Sunteți pe pagina 1din 4

Erinle

Ernl
Orisa Erinle no uma Irunmale, isto Erinle no est entre os "IGBA / irun / otalelegbaje-imale" que desceu do ikole Orum (cu ou melhor o mundo espiritual) para Ikole aye (Terra ou melhor do mundo material) . Este Orix muito popular e bem conhecida em todo terras iorub e, claro, entre os americanos iorub, os cubanos, de Trinidad, latinos e muitos mais fora da nao iorub na Nigria. Muitos fiis esto em Erinle Remo, Ijebu, Abeokuta Egbado no Estado de Ogun. Na verdade, existem famlias nas reas acima que levam Erinle e Abtn (conhecido como um caminho no Erinle). Erinle tambm conhecido por ser o patrono de Orisan llobu uma cidade no estado de Osun Ijesha. A cidade fica ao longo do rio Erinle que leva a sua fonte do rio Osun Osogbo junto Ogbomoso-estrada. Ketu e Okuku so outras cidades onde as pessoas adoram Erinle muito. Erinle significa elefante terra. Este super-humano ser transformado Orisa gravado na histria a ser um herbalist caador, agricultor e de todos os tipos - de pesca, criao de animais. Ele conhecido por ser uma divindade extremamente rica e sempre bem

vestidos com roupas refinadas adore com bzios, contas de coral e plumagem de caa abatida. Erinle conhecido por ser um Orix do sexo masculino em iorub terra. Singularidade Erinle toda sobre sua habitao de dois mundos ou seja, a gua ea terra. Erinle cura com gua (do mar) e as folhas e ervas da floresta, ele caa em terra para os animais e para os peixes na gua. Yemoja conhecido por ser casado com Erinle ao mesmo tempo. Mas Abtn, que algumas pessoas chamado um caminho de Erinle, o poder da esposa Erinle. Alguns dizem que do sexo masculino, enquanto Erinle Abtn do sexo feminino. Quando algum toma iniciao Erinle e Orisa consagrado por ele \ ela, ele \ ela tambm iria receber Abtn assim como em Obatal e Osun em muitas partes da terra iorub. Erinle cor branca, enquanto a cor Abtn ouro \ amarelo. Abtn conhecido por ser mistura perfeita de energias Erinle feminino.

Smbolos de Erinle
Erinle smbolos so o pote de barro chamado "Ogun Erinle" ou Awo-ota Erinle. Pot Erinle vem em diferentes tamanhos, formas e desenhos, particularmente a tampa ou a tampa da panela holding "ota", "omi", etc, dependendo de onde voc est na terra iorub. Alguns vm com um busto na tampa, alguns com uma estrutura de coroa, alguns levantaram relquias onde outros instrumentos, como "Aaja - de dois gumes sino de bronze ou metal", agog "flat-bronze gumes \ gong refeio que golpeado com vara so mantidos . O busto geralmente adornado com brincos "gele", pano ou leno de cabea, etc tambm muito comum ver container Abtn colocado ao lado de Erinle, enquanto alguns tampa de panela Erinles cobrir \ chamado Abtn ou ter Abtn colocadas sobre eles. Outro smbolo de Erinles bosque ou santurio o pessoal da Opa Erinle ie Erinle . considerado um Orix em si como a opa em Obatal. Trata-se de 20-30cm de altura com um pssaro apical cercado por quatro menores cada anexado ao pessoal separadamente em um nvel inferior ao que apical no centro. Uma imagem de elefante e correntes de metal tambm podem ser encontradas como smbolo Erinle.

Alimentao Erinle
Erinle pode ser alimentado em um santurio onde um ou todos o smbolo acima existem e consagrada como Erinle ou ao lado de um rio pntano, ou pntano onde Abtn acreditar a residir, onde dois corpos de gua se encontram, como rio e mar ou gua doce e salgada ou gua limpa e suja.

Materiais de alimentao
Erinle pode ser alimentado com um ou todos os seguintes leo (bebidas alcolicas), epo (leo de palma) oyin (mel), Akara (Bean bolo) dodo (banana frita) ekuru e oole (feito de feijo) eko (farinha de milho)

Louvor canes Erinle


A seguir esto algumas canes entre forma louvor de Erinle 1. Okunrin gidigidi bi oke (Um homem forte, corajoso e firme como a montanha \ rock) 2. Um divertido gbeleje bi Oju Olodumare ti ko ni koreros (O olho limpo e claro cara \ de Olodumare que no cresce grama qualquer erva \) 3. Oloye nla (A chefe alta e importante) 4. A ri ododo si igbanu fesin (Aquele que usa uma flor-como o wrap em torno de seu cavalo) 5. Erinle ajaja (Erinle, o poderoso e feroz) 6. Panti oko (Uma personificao de tudo na fazenda) 7. Agbele san omo sita (Aquele que permanece na casa e os cuidados olhar \ para as crianas fora) 8. Agbeta san omo sile (Aquele que cuida de crianas fora da casa, enquanto na casa) Apaziguar \ Erinle Alimentao A primeira coisa reunir o que para apaziguar Erinle com entre aqueles listados acima ou como prescrito na adivinhao ou posse \ manifestao. Comear por chamar Erinle ajaja, trs vezes (ele Erinle poderosos e ferozes um) Oba omi ni ibo ajagusi, trs vezes (o rei na floresta de ajagusi) Em seguida, dizer "Erinle vm de onde quer que esteja a ouvir e aprova o nosso pedido \ demandas". Aps este canto que voc como muitos como voc sabe canes de louvor de Erinle para trazer para fora a energia e fazer o seu pedido ao enumerar uma aps a outra o que voc trouxe para Erinle. Este ser seguido pelo lanamento de kolanuts (sementes obi) para saber se o seu pedido bem aceite ou no, ou se algo mais precisa ser feito. Preparado por Babalawo Olatunji Somorin da Testemunha Eled International, Ode-Remo, Nigria. Inl (Erinle) Em Ijex, onde passa um rio chamado Erinle, h um deus da caa com o mesmo nome. Seu templo principal em Ilobu, onde, segundo onde Ulli Beier, dois cultos teriam se misturado: o culto do rio e do caador de elefantes, que, em diversas ocasies, viera ajudar os habitantes de Ilobu a combater seus adversrios. Seu smbolo, de ferro forjado, um pssaro fixo sobre uma haste central, circundada por dezesseis outra hastes

sobre as quais se encontra tambm um pssaro. O culto de Erinle realiza-se as margens de diversos lugares profundos (ib) do rio. Cada um desses lugares recebe um nome, mas sempre Erinle que adorado sob todos esses nomes. Ele recebe oferendas de acaraj, de inhames, bananas, milhos, feijo assado, tudo regado com azeite-de-dend. No Brasil e em Cuba conhecido com o nome de Inl. Ibualama (Ibalmo) Um desses lugares profundos de Erinle dos quais falamos acima Ibalmo (Ibualama). Ele tem uma certa notoriedade e objeto de um culto praticado no Novo Mundo, principalmente na Bahia, onde, durante as danas, ele traz nas mos o smbolo de Oxossi, o arco e flecha de ferro, assim como uma espcie de chicote (bilala), com o qual ele se fustiga a si mesmo.

S-ar putea să vă placă și