Sunteți pe pagina 1din 57

LEYLA DO PERPTUO TAVARES DE ALMEIDA MRCIA REGINA VALENTE PIMENTA

AS DIFICULDADES QUE PERMEIAM O DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DO ADOLESCENTE USURIO DE INTERNET: UM ESTUDO DE SUAS REDES DE RELAES.

BELM 2002

LEYLA DO PERPTUO TAVARES DE ALMEIDA MRCIA REGINA VALENTE PIMENTA

AS DIFICULDADES QUE PERMEIAM O DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DO ADOLESCENTE USURIO DE INTERNET: UM ESTUDO DE SUAS REDES DE RELAES.

Trabalho de Graduao apresentado ao curso de Psicologia do Centro de Cincias Biolgicas e da Sade como requisito para obteno do grau de Bacharel em Psicologia orientado pela professora Ana Cristina Costa Frana.

BELM 2002

LEYLA DO PERPTUO TAVARES DE ALMEIDA MRCIA REGINA VALENTE PIMENTA

AS DIFICULDADES QUE PERMEIAM O DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DO ADOLESCENTE USURIO DE INTERNET: UM ESTUDO DE SUAS REDES DE RELAES.
Trabalho de Graduao apresentado ao curso de Psicologia do Centro de Cincias Biolgicas e da Sade como requisito para obteno do grau de Bacharel em Psicologia orientado pela professora Ana Cristina Costa Frana.

Banca Examinadora: Prof . Ana Cristina Costa Frana _______________________________________ Prof . Niamey Granhen Brando da Costa________________________________ Prof . Clia Regina da Silva Amaral____________________________________ Data da Avaliao: _____________ Nota__________

Belm 2002

Aos

nossos

maridos

filhos,

que

nos

incentivaram, colaboraram e que diante das dificuldades souberam compreender a nossa no disponibilidade durante a realizao deste trabalho.

Agradecimentos

Agradecemos em primeiro lugar a Deus, por nos ter dado a oportunidade de chegarmos at aqui. Agradecemos tambm, s nossas famlias, professores e aos participantes que tornaram possvel a concretizao deste trabalho. O nosso agradecimento especial professora Ana Cristina Costa Frana, pela pacincia, competncia e disponibilidade com que nos orientou durante todo o desenvolvimento deste trabalho.

Os adolescentes no podem ser considerados somente do ponto de vista de seus conflitos e processos internos, mas, pelo contrrio, devem ser considerados biossocialmente, com a

devida nfase nos sistemas de valores e presses dos grupos que os circundam e com nfase, s vezes, nos valores em conflito, dos mltiplos papis que precisa assumir. (CAMPOS, 2001)

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo analisar quais as dificuldades que os adolescentes usurios de Internet encontram no seu desenvolvimento biopsicossocial, atravs de um estudo de suas redes de relaes. Participaram 10 adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 15 e 20 anos, que permaneciam conectados Internet num perodo mnimo de 10 horas semanais. Os participantes foram entrevistados em salas de bate-papo via Internet. A entrevista continha 18 perguntas semi-estruturadas, referentes ao desenvolvimento biolgico, emocional, familiar, escolar e social do adolescente. Quanto ao desenvolvimento biolgico, 52% dos adolescentes relataram ser as mudanas fsicas as mais percebidas. Em relao aos aspectos emocionais 40% dos adolescentes afirmaram no ter conflitos com a adolescncia. Quanto s relaes familiares, apesar de 50% dos adolescentes relatarem relacionar-se bem com seus pais, uma anlise qualitativa foi necessria, pois se observou que tais questes suscitaram emoes e comportamentos como irritabilidade e dificuldade em lidar com este assunto. Com relao s relaes no contexto escolar 37% dos participantes associaram a escola pblica como um fator negativo. Nas relaes sociais 40% dos adolescentes afirmaram relacionar-se melhor como o sexo oposto. Quanto relao adolescente e Internet 36% no associaram a um fato especfico os motivos que o levam a permanecerem demasiadamente na Internet. Entre todos os microssistemas estudados, foi possvel observar que o sistema familiar foi o que apresentou comprometimentos mais significativos, o que demonstra ser este uma das grandes dificuldades que permeiam as relaes do adolescente usurio de Internet. Sugere-se que novas pesquisas sejam realizadas, onde se possa fazer um estudo especfico e aprofundado do microssistema familiar. Sugere-se a utilizao da Teoria Ecolgica do Desenvolvimento, onde se poderia entender como ocorrem as relaes sociais familiares nos vrios ambientes ecolgicos e no mais somente no ambiente imediato, aprofundando o presente trabalho. Sugere-se ainda que os participantes no sejam somente os adolescentes, mas que se amplie tambm aos pais, na busca de uma viso bidirecional, permitindo comparao entre as vises.

Palavras-chave: adolescente; Internet; rede de relaes.

SUMRIO

Introduo ................................................................................................................................. 8 Mtodo .................................................................................................................................... 27 Resultados ............................................................................................................................... 29 Discusso ................................................................................................................................ 43 Referncias bibliogrficas ....................................................................................................... 52 Anexo

INTRODUO Ao mesmo tempo em que o contexto tecnolgico direciona para um novo meio de comunicao, de diverso, de trabalho, de inter-relao para as sociedades humanas, as dificuldades fortemente presentes na sociedade moderna advindas da relao

adolescente/mquina, ou seja, relaes via Internet, tm levado pesquisadores a discutirem sobre quais so as bases scio-culturais que permeiam estes adolescentes.
Ao transformarmos as mquinas em mediadoras do contato humano, chegam tona muitas perguntas como, por exemplo, que nvel de comunicao se estabelecer entre as pessoas? Quais tipos de compromisso podero ser assumidos? Sero satisfeitas as necessidades de interao e participao social? Quais as responsabilidades que devemos assumir pelas aes virtuais? (MARCHIORI, 2000, p. 101).

A entrada do novo sculo foi marcada por uma tendncia ao isolamento do adolescente, que passa mais tempo em casa assistindo vdeo e usando computador para acessar o resto do mundo, em contatos intelectuais e sociais. Essas pessoas que descobriram a Internet como uma forma alternativa de se comunicarem e interrelacionarem atravs do micro deixam de vivenciar encontros entre amigos, brincadeiras, carinho. O mundo virtual mostrase para eles amplo como a vida. Guimares (2001) discute esse assunto quando expe que a facilidade trazida pela Internet tambm trouxe a solido. O medo fez com que a socializao ficasse cada vez mais difcil. Para suprir essa necessidade de contato intelectual, social e afetivo, algumas pessoas que hoje so milhes foram aderindo a uma nova maneira de se comunicar, de fazer amizades: a Internet. Ante o exposto relevante ressaltar a importncia da realizao desta pesquisa que possibilitou s pesquisadoras verificar as dificuldades que permeiam o desenvolvimento biopsicossocial dos adolescentes usurios de Internet, atravs de um estudo das suas redes de relaes..

Marchiori (2000) em seus estudos afirma que autores e pesquisadores contemporneos como Rojas (1998) e Raffa (1997) se dedicam a estudar estes aspectos, onde vem o

desenvolvimento e as conquistas tecnolgicas indubitavelmente como sendo caractersticas de nossa poca, o que dificulta a avaliao de seus efeitos em relao a fenmenos similares do passado. Diante desta nova perspectiva, surgem estudos que buscam dimensionar o impacto

das novas tecnologias no cotidiano dos adolescentes contemporneos.


A ltima dcada do sculo caracterizou-se pela ampla dimenso da informtica (...) propiciando novas alternativas (...) na modalidade presencial e a distncia . Com efeito tornou-se necessrio analisar as interfaces entre esses processos e novos paradigmas para a construo do conhecimento (...), na contemporaneidade (...). (OLIVEIRA, 2001, p.26).

Estudar os aspectos relacionados realidade virtual proporcionada pela Internet e a construo de vnculos sociais e afetivos na sociedade ps-moderna, para muitos estudiosos por demais relevante. Todavia importante destacar que a pesquisa em questo visou contribuir para as pesquisas j existentes como as realizadas por Oliveira (2001); Taffner (1999) e Guimares (2001). No entanto, o presente trabalho se props a estudar esta problemtica atravs de uma outra tica: suas redes de relaes. Para atingir o objetivo acima descrito, de fundamental importncia considerar a adolescncia como uma fase repleta de privilgios da existncia humana, fase esta na qual as transformaes orgnicas, cognitivas, sociais e afetivas do adolescente implicam

demasiadamente em suas redes de relaes, quer sejam elas a famlia, a escola, a sociedade, e em todas as demais que sejam possveis o relacionamento humano.

... Dizemos ser um perodo privilegiado porque um momento nico entre as vivncias do ser humano, momento em que o adolescente descobre a vida dentro e fora de si, descobre o mundo que tem frente para conquistar. Descobre tambm tanto as agruras e dificuldades de um relacionamento afetivo mais profundo quanto as delcias de se sentir amado e querido por outra pessoa. Vive a busca por seu espao na teia social, ao mesmo tempo que desejaria voltar tenra infncia. (MORAES, 1997, p.1).

Para que se possa ter ampla viso da adolescncia como sendo este perodo privilegiado, faz-se necessrio conceitu-la como um estgio de desenvolvimento

psicossocial. Kalina & Grynberg (1992); Palcios (1995) e Mussen et al (1995) afirmam que a adolescncia uma fase de desenvolvimento psicossocial distinta da puberdade que uma fase de transformao a nvel orgnico. Palcios (1995); Papalia & Olds (2000) e Mussen et al (1995) enfatizam a adolescncia como sendo um perodo que se prolonga aproximadamente dos 12 ou 13 anos at o final da segunda dcada de vida e que se caracteriza pela transio entre a infncia e a adultez . A adolescncia tambm pode ser vista por outra tica, onde estaria pautada, no como sendo um perodo cronolgico e sim um processo psicolgico social.
... adolescente pouco tem haver com a idade da pessoa. O indivduo no adolescente porque est entre os 11 e os 17 ou 18 anos. A adolescncia acima de tudo uma maneira psicolgica de se enfrentar a vida. As pessoas so adolescentes porque tm uma srie de caractersticas psicolgicas que nos permitem classific-las desta maneira. A prpria durao do perodo mdio da adolescncia varia historicamente: a duas ou trs geraes, era dois ou trs anos dos 11 ou 12 at os 14 anos (...) atualmente (...) o perodo da adolescncia [estende-se] at os 18, 19 e 20 anos (...) a adolescncia uma conquista social ... (GAUDNCIO, 1980, p.8).

Ante o exposto, coerente acrescentar que a adolescncia acima de tudo, um perodo e um processo de construo de temas fundamentais que iro permear a vida adulta.

... longe de ser um mero intervalo temporal entre duas idades que estariam, supostamente, mais claramente definidas, a idade infantil e a adulta, a adolescncia constitui um perodo e um processo: a) de ativa desconstruo de um passado pessoal, e em parte tomado e mantido e, por outro, abandonado e definitivamente preterido; b) de projeto e de construo do futuro, a partir de um enorme potencial e acervo de possibilidades ativas que o adolescente possui e tem conscincia de possuir. Neste processo, de recapitulao e de preparao determinados temas vitais a prpria identidade, a sexualidade, o grupo de amigos, os valores, experincias e a experimentao de novos papis passam a ser preponderantes nas relaes do adolescente com seu meio e em sua prpria vivncia fenomenolgica, consciente, dos acontecimentos. (FIERRO, 1995, p. 290).

Durante a fase da adolescncia mudanas antomo-fisolgicas (puberdade)

ocorrem

de forma abrupta. Estas mudanas tero repercusses no desenvolvimento psicossocial do adolescente. Assim, torna-se necessrio conhecer como se processam tais transformaes.
No corpo dos adolescentes, ou melhor, do pbere, se processam largas mudanas hormonais, que aceleram seu crescimento fsico e tambm o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundrios. O crescimento fsico acelerado e no igualado j que algumas partes do corpo se desenvolvem mais rapidamente que outras surpreende o adolescente, que passa a no se reconhecer em seu prprio corpo. Seu esquema corporal ainda no se adaptou ao crescimento de modo que ele comea a esbarrar em alguns objetos, a derrubar coisas, a abraar forte demais as outras pessoas, porque perdeu, ou melhor, ainda no redimensionou a sua percepo de espao, tempo e fora ao novo corpo que passou a possuir. O aparecimento de caracteres sexuais secundrios refora este ponto, influindo largamente na auto imagem do adolescente, na forma como ele v seu corpo modificado e em processo de modificao. (MORAES, 1997, p.1).

As questes emocionais so de suma importncia na adolescncia, uma vez que tm uma influncia direta e intrnseca na formao da identidade do adolescente. Pois um momento de transformao e readaptao na busca do eu, da identidade pessoal. Para que se conquiste essa identidade ser necessrio que o adolescente desenvolva autonomia, confiana e iniciativa que ser propiciada pelo contexto social. Neste perodo os conflitos se afloram; essa busca de identidade gera uma confuso de identidade. Para chegar a resoluo desse conflito o adolescente precisa trabalhar suas habilidades (saber e fazer) e organizar-se para formar esta identidade. Esta busca saudvel, desde que ao longo do seu desenvolvimento, na sua relao com o meio tenha havido o favorecimento aquisio de experincias e valores que so primordiais na construo desta identidade.
Embora nos dias atuais se fale menos sobre crise de identidade, o fenmeno continua sendo to agudo como em todos os tempos (...) O simples fato de ter sido gerado por seus pais no lhe satisfaz a inteligncia. Quer entender o para que da vida. Mais ainda, quem ele mesmo , qual seu potencial dentro de uma sociedade competitiva, desigual e incoerente, onde estava a toda hora com mscaras de gente (...). Tenta sobreviver, disfarando a prpria inabilidade e fraqueza, fingindo ser o que todos esperam que seja, (...) Para isso representa papis, ora um, ora outro, tateando no cipoal emaranhado e escuro da desinformao, na esperana de, de repente, vir a encontrar a trilha segura para o seu verdadeiro lugar (...) sentem-se freqentemente perdidos (...) mal sabem que, s com o decorrer dos anos de toda uma vida, viro gradualmente a entender a sua posio no universo. (LACERDA & LACERDA,1999, p. 34 35).

Estas questes emocionais no se restringem somente ao mbito da construo de sua identidade, pois, h vrios aspectos que permeiam as vivncias emocionais destes adolescentes e que devero ser consideradas.
Sendo as emoes as foras que motivam todo o comportamento, nenhum aspecto do desenvolvimento do adolescente de maior importncia do que sua vida emocional. (...). Praticamente, todas as suas dificuldades envolvem, obviamente, emoes. No se pode entender um adolescente, a menos que se entendam suas maneiras de sentir paralelamente ao que pensa e faz. Na realidade, deve-se procurar compreender no somente as emoes que expressa, mas estar alerta para as emoes que tenta esconder. Os sentimentos a respeito de si mesmo e dos outros, bem como o julgamento que a seu ver os outros fazem dele, dominam toda a vida do adolescente. Da se poderem compreender as razes de toda a agitao e turbulncia desta etapa da vida do indivduo. (CAMPOS, 2001, p. 51 52).

Para considerar o ser humano em toda a sua plenitude no se pode restringi-lo somente aos seus aspectos biolgicos e emocionais. Deve-se ir alm, considerando tambm o seu aspecto social. Redefinir a adolescncia, torna-se necessrio, pois s assim se poder compreend-la como uma construo social. Ante o exposto, Gonalves (2001) e Bock (2001), chamam a ateno para a necessidade de se repensar a concepo naturalizante de adolescncia e adolescente, onde todas as caractersticas registradas neste perodo tm sido concebidas como inevitveis e

inerentes, contribuindo assim, para caracterizar a adolescncia como uma fase repleta de problemas. Essa viso, ir refletir na forma como os adolescentes so vistos pelos seus grupos familiares, pares, etc. E prope conceituar concepo da psicologia scio-histrica.
... Esse referencial orienta uma compreenso de adolescente que se baseia na considerao do contexto histrico e social em que vive e na explicitao de como aspectos desse contexto esto presentes na constituio da subjetividade. A partir disso, estudar adolescncia (...) requer que se considere de que maneira as concepes existentes e veiculadas socialmente interferem na compreenso do jovem sobre si mesmo. (GONALVES, 2001, p. 82).

a adolescncia dentro da perspectiva da

preciso antes de tudo, ter a compreenso do processo da adolescncia como algo que se constri socialmente, para que haja uma mudana no conceito de adolescncia como um perodo conturbado cheio de desajustes, crises e incoerncias.
preciso redefinir a adolescncia para poder compreend-la como uma construo social (...) como um produto social que veio responder necessidades que a sociedade moderna apresentou (...). A adolescncia deve ser vista como um perodo construdo socialmente (...). (BOCK, 2001, p. 82).

O desenvolvimento scio-cultural deste adolescente vai se formando nas relaes e experincias que este mantm com o mundo desde o seu nascimento. Alguns fatores agem diretamente ou indiretamente na construo individual deste ser em formao, como sua famlia, grupos sociais, cincia, tecnologia, artes, literatura, religio, meio ambiente,

lembranas do passado, estudo, alm de outros. Contudo, estes fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relaes na qual o adolescente est inserido. Ao mesmo tempo em que ele recebe conhecimentos e experincias, tambm age e produz, de forma que se torna co-participante desta rede. Moreira (1997) conceitua o que seria esta rede onde h uma inter-relao entre o adolescente e a sociedade:
Rede de pesca, rede de emissora de TV, rede de educadores e educadoras o que tm em comum coisas aparentemente to diferentes? Atravs da palavra rede, comum a todas elas (...) adentramos num universo de formas de organizao que a cada dia ganha mais fora. Essa palavra rede transformou-se, nas ltimas duas dcadas, em paradigma de organizao alternativa. Baseando-se no conceito desenvolvido na rede de pesca, cuja malha resistente e composta de ns interligados por fios aparentemente frgeis, por sistema operacional em forma de rede sugere descentralizao, resistncia e amplitude. (p.1).

Em geral, essa rede se faz a partir do relacionamento das pessoas entre si. Tanto as que se relacionam diretamente quanto quelas que indiretamente se relacionam. Moreira (1997) faz analogia entre estes relacionamentos e a palavra rede. Onde, numa representao grfica de uma rede pessoal de relaes, as pessoas seriam os ns e as relaes que

estabelecem, as linhas. Quanto maior for o grau de entrelaamento dessa rede, m aior ser o nvel de envolvimento entre as pessoas. E, portanto, maior a coeso do grupo. Com o surgimento desta nova concepo de interrelacionar-se, surge tambm a necessidade de novos paradigmas, que sejam capazes de ver o homem como um ser integrado. No meio de uma realidade que evolui rapidamente, mudaram os conhecimentos, as relaes e os meios de comunicao. Este adolescente agora, est no s integrado a sua comunidade, mas a todo o mundo. A Psicologia vem buscando novos paradigmas capazes de dar conta dessas transformaes. Onde preciso entender o desenvolvimento humano atravs da observao do comportamento humano em vrios sistemas de interao de mltiplas pessoas, levando em conta aspectos do ambiente, alm da situao imediata que contm o sujeito. Uma das perspectivas cientficas evolutivas a chamada Ecologia do desenvolvimento humano, desenvolvida por Urie Bronfenbrenner1.
A ecologia do desenvolvimento humano envolve o estudo cientfico da acomodao progressiva, mtua, entre um ser humano ativo, em desenvolvimento, e as propriedades mutantes dos ambientes imediatos em que a pessoa em desenvolvimento vive, conforme esse processo afetado pelas relaes entre esse ambiente, e pelos contextos mais amplos em que os ambientes esto inseridos. (BRONFENBRENNER, 1996, p. 18).

Esta teoria ao referir-se ao movimento de progressiva acomodao mtua entre sujeito e meio, enfatiza um processo constante de mudana. Isso implica em dizer que ao qualificar uma parte o todo ser qualificado, ou ao contrrio, desestruturando uma parte, sero tambm desestruturadas. O ambiente est formado por complexos sistemas nos quais pode-se identificar e diferenciar aspectos fisiolgicos, biolgicos, sociais, culturais e temporais. Todos estes as demais

Urie Bronfenbrenner formado em Psicologia e em Msica. PHD pela Universidade de Michigan. professor de Desenvolvimento Humano e Estudos da Famlia e de Psicologia na Universidade de Cornell. Desenvolveu a Teoria Ecolgica do Desenvolvimento Humano. ganhador de vrios ttulos e de um prmio Americano intitulado Contribuio em vida para Psicologia Desenvolvimentista para Servio da Cincia e de Sociedade que leva o seu nome.

aspectos interagem entre eles e com a pessoa que faz parte do mesmo meio. Este meio concebido topologicamente como um conjunto de estruturas concntricas denominadas respectivamente, de microssistema, mesossistema, exossistema e macrossistema. A figura a seguir representa o ambiente onde o adolescente est inserido e demonstra como estes sistemas se relacionam entre si, formando uma rede de relaes.
CAMPO
Assistncia de Sade

GI LI RE

VA LO RE S

Servio Pblico Municipal

Praa
Administrao Escolar

Curso de Ingls

Organizaes de Bairros

Escola

Trabalho Emprego Segurana

Famlia Parentes Shopping Instituio Pblicas

M IC

RO SSI S TE M A
Empresas Privadas

ME

S O SS I S T E M A

Clubes de Lazer

E X O SS I S T E M A

IDEOLOGIAS MACROSSISTEMA
2

O microssistema explicado por Sarriera (1998) como sendo o contexto vital no qual o adolescente est inserido num determinado momento (famlia, escola, igreja, rua, etc.).
O microssistema um padro de atividades, papis e relaes interpessoais experenciado pela pessoa em desenvolvimento num dado ambiente com caractersticas fsicas e materiais especficas. (BRONFENBRENNER, 1996, p. 18).
2

Esquema estruturado a partir dos estudos de Koller, S. (2001).

CU LT UR A

DO MO DE DA VI

Esporte

Neste conceito o autor

enfatiza sobre o termo experenciado atribuindo a este a

conotao fenomenolgica3. O termo neste conceito indica que as caractersticas que cientificamente so relevantes em qualquer ambiente, incluem no apenas suas propriedades objetivas, mas tambm as formas como essas propriedades so percebidas, pela pessoa, num determinado meio ambiente.
... os aspectos do meio ambiente mais importantes na formao do curso do crescimento psicolgico so, de forma esmagadora, aqueles que tm significado para a pessoa numa dada situao. (BRONFENBRENNER, 1996, p. 19).

Os microssistemas, por sua vez no esto estanques. Relacionam -se entre si, resultando numa maior complexidade destas relaes. Esta estrutura denominada de mesossistema.
Um mesossistema inclui as inter-relaes entre dois ou mais ambientes nos quais a pessoa em desenvolvimento participa ativamente (tais como, para uma criana, as relaes em casa, na escola e com amigos da vizinhana; para um adulto as relaes na famlia, no trabalho e vida social). (BRONFENBRENNER, 1996, p. 21).

A partir do momento que o indivduo em desenvolvimento passa a ingressar em novos microssistemas, estes sero ampliados constituindo o mesossistema. Alm das influncias dos diferentes microssistemas dos quais o adolescente faz parte ativa, existem outros microssistemas ou ambientes que, embora o adolescente no participe ativamente, exercem uma influncia indireta sobre ele. Este sistema denominado de exossistema.
Um exossistema se refere a um ou mais ambientes que no envolvem a pessoa em desenvolvimento como um participante ativo, mas no qual ocorrem eventos que afetam, ou so afetados, por aquilo que acontece no ambiente contendo a pessoa em desenvolvimento. (BRONFENBRENNER, 1996, p. 21).

A conotao fenomenolgica utilizada pelo autor embasada no conceito de Espao de Vida ou Campo Psicolgico de Kurt Lewin (1931; 1935 e 1951).

O macrossistema, por sua vez, interliga e perpassa os sistemas de menor ordem. Esse sistema, segundo Sarriera (1998) refere-se s correspondncias tanto de forma como de contedo, que existem ou poderiam existir ao nvel maior da sociedade, bem como todos os sistemas que sustentam a correspondncia entre os subsistemas (valores, representaes sociais, tradies, etc.).
O macrossistema se refere a consistncias, na forma e contedo de sistemas de ordem inferior (micro-, meso- e exo-) que existem, ou poderiam existir, no nvel da subcultura ou da cultura como um todo, juntamente com qualquer sistema de crena ou ideologia subjacente a essas consistncias. (BRONFENBRENNER, 1996, p. 21).

Assim, de suma importncia reconhecer que adolescentes e todos os demais componentes do ambiente natural e social so interdependentes e esto interconectados nesta rede.
Tendo sido apresentados estrutura do meio ambiente ecolgico, [ possvel] identificar um fenmeno geral de movimento atravs do espao ecolgico um fenmeno que ao mesmo tempo um produto e um produtor da mudana desenvolvimental. Ocorre uma transio ecolgica sempre que a posio da pessoa no meio ambiente ecolgico alterada em resultado de uma mudana de papel, ambiente, ou ambos. (BRONFENBRENNER, 1996, p. 22).

Entre todos os sistemas no qual estes componentes se interrelacionam, preciso destacar um sistema que est muito prximo e muito influencia no desenvolvimento do adolescente: O sistema familiar. Kaeppler & Schaefer (2000) e Kaeppler (2001) afirmam que a famlia, como instituio, est passando por mudanas histricas-culturais muito importantes. Atualmente as formas de vida familiar so to diversificadas ficando at mesmo difcil encontrar um

consenso sobre a definio do que seja famlia. Ainda assim, segundo os autores, possvel constatar que todos os humanos de alguma forma so seres familiares, pois, esta uma caracterstica prpria dos seres humanos. Assim, como a sociedade deve ser considerada como um sistema que se interrelaciona, h uma concordncia de vrios autores, como: Calil (1987); Vasconcellos (1995); Antoni &

Koller (2001); Kaeppler & Schaefer (2000); Kaeppler (2001); Gallart (1999) e Moreno & Cubero (1995a e b)

Salvador; Mestres; Goi &

da singular importncia que considerar

tambm a famlia a partir de um sistema. Deve-se ter clareza quo importante e fundamental esta instituio para o desenvolvimento do adolescente. Falar da famlia como um sistema integrado, significa dizer que todas as reaes psicolgicas e comportamentais deste adolescente vo repercutir assim como so uma resposta do funcionamento deste sistema. Salvador et al (1999) fazem uma exposio sobre famlia como sendo um sistema:
Quando se colocam em primeiro lugar as relaes que ocorrem na famlia para explicar o seu impacto no desenvolvimento (...), fazem sentido as formulaes com tendncia a consider-la em termos sistmicos (...). Pode-se considerar a famlia como um sistema em que as aes e as atitudes de cada membro afetam os outros e vice-versa. Como todo sistema, a famlia tem uma estrutura e algumas pautas reguladoras do seu funcionamento que tendem a manter-se estveis. Porm, para poder avanar e garantir o bem-estar dos seus membros, a famlia ter de adaptarse s novas circunstncias (nascimento de um filho, perda de emprego de um dos membros do casal, ausncia de um dos progenitores, etc.), transformando algumas das suas pautas sem deixar, por isso, de c nstituir-se como um referente para os o seus componentes (p.158).

Em se tratando de sistema familiar, a famlia deve ser concebida como um sistema social. Sendo este o primeiro sistema do qual o adolescente faz parte.
A famlia o primeiro sistema social no qual o ser humano inserido quando de seu nascimento. O sistema familiar um sistema aberto quando saudvel e dinmico. Ele muda com o passar do tempo: modificaes no nmero de membros por entrada e sada e processo de desenvolvimento entrada ou trmino de etapas (...). Cada membro do sistema passa por uma srie de papis de acordo com a idade, sexo e inter-relaes, dentro e fora da famlia por exemplo: ser filho, neto, irmo, estudante. Existe uma interdependncia dos membros do sistema familiar de forma que cada papel desempenhado por eles altera e retroalimenta o sistema. (FARIAS, 2001, p. 01).

Salvador et al. (1999); Farias (2001);

Antoni & Koller (2001), concebem o sistema

familiar de acordo com a Teoria Ecolgica dos Sistemas de Bronfenbrenner, onde o indivduo se desenvolve dentro de um sistema de relaes que so afetadas por mltiplos nveis do ambiente mais prximo. Este ambiente, tambm no caso do sistema familiar, dividido em nveis. Como expe Farias (2001):

Microssistema: (primeiro e mais interno) padres e atividades de interao do entorno proximal do indivduo. A palavra interao refere s trocas bidirecionais entre indivduo e meio. Mesossistema: engloba conexes entre microssistema como o lar, a escola, a vizinhana, etc. que fomentam o desenvolvimento do indivduo. Exossistema: se refere aos cenrios sociais prximos que afetam as experincias dos indivduos. Podem ser relaes formais como o local de trabalho dos pais, o servio de sade (...), a rede social da famlia (...). [O] exossistema muito importante no apoio ao desenvolvimento do indivduo. Pesquisas mostram que famlias isoladas por ausncia ou escassez de vnculos sociais (...) mostram um percentual elevado de conflitos. Macrossistema: o nvel mais exterior do modelo de Bronfenbrenner consiste nos valores, leis, costumes (...). A ao do macrossistema recai por vias indiretas na qualidade do mesossistema (...). (p.01).

Como sistema, a famlia tem as funes psicossociais de proteger os seus membros e favorecer a sua adaptao cultura qual pertencem. Cataldo (1987) citado por Salvador et al (1999), destaca quatro funes ou responsabilidades da famlia com as crianas e/ou adolescentes:
a) A famlia deve oferecer cuidado e proteo aos filhos, garantido-lhes subsistncia em condies dignas; b) As famlias devem contribuir para a socializao dos filhos em relao aos valores socialmente constitudos; c) As famlias devero dar suporte evoluo das crianas e/ou adolescentes, control-las e ajud-las no processo (...) de instruo progressiva em outros mbitos e instituies sociais; d) Uma outra funo da famlia consiste na ajuda e no suporte que proporcionam s crianas e/ou adolescente virem a ser pessoas emocionalmente equilibradas, capazes de estabelecer vnculos afetivos satisfatrios e respeitosos com outros e com a prpria identidade. (p. 158-159).

Estas funes demonstram-se pertinentes, uma vez que em conjunto deixam claro que a famlia um contexto cheio de privilgios para o desenvolvimento. As aprendizagens adquiridas neste sistema culminam em uma teia de relaes e de sentimentos de afeto, assim como, em uma forte vinculao entre seus membros.
Embora em diferentes graus, no contexto da famlia combinam-se as exigncias com a estima, as diretrizes e os ajustes e o alento para enfrent-las, as dificuldades com o reconhecimento por t-las superadas, a orientao direcionada tarefa bem feita com a possibilidade de errar, o estmulo at a autonomia progressiva com a segurana que proporciona saber que existem outras pessoas que a estimam e que experincias educativas oferecidas na famlia e aquilo que se aprende no pode ser examinado margem de todos esses aspectos, margem das relaes em que tomam corpo, j que so esses os responsveis pelo impacto que tm no desenvolvimento. (SALVADOR et al, 1999, p.160).

Ante o exposto, ningum nega a funo formativa da famlia, onde desde muito cedo o adolescente compartilha suas experincias, mas apenas em determinados sentidos. Salvador

et al. (1999), quando falam da Natureza social e da funo socializadora da educao afirmam que o desenvolvimento do indivduo se d na interao entre a sua bagagem biolgico-hereditria e a bagagem cultural prpria do grupo que vai acolher este ser humano, mediado, primeiramente pelos seus responsveis mais prximos, porm em uma dimenso mais ampla, pelas instituies, pelos valores e pela vinculao a diversos sistemas e grupos sociais pelos quais ir fazer parte. Segundo os mesmos autores, os adolescentes tambm trazem para o seu

desenvolvimento as experincias que vivem em outros mbitos, como aquelas atividades que ocorrem em contextos especificamente criados com a finalidade de ensinar, onde ir aprender determinadas coisas, separado das suas atividades cotidianas habituais. No longe disso, deve-se comentar que as constantes mudanas impostas pela tecnologia tm propiciado a criao e multiplicao de mbitos educativos como a informtica - e que culmina em uma prolongao da escolaridade obrigatria.
Embora a famlia constitua em um primeiro momento o meio de desenvolvimento mais imediato (...), a escola transformase logo em um importante contexto de socializao. Todas as culturas possuem sistemas organizados, de maior ou menor complexidade, mediante os quais os indivduos adultos preparam os jovens para sua incorporao sociedade (...). (MORENO & CUBERO, 1995a, p. 198).

Famlia e escola so concebidas como instituies distintas. Porm so interdependentes. Moreno & Cubero (1995b), afirmam que a famlia e a escola apesar de contextos diferentes, so na verdade contextos interligados, e que embora exista em cada um deles caractersticas que lhe so prprias, a experincia em um deles pode servir de facilitador ou de obstculo para a adaptao do outro.

Como sugere o modelo de Bronfenbrenner, uma mudana nas condies profissionais dos pais pode afetar a adaptao (...) [do adolescente] escola. (...). Um estudo (...) constatou que (...) [adolescentes] tiveram mais dificuldade para se relacionar com outros estudantes e eram mais perturbadores do que os filhos de pais com emprego estvel ou do que aqueles cujos pais recm haviam sido contratados ou promovidos. (PAPALIA & OLDS, 2000, p. 333).

A escola tem responsabilidade significativa no desenvolvimento do adolescente. Uma vez que o seu papel de educadora no se restringe apenas aos aspectos relacionados com a transmisso do conhecimento cientfico organizado culturalmente. Vai alm, pois neste contexto que os adolescentes vivenciam processos de socializao, se reconhecem enquanto seres individuais, passam a treinar suas habilidades para participar de situaes sociais, sua

capacidade de comunicar-se, os papis sexuais impostos socialmente e tambm aquisio de conceitos relevantes para a construo de sua identidade pessoal confiana, autonomia e iniciativa.
A escola experincia organizadora central na vida da maioria dos adolescentes. Ela oferece oportunidades para adquirir informaes, dominar novas habilidades aperfeioar habilidades j adquiridas; participar nos esportes, nas artes e em outras atividades; explorar as opes vocacionais; e estar com amigos. Ela amplia os horizontes intelectuais e sociais. Entretanto, alguns adolescentes vem a escola no como uma oportunidade, mas como mais um obstculo no caminho para a idade adulta. (PAPALIA & OLDS, 2000, p. 332).

Estes obstculos, no mbito escolar, podem estar relacionados ao modo pelo qual o adolescente vivenciou as fases escolares anteriores. Neste sentido, h de se ressaltar que vrios aspectos vinculados ao contexto escolar, podem ao mesmo tempo, ser um instrumento de crescimento como tambm de dificuldades para a formao deste ser em desenvolvimento. Coll, Palcios & Marchesi (1995) afirmam que a conduta do professor em relao ao aluno ser determinante para o auto-conceito do adolescente, pois os sentimentos que um aluno tem sobre si mesmo dependem, em grande parte, dos comportamentos que percebe que o professor mantm em relao a ele. Para estes autores, o auto-conceito do professor, outro fator que influencia indiretamente o conceito que o aluno faz de si mesmo. Os professores que possuem uma ampla e eficcia segurana de si mesmo e pouca ansiedade fazem com que os

alunos desenvolvam sentimentos e percepes positivas tanto de si mesmos quanto dos outros alunos, como tambm xito acadmico. Estes fatores so de tamanha relevncia que ultrapassam os muros da escola e passam a ser generalizados para todos os contextos de desenvolvimento do adolescente. Autores como Salvador et al. (1999), discutem sobre o desenvolvimento, onde afirmam que este acontece em diferentes mbitos que so apresentados para a pessoa em desenvolvimento, assim como, com outras pessoas que iro ajud-lo, cuja responsabilidade profunda, a partir da posio que ocupam dentro do sistema social. Estes autores concebem a Teoria Ecolgica do Desenvolvimento de Bronfenbrenner, onde considera que cada uma dessas instituies educadoras se configura num microssistema.
Compreender o desenvolvimento, em uma perspectiva ecolgica, significa fixar ateno a esses diferentes nveis que constituem o ambiente ecolgico em que as pessoas crescem e tornam-se membros ativos do nosso grupo social. (...). (SALVADOR ET AL, 1999, p. 151).

Paralelamente, ao contexto familiar e escolar, deve-se considerar a importncia do grupo no desenvolvimento do adolescente. Onde estes buscam no fenmeno grupal uma maneira de se expressarem, alm de ser para eles um contexto de identificao. natural nesta fase do desenvolvimento a busca dos iguais. O grupo passa a ter um papel significativo intra e interpessoal. Porm, para que esta vivncia grupal se efetive no cotidiano do indivduo em desenvolvimento, preciso que estes tenham sido favorecidos com vivncias grupais.
No h nada mais terrvel do que a famlia fechada, quadrada, esquisita, que no tem amigos, que no tem psico-grupo, que no convive com os outros. Ningum ama ningum. Os pais esto deixando de dar aos filhos o exemplo da socializao que eles necessitam. Se as crianas no vem os pais se relacionarem socialmente, provavelmente seguiro a mesma trilha insensata do isolamento. (GAUDNCIO, 1980, p. 97).

Os adolescentes devem partilhar seus interesses e valores de forma sadia. Onde direitos e deveres, conformidade, lealdade, competio, em fim todas as atitudes sociais devem ser

exercitadas. A ausncia desse treino pode comprometer o desenvolvimento emocional do adolescente, desencadeando fortes e freqentes emoes que ir resultar em dificuldades de vivncias e de controle emocional. O grupo de amigos o contexto onde o adolescente experiencia afeto, solidariedade, compreenso e experimentao. neste ambiente que o adolescente buscar a independncia dos pais e vivenciar relacionamentos ntimos. A identificao muito prxima com o grupo de amigos adolescentes da mesma idade, para estes uma fonte imprescindvel de segurana, de aceitao e de conquista de identidade. O grupo passa a ser uma referncia de apoio.
... cresce entre os seus elementos [do grupo] uma coeso interessante, dada a afinidade de interesses. Discutem planos e combinam aventuras, sentindo-se de certo modo donos do mundo, porque vivem todos uma fase de grandes sonhos e esperanas (...) s o grupo de amigos chega profundidade desejvel para qualquer um. A se faz questo da maior sinceridade, a qual permite confidncias, que os adolescentes nem sonham com os prprios pais. Despem as mscara, usam da maior franqueza, abrem o corao para a livre expresso da ansiedade ou da raiva, do apaixonamento ou da frustrao. Percebem que todos tm o direito de ter problemas, que estes no so desgraa exclusiva de sua pouca sorte. Ora um ora outro acaba exercendo a funo de apoio teraputico, para que o outro no despenque no desespero. (LACERDA & LACERDA, 1999, p. 47-48).

Porm, nos dias atuais, este ambiente ecolgico se faz muito amplo. O adolescente estabelece no seu cotidiano social, familiar e escolar um intercmbio no apenas com sua cultura, mas com diferentes culturas e sociedades simultaneamente. Atravs do avano tecnolgico sintetizado pela Internet, os relacionamentos passam a ser mediados por uma mquina. Comea o esquecimento da importncia do contato pessoal. Culminando no surgimento de novas formas de relacionamentos pessoais e sociais.
Com o crescente desenvolvimento da Internet como um meio de comunicao gil e que permite a liberdade de opinio e expresso, surge novos tipos de relaes, instaurando modificaes no modo de ser, agir e pensar dos adolescentes. (PALHETA; OLIVEIRA; ALMEIDA & PIMENTA, 2001, p. 13).

Esta nova forma de relacionar-se, chamada de relaes virtualizadas, que era at pouco tempo desconhecida, traz consigo algumas peculiaridades que devem ser consideradas.

Taffner (1999), afirma que:


... As relaes virtuais no dependem de ambientes fsicos reais (...) as relaes no dependem de pessoas fsicas reais, mas apenas dos produtos da imaginao de pessoas (...) basta estarmos em um ambiente virtual, e assim, podermos assumir, virtualmente, uma srie de caractersticas que no portamos na realidade. Um lugar que pode ser tratado de forma virtual , sem dvida a Internet. (p.59).

Palheta; Oliveira; Almeida & Pimenta (2001) discutem sobre a importncia de questionar sobre as condies favorveis que a Internet proporciona para que os adolescentes possam se mostrar na sua totalidade. Enfatizam que na Internet possvel observar que no h o freio imposto pelos valores sociais que praticamente obrigam os adolescentes a serem somente

aquilo que a sociedade considera aceitvel. Em seus estudos verificaram que os adolescentes que passam at quinze horas conectados Internet afirmam que os pais os monitoram, que deixam de participar de eventos familiares e sair com amigos para ficar conectados. Tambm foi observado que estes adolescentes apesar de disporem um tempo significativo dedicado Internet, em sua maioria demonstraram ter preferncia pelos relacionamentos reais.
Os adolescentes que utilizam a Internet como um meio de relacionar-se socialmente, buscam no real o que encontram nas relaes virtualizadas. Uma vez que passam grande parte de suas vidas em busca de um lugar onde no h exigncias e responsabilidades, o amor seja incondicional, todas os desejos possam ser prontamente satisfeitos. Contudo, na relao real isso seria invivel. Assim ao entrar em contato com a realidade e se depararem com a impossibilidade deste mundo idealizado pela Internet, os adolescentes voltam cada vez mais para a utilizao da Rede como instrumento, onde seja possvel fugir da dor de existir e de no ser aceito pelo outro. E, assim, encontrar um lugar aparentemente mais fcil de lidar com os sentimentos dolorosos. (PALHETA; OLIVEIRA; ALMEIDA; PIMENTA, 2001, p. 1415).

Neste mesmo estudo, Palheta; Oliveira; Almeida; Pimenta; Frana (2001), j chamam a ateno para os perigos deste mundo virtual, que apesar de se mostrar maravilhoso, atraente, infinito, tambm se torna perigoso, na medida que o adolescente deixa de vivenciar o contexto real, substituindo-o pelo virtual. Ante a este novo contexto, autores como Mello (2001) e Beto (2001), afirmam a necessidade de uma ampla reflexo sobre a teia de relaes humanas, que hoje toma novos contornos.

A teia das relaes humanas, em minha tica, passa por uma crise de valores. Os interesses materiais superam os valores humanos e sociais, e impondo um ritmo em nosso dia-a-dia, voltado para a individualidade. Vivemos uma desenfreada luta pela existncia. (...). O desejo pelo material supera a moral e o respeito (...) acredito que a troca de valores tem aumentado muito e continuar aumentando, caso no faamos uma reflexo interior de nossos valores e de nosso papel na sociedade. (MELLO, 2001, p.1).

Estar consciente da necessidade de questionar e refletir acerca das interaes nas redes de relaes, e quais as conseqncias de uma interao incoerente dentro do sistema familiar para o desenvolvimento de adolescentes discutido por Frei Beto (2001):
Revestir uma pessoa de fama precoce correr o risco de destru -la. Nem para os adultos fcil lidar com perdas. Todos ns construmos auto-imagem, adornada por funes, posses, talentos e relaes familiares e sociais. Basta um desses aspectos ficar arranhado para irromper a insegurana. (...) H pais que nutrem nos filhos falsos ideais (...) O adolescente mergulha no estresse de corresponder expectativa. Tem que provar a si e aos outros que capaz, o melhor (...) Passa ento, a viver, no em funo dos valores que possui, mas do olhar do outro .... ( p. 01).

Contudo, esta discusso no pode ficar somente no mbito familiar. Como j exposto anteriormente, a escola tambm tem um papel preponderante no desenvolvimento deste adolescente. Este sistema tambm vem passando por uma reformulao, onde ao lado d giz e o da lousa, se criam novos espaos, novas formas de dizer o j dito. A utilizao, e a estimulao, para o uso da Internet na educao formal so discutidas por Schaun (2000):
Com o crescente desenvolvimento de uma cultura tecnolgica, ligada diretamente a emergncia de novas tecnologias da comunicao, (...) trouxeram no bojo dessa emergncia um debate inusitado no campo pedaggico, onde cenrios e atores dispem uma nova atessitura, criando canais intercomunicantes entre a comunicao e a educao. (...) A escola no est mais encerrada em quatro paredes, a tela (...) do computador no s lazer e entretenimento, a educao se desmaterializou para enfrentar a velocidade da informao. (p.01).

No se quer com o exposto acima afirmar enfaticamente que todo o sistema social, familiar, escolar e grupal onde esto inseridos estes adolescentes, est com o advento da Internet - tomando o caminho oposto do que deveriam tomar. Porm, deve-se ter cautela. Uma vez que, adolescentes e instituies fazem parte desta mesma teia, significa dizer que se o adolescente deixa de vivenciar o contexto real, um reflexo, de que estas interconexes, se

no esto passando por uma crise, pelo menos por uma reformulao, que precisa ser investigada. Frente a esta realidade, o presente trabalho objetivou avaliar as dificuldades que

permeiam o desenvolvimento biopsicossocial dos adolescentes entre 15 e 20 anos que permanecem conectados no mnimo 10 horas semanais, atravs de um estudo das suas redes de relaes, iniciando assim a referida investigao. MTODO Participantes Dez adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 15 e 20 anos, que passam no mnimo 10 horas semanais conectados Internet, como demonstrado na tabela 1.

Tabela 1. Identificao dos participantes da pesquisa.

Idade

Sexo

Escolaridade

Horas de Internet Semanal

Local de Residncia

15 anos = 1 p. 16 anos = 1 p.

Mas. 7

Fem. Ens. Fund. 2 Ciclo = 1p. 3 Ensino Mdio = 8 p.

01 |---- 15 = 5 p. 15 |---- 30 = 4 p.

So Paulo = 4 p. Rio de Janeiro = 3 p.

17 anos = 5 p.

Ensino Superior = 1 p.

30 |---- 45 = 1 p.

Minas Gerais = 1 p.

19 anos = 2 p.

Mato Grosso = 1 p.

20 anos = 1 p.

Santa Catarina = 1 p.

Local Via Internet, atravs de salas de bate papo.

Instrumentos e Tcnicas Entrevista on-Line semi-estruturada com cinco perguntas de identificao e com dezoito perguntas informativas (Roteiro da entrevista em anexo) Procedimento 1 PASSO: Acessou-se a Internet. 2 PASSO: Salas de bate-papo direcionadas para adolescentes foram acessadas. (http://chat.terra.com.br. e http://batepapo.uol.com.br.). 3 PASSO: Participantes foram solicitados, atravs do seguinte convite: Sou estudante de Psicologia da Universidade da Amaznia em Belm, Pa e estou realizando uma pesquisa sobre adolescente e suas relaes. Algum gostaria de participar? 4 PASSO: Ao conseguir um participante dados de identificao foram coletados: idade, sexo, escolaridade, tempo semanal de acesso a Internet e cidade. 5 PASSO: O participante foi convidado a falar reservadamente para responder entrevista.. 6 PASSO: Esclareceu-se sobre o sigilo e objetivos da pesquisa e solicitou-se retorno dos resultados. 7 PASSO: Efetuou-se a entrevista propriamente dita. 8 PASSO: A entrevista foi salva em formato Word. 9 PASSO: Os resultados sero enviados aos participantes via e-mail. e-mail para

RESULTADOS Foram feitas anlises quantitativas das questes e, posteriormente anlise qualitativa das questes relativas s relaes familiares. As figuras 2, 3, 4 e 5 apresentam questes relacionadas s influncias do desenvolvimento biolgico nos adolescentes usurios de Internet.

11 A12 ANOS

10% 20%

10%

12 A 14 ANOS SEMPRE

60%

AO FAZER REGIME

Figura 2 refere-se a idade em que o adolescente percebeu as mudanas corporais.

Quando perguntado aos participantes acerca da idade em que foram percebidas as mudanas no seu corpo, seis (60%) dos participantes responderam que ocorreu entre 11 e 12 anos. Dois (20%) dos participantes responderam que foram percebidas entre 12 e 14 anos. Um (10%) dos participantes respondeu que as mudanas esto sempre ocorrendo. Enquanto um (10%) dos participantes respondeu que percebeu tais mudanas ao fazer regime, no especificando uma idade cronolgica.

6% 24%

Fsicas Psicolgicas 52%

18%

Atrao pelo sexo oposto Masturbao

Figura 3 refere-se aos tipos de mudanas ocorridas no adolescente.

Diante da pergunta: Que tipos de mudanas eram estas? Nove (52%) dos participantes responderam que foram mudanas fsicas. Trs (18%) dos participantes afirmaram que as mudanas ocorridas foram psicolgicas. Perceberam mudanas ao sentirem atrao pelo sexo oposto foram as respostas de quatro (24%) dos participantes. Um (6%) dos participantes percebeu mudanas relacionadas ao ato de masturbar-se.

10%

10%
Normal Razovel Complicada

80%

Figura 4 refere-se as reaes apresentadas pelos adolescentes ante as mudanas ocorridas.

Acerca da questo: Como voc lidou com estas mudanas? Oito (80%) dos participantes responderam que normalmente. Razoavelmente foi a resposta de um (10%) dos participantes. Enquanto um (10%) dos participantes respondeu que lidou de forma complicada.

No perceberam
30% 50% 10% 10%

Normalmente No comportamento No fsico

Figura 5 refere -se a questo de como os outros perceberam as mudanas ocorridas no adolescente usurio de Internet.

Quando questionado a respeito de como os outros perceberam estas mudanas, trs (30%) dos participantes responderam que acreditavam no ter sido percebidas pelos outros. Um (10%) dos participantes respondeu que foram percebidas normalmente. Um (10%) dos participantes respondeu que foram percebidas mudanas no seu comportamento. E mudanas relacionadas ao fsico foram resposta de um (10%) dos participantes.

As figuras 6 e 7 demonstram questes relacionadas aos aspectos emocionais que permeiam o comportamento do adolescente usurio de Internet.

Sem conflitos 10% 10% 40% Ao sexo oposto Familiares Presso para passar no vestibular Ao fsico
relacionados

20% 20%

Figura 6 corresponde a questo dos conflitos adolescncia apontada pelo adolescente usurio de Internet.

Quando perguntados sobre a existncia de conflitos relacionados adolescncia, quatro (40%) dos participantes responderam no ter conflitos. Dois (20%) dos participantes responderam que existem conflitos relacionados ao sexo oposto. Um (10%) dos participantes respondeu que o conflito est relacionado presso para passar no vestibular. Conflitos

familiares foram s respostas de dois (20%) dos participantes. E conflitos relacionados ao fsico foram resposta de um (10%) dos participantes.

10% 10% 30%

20%

20% 10%

No sabe, no liga Srio e responsvel Irresponsvel Legal e simptico Odiado No se valoriza

Figura 7 refere-se ao conceito que os outros fazem em relao ao adolescente usurio de Internet.

Foi perguntado aos participantes: O que voc acha que os outros pensam de voc? Dois (20%) dos participantes responderam que no sabem e no ligam. Srio e

responsvel foram s respostas de dois (20%) dos participantes. Um (10%) dos participantes respondeu que os outros o acham irresponsvel. Legal e simptico foram s respostas de trs (30%) dos participantes. Odiado pelos outros foi a resposta de um (10%) dos participantes. E um (10%) dos participantes respondeu que os outros o consideram uma pessoa que no se valoriza.

As figuras 8, 9, 10 e 11 apresentam questes correspondentes as relaes do adolescente usurio de Internet no seu contexto familiar.

Reside sozinho 11% 11% Participante e os pais 11% Participante, pais e irmos Participante, pais, irmos e sobrinha Participante, pai, av, tia, secretria

11%

56%

Figura 8 refere-se s pessoas que residem no ambiente familiar do adolescente usurio de Internet.

Diante da pergunta: Quantas pessoas residem na sua casa? E quem so elas? Um (11%) dos participantes respondeu que reside sozinho. Um (11%) dos participantes respondeu que reside com os pais. Cinco (56%) dos participantes responderam que residem com os pais e irmos. Um (11%) dos participantes respondeu que reside com os pais, irmos e sobrinha. E um (11%) dos participantes respondeu que reside com pai, av, tia e secretria domstica.

Muito bem 10% 50% Bem com restrio a um dos progenitores Permeado pelo material

40%

Figura 9 corresponde acerca da relao entre o adolescente usurio de Internet e seus pais.

Foi perguntado aos participantes como estes se relacionam com seus pais, cinco (50%) dos participantes responderam se relacionar muito bem. Bem com restrio a um dos progenitores foram as respostas de quatro (40%) dos participantes. Um (10%) dos participantes respondeu que seus relacionamentos com os pais permeado pelo material.

Muito bem com restrio a algum membro familiar Muito bem 20% 10% 50% timo 20% Ruins

Figura 10 refere-se questo da relao do adolescente usurio de Internet com as demais pessoas que residem no ambiente familiar.

Sobre a questo: Como voc se relaciona com as demais pessoas que residem no seu contexto familiar? Dois (20%) dos participantes responderam que tem um timo

relacionamento. Muito bem foram respondidos por cinco (50%) dos participantes. Muito bem

com restrio a algum membro familiar foram s respostas de dois (20%) dos participantes. E um (10%) dos participantes respondeu que seus relacionamentos so ruins.

Muito bem a timo

10% 10% 10% 40% 30%


Muito bem a bom Harmoniosa Pacfica Desarmoniosa Figura 11 refere-se a questo acerca de como se relacionam as pessoas no contexto familiar do adolescente usurio de Internet.

Quando perguntado acerca da questo: Como o relacionamento entre as pessoas no seu contexto familiar? De muito bem a timo foi respondido por trs (30%) dos participantes. Quatro (40%) dos participantes responderam que os relacionamentos ocorrem de muito bem a bom. Harmoniosa foi a resposta de um (10%) dos participantes. Pacfica foi respondida por um (10%) dos participantes. E desarmoniosa foi resposta de um (10%) dos participantes. As figuras 12a, 12b, 13a e 13b, apresentam questes sobre o papel da escola nas relaes do adolescente usurio de Internet.

10% 30%

Interesse dos professores Conhecimento

60%
Nada de positivo

Figura 12a refere -se aos aspectos positivos apontados pelo adolescente usurio de Internet.

no

contexto

escolar

Quando perguntados aos participantes quais so os aspectos positivos e negativos no contexto escolar, seis (60%) dos participantes responderam que o interesse dos professores um aspecto positivo. O conhecimento adquirido um aspecto positivo para trs (30%) dos participantes. E um (10%) dos participantes respondeu que no h nada de positivo no contexto escolar.

Muita matria 13% 37% 37% 13% Classificao negativa da Escola Pblica Figura 12b refere-se aos aspectos negativos no contexto escolar apontados pelo adolescente usurio de Internet. Desinteresse dos alunos Disputa social

Relacionado aos aspectos negativos, trs (37%) dos participantes relacionam a escola pblica como um aspecto negativo. Muita matria foi a resposta de um (13%) dos participantes. Trs (37%) dos participantes responderam que o desinteresse dos alunos negativo. A disputa social que ocorre no contexto escolar apontada por um (13%) dos participantes, como negativo.

30%

30%

Muito bom Normal a bom Razovel

40%
Figura 13a corresponde acerca do relacionamento do adolescente usurio de Internet e seus professores.

Diante da pergunta: Como voc se relaciona com seus professores e outros alunos? Trs (30%) dos participantes responderam que tem um relacionamento muito bom com os professores. Normal a bom com os professores foram respondidos por quatro (40%) dos participantes. Razovel com os professores foram s respostas de trs (30%) dos participantes.

20%
Bom a muito bom

10% 70%

Razovel Ruins

Figura 13b refere-se a questo do relacionament do adolescente o usurio de Internet com outros alunos no contexto escolar.

Em relao a outros alunos, sete (70%) dos participantes responderam que tem relacionamento de bom a muito bom. Razovel com outros alunos como se relaciona um (10%) dos participantes. E dois (20%) dos participantes responderam que seus

relacionamentos com outros alunos so ruins.

As figuras 14, 15, 16 e 17 apresentam questes referentes s relaes sociais dos adolescentes usurios de Internet e seu grupo de identificao.

30%

10% Sempre Fins de Semana Raramente 60%

Figura 14 refere-se frequncia que o adolescente usurio de Internet sai para se divertir.

Diante da pergunta: Com que freqncia voc sai para se divertir? Um (10%) dos participantes respondeu que sempre. Seis (60%) dos participantes responderam que saem nos fins de semanas. E trs (30%) dos participantes responderam que raramente saem para se divertirem.

9%
Amigos Amigos e familiares Familiares

36%

55%

Figura 15 corresponde questo sobre com quem o adolescente usurio de Internet costuma sair.

Diante da pergunta: com quem voc costuma sair? Seis (55%) dos participantes responderam que saem com amigos. Quatro (36%) dos participantes responderam que saem com amigos e familiares. E um (9%) dos participantes respondeu que sai somente com familiares.

Bem a timo 10% 10% 50% 30% Tmido No pensa e no olha para o lado Comunicativo

Figura 16 concerne questo de como o adolescente usurio de Internet se sente em lugar pblico.

Foi perguntado ao adolescente usurio de Internet como este se sente em lugar pblico, cinco (50%) dos participantes responderam que se sentem de bem a timo. Tmido foi a resposta de trs (30%) dos participantes. Um (10%) dos participantes respondeu que no pensa e nem olha para o lado. Comunicativo foi a resposta de um (10%) dos participantes.

10% 10% 40%

40%

Melhor com o sexo oposto Bem com ambos os sexos Pouco se relaciona Com falsidade

Figura 17 refere-se a questo acerca da interao do adolescente usurio de Internet com outros adolescentes de ambos os sexos.

Sobre a questo: Como sua interao com outros adolescentes de ambos os sexos? Quatro (40%) dos participantes responderam que interagem melhor com o sexo oposto. Bem com ambos os sexos foram s respostas de quatro (40%) dos participantes. Um (10%) dos participantes respondeu que pouco se relaciona. Usa de artifcios para se relacionar com

ambos os sexos foram resposta de um (10%) dos participantes.

As figuras 18 e 19 apresentam questes acerca da relao entre adolescente e Internet.

10%
Real Dvida entre real e virtual

90%

Figura 18 refere-se acerca dos tipos de amizades predominantes dos adolescentes usurios de Internet: reais ou virtuais.

Quando perguntado aos participantes: voc possui mais amigos virtuais ou reais? Nove (90%) dos participantes responderam que possuem mais amigos reais. E um (10%) dos participantes ficou em dvida sobre reais ou virtuais diante da pergunta.

Meio de comunicao fcil, interativo e global Isolamento social


36% 37%

Compulsividade
18% 9%

No relaciona a um fato especfico

Figura 19 refere-se a questo dos fatos atribudos pelos adolescentes usurio de Internet a voltarem-se demasiadamente Internet.

Diante da pergunta: Quais os motivos que voc atribui para o fato de passar tanto tempo conectado a Internet? Quatro (37%) dos participantes responderam que pelo fato da Internet ser um meio de comunicao fcil, interativo e global. No relaciona a um fato especfico foi respondido por trs (36%) dos participantes. Isolamento social foi resposta de um (9%) dos participantes. E dois (18%) dos participantes atribuem a compulsividade, o fato de permaneceram muito tempo conectados a Internet.

Dentre todos os objetivos propostos, foi observado que as questes referentes ao contexto familiar suscitam comportamentos diferenciados nos participantes entrevistados. A partir de tais resultados, optou-se por efetivar uma avaliao qualitativa dessas respostas. Os resultados demonstraram que vrios participantes desistiram da entrevista

justificando muita dificuldade em responder e incapacidade para falar sobre o assunto. Tambm se observou que os entrevistados aumentaram o tempo de latncia entre as perguntas e as respostas acerca das questes familiares, sendo necessrio em vrios casos resgat-los, chamando-os de volta a responder s perguntas. Um outro ponto observado foi que as respostas referentes s perguntas de relacionamento familiar foram quase sempre objetivas, limitando-se s respostas como: pacficas, harmoniosas, muito bem, etc. Nos casos em que os participantes conseguiram se estender um pouco mais, aps um novo resgate, as respostas basearam-se m brigaiada aqui, eles me do dinheiro e eu no encho o saco deles, eu respeito eles e eles me respeita, s, sou exemplar, apesar deles no acharem, muito bem, s isso, no quero falar sobre isso. Ainda foram observadas alteraes na verbalizao. No decorrer da pesquisa o dilogo entre pesquisadoras e participantes era pautado em P fala para.... No entanto, diante das questes familiares houve alteraes para P GRITA para..., demonstrando irritabilidade e dificuldades em lidar com este assunto. Foi verificado que os adolescentes entrevistados permanecem de 10 a 45 horas semanais conectados Internet, porm no conseguem atribuir motivos para tal

comportamento. Foi obtido como resposta sei l, nunca pensei sobre isso, ... sou mesmo viciado na net, Nunca parei para pensar nisso, mas acho que diferente aqui, eu gosto. Voc acha muito! Passa to rpido principalmente quando se faz o que no pode fazer no dia-a-dia, etc.

Nas respostas dos participantes tambm se observou que os participantes que permanecem maior tempo conectados Internet, e que demonstraram limitaes para verbalizar os motivos de permanecerem tanto tempo conectados so os que apresentaram maiores dificuldades quanto aos relacionamentos no contexto familiar.

DISCUSSO

Na vida moderna se perde muito tempo nas atividades do cotidiano, principalmente nos grandes centros. A necessidade de sobreviver faz com que as pessoas trabalhem cada vez mais para manter um nvel scio-econmico. Como conseqncia o espao para o lazer e s atividades sociais e familiares vo se tornando programas cada vez mais raros. A cada dia, fica-se mais isolado socialmente trazendo como conseqncia a solido. Novas formas de suprir as necessidades de contatos intelectuais e afetivos surgem e, hoje milhes de pessoas utilizam a Internet e os chats de conversao como uma maneira de suprir este vazio, se comunicando e fazendo novas amizades. Zimerman (2000) chama a ateno para as mudanas do mundo moderno, que hoje est a merc das novas tecnologias ligadas informtica. Estas novas tecnologias possuem um extraordinrio poder de formao de sentimentos e idias que exercem uma decisiva influncia no psiquismo de todos, notadamente nas crianas e nos adolescentes, tanto nas esferas psicolgica como na social. Diante desta constatao, alguns questionamentos foram levantados, e precisavam ser investigados. Entre eles, quais as dificuldades que esto permeando o desenvolvimento biopsiocossocial do adolescente usurio de Internet? Para encontrar resposta a um questionamento to amplo, optou-se por fazer um estudo das redes de relaes destes adolescentes. Bronfenbrenner (1996) com a teoria de perspectiva evolutiva: Ecologia do

desenvolvimento humano, possibilitou este estudo. Essa teoria envolve o estudo cientfico da acomodao progressiva, mtua, entre o ser humano ativo em desenvolvimento, e as vrias propriedades que esto em constante mudana nos ambientes imediatos onde a pessoa em desenvolvimento vive. Estas mudanas ocorrem conforme esse processo afetado pelas

relaes entre esse ambiente imediato e pelos contextos mais amplos em que estes ambientes esto inseridos. Para efetivar esse estudo, foi feita uma entrevista, onde se buscou conhecer sobre o desenvolvimento biolgico, emocional, familiar, escolar e social deste adolescente. A entrevista foi efetuada via Internet (salas de bate-papo), onde se chegou a algumas constataes. Quanto s mudanas antomo fisiolgicas, Moraes (1997) afirma que na

adolescncia, grandes mudanas hormonais, culminam em grandes mudanas fsicas que ocorrem de forma desigual, a ponto do adolescente no se reconhecer dentro deste novo corpo. Reforando este ponto, h o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundrios. Este conjunto de mudanas influi de forma grandiosa na auto-imagem do adolescente. Mediante os resultados obtidos, verificou-se que apesar de todas estas transformaes e conseqentemente dificuldades, to amplamente discutidas, os adolescentes tm

conhecimento das mudanas que ocorrem em seu corpo e conseguem ter conscincia que um processo, uma fase transitria em suas vidas. Os adolescentes relataram que tais mudanas corporais provocam incmodos, porm so sentidas sem muitos conflitos e problemas. Todas as respostas de como essas mudanas foram percebidas esto dentro do esperado, no havendo nada que justificasse uma discusso mais aprofundada. As mudanas fsicas so amplamente discutidas por vrios autores como Paplia e Olds (2000), Kalina & Grynberg (1992), Palcios (1995) entre outros. O ato de masturbar-se discutido por Kalina & Grynberg (1992) onde afirmam que quando os adolescentes se masturbam nada mais esto fazendo que assumindo eles prprios o papel que caberia ao sexo oposto. As manipulaes solitrias com os rgos genitais, tanto no menino como na menina, so em grande maioria expresses de fantasias pela atrao que surge pelo sexo oposto. Portanto os resultados obtidos esto de acordo com a literatura estudada.

Em relao s vivncias emocionais dos adolescentes, Campos (2001) ressalta que as emoes so o que motiva o comportamento. Afirma que no se poder entender o adolescente sem primeiro entender suas emoes: o que pensa, o que sente, para paralelamente entender o que faz. Neste sentido fundamental entender no s a emoo por ele expressada, mas estar alerta para as emoes que tenta esconder. Nos resultados obtidos, os participantes demonstraram conflitos emocionais variados, no prevalecendo uma resposta. Cabe ressaltar, que uma parcela significativa afirmou no ter conflitos com a adolescncia. Moraes (1997) afirma que os conflitos e momentos de crises esto presentes no desenvolvimento emocional e psicolgico do adolescente. Estes ocorrem em virtude de um desequilbrio em relao ao estado normal ou mais usual da pessoa, sendo sempre acompanhado de perturbaes emocionais. O referido autor relaciona os conflitos com a percepo. Para uns, um fato pode suscitar a emergncia de circunstncias desagradveis ou problemticas, que passam a representar uma ameaa, para outros no. Na adolescncia, segundo o autor, estas caractersticas se fazem muito presentes. Sendo assim, esperada uma variedade de respostas, pois estas respostas esto diretamente ligadas percepo e subjetividade de cada adolescente, no sendo esperado assim, uma resposta que prevalecesse. No referencial terico, no foi encontrada uma ligao desta percepo subjetiva das vivncias emocionais, com o fato dos adolescentes voltarem-se demasiadamente Internet que por conseqncia possam trazer alguma dificuldade para o seu desenvolvimento. Sobre o conceito que os outros fazem em relao ao adolescente, Campos (2001) sugere ser um ponto de fundamental importncia, uma vez que os sentimentos a respeito de si mesmo e dos outros e os julgamentos que os outros fazem dele, estar dominando a vida do adolescente.

Em relao a esta questo, foram observadas respostas muito negativas, que vo desde irresponsvel at odiado. Neste sentido, possvel concluir que a imagem que o adolescente faz de si mesmo e que se vai construindo ao longo da vida atravs dos conceitos que a pessoa faz de si e os conceitos que os outros tm dela uma fora muito poderosa na determinao do comportamento, ora estimulando o aparecimento de certas aes, ora inibindo outras, e que neste caso podem estar motivando o comportamento de voltar-se demasiadamente Internet. Belas (2000), afirma que na Rede, o self de uma pessoa mostrado mais plenamente j que o outro, o que estar avaliando e do qual busca aceitao, compreenso, deixa de ser real e assim no preciso temer tanto seu julgamento. Palheta et al (2001), afirmam que os adolescentes voltam-se para a Internet como um meio de fugir da dor de existir e de no ser aceito pelo outro. Ali, encontram um lugar aparentemente mais fcil de lidar com estes sentimentos dolorosos. Um outro ponto que deve ser analisado o discutido por Taffner (1999) onde adverte que as relaes virtuais no dependem de pessoas fsicas reais, mas apenas dos produtos da imaginao de pessoas. Neste ambiente virtual pode-se assumir uma srie de caractersticas que na verdade o adolescente no porta na realidade. Contudo, esta facilidade somente encontrada na Internet, pode ser um problema no desenvolvimento do adolescente, pois este passa cada vez mais tempo em um lugar onde ser prontamente aceito, e assim, cada vez mais deixa de vivenciar o mundo real, evitando s frustraes, os padres sociais e os limites impostos pela sociedade e pelo outro; perdendo com isso, a riqueza da convivncia e da aquisio de experincias que ele no encontrar na Internet. Como conseqncia, a construo de sua identidade pessoal e de uma identidade social ficar prejudicada.

Um outro ponto analisado neste estudo foi sobre as relaes do adolescente usurio de Internet no seu contexto familiar. Kaeppler & Schaefer (2000) e Kaeppler (2001) afirmam que a famlia como instituio est passando por mudanas histricas-culturais muito importantes, ficando difcil definir, hoje o que seja famlia. Estes autores concebem a famlia de acordo

com a Teoria Ecolgica de Bronfenbrenner, sendo este o microssistema mais prximo do adolescente. preciso considerar tambm que as aprendizagens adquiridas neste sistema culminam em uma teia de relaes, permeada por sentimentos e afetos, com uma forte vinculao entre seus membros. Mediante os resultados concluiu-se que apesar das respostas obtidas no

demonstrarem grandes problemas relacionais, uma anlise qualitativa destes dados seria pertinente. Foram nas questes relativas s relaes familiares que os participantes demonstraram dificuldades de verbalizao, irritabilidade e tambm ocorreram vrias

desistncias. Aps a anlise, sugere-se que as maiores dificuldades dos adolescentes esto exatamente nas relaes familiares, mais especificamente nas relaes pais e adolescente. Kalina e Grynberg (1992) fazem uma extensa anlise sobre estas relaes. De um lado os adolescentes que na busca de uma identidade pessoal, passam a questionar a conhecida vida familiar, os conceitos tradicionalmente aceitos, as regras, os padres pr-estabelecidos, em busca de algo que seja realmente seu. Precisa descobrir quem . E saber quem significa comear a contestar o que no . Neste momento vivencia lutos e perdas dentro e fora de si. O luto pela perda do corpo infantil, mas tambm a perda dos pais da infncia. Se eles no so como ele os via antes, como poder orient-lo e proteg-lo, questiona-se o adolescente. E descobrem, mesmo contra sua vontade, que tem que crescer. Este crescimento doloroso e sofrido. Este sofrimento muitas vezes por ele atribudo aos pais. Por outro lado, os pais

representantes de uma verdade, como remanescente de uma poca, descobrem-se realmente atingidos pelas dvidas e acusaes de seus filhos. Ser chamado de quadrado ou ser

acusado de estar por fora no so absolutamente coisas fceis. Sentem-se deslocados neste mundo novo. Percebem que so incapazes de acompanhar o ritmo imposto por seus filhos e que por isso temem a violenta concorrncia que se apresenta. No interior dos lares a mesma luta pelo poder se manifesta. So dois adversrios, pais e filhos, em luta por um lugar ao sol. Aceitar a proposta de mudana do adolescente aceitar a perspectiva de incertezas do que vir. Mas, curiosamente este desafio se reflete nos pais como num jogo de espelhos invertidos. Muitos pais reagem, inclusive, com um intenso derrotismo. No conseguindo ver resolues para estes impasses, nele se envolvem com violncia ou indiferena e, sofrem em si mesmos, inversamente, os lutos e as perdas. No reconhecem mais seus filhos, e os vendo to diferentes depois de crescidos no conseguem compreender como podem ter agora idias to diferentes das suas. As respostas para todos estes questionamentos esto, segundo Kalina e Grynberg (1992), no fato de que eles so pessoas. Frutos de uma outra poca, sujeitos a presses e

experincias que por mais que os pais tentem controlar, so diferentes das que eles tiveram. Tm emoes prprias, sentimentos prprios, idias prprias. Os filhos no so simples prolongamentos dos pais, embora isto seja difcil de aceitar. Ante ao exposto, concluiu-se que quando o adolescente no encontra espao para relacionar-se dentro do contexto familiar, ele busca este espao na Internet. Os adolescentes se escondem atrs de uma mquina que no os critica, nem faz cobranas. L, os adolescentes no se deparam com frustraes, rejeies, dificuldades de relacionamento com os pais, com os irmos. Eles mesmos rejeitam quem eles querem com um simples toque. Com isso, o exerccio da sociabilidade, do dilogo, fica prejudicado, o adolescente tende a isolar as pessoas. Quem fica muito tempo conectado tende a entregar-se solido. Agravada pela vida contempornea, pela violncia, pela falta de tempo dos pais de conversar e conviver com os filhos, muitas vezes suprindo esta ausncia com o material, perdendo assim a chance de

conhec-lo e entend-lo com seus novos anseios. E dos filhos de aprender questes como limite, respeito, afeto e unio, todas significativas para o seu desenvolvimento global. Salvador et al (1999) afirmam que os adolescentes tambm trazem para o seu desenvolvimento as experincias que vivem em outros mbitos, como aquelas atividades que ocorrem em contextos especificamente criados com a finalidade de ensinar, onde aprender determinadas coisas, separado de suas atividades cotidianas habituais. Nesse sentido, foi investigado sobre o papel da escola nas relaes dos adolescentes usurios de Internet. Diante dos resultados obtidos, pode-se concluir que os adolescentes na sua grande maioria tm clareza da importncia de um conhecimento sistematizado para o seu desenvolvimento cognitivo e intelectual. Quanto s questes de relacionamento conclui-se que no h uma identificao maior com os professores, e nem grandes problemas relacionais dos adolescentes com os outros alunos. Papalia e Olds (2000) afirmam que a escola uma experincia organizadora central para a maioria dos adolescentes. Neste contexto, os adolescentes podem adquirir informaes, dominar novas habilidades, aperfeioar habilidades que j foram adquiridas na sua histria de vida, de estar com os amigos. Porm, algumas experincias negativas neste contexto podem ser um obstculo no caminho da idade adulta. Concluiu-se que os adolescentes se incomodam com as relaes de disputa social e condio social da escola pblica. Esses aspectos encontram-se presentes no contexto social atual, representando uma conotao negativa para os adolescentes e podendo se apresentar como obstculo no desenvolvimento psicolgico e social dos adolescentes. Porm, no presente estudo no foi observado relao destes obstculos ao fato dos adolescentes se voltarem demasiadamente para a Internet. natural nesta fase a busca dos iguais, por isso investigou-se sobre as relaes sociais dos adolescentes usurios de Internet e seu grupo de identificao. Segundo Lacerda & Lacerda (1999) o grupo passa a ser uma referncia de apoio uma vez que h uma afinidade de

interesse. Neste contexto se faz questo da maior sinceridade, trocam confidncias, que os adolescentes nem sonham trocar com os prprios pais. Percebem que todos podem ter

problemas, e em certos momentos um ou outro acaba apoiando o amigo, que est com problemas ou dificuldades. Sobre esse aspecto, percebeu-se que os adolescentes, apesar de passarem um tempo significativo conectado Internet, tambm mantm relacionamentos no apenas virtuais, mas tambm reais. Porm, foi observado que os mesmos possuem grupos restritos de amigos. Contudo, uma grande parcela desses adolescentes relataram que se relacionam melhor com o sexo oposto, sinalizando dificuldades de relacionamento e entrosamento com o mesmo sexo. Esse aspecto pode ser um sinalizador para o fato de passar longos perodos conectados a Internet. As relaes virtuais protegem a identidade, simplificam os

relacionamentos e dificultam a concretizao de laos afetivos verdadeiros. Na Internet, os limites fsicos (corporais) no existem. Nunca foi to fcil aproximar-se das pessoas. As amizades surgem do dia para noite, basta estar aberto para elas. Com isso, os adole scentes tm dificuldades de trazer para o real o vivenciado no virtual, resultando em dificuldades de relacionar-se. Tais dificuldades se mostraram maiores entre os adolescentes do mesmo sexo. Taffner (1999) afirma que a Internet no apenas uma rede mundial de computadores, tambm um agente de mudanas comportamentais que ainda no bem conhecida, at porque no se conseguiu ainda um meio eficiente de medir suas interferncias sociais, ou seu impacto comportamental. Por estes motivos, mostrou-se relevante pesquisar acerca da relao

entre adolescente e Internet. De acordo com os resultados encontrados, percebeu-se que os adolescentes demonstraram ter conscincia das diversidades e perigos que a Internet proporciona. Porm, a dificuldade de atribuir motivos para este comportamento, demonstra

que os adolescentes no conseguem, entrar em contato com os motivos reais, latentes que justifiquem o fato de passarem tanto tempo conectados rede. Ante ao exposto, concluiu-se que esta rede de relaes onde se encontram os adolescentes, com todos os aspectos fsicos e psicolgicos a famlia, a escola, os amigos apresentam falhas em suas interconexes. Pois, cada um destes microssistemas influencia e influenciado pelos comportamentos desse adolescente. No se pode esquecer que h neste ambiente ecolgico uma retroalimentao e uma acomodao mtua. Entre todos os microssistemas aqui estudados, foi possvel observar que o sistema familiar foi o que apresentou comprometimentos mais significativos. Portanto, sugere-se que novas pesquisas sejam realizadas, onde se possa fazer um estudo especfico e aprofundado deste microssistema. Sugere-se a utilizao da Teoria Ecolgica do Desenvolvimento, onde se poderia entender como se d as relaes sociais familiares nos vrios ambientes ecolgicos: microssistema, mesossistema, exossistema e macrossistema, e no mais somente no ambiente

imediato, aprofundando o presente trabalho. Sugere-se tambm que os participantes no sejam somente os adolescentes, mas que se amplie tambm aos pais, na busca de uma viso bidirecional, permitindo comparao entre as vises.

REFERNCIAS

ANTONI, C; KOLLER, S. H. Rede de apoio social e afetivo da famlia: diversas abordagens metodolgicas. Anais da XXXI Reunio Anual de Psicologia. 2001. Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira de Psicologia. V. 1. p. 59. BELAS, J. L. A Internet e o jovem. 2000. Disponvel em http://www.jlbelas.psc.br/texto27.htm. Acesso em: 19 nov. 2000. FREI BETO. Educao e Fascnio da Fama. In: ALAI, Amrica Latina en Movimiento. 2001. Disponvel em: <http:/alainet.org/active/show_text.php3?key=1352>. Acesso em: 18 abr. 2001. BOCK, A. M. B. Revendo o conceito de adolescncia. Anais da XXXI Reunio Anual de Psicologia. 2001. Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira de Psicologia. V.1. p. 82. BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Traduo de Maria Adriana Verssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. CALIL, V. L. L. Terapia familiar e de casal. 4 ed. So Paulo: Summus Editorial, 1987. CAMPOS, D. M. S. Psicologia da adolescncia: normalidade e psicopatologia. 18 ed. Petrpolis: Vozes, 2001. FARIAS, M. A. A famlia do adolescente. So Paulo, 2001. Disponvel em: <http://www.brazilpednews.org.br/sete2000/bnp0024c.htm>. Acesso em: 20 nov. 2001. FIERRO, A. Desenvolvimento da personalidade na adolescncia. In COLL, C; PALCIOS, J; MARCHESI, A. orgs. Desenvolvimento psicolgico e educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. GAUDNCIO, P. Jovem Urgente. 4 ed. So Paulo: Paulinas, 1980. GONALVES, M. G. M. Concepes sociais de adolescncia e suas implicaes para o desenvolvimento da conscincia do jovem. Anais da XXXI Reunio Anual de Psicologia. 2001. Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira de Psicologia. V.1. p. 82. GUIMARES, G. M. Relaes virtuais: A aurora de um novo pensar. Rio de Janeiro, 2001. Disponvel em: <http://www.cfh.ufsc.br/~ciber/rba_guimaraes.html>. Acesso em: 12 ago. 2001. KAEPPLER, K. C. Psicologia da Famlia: consideraes introdutrias e gerais. Anais da XXXI Reunio Anual de Psicologia. 2001. Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira de Psicologia. V. 1. p. 57. KAEPPLER, K. C.; SCHAEFER, A. Psicologia da Famlia: modelos tericos e mtodos de pesquisa e diagnstico. Anais da XXX Reunio Anual de Psicologia . 2000. Braslia, Sociedade Brasileira de Psicologia. V. 1. p. 80.

KALINA, E.; GRYNBERG, H. Aos pais de adolescentes. 3 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992. LACERDA, C. A. O. P.; LACERDA, M. Adolescncia: problema, mito ou desafio. 2 ed. Petrpolis: Vozes, 1999. MARCHIORI, I. (2000). Realidade virtual e aspectos psicossocial do EU. PSICO USF. v. 5. n. 2. Bragana Paulista: p. 99109. Jul/dez. 2000. Semestral. MELLO, H. G. G. Como vejo a teia de relaes do meu cotidiano. Rio de Janeiro, 2001. Disponvel em: <http://www.unrrj.br/socializacao/como_vejo.htm>. Acesso em: 18 nov. 2001. MORAES, C. J. Pais e educadores: reflexo inicial sobre adolescncia e sexualidade. Campinas, 1997. Disponvel em: <http://www.mogi.com.br/adolsex/paisedu.htm>. Acesso em: 18 nov. 2001. MOREIRA, T. Redes: um novo exerccio de cidadania. Braslia, 1997. Disponvel em: <http://www.redemulher.org.br/tereza.html>. Acesso em: 18 nov. 2001. MORENO, M. C.; CUBERO, R. Relaes sociais nos anos pr-escolares: famlia, escola, colegas. In: COLL, C.; PALCIOS, J.; MARCHESI, A. (orgs.). Desenvolvimento psicolgico e educao. Porto Alegre: Artmed, 1995a. Cap.14. pp. 190-202. MORENO, M. C.; CUBERO, R. Relaes sociais nos anos escolares: famlia, escola, companheiros. In: COLL, C.; PALCIOS, J.; MARCHESI, A. (orgs.). Desenvolvimento psicolgico e educao. Porto Alegre: Artmed, 1995b. Cap.19. pp. 250-260. MUSSEN, P. H; CONGER, J. J; HUSTON, A. C. Desenvolvimento e personalidade da criana. 3 ed. So Paulo: Harbra, 1995. OLIVEIRA, M. C. S. L. A Internet como contexto de interaes discursivas e construo de conhecimentos. Anais da XXXI Reunio Anual de Psicologia. 2001. Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira de Psicologia. V. 1. p. 26. PALCIOS, J. O que a adolescncia. In: COLL, C.; PALCIOS, J.; MARCHESI, A. (orgs.). Desenvolvimento psicolgico e educao. Porto Alegre: Artmed, 1995. Cap.20. pp. 263-272. PALHETA, A. L. S; OLIVEIRA, L. W; ALMEIDA, L. P. T.; PIMENTA, M. R. V.; FRANA, A. C. C. Adolescente e Internet: relaes reais ou virtuais? Anais da XXXI Reunio Anual de Psicologia. 2001. Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira de Psicologia. V. 1. p. 173. PALHETA, A. L. S.; OLIVEIRA, L. W.; ALMEIDA, L. P. T.; PIMENTA, M. R. V. Adolescente e Internet: relaes reais ou virtuais? Trabalho no publicado. Universidade da Amaznia. 2001.

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W. Desenvolvimento humano. 7 ed. Traduo de Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2000. SALVADOR, C. C.; MESTRES,M. M.; GOI, j. O.; GALLART, I. S. Psicologia da educao. Traduo de Cristina Maria de Oliveira. Porto Alegre: Artmed, 1999. SARRIERA, J. C. O Modelo ecolgico contextual em psicologia comunitria. In: SOUZA, L; FREITAS, M, F, Q.; RODRIGUES, M, M, P. orgs. Psicologia: reflexes (im)pertinentes. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1998. SCHAUN, A. Novos espelhos a procura de Alice: reflexes sobre a inter-relao comunicao/educao. Salvador, 2000. Disponvel em: <http://www.unifacs.br/nucleo/ncec/pp_alice.htm>. Acesso em: 14 set. 2000. TAFFNER, M. A. Identidades virtuais na Internet: uma nova perspectiva cognitiva. Dois Pontos Teoria & Prtica em Gesto Educacional. v. 5. n. 2. Vila Velha: A. R. Editorial: Revistas Pedaggicas. pp. 58-63. nov/dez. 1999. Bimestral. VASCONCELLOS, M. J. E. Terapia familiar sistmica: bases cibernticas. Campinas: Editorial Psy. 1995. ZIMERMAN, D. E. Fundamentos bsicos das grupoterapias. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ANEXO

Universidade da Amaznia UNAMA Centro de Cincias Biolgicas e da Sade CCBS Curso de Psicologia

IDENTIFICAO Sexo: Idade: Horas de Internet semanal Escolaridade: Local de residncia:

1. Quando voc comeou a perceber mudanas no seu corpo?

2. Que tipos de mudanas eram estas?

3. Como voc lidou com elas?

4. Como os outros percebiam estas mudanas?

5. Voc tem tido conflitos com a adolescncia? De que tipo?

6. O que voc acha que os outros pensam de voc?

7. Quantas pessoas moram na sua casa e quem so elas?

8. Como voc se relaciona com seus pais?

9. E com os demais?

10. Como o relacionamento entre as pessoas na sua casa?

11. O que voc v de positivo e negativo no contexto escolar?

12. Como o seu relacionamento com os professores? E com os outros alunos?

13. Com que freqncia voc sai para passear?

14. Com quem voc costuma sair?

15. Como voc se sente quando esta num local pblico?

16. Como a sua interao com outros adolescentes de ambos os sexos?

17. Voc possui mais amigos virtual ou real?

18. Quais os motivos que voc atribui para o fato de passar tanto tempo conectado na Internet?

S-ar putea să vă placă și