Sunteți pe pagina 1din 11

Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais Faculdade de Comunicao e Artes Relaes Pblicas e Organizao Social

ABCR ( Associao Brasileira de Captadores de Recursos)

Ana Alyce Ly Camila Vieira Daniele Vasconcelos Jussara Vieira Saulo Carrilho Shirlei Logarai

Belo Horizonte

Agosto 2011 Misso: A Associao Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) uma organizao sem fins lucrativos, composta por captadores de recursos, que tem a misso de promover, desenvolver e regulamentar a atividade de captao de recursos no Brasil, seguindo o seu Cdigo de tica e apoiando o Terceiro Setor na construo de uma sociedade melhor.

Objetivos: Estabelecer uma ampla representao nacional, fortalecendo os laos entre os captadores de recursos e propiciando condies para o intercmbio tcnico, a troca de experincias e o desenvolvimento comum da profisso.

Beneficirios diretos: Captadores de recursos associados a ABCR.

Beneficirios indiretos: Sociedade civil, beneficirios dos projetos realizados pelos captadores de recursos.

Estratgias e aes de comunicao institucional e para mobilizao social (quais so e seus respectivos pblicos, tanto online quanto offline). Relacionar estas aes de comunicao com os Fatores de Identificao. O pblico da associao composto por captadores de recursos pessoa fsica como pessoa jurdica (entidades privadas e organizaes sociais). Assim, as aes de comunicao visam predominantemente o meio corporativo. O site da Associao ser ento, o principal objeto de anlise em relao comunicao institucional da ABCR.

A logomarca da ABCR, segundo o texto de Mrcio Simeone Henriques, um fator de Publicizao e Coletivizao, porque cria a identidade visual da associao. No entanto, no possvel associar aspectos estticos da logomarca causa da tica na captao de recursos. A imagem no passa

ressonncia com a causa, consistindo somente nas letras ABCR, sem possuir nenhum item que faa correlao com a causa.

Analisando estrategicamente, a logomarca tambm no cumpre o seu objetivo. No seguido um padro de aplicao, deixando a logo sem uma nica identidade.

Os eventos da instituio objetivam essencialmente a informao, funcionando assim, mais como um fator de Informao Qualificada do que como um fator Litrgico, exceto o projeto Nutrindo Relaes, que ocorre todo ano, no mesmo perodo e com a mesma finalidade, tendo assim, um carter ritualstico, apresentando o fator Litrgico. Em sua maioria, so cursos e/ou palestras que visam informar sobre a causa de captao de recursos. O fator litrgico, os eventos ritualsticos para a manifestao das crenas e a revitalizao dos sentimentos quase no acontecem.

O fator de Informao Qualificada j se nota mais no site da ABCR. O site da associao fornece vrias informaes sobre a causa da associao e como a mesma funciona. No entanto, h alguns equvocos na maneira de comunicar estes valores. A viso e a misso da organizao so expostas como plano estratgico da organizao. Esta organizao falha na distribuio da informao no site, dificultando para o usurio o entendimento sobre o real objetivo da associao.

A combinao de todos esses fatores limita a abrangncia e o alcance da Associao de Captadores de Recursos na sociedade. Por no existir um elo da associao com o pblico, no h apropriao da causa, dificultando o alcance de seus objetivos com maior eficincia.

Fontes e captao de recursos (quantos, como, abordagem). A captao de recursos feita por uma taxa anual de filiao, no valor de R$ 73,00, no qual, entidades e organizaes interessadas na rea tambm podem se filiar. Alm disso, a ABCR possui 3 parceiros fixos; a AEDROS, a

AFP e a The Resource Alliance. A filiao feita online, pelo prprio site da Associao, o interessado tem que preencher um formulrio simples, com as suas informaes.

A abordagem utilizada pela ABCR direta e simples, no seu site tem uma pgina direcionada para quem quer se filiar, com o nome Por qu se associar ABCR?. Nesta pgina, a associao explicita as vantagens de ser um filiado, colocando em tpicos de forma direta.

Mecanismos de prestao de contas, nvel de transparncia. De acordo, com informaes encontradas no site, podemos concluir, que os mecanismos utilizados pela Associao para uma prestao de contas feita, a partir da publicao e divulgao do seu cdigo de tica, a gesto da associao, que composta por uma Assemblia Geral, Diretoria Executiva e Conselho Consultivo, alm da publicao das atas de reunies no site. Sendo assim, podemos concluir, que a Associao tem um baixo nvel de transparncia. Ela no possui um balano social publicado no site, no divulga os seus gastos e possui poucos registros da histria da ABCR, que foi fundada em 1999.

Adequao da linguagem aos grupos a que se destinam as mensagens. Ao acessar o site http://www.captacao.org/recursos/index.php, e realizar a leitura das informaes disponveis, possvel perceber o carter informacional e pedaggico das mensagens. No contedo h a predominncia dos fatores de informao qualificada que dizem respeito a todo tipo de informao capaz de gerar a mudana de atitudes proposta pelo projeto 1. Trata-se de informaes de carter mais pedaggico e tcnico, entretanto no h coero. Os pblicos precisam alcanar o aprendizado, o sujeito apreende o conhecimento, reinventa-o e o aplica s suas situaes existenciais concretas 2. O contedo direcionado a um pblico que possui formao superior ou tcnica, envolvidos com organizaes do terceiro setor como analistas, tcnico de mobilizao de recursos, assessores de relaes institucionais, gerente de projetos, entre
1 2

HENRIQUES, Mrcio Simeone (Org.). Comunicao e estratgias de mobilizao social. HENRIQUES, Mrcio Simeone (Org.). Comunicao e estratgias de mobilizao social.

outros. Ao verificar o site no dia 29/08 a ltima postagem ainda era a do dia 24/ 08, logo no h uma publicao diria de informaes.

H notcias de carter informacional e educacional, alm de oportunidades para os captadores: Instituto HSBC seleciona projetos de Negcios Inclusivos para Gerao de Renda Curso Gratuito Avaliao Econmica de Projetos Pesquisa indita ser apresentada com exclusividade no FLAC 2011 Eventos: Festival Latino Americano de Captao de Recursos

Considera-se que o FLAC Festival Latino Americano de Captao de Recursos pode ser considerado, alm de um fator de informao qualificada, um fator litrgico por ser uma oportunidade de reafirmar a causa do projeto, manifestando suas crenas. Nesse caso o dialogo entre os sujeitos acontece, mesmo que tais eventos no sejam direcionados para a sociedade de modo geral.

H outras postagens que se encaixam no fator de informao qualificada e apresentam uma linguagem condizente com o que o pblico espera da associao, considerando que seu principal objetivo o intercmbio tcnico, a troca de experincias e o desenvolvimento comum da profisso de captador de recursos.

O nico vdeo disponvel no site refere-se a uma entrevista do Presidente Marcelo Estraviz e Marcio Zeppelini,diretor da Revista Filantropia, dada ao Programa Organizaes Sustentveis (sobre captao de recursos e o terceiro setor). Identificou-se que a Associao criou um programa chamado Nutrindo Relaes em que realiza uma srie de encontros formadores ao longo do ano, o que pode ser interpretado como um fator litrgico.

Artigos como Da filantropia ao investimento social privado estratgico, fazem parte do acerco de notcias do site. Alm disso, que a agenda de eventos realizados ao longo do ano est disponvel (o ltimo evento foi no dia 25/

07 e esto concentrados nas cidades de Rio de Janeiro e So Paulo). possvel acessar as informaes por regio (RJ, SP e DF), sendo que no h publicaes para o Distrito Federal. A ABCR ainda criou um grupo de cultura para fomentar a mobilizao de recursos associado a desenvolvimento institucional culturais sem fins lucrativos, promovendo encontros e palestras.

Aparentemente os cursos divulgados so pagos, mas tambm h cursos gratuitos. As oportunidades de emprego na rea de captao so divulgadas no site para organizaes do terceiro setor como AACD e Criana Segura. As vagas diversas sendo que se podem destacar analistas, tcnico de mobilizao de recursos, assessores de relaes institucionais e gerente de projetos. H ainda a existncia de uma aba denominada Download que funciona como uma biblioteca em que possvel baixar documentos sobre: Publicao traz cdigo de conduta para gestores financeiros de fundaes Guia prtico para entidades sociais A participao de organizaes empresariais em redes sociais

Em caso de dvidas o usurio pode entrar em contato ou pode acessar a aba FAQ, identificando quais so as perguntas freqentes. Como a ABCR deve ser gerida por Assembleia Geral as atas das reunies anuais esto disponveis para conferncia no site.

Blog, twitter, comunidades? Analisar a interatividade, acessibilidade e usabilidade do site. Algum cuidado com portadores de necessidade especiais? A ABCR est presente e nas redes sociais twitter (http://twitter.com/

#!/captacaoABCR)

facebook

(http://www.facebook.com/

associacao.brascaptadoresrecursos). No twitter o foco das aes est voltado para divulgar informaes, eventos, interagir com os captadores e o 3 setor. H 1.492 seguidores, sendo que a Associao segue 1.305, incluindo pessoas e organizaes. No facebook o foco das informaes o mesmo, o ltimo post informacional datado de 18/08/2011. No twitter posts de outras pessoas, o

que demonstra interatividade. J no facebook h 4.479 amigos no perfil, e as pessoas curtem as informaes postadas.

Analisando os meios de comunicao disponveis: Considerou-se fcil acessar as informaes no site e compreender a proposta da Associao. Entretanto, percebeu-se que h ausncia de prestao de contas aos associados (exceto pelas atas das Assemblias Gerais).

A comunicao audiovisual est reduzida e quase ausente, considerando que h apenas um vdeo e no h muitas fotos (as fotografias dos eventos esto hospedadas no Picasa por meio de um link no site, mas falta tratamento nas fotos). O vdeo do evento Latino Americano de Captao poderia estar disponvel no site, mas pode ser visto apenas pelo youtube - Festival Latino Americano de Captao de Recursos3.

Percebeu-se tambm que h ausncia de memria do projeto; so 11 anos de atuao e no h aes que remetam a esse fato. Registrar a trajetria do movimento fundamental para fortalecera mobilizao, alm de servir como referncia para a ao.

O nome dos gestores est disponvel no site e seus respectivos cargos, entretanto no h fotografias e um mini-currculo para se saiba de onde so tais pessoas, qual a sua trajetria. Sente-se falta de endereo fixo da Associao.

No possui um blog, o que seria interessante para divulgar imagens, vdeos, a opinio dos associados, a opinio dos membros da ABCR acerca da causa. H ausncia de cuidados com portadores de necessidade especiais, no h possibilidade de aumentar a fonte ou ouvir o que est escrito.

O site poderia ser reestruturado visualmente, assim como a marca. No h uma identificao simblica instantnea com as prticas da ABCR. A

http://www.youtube.com/watch?v=jicD-Kx-nV0

aba Download, por exemplo, poderia se tornar biblioteca em que constaria: os artigos; as bibliografias; as publicaes; as pesquisas; os arquivos audiovisuais; e uma lista de websites. Alm disso, seria interessante que a manuteno do site fosse diria, com informaes novas a todo o momento.

Como vocs podem melhorar a comunicao desta organizao? Proponham 2 aes de comunicao para auxiliar no alcance do objetivo da organizao on line ou off-line (objetivo, meta, pblico(s), ao, medio de resultados). Alinhe-os com os fatores de identificao. Com o intuito de melhorar a comunicao da ABCR Associao Brasileira de Captadores de Recursos prope-se desenvolver a gesto de branding. Revitalizao da marca incluindo promoo da marca e campanha institucional para recall entre seus clientes. Se faz necessrio tambm, uma reestruturao no layout do site de forma a facilitar a navegao de seus usurios.

Estratgias de comunicao visual atreladas consolidao da marca. Considera-se importante o uso de um design inovador na reconstruo da logo, cores adequadas e slogan marcante. Essa a representao simblica da organizao e permite que o pblico a identifique de imediato. Em sua grande maioria so desenvolvidas de modo a permitir analogia com os servios, conceitos e ideias de uma organizao, sendo essas boas aes de branding (gesto de marca).

A marca atual unidimensional e, hoje de modo geral, a criao de marcas privilegia as ideias de movimento, jovialidade, tecnologia, inovao,

modernidade e sensibilidade. Estamos em um momento, que o mundo est passando por um tempo que requer dinamismo e flexibilidade, sendo assim, uma logomarca unidimensional no dialoga com o perodo em que estamos vivendo.

Portanto, entende-se que preciso revitalizar a marca atual afim de que ela no se torne esquecida entre os pblicos da ABCR Associao Brasileira de Captadores de Recursos. A comunicao visual visa atrair a ateno, aguar

a memorizao para que assim a empresa obtenha legitimidade da sociedade que reconhecer sua importncia.

O objetivo principal da revitalizao aumentar a legibilidade, possibilitar redimenses, possibilitar a pregnncia visual e criar elementos que d identificao entre a marca e a associao. Alm de resgatar a identidade para o contexto atual.

Mecanismos de avaliao e controle:

1. Revitalizao da marca.

Recall

atravs

de

pesquisa

de

satisfao.

Estratgias de comunicao visual atreladas ao design do site. Atualmente, a porta de entrada de um cliente para a organizao o seu site. Em outros tempos, para encontrar produtos ou servios de interesse, os usurios recorriam aos catlogos. Hoje, o processo bem mais gil e rpido atravs de canais de busca existentes com o advento da internet. Portanto, a necessidade de um site de fcil acesso e otimizado primordial.

Verificou-se que o site da ABCR Associao Brasileira de Captadores de Recursos pode ter alguns de seus servios em destaque para melhor explorao. Um exemplo, a dificuldade do usurio em encontrar as informaes, que ao nosso parecer, so as mais importantes da Associao tais como artigos, notcias, editais abertos, downloads, oportunidades e acesso redes sociais. O sistema de busca para leituras eficiente, bastando uma reestruturao visual de forma a facilitar e agilizar a navegao do usurio. A pgina pode ser usada em sua completude, evitando assim que o usurio necessite a todo o momento utilizar a barra de rolagem para continuar sua leitura, exceto quando estritamente necessrio de acordo com o tamanho do texto.

Enfatizamos, portanto, a necessidade do site ser estruturado, antes de tudo, de maneira a facilitar a comunicao visual. No vivel que o site tenha um excelente contedo, como o caso da Associao, se as principais informaes no esto em local de destaque. Reforamos que o objetivo de um site facilitar a pesquisa do visitante promovendo bem-estar e agilidade na navegao.

Mecanismos de avaliao e controle:

1. Reestruturao visual do site.

Nmeros

de

acessos

aps

reestruturao, enquete de satisfao, nmero de textos lidos ou comentados.

De acordo com o autor Mrcio Simeone Henriques, quaisquer elementos que constituem referencial simblico so capazes de gerar reconhecimento, pertencimento e corresponsabilidade nos pblicos. Levando em considerao os conceitos de publicizao e coletivizao sugeriu-se uma revitalizao da marca e uma reestruturao visual do site.

Elementos criados de identidade visual geram uniformidade, que facilita o reconhecimento da Associao perante seus pblicos. A construo de uma marca que leve ao recall espontneo de fundamental importncia. O esttico se destaca, portanto uma forma de possibilitar o reconhecimento da Associao por seus pblicos. Para tanto, se faz necessrio ainda um estudo para desenvolver uma logomarca eficiente de forma a atender os objetivos citados.

A dimenso esttica est ligada a ambas sugestes, buscando atingir uma estrutura que confere beleza harmnica, submetida essencial funo de criar vnculo com os pblicos envolvidos. As pessoas esto impostas a um intenso montante de informaes todos os dias, em meio multiplicidade de informaes preciso facilitar a busca do usurio, agilizando o acesso a

informao e seu atendimento.

S-ar putea să vă placă și