Sunteți pe pagina 1din 17

Pgina REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS E CITAES: COMO FAZERe

1 de 17

Referncias bibliogrficas e citaes: Como fazer? (Norma Portuguesa)


Luclia Paiva
Farmacutica. Assessora de Biblioteca e Documentao, Faculdade de Farmcia da Universidade de Coimbra. (Artigo publicado no n 2, Junho de 1996, da Revista de Farmcia Clnica)

RESUMO

Aps algumas consideraes sobre a importncia da normalizao na apresentaco da informao, preconiza-se e justifica-se a opo de seguir a norma portuguesa NP 405-1 para fazer as referncias bibliogrficas e as citaes. Apresentam-se os princpios gerais considerados fundamentais no que respeita a autores, ttulos, dados de publicao, uso de abreviaturas e uso de maisculas. Com base nestes princpios e para melhor compreenso, do-se exemplos de referncias bibliogrficas de vrios tipos de documentos, procurando cobrir-se casos diversificados. A forma de apresentao das listas de referncias bibliogrficas ou de bibliografias e de fazer citaes finalmente referida e exemplificada.

I - INTRODUO

No momento actual em que as exigncias da informao implicam uma necessidade crescente do uso de novas tecnologias no seu processamento, cada vez mais se justifica o recurso normalizao na apresentao de documentos escritos. A informao para ser transferida tem prioritariamente que ser compreendida e compatvel, o que se consegue com a aplicao sistemtica de normas apropriadas. Muitas reas poderiam ser abordadas como a apresentao de monografias, de publicaes em srie, de artigos de publicaes em srie, de teses, de comunicaes a congressos, etc. No entanto, o nosso objectivo apresentar os princpios fundamentais para elaborar as referncias bibliogrficas, bibliografias e citaes. Como do conhecimento da maioria da comunidade cientfica, existem nesta rea normas internacionais, nacionais e ainda as que poderamos designar por "caseiras". As normas internacionais so elaboradas pela ISO (International Standardization Organization) e, consequentemente, tm a aprovao da maioria dos pases membros desta organizao.

http://teses.mediateca.pt/apoio/html/np405/ref_biblio.htm

21-09-2011

Pgina REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS E CITAES: COMO FAZERe

2 de 17

As normas nacionais, so elaboradas em cada pas por Comisses Tcnicas de especialistas, ligadas ao organismo nacional de normalizao que no caso portugus o IPQ (Instituto Portugus da Qualidade). As normas que designmos por "caseiras" so normas ou regulamentaes particulares preparadas por uma instituio, uma sociedade cientfica uma redao de uma revista, etc. Temos verificado ao longo dos tempos que em Portugal no tem havido, por parte da comunidade cientfica, grandes preocupaes em seguir as normas nacionais e o que tem sido hbito variar de critrios, fazendo como fazem os ingleses, os americanos ou outros, consoante se est mais familiarizado com a bibliografia dos respectivos pases, ou mesmo generalizar o uso de certas normas "caseiras" impostas por determinada revista, que na grande maioria dos casos no respeitam nem as normas nacionais nem as internacionais, no passando de regras que podemos classificar de hbridas. Deve realar-se tambm, que isto se tem devido no s a uma falta de publicao das normas nacionais, como ainda ao facto de a norma portuguesa NP 405 no ter sido revista durante longos anos e consequentemente no ter acompanhado a evoluo que se verificou nesta rea, no contemplando muitos aspectos considerados de interesse para a comunidade. No entanto, no momento actual em que dispomos j de uma norma portuguesa actualizada que cobre os mais variados tipos de documentos impressos (NP 405-1. 1995, Informao e Documentao - Referncias bibliogrficas: documentos impressos), podendo mesmo afirmar-se que tem um mbito mais alargado do que a respectiva norma internacional (ISO 690. 1987) e que se encontram j na fase de inqurito mais duas partes desta norma, uma para referncias bibliogrficas de documentos no livros (NP 405-2) e outra para documentos no publicados (NP 405-3), seguir esta norma parece-nos ser a opo mais correcta. E ao fazermos esta afirmao no nos move nenhum complexo de "nacionalismo", mas apenas o facto de desenvolvermos tambm parte da nossa actividade profissional na rea da normalizao da documentao e, como tal, termos o conhecimento e a conscincia de que a filosofia subjacente feitura desta norma foi a de seguir uma poltica que conciliasse o mais possvel as regras internacionais e os interesses dos utilizadores. Dispondo-se pois deste valioso instrumento de trabalho que responde s mais variadas questes que se podem apresentar a quem precisa de, ao elaborar trabalhos escritos, fazer as referncias bibliogrficas, as bibliografias e as citaes, com base nele que vamos tentar apresentar, da forma mais didctica possvel, os princpios a seguir e que consideramos bsicos e fundamentais.

2 - CONCEITOS BSICOS

Para no suscitar qualquer dvida de terminologia comearemos por apresentar alguns conceitos bsicos, ainda que aparentemente do conhecimento geral. BIBLIOGRAFIA - Lista de referncias bibliogrficas segundo uma ordem especfica e que contem elementos descritivos de documentos, que permitem a sua identificao.

http://teses.mediateca.pt/apoio/html/np405/ref_biblio.htm

21-09-2011

Pgina REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS E CITAES: COMO FAZERe

3 de 17

CITAO - Forma breve de referncia colocada entre parnteses no interior do texto ou anexada ao texto como nota em p de pgina, e que permite identificar a publicao onde foram obtidos a ideia, o enxerto, etc. e indicar a sua localizac,o exacta na fonte. COMPLEMENTO DO TTULO (subttulo) - Palavra ou frase que aparece na pgina de ttulo com vista a completar o ttulo prprio de um documento. EDITOR LITERRIO (ed. cientfico, dir. literrio) - Organizao ou pessoa responsvel pela preparao de um documento para publicao, do ponto de vista do seu contedo intelectual. MONOGRAFIA - Publicao contendo texto e/ou ilustraes, apresentados em suportes destinados a leitura visual, completa num nico volume, ou a ser completada num nmero determinado de volumes. PUBLICAO EM SRIE - Publicao editada em fascculos ou volumes sucessivos, ordenados geralmente numrica ou cronologicamente com durao no delimitada partida e independentemente da sua periodicidade. Incluem revitas, jornais, boletins, anurios, sries monogrficas, etc. REFERNCIA BIBLIOGRFICA - Conjunto de elementos bibliogrficos que identificam uma publicao ou parte dela. SERIE MONOGRFICA - Publicao em srie que compreende um cunjunto de volumes, cada um com o seu ttulo prprio sob um ttulo comum.

3 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

A NP 405-1 preconiza para todos os tipos de documentos trs nveis de referncia bibliogrfica, conforme a importncia dos elementos bibliogrficos que a podem constituir. Assim, so consideradas trs categorias de elementos: os essenciais, os recomendveis e os facultativos. A razo do estabelecimento de trs nveis de referncia, baseia-se no facto de haver comunidades cientficas que, em certos casos, consideram de interesse no limitar a rererncia bibliogrfica aos elementos essnciais que, por definio, so os elementos imprescindveis para identificar um documento. Ser s sobre o primeiro nvel das referncias bibliogrficas que compreende apenas os elementos essenciais que nos iremos debruar, aconselhando os utilizadores que pontualmente necessitarem de as apresentar com maior desenvolvimento, a consultar a referida norma. O mesmo dever acontecer em todos os casos em que surjam dvidas pontuais, uma vez que no h possibilidade de podermos ser exaustivos na abordagem deste tema.

3.1 - PRINCPIOS GERAIS A CONSIDERAR

http://teses.mediateca.pt/apoio/html/np405/ref_biblio.htm

21-09-2011

Pgina REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS E CITAES: COMO FAZERe

4 de 17

3.1.1. AUTORES

a) Pessoas O nome do autor (pessoa) deve ser dado como aparece no documento, mas de torma invertida, referindo em primeiro lugar o ltimo apelido ou o penltimo no caso de apelidos compostos, ou com relaes familiares. Ex.: MARQUES, Francisco Batel CASTELO BRANCO, M. DAY-LEWIS, Cecil PORTELA FILHO, Artur Os nomes espanhis devem ser referen-ciados pelo apelido que aparece a seguir ao nome prprio. Ex.: SERRANO PALOMO, L. M.

b) Colectividades Colectividades autoras seguem vrias regras. Alguns exemplos diversificados focaro os casos mais frequentes. Ex.: ASSOCIAO PORTUGUESA DE FARMACUTICOS HOSPITALARES PORTUGAL. Associao Nacional das Far- mcias FRANA. Institut National de lInformation Scientifique et Tecnhique PORTUGAL. Ministrio da Sade UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Faculda- de de Farmcia. Laboratrio de Farma- cologia ORDEM DOS FARMACUTICOS. Lisboa CROATIAN CONGRESS ON PHARM-ACIE, 1, Zagreb,1996

c) Autor desconhecido Se o nome do autor no aparece no documento, o ttulo ser o primeiro elemento da referncia bibliogrfica. Ex.: NDICE nacional teraputico

http://teses.mediateca.pt/apoio/html/np405/ref_biblio.htm

21-09-2011

Pgina REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS E CITAES: COMO FAZERe

5 de 17

d) Editores literrios, compiladores, anotadores ou directores literrios Podem figurar como autores se aparecerem destacados na pgina de ttulo . Nestes casos devero acrescentar-se ao nome as abreviaturas correspondentes funo desempenhada. Ex.: McEVOY, G. K., ed. lit. BROOKS J., compil.

e) At trs autores Quando o documento tem vrios autores, at trs, todos devero ser mencionados pela ordem que aparecem. Se algum aparecer de forma destacada, dever ser mencionado em primeiro lugar. Ex.: KRASNOV, M. L.; KISELIOV, A. I.; MAKARENKO, G. I .

f) Mais de trs autores Quando a responsabilidade partilhada por mais de trs autores, s o primeiro ou o que aparece destacado deve ser mencionado, seguido da expresso "et al." (abreviatura da expresso latina "et alli" que significa "e outros") . Ex.: FEIO, J. A. L. [et al]. Caso se considere de grande interesse referir o nome de todos os responsveis, pode, sem infringir esta regra, colocar-se em nota no fim da referncia o nome dos co-autores (Ver 4.4, Ex. 2)

3.1.2- TTULOS

a) Apresentao Os ttulos reproduzem-se como aparecem no documento, respeitando-se as regras de uso de abreviaturas, maisculas ou outras.

b) Complemento do ttulo (subttulo) Poder ser referido desde que se considere de interesse para melhor compreenso ou

http://teses.mediateca.pt/apoio/html/np405/ref_biblio.htm

21-09-2011

Pgina REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS E CITAES: COMO FAZERe

6 de 17

identificao. Ex .: Drug concentration monitoring : an approach to national use .

c) Supresses Se o ttulo ou complementos do ttulo forem longos, podem ser abreviados desde que no se perca a informao essencial. Ex.: Pharmacological and chemical synonyms: a collection of names of drugs.

3.1.3 - TTULOS DE PUBLICAES EM SRIE (revistas)

a) Abreviaturas Os ttulos das publicaes em srie podem ser dados de forma abreviada. Neste caso devero seguir-se as regras de abreviaturas (1) Ex.: Int. J. Pharm. (International Journal of Pharmaceutics) Rev. Farm. Clin. (Revista de Farmcia Clnica)

b) Ttulos expressos por iniciais ou acrnimos Neste caso deve referir-se a forma desenvolvida como complemento. Ex.: TIPS: Trends in Pharmacological Sciences JAMA: The Journal of the American Medical Association

c) Publicaes com seces Se a publicao em srie tem vrias seces ou subdivises devem ser acrescentadas ao ttulo. Ex.: Current Contents: Life Sciences Anales de Qumica: International Edition Garcia de Orta: Srie de Antropobiologia

http://teses.mediateca.pt/apoio/html/np405/ref_biblio.htm

21-09-2011

Pgina REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS E CITAES: COMO FAZERe

7 de 17

d) Publicaes com o mesmo ttulo Para identificar publicaes em srie com o mesmo ttulo deve acrescentar-se a este o nome do local de publicao. Ex.: Natura. Amsterdam Natura. Milano

3.1.4 - EDIO

O nmero da edio dever ser sempre referido desde que no seja a primeira .

a) Apresentao Os dados da edio podem ser abreviados e indicam-se como aparecem no documento. Ex.: 4th rev. ed. Ed. canadiana Nuova ed. 5e. d. rev. par lauter.

3.1.5 - LOCAL DE PUBLICAO

a) Local desconhecido Se o local de publicao no for referido no documento deve usar-se a expresso latina "sine loco" (sem local) abreviada e entre parnteses rectos [S. 1.]

b) Vrios locais Se no documento forem referidos vrios locais de publicao mas com o mesmo editor, basta referir o primeiro seguido de [etc.] . Se a cada local corresponderem editoras diferentes podem transcrever-se at trs.

http://teses.mediateca.pt/apoio/html/np405/ref_biblio.htm

21-09-2011

Pgina REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS E CITAES: COMO FAZERe

8 de 17

Ex.: Paris [etc.] Paris: Masson; London: Pergamon

3.1.5 - EDITOR

a) Apresentao O nome do editor transcreve-se como aparece no documento ou de forma abreviada. Ex.: MacMilan (MacMilan and Co. Limited) Presena (Editorial Presena)

b) Mais do que um editor No caso de haver mais do que um editor, segue-se o que foi dito para o local de edio.

c) Editor desconhecido Se o editor no for mencionado no documento usa-se a expresso " sine nomine " (sem nome) de forma abreviada e entre parnteses rectos [s. n ] Ex.: London: [s. n.]

3.1.6 - DATA DE PUBLICAO

a) Apresentao O ano de edio do documento transcrito em algarismos rabes. As datas de certos tipos de documentos como jornais, patentes, documentos legislativos, etc. So indicadas de torma completa, ou em nmeros (ano-ms-dia) ou com o ms por extenso ou abreviado (dia-ms-ano) . Ex.: 1995-03-17 12 Ag. 1992 7 Abr. 1988

http://teses.mediateca.pt/apoio/html/np405/ref_biblio.htm

21-09-2011

Pgina REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS E CITAES: COMO FAZERe

9 de 17

b) Ano de publicao desconhecido Caso no fique no documento, devem indicar-se o ano de impresso, de copyright, de depsito legal ou a presumvel. Ex.: imp. 1992 Cop. 1995 [1985?] [199-?]

3.1.7- USO DE ABREVIATURAS

Podem usar-se abreviaturas dos nomes prprios dos autores ou de outros intervenientes na obra, de colectividades autoras cuja abreviatura est consagrada pelo uso (OMS, UNESCO, etc . ), outros termos correntemente utilizados nas referncias bibliogrlcas (ed., vol., p., etc.) e ainda os ttulos das publicaes em srie (Ver 3.1.2 d).

3.1.8- USO DE MAISCULAS

a) Ttulos A utilizao de maisculas nos ttulos condicionada pelo uso da lngua. Ex.: IgM no recm-nascido The inibition of tyrosinase by hydroxypy-ridinonas Leben und Werk des Begrnders der modernen wissenschaftlichen Phar-mazie

b) Devem usar-se masculas nos seguintes casos: - Primeira letra de cada zona da referncia bibliogrfica. - Apelido do(s) autor(es) que so incio das referncias bibliogrficas. - Primeiras letras dos nomes das colectividades. - Primeira palavra do ttulo e seguinte se a primeira no for significativa quando o

http://teses.mediateca.pt/apoio/html/np405/ref_biblio.htm

21-09-2011

Pgina REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS E CITAES: COMO FAZERe

10 de 17

documento no tem autor e a entrada de referncia se faz pelo ttulo. Ex.: MARTINDALE: The extra pharmac-opeia A EMPRESA e a investigao

- Primeira letra de cada palavra dos ttulos das publicaes em srie.

3.1. 9 - ELEMENTOS A DESTACAR

Nas bibliografias e listas de reFerncias bibliogrficas, os ttulos das monografias e os ttulos das publicaes em srie devem ser destacados. Para tal pode recorrer-se ao sublinhado, s aspas, ou ao uso de tipo de letra diferente dos outros elementos da referncia (bold, itlico ou outro). Nos exemplos apresentados no ponto 4 so usadas essas vrias formas. Salienta-se, no entanto, que uma bibliografia a forma escolhida usada para todas as relrncias.

4 - EXEMPLOS DE REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

A fm de explicitar as regras atrs referidas bem como os elementos que devem constar da referncia bibliogrfica e a sua ordem, apresentam-se exemplos de vrias tipologias de documentos com casos diversificados.

4.1 - MONOGRAFIAS

Ex. 1: GUYTON, Arthur C. - Tratado de fisiologia mdica. 7a ed. Madrid [etc.]: Interamericana, 1990 . ISBN 84-761 5-263-9(1) Ex. 2: GOODMAN and Gilmans the pharmacological basis of therapeutics. 7th ed. New York [etc.]: MacMillan [etc.], 1985. Ex. 3: THE MERCK index, 12th d. London: Chapman and Hill, 1996. Ex. 4: ABRG de pharmacologie mdicale. 4e d. rev. el aug. Paris [etc.]: Masson, 1982.

http://teses.mediateca.pt/apoio/html/np405/ref_biblio.htm

21-09-2011

Pgina REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS E CITAES: COMO FAZERe

11 de 17

Ex. 5: SUCIA. National Board of Health and Welfare. Drug Information Committe; MEDICAL PRODUCTS AGENCY. Uppsala-Pharmacotherapy in lower respiratory tract infections: workshop. Uppsalla: NBHW. DIC, 1991.

4.2 - Partes, volumes, captulos, pginas de monografias

Ex. 1: FLOREZ, Jesus; ARMIJO, Juan A.; MEDIAVILLA, Africa - Farmacologia humana". Pamplona: EUNSA, cop. 1987. Vol. 1. EX. 2: CAVACO, Antnio C.C. - "A construco da Europa do medicamento". Lisboa: Ordem dos Farmacuticos, 1992. p.101 .

4.3 - Contribuies em monografias

Ex. 1: RIBEIRO, J. A. - Estimulantes do sistema nervoso central. In GARRETT, J.; OSSWALD, W.; GUIMARAES, S., coord. - Teraputica mdicamentosa e suas bases farmacolgicas. 3a ed. Porto: Porto Editora, 1994. Vol. 1, cap. 13, p. 156-164. Ex. 2: SARTORIUS, N.; KUIKEN, W. - Translation of health status instruments. In ORLEY, J.; KUYKEN, W., ed. Iit. - Quality of life assessement. international perspectives. Berlin: Srriner-Verlag, 1994. p. 3-18.

4.4 - Artigos de publicaes em srie (Revistas)

Ex. 1: ROEDER, E. - Medicinal plants in Europe containing pyrrolizidine alkaloids. Die Pharmazie. ISSN 0031-7144(1), 50: 2(1995) 83-98. Ex. 2: FEIO, J. A. L. [et al.] - Adaptao lingustica do Sickness Impact Prolile (SIP). Rev. Farm. Clin. 1:0 (1995) 25-27. Co-autores: MARQUES, F. J. Batel; ALEXANDRINO, M. B.; SALEK, M. S. Ex. 3: ESTUDO econmico e financeiro das farmcias em 1994. Farmcia Portuguesa. 98:supl. (1966) 69 p. Ex. 4: PECHERE, Jean Claude - Streptogra-mins. Drugs. 51: supl. 1 (1996) 13-19. Ex. 5: GROSS L. - Cellulose derivatives. S. T. P. Pharm. 6: hors - srie (1990) 83-86.

http://teses.mediateca.pt/apoio/html/np405/ref_biblio.htm

21-09-2011

Pgina REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS E CITAES: COMO FAZERe

12 de 17

4.5 - Sries monogrficas

Estas publicaes podem ser referenciadas como monografias ou como publicaes em srie. Ex. 1: Como monografia SPENCER, M. - Evaluating clinical trials. London: United Kingdom Clinical Pharmacy Association, 1986. Ex. 2: Como publicao em srie CLINICAL Pharmacy Practice Guide. 1986, n 4.

4. 6 - Artigos de jornais

Ex. 1: OS NOOTRPICOS na Doena de Alzheimer. Tempo Med. 14:645 (10 Jun. 1996) 2. Ex. 2: FIGUEIRA, Joo Mrio P. - Digitlicos na insuficincia cardaca. Tempo Medicina. 14:645 (10 Jun. 1996) 11 E; 16E.

4. 7 - Decretos-Leis, Portarias, etc.

Ex.: DECRETO-LEI n 114/92. "D. R. Srie A" 129 (92-06-04) 2711.

4.8 - Teses, Dissertaes e outras Provas Acadmicas

Ex. 1: ALMEIDA, Leonor Martins de - Fluidez e actividade do retculo sarcoplsmico. Coimbra: ls. n., 1987. Dissertao apresentada Fac. de Farmcia da Universidade de Coimbra... Ex. 2: CAVALEIRO, Carlos Manuel Freire - Isolamento e caracterizao de furanocumarinas naturais. Coimbra: [s. n.]. 1993. Trabalho de sntese apresentado Fac. de Farmcia da Universidade de Coimbra... provas de aptido pedaggica...

http://teses.mediateca.pt/apoio/html/np405/ref_biblio.htm

21-09-2011

Pgina REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS E CITAES: COMO FAZERe

13 de 17

4.9 - Actas de congressos

Ex.: CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECRIOS ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 2, Coimbra, 1987 - A integrao europeia: um desafio informao: actas. Coimbra: Livraria Minerva, 1987.

4.10 - Comunicaes apresentadas em Congressos

Ex.: STSTRM, Brita; BERGENSTAHL, Bjrn - Preparation of submicron particles of sparin glywater soluble drugs by precipitation in licithin stabilized oil/water emulsions. In PHARMACEUTICAL TECHNOLOGY CONFFERENCE, 11, Manchester, 1992 - [Actas](1). Liverpool: 11th Pharmaceutical Technology Conference 1992. Vol. 3, p. 195-210.

4.11 - Posters apresentados em congressos

Ex.: VEIGA, F.; DIAS, J. J. Teixeira; SOUSA, A.-Inclusion complexation of tolbutamide with hydroxypropyl-b-cyclodextrine in solution and in solid state. Poster. In CONGRESO HISPANO-LUSO DE LIBERA-CIN CONTROLADA DE MEDICAMENTOS 1, Santiago de Compostela, 1995 - Abstract book. Santiago de Compostela: I Congresso HispanoLuso..., 1995. p. 34.

4.12 - Patentes

Ex.: FRANA. Centre National de la Recherche Scientifique(a) - New aerosol composition for in vivo imagin and therapy 1(b) NICOLAU, Yves Claude(c); LA PAPE, Alain(c); BAROCIORBARU, Rita(c); European patent(d) 0 221 821 A21(e). 87-05-13(f)

Para melhor compreenso explicitam-se os elementos da referncia: (a) Responsabilidade principal (Requerente); (b) Ttulo; (c) Inventores; (d) Pas ou organismo e tipo de documento; (e) Nmero da patente; (f) Data de publicao.

4.13 - Normas

http://teses.mediateca.pt/apoio/html/np405/ref_biblio.htm

21-09-2011

Pgina REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS E CITAES: COMO FAZERe

14 de 17

Ex . I: NP 419. 1995 , Documentao - Apresentao de artgos em publicaes peridicas e outras publicaes em srie. IPQ. Ex. 2: ISO 7144. 1986, Documentation - Prsentation des thses et documents assimils. ISO.

4.14 - Resumos de Bases de Dados

Ex.: GALLETTI F. [et al.] - Controled study with a new susteined release formulation of nifedipine in essential hypertensive patients [CD-ROM]. "J. Clin. Pharmacol." 34 (1994) 919-923. Resumo de IPA, Silver Platter, 1970-9/95, ed. 1995.

5 - APRESENTAO DA BIBLIOGRAFIA

5.1 -Sem citaes

Quando ao longo do texto no so feitas citaes da bibliografia consultada, esta dada, regra geral, no fim do texto, podendo, no entanto, em monografias, ser dada no final de cada captulo. Em qualquer dos casos a ordem de apresentao das referncias bibliogrficas deve ser alfabtica. Ex. 1: ABRG de pharmacologie mdicale. 4e d. rev. et aug. Paris [etc.]: Masson, 1982. Ex. 2: CAVACO, Antnio C.C. - "A construo da Europa do medicamento". Lisboa: Ordem dos Farmacuticos, 1992. p. Ex. 3: FLOREZ, Jesus; ARMIJO, Juan A.; MEDIAVILLA, Africa - "Farmacologia humana". Pamplona: EUNSA, cop. 1987. Vol. 1. Ex. 4: GROSS, L. - Cellulose derivatives. S. T. P. Pharm. 6: hors - srie (1990) 83-86.

5.2 - Com citaes

Quando ao longo do texto so feitas as citaes da bibliografia consultada, esta deve ser dada no final, ou por ordem alfabtica ou por ordem numrica, de acordo com a forma como foi feita a citao (Veja-se 6.1 e 6.2).

http://teses.mediateca.pt/apoio/html/np405/ref_biblio.htm

21-09-2011

Pgina REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS E CITAES: COMO FAZERe

15 de 17

6 - CITAES

A norma NP 405-1 prev o uso de trs tipos de citaes: numricas, em nota e autor-data. Referir-nos-emos apenas s primeira e ltima formas por serem as mais correntemente usadas pelas vrias comunidades cientficas.

6.1 - Citaes numricas

Utilizam-se nmeros inseridos no texto em expoente ou entre parnteses que reenviam para os respectivos documentos, pela ordem em que so citados. Todas as citaes do mesmo documento devero ter o mesmo nmero. As partes especficas de um documento podem ser dadas depois dos nmeros das citaes. Ex.: ...(7 p.23)

Para melhor compreenso apresenta-se o extracto de um texto com as respectivas citaes numricas: Ex.: ...mobilidade molecular associada aos grupos metileno (1) e s cabeas polares (2) dos fosfolpidos da bicamada. Verificou-s que as molculas lipdicas trocam com as vizinhas na mesma monocamada (3) e embora raramente migram de uma nonocamada para outra (4)... ...mobilidade rotacional das protenas no plano das membranas (18; 14) como tambm o seu grau de exposio fase aquosa (19). Segundo Veksli et al. (2) para alm de...

Neste caso a bibliografia deve ser apresentada por ordem numrica das citaes: (1) CHAPMAN, D.; SALSBURI, N. J.- Physical studies of phosfolipids. Trans. Faraday Soc. 62 (1966) 2607-2621.

(2) VEKSLI, ; SALSBURI, N. J.; CHAPMAN, D. - Physical studies of phospho-lipids... Biochim. Biophys. Acta. 183 (1969) 434-446. (3) KORNBERG R. D.; McCONNELL, H. M. - Lateral difusion of phospholipids in a vesicle

http://teses.mediateca.pt/apoio/html/np405/ref_biblio.htm

21-09-2011

Pgina REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS E CITAES: COMO FAZERe

16 de 17

membrane. Proc. Natl. Acad. Sci. USA. 68 (1971)2564-2568. (4) KORNBERG, R. D.; McCONNELL, H. M. - Inside-outside transitions of phospholipids in vesicle membranes. Biochemistry . 10 (1971) 1111 -1120.

6.2 - Citaes autor-data

Neste caso a citao feita referindo o apelido do autor, o ano de publicao e, se necessrio o(s) nmero(s) da(s) pgina(s) entre parnteses. Se o nome do autor j fizer parte integrante do texto, apenas deve ser colocado entre parntese o ano e pgina(s). Se a bibliografia citada contiver vrios documentos do mesmo autor(es) com a mesma data de publicao, acrescenta-se uma letra ao ano (a, b, c...) na citao e na referncia. Apresenta-se o mesmo extracto de texto referido em 6.1: Ex.: ...mobilidade molecular associada aos grupos metileno (CHAPMAN e SALSBURY, 1966) e s cabeas polares (VEKSLI et al., 1969) dos fosfolipidos da bicamada. Verificouse que as molculas lipdicas trocam com as vizinhas na mesma monocamada (KORNBERG e McCONNELL, 1971a) e, embora raramente, migram de uma monocamada para outra (KORNEBERG e McCONNELL, 1971b)... ...mobilidade rotacional das protenas no plano das membranas (EDIDIN, 1974; VAZ et al. 1979) como tambm o seu grau de exposio fase aquosa (BOROCHOV e SHINITZKI, 1976). Segundo VEKSLI et al. (1969) para alm de...

Neste caso a bibliografia deve ser apresentada por ordem alfabtica. BOROCHOV, H .; SHINITZKY, M . ( 1976) - Vertical displacement of membrane proteins... Proc. Natl. Acad . Sci USA. 73 ( 1976) 4526-4530. CHAPMAN, D.; SALBURI, N. J. (1966) - Physical studies... EDIDIN, M. (1974) Rotational... KORNBERG, R. D.; McCONNELL, H. M. (1971a) - Physical... KORNBERG, R. D.; McCONNELL, H, M. (1971b) - Lateral...

7- BIBLIOGRAFIA

http://teses.mediateca.pt/apoio/html/np405/ref_biblio.htm

21-09-2011

Pgina REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS E CITAES: COMO FAZERe

17 de 17

NP 405-1. 1995, Informao e documentao - Referncias bibliogrficas: documentos impressos. IPQ.

http://teses.mediateca.pt/apoio/html/np405/ref_biblio.htm

21-09-2011

S-ar putea să vă placă și