Sunteți pe pagina 1din 16

EXAME NACIONAL DA ANPEC 2008 Resoluo da Prova de Economia Brasileira

QUESTO 1 - O governo Campos Salles, sendo Joaquim Murtinho Ministro da Fazenda, executou uma poltica econmica negociada com os credores externos, em troca do reescalonamento da dvida externa brasileira (Funding Loan). correto afirmar que o governo Campos Salles: (0) desvalorizou a moeda nacional para compensar os exportadores pela queda do preo do caf e gerar receitas cambiais para pagamento da dvida externa. FALSO O governo de Campos Salles capitaneou uma poltica monetria contracionista como contrapartida ao escalonamento da dvida externa, causando uma forte recesso interna. A poltica monetria ortodoxa juntamente melhoria no balano de pagamentos do pas ocasionou uma valorizao da taxa de cmbio que afetou profunda e negativamente os interesses dos exportadores. Os mais afetados foram os exportadores de caf que, alm de ter a poltica cambial deprimindo os seus ganhos, ainda contavam com a queda do preo o produto no mercado internacional. Por outro lado, os exportadores de borracha ampliaram suas vendas, em virtude do aumento da demanda internacional por esse produto. (1) elevou a carga tributria para facilitar o pagamento da dvida pblica externa. VERDADEIRO Fazia parte do acordo com os banqueiros internacionais que o governo brasileiro adotasse severas medidas de saneamento fiscal e monetrio. Despesas de vrias ordens foram diminudas e a tributao foi incrementada, principalmente via imposto de consumo e do selo. (2) apreciou a moeda nacional para reduzir o custo fiscal da dvida pblica externa. VERDADEIRO Conquanto a apreciao cambial reduzisse os ganhos dos exportadores em geral, o comportamento dos preos da borracha e do volume de exportaes desse produto gerava uma melhoria no balano de pagamentos do pas, o qual, associado forte contrao monetria e entrada de capitais estrangeiros (essa condicionada ao bom comportamento do governo) proporcionava uma apreciao da moeda. Como a dvida externa era denominada em libras esterlinas, tem-se que uma apreciao da moeda nacional reduz a necessidade de divisas para o pagamento da dvida. (3) expandiu o crdito a investimentos que aumentassem exportaes ou substitussem importaes e melhorassem o saldo da balana comercial. FALSO A poltica monetria foi de natureza restritiva. Ademais, o governo desejava uma reduo na produo de caf, dada a queda dos preos internacionais desse produto. Os investimentos feitos tiveram como fonte de financiamento o capital estrangeiro europeu e no o setor pblico.

Central de Ensino para Graduados 11 30634019

-1-

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

(4) procurou reduzir a inflao mediante crescimento mais lento da oferta monetria, abaixo da taxa de inflao do perodo anterior. FALSO O foco do programa econmico de Joaquim Murtinho era a reduo do papel-moeda para a melhoria das contas fiscais e do balano de pagamentos, e no para o combate inflao, o qual passar a ser objetivo central da poltica econmica somente a partir da dcada de 1960. Antes disso, a ateno da poltica econmica se volta quase que exclusivamente para as relaes do Brasil com o resto do mundo, isto , para o equilbrio do balano de pagamentos e manipulao da taxa de cmbio de acordo com os objetivos da poltica econmica de cada governo.

QUESTO 2 - Um dos objetivos da poltica econmica nos anos 1930 foi responder crise provocada pela queda abrupta do preo do caf no mercado internacional. A respeito da crise externa e das polticas adotadas em resposta a ela, correto afirmar que: (0) a capacidade de importar do Pas declinou drasticamente a despeito do aumento do volume fsico das exportaes. VERDADEIRO As exportaes brasileiras sofreram uma reduo abrupta entre 1929 (US$ 450 milhes) e 1932 (US$ 180 milhes). Visto que o caf representava 70% da pauta de exportaes, a queda em seu preo de mercado implicaria uma contrao brusca no volume de divisas disponvel para o financiamento das importaes. Simultaneamente irrupo da crise econmica dos anos 1930, deu-se uma grande safra de caf, como resultado do plantio realizado nos anos 20, o que veio reforar a tendncia baixista do preo do produto no mercado internacional. (1) a superao da crise foi facilitada pela poltica de contrao de crdito praticada at 1937, que reduziu preos e aumentou a competitividade internacional da indstria brasileira. FALSO O Governo de GV atuou constantemente no sentido de ampliar a renda nacional, com vistas a dinamizar a economia interna. A poltica de crdito do perodo caracterizada por forte expanso, principalmente para a indstria nascente, muito embora os agricultores tambm tenham sido contemplados pelas polticas de fomento do governo. No caso da competitividade internacional da indstria brasileira, desnecessrio estender-se, haja vista que a indstria nacional ainda engatinhava e pouca sorte teria em enfrentar os produtos concorrentes internacionais. Ademais, o incio da dcada de 1930 marcado pela Grande Depresso, a qual solapou as bases do sistema capitalista, levando os pases a se fecharem ao comrcio exterior. (2) a recuperao foi prejudicada pelos supervits fiscais primrios recorrentes do Governo Federal at 1937. FALSO O Brasil foi o primeiro pas a sair da recesso da economia mundial da dcada de 1930. A poltica de valorizao do caf agressivamente capitaneada por Vargas deu o tom da retomada do crescimento da economia brasileira, gerando efeitos de disseminao sobre os outros setores da economia, dentre os quais a indstria nascente brasileira. . recorrente nessa fase o dficit fiscal do governo, dada a imensa massa de recursos mobilizada para a defesa do valor das exportaes de caf.

Central de Ensino para Graduados 11 30634019

-2-

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

(3) apesar da reduo do custo do servio da dvida externa, o Brasil viu-se obrigado, no final da dcada, a suspender o pagamento de tais servios, em virtude da reduo do saldo da balana comercial. VERDADEIRO O saldo da balana comercial sofreu forte queda no final da dcada de 1930, em virtude do forte crescimento das importaes de bens necessrios manuteno do crescimento econmico brasileiro, tipicamente bens de capital para uso na indstria. Como conseqncia, o montante de divisas destinado liquidao dos compromissos financeiros sofreu forte queda, forando o governo a buscar uma renegociao da dvida externa brasileira. (4) a despeito do quadro de crise, o Governo Vargas resistiu at o final da dcada a impor controles sobre o mercado de cmbio. FALSO O Governo Vargas da dcada de 1930 teve por poltica cambial a desvalorizao da taxa de cmbio. A imposio de controles sobre o mercado de cmbio ocorrer somente no seu segundo governo, entre 1951 e 1954.

QUESTO 3 - A respeito das polticas cambial e de comrcio exterior do Governo Dutra nos anos que se seguiram Segunda Guerra Mundial, correto afirmar que: (0) o cmbio foi mantido fixo, no nvel do pr-guerra. VERDADEIRO O cmbio mantm-se fixo e seu estabelecimento ao nvel do pr-guerra gerou a chamada iluso de divisas. O Governo Dutra entendia ter reservas maiores do que o montante realmente disponvel, o que ocasionou uma poltica frouxa de comrcio exterior, que levou a um rpido crescimento das importaes. (1) coerente com sua orientao liberal, o Governo Dutra no autorizou controles seletivos de importaes. FALSO a orientao liberal do governo dura at que se percebe a iluso de divisas em 1947. To logo as reservas em moeda estrangeira sofrem vertiginosa reduo, o governo abandona a liberalidade e passa impor controles sobre as importaes. (2) atribuem-se os dficits da balana comercial, ao final da dcada de 1940, queda dos preos internacionais do caf. FALSO Os dficits da balana comercial decorrem do rpido incremento das importaes, face poltica liberal de importaes do governo. J em 1947, a postura do governo se move no sentido do controle cambial e da adoo do sistema de licenciamento de importaes. Ademais, em 1949, os preos do caf sofrem expressiva recuperao, auxiliando a obteno de resultados positivos da balana comercial.

Central de Ensino para Graduados 11 30634019

-3-

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

(3) uma das conseqncias da poltica cambial foi a perda de competitividade das exportaes de manufaturados. VERDADEIRO A poltica cambial sancionava uma taxa de cmbio sobrevalorizada, tornando a rentabilidade do setor exportador menos atrativa quando comparada ao mercado interno. A conjugao de sobrevalorizao cambial e protecionismo contra a importao de bens competitivos tornava o mercado interno uma aplicao mais rentvel. (4) um dos objetivos da poltica cambial foi a conteno da inflao. VERDADEIRO A inflao despontava j em 1944 taxa de 20% e de 15% em 1945, de forma que a preocupao do governo com o desarranjo monetrio orientou sua poltica marcadamente ortodoxa at 1949.

QUESTO 4 - Vrias medidas adotadas durante o segundo Governo Vargas (1951-54) favoreceram o avano da industrializao na segunda metade da dcada de 1950. Entre essas incluem-se: (0) a Instruo 113 da SUMOC, que autorizou a emisso de licenas para importao de mquinas e equipamentos sem cobertura cambial; FALSO A Instruo 113 foi editada no governo de Caf Filho, vice-presidente de Vargas, aps o suicdio deste ltimo em 1954. (1) a reforma tributria, que instituiu a cobrana de impostos sobre valor adicionado; FALSO A reforma tributria que cria os IVAs, tais como o Imposto sobre Circulao de Mercadorias (ICM, mais tarde ICMS), vir a ocorrer somente no Governo Castelo Branco, iniciado em 1964. (2) a Instruo 70 da SUMOC, que instituiu o regime de taxas mltiplas de cmbio; FALSO questo anulada. A afirmativa somente em parte correta. Ao mesmo tempo em que a Instruo 70 auxiliava a formao de um departamento I (bens de capital) na indstria nacional, via taxa de cmbio preferencial para este tipo de transao, ela tinha por efeito uma desvalorizao cambial disfarada que encarecia sobremaneira a aquisio de bens intermedirios e insumos produtivos para outros setores. Assim, a afirmativa pode ser entendida como verdadeira, apesar de as controvrsias se fazerem presentes. (3) a criao do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico (BNDE) e da Petrleo Brasileiro S. A. (PETROBRS); VERDADEIRO Ambas as autarquias de grande renome so criadas nesse perodo: o BNDES em 1952 e a Petrobrs em 1953.

Central de Ensino para Graduados 11 30634019

-4-

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

(4) o Plano SALTE, que previa investimentos pblicos nos setores de sade, alimentao, transporte e energia. FALSO O Plano SALTE foi proposto pelo governo Dutra para o perodo 1949-1953.

QUESTO 5 - Entre as causas da desacelerao do crescimento econmico entre 1962 e 1967, incluem-se: (0) o dficit fiscal resultante do aumento substancial dos investimentos das empresas estatais no governo Joo Goulart; FALSO O governo Jango no marcado por expressivos investimentos das empresas estatais, mas sim pela tentativa de debelar a inflao. Nesse sentido, o Plano Trienal atendeu aos requisitos mais fundamentais da ortodoxia econmica, defendendo uma reduo dos gastos do governo (dentre eles os investimentos) de forma a reduzir o galopante dficit fiscal. (1) a reduo da taxa de crescimento dos investimentos em virtude da concluso dos grandes projetos do perodo anterior e da existncia de capacidade ociosa em diversos setores; VERDADEIRO Logo aps um esforo duradouro de investimentos em setores intensivos em capital, tpico haver uma desacelerao dos investimentos; isso ainda mais verdico no caso do Plano de Metas, o qual carecia de bases financeiras adequadas que fizessem perdurar o esforo de investimento. (2) a elevao da carga tributria promovida pelo governo Castelo Branco; VERDADEIRO A Reforma Tributria do Plano de Ao Econmica do Governo (PAEG), implementada entre 1964 e 1966, reformulou a estrutura financeira nacional, principalmente no que diz respeito organizao da matriz financeira do Estado. Foram criados diversos tributos e novas orientaes foram dadas aos gastos. Esses foram reduzidos, de forma a eliminar o fator fiscal que alimentava a inflao. Assim, a ampliao da rede de tributos num perodo de fraco crescimento econmico ocasiona uma elevao da carga tributria, a qual contribuiu negativamente para a retomada da atividade econmica. (3) a inflao corretiva, que resultou do aumento dos salrios reais promovido pelo Programa de Ao Econmica do Governo (PAEG); FALSO Desde o final da dcada de 1950, a inflao vinha corroendo o valor das tarifas pblicas, gerando dificuldades para o equilbrio das contas pblicas. A inflao corretiva foi uma justificativa para a correo das tarifas cobradas pela prestao de servios pblicos de gua, energia eltrica etc., no sentido de organizar o aparato fiscal do Estado. O erro da afirmativa acima reside no termo resultou do aumento dos salrios reais. O PAEG via como uma das causas da inflao os aumentos salariais superiores aos incrementos na produtividade, de sorte que uma das vertentes do plano consistia na conteno salarial.

Central de Ensino para Graduados 11 30634019

-5-

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

(4) o baixo coeficiente de exportao das indstrias instaladas no Pas, cujas exportaes foram insuficientes para compensar a desacelerao da demanda interna, depois do Plano de Metas. VERDADEIRO O baixo coeficiente de exportaes das indstrias nacionais foi diagnosticado pelo PAEG como fator que contribua para o baixo crescimento econmico, alm de manter um desequilbrio no balano de pagamentos do pas.

QUESTO 6 - A respeito do Plano de estabilizao e de reformas estruturais do governo Castelo Branco, so corretas as afirmativas: (0) o Plano reintroduziu o regime de taxas fixas de cmbio, que vigorou at sua substituio pelo regime de minidesvalorizaes, em 1968; FALSO O PAEG efetuou a unificao do mercado cambial. Todavia, a poltica de minidesvalorizaes teve incio somente em 1968, quando o mandato de Castelo Branco j havia sido concludo em 1967, quando, em maro desse ano, assume a presidncia da Repblica o General Costa e Silva. (1) o combate inflao foi facilitado pela reduo das margens de lucro das empresas estatais; FALSO Ao contrrio, durante o PAEG que se d pleno curso inflao corretiva, isto , a correo das tarifas pblicas de acordo com a inflao dos anos anteriores. Essa correo no facilitou o combate inflao, como fica ntido pelo prprio termo inflao corretiva. (2) a reforma financeira segmentou o sistema financeiro, por exemplo, separando bancos comerciais e bancos de investimento; VERDADEIRO O PAEG organizou o Sistema Financeiro Nacional, conferindo racionalidade e dinamismo estrutura financeira do pas, segmentando o mercado em diferentes espaos de atuao, dentre eles os bancos comerciais, os bancos de investimento, as financeiras, os bancos de fomento etc., cada qual com uma fonte especfica de captao de recursos. em 1964, no bojo do PAEG, que fundado o Banco Central do Brasil, centralizando as funes de gesto da moeda em uma nica instituio, antes distribuda dentre diversos rgos, o que dificultava a implementao de uma poltica monetria slida e consistente. (3) a superao da crise cambial foi facilitada pelo controle das remessas de lucro de filiais de empresas estrangeiras; FALSO O PAEG tinha como um de seus objetivos o realinhamento com os pases industrializados, no sentido de restaurar o crdito do pas no exterior, o que seria dificultado pelo controle de remessa de lucros. No s se liberou as remessas, como se associou profundamente o sistema financeiro nacional ao sistema financeiro internacional.

Central de Ensino para Graduados 11 30634019

-6-

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

QUESTO 7 - A respeito da acelerao do crescimento do perodo do milagre econmico, so corretas as afirmativas: (0) a produo industrial cresceu mediante utilizao de capacidade ociosa, j que somente no Governo Geisel a capacidade produtiva instalada voltaria a crescer; FALSO A capacidade produtiva instalada cresce fortemente durante o milagre, principalmente no que diz respeito produo de bens de consumo durveis, habitao (Sistema Financeiro da Habitao), agricultura, assim como o desenvolvimento da produo de fatores de produo e de novos mercados inexplorados. Alm disso, a indstria foi o setor lder do crescimento, principalmente nos setores de transporte, maquinrio e equipamento eltrico. (1) a diferenciao da estrutura de salrios, propiciada pela poltica salarial em vigor desde o Governo Castelo Branco, favoreceu a expanso da demanda de bens de consumo durveis; VERDADEIRO A diferenciao dos salrios equivale ao processo de descompresso da escala salarial. Esse fenmeno tem por efeito a concentrao de renda em determinadas classes sociais, as quais desenvolvem hbitos de consumo adequados ao tipo de crescimento econmico em vigor nesse perodo. Era necessrio ampliar o consumo de bens durveis, tais como automveis e eletrodomsticos, viabilizando o crescimento desses setores, os quais figuravam como carro-chefe da expanso econmica observada. (2) o dinamismo do setor industrial foi ampliado pelas exportaes de manufaturados, estimuladas pelo realismo cambial propiciado pelas minidesvalorizaes; VERDADEIRO nesse perodo que a poltica industrial e de comrcio exterior fornecem bases mais adequadas para a exportao de manufaturados. As exportaes dirigiam-se predominantemente para os pases vizinhos, como a Argentina e Uruguai, e eram facilitadas pela poltica de minidesvalorizaes cambiais, iniciada em 1968. (3) o crescimento veio acompanhado do aumento do salrio mdio e gerou acentuada expanso do emprego, no obstante o fato de ter havido piora na distribuio de renda; VERDADEIRO O dinamismo observado no perodo do milagre ocasionou uma melhoria generalizada na renda nacional. Tratou-se de uma pujana econmica que mobilizou grande parte da fora de trabalho nacional. As diferenciaes da cadeia industrial ocasionaram, todavia, uma diversificao na estrutura da demanda por trabalho, segundo os critrios de escolaridade e qualificao tecnolgica, desencadeando a descompresso da escala salarial, a qual potencializou a concentrao da renda. (4) a acelerao foi prejudicada por uma poltica monetria contracionista, justificada pela hiptese de a inflao brasileira ser de demanda. FALSO Ao contrrio, as polticas monetria e creditcia foram fortemente expansivas, na esteira das reformas financeira e fiscal implementadas no perodo anterior ao milagre, possibilitando a

Central de Ensino para Graduados 11 30634019

-7-

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

canalizao da poupana nacional para os investimentos produtivos. O milagre ficou marcado como o perodo de maior crescimento econmico com estabilidade de preos da histria do pas.

QUESTO 8 - O II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND) foi crucial para a industrializao brasileira. A respeito do II PND so corretas as afirmativas: (0) Sua justificativa exps uma viso crtica do milagre econmico, alegando que este estimulara o setor de bens de consumo, mas no expandira suficientemente a produo de insumos bsicos; VERDADEIRO Esse diagnstico do milagre deu a direo dos investimentos patrocinados pelo plano, concentrando-se na concluso das etapas superiores da matriz industrial, a saber, o setor de bens de capital, isto , a produo de bens de produo e bens intermedirios, tais como energia eltrica e siderurgia. (1) os recursos do BNDE, inflados pelo PIS-PASEP, foram fundamentais para o financiamento dos investimentos das empresas estatais, as quais puderam contar tambm com a elevada liquidez internacional; FALSO Os recursos do BNDE dirigiam-se quase que exclusivamente aos investidores privados e s empresas estrangeiras. As empresas estatais recorriam diretamente aos credores internacionais para a contratao de emprstimos em moeda estrangeira, de acordo com a Lei 4.131, que autorizava esse tipo de transao. (2) estimularam-se a substituio de importaes de bens de consumo durveis, complementando-se o processo iniciado pelo Plano de Metas; FALSO O II PND tem como foco principal os projetos de investimento intensivos em capital pesado. A excessiva ateno dada ao setor de bens de consumo durveis durante o milagre era entendida pelos autores do plano como sendo a principal causa da crise que o pas enfrentava e que somente poderia ser contornada com a concluso da matriz industrial, isto , os setores de bens de capital e de bens intermedirios. Esses setores se mostravam incompletos e tornavam o pas vulnervel s crises internacionais, uma vez que a importao desses bens mobilizava grandes somas de divisas, dada a intensidade e capital envolvida. A internalizao de sua produo visava reduzir a dependncia nacional em relao ao mercado internacional. (3) procurou-se destinar encomendas governamentais de forma a fortalecer o setor nacional de bens de capital; VERDADEIRO O Estado o principal agente do II PND, mobilizando grandes somas de recursos e orientando os capitais privados nacional e estrangeiro para a consecuo das metas estabelecidas. Um exemplo reside na construo da Usina de Itaipu, a qual gerou uma demanda significativa sobre a indstria siderrgica nacional.

Central de Ensino para Graduados 11 30634019

-8-

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

(4) os investimentos das empresas estatais foram financiados sobretudo pela elevao de margens de lucro. FALSO Os investimentos do II PND foram financiados, em sua quase totalidade, por emprstimos estrangeiros tomados de grandes instituies financeiras e governos estrangeiros, o que desencadearia, mais tarde, a crise da dvida externa, em finais da dcada de 1970, a qual perduraria at a metade do decnio seguinte.

QUESTO 9 - O perodo 1980-84 foi especialmente difcil para economia brasileira. Sobre este perodo, correto afirmar que: (0) as polticas restritivas de demanda, adotadas em 1981, tiveram efeito praticamente nulo sobre a taxa de inflao. VERDADEIRO Apesar dos esforos do governo em implementar medidas de conteno de salrios, aumento da arrecadao e reduo dos gastos, elevao das taxas de juros e contrao da liquidez real da economia, a inflao persistia, corroborando a tese da inflao inercial de Andr Lara Resende e Francisco Lopes. (1) as necessidades de financiamento do balano de pagamentos levaram o governo a recorrer ao FMI antes das eleies de 15 de novembro de 1982. FALSO O governo optou, estrategicamente, por aguardar o trmino das eleies de 1982 para, ento, solicitar o suporte financeiro do FMI. A inteno era comunicar sociedade brasileira que o governo tinha o controle sobre a situao macroeconmica do pas, o que fortaleceria eleitoralmente os candidatos do partido do governo federal. (2) em 6 de janeiro de 1983, o governo brasileiro submeteu a primeira carta de intenes ao FMI e que, nos 24 meses subseqentes, sete cartas de intenes foram examinadas pela direo do Fundo. VERDADEIRO Esse perodo foi marcado pela intensa troca de missivas entre os representantes do governo brasileiro e do FMI. As questes colocadas em pauta diziam respeito aos mtodos de mensurao do dficit pblico num ambiente de forte instabilidade monetria e de inflao galopante. Tal dilogo resultou na formulao de diferentes conceitos de resultado fiscal, tais como o dficit primrio e o dficit operacional das contas pblicas. (3) graas abertura democrtica, o salrio mnimo preservou seu valor em termos reais. FALSO A abertura democrtica dar-se-ia somente em 1985, com a eleio de Tancredo Neves para Presidente da Repblica. (4) o ajustamento externo da economia, foi bem sucedido por ter gerado vultosos supervits comerciais e alcanado o equilbrio da conta corrente do balano de pagamentos.

Central de Ensino para Graduados 11 30634019

-9-

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

VERDADEIRO J em 1984, a balana comercial acusava vultosos saldos positivos. Alm das medidas de conteno das importaes capitaneadas pelo governo brasileiro, atuou a favor desse resultado a retomada do crescimento econmico dos EUA, ampliando as exportaes e relaxando as restries externas economia brasileira..

QUESTO 10 - A respeito das diferentes interpretaes sobre a natureza da inflao brasileira na dcada de 1980, correto afirmar que: (0) para os ps-keynesianos, a instabilidade cambial trazida pela crise do endividamento externo foi um dos principais motivos da acelerao inflacionria. VERDADEIRO A crise do endividamento imps severas distores matriz industrial brasileira e estrutura de preos relativos, incorporando os efeitos da maxidesvalorizao de 1983, repassada para os preos dos produtos importados. (1) o congelamento de preos e salrios foi a nica proposta dos defensores da tese da inflao inercial, para romper a indexao dos preos correntes inflao passada. FALSO Existia a proposta LARIDA, de Andr Lara Resende e Prsio Arida, que propunha a criao de uma moeda plenamente indexada, que circularia paralelamente moeda oficial brasileira. (2) para os monetaristas, choques cambiais elevaram o patamar da inflao inercial no trinio 19801982, enquanto o risco de novos choques tendia a aceler-la. FALSO Para os monetaristas, a acelerao inflacionria era meramente um subproduto da poltica monetria expansiva. Em suma, tratava-se, segundo essa viso, de um excesso de emisso monetria para financiar os dficits oramentrios do governo. (3) para os ps-keynesianos, o principal motivo de perda de controle da oferta de moeda entre 1980 e 1982 foi a acumulao de reservas cambiais trazida pelo supervit comercial. FALSO O supervit comercial somente voltaria a partir de 1984, no sendo possvel ter ocasionado a acumulao de reservas cambiais entre 1980 e 1982. (4) para os defensores da tese da inflao inercial, os choques de oferta tendiam a elevar o patamar da inflao, mas choques de demanda tendiam a reproduzir a tendncia inercial. FALSO Ambos os choques de oferta e de demanda resultariam na acelerao da inflao. A reproduo da tendncia inflacionria ficaria a cargo da ampla indexao da economia.

Central de Ensino para Graduados 11 30634019

- 10 -

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

QUESTO 11 - A respeito dos planos de combate inflao adotados entre 1986 e 1994, correto afirmar: (0) a abertura financeira de 1992 auxiliou o Plano Real, ao permitir a acumulao de reservas cambiais e ao promover a gradual desvalorizao da moeda nacional antes do plano de estabilizao. VERDADEIRO A partir de 1992, percebe-se um afluxo significativo de capitais economia brasileira. A formao de reservas trouxe ao governo a possibilidade de ancorar a poltica econmica na taxa de cmbio. A gradual desvalorizao, foi possvel preparar o setor exportador para a adoo do Plano Real, que viria a valorizar a taxa de cmbio de maneira drstica. (1) o aumento do saldo comercial em 1986 prejudicou o Plano Cruzado, devido ao impacto monetrio que resultou da elevao das reservas cambiais. FALSO O ano de 1986 apresenta uma deteriorao das contas externas, figurando como uma das principais causas do fracasso do Plano Cruzado. (2) para reduzir os desequilbrios distributivos decorrentes do congelamento de preos, o Plano Bresser instituiu a Unidade de Referncia de Preos (URP). VERDADEIRO A URP substitua o gatilho salarial do Plano Cruzado como nova base para a indexao de salrios. A URP era fixada a cada trs meses com base na mdia geomtrica dos trs meses antecedentes, de forma que ficava estabelecida a correo mensal dos salrios com uma defasagem entre a inflao observada e o repasse para os vencimentos. (3) o Plano Real postergou crises cambiais que prejudicaram outros programas de estabilizao ao definir uma taxa de cmbio compatvel com supervits comerciais. FALSO J em 1994, a balana comercial passa a acusar crescentes dficits, os quais viriam a se aprofundar como resultado da poltica de sobrevalorizao cambial capitaneada pelo governo FHC. (4) fiel propalada averso do ento Ministro da Fazenda a congelamentos, o Plano Vero preferiu recorrer contrao da oferta de moeda para combater a inflao. FALSO O Plano Vero fez amplo uso dos congelamentos, tanto no caso dos preos regulados pelo mercado quanto no que se referia s tarifas pblicas. A averso do Ministro se dava explicitamente indexao da economia.

Central de Ensino para Graduados 11 30634019

- 11 -

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

QUESTO 12 - A respeito dos efeitos da abertura comercial e financeira sobre o crescimento econmico, a indstria e o balano de pagamentos, correto afirmar que (0) ganhos de eficincia gerados pela abertura comercial tornaram as cadeias produtivas industriais mais integradas verticalmente ao longo da dcada de 1990. FALSO Os ganhos de eficincia so, de fato, uma caracterstica marcante da matriz industrial brasileira ps-abertura comercial. Todavia, esse ganho de eficincia foi obtido ao custo da integrao vertical da cadeia produtiva, com o repasse (outsourcing) de certas etapas do processo produtivo a empresas estrangeiras sediadas em outros pases. Isto , o ganho de eficincia se deu com a segmentao externalizante da cadeia produtiva nacional, numa diviso de tarefas que passou a utilizar cada vez mais as importaes de insumos e fatores de produo para a produo interna. (1) entre 1995 e 1998, os dficits comerciais foram financiados pelo aumento do passivo externo. VERDADEIRO A poltica econmica ancorada no cmbio exigia uma taxa de cmbio fixa, de forma que a poltica monetria atendia necessidade de ingressos de moeda forte para equilbrio do balano de pagamentos. As taxas de juros mantidas em elevados patamares atraa o capital financeiro de curto prazo, donde as razes da profunda vulnerabilidade externa da economia brasileira. (2) a falta de competitividade da indstria nacional tornou-se explcita com a abertura comercial e agravou-se com a valorizao da taxa de cmbio aps o Plano Real, trazendo como conseqncia o fechamento de um grande nmero de empresas e a retrao do emprego industrial. VERDADEIRO As polticas comerciais dos diversos governos ao longo de meio sculo ofereceram ampla proteo indstria nacional. Quando da abertura comercial, iniciada em 1988, toda uma gama de setores foi exposta concorrncia com produtos internacionais. As defasagens tecnolgicas entre o produto estrangeiro e o produto nacional expressavam-se nos custos de produo e na qualidade dos mesmos. Era evidente que a indstria nacional no conseguiria acompanhar a inundao de produtos importados, de forma que muitas empresas entraram em falncia e/ou foram compradas por grupos estrangeiros e nacionais. (3) a reduo das alquotas do Imposto de Importao e a apreciao cambial prejudicaram vrios segmentos como txtil, calados, brinquedos e eletroeletrnico. VERDADEIRO De um lado o imposto de importao reduzido afeta a dinmica do mercado interno, encarecendo os produtos nacionais frente aos importados. De outro, a taxa de cmbio apreciada desestimula a exportao desses bens, de forma que tais setores so colocados numa situao bastante incmoda em termos econmicos.

Central de Ensino para Graduados 11 30634019

- 12 -

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

(4) a abertura provocou, desde o incio, a reverso dos saldos comerciais positivos caractersticos dos anos 1980. FALSO Desde a abertura comercial no final da dcada de 1980, a balana comercial teve saldos positivos decrescentes. Todavia, a reverso se d somente em 1994, com a implementao do Plano Real.

QUESTO 13 - Com respeito atuao do Estado brasileiro durante o perodo militar, julgue as afirmativas: (0) Durante o milagre econmico, a postura conservadora do governo fez com que se reduzisse o nmero de empresas estatais. FALSO A administrao militar que se inicia em 1964 historicamente conhecida pelo termo modernizao conservadora. Todavia, o conservadorismo se deu mais na esfera poltica do que na econmica, no sentido de ter barrado a incluso de novas foras sociais no cenrio da poltica nacional. Economicamente falando, o governo seguiu a cartilha da substituio de importaes e ampliou o tamanho do Estado. As empresas do Estado dominavam setores-chave, como ao, minerao, produtos petroqumicos e eram responsveis pela gerao de 80% da capacidade geradora de energia eltrica e pela prestao da maioria dos servios pblicos. (1) Outra face da atuao estatal diz respeito ao fornecimento de hedge ao setor privado endividado em dlares nos momentos de crise internacional, como os que ocorreram ao final dos anos 1970 e incio da dcada de 1980. VERDADEIRO Hedge significa proteo contra as oscilaes de uma dada conjuntura. Em 1977, emitida a Resoluo n. 432 do Banco Central, a qual disciplinava a transferncia da dvida em moeda forte, contrada pelo setor privado, para o setor pblico, de forma que os agentes nacionais ficariam com um passivo financeiro em moeda nacional, enquanto o setor pblico assumia a dvida em moeda forte, protegendo o capital privado nacional contra oscilaes na conjuntura internacional, como mais tarde, em 1979, ver-se-ia ocorrer, nos episdios do segundo choque do petrleo e da elevao da taxa de juros norte-americana. (2) O controle de preos do setor privado, por meio de rgos como o CIP e a SUNAB, revelou-se inoperante na prtica. FALSO O sistema era operante em termos prticos. Entretanto, era pouco eficaz e muito custoso. (3) Em alguns momentos, o Estado subsidiou o setor privado por meio da subcorreo dos preos dos bens e servios fornecidos por empresas estatais. VERDADEIRO A utilizao dos preos e tarifas pblicas visava atender s necessidades da populao em relao aos servios pblicos, mas tambm tinha o intuito de atenuar o aumento da inflao. Por se tratar de servios amplamente utilizados pela populao e que tem um peso significativo no oramento familiar, qualquer aumento nas tarifas pblicas geraria um efeito

Central de Ensino para Graduados 11 30634019

- 13 -

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

considervel sobre a inflao. Esse fenmeno ficou conhecido como inflao corretiva, que a inflao resultante da correo das tarifas pblicas. (4) A atuao do Estado como agente financiador de longo prazo no foi importante devido ao sucesso das reformas do PAEG no tocante ao mercado financeiro e ao mercado de capitais. FALSO Em verdade, o nico rgo de financiamento de longo prazo foi o BNDE (mais tarde, BNDES), o qual captava recursos no mercado internacional para a concesso de emprstimos de mdio e longo prazos para inverso em setores intensivos em capital. Ao longo do processo de industrializao brasileira, o Estado foi o principal agente financiador. O PAEG veio somar a essa tendncia, organizando a estrutura financeira, distribuindo as tarefas, mas preservando o papel do Estado como indutor da industrializao nacional.

QUESTO 14 - Julgue as afirmativas: (0) Ao longo das dcadas de 1930 e 1940, o total da dvida pblica externa brasileira aumentou em virtude dos acordos de cooperao internacional negociados pelo governo Vargas. FALSO A dvida pblica externa no sofreu crescimento em virtude de haver cessado, logo em 1932, o fluxo de capital estrangeiro para o Brasil, por ocasio da grande Depresso. (1) A cooperao econmica entre os governos de Brasil e Estados Unidos deteriorou-se durante a administrao Eisenhower, mas o governo Kubitschek pde obter recursos privados atraindo empresas europias e japonesas. VERDADEIRO durante o governo JK que o Brasil se afasta diplomaticamente dos EUA e passa a perder crdito junto a essa praa financeira. Todavia, encontra uma alternativa segura na recepo a empresas multinacionais europias e japonesas que, no perodo ps-guerra, passam a desafiar o empresariado norte-americano, ganhando mercados antes ocupados pelas empresas norte-americanas. exatamente nesse perodo que o Brasil diversifica as origens das multinacionais aqui presentes. Exemplo mais claro disso a implantao de fbrica da Volkswagen j nessa poca.

(2) embora o Plano de Metas estimulasse investimentos industriais orientados sobretudo para o mercado interno, as exportaes de manufaturados aumentaram e as de caf reduziram sua participao no valor total das exportaes, no perodo. VERDADEIRO As exportaes brasileiras de manufaturados ganham mercados regionais, isto , os pases nas Amricas do Sul e Central. Desde a dcada de 1930, o caf j vinha perdendo peso de forma progressiva. A partir da dcada de 1960, a queda da participao do caf na pauta de exportao se far sentir mais explicitamente.

Central de Ensino para Graduados 11 30634019

- 14 -

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

(3) durante o milagre econmico, o aumento da dvida externa brasileira explica-se inteiramente pelos dficits de transaes correntes acumulados entre 1968 e 1973. FALSO O aumento da dvida externa brasileira no perodo 1968-73 explicado pela formao de reservas internacionais, haja vista que os dficits em transaes correntes foram pouco significativos nesse perodo, quando comparados ao volume expressivo de ingressos de divisas.

(4) a partir de 1999, os acordos negociados pelo Brasil com o FMI deixaram de estipular metas para reformas institucionais, limitando-se a definir metas quantitativas para o supervit fiscal primrio. FALSO As reformas institucionais foram um dos principais pontos exigidos pelo FMI como condio para o aporte de 4,5 bilhes de dlares concedido aps as crises russa e dos tigres asiticos. Dentre elas, figuravam reformas na gesto dos gastos pblicos e da poltica monetria e cambial. Como resultado dessa e de outras presses internas e externas, reformulou-se a poltica cambial (desvalorizao de 1999), a poltica fiscal (advento da Lei de Responsabilidade Fiscal) e a poltica monetria (sistema de metas de inflao e autonomia operacional do Banco Central).

QUESTO 15 - Os nveis elevados e persistentes de desigualdade na distribuio de renda caracterizam o Brasil como detentor de um dos mais elevados graus de iniqidade no mundo. A esse respeito, correto afirmar que : (0) o aumento significativo na desigualdade da distribuio de renda entre 1960 e 1970 foi considerado por determinada corrente de economistas como conseqncia natural do crescimento acelerado. VERDADEIRO Esses economistas fazem parte do ento grupo de estudos do CEBRAP (Centro Brasileiro de Pesquisas). Esses economistas participavam das vertentes marxista e ps-keynesiana e viam a desigualdade de renda como resultado de um crescimento acelerado sem o devido desenvolvimento de capital social que acomodasse as profundas transformaes tecnolgicas introduzidas. Diferenas de qualificao impunham a estratificao da escala salarial, gerando discrepncias crescentes entre os diversos nveis de rendimentos da populao. (1) o trabalho de Langoni sobre a distribuio de renda identifica a educao como a varivel mais importante para explicar a desigualdade. VERDADEIRO O autor identifica as causas da estratificao da escala salarial como sendo os diferentes graus de escolaridade da populao. Tornou-se maior a qualificao necessria para enfrentar um mundo repleto de inovaes tecnolgicas, ao passo em que o acesso a essa qualificao se tornou mais custoso. (2) examinando o perodo 1960-1980 como um todo, pode-se concluir que, apesar do aumento da desigualdade na distribuio de renda, o bem-estar social aumentou e a pobreza diminuiu.

Central de Ensino para Graduados 11 30634019

- 15 -

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

VERDADEIRO Os perodos de crescimento econmico consolidaram a estrutura urbana da sociedade brasileira. O acesso aos servios bsicos de educao, saneamento bsico, sade e habitao foi ampliado significativamente. Todavia, a desigualdade social persiste e figura como o principal entrave para o desenvolvimento scio-econmico nacional. (3) o grau de concentrao de renda diminuiu na dcada de 1980, devido adoo da semestralidade dos reajustes salariais em 1979 e existncia de diferentes polticas salariais, inclusive com reajustes diferenciados a favor das classes de menor poder aquisitivo. FALSO A discusso sobre a poltica salarial na dcada de 1970 pouco conclusiva quanto melhoria do salrio real dos trabalhadores. O que se tem claro que o reajuste semestral dos vencimentos proporcionava motivos suficientes para o repasse da elevao do custo salarial para os preos, reproduzindo-se, assim, a tendncia inflacionria. No que se refere concentrao de renda, ela foi aprofundada durante a dcada de 1980. (4) aps a implementao do Plano Real observa-se uma piora no ndice de concentrao de renda, no obstante a significativa reduo do imposto inflacionrio ter favorecido as classes de menor poder aquisitivo. FALSO Se a reduo do imposto inflacionrio tivesse favorecido as classes de menor poder aquisitivo, ter-se-ia observado uma melhoria no ndice de concentrao de renda. Essa questo tpica de como a prova da ANPEC pode proporcionar a resposta dentro da prpria afirmativa. Uma ateno redobrada contornaria a necessidade de o candidato conhecer a evoluo do ndice de Gini ao longo da dcada de 1990.

Comentrio: A prova de Economia Brasileira de 2008 foi uma prova tpica, que segue na esteira dos anos anteriores. Uma prova bem formulada, todavia extensa e exigente, com questes abrangendo desde a primeira Repblica at as questes contemporneas, demandando ao candidato tanto conhecimentos especficos acerca das decises dos diferentes governos, das fontes de financiamento de projetos de investimento, quanto noes mais amplas da historiografia, contemplando as caractersticas gerais da industrializao brasileira, da participao do Estado na economia e das teorias sobre a inflao brasileira. O candidato foi testado em sua habilidade de conciliar os dois planos do conhecimento historiogrfico, a saber, a compreenso dos eventos e decises governamentais dentro do contexto mais amplo das transformaes estruturais da economia brasileira.

Central de Ensino para Graduados 11 30634019

- 16 -

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

S-ar putea să vă placă și