Sunteți pe pagina 1din 17

tica (Palavra originada directamente do latim ehtica e indirectamente do grego, ethik) um ramo da filosofia e um sub-ramo da axiologia que estuda

a a natureza do que considerado adequado e moralmente correcto. Sofistas - Defendem o relativismo de todos os valores. Alguns sofistas, como Clicles ou Trasimaco afrmam que o valor supremo de qualquer cidado era atingirmos o prazer supremo. O mximo prazer pressupunha o domnio do poder poltico. Ora este s estava ao alcance dos mais fortes, corajosos e hbeis no uso da palavra. A maioria era fracos ou inbeis, pelo que estava condenados a serem dominados pelos mais fortes. Scrates Defende o carcter eterno de certos valores como o Bem, Virtude, Justia e Saber. O valor supremo da vida atingir a perfeio e tudo deve ser feito em funo deste ideal o qual s pode ser obtido atravs do saber. Na vida privada ou na vida pblica, todos tinham a obrigao de se aperfeioarem fazendo o Bem sendo justos. O homem sbio s pode fazer o bem, sendo as injustias prprias dos ignorantes (intelectualismo mural). Plato Defende o valor supremo do Bem. O ideal que todos os homens livres deveriam tentar atingir. Para que isto acontecesse deveriam ser reunidas pelo menos 2 condies: 1. Os homens deviam seguir apenas a razo desprezando os instintos ou as paixes. 2. A sociedade devia de ser reorganizada, sendo o poder confiado aos sbios de modo a evitar que as almas fossem corrompidas pela maioria composta por homens ignorantes e dominados pelos instintos ou paixes. Para Plato, o Belo o Bem, a verdade a perfeio, existe em si mesma apartada do mundo sensvel, resistindo portanto no mundo das ideias. A ideia suprema da beleza pode determinar o que seja mais ou menos Belo. Aristteles Defende o Valor supremo da felicidade. A finalidade de todo o homem ser feliz. Para que isto acontea, necessrio que cada um siga a sua prpria natureza evite os excessos seguindo sempre a via do meio termo (justa medida). Ningum consegue todavia ser feliz sozinho. Aristteles, semelhana de Plato coloca a questo da necessidade de reorganizar a sociedade de modo a proporcionar que cada um dos seus membros possa ser feliz na sua respectiva condio. tica e poltica acabam sempre por estar unidas. Idade Mdia O longo perodo que se estende entre o sculo IV e o XV marcado pelo predomnio absoluto da moral crist. Deus identificado com o Bem, Justia e Verdade. o modelo que todos os Homens deviam procurar seguir. Neste contexto dificilmente se concebe a existncia de teorias ticas autnomas da doutrina da Igreja Crist dado que todas elas de uma forma ou de outra teriam que estar de concordo dos seus princpios.

Santo Agostinho Fundamentou a moral crist com elementos filosficos da filosofia clssica. O objectivo da moral ajudar os seres humanos a serem felizes, mas a felicidade suprema consiste num encontro amoroso do homem com Deus. S atravs pela graa de Deus podemos ser verdadeiramente felizes. St. Toms de Aquino No essencial concorda com Santo Agostinho, mas procura fundamentar a tica tendo em conta as questes colocadas na Antiguidade clssica por Aristteles Progresso cientfico e tecnolgico No parece existir limites para o desenvolvimento da cincia e da tcnica. Aquilo que era antes impensvel tornou-se hoje banal, manipulaes genticas, clonagem de seres, inseminao artificial, morte assistida, etc Valores tidos por sagrados so agora quotidianamente aniquilados por experiencias cientficas. Kant A moral assume assim um contedo puramente formal isto no nos diz o que devemos fazer mas apenas o principio que devemos seguir para que a aco seja considerada boa. Imperativos da Moral Kanteana Age de tal forma que trates a humanidade tanto na tua pessoa como na de qualquer outro sempre e simultaneamente como um fim em si mesmo e nunca simplesmente como um meio. Age apenas seguindo as mximas que possas, ao mesmo tempo quere como leis universais.

- Definio de BIOETICA - 4 Principios fundamentais da biotica - As 3 DIMENSES : 1- SOCIAL, ECONOMICA E POLITICA ; 2 ECOLOGICA; 3 - PEDAGGICA BIOETICA = tica na Concepo da vida. uma tica aplicada em 1970 Van R. Potter Biotica o conjunto de preocupao e discurso e prticas que surgiram diante de um novo saber. H 3 factores histricos que desencadearam a Biotica: 1 Abusos de experimentaes em seres humanos 2 Surgir de novas tecnologias que colocam questes inditas (que nunca pensamos antes) ex: clonar 3 A percepo da insuficincia dos referenciais ticos tradicionais passados. Nos ABUSOS, na 2 guerra mundial, houve um tribunal para julgar esses abusos nas prises e campos de concentrao, tribunal de Noremberga. 1948 Fez-se a Declarao dos direitos Humanos, em que diz que todos os humanos devem ser tratados fraternalmente e de igualdade. 1962 Pela 1 vez a Industria Farmacutica comeou a ser responsabilizada pelos efeitos dos medicamentos nas pessoas. 1978 - Houve ento a 1 comisso de tica para fiscalizar a farmacutica Relatrio de Belmont, prope princpios para investigao em seres humanos. 4 PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA BIOETICA 1- AUTONOMIA (liberdade das pessoas), Etimologicamente = a condio de quem autor de sua prpria lei. = independncia, ausncia de imposio ou coaces externas, ausncia de impedimento da liberdade de deciso. Autonomia e liberdade das pessoas fazerem a sua escolha e decidirem livremente. Ausncia de influncias. Uma Autonomia responsvel = respeito e

dignidade humana em cada ser humano, ou seja, o pleno desenvolvimento de um potencial que se d em 3 facetas: a) Preocupao consigo mesmo; b) Preocupao com os Outros; c) preocupao com cada um.

2- Principio de NO MALEFICIENCIA (No causar Mal), Males corporais: dores, doena, morte. Ex: matar e deixar morrer ou entre o voluntario directo e o indirecto. Deveriam proibir certos actos: ex. Cirurgias plsticas nos peitos das adolescentes.

3- O Principio de BENEFICENCIA (Promover o bem e evitar e remover o mal) Tratamento da doao de rgos e sobretudo saber a que principio atribuir a primazia no caso de surgirem conflitos entre as exigncias. Ex: Dualidade de quem d o corao da pessoas que est a morrer e a pessoa que recebe o corao, esta luta das equipas de mdicos, quem morre e que vai sobreviver.

4- O Principio de JUSTIA - Justia distributiva, Dinheiros Pblicos e privados (ex: para fazer um cirurgia nos hospitais pblicos demora 3 anos se tivermos dinheiro no privado no dia seguinte); Que tipo de doentes em risco de vida devemos atender em primeiro lugar? Um jovem ou um idoso? Neste tipo de tica precisamos de ter conscincia dos seus limites, indispensvel ter bem presente o plano Moral ou Legal em que se est a considerar a questo. BIOETICA H uma participao do publico, liga-se ao sagrado e ao profano, s leis. A biotica no pode ser baseada em estatsticas, inquritos, ou por dados, mas que haja um estudo prvio, que haja factos e conhecimento; como toda a gente sabe Esta frase cala um publico porque quem no sabe no vai falar com vergonha de ser o nico a no saber. a estatstica d uma ideia geral mas esconde o essencial e os nmeros no so fiveis. - O Publico pode ter muito saber mas pode no ter sabedoria. - Sabedoria: o que nos ensina a utilizar o conhecimento - O Publico precisa de formao para ter o saber e tendo o saber chegar a ter sabedoria. - Para a formao de uma pessoa, comea desde o bero e uma obra inacabada, tem que ser cultivada, no instantnea, demora o seu tempo. A BIOETICA e OS MEIOS DE COMUNICAO E A TICA: - Esses meios de comunicao podem levar ao erro, podem manipular a informao que chega at ao publico.

- Os Mdea tem poder e PRESSIONA. - Temos que ser SELECTIVOS na informao, como saber temos que perguntar sempre PARA QU? Para que serve?, qual a importncia? A BIOETICA e a Governao NACIONAL: - A Biotica as vezes determinada pelas despesas da Sade. - O Governo actua na biotica na justia social A BIOETICA no PRISMA INTERNACIONAL: - A cincia Universal mas a cultura regional - Num Pas que esteja em vigor as leis contra o aborto, o publico vai abortar no pas vizinho que seja permissivo. - Legislar contra a vida humana tico? - Em toda a Europa tem que haver leis iguais sobre a Biotica HARMONIZAO INTERNACIONAL: - 1. GENOMA HUMANO (BI Gentico)- tico saber tudo geneticamente (BI) de um individuo e expor a publico? - 2. EMBRIES Coloca-se um problema: O que fazer com os excedentes?? Doa-se anonimamente? No se pode ter um pai incgnito num banco de esperma. - EUTANAZIA - (Boa Morte, tirar a vida)- as leis tm direito de matar outros? Uma boa morte s acontece quando ns vivemos bem. - a vida minha e ningum tem nada haver com isso? Est certo pensarmos Assim? E o que pensam os nossos ente queridos disto, como eles vo ficar ? Ns no somos ilhas isoladas dependemos uns dos outros. Eu partilho a vida com os outros. J no sou mais dono de mim mesmo. tico legislar sobre isto? - DISTANAZIA (Prolongar mais a vida atravs das maquinas) - ORTOTANAZIA- (Morte na hora certa) a prpria natureza que determina e se encarrega da prpria morte. Eu devo-me preocupar de viver bem, visto que a sociedade ainda precisa de mim. A minha vida no propriamente minha. NORMALIZAO INTERNACIONAL: OBJECTIVOS: H uma finalidade e necessidade porque a Humanidade beneficia da cincia, para prevenir e impedir porque utilizao da cincia para outros fins que no seja o ser Humano. - IGREJA: tem uma quota parte na Biotica, h muita gente que rege pela igreja e pela f. CONCLUIR BIOETICA: Surgiu como um conjunto de preocupaes ticas levantadas pelos legisladores, telogos, mdicos, cientistas, impulsionados pela considerao dos problemas morais decorrentes das novas tecnologias medicas. A biotica estendeu-se tambm a sua preocupao a problemas da Biologia e a interdependncia dos seres vivos, numa viso a longo prazo assim como sobrevivncia do Homem na nosso planeta.

Passou a concretizar-se para uma dimenso social e pela sua natureza transdisciplinar e pluralista, pela sua abertura participao do publico e pelo acessoramento de polticos e um esforo da Humanidade Internacional. Perante os novos poderes que a cincia d ao Homem sobre a vida e sobre si prprio, importante que ele segure as rdeas do progresso e tome as decises ticas e torne possvel Plasmar um futuro Autenticamente Humano. BIOETICA: Assim podemos definir com o saber transdisciplinar que planeia as atitudes que a humanidade deve tomar ao interferir com o nascer, o viver, e o morrer e a qualidade de vida e a interdependncia dos seres vivos. BIOETICA : a deciso da sociedade sobre as tecnologias que lhe convem. a expresso da conscincia pblica da Humanidade. DIMENSO PESSOAL de BIOETICA: Pessoa --- Persona --> Mascara As Pessoas que colocam mascaras pretendem ser ouvidas, ter um papel no Palco como Individuos que mascarado de conceitos de Relao que constitutiva do ser Humano. - Somos indivduos (mais ningum pode representar o nosso papel) O SER HUMANO - Tem a sua Psicologia (mente) - Etico - Social (Relacionamento) O homem define-se com relao com o outro (o prximo), Relao (EU Tu) aprendemos a viver com os outros, Relacionamento HORIZONTAL Ns somos EU Temos uma herana de avs, pais, etc, e falo tambm comigo prprio. Tambm Funcionamos VERTICALMENTE, Para o ser absoluto (Deus) a Relao, a F, os nossos valores absolutos Isto determina os meus valores de vida, escolha e de vivencia. - O Homem procura um ser absoluto, esta relao vertical determina a sua autonomia, vivencia e seus valores. Ser Pessoa HUMANA um DINAMISMO: Exige capacidade de ir em frente , crescer, buscar a perfeio, algo inacabado, est em constante formao, os alvos nunca param, queremos mais e mais, e o que nos mantm vivos, a busca da felicidade melhor que encontrar a prpria felicidade. O Ser HUMANO PERSONALIZA: torna-te aquilo que tu s isto esculpir a pedra bruta que ns somos, toscos, torna-se em pessoas humanas O Homem no faz s coisas, ele faz-se a si prprio O ser HUMANO Somos Pessoas SITUADOS em 5 Dimenses: 1- Famila (Herana gentica); temos um nome, familias 2- Espao Geografico e o Tempo (poca em que nascemos e onde nascemos e moramos)

3- Social e Politica (rico/Pobre), (Ditadura /democracia) 4- Interlocutor do sagrado Por mais profano que o Homem seja, h algo que tem valor mais alto, que ultrapassa tudo. O que tem mais valor na sua vida, o fim para que vivemos. A vida no se mede aos anos. As coisas no so o que parecem 5- Grande Auto Conscincia adquirido Saber e reconhecer de si prprio. No tico o no saber. Somos mais responsveis medida do nosso conhecimento aumenta. Exigencia de ns prprios 1- DIMENSO SOCIAL, ECONOMICA E POLITICA DA BIOETICA O Social, Economica e Politica esto sempre interligados. As Questes Econmicas condicionam o Social e a Politica contribui para isso. Que futuro temos perante esta politica e social presente? Ns somos mais responsveis por tudo e EU mais que todos 2- DIMENSO ECOLOGICA DA BIOETICA A Ecologia tem haver com a sobrevivncia do Homem com o meio ambiente Em 1866 pela 1 vez aparece a palavra Ecologia. Ecologia a relao do Homem com a natureza. O Homem tem o Domnio da natureza mas de via ser Condomnio (Administrador da natureza) O Homem devia se saber administrar, cuidar da natureza Ambiente implica uma Ambivalncia ( O homem teve que encontrar varias formas para se proteger do frio, do Calor, e desbravou florestas, destruiu o ambiente, petrleo para ter mais comodidades destruio. A nossa responsabilidade pela natureza tremenda e temos que eleger os polticos certos para defende-la. O Ambiente est comprometido pelos erros do ser humano. A Ecologia global; a mentalizao deve ser tambm global, visto que nos afecta tambm aqui em Portugal. Urgentemente temos que mudar a mentalizao do povo, mudar os polticos e a politica, com novas mentalidades, que defendam o ambiente. Tem que haver o principio da responsabilizao de Poluir menos. H o principio da sobrevivncia O Homem vivia mais prximo da natureza e sentia maior responsabilizao por ela. Hoje vive mais distantee no sente essa responsabilidade. ALIMENTAO

Em 6 Bilies de pessoas, existem 1,5 bilies de pessoas a morrer fome, mas h comida suficiente para alimentar todo o mundo O Homem um ser cruel. Ex. Nos Aores deitam leite e manteiga para o mar, para os preos no baixarem preciso mudar as politicas econmicas. FONTES DE ENERGIA H fontes poluentes H fontes no poluentes (Eolica, solar, etc) ECOLOGIA E A POLUIO ECOLOGIA E A DESERTIFICAO DA TERRA Devido monocultura, necessrio ter o ano sabtico, 6 trabalho e 1 descanso, mudar de culturas ECOLOGIA E A EXTINSO DAS ESPECIES - As espcies controlam as outras, tem que haver um equilbrio natural. 3- DIMENSO PEDAGGICA DA BIOETICA Pedagogia = ensinar, aprender, levava os escravos para a escola A Sabedoria saber aprender Tem haver com aprendizado, que a vida tem sentido Se gostamos de fazer algo aprendemos com mais facilidade. O que preciso aprender? (Pedagogia) Para que isso? Para um mundo melhor, a minha vida pode fazer a diferena para os outros, para um mundo melhor, o meu mundo, ao meu redor CONSTRUIR UM MUNDO MAIS JUSTO Ns devemos de viver mais para os outros, sermos mais altrustas, a Justia faz-se na vida, no nos tribunais. SE quero um mundo mais justo eu prprio tenho que s-lo CONSTRUIR UM MUNDO MAIS SOLIDRIO (SLIDO) Solidariedade pratica-se quando algum est fragilizado, desfragmentado, partido, os amigos esto l para tornarem slido (unir) CONSTRUIR UM MUNDO MAIS SO Sociedade s equilbrio, fsico, sentimental, psicolgico e espiritual. Pedagogia o EU aprender eu prprio

Ns temos uma realidade biolgica. Vs nascemos porque somos vitoriosos, mesmo antes de nascer, somos o resultado de uma corrida de entre milhares de espermatozides e meu e o EU espermatozide venci a corrida e fecundei o vulo, (Vencedor) e estou aqui Se os pais derem educao aos filhos teremos outro mundo totalmente diferente Por um mundo mais Justo, mais Solidario, mais So, o futuro da humanidade passa por isso. A ETICA Pratico, faz-se reflectir , a digesto do pensamento, com o objectivo de Aprender no seu interior e colocar em pratica o seu aprendizado e no se esquece o que se interiorizou. Quem Decora esquece com facilidade; Quem Aprende (Interioriza) no esquece com facilidade Aprender melhor que ensinar. Para ter SUCESSO 90% de transpirao e 10% de Inspirao Qualquer improviso pode ser muito mau, temos que nos prepara muito bem para ter sucesso Ler muito um ganho, mais - valia. Ler tambm a vida dos que nos rodeiam, as pessoas (so um mundo diferente) Quando a vida mais difcil temos que nos esforar mais. Temos que anotar tudo em papel e lpis Tirar tempo sempre para aquilo que queremos fazer.

Responsabilidade Civil a capacidade de responder s consequncias dos nossos actos. - o dever de 1 indemnizar outrem pela prtica que cause dano. - Neste caso h dano fsico implica indemnizao. - Estamos perante uma culpa por negligncia, pois no foram tomadas as medidas exactas para prevenir o dano. Responsabilidade Criminal S h responsabilidade criminal se houver crime e s a lei que diz se h crime ou no. - Aqui a sentena multa ou priso e no indemnizao. - Pode responder por crime de integridade fsica ou crime por negligncia

- Como se trata de uma terapeuta (profissional de sade) no considerado culpado se o dano no for superior a 8 dias, ou segundo o art 150 se o terapeuta aplicou tudo direito dentro da prtica no tem culpa de nada (Legis Actis) Responsabilidade Laboral Se o terapeuta trabalhar para outrem a sua responsabilidade dos seus actos perante a entidade patronal. - Se tiver contrato de trabalho a responsabilidade laboral - Se for prestao de servio a responsabilidade civil - Pode ser pedida uma indemnizao. Responsabilidade deontolgica e profissional O caso avaliado pela Legis Actis - O Terapeuta no cumpriu as regras de sade adoptadas pelo seu grupo profissional, ento esta a usar os seus colegas. - Tem como deveres: - Informar o paciente dos riscos das terapias a aplicar e as suas consequncias - Fazer uma ficha clnica onde registar todos os dados (anamnese) e apresentar ao paciente para este assinar. - Apresentar ao paciente para este assinar uma declarao de autorizao de interveno no seu corpo.

Constituio da Repblica Portuguesa artigos: 24, 25, 26 Cdigo Civil artigos: 66, 68, 70 a 74, 79, 80 e 483 Cdigo Penal artigos: 143 a 148 e 150

Constituio da Repblica Portuguesa (2005)


TTULO II Direitos, liberdades e garantias CAPTULO I Direitos, liberdades e garantias pessoais

Artigo 24. (Direito vida) 1. A vida humana inviolvel. 2. Em caso algum haver pena de morte. Artigo 25. (Direito integridade pessoal) 1. A integridade moral e fsica das pessoas inviolvel. 2. Ningum pode ser submetido a tortura, nem a tratos ou penas cruis, degradantes ou desumanos. Artigo 26. (Outros direitos pessoais) 1. A todos so reconhecidos os direitos identidade pessoal, ao desenvolvimento da personalidade, capacidade civil, cidadania, ao bom nome e reputao, imagem, palavra, reserva da intimidade da vida privada e familiar e proteco legal contra quaisquer formas de discriminao. 2. A lei estabelecer garantias efectivas contra a obteno e utilizao abusivas, ou contrrias dignidade humana, de informaes relativas s pessoas e famlias. 3. A lei garantir a dignidade pessoal e a identidade gentica do ser humano, nomeadamente na criao, desenvolvimento e utilizao das tecnologias e na experimentao cientfica. 4. A privao da cidadania e as restries capacidade civil s podem efectuar-se nos casos e termos previstos na lei, no podendo ter como fundamento motivos polticos.

Cdigo Civil 2010


TTULO II DAS RELAES JURDICAS SUBTTULO I DAS PESSOAS CAPTULO I Pessoas singulares

SECO I Personalidade e capacidade jurdica ARTIGO 66. (Comeo da personalidade) 1. A personalidade adquire-se no momento do nascimento completo e com vida. 2. Os direitos que a lei reconhece aos nascituros dependem do seu nascimento. ARTIGO 68. (Termo da personalidade) 1. A personalidade cessa com a morte. 2. Quando certo efeito jurdico depender da sobrevivncia de uma a outra pessoa, presume-se, em caso de dvida, que uma e outra faleceram ao mesmo tempo. 3. Tem-se por falecida a pessoa cujo cadver no foi encontrado ou reconhecido, quando o desaparecimento se tiver dado em circunstncias que no permitam duvidar da morte dela. SECO II Direitos de personalidade ARTIGO 70. (Tutela geral da personalidade) 1. A lei protege os indivduos contra qualquer ofensa ilcita ou ameaa de ofensa sua personalidade fsica ou moral. 2. Independentemente da responsabilidade civil a que haja lugar, a pessoa ameaada ou ofendida poder e querer as providncias adequadas s circunstncias do caso, com o fim de evitar a consumao da ameaa ou atenuar os efeitos da ofensa j cometida. ARTIGO 71. (Ofensa a pessoas j falecidas) 1. Os direitos de personalidade gozam igualmente de proteco depois da morte do respectivo titular. 2. Tem legitimidade, neste caso, para requerer as providncias previstas no n 2 do artigo anterior o cnjuge sobrevivo ou qualquer descendente, ascendente, irmo, sobrinho ou herdeiro do falecido.

3. Se a ilicitude da ofensa resultar da falta de consentimento, s as pessoas que o deveriam prestar tm legitimidade, conjunta ou separadamente, para requerer as providncias a que o nmero anterior se refere. ARTIGO 72. (Direito ao nome) 1. Toda a pessoa tem direito a usar o seu nome, completo ou abreviado, e a opor-se a que outrem o use ilicitamente para sua identificao ou outros fins. 2. O titular do nome no pode, todavia, especialmente no exerccio de uma actividade profissional, us-lo de modo a prejudicar os interesses de quem tiver nome total ou parcialmente idntico; nestes casos, o tribunal decretar as providncias que, segundo juzos de equidade, melhor conciliem os interesses em conflito. ARTIGO 73. (Legitimidade) As aces relativas defesa do nome podem ser exercidas no s pelo respectivo titular, como, depois da morte dele pelas pessoas referidas no nmero 2 do artigo 71. ARTIGO 74. (Pseudnimo) O pseudnimo, quando tenha notoriedade, goza da proteco conferida ao prprio nome.

ARTIGO 79. (Direito imagem) 1. O retrato de uma pessoa no pode ser exposto, reproduzido ou lanado no comrcio sem o consentimento dela; depois da morte da pessoa retratada, a autorizao compete s pessoas designadas no n 2 do artigo 71., segundo a ordem nele indicada. 2. No necessrio o consentimento da pessoa retratada quando assim o justifiquem a sua notoriedade, o cargo que desempenhe, exigncias de polcia ou de justia, finalidades cientficas, didcticas ou culturais, ou quando a reproduo da imagem vier enquadrada na de lugares pblicos, ou na de factos de interesse pblico ou que hajam decorrido publicamente.

3. O retrato no pode, porm, ser reproduzido, exposto ou lanado no comrcio, se do facto resultar prejuzo para a honra, reputao ou simples decoro da pessoa retratada. ARTIGO 80. (Direito reserva sobre a intimidade da vida privada) 1. Todos devem guardar reserva quanto intimidade da vida privada de outrem. 2. A extenso da reserva definida conforme a natureza do caso e a condio das pessoas. ARTIGO 483. (Princpio geral) 1. Aquele que, com dolo ou mera culpa, violar ilicitamente o direito de outrem ou qualquer disposio legal destinada a proteger interesses alheios fica obrigado a indemnizar o lesado pelos danos resultantes da violao. 2. S existe obrigao de indemnizar independentemente de culpa nos casos especificados na lei.

Cdigo Penal 2009


CAPTULO III Dos crimes contra a integridade fsica

Artigo 143. Ofensa integridade fsica simples (70)

1 Quem ofender o corpo ou a sade de outra pessoa punido com pena de priso at 3 anos ou com pena de multa. 2 O procedimento criminal depende de queixa, salvo quando a ofensa seja cometida contra agentes das foras e servios de segurana, no exerccio das suas funes ou por causa delas. 3 O tribunal pode dispensar de pena quando: a) Tiver havido leses recprocas e se no tiver provado qualquer dos contendores agrediu primeiro; ou b) O agente tiver unicamente exercido retorso sobre o agressor.
70

Redaco da Lei n. 100/2001 de 25 de Agosto

Artigo 144. Ofensa integridade fsica grave Quem ofender o corpo ou a sade de outra pessoa de forma a: a) Priv-lo de importante rgo ou membro, ou a desfigur-lo grave e permanentemente; b) Tirar -lhe ou afectar -lhe, de maneira grave, a capacidade de trabalho, as capacidades intelectuais, de procriao ou de fruio sexual, ou a possibilidade de utilizar o corpo, os sentidos ou a linguagem; (71) c) Provocar-lhe doena particularmente dolorosa ou permanente, ou anomalia psquica grave ou incurvel; ou d) Provocar-lhe perigo para a vida; punido com pena de priso de 2 a 10 anos
Redaco da Lei n. 59/2007 de 4 de Setembro

71

Artigo 145. Ofensa integridade fsica qualificada (72) 1 Se as ofensas integridade fsica forem produzidas em circunstncias que revelem especial censurabilidade ou perversidade do agente, este punido: a) Com pena de priso at quatro anos no caso do artigo 143.; b) Com pena de priso de trs a doze anos no caso do artigo 144. 2 So susceptveis de revelar a especial censurabilidade ou perversidade do agente, entre outras, as circunstncias previstas no n. 2 do artigo 132.

72 Redaco da Lei n. 59/2007 de 4 de Setembro. Redaco anterior Artigo 145. Agravao pelo resultado 1 Quem ofender o corpo ou a sade de outra pessoa e vier a produzir-lhe a morte punido: a) Com pena de priso de 1 a 5 anos no caso do artigo 143.; b) Com pena de priso de 3 a 12 anos no caso do artigo 144.. 2 Quem praticar as ofensas previstas no artigo 143. e vier a produzir as ofensas previstas no artigo 144. punido com pena de priso de 6 meses a 5 anos

Artigo 146. Ofensa integridade fsica privilegiada (73) Se as ofensas integridade fsica forem produzidas nas circunstncias previstas no artigo 133., o agente punido: a) Com pena de priso at dois anos ou com pena de multa no caso do artigo 143.; b) Com pena de priso de seis meses a quatro anos no caso do artigo 144. 1 Se as ofensas previstas nos artigos 143., 144. ou 145. forem produzidas em circunstncias que revelem especial censurabilidade ou perversidade do agente, este punido com a pena aplicvel ao crime respectivo agravada de um tero nos seus limites mnimo e mximo. 2 So susceptveis de revelar a especial censurabilidade ou perversidade do agente, entre outras, as circunstncias previstas no n. 2 do artigo 132..
Redaco da Lei n. 59/2007 de 4 de Setembro.

73

Artigo 147. Agravao pelo resultado (74) 1 Se das ofensas previstas nos artigos 143. a 146. resultar a morte da vtima, o agente punido com a pena aplicvel ao crime respectivo agravada de um tero nos seus limites mnimo e mximo. 2 Se das ofensas previstas no artigo 143., na alnea a) do n. 1 do artigo 145. e na alnea a) do artigo 146. resultarem as ofensas previstas no artigo 144., o agente punido com a pena aplicvel ao crime respectivo agravada de um quarto nos seus limites mnimo e mximo.
Redaco da Lei n. 59/2007 de 4 de Setembro

74

Artigo 148. Ofensa integridade fsica por negligncia

1 Quem, por negligncia, ofender o corpo ou a sade de outra pessoa, punido com pena de priso at 1 ano ou com pena de multa at 120 dias. 2 No caso previsto no nmero anterior, o tribunal pode dispensar de pena quando: a) O agente for mdico no exerccio da sua profisso e do acto mdico no resultar doena ou incapacidade para o trabalho por mais de 8 dias; ou b) Da ofensa no resultar doena ou incapacidade para o trabalho por mais de 3 dias. 3 Se do facto resultar ofensa integridade fsica grave, o agente punido com pena de priso at 2 anos ou com pena de multa at 240 dias. 4 O procedimento criminal depende de queixa. Artigo 150. Intervenes e tratamentos mdico-cirrgicos (75) 1 As intervenes e os tratamentos que, segundo o estado dos conhecimentos e da experincia da medicina, se mostrarem indicados e forem levados a cabo, de acordo com as leges artis, por um mdico ou por outra pessoa legalmente autorizada, com inteno de prevenir, diagnosticar, debelar ou minorar doena, sofrimento, leso ou fadiga corporal, ou perturbao mental, no se consideram ofensa integridade fsica. 2 As pessoas indicadas no n. anterior que, em vista das finalidades nele apontadas, realizarem intervenes ou tratamentos violando as leges artis e criarem, desse modo, um perigo para a vida ou perigo de grave ofensa para o corpo ou para a sade so punidas com pena de priso at 2 anos ou com pena de multa at 240 dias, se pena mais grave lhes no couber por fora de outra disposio legal.
Redaco da Lei n. 65/98, de 2 de Setembro.

75

S-ar putea să vă placă și