Sunteți pe pagina 1din 3

PESQUISA OPERACIONAL: FERRAMENTA PARA A COMPETITIVIDADE WILSON INACIO PEREIRA Professor de Pesquisa Operacional do Instituto Mau de Tecnologia

O que existe em comum entre a escolha da composio da rao de aves para abate, a definio da agenda de trabalho de mdicos e enfermeiras num hospital, a escolha do local de construo de um centro de distribuio de produtos e a determinao dos padres de corte de chapas numa indstria de embalagens? Estes e muitos outros problemas prticos podem ser resolvidos por meio de tcnicas de Pesquisa Operacional, uma cincia multidisciplinar que integra conhecimentos da Matemtica, Estatstica e Computao para a criao de ferramentas de tomada de deciso. As razes da Pesquisa Operacional esto na Segunda Guerra Mundial, quando os comandos militares britnicos e americanos reuniram cientistas para criar mtodos de alocao de recursos escassos, como avies, radares e submarinos, para um grande nmero de alvos e operaes militares (da o nome Operacional). Com o crescimento econmico ps-guerra, os mtodos e ferramentas desenvolvidos passaram a ser aplicados nos ramos comercial, industrial e governamental, em que os recursos a serem alocados eram matrias-primas, pessoas, mquinas etc. Mtodo A partir da definio do problema a ser resolvido, os analistas de Pesquisa Operacional desenvolvem modelos dos sistemas em questo, com os quais se possa prever e comparar o resultado de alternativas de deciso e estratgias de controle. A Figura 1 ilustra, de forma simplificada, as principais fases de um estudo de Pesquisa Operacional.
Definio de objetivos e modelagem

Sistema

Modelo do sistema Resoluo do modelo proposto

Anlise de resultados e tomada de decises

Resultados experimentais

Resultados preliminares

Validao do modelo e gerao de experimentos

Figura 1 - Fases de um estudo de Pesquisa Operacional.

Na prtica, um projeto de Pesquisa Operacional nem sempre feito na forma sequencial mostrada na Figura 1. Os resultados preliminares, por exemplo, podem evidenciar

inconsistncias no modelo, levando a uma redefinio da formulao inicial. Ainda assim, as etapas mostradas na Figura 1 podem ser utilizadas na aplicao de qualquer ferramenta das duas grandes reas da Pesquisa Operacional: a Otimizao e a Simulao. Otimizao Otimizao o processo de busca pela melhor soluo de um problema que possua vrias (ou infinitas) solues possveis. Por exemplo, considere o caso de uma empresa que produza latas de metal com chapas de ao que podem ser estampadas em n padres diferentes (semelhantes aos trs mostrados na Figura 2).

Figura 2 - Exemplo de padres de corte.

A modelagem desse problema de corte, como o de qualquer problema de otimizao, depende da definio de 3 itens: variveis de deciso, que representam as grandezas que podem ser controladas no problema, uma funo objetivo que determine a qualidade da soluo obtida e restries, que estabelecem limitaes impostas s variveis de deciso. Para o exemplo anterior, as variveis de deciso poderiam ser: pi = quantidade de chapas estampadas no padro i (i = 1, 2, ..., n) x = quantidade de latas produzidas (e vendidas) Conhecidas as quantidades de tampas e corpos gerados pelo padro i (respectivamente, Ti e Ci), o preo unitrio de venda das latas (L) e a disponibilidade (D) de chapas, pode-se escrever o seguinte modelo de otimizao: Maximizar Faturamento = L x
n

Sujeito a:

p
i =1

(Limitao de chapas disponveis)


(A produo de latas limitada pelas tampas) (A produo de latas limitada pelos corpos)

1 n Ti pi 2 i=1
n i =1

x Ci pi

x, pi : nmeros inteiros e maiores ou iguais a zero (i = 1, 2, ..., n)

Esse modelo pode ser resolvido por softwares como o Risk Solver Platform, da Frontline Systems, que funcionam agregados a planilhas eletrnicas. O uso de planilhas facilita a visualizao dos dados de entrada (parmetros) e sada (valores das variveis de deciso e funo objetivo) do modelo, a anlise dos resultados e, eventualmente, a validao do modelo.

Simulao
A maioria dos modelos de otimizao no consegue capturar a natureza aleatria e dinmica de algumas classes de problemas reais. Nesses casos, mais adequado construir modelos computacionais de simulao, em que as entidades e operaes do sistema so representadas de forma grfica. Esse tema ser abordado em artigo a ser publicado na prxima edio da Embanews.

Referncias
HILLIER, F. S.; LIEBERMAN, G. J. Introduo Pesquisa Operacional. Trad. de Ariovaldo Griesi. 8.ed. So Paulo: McGraw-Hill, 2006. CHWIF, L; MEDINA, A. C. Modelagem e Simulao de Eventos Discretos: Teoria e Aplicaes. 2.ed. So Paulo: Ed. Bavarte. 2007. Frontline Systems (http://www.solver.com) Acesso em 01.08.2009.

Publicado: Outubro de 2009 Revista Embanews

S-ar putea să vă placă și