Sunteți pe pagina 1din 2

Especializao em Educao a Distncia

Disciplinas: Comunicao e Mdias Interativas; Teorias de Aprendizagem Aplicada Educao Mediada pelas Tecnologias; Avaliao em Educao Mediada pelas Tecnologias; e Materiais Didticos em EaD. Celso Leopoldo Pagnan; Juliana Telles Faria Suzuki; Edilaine Vagula; e Cyntia Simioni Frana.

Mdulo:

Professores:

Produo Textual Mdulo II: Aprendizagem Aberta e Mediada

Orientaes: Prezado Aluno, Nesta atividade voc deve elaborar individualmente uma Webquest. A temtica dever contemplar uma disciplina da educao bsica ou do ensino superior. Durante a construo da proposta de atividade (construo da webquest), no se esquea de levar em conta o que foi discutido na disciplina Teoria de Aprendizagem aplicada a Educao Mediada pelas Tecnologias, trabalhada pela Profa. Juliana Suzuki. A construo da webquest, conforme apresentado pela Profa. Cyntia Simioni Frana na disciplina Materiais Didticos em EaD, deve ser no ambiente virtual da phpwebquest, na rede internet, disponvel no endereo eletrnico: http://www.cfpa.pt/phpwebquest Siga os passos necessrios para voc construir a webquest: Acesse o site http://www.cfpa.pt/phpwebquest, faa seu cadastro para receber a sua senha de acesso. Leve em considerao que ser necessrio um perodo de 48 horas a 72 horas para o fornecimento. Com a senha de acesso, voc poder iniciar a construo da sua webquest, atendendo todos os quesitos para a sua elaborao, conforme apresentado abaixo: a) Introduo: Neste espao o professor dever apresentar a temtica para o aluno e contextualizar com o contedo da disciplina; b) Tarefa: O professor dever propor a resoluo de um problema, ou a soluo de um mistrio, formular ou defender uma opinio concisa e fundamentada, podendo promover uma anlise de determinada

UNOPAR VIRTUAL

Especializao em Educao a Distncia


problemtica, enfim, at mesmo uma descoberta pessoal. No esqueam que a alma da Webquest a proposta da tarefa. Os alunos apenas ficaro estimulados para o desenvolvimento da tarefa, se a mesma estiver bem planejada, atrativa e clara quanto a seus objetivos e bem explicada para sua realizao. Dessa forma, se o professor no tiver os objetivos definidos da tarefa e apresentar de forma confusa sua proposta, dificultar a pesquisa. c) Processo: Todas as informaes com as quais os alunos interagem provm da internet e apresentada pelo professor em vrias etapas atravs de links. Isso significa que, para o aluno realizar a tarefa, deve passar por vrios links navegveis pela internet desde: textos, vdeos, imagens, entrevistas e outros disponveis no ambiente da internet para construir o conhecimento. O Prof. Celso Pagnan tratou em suas aulas, na disciplina Comunicao e Mdias Interativas, sobre esse dilogo que se estabelece, bem como o princpio da interatividade. d) Avaliao: o momento que o professor explica para o aluno como ser o processo avaliativo, quais os critrios que sero levados em conta pelo professor. Para tanto, ser necessrio retomar o contedo tratado na disciplina da Profa. Edilaine Vagula que discute sobre a Avaliao em Educao Mediada pelas Tecnologias para atender as exigncias desse item. e) Concluso e os Crditos dos autores: Apresentar para os alunos quais assuntos ter aprendido ao final da pesquisa e quais habilidades tero desenvolvido. Por ltimo, informe as referncias utilizadas no processo deixando claro de onde foram retiradas as informaes para a montagem da webquest, inserindo o seu nome. Quando finalizar essa etapa, aparecer o endereo eletrnico (link) da sua webquest.

Ao finalizar a webquest, faa a postagem do link para o seu tutor eletrnico, em seu ambiente virtual de aprendizagem Colaborar, inserindo um arquivo com o endereo link, em pasta especfica, para que seja possvel a correo e registro de conceito em sistema. Sem esta postagem, no ser possvel correo e lanamento do conceito. No esqueam!

Bom trabalho! Professores Celso, Juliana, Edilaine e Cyntia.

UNOPAR VIRTUAL

S-ar putea să vă placă și