Sunteți pe pagina 1din 13

45

Revista Filosofia Capital


ISSN 1982 6613 Vol. 6, Edio 12, Ano 2011.

O PADRO DO GOSTO EM DAVID HUME THE STANDARD OF TASTE IN HUME STIGAR, Robson1

RESUMO O presente artigo procura destacar a definio de gosto para David Hume, que entende que o gosto uma questo de habito, ou seja, varia conforme a realidade vivida. Para Hume no h nenhuma definio metafsica de arte. Palavras-chave: Ceticismo; Gosto; Sentimento. ABSTRACT This article seeks to highlight the definition of love to David Hume, who believes that the taste is a matter of habit, or varies with the lived reality. For Hume there is no definition of metaphysical art. Keywords: Skepticism; Taste; Feeling.

Licenciado em Cincias Religiosas, Licenciado em Filosofia, Bacharel em Teologia, Aperfeioamento em Sociologia Politica, Especialista em Filosofia da arte, Especialista em Catequtica, Especialista em Ensino Religioso, Especialista em Psicopedagogia, Especialista em Histria do Brasil, Especialista em Educao, Tecnologia e Sociedade, MBA em Gesto Escolar, Mestre em Cincias da Religio na PUCSP; Email: robsonstigar@hotmail.com.
Revista Filosofia Capital RFC ISSN 1982-6613, Braslia, vol. 6, n. 12, p. 45-57, jan/2011.

46

Revista Filosofia Capital


ISSN 1982 6613 Vol. 6, Edio 12, Ano 2011.

Introduo Este escrito pretende discorrer inicialmente sobre a Filosofia em geral do pensador escocs David Hume, destacando seu carter ctico em relao ao pensamento Filosfico, ou seja, na possibilidade epistemolgica de conhecimento. Posteriormente pretendo discorrer sobre a noo de sentimento, visto que nica coisa verdadeira o sentimento. Hume foi um marco em seu tempo porque se diferenciou dos demais pensadores britnicos, seu esforo intelectual procurou mostrar a influencia dos padres tradicionais no comportamento. o mtodo de sua filosofia consiste na observao e generalizao, sob a forma de leis, das regularidades detectadas em padres ordenados e estveis do comportamento humano. Ele pretende explicar nossa experincia moral, epistmica, esttica e poltica. No Tratado, isso equivale a mostrar como funciona a mente humana. (GUIMARAES apud BRITO, 2008, p. 339). A filosofia de Hume O grande ideal de Hume demonstrar como o entendimento humano funciona. Assim, a esttica tambm uma questo de gosto. Por ser um feixe de percepes a, mente humana, podemos distinguir facilmente sentimentos e percepes. Para Hume, mesmo os homens de parcos conhecimentos so capazes de notar as diferenas de gosto dentro do estreito circulo de suas relaes, inclusive entre pessoas que foram educadas sob o mesmo governo e quem desde de cedo foram inculcados os mesmos preconceitos (HUME, 1973, p. 315). No entender de Hume a capacidade de perceber de maneira mais exata os objetos mais diminutos, sem permitir que nada escape ateno e observao, reconhecida como a perfeio de cada um

dos sentimentos e faculdades (HUME, 1973. p. 319). Assim, a sensibilidade consiste em perceber a variao das pequenas diferenas de paladar, de maneira semelhante, a rpida e aguda percepo de beleza deve ser a perfeio de nosso gosto mental, nenhum homem pode sentir-se satisfeito consigo mesmo se suspeitar que lhe passasse despercebida qualquer excelncia ou deficincia de um discurso. Contudo, essa capacidade de percepo que torna o ser humano mais nobre, ou seja, a delicadeza do gosto pelo esprito ou pela beleza ser sempre uma qualidade desejvel, porque a fonte de todos os mais finos e inocentes prazeres de que suscetvel da natureza humana (HUME, 1973, p. 319). Portanto, Hume entende que a pratica indispensvel para o bom exerccio da arte e a compreenso da beleza. Com efeito, procura eliminar todo o tipo de pr-conceito e definio a priori de arte e beleza, o habito se sobrepe a tudo isso. Impresses e ideias O ponto de partida da teoria do conhecimento de David Hume (1711-1776) uma classificao de tudo aquilo que se d a conhecer como sendo de dois tipos: impresses e ideias.
Cada um admitir prontamente que h uma diferena considervel entre as percepes do esprito, quando uma pessoa sente a dor do calor excessivo ou o prazer do calor moderado, e quando depois recorda em sua memria esta sensao ou a antecipa por meio de sua imaginao. Estas faculdades podem imitar ou copiar as percepes dos sentidos, porm nunca podem alcanar integralmente a fora e a vivacidade da sensao original. O mximo que podemos dizer delas, mesmo quando atuam com seu maior vigor, que representam seu objeto de

Revista Filosofia Capital RFC ISSN 1982-6613, Braslia, vol. 6, n. 12, p. 45-57, jan/2011.

47

Revista Filosofia Capital


ISSN 1982 6613 Vol. 6, Edio 12, Ano 2011.

um modo to vivo que quase podemos dizer que o vemos e que o sentimos. Mas, a menos que o esprito esteja perturbado por doena ou loucura, nunca chegam a tal grau de vivacidade que no seja possvel discernir as percepes dos objetos. Todas as cores da poesia, apesar de esplndidas, nunca podem pintar os objetos naturais de tal modo que se tome a discrio pela paisagem real. O pensamento mais vivo inferior sensao mais embaada (HUME, 2000, p. 35).

mtodo e regularidade. E isto to visvel em nossos pensamentos ou conversas mais srias que qualquer pensamento particular que interrompe a sequencia regular das ideias imediatamente notado e rejeitado (HUME, 2000, p. 39).

As impresses so os dados fornecidos pelos sentidos, tantos internos, como a percepo de um estado de tristeza, quantos externos, como a viso de uma paisagem. O que tenho de mais vivo em minha mente so impresses dos sentidos no momento em que ocorrem: aquilo que vejo aquilo que ouo, e tudo aquilo que os sentidos produzem em mim o que mais forte em minha mente. As ideias so representaes da memria e da imaginao e resultam das impresses como cpias modificadas. Se possvel pensar no sabor de uma ma, essa ideia no to forte quanto saborear a ma e ter a impresso viva do seu sabor. No encontro impresses complexas, mas ideias sim existem simples e complexas. Minha ideia de ma uma ideia complexa cujas ideias simples so a sua cor vermelha, sua textura crespa, seu sabor doce, etc. Para Hume, o conhecimento s pode ser resultado da associao de ideias, isto , da conexo de vrias impresses por meio de suas cpias, formando ideias complexas. Hume enumera trs princpios de associao das ideias: semelhana, contiguidade espacial e temporal, e causalidade.
evidente que h um princpio de conexo entre os diferentes pensamentos ou ideias do esprito humano e que, ao se apresentarem memria ou a imaginao, se introduzem mutuamente com certo

O princpio de semelhana aquele que quando vemos algo, por semelhana, associamos a outro; por exemplo: um quadro conduz naturalmente nossos pensamentos para o original. O princpio de contiguidade nos traz a ideia de vizinhana, de proximidade; por exemplo: quando se menciona um apartamento de um edifcio, naturalmente se introduz uma investigao ou uma conversa acerca dos outros apartamentos do mesmo edifcio. O princpio de causalidade nos traz a ideia de causa e efeito; se pensamos acerca de um ferimento quase no podemos furtar-nos de refletir sobre a dor que o acompanha. Dvidas cticas sobre as operaes do entendimento Como objetos da razo, isto , da investigao humana, as associaes de ideias classificam-se em relao de ideias e relao de fatos. As primeiras correspondem s cincias matemticas, cujas ideias, imediatamente perceptveis, so claras e distintas. Suas proposies, por isso, so demonstradas pela simples operao do pensamento e no dependem de algo existente em alguma parte do universo. Outro o caso da relao de fatos, a que correspondem todas as associaes de ideias por causalidade. Aqui, o que conta no o encadeamento lgico das ideias, mas a experincia: quem nunca tenha sofrido um ferimento no poder jamais lhe associar a ideia de dor, pois na ideia de ferimento no h nada que conduza racional e necessariamente de dor. Causa e efeito so eventos distintos e no h nenhum termo intermedirio que os una em uma relao necessria; cada vez que algo nos

Revista Filosofia Capital RFC ISSN 1982-6613, Braslia, vol. 6, n. 12, p. 45-57, jan/2011.

48

Revista Filosofia Capital


ISSN 1982 6613 Vol. 6, Edio 12, Ano 2011.

feriu tivemos tambm a impresso de dor. A certeza s pode ser uma crena. Vimos o sol nascer ontem e hoje, e disso formamos a crena? Para Hume, a resposta apenas uma: por repetio de experincias semelhantes, isto , por hbito (ou costume). Habituamo-nos a sentir dor quando nos ferimos e acreditamos que o mesmo ocorre com todas as afirmaes sobre relaes de fato, que constituem as cincias da natureza.
Visto que todas as vezes que a repetio de um ato ou de uma determinada operao produz uma propenso a renovar o mesmo ato ou a mesma operao, sem ser impelida por nenhum raciocnio ou processo de entendimento, dizemos sempre que esta propenso o efeito do costume. Utilizando este termo, no supomos ter dado a razo ltima de tal propenso. Indicamos apenas um princpio da natureza humana, que universalmente reconhecido e bem conhecido por seus efeitos. Talvez no possamos levar nossas investigaes mais longe e nem aspiramos dar a causa desta causa; porm, devemos contentar-nos com que o costume o ltimo princpio que podemos assinalar em todas as nossas concluses derivadas da experincia (HUME, 2000, p. 61).

grau e crena. Para isso Hume d o seguinte exemplo: se um dado fosse marcado com um algarismo em quatro faces e com outro algarismo nas restantes seria mais provvel que sasse uma das quatro do que das duas.
Embora no haja tal coisa como acaso no mundo, nossa ignorncia da causa real de qualquer evento tem igual influncia sobre o entendimento gerado equivalente tipo de crena ou opinio (HUME, 2000, p.71).

O ceticismo torna-se inevitvel: o conhecimento cientfico, que sempre pretendeu guiar-se pela razo e pela evidncia da intuio e da demonstrao para estabelecer relaes de causa e efeito, tem bases no racionais, como a crena e o hbito. A probabilidade Hume diz que h uma probabilidade que resulta de uma superioridade de possibilidades a favor de uma das partes e, medida que a superioridade aumenta, exercendo as possibilidades opostas, recebe um aumento proporcional gerando maior

Todavia se mil faces fossem marcadas idnticas e apenas uma fosse diferente a probabilidade seria maior. Com a probabilidade das causas ocorre o mesmo que com a dos acasos. H algumas causas que so inteiramente uniformes e constantes na produo de determinado efeito e no apresentam nenhum exemplo de falha ou irregularidade em seu procedimento. Por exemplo: o fogo tem sempre queimado e asfixiado a todo ser humano. Hume afirma que ficar satisfeito se os filsofos virem quo deficiente so todas as teorias vigentes quando discorrem sobre objetos to curiosos e sublimes. Este texto procura destacar a definio de gosto enfatizando as concepes de arte. Por isso Hume entende que o gosto uma questo de habito, ou seja, varia conforme a realidade vivida. No h, portanto nenhuma definio metafsica de arte. Ensaios morais, polticos e literrios. Para Hume, mesmo os homens de parcos conhecimentos so capazes de notar as diferenas de gosto dentro do estreito circulo de suas relaes, inclusive entre pessoas que foram educadas sob o mesmo governo e quem desde de cedo foram inculcados os mesmos preconceitos (HUME, 1973, p. 315). Deste modo, h diferentes concepes de gosto que impliquem em diferentes entendimentos acerca do juzo sobre o belo. Nesta perspectiva existe uma contraditoriedade entre esses gostos na

Revista Filosofia Capital RFC ISSN 1982-6613, Braslia, vol. 6, n. 12, p. 45-57, jan/2011.

49

Revista Filosofia Capital


ISSN 1982 6613 Vol. 6, Edio 12, Ano 2011.

historia. Assim, natural que procuremos encontrar um padro de gosto, uma regra capaz de conciliar as diversas opinies dos homens, pelo menos uma deciso reconhecida, aprovando uma opinio e condenando outra (HUME, 1973, p. 316). Porem, esta busca nos parece um tanto difcil dada multiplicidade de gostos existentes. Os indivduos percebem a beleza de modo distinto, por isso beleza no uma qualidade das prprias coisas, existe apenas no esprito que as contempla, e cada esprito percebe uma beleza diferente (HUME, 1973, p. 316). Por conseguinte, tentar estabelecer uma beleza real ou uma deformidade real infrutfero na mesma proporo de determinar uma doura real ou um amargor real. Segundo Hume o fundamento da composio artstica a experincia, portanto no pode ser dado a priori e nem confundida com uma concluso abstrata do entendimento.
Mas, embora todas as regras gerais da arte assentem unicamente na experincia e na observao dos sentimentos comuns da natureza humana, no devemos supor que, em todos os casos, os homens sintam de maneira conforme a essas regras. Estas emoes mais sutis do esprito so de natureza delicada e frgil, precisam do concurso de grande numero de circunstancias favorveis para faz-las funcionar de maneira fcil e exata, segundo seus princpios gerais e estabelecidos. (HUME, 1973, 317).

falacioso e seremos incapazes de avaliar a catlica e universal beleza (HUME, 1973, p. 317). Assim, a sensibilidade consiste em perceber a variao das pequenas diferenas de paladar, de maneira semelhante, a rpida e aguda percepo de beleza deve ser a perfeio de nosso gosto mental, nenhum homem pode sentir-se satisfeito consigo mesmo se suspeitar que lhe passou desapercebida qualquer excelncia ou deficincia de um discurso. Contudo, essa capacidade de percepo que torna o ser humano mais nobre, ou seja, a delicadeza do gosto pelo esprito ou pela beleza ser sempre uma qualidade desejvel, porque a fonte de todos os mais finos e inocentes prazeres de que suscetvel da natureza humana (HUME, 1973, p. 319). Portanto, a maneira de ser aprovado seguir os costumes estabelecidos pelas naes. Contudo, na pratica das artes que se verifica grande qualidade e delicadeza. A metafsica em Hume A seo IV da Investigao sobre o entendimento humano uma parte da obra em que o ataque razo e metafsica feito de maneiras clara por David Hume. Uma das questes cruciais da existncia o suceder dos acontecimentos. Hume diz que no se pode basear em nenhuma espcie de raciocnio formal a inferncia e as analogias que fazemos em relao aos efeitos de causas semelhantes nas questes de fato. No h como saber uma coisa antes que ela acontea. Hume ataca o pensamento que vai para alm dos testemunhos presente dos sentidos e registros da memria. Na seo V, Hume apresenta duas solues para as dvidas acima mencionadas. A primeira diz no ser nenhum argumento que nos leva a inferir de qualidades sensveis semelhantes efeitos semelhantes, mas sim o hbito e a experincia. Como fonte de tudo que h em nosso

Desta forma, toda definio de beleza depende da delicadeza de esprito e do contexto existente, bem como momento e lugar adequado. Por isso, indispensvel uma perfeita serenidade de esprito, concentrao de pensamento, a devida ateno ao objeto: se faltar qualquer dessas circunstancias, nosso experimento ser

Revista Filosofia Capital RFC ISSN 1982-6613, Braslia, vol. 6, n. 12, p. 45-57, jan/2011.

50

Revista Filosofia Capital


ISSN 1982 6613 Vol. 6, Edio 12, Ano 2011.

pensamento, so esses grandes guias de tudo o que acontece na vida humana que sedimentam e do origem a nossa preferncia de uma probabilidade por outra. O interessante notar que o pensar e o sentir esto ligados e se afetam de forma recproca, visto que nunca estamos apenas pensando ou apenas sentindo, mas sempre fazendo os dois ao mesmo tempo, embora em graus diferentes que se alteram. O conceito de juzo como a unio de sujeito e predicado pode ser determinado a priori. Tambm sabido a priori que no conhecemos o objeto tal como ele em si, mas to somente a nossa representao deste. Se suprimssemos essa noo de representao, e tentssemos perceber o objeto, no teramos como reconhecer nos objeto ligaes entre eles. A problemtica de Hume em relao a causa-efeito respondida com a afirmao de que a causa e feito s vlida no mbito dos juzos hipotticos, podendo ser entendido como parte da experincia e dos fenmenos. Os juzos racionais so universais e necessrios apenas no nvel fenomnico. Deste modo, h diferentes concepes de gosto que implicam em diferentes entendimentos acerca do juzo sobre o belo. Nesta perspectiva existe uma contraditoriedade entre esses gostos na historia. Se olharmos a realidade mais de perto percebemos que a histrica se mostra ainda mais controversa e desafiadora. Segundo o autor Contudo, universalizar tal preceito implica em desconsiderar a diversa quantidade de gostos existente. Assim, natural que procuremos encontrar um padro de gosto, uma regra capaz de conciliar as diversas opinies dos homens, pelo menos uma deciso reconhecida, aprovando uma opinio e condenando outra (HUME, 1973, p. 316). Porem, esta busca nos parece um tanto difcil dada multiplicidade de gostos existentes.

A verdade do sentimento. Existe uma Filosofia que distingue sentimento de julgamento e por isso impede de alcanar intento em nossa tarefa. O sentimento est sempre certo porque o sentimento no tem outro referente seno ele mesmo, e sempre real, quando algum tem conscincia dele (HUME, 1973, p. 316). Por isso, um sentimento somente pode ocorrer quando da conformidade entre ele realidade. Portanto, no existe beleza em objeto a beleza subjetiva. Os indivduos percebem a beleza de modo distinto, por isso beleza no uma qualidade das prprias coisas, existe apenas no esprito que as contempla, e cada esprito percebe uma beleza diferente (HUME, 1973, p. 316). Por conseguinte, tentar estabelecer uma beleza real ou uma deformidade real infrutfero na mesma proporo de determinar uma doura real ou um amargor real. Isto , a dificuldade para relacionar sentimento e forma, portanto a delicadeza, que a sensibilidade s emoes mais sutis com o sentido da arte. Assim, a sensibilidade consiste em perceber a variao das pequenas diferenas de paladar, de maneira semelhante, a rpida e aguda percepo de beleza deve ser a perfeio de nosso gosto mental, nenhum homem pode sentir-se satisfeito consigo mesmo se suspeitar que lhe passou desapercebida qualquer excelncia ou deficincia de um discurso. Portanto, Hume entende que a pratica indispensvel para o bom exerccio da arte e a compreenso da beleza. Com efeito, procura eliminar todo o tipo de pr-conceito e definio a priori de arte e beleza, o habito se sobrepe a tudo isso. As impresses so os dados fornecidos pelos sentidos, tantos internos, como a percepo de um estado de tristeza, quantos externos, como a viso de uma paisagem. O que tenho de mais vivo em minha mente so impresses dos sentidos

Revista Filosofia Capital RFC ISSN 1982-6613, Braslia, vol. 6, n. 12, p. 45-57, jan/2011.

51

Revista Filosofia Capital


ISSN 1982 6613 Vol. 6, Edio 12, Ano 2011.

no momento em que ocorrem: aquilo que vejo, aquilo que ouo, e tudo aquilo que os sentidos produzem em mim o que mais forte em minha mente.
Cada um admitir prontamente que h uma diferena considervel entre as percepes do esprito, quando uma pessoa sente a dor do calor excessivo ou o prazer do calor moderado, e quando depois recorda em sua memria esta sensao ou a antecipa por meio de sua imaginao. Estas faculdades podem imitar ou copiar as percepes dos sentidos, porm nunca podem alcanar integralmente a fora e a vivacidade da sensao original. O mximo que podemos dizer delas, mesmo quando atuam com seu maior vigor, que representam seu objeto de um modo to vivo que quase podemos dizer que o vemos e que o sentimos. Mas, a menos que o esprito esteja perturbado por doena ou loucura, nunca chegam a tal grau de vivacidade que no seja possvel discernir as percepes dos objetos. Todas as cores da poesia, apesar de esplndidas, nunca podem pintar os objetos naturais de tal modo que se tome a discrio pela paisagem real. O pensamento mais vivo inferior sensao mais embaada (HUME, 2000, p.35).

associao das ideias: semelhana, contiguidade espacial e temporal, e causalidade. O princpio de semelhana aquele que quando vemos algo, por semelhana, associamos a outro; por exemplo: um quadro conduz naturalmente nossos pensamentos para o original.
evidente que h um princpio de conexo entre os diferentes pensamentos ou ideias do esprito humano e que, ao se apresentarem memria ou a imaginao, se introduzem mutuamente com certo mtodo e regularidade. E isto to visvel em nossos pensamentos ou conversas mais srias que qualquer pensamento particular que interrompe a seqncia regular das ideias imediatamente notado e rejeitado (HUME, 2000, p. 39).

As ideias so representaes da memria e da imaginao e resultam das impresses como cpias modificadas. Se penso no sabor de uma ma, essa ideia no to forte quanto saborear a ma e ter a impresso viva do seu sabor. No encontro impresses complexas, mas ideias sim, existem simples e complexas. Minha ideia de ma uma ideia complexa cujas ideias simples so a sua cor vermelha, sua textura crespa, seu sabor doce, etc. Para Hume, o conhecimento s pode ser resultado da associao de ideias, isto , da conexo de vrias impresses por meio de suas cpias, formando ideias complexas. Hume enumera trs princpios de

Como objetos da razo, isto , da investigao humana, as associaes de ideias classificam-se em relao de ideias e relao de fatos. As primeiras correspondem s cincias matemticas, cujas ideias, imediatamente perceptveis, so claras e distintas. Suas proposies, por isso, so demonstradas pela simples operao do pensamento e no dependem de algo existente em alguma parte do universo. Outro o caso da relao de fatos, a que correspondem todas as associaes de ideias por causalidade. Aqui, o que conta no o encadeamento lgico das ideias, mas a experincia: quem nunca tenha sofrido um ferimento no poder jamais lhe associar a ideia de dor, pois na ideia de ferimento no h nada que conduza racional e necessariamente de dor. O ceticismo O ceticismo torna-se inevitvel: o conhecimento cientfico, que sempre pretendeu guiar-se pela razo e pela evidncia da intuio e da demonstrao para estabelecer relaes de causa e efeito,

Revista Filosofia Capital RFC ISSN 1982-6613, Braslia, vol. 6, n. 12, p. 45-57, jan/2011.

52

Revista Filosofia Capital


ISSN 1982 6613 Vol. 6, Edio 12, Ano 2011.

tem bases no racionais, como a crena e o hbito. O que Hume diz que somente existe nossa experincia de que uma coisa segue outra, que os padres de uma experincia passada se repetem e do a iluso de causa e efeito, e simplesmente porque A foi seguido de B, tomo A como causa necessria de B. Assim, a experincia individual influi no padro de arte e na percepo de beleza do individuo. Hume diz que h uma probabilidade que resulta de uma superioridade de possibilidades a favor de uma das partes e, medida que a superioridade aumenta, exercendo as possibilidades opostas, recebe um aumento proporcional gerando maior grau e crena. H algumas causas que so inteiramente uniformes e constantes na produo de determinado efeito e no apresentam nenhum exemplo de falha ou irregularidade em seu procedimento. Por exemplo: o fogo tem sempre queimado e asfixiado a todo ser humano. Embora no haja tal coisa como acaso no mundo, nossa ignorncia da causa real de qualquer evento tem igual influncia sobre o entendimento gerado equivalente tipo de crena ou opinio (HUME, 2000, p. 71). Hume tambm afirma que h, contudo, outras causas que tm sido consideradas irregulares e incertas. Por exemplo: o ruibarbo (planta medicinal) nem sempre tem se mostrado purgativo as todas as pessoas que o tomam. Os filsofos no atribuem esta falha (quando a causa deixa de produzir seu efeito habitual) a uma irregularidade da natureza, pelo contrrio, supem que algumas causas desconhecidas, situadas na estrutura dos elementos, tm impedido a operao. A teoria Humeana teve como consequncia o despertar do filosofo iluminista Immanuel Kant (1724-1804) de seu sono dogmtico e o fez criar sua filosofia crtica2. A estrutura do pensamento
22

anterior a Kant estava polarizada entre racionalistas e empiristas. Ao ler Hume, Kant buscou um modo de demonstrar que a razo no soberana sobre as leis da natureza e no pode estabelecer relaes de causalidade sobre elas. Pode apenas, atravs da repetio, fazer associaes resultantes do hbito. A recepo kantiana da tese defendida por Hume suscitou a proposta de modificar a maneira tradicional de construir a teoria do conhecimento, que buscava eliminar ou os sentidos, ou a razo. Assim sendo, essa nova proposta aliava a parte emprica parte racional, ou seja, o mtodo cientfico fundamentado nos juzos sintticos a priori. Kant, ao perceber o movimento de Hume contra a metafsica, retirou-a do campo epistemolgico e a colocou como fundamento da moral. Assim, para Hume, o conhecimento se d a partir da experincia. A razo nunca pode nos mostrar a conexo de um objeto com outro, a no ser atravs da experincia, e pela observao da conjuno deles em todas as ocorrncias passadas. Contudo, quando a mente passa da ideia ou impresso de um objeto para a ideia ou crena de outro, esse processo no determinado pela razo, mas por certos princpios que associam as ideias desses objetos e renemnos na imaginao. O Mtodo de Hume Hume quisera ser Newton. O subttulo de seu Tratado da Natureza Humana , nesse sentido, bastante esclarecedor: "Uma tentativa de introduo do mtodo de raciocnio experimental nas cincias morais. A anlise psicolgica do entendimento operada por Hume parece, primeira vista, muito prxima da de Locke. Ele parte do princpio de que todas as nossas "ideias" so cpias das nossas "impresses"3, isto , dos dados empricos:
3

Entendida como a faculdade da razo de se auto criticar e estabelecer seus limites.

Percepes instantneas de objetos que nos afetam e pelos sentidos so levadas ao intelecto.

Revista Filosofia Capital RFC ISSN 1982-6613, Braslia, vol. 6, n. 12, p. 45-57, jan/2011.

53

Revista Filosofia Capital


ISSN 1982 6613 Vol. 6, Edio 12, Ano 2011.

impresses de sensao, mas, tambm, impresses de reflexo (emoes e paixes). No este o ponto de vista tradicional do empirismo que v na experincia a fonte de todo saber? Na realidade, o mtodo de Hume pode ser apresentado de maneira mais moderna. Sua filosofia coloca, sob o nome de "impresses", aquilo que Bergson mais tarde denominar os dados imediatos da conscincia e que os fenomenologistas denominaro a intuio originria ou o vivido. Ao falar de fenomenologia contempornea, Gaton Berger escrevia: preciso ir dos conceitos vazios, pelos quais uma idia apenas visada, intuio direta e concreta da idia, exatamente como Hume nos ensina a retornar das idias para as impresses. (SARTRE apud BERGER, 2002, p. 542). Para Hume, ir da idia impresso consiste em apenas perguntar qual o contedo da conscincia que se oculta sob as palavras. Fala-se de substncia, de princpios, de causas e efeitos etc. Que existe verdadeiramente no pensamento quando se discorre sobre isso? As quais impresses vividas correspondem todas essas palavras? Aquilo que Hume chama de impresso e que ele caracteriza pelos termos "vividness", "liveliness" o pensamento atual, vivo, que se precisa redescobrir sob as palavras (no empirismo de Hume, diz Laporte, h que ver "antes o dio ao verbalismo do que o preconceito do sensualismo"). Aos olhos de Hume, a noo de causalidade4 muito enigmtica porque, em nome desse princpio de causalidade, a todo momento afirmamos mais do que vemos, no cessamos de ultrapassar a experincia imediata. Por exemplo, em nome do princpio de causalidade (as mesmas causas produzem os mesmos efeitos ou o aquecimento da gua causa da ebulio), afirmo que a gua que acabo de pr no fogo
4

No entender de Hume no existe lei de causalidade, tudo depende do habito, nada garante que o sol ira nascer amanh, por exemplo.

vai ferver; prevejo a ebulio dessa gua, portanto, tiro "de um objeto uma concluso que o ultrapassa". Hume no encontrar, em nenhum setor da experincia, uma impresso concreta de causalidade que torne legtima essa idia de causa que pretendemos ter: a) Consideremos, de incio, a experincia externa: vejo que o movimento de uma bola de bilhar seguido do movimento de outra bola com que a primeira se chocou, assim como vejo que o aquecimento seguido da ebulio: vejo, ento, que o fenmeno A seguido do fenmeno B Mas o que no vejo o porqu dessa sucesso. certo que posso repetir a experincia e que, cada vez em que a repito, o fenmeno B se segue ao fenmeno A. Mas isto no esclarece nada. b) Examinemos agora essa experincia, simultaneamente interna e externa, que fao a todo momento em que sinto o poder da minha conscincia sobre meu corpo. No terei aqui a chave do princpio de causalidade. Se quero levantar o brao, levanto-o. No evidente que minha vontade a causa do movimento de meu corpo? Mas, se refletirmos bem, essa experincia no menos clara do que a precedente. Constato duas coisas: inicialmente, que quero levantar o brao, em seguida, que ele se levanta. c) Quer dizer enfim da esperincia puramente interior da sucesso de minhas prprias idias? Deve admitir que minha reflexo atenta causa das idias que me ocorrem? Mas, de sada, segundo os casos ou os momentos, as idias ocorrem ou no. Pela manh, elas ocorrem melhor do que tarde (em alguns) e melhor antes da refeio do que aps. Ainda aqui constato a existncia de uma sucesso entre meu esforo de ateno e minhas idias, mas no vejo conexo necessria entre os dois fatos. Por conseguinte, a concluso se impe. No existe nenhuma impresso autntica da causalidade. O que acontece que eu acredito na causalidade e Hume explica essa crena, partindo do hbito e da

Revista Filosofia Capital RFC ISSN 1982-6613, Braslia, vol. 6, n. 12, p. 45-57, jan/2011.

54

Revista Filosofia Capital


ISSN 1982 6613 Vol. 6, Edio 12, Ano 2011.

associao das idias. Por que ser que espero ver a gua ferver quando a aqueo? porque, responde Hume, aquecimento e ebulio sempre estiveram associados em minha experincia e essa associao determinou um hbito em mim. Coloco a gua no fogo e afirmo, em virtude de poderoso hbito: vai ferver. Hume afirma que se for estabelecida "uma concluso que projeta no futuro os casos passados de que tive experincia", porque a imaginao, irresistivelmente arrastada pelo peso do costume, resvala de um evento dado quele que comumente o acompanha. Aparento antecipar a experincia quando, na verdade, cedo a uma tendncia criada pelo hbito. Por conseguinte, a necessidade causal no existe realmente nas coisas."A necessidade algo que existe no esprito, no nos objetos." O Empirismo O empirismo de Hume surge ento como um ceticismo; explicar psicologicamente a crena no princpio de causalidade recusar todo valor a esse princpio. De fato, no existe, na idia de causalidade, seno o peso do meu hbito e da minha expectativa. Espero invencivelmente a ebulio da gua que coloquei no fogo. Mas essa expectativa no tem fundamento racional. O princpio de causalidade, inteiramente explicado por uma iluso psicolgica, no tem o menor valor de verdade. Pascal, que j esboara essa anlise psicolgica da induo, dizia em frmula surpreendente: "Quem reduz o costume a seu princpio, anula-o". Segundo Hume tambm a imaginao que identifica o eu com o que ele possui ou, como dizemos, o ser e o ter. Em ltima instncia, eu tenho reputao e mesmo lembranas, idias e sonhos do mesmo modo que tenho esta roupa ou esta casa. simplesmente a imaginao, hbil em mascarar a descontinuidade de todas as

coisas, que facilmente desliza de um estado psquico a outro e constri o mito da personalidade, coleo de haveres heterclitos que dado como um ser. Pois, ou eu sou meus "estados" e minhas "qualidades" e no sou eu mesmo, ou ento sou eu mesmo e nada mais. S que Hume o primeiro a reconhecer que seu ceticismo, por mais absoluto que seja, artificial. Hume, como todo mundo, quando coloca a gua no fogo, est persuadido de que ela vai ferver. Quando reflete como filsofo, em seu gabinete, ele ctico. A crena no princpio de causalidade, absurda no plano da reflexo, natural, instintiva. A teoria de Hume, por conseguinte, simultaneamente um dogmatismo instintivo e um ceticismo reflexivo. Ceticismo e dogmatismo no se apresentam nele segundo os domnios do saber, mas segundo os nveis do pensamento. Ningum mais do que ele separou filosofia e vida. Ele filosofa ceticamente segundo uma reflexo rigorosa e dissolvente. Podemos ento qualificar, de certo modo, como "humorstico" o ceticismo desse filsofo ingls que, por outro lado, ousou dizer que convinha a um cavalheiro pensar como os whigs... e votar como os tories. Essa complexidade da filosofia de Hume torna mais difcil a elucidao de sua filosofia religiosa. Consideremos, por exemplo, o clebre Ensaio Sobre os Milagres. Ele parece ter sido escrito sob a tica da filosofia das luzes: o milagre impossvel porque contraria a experincia, as leis da natureza. Em suma, Hume se apia no determinismo fsico para rejeitar a realidade do milagre e no determinismo psicolgico para explicar sua iluso tenaz. Mas como Hume pode apoiar-se no determinismo, uma vez que sua crtica da causalidade fez desse prprio determinismo uma iluso psicolgica? Pascal, fundamentava-se precisamente numa crtica anloga de Hume para afirmar a possibilidade do

Revista Filosofia Capital RFC ISSN 1982-6613, Braslia, vol. 6, n. 12, p. 45-57, jan/2011.

55

Revista Filosofia Capital


ISSN 1982 6613 Vol. 6, Edio 12, Ano 2011.

milagre. Ressuscitar, dizia, no mais misterioso do que nascer. "O costume torna um fcil, sua falta torna o outro impossvel: popular maneira de julgar". O ceticismo de Hume um psicologismo. Hume questionou esta crena, notando que se bvio que nos apercebemos de dois eventos, no temos necessariamente de aperceber uma conexo entre os dois. E como havemos ns de nos aperceber desta misteriosa conexo seno atravs da nossa percepo ? Hume sugeriu duas justificaes possveis e rejeitou ambas. O problema permaneceria em aberto, at que Karl Popper5 o solucionou. A primeira justificativa avanada por Hume que por razes de necessidade lgica, o futuro tem de ser semelhante ao passado. Porm, Hume nota que podemos conceber um mundo errtico e catico onde o futuro no tem nada que ver com o passado ou ento, mais submissamente, um mundo tal como o nosso at ao presente, at que certo ponto as coisas mudam completamente. A segunda justificao, mais modestamente, apela apenas para a segurana passada da induo: sempre funcionou assim, por isso provvel que continue a funcionar. No entanto, como Hume lembrou, esta justificao apenas usa um raciocnio circular, justificando a induo por um apelo que requer a induo para ter efeito. A questo da identidade pessoal torna-se assim uma questo de caracterizar a coeso frouxa da experincia pessoal vivida. (Notar que no Appendix do tratado, Hume diz misteriosamente que ele estava insatisfeito com o seu julgamento do Eu, sem no entanto ter regressado a esta questo. Mas Hume negou que a razo tivesse algum papel importante em motivar ou desencorajar o comportamento. No fundo, a razo apenas uma espcie de calculador
5

POPPER, Karl, Conjecturas e refutaes. Coimbra: Almedina, 2003.

de conceitos e experincia. O que no fundo importa, diz Hume, como nos sentimos em relao a esse comportamento. O seu trabalho gerou a doutrina do instrumentalismo, que declara que uma ao razovel se e somente se ela serve os objetivos e desejos do agente, quaisquer que estes sejam. Assim, se voc quiser comer uma folha de alumnio, a razo lhe dir onde encontrar uma folha de alumnio, e no haver nada de irracional em a comer ou em o desejar. O instrumentalismo passar a ser uma viso ortodoxa da razo prtica em economia, teoria das escolhas racionais e algumas outras cincias sociais. Mas alguns comentadores argumentam que Hume foi mais alm do niilismo, e disse que no h nada de irracional em deliberadamente frustrar os seus prprios objetivos e desejos ("eu quero comer folha de alumnio, por isso deixa-me selar a minha boca"). Este argumento contra os fundamentos da moralidade na razo hoje um dos argumentos pertencentes ao arsenal do anti-realismo moral. Conforme, Abbagnano (2001), o filsofo Humeano John Mackie argumentou que para os factos morais serem factos reais sobre o mundo e ao mesmo tempo, intrinsecamente motivastes, eles teriam de ser fatos muito estranhos. Temos pois todos os motivos para desacredit-los. Todos ns j notamos o aparente conflito entre o livre-arbtrio e o determinismo: se as nossas aes foram determinadas h milhes de anos atrs, como poder ser que elas dependem de ns? Mas Hume notou um outro conflito, que torna o problema da livre vontade num denso dilema: a livre-vontade incompatvel com o indeterminismo. Como que algum pode ser tido por responsvel pelo seu carter? A livrevontade parece requerer o determinismo, porque seno o agente e a ao no estariam conectados do modo necessrio por aes livremente escolhidas. Sendo assim, quase todos ns acreditamos no

Revista Filosofia Capital RFC ISSN 1982-6613, Braslia, vol. 6, n. 12, p. 45-57, jan/2011.

56

Revista Filosofia Capital


ISSN 1982 6613 Vol. 6, Edio 12, Ano 2011.

livre-arbtrio, a livre vontade parece inconsistente com o determinismo, mas a livre-vontade parece requerer o determinismo. A Causalidade e a Razo Na viso de Hume, o comportamento humano, como tudo o mais, causado (causal). Por isso mesmo, se tomamos as pessoas como responsveis pelas seus atos, devemos focar a recompensa ou a punio de forma a que eles faam aquilo que moralmente desejvel e evitem aquilo que moralmente repreensvel. Segundo Hume, a razo no antagnica aos sentimentos do qual as duas so intimamente ligadas por associaes. De tal maneira que a primeira ligado por associaes de causa e efeito s se toma sentido quanto este ligado pelas paixes. Assim, o belo, de pende da sutiliza do sentimento, uma vez que o sentimento sempre esta correto. O belo uma construo, mediante a percepo pelos sentimentos de cada individuo particular. Hume notou que muitos escritores falam do que deve ser, na base de enunciados acerca do que . Mas parece haver uma grande diferena entre enunciados descritivos (o que ) e enunciados prescritivos (o que deveria ser). Hume apela aos escritores que tomem muito cuidado na mudana do enunciado de um estado para o outro. Nunca sem se dar uma explicao de como o enunciado"deve ser" suposto seguir ao enunciado"". Mas como exatamente que se pode derivar o "deve" de um "" ? Essa questo, colocada num pequeno pargrafo de Hume, tornou-se uma das questes centrais da teoria da tica e costuma ser atribuda a Hume a opinio de que tal derivao impossvel. (Outros interpretam Hume como dizendo que no se pode ir de uma constatao factual a um enunciado tico, mas que se o pode fazer sem atender natureza humana, isto , sem prestar ateno aos sentimentos humanos).

Foi provavelmente Hume quem, juntamente com os seus colegas do Iluminismo escocs, avanou pela primeira vez a ideia de que a explicao dos princpios morais dever ser procurada na utilidade que eles tendem a promover. Reale (1991) esclarece que o papel de Hume no dever ser descrito com exagero, pois, foi o seu compatriota Francis Hutcheson que cunhou o slogan utilitarista "a maior felicidade para o maior nmero". Mas foi atravs da leitura do "Tratado" de Hume que Jeremy Bentham sentiu pela primeira vez a fora do sistema utilitrio: ele "sentiu como se escamas tivessem cado dos seus olhos". No entanto, o "proto-utilitarismo" de Hume muito peculiar, da nossa perspectiva. Ele no pensa que a agregao de unidades cardinais de utilidade ser a frmula para atingir a verdade moral. Uma forma de apoiar a religio por apelo a milagres. Mas Hume argumentou que no mnimo, os milagres no poderiam conferir muito apoio religio. H vrios argumentos sugeridos pelo ensaio de Hume, todos eles volta do seu conceito de milagre: nomeadamente a violao por Deus das leis da Natureza. Um argumento o de que impossvel violar as leis da Natureza. Outro argumento afirma que o testemunho humano nunca poderia ser suficientemente fivel para contra-ordenar a evidncia que temos das leis da Natureza. Outro argumento, menos irredutvel, mais defensvel, que devido forte evidncia que temos das leis da natureza, qualquer pretenso de milagre est sobre presso desde o incio e precisa de provas fortes para derrotar as nossas expectativas iniciais. Este ponto tem sido aplicado sobretudo na questo da ressurreio de Jesus, onde Hume sem dvida perguntaria "o que que mais provvel ? que um homem se erga dos mortos ou que este testemunho esteja incorreto de uma forma ou de outra ?". Ou mais suavemente, "o que mais provvel ? que o Uri Geller pode

Revista Filosofia Capital RFC ISSN 1982-6613, Braslia, vol. 6, n. 12, p. 45-57, jan/2011.

57

Revista Filosofia Capital


ISSN 1982 6613 Vol. 6, Edio 12, Ano 2011.

realmente fazer dobrar colheres com a sua mente ou que isso seja algum tipo de truque ?". Este argumento a base do movimento ctico e um assunto fundamental aos histricos da religio. Consideraes finais A noao de belo em Hume esta atrelada a sensibilidade que o individuo deve ter ao contemplar a beleza. A finesse do espirito fundamental para que o individuo possa se relacionar com o belo araves dosentimento, visto que para Humea nica coisa verdadeira sentimento. A sensao da beleza e sua percepo pelo espirito depende muito da educao que este espirto recebeu. Com efeito, a dvida que emerge no individuo acerca do que realmente belo? Seria respondida com a sensibilidade desenvolvida pelo individuo e de acordo com sua educao. Por isso, o conceito de belo determindado pela vivencia do individuo acerca desta realidade e no por um Deus que apriori estabeleceu o que belo e o que feio. Entre as artes, a superior aquela de um produtor divino, o Demiurgo, que comps o universo imitando as ideias verdadeiras e as formas imutveis. Seguindo o Demiurgo, o legislador tambm concebe a comunidade humana de acordo com as Ideias do Bem, da Justia e da Verdade. Em terceiro lugar na hierarquia, esto os poetas e os artistas que tambm visam aos ideais, mas, diferentemente do Demiurgo, eles podem falhar no conhecimento da realidade ltima, produzindo meras aparncias da natureza sensvel. Por isso, a proposta de Hume resulta na impossibilidade de se estabelecer uma causalidade segura entre os eventos do conhecimento, porque a relao necessria que deveria existir na mente no implicaria na existncia de fato de uma juno de causa e efeito. Portanto o filsofo ingls no acredita em um ponto fixo e metafsico para o saber, ou seja, o conhecimento

seguro, universal e necessrio, mas num conhecimento sempre provvel. Portanto, para Hume a concepo de belo depende, sobretudo do conceito vivenciado mediante o sentimento e as afeces, determinado externamente, pelo habito, depende do mtodo, da crena religiosa ou no do individuo. Contudo, no existe uma definio universal sobre o belo porque ele difere de cultura para cultura, sendo belo uma afexo emprica e no metafsica. REFERNCIAS ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de Filosofia. So Paulo: Martins Fontes, 2003. BRITO, A.N. de.. Hume e o empirismo na moral. Philsophos, So Paulo: 2001. DELEUZE, Gilles Empirismo e subjetividade: ensaio sobre a natureza humana segundo Hume So Paulo: 2004. HUME, David. Investigao acerca do Entendimento Humano. Col. Os Pensadores. So Paulo Abril, 1973. _______. Tratado da natureza humana: uma tentativa de introduzir o mtodo experimental de raciocnio nos assuntos morais. So Paulo: UNESP, 2000. KANT, Immanuel. Crtica da razo pura. Coleo Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1999. MACKIE, J. L., Humes moral theory. Nova Iorque: Routledge, 1980. POPPER, Karl, Conjecturas e refutaes. Coimbra: Almedina, 2003. REALE, Giovanni, ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia. Paulinas. So Paulo. 1991. SARTRE, J. P. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenolgica. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. SCHNEEWIND, J.B. A inveno da autonomia: uma histria da filosofia moral moderna. So Leopoldo, Unisinos, 2001.

Revista Filosofia Capital RFC ISSN 1982-6613, Braslia, vol. 6, n. 12, p. 45-57, jan/2011.

S-ar putea să vă placă și