Sunteți pe pagina 1din 6

Presidncia da Repblica

Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurdicos
LEI N 12.015, DE 7 DE AGOSTO DE 2009. Altera o Ttulo VI da Parte Especial do Decreto-Lei o n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo o o Penal, e o art. 1 da Lei n 8.072, de 25 de julho de 1990, que dispe sobre os crimes hediondos, o nos termos do inciso XLIII do art. 5 da o Constituio Federal e revoga a Lei n 2.252, de o 1 de julho de 1954, que trata de corrupo de menores.

Mensagem de veto

O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 Esta Lei altera o Ttulo VI da Parte Especial do Decreto-Lei n 2.848, de 7 de o o dezembro de 1940 - Cdigo Penal, e o art. 1 da Lei n 8.072, de 25 de julho de 1990, que o dispe sobre os crimes hediondos, nos termos do inciso XLIII do art. 5 da Constituio Federal. Art. 2 O Ttulo VI da Parte Especial do Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal, passa a vigorar com as seguintes alteraes: TTULO VI DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL CAPTULO I DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL Estupro Art. 213. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: Pena - recluso, de 6 (seis) a 10 (dez) anos. 1 Se da conduta resulta leso corporal de natureza grave ou se a vtima menor de 18 (dezoito) ou maior de 14 (catorze) anos: Pena - recluso, de 8 (oito) a 12 (doze) anos. 2 Se da conduta resulta morte: Pena - recluso, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos. (NR) Violao sexual mediante fraude Art. 215. Ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com algum, mediante fraude ou outro meio que impea ou dificulte a livre manifestao de vontade da vtima: Pena - recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos.
o o o o o o

Pargrafo nico. Se o crime cometido com o fim de obter vantagem econmica, aplicase tambm multa. (NR) Assdio sexual Art. 216-A. .................................................................... .............................................................................................. 2 A pena aumentada em at um tero se a vtima menor de 18 (dezoito) anos. (NR) CAPTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA VULNERVEL Art. 218. Induzir algum menor de 14 (catorze) anos a satisfazer a lascvia de outrem: Pena - recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos. Pargrafo nico. (VETADO). (NR) Ao penal Art. 225. Nos crimes definidos nos Captulos I e II deste Ttulo, procede-se mediante ao penal pblica condicionada representao. Pargrafo nico. Procede-se, entretanto, mediante ao penal pblica incondicionada se a vtima menor de 18 (dezoito) anos ou pessoa vulnervel. (NR) CAPTULO V DO LENOCNIO E DO TRFICO DE PESSOA PARA FIM DE PROSTITUIO OU OUTRA FORMA DE EXPLORAO SEXUAL ............................................................................................. Favorecimento da prostituio ou outra forma de explorao sexual Art. 228. Induzir ou atrair algum prostituio ou outra forma de explorao sexual, facilit-la, impedir ou dificultar que algum a abandone: Pena - recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. 1 Se o agente ascendente, padrasto, madrasta, irmo, enteado, cnjuge, companheiro, tutor ou curador, preceptor ou empregador da vtima, ou se assumiu, por lei ou outra forma, obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia: Pena - recluso, de 3 (trs) a 8 (oito) anos. ................................................................................... (NR) Art. 229. Manter, por conta prpria ou de terceiro, estabelecimento em que ocorra explorao sexual, haja, ou no, intuito de lucro ou mediao direta do proprietrio ou gerente: ................................................................................... (NR) Rufianismo
o o

Art. 230. ...................................................................... ............................................................................................. 1 Se a vtima menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (catorze) anos ou se o crime cometido por ascendente, padrasto, madrasta, irmo, enteado, cnjuge, companheiro, tutor ou curador, preceptor ou empregador da vtima, ou por quem assumiu, por lei ou outra forma, obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia: Pena - recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa. 2 Se o crime cometido mediante violncia, grave ameaa, fraude ou outro meio que impea ou dificulte a livre manifestao da vontade da vtima: Pena - recluso, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, sem prejuzo da pena correspondente violncia. (NR) Trfico internacional de pessoa para fim de explorao sexual Art. 231. Promover ou facilitar a entrada, no territrio nacional, de algum que nele venha a exercer a prostituio ou outra forma de explorao sexual, ou a sada de algum que v exerc-la no estrangeiro. Pena - recluso, de 3 (trs) a 8 (oito) anos. 1 Incorre na mesma pena aquele que agenciar, aliciar ou comprar a pessoa traficada, assim como, tendo conhecimento dessa condio, transport-la, transferi-la ou aloj-la. 2 A pena aumentada da metade se: I - a vtima menor de 18 (dezoito) anos; II - a vtima, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato; III - se o agente ascendente, padrasto, madrasta, irmo, enteado, cnjuge, companheiro, tutor ou curador, preceptor ou empregador da vtima, ou se assumiu, por lei ou outra forma, obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia; ou IV - h emprego de violncia, grave ameaa ou fraude. 3 Se o crime cometido com o fim de obter vantagem econmica, aplica-se tambm multa. (NR) Trfico interno de pessoa para fim de explorao sexual Art. 231-A. Promover ou facilitar o deslocamento de algum dentro do territrio nacional para o exerccio da prostituio ou outra forma de explorao sexual: Pena - recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos. 1 Incorre na mesma pena aquele que agenciar, aliciar, vender ou comprar a pessoa traficada, assim como, tendo conhecimento dessa condio, transport-la, transferi-la ou alojla. 2 A pena aumentada da metade se: I - a vtima menor de 18 (dezoito) anos;
o o o o o o o

II - a vtima, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato; III - se o agente ascendente, padrasto, madrasta, irmo, enteado, cnjuge, companheiro, tutor ou curador, preceptor ou empregador da vtima, ou se assumiu, por lei ou outra forma, obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia; ou IV - h emprego de violncia, grave ameaa ou fraude. 3 Se o crime cometido com o fim de obter vantagem econmica, aplica-se tambm multa. (NR) Art. 3 O Decreto-Lei n 2.848, de 1940, Cdigo Penal, passa a vigorar acrescido dos seguintes arts. 217-A, 218-A, 218-B, 234-A, 234-B e 234-C: Estupro de vulnervel Art. 217-A. Ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: Pena - recluso, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos. 1 Incorre na mesma pena quem pratica as aes descritas no caput com algum que, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato, ou que, por qualquer outra causa, no pode oferecer resistncia. 2 (VETADO) 3 Se da conduta resulta leso corporal de natureza grave: Pena - recluso, de 10 (dez) a 20 (vinte) anos. 4 Se da conduta resulta morte: Pena - recluso, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos. Satisfao de lascvia mediante presena de criana ou adolescente Art. 218-A. Praticar, na presena de algum menor de 14 (catorze) anos, ou induzi-lo a presenciar, conjuno carnal ou outro ato libidinoso, a fim de satisfazer lascvia prpria ou de outrem: Pena - recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos. Favorecimento da prostituio ou outra forma de explorao sexual de vulnervel Art. 218-B. Submeter, induzir ou atrair prostituio ou outra forma de explorao sexual algum menor de 18 (dezoito) anos ou que, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato, facilit-la, impedir ou dificultar que a abandone: Pena - recluso, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos. 1 Se o crime praticado com o fim de obter vantagem econmica, aplica-se tambm multa. 2 Incorre nas mesmas penas:
o o o o o o o o o

I - quem pratica conjuno carnal ou outro ato libidinoso com algum menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (catorze) anos na situao descrita no caput deste artigo; II - o proprietrio, o gerente ou o responsvel pelo local em que se verifiquem as prticas referidas no caput deste artigo. 3 Na hiptese do inciso II do 2 , constitui efeito obrigatrio da condenao a cassao da licena de localizao e de funcionamento do estabelecimento. CAPTULO VII DISPOSIES GERAIS Aumento de pena Art. 234-A. Nos crimes previstos neste Ttulo a pena aumentada: I (VETADO); II (VETADO); III - de metade, se do crime resultar gravidez; e IV - de um sexto at a metade, se o agente transmite vitima doena sexualmente transmissvel de que sabe ou deveria saber ser portador. Art. 234-B. Os processos em que se apuram crimes definidos neste Ttulo correro em segredo de justia. Art. 234-C. (VETADO). Art. 4 O art. 1 da Lei n 8.072, de 25 de julho de 1990, Lei de Crimes Hediondos, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 1 ............................................................................ .............................................................................................. V - estupro (art. 213, caput e 1 e 2 ); VI - estupro de vulnervel (art. 217-A, caput e 1 , 2 , 3 e 4 ); ................................................................................................... ................................................................................... (NR) Art. 5 A Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990, passa a vigorar acrescida do seguinte artigo: Art. 244-B. Corromper ou facilitar a corrupo de menor de 18 (dezoito) anos, com ele praticando infrao penal ou induzindo-o a pratic-la: Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos. 1 Incorre nas penas previstas no caput deste artigo quem pratica as condutas ali tipificadas utilizando-se de quaisquer meios eletrnicos, inclusive salas de bate-papo da internet.
o o o o o o o o o o o o o o o

2 As penas previstas no caput deste artigo so aumentadas de um tero no caso de a o o infrao cometida ou induzida estar includa no rol do art. 1 da Lei n 8.072, de 25 de julho de 1990. Art. 6 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 7 Revogam-se os arts. 214, 216, 223, 224 e 232 do Decreto-Lei n 2.848, de 7 de o o dezembro de 1940 - Cdigo Penal, e a Lei n 2.252, de 1 de julho de 1954. Braslia, 7 de agosto de 2009; 188 da Independncia e 121 da Repblica. LUIZ INCIO LULA DA SILVA Tarso Genro Este texto no substitui o publicado no DOU de 10.8.2009
o o o o o

Disponvel em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12015.htm

S-ar putea să vă placă și