Sunteți pe pagina 1din 5

Nome:______________________________________________________ Disciplina/Srie: ______________

1. Leia o texto e responda questo.

Quanto ao provvel pblico-alvo, finalidade e ao assunto principal do texto, pode-se afirmar que so respectivamente (A) laboratrios / orientar / a produo de medicamentos genricos. (B) mdicos / alertar / a prescrio de medicamentos genricos. (C) usurios / informar / os cuidados na hora da compra de medicamentos genricos. (D) donos de farmcias / avisar / a regulamentao de medicamentos genricos.

2. Leia esta regra de concordncia: os artigos e os adjetivos devem concordar com os substantivos a que esto relacionados. De acordo com essa regra, substitua os espaos em branco pelos adjetivos dos parnteses e depois assinale a alternativa que apresenta as respostas certas. Nas manhs (claro) e (radioso) de domingo, na feira de artesanato na praa, juntavam-se moas e rapazes (simptico), bem como senhoras (atencioso); todos vinham comprar dos expositores (italiano) seus biscoitos e bolachas (saboroso), alm de bolsas e quadros (criativo). (A) claras radiosas simpticos atenciosas italianos saborosos criativos (B) claras radioso simpticos atenciosos italianos saborosas criativas (C) claros radiosas simpticas atenciosas italianos saborosos criativos (D) claros radiosas simpticas atenciosas italianos saborosos criativos

3. Leia atentamente o texto abaixo e responda questo. MASSA, BROTHER Brother, dentro dessa nova edio do Vestibular 500 Testes tem tudo para que o prximo vestiba role na maior. S de portugus so 80 questes, sendo 50 testes e 30 escritas. Fora as questes de fsica, qumica, biologia, histria, geografia, matemtica e ingls. Ah, tem uma lista de livros e uma srie de dicas que voc precisa ficar por dentro antes de encarar os exames.

Vestibular 500 Testes, especial do Guia do Estudante. Desencana, brother. Vestibular agora manha.
Fonte: Veja. So Paulo: Abril, 23 out. 1990. p. 13.

Observe que o texto foi construdo intencionalmente numa variante lingustica coloquial. O enunciador utiliza essa variante porque (A) busca reproduzir a linguagem escrita dos exames vestibulares. (B) precisa enfatizar que todas as matrias exigidas pelos exames vestibulares constaro do Guia do Estudante. (C) acredita que os jovens escrevem dessa forma e no entenderiam uma mensagem elaborada em outra variante lingustica. (D) pretende, por meio de imitao da linguagem oral do jovem destinatrio, tornar-se prximo a este e convenc-lo a adquirir um produto.

4. Leia o texto e responda questo.

UM MUNDO DE COISAS PARA LER Na prxima dcada, a massa de informao que circula no mundo dobrar de volume a cada oitenta dias. Pelo menos o que dizem os especialistas. Reduzir o tempo gasto nessa leitura toda no m ideia. Mas seria possvel? No conheo estudos que indiquem isso, afirma o neuroftalmologista Paulo Imamura da Universidade Federal de So Paulo. Jorge Roberto Pagura, neurocirurgio do hospital paulista Albert Einsten, discorda. Atividades cerebrais podem ser adestradas, afirma. O fato que pouco se sabe sobre a fisiologia da leitura. Para a diretora da Faculdade de Educao da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marlene Carvalho, a tcnica funciona para jornais, relatrios e processos. Mas no para textos literrios. O cineasta americano Woody Allen pensa do mesmo modo. Criou at uma piada sobre o assunto: Fiz um curso de leitura dinmica e consegui ler o romance Guerra e Paz, de Leon Tolstoi em apenas 15 minutos! sobre a Rssia.
Fonte: UM MUNDO de coisas para ler. Super Interessante, Abril, v.112, p.64, 1997. CD-ROM. Fragmento.

Usa-se vrgula para isolar o aposto, termo que explica outro da mesma funo. (Ex.: Machado de Assis, autor de Memrias Pstumas de Brs Cubas, um dos mais importantes literatos brasileiros.) Assinale a alternativa em que no fragmento transcrito houve o emprego de vrgula(s) com a finalidade de isolar o aposto. (A) No conheo estudos que indiquem isso, afirma o neuroftalmologista Paulo Imamura. (B) Jorge Roberto Pagura, neurocirurgio do hospital paulista Albert Einsten, discorda. (C) Na prxima dcada, a massa de informao que circula no mundo dobrar de volume a cada oitenta dias. (D) Atividades cerebrais podem ser adestradas, afirma.

5. A figura a seguir mostra o clssico experimento de Francesco Redi, realizado no sculo XVII. Ele colocou um pedao de carne em cada um dos vidros, mas tampou apenas um deles com um tecido.
Fonte: <curlygirl.naturlink.pt www.bio.miami.edu/dana/106/106F05_2.html>

Depois de 24 horas, o cientista verificou que larvas de mosca cobriam a carne no vidro destampado, como voc pode ver na figura. Com base nesse resultado, ele pode concluir que as larvas se formaram (A) da carne em decomposio. (B) do ar que estava ao redor da carne. (C) de ovos colocados pelas moscas. (D) do vidro que estava contaminado por micrbios. 6. Observe a ilustrao.

A precria condio de sade do planeta Terra, ironizada na charge, est relacionada a: (A) poluio atmosfrica a. resultante do uso intensivo de combustveis fsseis. (B) desmatamento decorrente da expanso do consumo de madeiras nobres. (C) poluio das guas decorrente do uso indiscriminado dos recursos do mar. (D) aquecimento global resultante do maior crescimento da populao mundial.

7. No esquema a seguir, vemos o comportamento da Lua em seu movimento ao redor da Terra e como a luz solar interfere sobre as fases que a Lua apresenta nesse movimento. Preste ateno nas setas que indicam a direo do movimento.

Nas posies 1 e 2, em que fases est a Lua? (A) Em 1 lua nova; em 2 quarto minguante. (B) Em 1 quarto minguante; em 2 lua nova. (C) Em 1 lua nova; em 2 quarto crescente. (D) Em 1 quarto minguante; em 2 quarto crescente.

8. Com a ajuda da legenda, analise a estrutura da molcula de etanol (lcool etlico) a seguir.

Assinale a opo que representa a frmula qumica do etanol. (A) C2HO6 (B) COH (C) CH6O (D) C2H6O

9. Na atualidade, as usinas hidreltricas constituem a mais importante fonte de energia eltrica no Brasil. Embora essa fonte energtica apresente diversas vantagens ambientais, tambm se caracteriza por algumas desvantagens, como por exemplo:

(A) no renovvel, por isso se esgotar em poucos anos e deve ser substituda. (B) Causa impactos ambientais, principalmente devido ao alagamento de grandes reas. (C) As turbinas usadas para gerar energia a partir do movimento da gua liberam dixido de carbono. (D) S podem ser instaladas na regio Norte, pois nas outras regies h poucos cursos de gua. Observe a imagem abaixo e responda:

10. Graas coordenao exercida pelos sistemas endcrino e nervoso, nosso organismo pode reagir rapidamente a estmulos captados pelos rgos dos sentidos. Na situao de fuga apresentada no quadrinho, a respirao e os batimentos cardacos

(A) permanecem iguais, pois somente os msculos das pernas sofrem estmulos para a fuga. (B) diminuem, pois assim o sistema nervoso processa informaes com mais eficincia. (C) aumentam, pois isso causa maior oxigenao do crebro e dos msculos. (D) no sofrem alteraes, pois o sistema nervoso no atua sobre eles.

11. O biodiesel um combustvel que pode ser utilizado em carros ou caminhes, produzido a partir das plantas (leos vegetais) ou de animais (gordura animal). Fonte: http://www.agencia.fapesp.br/materia/9021/especiais/mais-bio-no-diesel.htm

O uso de biodiesel como combustvel

(A) no se justifica, pois o petrleo tambm um recurso renovvel. (B) no reduzir o consumo de petrleo, pois o diesel um combustvel usado apenas em automveis. (C) trar benefcios ao meio ambiente, pois o biodiesel polui menos que a gasolina. (D) no deve ser incentivado, pois o biodiesel polui mais que a gasolina.

S-ar putea să vă placă și