblia e etc. Roteiro dos cristos perseguidos: Agir como um cristo perseguido recebendo a Palavra. Compartilhar com as crianas um pouco do seu dia-adia como perseguido (culto, vida social, leitura da Palavra, famlia, etc). Pedirem o compromisso de orar e divulgarem a causa dos cristos perseguidos em todo o mundo. Dicas: Voc esta o tempo todo agradecendo a ajuda e o apoio e falando da alegria de todos os irmos que vo receber o material entregue, como importante o apoio dos cristos livres e etc. Em caso de dvidas sobre a atividade ou como aplic-la, fique a vontade para entrar em contato com o Ricco atravs do e-mail ricardo@em.org.br Exemplo de pistas em sequncia:

PISTA 1 parquinho
Enigma prxima pista: Grande e come de tudo! TAREFA/AGIR:: A primeira tarefa descobrirmos onde acontece a perseguio hoje. Veja o mapa e oua sobre as regies. Enigma prxima pista: Grande e come de tudo!

PISTA 2 avestruz
Enigma prxima pista: Nosso prximo local um chal, para descobrir qual , faam a conta: 10+10+100-15+25-20=??? TAREFA/AGIR: Formar as letras ABCDE com os sapatos.

PISTA 3 chal 110


Enigma prxima pista: A prxima pista esta em um lugar bom para nadar, mas perigoso. Onde ? TAREFA/AGIR:: Vamos descobrir os tipos de perseguio: Governo, famlia/cultura, grupos rebeldes.

PISTA 4 - lago
Enigma prxima pista: Sejam bem vindos!!!. TAREFA: Telefone sem-fio. Contar uma histria de ouvido em ouvido. Levar a mensagem para outro lugar e oferecer uma ao de volta. A importncia de comunicar a causa dos cristos perseguidos.

PISTA 5 - recepo
Enigma prxima pista: Tchibum!!! TAREFA: Uma das maneiras de ajudar os cristos perseguidos orando e escrevendo cartas como vimos na tarefa anterior. Vamos fazer um desenho para Elima Das (personagem real da igreja perseguido).

PISTA 6 - piscina
Enigma prxima pista: Gooooollllll!!!!!!! TAREFA: A equipe deve encher um balde com gua. Porm o balde e a gua estaro longe um do outro. A equipe deve formar uma corrente e ir passando os copos. A importncia da cooperao com nossos irmos perseguidos.

PISTA 7 campo gramado


Enigma prxima pista: Para todos os esportes. TAREFA: Encontrar a caixa de Bblias.

PISTA 8 na quadra
Enigma prxima pista: Levo todos e fico esperando no... TAREFA: Cantar um louvor.

PISTA 9 no estacionamento
Enigma prxima pista: Ai que fome! TAREFA: Ouvir a histria de um cristo perseguido.

PISTA 10 no restaurante
TAREFA: Entregar as Bblias para o cristo perseguido! Orar e fazer um compromisso de se importar por eles.

S-ar putea să vă placă și