Sunteți pe pagina 1din 17

O PERFIL DE MULHER NO ROMANCE SENHORA, DE JOS DE ALENCAR THE WOMANS PROFILE IN THE NOVEL SENHORA, BY JOS DE ALENCAR Mariana

Thiengo 1

RESUMO: Utilizando-se da distino entre busca feminina, em conformidade com a tradio patriarcal, busca antifeminina, com inverso dos papis sexuais, e busca feminista, antipatriarcal, investiga-se o romance Senhora, de Jos de Alencar, sob o prisma da construo de identidades de gnero, caracterizando-se a busca realizada pela personagem Aurlia como feminina, em conformidade com as narrativas do patriarcado, em vez de feminista, como o faria supor o perfil contestador e insubmisso da personagem, o qual confere sua busca a aparncia de antifeminina, numa suposta inverso de papis que de fato s ocorre no plano externo da personagem, haja vista que a contestao no pe em questo as relaes de gnero. PALAVRAS-CHAVE: Fico romntica; Romantismo brasileiro; busca feminina; leitor concordante; leitor resistente. ABSTRACT: Making use of the distinction between feminine search, according to the patriarchal tradition, anti-feminine search, with an inversion of sexual roles, and feminist search, non patriarchal, the novel Senhora, by Jos de Alencar, is studied under the focus of the construction of identities, characterizing the search performed by the character Aurlia as feminine, according to the patriarchal narrative, instead of a feminist one, as it would be inferred from her arguing and non-submissive profile, which gives to her search an anti-feminine appearance, in a supposed exchange of roles that, in fact, occurs only outside of the character, once the contestation does not highlight the gender relations. KEYWORDS: Romantic fiction; Brazilian Romanticism; feminine search; assenting reader; resisting reader.

Mestre em Estudos Literrios pela UFES. Atualmente cursa o Doutorando em Literatura Brasileira pela UFMG, desenvolvendo tese sobre a crtica literria de Srgio Buarque de Holanda. Bolsista do CNPq. E-mail: letras.mari@gmail.com.

Mariana Thiengo

Introduo Um dos temas mais recorrentes das narrativas romnticas o amor. Entretanto, o modo como esta temtica se estrutura no romance romntico no uma inveno do movimento romantico. Arnold Hauser situa no romance pastoril francs do sculo XVII a primeira obra romanesca que um verdadeiro romance de amor (HAUSER, 1972, p. 671). No Romantismo esse processo alcana o seu pice: o amor no s o tema central de grande parte das narrativas como traz subjacente certa maneira de conceber a existncia, vinculando o destino das personagens realizao amorosa. Apesar de todas as peculiaridades do movimento romntico brasileiro e de seu incipiente pblico leitor (cf. BOSI, 1994, p. 128-29), reflexo de um pblico letrado ainda em processo de consolidao, podemos afirmar que uma narrativa como Senhora, de Jos de Alencar, apresenta os mesmos matizes ideolgicos no que se refere ao tratamento conferido ao amor. A personagem Aurlia age movida pelo sentimento amoroso, o que evidenciado em suas falas e na descrio minuciosa que o narrador faz dos sentimentos e das motivaes mais ntimas da personagem. Pela voz do narrador, ficamos sabendo que desejo da herona unir-se para sempre, mediante um voto perptuo, ao destino do homem por ela escolhido: nesse contexto, a mulher torna-se parte do homem, o seu outro. Neste estudo, focalizaremos a construo da identidade feminina na narrativa Senhora, refletindo de que forma esta identidade pode ter contribudo para a construo de esteretipos de feminilidade, na medida em que a herona deposita toda a sua esperana de felicidade na unio com o homem que ama. Este comportamento, visvel nas narrativas romnticas de maneira geral, levantou questionamentos acerca do papel dessas narrativas na construo de uma identidade feminina fundada no homem e nos ideais de amor e casamento, conforme assinalado por Jonathan Culler em estudo sobre o papel da literatura na construo da identidade dos leitores (cf. CULLER, 1999, p.107-117). Utilizaremos, alm do approach terico de Jonathan Culler, o mtodo empregado por Ellen Douglas (1990), que faz uma distino entre busca feminina, em conformidade com a tradio patriarcal, e busca feminista, antipatriarcal. Buscaremos demonstrar que a busca realizada pela personagem Aurlia caracteriza-se como feminina. A edio aqui utilizada privilegia o resgate do ttulo original da obra: Senhora, perfil de mulher (Rio de Janeiro: Editora Expresso e Cultura, 1974), a que sero referidas todas as citaes feitas neste estudo. Jos Carlos Garbuglio, na introduo edio crtica que fez do romance Senhora,
Mariana Thiengo

faz um levantamento de quatro edies da obra, inclusive a primeira, publicada em vida do autor, todas apresentando o referido subttulo (Cf. GARBUGLIO, 1979, p.X). Todavia, curiosamente, o estudioso abandona o subttulo perfil de mulher na edio crtica, informando na capa, na folha de rosto e na ficha catalogrfica apenas Senhora. Consideramos que a presena do subttulo acrescenta uma dimenso importante obra, haja vista que a polissemia da expresso ganha contorno com o desenrolar da trama e a caracterizao que esta oferece da personagem-ttulo, ao se considerar o ttulo em uma funo metonmica: Aurlia a senhora cujo perfil, proposto pelo subttulo, ser oferecido ao leitor pela trama, em camadas cada vez mais ricas conforme o grau de leitura avanado. Assim, o ttulo original, ao colocar duplamente a protagonista em cena, embora sem nome-la, estabelece com o leitor um complexo jogo de sugestes, que cumpre resgatar na apreenso do perfil proposto. A construo da identidade feminina nas narrativas romnticas A relao entre as narrativas romnticas e a construo de identidade feminina no sculo XIX foi problematizada pelo romance Madame Bovary, de Gustave Flaubert. Nesta narrativa, a personagem Emma no consegue conciliar as leituras romnticas de sua juventude com a mediocridade de sua vida aps o casamento, afigurando-se o suicdio como nica soluo para a sua existncia. Podemos inferir desta narrativa uma crtica ao leque estreito de possibilidades oferecido mulher, cuja identidade se estruturava basicamente em torno dos ideais do amor e do casamento: a obra estaria sinalizando, nas narrativas romnticas, a presena de esteretipos de feminilidade assentando a felicidade da mulher exclusivamente em sua unio com o homem. Isso est em consonncia com teorias recentes sobre a construo de identidades de gnero, especialmente aquelas derivadas dos estudos do pensador francs Michel Foucault. Segundo Jonathan Culler, ao teorizar sobre as relaes entre poder e conhecimento, Foucault faz derivar uma srie de ilaes que explicitam como esta relao interfere na construo da identidade das pessoas:
O poder, para Foucault, no algo que algum exerce, mas poder/conhecimento: poder sob a forma de conhecimento ou conhecimento como poder. O que pensamos saber sobre o mundo o referencial conceitual dentro do qual somos levados a pensar sobre o mundo exerce um grande poder. O poder/conhecimento produziu, por exemplo, a situao em que somos definidos pelo nosso sexo. Produziu a situao que define a mulher como algum cuja realizao como pessoa deve residir numa relao sexual com um homem. (CULLER, 1999, p.17)
Mariana Thiengo

A teoria proposta por Foucault, em linhas gerais, a inverso dos paradigmas convencionais acerca da sexualidade do homem ocidental, apresentando o sexo como uma categoria discursiva consolidada nos trs ltimos sculos, em vez de ser a causa dos diferentes fenmenos abordados pelas prticas discursivas ento vigentes. Foucault desloca o sexo de fator casual para efeito discursivo (cf. FOUCAULT, 1985, p.21-36). De acordo com a proposta terica de Foucault, as diferentes prticas discursivas e sociais no s criaram a idia de sexo como este passou a ser considerado componente determinante e fundamental da identidade das pessoas. O sexo passou a ser visto como um segredo a ser descoberto em toda a parte. Que formas ou prticas discursivas teriam contribudo para a construo da idia de sexo? Praticamente todas: o discurso cientfico, o religioso, o discurso da lei, o discurso literrio; todos representando o sexo como algo anterior aos prprios discursos (CULLER, 1999, p.16). Poderia ento se avanar a hiptese da construo da identidade feminina fundada na categoria discursiva do sexo. Conforme Foucault, o sculo XVIII europeu assistiu emergncia de mecanismos de poder para cujo funcionamento o discurso sobre o sexo [...] passou a ser essencial. (FOUCAULT, 1985, p.26). A construo da idia de sexo como princpio causal, como o prprio segredo da natureza humana, ajudou a criar a idia da mulher como um ser cuja plenitude residiria em sua relao com um homem, construindo-se uma identidade nele centrada. Na medida em que a literatura, especialmente a produzida com o advento da modernidade, fez da identidade um tema, as narrativas romnticas podem ter reforado os esteretipos de feminilidade, contribuindo para definir a mulher nos mesmos moldes propostos por outras prticas discursivas: a literatura um dos lugares onde [...] a idia de sexo construda, onde achamos promovida a idia de que as identidades mais profundas das pessoas esto ligadas ao tipo de desejo que sentem por um outro ser humano (CULLER, 1999, p.17). Culler enfatiza, em um aspecto performtico, as relaes entre sexo e identidade que se entroncariam nas narrativas literrias, j que o leitor as atualiza no ato de leitura. A literatura leva o leitor a identificar-se com as personagens, contribuindo, assim, na formao da sua identidade:
A literatura no apenas fez da identidade um tema; ela desempenhou um papel significativo na construo da identidade dos leitores. [...] As obras literrias encorajam a identificao com os personagens, mostrando as coisas do seu ponto de vista. Os poemas e os romances se dirigem a ns de maneira que exigem identificao, e a identificao funciona para criar identidade. (CULLER, 1999, p.110-111)

Mariana Thiengo

Em Senhora, temos a oportunidade de observar a afirmao da mulher como o outro do homem. A personagem Aurlia, num nico movimento, reivindica o amor e renuncia a si mesma, pois, ao eleger o amor como o objeto supremo de sua existncia, confunde-se com o prprio destino, admitindo mesmo a idia de morrer por amor. E, o que importante: o espao privado praticamente o nico cenrio em que Aurlia se move em sua busca amorosa:
A histria da cultura ocidental, ao consolidar-se segundo a tradio do saber masculino, destinou mulher um lugar marcado feito de silncio e de esteretipos, introjetando no psiquismo feminino a expectativa de corresponder docilmente a esses modelos. neste lugar que vamos encontrar a mulher representada, ao longo da tradio literria, como aquela que deve sempre viver a espera, a submisso, o sofrimento, a saudade, a resignao. [...] No romance do sculo XIX encontramos [...] cenas inesquecveis em que a mulher acaba morrendo de amor, como Marguerite Gauthier [...] ou morrendo por amor, como Emma [...] que s na morte encontram soluo para suas vidas, j que este o destino reservado pela sociedade para aquela que, cedendo a satisfao dos desejos, ousasse transgredir as leis dominantes. (CARVALHO, 1990, p.36)

As leis dominantes acima referidas so a do casamento burgus, monogmico e indissolvel, que, no sculo XIX, contar com outro elemento importante: o amor. De fato, a partir do sculo XIX, o casamento passa a ser vinculado ao amor. Como isso se deu? Primeiramente, houve uma consolidao do casamento monogmico na civilizao ocidental, que substitui, lenta e progressivamente a partir do sculo XI, vrios tipos de casamentos que coexistiam no mundo indo-europeu e se caracterizavam por relaes muito mais diversificadas entre os sexos. (LEMAIRE, 1990, p.15) Conforme analisa Ronaldo Vainfas, inicialmente, mesmo a Igreja se ops ao casamento, aceitando-o apenas como uma concesso aos incapazes de guardar a continncia, segundo a doutrina do apstolo Paulo e a apologia da castidade, instituindo o matrimnio aps muitos embates doutrinrios travados nos primeiros cinco sculos da era crist:
O modelo matrimonial da igreja triunfou nos sculos XII e XIII. Imps-se ao clero o celibato e aos leigos [...] o casamento monogmico e indissolvel. No bojo desse processo, a Igreja afirmou-se como o poder supremo do Ocidente. A sacramentalizao do casamento foi a base [...] do triunfo poltico da Igreja, e matria privilegiada da codificao moral da cristandade. (VAINFAS, 1992, p.36)

Este modelo, calcado em princpios do estoicismo (Cf. VAINFAS, 1992, p.23), no inclua o amor, admitido apenas para a relao entre o homem e Deus: Excludo da moral
Mariana Thiengo

conjugal, o amor no pde se manifestar seno em textos profanos e, banido do casamento, foi buscar o seu estmulo no mundo das relaes ilcitas. (VAINFAS, 1992, p.52) O historiador Norbert Elias, em obra sobre a histria dos costumes da civilizao ocidental, mostra que houve uma alterao nos padres de pudor na Europa entre os sculos XVI e XIX, removendo as relaes extraconjugais para o fundo de cena e confinando a sexualidade ao quarto do casal e aos discursos dos especialistas (cf. ELIAS, 1994, p.169 e seguintes). Essa remoo faz parte da economia de trocas do perodo. Obras como A dama das camlias, de Alexandre Dumas Filho, ao sacrificarem a amante infeliz, contribuem para a condenao das relaes extraconjugais e para a eleio do casamento monogmico e indissolvel como o nico espao legtimo para o amor. Isso termina por se converter em um obstculo ao prprio amor, na medida em que o imobiliza e o institucionaliza. Assim, a degradao do amor em romances como A dama das camlias aparece como meio de conter a mobilidade social, preservando o patrimnio da recm-formada classe burguesa ao regular a transmisso de bens entre os herdeiros, conjugando matrimnio e patrimnio (cf. HAUSER, 1972, p.676). Trata-se, de qualquer forma, de fazer coincidir casamento e amor, na literatura e na sociedade:
Na antigidade clssica, os filsofos e os poetas imaginaram o amor como ascese, entrega mtua, sentimento entre iguais. Sensvel e sexualizado, o amor era um privilgio dos homens e exclua o casamento. Muito mais tarde idnticos valores seriam transferidos para a relao entre o homem e a mulher e, sobretudo, para o casamento. As razes dessa mudana encontram-se espalhadas no tempo. [...] No entanto, o amor conjugal no se imporia como valor ideal do casamento antes do sculo XIX, ou talvez, do XX. (VAINFAS, 1999, p.49)

Sara Grieco, fazendo uma anlise detida dos fatores envolvidos nesse processo, afirma que entre as elites da Europa houve, a partir do sculo XVIII, um alargamento de um modelo mais afetivo de relaes conjugais, pautado na compatibilidade de sentimentos e na atrao mtua. Essa expanso da afetividade conjugal teve como uma de suas conseqncias mais radicais a conciliao do amor, do sexo e do casamento, de forma a este tornar-se o espao privilegiado daqueles (cf. GRIECO, 1991, p.117). Assim, as narrativas romnticas internalizariam essa mudana de paradigmas pondo em cena obstculos ao prprio amor, em geral representados pela sociedade, na medida em que a institucionalizao burguesa do sentimento seria incompatvel com sua espontaneidade. Conforme assinala Dcio de Almeida Prado, no amor romntico mais caracterstico a barreira
Mariana Thiengo

no se coloca entre o homem e a mulher, antes entre eles o mundo, entre o amor entendido como um absoluto capaz de relativizar todas as outras relaes humanas e as convenes da coletividade (cf. PRADO, 1978, p.176). Ou seja, o amor romntico se constituiria num derivativo que criaria conflitos de ordem moral, na medida em que a sua cristalizao em figuras de idealidade impediria a sua concretizao efetiva na instituio burguesa do casamento. Ao mesmo tempo em que o liberalismo burgus elege o indivduo como o espao da liberdade, a moral impe ao amor o espao restrito do casamento. Trata-se de uma contradio que alcanou os nossos dias, na forma de conflitos entre a liberdade sexual e o impondervel do desejo amoroso (cf. COSTA, 1998, p.32 e seguintes). Assim, seria de esperar um papel pedaggico das narrativas romnticas, no sentido de solucionar o conflito entre moral e liberdade fazendo confluir amor, desejo e casamento. Em Senhora, esse conflito toma a forma de um obstculo colocado entre o homem e a mulher, mas como um deslocamento sutil do obstculo entre o casal e o mundo, entre o casal que se ama e as convenes sociais, no caso aquelas que dispunham o casamento como um acordo, uma transao comercial. Por se tratar de uma narrativa romntica, o amor sobrepujar os conflitos do casal, pairando acima das determinaes sociais. Jurandir Freire Costa destaca o aspecto histrico-cultural, socialmente construdo, do sentimento amoroso, cristalizado no imaginrio coletivo pela retrica romntica, pautado por escolhas instrudas pelo cdigo burgus:
Na retrica do romantismo, o amor fiel apenas sua prpria espontaneidade. A realidade social e psicolgica dos sujeitos diz outra coisa. O amor seletivo como qualquer outra emoo presente em cdigos de interao e vinculao interpessoais. (COSTA, 1998, p.17)

O jogo amoroso estabelecido entre Aurlia e Seixas d notcia dessa seletividade. Ela o escolhe, ambos ainda pobres embora essa pobreza seja s aparente como o parceiro que mais a agrada, num gesto tpico da epifania da retrica do amor romntico. Ele, todavia, a rejeita, pela condio social, desejando uma noiva altura de suas veleidades aristocrticas, de falso rico. Uma vez rica, e Seixas portando-se desde sempre como rico, Aurlia reincide na escolha, e ele a aceita, por possibilitar-lhe conjugar sentimento e interesse econmico, mvel dos casamentos arranjados criticados por Alencar nesta narrativa. Na verdade, a escolha, aparentemente livre, s pode se legitimar pelo poder econmico.

Mariana Thiengo

Maria Nazareth Fonseca mostra como no romance Senhora o casal protagonista em essncia rico, sendo o estgio da pobreza apenas um recurso narrativo para sobrelevar o papel do amor na escolha afetiva. Acompanhando o esquema proposto pela autora, temos que Aurlia, no passado, pobre apenas na aparncia, j que filha legtima de Pedro Camargo, filho de um fazendeiro abastado; j Seixas, embora pobre, vive como rico, condio que de fato alcana quando se torna herdeiro universal da fortuna de Aurlia: Essas relaes invalidam a tese defendida pelo romance de que apenas o amor e no o dinheiro o elemento que possibilita a realizao amorosa das personagens. (FONSECA, 1982, p.9) Ou seja, por esse prisma, o dinheiro um obstculo apenas aparente, pois que se constitui mesmo em condio de unio do casal. Assim, as narrativas romnticas, ao encenarem o amor e, implicitamente, o contexto social em que este sentimento se engendrou, vo presentificar suas ideologias. Caber ao leitor desvel-las ou no. Ria Lemaire, discutindo os diferentes modos de leitura literria, refere-se aos termos assenting reader (leitor concordante) e resisting reader (leitor resistente). O primeiro confirma, corrobora o teor ideolgico de uma obra literria, ao passo que o segundo de-compe, des-constri a obra literria para detectar nela o seu teor ideolgico. (LEMAIRE, 1990, p.14) A construo da identidade dos leitores a partir da leitura de textos literrios pressupe um assenting reader. Tentar desvelar esse processo pressupe a atitude de um resisting reader.

A busca feminina em Senhora Ellen Douglas, em estudo do romance Perto do corao selvagem, de Clarice Lispector, sob o ngulo da construo/desconstruo da identidade feminina da personagem principal, utiliza-se de parmetros conceituais referentes ao mito da busca, inscrito na tradio patriarcal do heri buscador e da herona passiva. Nessa condio, a mulher torna-se o outro do heri, construindo sua identidade a partir do masculino que ir encontr-la. A tradio patriarcal do heri buscador domina o discurso literrio do Ocidente, desde Homero at as grandes narrativas do sculo XIX, desempenhando a mulher, nessas narrativas, o papel de objeto buscado, estando-lhe vedado o exerccio de sua subjetividade e do seu poder de buscar (cf. DOUGLAS, 1990, p.71). A identidade da mulher construda em torno do desejo masculino: a mulher, na tradio patriarcal, encontrada pelo homem, e nessa posio se coloca, como alvo da busca masculina.
Mariana Thiengo

At o sculo XIX, e mesmo o sculo XX, o discurso literrio reproduziu o mito da busca masculina, em que o heri sai em busca da realizao de seus desejos, encontrando uma ou mais mulheres e a elas se unindo. Em Senhora, esse mito se reproduz, s avessas, embora aparentemente esteja sendo encenada uma busca feminista (antipatriarcal). Entretanto, o que ocorre uma busca feminina (embora de mulher, patriarcal), conforme distino assinalada por Ellen Douglas:
A substituio do buscador por uma buscadora nem sempre indica busca feminista, j que a tradio patriarcal do heri masculino sempre permitiu a coexistncia de uma busca estritamente feminina, uma busca que, embora fosse de mulher, era inteiramente patriarcal. Essa busca feminina [...] freqentemente se apresenta como a busca introvertida e imvel da mulher mstica. [...] Enquanto o heri masculino busca dominar o universo, [...] a herona feminina busca tornar-se o universo dominado, ou seja, a busca feminina da herona uma aprendizagem dos papeis que a mulher tem que representar na sociedade e nas narrativas do patriarcado. Se a Bela Adormecida dorme enquanto espera seu prncipe, e se seus sonhos representam uma viagem por dentro de si mesma, tudo bem, contanto que esta viagem a prepare para aceitar seu papel feminino na narrativa do prncipe-heri, que vir descobri-la. (DOUGLAS, 1990, p.72-73)

A busca feminista rompe com o patriarcado e com a identidade feminina nele construda e que ao mesmo tempo ajuda a estrutur-lo. J a busca feminina insere-se no contexto mais amplo da tradio patriarcal da busca masculina uma subnarrativa inserida na narrativa dominante do heri buscador (cf. DOUGLAS, 1990, p.73), reforando os papis de mulher nele previstos. Em Senhora, Aurlia busca. Que tipo de busca ela realiza? Ou, apropriando-nos dos termos empregados por Douglas e remetendo-os narrativa de Jos de Alencar:
Espelha esta narrativa a busca estritamente feminina que cabe dentro da busca patriarcal do heri masculino? Ou configura-se como uma nova busca de mulher, uma busca que rompe com a narrativa patriarcal, uma busca feminista? (DOUGLAS, 1990, p. 73)

Veremos que se trata de uma busca feminina, que parece, em alguns pontos, antifeminina, dando a impresso de transgresso por parte da herona. O que seria uma busca antifeminina? aquela em que a mulher recusa o papel feminino para tornar-se o sujeito da busca masculina (cf. DOUGLAS, 1990, p.76). H uma inverso de papis, permanecendo-se, porm, dentro dos parmetros de gnero das narrativas do patriarcado, pois os esteretipos de masculinidade e de

Mariana Thiengo

feminilidade, embora questionados, so mantidos, j que a busca antifeminina modela-se nos moldes da busca do heri masculino. Passando ao estudo da busca empreendida pela personagem Aurlia, a caracterizao de sua busca como feminina, e o porqu de ela assumir, em alguns pontos, a aparncia de antifeminina, delineia-se mediante o estabelecimento, neste estudo, de trs fases para a personagem, cronologicamente sucessivas, apresentadas de modo parcialmente invertido pelo narrador, coincidindo aproximadamente com as etapas de namoro, noivado e casamento da personagem com Fernando Seixas. Como se sabe, o romance de Alencar apresenta-se estruturado em quatro partes, nesta ordem: O preo, Quitao, Posse e Resgate, que Antonio Candido analisou como equivalentes aos movimentos de uma transao comercial (cf. CANDIDO, 2006, p.15-18). Na primeira fase da personagem, apresentada pelo narrador em retrospecto na 2 parte da narrativa (Quitao), Aurlia uma moa pobre e resignada, representando em sua abnegao a prpria feminilidade. Assim como a sua me, Aurlia, j rf de pai, sonha com o amor, antes mesmo de senti-lo, associando-o vagamente idia de casamento: O corao de Aurlia no desabrochara ainda; mas, virgem para o amor, ela tinha, no obstante, a vaga intuio do pujante afeto, que funde em uma s existncia o destino de duas criaturas. (ALENCAR, 1974, p.63) Aurlia identificada pelo narrador a todas as mulheres de imaginao e sentimento, essncia mesma da feminilidade: como todas as mulheres de imaginao e sentimento, [Aurlia] achava dentro de si essa aurora dalma que se chama o ideal, e que doura ao longe [...] os horizontes da vida. (ALENCAR, 1974, p.63) A esse feminino, o narrador associa o ideal do amor e o sonho do casamento, forjando, para Aurlia, uma identidade de mulher assentada no desejo de unio com um homem. Assim, Aurlia aquela que espera. E uma espera feita de tanta passividade, que s aps muito relutar ela consente em se colocar janela, espera de um homem, satisfazendo o desejo da me, que queria v-la casada. Ao faz-lo, Aurlia est se colocando como alvo da busca masculina. Esto dadas as condies para o aparecimento do heri buscador, que surgir na figura de Fernando Seixas, tornado nico, entre uma multido de adoradores, na preferncia da herona. Fernando passa ento a freqentar a casa de Aurlia, rendendo-lhe todas as homenagens do amor: Durante um ms, Aurlia inebriou-se da suprema felicidade de ser amada. (ALENCAR, 1974, p.69) Quando Fernando comea a se afastar, Aurlia no protesta, vindo a aceitar docilmente a separao. Esta seria a fase de namoro do casal.
Mariana Thiengo

10

Nesta primeira fase, a passividade de Aurlia to grande, que s se pode falar em busca devido manifestao de sua subjetividade: Aurlia a totalidade que se apresenta ao homem para ser conhecida. O heri a encontra, o amor acontece, mas o casamento, simbolizando a unio definitiva, no. O mundo se interpe entre o casal como obstculo, e caber herona tentar remov-lo, movida pelo amor. Aurlia inicia, ento, uma nova etapa de sua busca feminina, caracterizada, neste estudo, como a segunda fase da personagem, a qual ocupa toda a primeira parte do livro (O preo) e o fim da segunda parte (Quitao), sendo tambm apresentada em retrospecto na terceira parte do livro (Posse). Essa nova etapa, no plano narrativo, deflagrada por um elemento externo, que representa uma grande virada nos destinos da personagem: sem esperar, Aurlia reconhecida em testamento como herdeira nica e universal de um homem muito rico, seu av, tornando-se muito disputada pelos noivos disponveis nos sales fluminenses. Imediatamente, comea a dominar as pessoas, manipulando-as conforme seus interesses, submetendo-as sua vontade. A moa modesta, que havia anunciado em jornal seus servios como professora, rapidamente substituda pela moa voluntariosa e desdenhosa. Entretanto, o narrador acentua que Aurlia, em essncia, no se modificou, mas apenas em suas atitudes, pois no foi no carter nem nos sentimentos que se deu a revoluo, estes eram inalterveis, tinham a fina tmpera de seu corao. A mudana consumou-se apenas na atitude [...] dessa alma perante a sociedade. (ALENCAR, 1974, p.85) Trata-se de uma mudana externa, e o principal mvel de Aurlia ser casar-se com Seixas, o homem que a rejeitou, oferecendo a ele o que anteriormente faltava, o recurso financeiro, em forma de dote. Afinal, Aurlia no s no deixou de am-lo, como permaneceu a mesma sua atitude perante o sentimento amoroso. De fato, em sua primeira fase, Aurlia dispensa seu pretendente Eduardo Abreu com esta resposta: no me perteno, senhor Abreu; se algum dia pudesse arrancar-me a este amor fatal, e recuperar a posse de mim mesma, creia que teria orgulho em partilhar a sua sorte. (ALENCAR, 1974, p.79) Mais tarde, j rica, a mesma resposta a Abreu dada por Aurlia, acrescida por uma nota de renncia: Lembre-se do que lhe disse uma vez. Se eu remir-me de meu cativeiro, minha mo lhe pertence. No a querendo o senhor, ningum mais a ter neste mundo. (ALENCAR, 1974, p.87) Aurlia submete-se ao destino que acredita ser o seu, invertendo, no plano discursivo,

Mariana Thiengo

11

essa situao, ao falar em amor fatal, em cativeiro, colocando-se discursivamente como refm do destino. Aps guardar seis meses o luto da me, Aurlia, investida da condio de moa rica, aparece na sociedade fluminense, tomando conhecimento do retorno de Seixas de uma longa viagem por ele empreendida. Comea, ento, a agir, criando toda uma situao em que Seixas, devido ao seu endividamento e ameaa iminente da pobreza, obriga-se em compromisso formal a casar-se com ela, sem saber que se tratava de sua antiga namorada. Para o leitor, a nica semelhana que parece existir entre a moa pobre de Santa Tereza e a moa rica das Laranjeiras o valor atribudo ao amor. Por isso mesmo, esta nova fase da busca de Aurlia estritamente feminina. Ao buscar Seixas, Aurlia est conduzindo a busca dele em direo a si prpria, apresentando-se a ele, como na primeira fase, como o todo imanente que lhe trar a plenitude. Se Seixas era um esprito aristocrtico que fazia questo do luxo e da elegncia, ele agora poder encontr-los em Aurlia. Estabelece-se, entre ambos, um compromisso formal de unio futura, que se caracteriza como um noivado. Aurlia movida, em sua busca, pelo amor. Apresenta-se, ento, esta segunda fase como um desdobramento da primeira: Aurlia continua a desempenhar o papel feminino a ela prescrito pela sociedade. Como na primeira fase, uma vez preparada para assumir o papel de mulher, o heri masculino aparece, e como agora Aurlia apresenta todos os requisitos desejados por Seixas, a unio acontece, ou seja, o casamento se realiza. E a busca de Aurlia estaria encerrada neste ponto, se no houvesse um desnvel entre o ideal de amor e o homem com quem ela efetivamente se casou, que ser timbrado por um duro embate de ordem moral. Inicia-se ento a terceira fase, com o divrcio moral imposto pela herona na noite de npcias. A terceira fase comea no fim da segunda parte (Quitao) e ocupa todo o restante da narrativa (Posse e Resgate). Nessa fase, o homem aos poucos ir se elevar, terminando por se transformar no ideal desejado pela herona. A busca de Aurlia parece antifeminina, devido submisso imposta ao homem. Entretanto, no h uma inverso de papis, e sim dominao propiciada pelo poder econmico. O que h o poder nas mos de Aurlia, que se converter na caricatura de si mesma. Se na segunda fase Aurlia admitia estar comprando a sua felicidade, na terceira ela ir lembrar o tempo todo a Seixas a sua condio de marido comprado. Aurlia sempre feminina. Ocorre apenas que ela nem sempre representar o papel do feminino, parecendo, ento, antifeminina. E por ser feminina, Aurlia tentar seduzir Seixas. O casal, assim, protagonizar situaes de avano e recuo: avano pela emergncia do afeto
Mariana Thiengo

12

amoroso, recuo pela desconfiana mtua. A narrativa segue tornando os embates do casal cada vez mais irnicos e, ao mesmo tempo, promovendo momentos de intimidade cada vez mais ardentes. Um desses momentos acontece quando Aurlia retorna com o marido de um baile, deixando-se reclinar suavemente no seu ombro enquanto olha as estrelas. Aurlia comea ento a discorrer sobre seus sonhos de menina:
No sei o que tem o luzir das estrelas!... uma coisa que notei desde menina. Sempre que fico assim a olhar para elas e a beber os seus raios sinto uma vertigem, que me d sono. Quem sabe se a luz que elas cintilam no embriaga? (ALENCAR, 1974, p.144)

Ellen Douglas, na anlise que faz do romance Perto do corao selvagem, afirma que a personagem Joana, no seu trajeto em direo identidade feminina, contempla a chuva e as estrelas, deixando-se por elas despertar e abrir para uma feminilidade supostamente interior, que de modo bem patriarcal representada como parte da imanncia da natureza. (DOUGLAS, 1990, p.75) Uma vez iniciada na feminilidade, a protagonista pode aceitar o papel feminino que lhe reservado na busca patriarcal do heri masculino. (DOUGLAS, 1990, p.75) Aurlia, desde menina, contempla as estrelas, sentindo com isto uma vertigem que embriaga. Pode-se ver nisso a manifestao de sua feminilidade. A colocao dessa fala de Aurlia neste ponto da narrativa refora esse significado. Aurlia, nesta fase, se debate entre a posio de poder em que se encontra, submetendo o homem que ama, e o amor que sente pelo ideal que ele representa, sentindo-se impelida a ir em sua direo. A emergncia de sua subjetividade de menina neste ponto da narrativa (e que feminina) pode significar que Aurlia est tentando ser quem ela sempre foi, uma mulher dcil que acredita no amor e deseja unir-se ao homem que ama para ser feliz. De fato, afirma o narrador: Com uma existncia calma e um amor feliz, Aurlia teria sido meiga esposa e me extremosa. Atravessaria o mundo como tantas outras mulheres nesse cndido enlevo das iluses... (ALENCAR, 1974, p.85) Aurlia, no fossem as circunstncias, teria sido como as outras mulheres, sendo este o ideal da narrativa. Aurlia foi desviada do destino desejado pelas circunstncias, mas estas podem ser removidas, e ela ento se reconciliar com seu destino de mulher. Aurlia, primeiro com o dote, depois com perdo, e finalmente com a transferncia de toda a sua fortuna para Seixas, ir eliminar as circunstncias que dele a separam. O momento em que Aurlia se refere s estrelas representa uma trgua no embate entre amor e desejo de vingana. A simbologia das estrelas, neste ponto da narrativa, indica o
Mariana Thiengo

13

afloramento da feminilidade, que prepara a mulher para a entrega amorosa, e a afirmao, por parte de Aurlia, de sua identidade feminina, resgatando a feminilidade que sempre a constituiu. A personagem, por voz prpria ou pela voz do narrador, afirma que no como as outras mulheres. Sua obsesso com o amor e seu desejo de unir-se ao homem que ama indicam, ao contrrio, que ela acentua, condensa em si, uma identidade feminina que a voz narrativa afirma ser comum a todas as mulheres. Ainda assim, Aurlia hesita e no se move em direo a Seixas. que ela deseja ser vencida, tornar-se o universo dominado (DOUGLAS, 1990, p.71), podendo, ento, fechar a sua busca feminina, tornar o homem ideal (contemplado em uma representao pictrica que duplica a imaginao) e o homem real uma s pessoa. Diz a herona, em um dos seus momentos de hesitao:
No! cedo! preciso que ele me ame bastante para vencer-me a mim; [...] quando ele convencer-me do seu amor e arrancar do meu corao a ltima raiz desta dvida atroz que o dilacera; quando nele encontrar-te a ti, o meu ideal, o soberano de meu amor; quando tu e ele fores um, e eu no vos possa distinguir nem no meu afeto, nem nas minhas recordaes, nesse dia eu lhe perteno... (ALENCAR, 1974, p.170-171).

Um pequeno fator complicador (o cime recproco dos amores do passado) precipita o desenrolar dos acontecimentos. Seixas, conforme vinha se preparando, devolve a Aurlia, acrescido de juros, o dinheiro do dote. Nestas condies, poder ser finalmente reconhecido por Aurlia como o homem que idealizou. O happy end cinematogrfico, latente desde a primeira fase, coroa o desfecho da trama, conformando uma narrativa patriarcal. Conforme assinala Douglas, as buscas patriarcais do heri masculino e da herona feminina se fecham numa viso falocntrica da realidade: na viso daquele momento em que o masculino e o feminino se juntam num par e ficam happily ever after. (DOUGLAS, 1990, p.78) O ltimo obstculo que existia entre o casal, a riqueza de Aurlia, habilmente removido por ela, na medida em que ela transfere ao marido o poder econmico que a sociedade espera de um homem, e no de uma mulher. Aurlia se doa por completo para Seixas, abdicando de si em nome do amor. A herona do romance assume integralmente uma identidade feminina, ou seja, conforma-se ao que de antemo j era. As trs fases de Aurlia repetem o mesmo mote: a mulher, preparada em sua feminilidade, espera o homem. Na primeira fase, Aurlia namora Seixas. Na segunda, Aurlia sua noiva. Na terceira, sua esposa. A unio frustrada da primeira fase ir encontrar condies de acontecer na segunda: Aurlia conduz Seixas ao altar. O divrcio moral, premeditado por Aurlia
Mariana Thiengo

14

na segunda fase e decretado na noite de npcias, ceder pouco a pouco na terceira fase, at que finalmente a unio consumada. interessante observar que a primeira fase de Aurlia, importantssima para o entendimento da permanncia da mesma identidade feminina nas outras duas fases, apresentada pelo narrador em retrospecto, entre a segunda e terceira fases, ambas ruidosas, ambas protagonizadas pela nova rica elegante e voluntariosa. A Aurlia pobre, moa modesta e resignada, aparece ao leitor como uma lembrana da Aurlia rica, o que mascara a feminilidade profundamente arraigada da personagem, fazendo com que o leitor, pelo desenrolar da trama e pelas sugestes do prprio narrador, confunda Aurlia com uma feminista avant la lettre.

Consideraes finais Considerando os parmetros tericos sobre identidade propostos por Jonathan Culler, a caracterizao da busca da personagem Aurlia como estritamente feminina faz da narrativa Senhora uma obra que teria contribudo para a construo da identidade das leitoras brasileiras do sculo XIX. O carter folhetinesco da obra, publicada em captulos nos fascculos dos jornais da poca, produzia expectativa no pblico leitor, prendendo a sua ateno. Levando-se em conta as categorias de leitor avanadas neste estudo, assenting reader e resisting reader, podemos ver a literatura tanto como um conjunto de histrias que seduzem os leitores para que aceitem os arranjos hierrquicos da sociedade, mas tambm como o lugar onde a ideologia exposta, revelada como algo que pode ser questionado, dependendo da postura de leitor adotada:
A literatura um instrumento ideolgico: um conjunto de histrias que seduzem os leitores para que aceitem os arranjos hierrquicos da sociedade? Se as histrias aceitam sem discusso que as mulheres devem encontrar sua felicidade, se que vo encontr-la, no casamento; se aceitam as divises de classe como naturais e exploram a idia de como a servial virtuosa pode casar com um lorde, elas trabalham para legitimar arranjos histricos contingentes. Ou a literatura o lugar onde a ideologia exposta, revelada como algo que pode ser questionado? A literatura representa, por exemplo, de uma maneira potencialmente intensa e tocante, o arco estreito de opes historicamente oferecidas s mulheres e, ao tornar isso visvel, levanta a possibilidade de no se aceitar isso sem discusso. Ambas as asseres so completamente plausveis: que a literatura o veculo de ideologia e que a literatura um instrumento para sua anulao. (CULLER, 1999, p. 45)

Mariana Thiengo

15

Assim, dependendo da posio de leitor assumida, a literatura ser o veculo de ideologias, mas tambm um instrumento para sua inquirio. Podemos, por esse prisma, ler Senhora na posio de resisting reader, fazendo a narrativa dialogar com outras da poca, como Madame Bovary e A dama das camlias, por exemplo, vislumbrando o leque estreito de opes oferecido s mulheres de ento, em que o papel feminino era o nico bem-vindo e recompensado, logicamente manifestando-se no casamento ou na ascese mstico-religosa. Mas, mesmo isso estava inscrito na identidade das mulheres daquele tempo, no seu perfil.

Referncias ALENCAR, Jos Martiniano de. Senhora, perfil de mulher. Rio de Janeiro: Editora Expresso e Cultura, 1974. BOSI, Alfredo. Histria concisa da literatura brasileira. 33. ed. So Paulo: Cultrix, 1994. CANDIDO, Antonio. Crtica e sociologia. In: ___. Literatura e sociedade. 9. ed. revista pelo autor. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006. p. 13-25. CARVALHO, Lcia Helena de O. V. A ponta farpada ou o lugar marcado da mulher no discurso da tradio. In: GOTLIB, Ndia Batella (Org.). A mulher na literatura. Vol. II. Belo Horizonte: UFMG, 1990. p. 35-41. COSTA, Jurandir Freire. Sem fraude nem favor: estudos sobre o amor romntico. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. CULLER, Jonathan. Teoria literria: uma introduo. Trad. Sandra Vasconcelos. So Paulo: Beca Produes Culturais, 1999. DOUGLAS, Ellen H. A busca feminista em Perto do corao selvagem. In: GOTLIB, Ndia Batella (Org.). A mulher na literatura. Vol. II. Belo Horizonte: UFMG, 1990. p.71-79. DUMAS FILHO, Alexandre. A dama das camlias. Trad. Therezinha Monteiro Deutsch. So Paulo: Editora Nova Cultural, 2003. ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma histria dos costumes. 2. ed. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary. Trad. Srgio Duarte. Rio de Janeiro: Ediouro, So Paulo: Publifolha, 1998. FONSECA, Maria Nazareth Soares. Configurao das personagens de Senhora: o ser e o parecer. Boletim do CESP, Belo Horizonte, Ano IV, n. 8, p.3-12, 1982.

Mariana Thiengo

16

FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade I: a vontade de saber. 7. ed. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1985. GARBUGLIO, Jos Carlos. Introduo. In: ALENCAR, Jos de. Senhora. Edio crtica de Jos Carlos Garbuglio. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1979. p.IX-XII. GRIECO, Sara F. Matthews. O corpo, a aparncia e a sexualidade. In: DAVIS, Natalie Zemon; FRAGE, Arlette (Dir.). Histria das mulheres no Ocidente. Vol. 3: Do Renascimento Idade Moderna. Trad. Alda Maria Dures. Porto: Edies Afrontamento; So Paulo: EBRADIL, 1991. p.71-117. HAUSER, Arnold. Histria social da literatura e da arte. 2. ed. Trad. Walter H. Geenen. So Paulo: Editora Mestre Jou, 1972. LEMAIRE, Ria. A cano de malmaridada. In: GOTLIB, Ndia Batella (Org.). A mulher na literatura. Vol. II. Belo Horizonte: UFMG, 1990, p.13-26. LISPECTOR, Clarice. Perto do corao selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. PRADO, Dcio de Almeida. O teatro romntico: a exploso de 1830. In: GUINZBURG, Jac. (Org.). O romantismo. 4. ed. So Paulo: Perspectiva, 2002. p.167-184. VAINFAS, Ronaldo. Casamento, amor e desejo no ocidente cristo. 2. ed. So Paulo: tica, 1992.

Mariana Thiengo

17

S-ar putea să vă placă și