Sunteți pe pagina 1din 11

(Aula Um) Tocar um instrumento musical pode ser uma das experincias mais legais e gratificantes que se possa

ter. Alm da satisfao pessoal de estar tocando violo, voc ainda pode ter a admirao de todos os seus amigos e familiares. Por isso meu amigo, espero que voc goste do nosso curso gratuito e possa colher bons frutos com ele. Caso voc tenha alguma dvida, sinta-se a vontade para entrar em contato conosco, teremos o maior prazer em ajud-lo nessa nova etapa de sua vida que se inicia aqui. Pronto para sua primeira aula? Ento vamos l! Como anda a sua postura? Para que se tenha a firmeza necessria na hora de tocar violo, fundamental uma boa postura. Postura essa qu e evita tenses desnecessrias e desconforto. Muitas vezes, uma posio adequada ao tocar, pode definir o sucesso do desempenho, pois o contrrio pode trazer incmodo e cansao. Voc deve procurar se sentar de modo que tenha firmeza e apoio ao corpo e at, de certa forma, elegncia!

Quando voc for tocar violo, primeiramente voc deve se lembrar: Se voc destro: Sua mo direita deve fazer o dedilha mento nas cordas, enquanto a mo esquerda faz os acordes, como mostra na figura ao lado. Se voc canhoto: Sua mo esquerda deve fazer o dedilha mento nas cordas enquanto a mo direita faz os acordes Procure ficar sentado com as costas retas. De modo que a coluna esteja bem apoiada sobre a cintura, e que esteja ereta e confortvel. O cotovelo do brao que faz os ritmos (batidas) deve ser colocado de maneira confortvel, sobre a parte superior traseira do violo.

Para conseguir firmeza necessria na mo que executa as notas e acordes, muito importante que o dedo polegar se mantenha no centro da parte traseira do brao, de forma leve para que se possa movimentar a mo pela escala, sempre que preciso.

Como tocar uma nota Adquirir uma boa pegada igualmente importante para o seu aprendizado de violo. A ponta do seu dedo deve cair imediatamente entre os trastes, veja o exemplo ao lado: (Ao pressionar bem no centro nota produz um som mais limpo)

Como tocar um acorde Agora se voc for tocar acordes, o segredo esta em voc colocar seus dedos o mais prximo do traste, como mostra na figura ao lado. Observao: Para segurar os acordes mais facilmente, coloque o dedo o mais prximo possvel do traste. Assim voc no precisar fazer tanta fora para executar o acorde, mas no coloque seus dedos em cima do traste, pois assim no vai sair som algum.

Pronto meu amigo, agora voc j sabe as tcnicas bsicas para tocar violo. Antes de darmos continuidade com qualquer outro estudo como, o que so cifras, acordes e como form-los, voc precisam desenvolver certa agilidade nos dedos (coordenao motora). E para isso, existem tcnicas especficas, mais conhecidas como Exerccios de Cromatismo. Exerccio de Cromatismo para alongamento dos dedos Exerccios de cromatismo so exerccios extremamente simples, porm milagrosos, pois praticando-os todos os dias voc desenvolver agilidade nos dedos para: * Tocar notas com facilidade, fazendo solos, escalas, tcnicas etc. * Formar acordes com ou sem pestana, inverses etc. Por isso muito importante que voc pratique todos os dias esse exerccio que veremos abaixo, pois alm de desenvolver a musculatura dos seus dedos, ele serve como exerccio de aquecimento, evitando posteriormente leses por esforos repetitivos LER. Veja o diagrama abaixo:

Cada bolinha vermelha sobre o brao do violo corresponde a uma nota que voc deve executar, por exemplo: Na primeira casa, toque com o dedo indicador, na sequncia, a segunda casa, toque com o dedo mdio, logo aps, na terceira casa toque com o dedo anelar e por fim, na quarta casa, toque com o dedo minimo. Terminando a sequncia na primeira corda, voc pula para prxima (a corda abaixo). Para simplificar ainda mais, veja o vdeo que elaboramos para voc:

(Aula Dois) Parabns, hoje voc ter a sua verdadeira inicializao na msica! Na aula de hoje veremos os seus primeiros acordes e um breve exerccio prtico, que alm de desenvolver a sua coordenao motora ir familiariz-lo com os acordes. Nota do Professor: Aprendendo os tpicos certos na hora certa, tocar violo se torna uma experincia prazerosa e sem complicaes. Por isso, procure estudar apenas o que estamos passando para voc aqui, no tente pular captulos ou procurar mais contedo, pois voc pode ter uma confuso mental e complicar o seu aprendizado. Bom, vamos l ento! Um acorde nada mais que um conjunto de 3 notas musicais ou mais, sendo executadas ao mesmo tempo. E eles so representados por letras maisculas, tambm conhecidas como Cifras. (veremos mais sobre este assunto na aula de amanh) Hoje, vou passar para voc a frmula bem simplificada de como fazer o Acorde de R maior, para os alunos mais experientes DM ou apenas D, e o acorde de Sol Maior, para os mais experientes GM ou apenas G. Antes de expor a frmula do acorde de R, voc precisa sabe o seguinte: sempre irei utilizar desenhos indicativos para mostrar os acordes, estes desenhos chamaram de Shapes. E neste sistema de Shape, cada dedo simbolizado por um nmero (os dedos da mo que executa os acordes) Confira o exemplo abaixo:

Dedo Indicador = nmero 01 Dedo Mdio = nmero 02 Dedo Anelar = nmero 03 Dedo Mnimo = nmero 04

Bom agora que voc j sabe como representado cada DEDO de sua mo nos desenhos de acordes, vamos ao primeiro exerccio. Apresento a voc o acorde de R Maior ou D. Veja o SHAPE do acorde

Agora veja como execut-lo:

E por fim, apresento a voc o acorde de Sol Maior ou G Veja o SHAPE do acorde

Agora veja como voc deve execut-lo

(Aula Trs)

Pronto, agora voc j sabe como fazer o acorde de R maior e Sol maior! Vamos ento ver como toclos? Pegue o seu violo, chegou a hora da parte prtica desta aula Lembrete: Faa o exerccio de cromatismo que voc aprendeu na aula anterior como aquecimento. O exerccio que vou passar muito simples, trata-se apenas de uma simples troca entre os dois acordes que voc aprendeu hoje. Veja a sequncia:

Como fazer? Cada seta na seqncia acima indica como voc deve tocar nas cordas do violo. Veja: * Seta para baixo com a letra P, indica que voc deve tocar nas cordas com seu polegar para baixo; * Seta para baixo com a letra M, indica que voc deve tocar nas cordas com todos os dedos para baixo. Para simplificar ainda mais, veja o vdeo que fizemos para voc, demonstrando detalhadamente como fazer esse exerccio: Seja bem-vindo!

Ol meu aluno, tudo bem com voc? Conseguiu praticar o exerccio que eu te passei ontem? Bom espero que sim, pois hoje eu irei passar mais um acorde para voc adicionar na seqncia de ontem Por hora, vou comear essa aula falando um pouco sobre cifras, o que so e como ler O que so cifras? Cifra nada mais que uma vogal ou consoante que representa um acorde ou uma nota musical. Alm das vogais e consoantes, a simbologia feita com nmeros e outros smbolos. Em resumo: O processo para Cifrar acordes ou notas musicais, baseado em letras maisculas, que representam o nome das notas em Ingls, veja a seqncia abaixo:

Como eu mencionei acima alm das letras maisculas, so utilizados smbolos , nmeros entre outros, que servem para indicar alguma alterao na nota fundamental, por exemplo: Sabemos que o acorde de D maior representado por C, certo? Ento se o acorde for de D menor, como podemos represent-lo usando o modelo de cifras?

Acordes menores so representados com um M ao lado da cifra, por exemplo; D menor Cm (todo acorde menor representado com a letra m ateno ela tem que ser minscula) Muitos devem estar se perguntando, mais professor como voc sabe que um acorde menor usa um m minsculo ao lado, ou que um acorde sustenido contm # (o famoso jogo da velha) ao lado da cifra? Eu responderei com o maior prazer, veja essa frmula que eu fiz para voc entender:

(O exemplos acima podem ser utilizados em todo os acordes C D E F G A B) Dica do professor: Se voc no pretende dar aulas de violo em conservatrios, no ser necessrio estudar o POR QUE as cifras usam esses smbolos. No se preocupe em decorar as frmulas tambm, com o tempo e prtica voc ir dominar esse assunto com muita facilidade, enquanto tiver dvida faa uma consulta aqui na aula. Bom, agora que voc j sabe o que so CIFRAS e como ler elas, vamos dar continuidade ao exerccio da aula de ontem. Ateno: Somente d continuidade a esta aula de voc j dominou os exerccios que fizemos ontm com os acordes Sol (G) e R (D), pois o exerccio que irei passar agora, basicamente o mesmo que fizemos ontm, apenas adicionando outro acorde a sequncia. Apresento agora a voc o acorde de D maior ou C Veja o SHAPE do acorde

Agora veja como voc deve toc-lo

Bom, agora que voc j aprendeu o acorde de D Maior, vamos ao nosso exerccio prtico de hoje: Ateno: O objetivo que temos com este exerccio, que voc comece a ter mais intimidade com o

violo e que tambm ganhe mais segurana em sua mo que faz a batida.

Para este exerccio, basta seguir a mesma batida que voc fez ontm, apenas adicionando o acorde de D Maior no final. Segue abaixo, uma descrio de como entender o diagrama acima e fazer a batida e troca de acordes. Como fazer? Cada seta na seqncia acima indica como voc deve tocar nas cordas do violo. Veja: Seta para baixo com a letra P, indica que voc deve tocar nas cordas com seu polegar para baixo;

Seta para baixo com a letra M, indica que voc deve tocar nas cordas com todos os dedos para baixo.

Para simplificar ainda mais, veja o vdeo que fizemos para voc, demonstrando detalhadamente como fazer esse exerccio:

Aula Quatro

Seja Bem Vindo! Hoje meu caro amigo, ser um dia muito especial! Pois muitos alunos dessa amostra grtis, iro ter sua primeira experincia real com o violo. Nas linhas abaixo irei explicar para voc, de uma forma super facilitada, como tocar passo passo o grande sucesso de Brother Simion Gnesis. Espero que voc goste! Ateno: a verso da msica que voc vai aprender hoje, foi feita com base na verso do lbum Armagedon (Katsbarnea). Vamos l ento! Para tocar a msica Gnesis, utilizamos apenas 3 ACORDES, que so: G (Sol maior) D (R Maior) C (D Maior) Nota: Est lembrado dos exerccios que fizemos nas aulas anteriores? Ento, esses exerccios na realidade, esto baseados na msica que voc ir aprender hoje. E ao praticar os exerccios, voc j estava se preparando para tocar sua primeira msica. Ento, espero que goste! Agora veja baixa a Cifra da msica e logo aps os vdeos de como voc deve toc-la: G D C Voc me pergunta quem sou G D C onde estou pra onde vou G D C G D C sou nascido de Deus, oh! oh! oh! G D C estou no centro da sua vontade G D C G D C o vento sopra aonde quer, assim sou eu, sou eu G D C assim sou eu, sou eu G D C Em muitas coisas voc acreditou G D C Viveu num mundo de iluses G D C Depositou sua f em homens G D C que no podem responder suas oraes G D C Acredite o sol, a terra e o mar foram feitos G D C pra voc, pra voc G D C Vem sentir o poder G D C Vem conhecer os segredos G D C de quem te projetou com amor G D C corpo, alma e esprito

G D C elo de vida com o Criador G D C voc fruto do sonho de Deus, de Deus G D C eu sou fruto do sonho de Deus, de Deus

Agora que voc j conhece a letra da msica e sua CIFRA, vamos estudar o Ritmo da msica (na linguagem popular Batida da mo direita para os destros)

Como fazer? Utilizamos o mesmo esquema para ilustrar a batida desta msica. Conforme outros exerccios, segue explicao da ilustrao: Cada seta na seqncia acima indica como voc deve tocar nas cordas do violo. Veja: Seta para baixo com a letra P, indica que voc deve tocar nas cordas com seu polegar para baixo;

Seta para cima com a letra P, indica que voc deve tocar nas cordas com seu polegar para cima; Seta para baixo com a letra M, indica que voc deve tocar nas cordas com todos os dedos para baixo.

S-ar putea să vă placă și