Sunteți pe pagina 1din 5

EXERCCIOS

01. (VUNESP) Nas provas dos 200 m rasos, no atletismo, os atletas partem de marcas localizadas em posies diferentes na parte curva da pista e no podem sair de suas raias at a linha de chegada. Dessa forma, podemos afirmar que, durante a prova, para todos os atletas, o: (A) espao percorrido o mesmo, mas o deslocamento e a velocidade vetorial mdia so diferentes. (B) espao percorrido e o deslocamento so os mesmos, mas a velocidade vetorial mdia diferente. (C) deslocamento o mesmo, mas o espao percorrido e a velocidade vetorial mdia so diferentes. (D) deslocamento e a velocidade vetorial mdia so iguais, mas o espao percorrido diferente. (E) espao percorrido, o deslocamento e a velocidade vetorial mdia so iguais. 02. (UEFS) Uma partcula vai do ponto X ao ponto Y, distantes 30 m, em 10 segundos. Se ela leva 5 segundos para retornar ao ponto X, pode-se afirmar que suas velocidades mdias escalar e vetorial, so, respectivamente, iguais a: (A) 3 m/s e 3 m/s (B) 2 m/s e 4 m/s (C) 4 m/s e zero (D) zero e zero (E) 6 m/s e 4 m/s 03. Um ponto material possui movimento uniforme na trajetria circular de raio R = 3 cm representada abaixo.

b) o vetor velocidade mdia no mesmo intervalo de tempo. 05. Uma partcula movimenta-se ao longo de uma trajetria circular com velocidade escalar constante. A figura representa a partcula no instante em que passa pelo ponto P.

A seta que representa a velocidade vetorial da partcula em P : (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 6 06. Um mvel percorre uma trajetria circular de raio R = 6 cm completando meia volta em 24 s. Determine: a) a variao de espao e a velocidade escalar mdia do mvel. b) o mdulo do vetor deslocamento e da velocidade vetorial mdia do mvel. 07. (OSEC) Dois mveis X e Y saem do mesmo ponto A e deslocam-se at o ponto B (diametralmente oposto) de uma circunferncia de raio R. O mvel X vai pelo dimetro e Y pelo arco da circunferncia. Os movimentos so efetuados com velocidades escalares constantes e os mveis gastam o mesmo tempo no percurso.

No instante t = 0, o mvel se encontra no ponto A e, a partir da, desloca-se em sentido anti-horrio completando uma volta a cada 8 segundos. Determine o deslocamento escalar (s) e o deslocamento vetorial (r) nos seguintes intervalos de tempo: a) de 0 a 4 s. b) de 4 a 6 s. 04. Um mvel executa um movimento circular de raio r = 10 m. No instante t = 0 s ele se encontra no ponto A da figura e no instante t = 4 s passa pelo ponto B.

FALSO que: (A) o mdulo da velocidade vetorial mdia de X igual ao de Y. (B) o mdulo do vetor deslocamento de X igual distncia percorrida por X. (C) os dois mveis deslocam-se com a mesma velocidade vetorial. (D) o mdulo do vetor deslocamento de X igual ao de Y. 08. (EFEI) Uma partcula descreve um movimento circular uniforme com velocidade v. Determine o mdulo da variao do vetor velocidade em um quarto de ciclo.

Determine: a) a velocidade escalar mdia no intervalo de tempo considerado.

09. Em 4 segundos, uma partcula percorre a quarta parte de uma circunferncia de raio R = 4 m. Determine o mdulo:

a) da variao de espao. b) do vetor deslocamento. c) da velocidade vetorial mdia. 10. (UFU) A figura a seguir mostra um equipamento para empacotar balas, composto de uma esteira que se move horizontalmente com velocidade vx, contendo os pacotes distribudos de forma eqidistante a uma distncia d = 0,20 m entre eles. Um recipiente contendo as balas colocado acima da esteira, a uma altura H desta. Deseja-se que cada pacote contenha apenas uma nica bala. O sistema est ajustado inicialmente com os valores vx = 1 m/s e H = 0,20 m, para que cada bala caia no centro de cada pacote.

02. (FDC) Analise as afirmaes: I - Em trajetria curva, uma partcula que est se movendo possui acelerao. II - Em trajetria reta, uma partcula que est se movendo possui acelerao. III - Se o mdulo da velocidade de uma partcula est diminuindo com o passar do tempo, existe um componente da acelerao da partcula na direo e no sentido da sua velocidade. Dentre elas, somente: (A) III correta. (B) II correta. (C) I correta. (D) I e II so corretas. (E) II e III so corretas.

Considere que cada bala abandonada a partir do repouso e que a acelerao gravitacional g = 10 m/s2. a) Calcule o intervalo de tempo em que as balas devem ser abandonadas do recipiente. b) Utilize os eixos coordenados (x, y, z) desenhados e determine o vetor velocidade da bala em relao esteira, no instante em que ela abandonada do recipiente.

03. (UESB) A velocidade escalar de um mvel varia no tempo segundo a funo v = at + b, em que a e b so constantes. Se a trajetria retilnea, correto afirmar: (A) A acelerao escalar zero. (B) A acelerao tangencial zero. (C) A acelerao centrpeta tem mdulo constante, diferente de zero. (D) A acelerao tangencial tem mdulo constante, diferente de zero. (E) O mdulo da acelerao total a soma do mdulo da acelerao tangencial com o mdulo da acelerao centrpeta. Texto para as questes 04 e 05. Desprezando-se a fora de resistncia do ar, a acelerao de queda de um corpo nas proximidades da superfcie terrestre , aproximadamente, igual a 10 m/s2. Nessas condies, um corpo que cai durante 3 segundos, a partir do repouso, atinge o solo com velocidade igual a v, aps percorrer, no ar, uma distncia h. 04. (UESC) Das grandezas fsicas natureza vetorial: (A) Acelerao, velocidade e fora. (B) Fora, acelerao e tempo. (C) Tempo, velocidade e distncia. (D) Distncia, tempo e acelerao. (E) Velocidade, fora e distncia. citadas, tm

01. (UFSCAR) Nos esquemas esto representadas a velocidade v e a acelerao a do ponto material P. Assinale a alternativa em que o mdulo da velocidade desse ponto material permanece constante.

05. (UESC) Com base na informao, os valores da velocidade v, em m/s, e da distncia h, em m, so iguais, respectivamente, a: (A) 45 e 10 (B) 10 e 20

(C) 10 e 30 (E) 30 e 45

(D) 20 e 45

06. (UEL) Um corpo descreve um movimento circular uniforme, no sentido A B C. Desprezando a resistncia do ar, a acelerao tangencial e a acelerao centrpeta de uma partcula de gua so representadas no ponto P assinalado respectivamente por:

Ao passar por B, o vetor acelerao melhor representado por:

07. (UEL) Na figura abaixo, o vetor que pode representar a acelerao no movimento circular uniforme :

(A) I (D) IV

(B) II (E) V

(C) III

10. (PUCMG) Uma pedra, amarrada num barbante, posta a girar num plano vertical, executando o movimento circular, mostrado na figura.

08. (UEL) Um corpo se desloca com velocidade escalar constante, sobre um plano horizontal, ao longo de uma trajetria representada na figura a seguir, onde os arcos PR, RT e TV so semicircunferncias.

Em qual das alternativas seguintes esto melhor representados os vetores acelerao centrpeta nos pontos Q, S e U?

Leia atentamente as afirmativas abaixo: I - Se o instante considerado na figura corresponder a um movimento retardado, ento os vetores velocidade e acelerao tangencial podero ser representados por c e a, respectivamente. II - O vetor acelerao centrpeta poder ser representado pelo vetor f qualquer que seja o tipo de movimento. III - Se o instante considerado na figura corresponder a um movimento acelerado, a acelerao tangencial poder ser representada por a, a fora centrpeta por e a velocidade por b. Assinale: (A) se as afirmativas I, II e III estiverem corretas. (B) se apenas a afirmativa I estiver correta. (C) se apenas a afirmativa II estiver correta. (D) se apenas a afirmativa III estiver correta. (E) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. 11. (UEL) Uma pista constituda por trs trechos: dois retilneos AB e CD e um circular BC, conforme esquema a seguir.

09. (UERJ) Uma mangueira esguicha um jato de gua como ilustra a figura.

a) o raio da trajetria. b) os mdulos da acelerao centrpeta e tangencial. Se um automvel percorre toda a pista com velocidade escalar constante, o mdulo da sua acelerao ser (A) nulo em todos os trechos. (B) constante, no nulo, em todos os trechos. (C) constante, no nulo, nos trechos AB e CD. (D) constante, no nulo, apenas no trecho BC. (E) varivel apenas no trecho BC. 12. (UEL) Das afirmativas abaixo: I - Quando a velocidade de um corpo nula, sua acelerao tambm nula. II - Quando a acelerao de um corpo nula, sua velocidade tambm nula. III - Os vetores velocidade e acelerao podem ser perpendiculares entre si. (A) Somente I correta. (B) Somente II correta. (C) Somente III correta. (D) Apenas II e III so corretas. (E) I, II e III so corretas. 13. (FATEC) Na figura representa-se um corpo em movimento sobre uma trajetria curva, com os vetores velocidade v e acelerao a e suas componentes, tangencial at e centrpeta ac. 16. (FESP) Em determinado instante, a velocidade vetorial v e a acelerao vetorial a de um partcula esto representados na figura a seguir. Qual dos pares oferecidos representa, no instante considerado, os valores da acelerao escalar a e do raio de curvatura R da trajetria?

17. (UNIRIO) Uma esfera de massa M, suspensa por um fio, abandonada do ponto S, conforme a figura abaixo.

Analisando a figura podemos concluir que (A) o mdulo da velocidade est aumentando. (B) o mdulo da velocidade est diminuindo. (C) o movimento uniforme. (D) o movimento necessariamente circular. (E) o movimento retilneo. 14. Uma partcula move-se em trajetria circular de raio R = 2,5 m com velocidade escalar constante e igual a 5 m/s. Calcule: a) o mdulo da acelerao tangencial. b) o mdulo da acelerao centrpeta. c) o mdulo da acelerao resultante. 15. A figura representa a velocidade vetorial v e a acelerao vetorial a, de uma partcula que se move em trajetria circular de centro O, num determinado instante t. Sabendo que = 30, |v| = 6,0 m/s e |a| = 4,0 m/s2, calcule:

Os vetores velocidade (v) e acelerao (a) no ponto Q esto corretamente representados em:

18. (PUC-RIO) Dois corpos esto em movimento circular; o corpo A est em movimento circular uniforme e o corpo B em movimento circular uniformemente acelerado. Indique, por meio de setas, a acelerao e a velocidade de cada um deles, identificando-as. 19. (FDC) A velocidade escalar de uma partcula, que percorre uma circunferncia de raio 64 m, varia de acordo com a funo horria: v = 1,0 + 3,0.t (v em m/s e t em s). O mdulo da acelerao resultante da partcula no instante t = 5 s, em m/s2, vale: (A) 3,0 (B) 4,0 (C) 5,0 (D) 8,0 (E) 16 20. (UEL) Considere as seguintes afirmativas: I - No movimento circular uniforme, os vetores velocidade e acelerao so perpendiculares entre si. II - Objetos de mesma forma e dimenses, mas com massas diferentes, quando soltos de uma mesma altura, por estarem sob a influncia da mesma acelerao gravitacional, chegam ao solo no mesmo instante. III - Do ponto de vista microscpico, as foras responsveis pelo atrito entre duas superfcies so as foras gravitacionais que atuam nas regies em que as duas superfcies esto em contato. Assinale a alternativa correta. (A) Apenas as afirmativas I e III so verdadeiras. (B) Apenas as afirmativas II e III so verdadeiras. (C) Apenas as afirmativas I e II so verdadeiras. (D) Apenas a afirmativa III verdadeira. (E) Todas as afirmativas so verdadeiras. 21. (UFU) O grfico, abaixo, mostra a posio (s) de uma partcula em funo de t2/2.

b) 4 2 m; c) 2 m/s 10. a) 0,2 s;b) Mdulo = 1 m/s, Direo = eixo x, Sentido = negativo do eixo x 11. C 12. C 13. D 14. A 15. E 16. A 17. B 18. A 19. D 20. E 21. D 22. C 23. B 24. a) at = 0; b) ac = 10 m/s2, c) a = 10 m/s2 25. a) R = 18 m, b) ac = 2,0 m/s2 e at = 2 3 m/s2

26. C 27. E
28.

29. C 30. C 31. B

A inclinao do grfico representa (A) o mdulo da velocidade. (B) o mdulo da acelerao tangencial. (C) o mdulo da acelerao total. (D) o mdulo da acelerao centrpeta.

GABARITO
1. A 2. C 3. a) s = 3 cm r = 6 cm; ) s = 3 /2 cm r = 3 2 cm 4. a) vm = 5 /4 m/s; b) v m = vm = 0,5 cm/s

5 2 m/s 2

5. A

6. a) s = 18,8 cm, vm = 0,78 cm/s; b) r = 12 cm, 7. C 8. v m = v 2 9. a) s = 2 m;

S-ar putea să vă placă și