Sunteți pe pagina 1din 8

Etec Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira

D.S.I
Diagrama NS e Fluxograma

Nome: Cleyton L. Sant Anna


Curso: Automao Industrial Professor: Agostinho

N06 Mdulo: 2 A Perodo: Tarde

ndice

Pseudocdigo..............................................................................................2

Diagrama NS................................................................................................2

Sequncia......................................................................................................3

Fluxograma..................................................................................................4

Concluso.....................................................................................................6

Bibliografia...6

Pseudocdigo O pseudocdigo vem sendo amplamente utilizado por projetistas de software e programadores, pois obriga o uso de estruturas que facilitam o entendimento do algoritmo, e tambm facilitam a transformao do mesmo em cdigos reais. O pseudocdigo tambm recebe outros nomes, como: portugus estruturado, PDL (Program Design Language), pascalide etc.. Utilizaremos neste curso o pseudocdigo como a forma de representao padro para algoritmos. O exemplo anterior ser representado atravs de pseudocdigo.

Incio real: nota1, nota2, media; Enquanto no for fim da lista de alunos, faa Incio Leia nota1; Leia nota2; mdia = (nota1 + nota2) / 2; Se mdia >= 5,0 ento Incio Escreva Aluno aprovado; Fim Seno Incio Escreva Aluno reprovado; Fim Fim Fim Observe que no pseudocdigo, somos obrigados a utilizar algumas estruturas bsicas de controle (seqncia, seleo e repetio), de forma a estruturar e organizar melhor os passos do algoritmo.

Diagrama de Nassi-Shneiderman Tambm conhecido como diagrama Chapin, esta ferramenta de representao oferece grande clareza para a representao de sequenciao, seleo e repetio num algoritmo, utilizando-se de uma simbologia prpria. A idia bsica deste diagrama representar as aes de um algoritmo dentro de um nico retngulo, subdividido-o em retngulos menores, que representam os diferentes blocos de seqncia de aes do algoritmo. Seleo e repetio tambm so representadas de forma grfica, dentro dos retngulos. Seqncia ao-1 ao-2 ao-n Seleo

V aes

condio

F aes

Enquanto condio faa

Aes

Aes

Repetir at condio

Exemplo:
Enquanto no for fim da lista de alunos faa

Leia nota1 Leia nota2 mdia = (nota1 + nota2) / 2

mdia >= 5,0

Embora os diagramas N-S ofeream uma representao muito clara do algoritmo, medida que os algoritmos vo se tornando mais complexos, fica difcil realizar os desenhos necessrios numa nica pgina, prejudicando a sua visualizao.

Fluxograma O fluxograma foi utilizado por muito tempo para a representao de algoritmos. No entanto, o seu grande problema permitir o desenvolvimento de algoritmos no estruturados. Com o advento das linguagens de programao estruturada o fluxograma caiu em desuso. O fluxograma utiliza-se de smbolos especficos para a representao de algoritmos. Existe uma certa variao na simbologia empregada, apresentamos a seguir uma simbologia tradicionalmente usada:

Processo

Deciso

Leitura

Escrita

Conector

Terminal

Setas de fluxo de controle

Exemplo de Representao com Fluxograma:

Incio

Fim da lista de alunos ? No

Sim

Fim

nota1 nota2

mdia = (nota1 + nota2) /2

Aluno reprovado

No

mdia >= 5,0

Sim Aluno aprovado

Concluso
Tanto o Diagrama NS como o Fluxograma, tem como finalidade principal de expressar dados, ideias , operaes e etc. De forma organizada e simplificada e dinmica. No sendo somente utilizado na programao na elaborao de algoritmos, porm quando utilizado nessa finalidade possui estrutura e representao prpria. Sendo elas: Um incio com sentido de leitura, simbologia para expressar condies, sem se esquecer claro, na importncia de uma linguagem dentro do fluxograma simples, objetiva e de fcil identificao das aes a serem executadas.

Bibliografia
www.unimep.br/~vmdzilio/apostila00.doc

S-ar putea să vă placă și