Sunteți pe pagina 1din 2

O envolvimento de crianas e adolescentes nas faces de drogas e no combate armado. Crianas no trfico, de Lucke Dowdney, Ed.

7letras, Rio de Janeiro, 2003: 120-141. O autor procura nesse captulo apontar as variveis que teriam influenciado na intensificao das relaes entre crianas e adolescentes e o trfico. Um dos pontos destacados a mudana no comrcio de drogas nos anos 80. Ali se comea a notar o aumento do emprego de crianas em atividades que, at ento, no estavam a seu alcance. Na mesma poca, com a chegada da cocana ao mercado de varejo e o conseqente aumento de rentabilidade, houve uma reestruturao significativa das relaes de trabalho no trfico, com novos atrativos e possibilidades de insero. Dado importante que ilustra as afirmaes acima so as cifras associadas a prises de adolescentes associados ao trfico entre 1980 e 2000. Entre o primeiro e o segundo ano pode-se notar um aumento da ordem de 1340% de prises daquela natureza. Mesmo que esse nmero responda, como questiona o autor, pela eficcia do policiamento, inegvel que podemos ver a um aumento substancial do nmero de menores de 18 anos envolvidos no trfico[122]. A partir do cenrio acima, Lucke enumera os pontos que se traduziriam em fatores essenciais em prol da facilitao entre crianas, adolescentes e trfico: - menores razes de esperana, de possibilidade de emprego e de opes para os jovens; - maior aspirao por bens de consumo entre as crianas; O item acima, por sua vez, pode ser dividido em: - normalizao e domnio crescentes do trfico nas comunidades; - aumento do nmero de famlias monoparentais na comunidade e a perda dos valores familiares; - surgimento de faces da droga que aceitam ativamente a participao de crianas. O autor aponta que a idade mdia de entrada no trfico como trabalho em tempo integral de 13 anos e um ms, levando-se em considerao o conjunto de entrevistados. Todavia, observe-se que os pesquisadores no encontraram nenhum caso em que crianas e adolescentes tenham sido explicitamente solicitados, coagidos ou forados a juntar-se a uma faco [cf. 127].

Destaque-se que a noo de infncia no universo do trfico est menos associada idade cronolgica do que, antes, concepo de maturidade e preparo para o desempenho das diversas tarefas que compem esse tipo de comrcio. A parte final do captulo vai girar em torno da questo sobre por que crianas escolhem o caminho do trfico. Nessa passagem so elencados os seguintes tpicos como fatores preexistentes: - dominao pelas faces da droga (e aqui importantssima a discusso sobre os efeitos da territorializao no incremento da violncia associada ao trfico); - pobreza; - falta de acesso ao mercado formal de trabalho; - o trfico como ocupao aceita; Como atrativos: - status; - dinheiro e acesso aos bens de consumo; - subcultura das faces; - ascenso social de sistema que recompensa a lealdade e a capacidade; - emoo e adrenalina. Influncias: - A influncia dos grupos de referncia (envolvimento dos pais ou parentes e amigos no trfico); - falta de unidade familiar estvel. Os tpicos indicados pelo autor compartilham, inegavelmente, de outras discusses que ultrapassam quaisquer possibilidades de se restringir a discusso sobre o trfico aos males sanitrios ligados s drogas. Distribuio de renda, acesso educao e justia social so tambm pontos que inegavelmente repercutem no cenrio traado. Como aponta o autor ao final: (...) a estrutura organizacional do trfico tem uma apelo para crianas e menores de esprito independente, que buscam caminhos acessveis para mudar de vida [141]. Resenha elaborada para o curso de extenso Drogas e Aids: polticas pblicas e alternativas democrticas, LPP/Uerj, agosto/05

S-ar putea să vă placă și