Sunteți pe pagina 1din 3

o

Universo em gelo e cu sem estrelas: revelao abala bases da cosmologia


Ana Mouro, especialista em supernovas, comentou Prmio Nobel da Fsica
2011-10-04

Por Marlene Moura (texto)

Saul Perlmutter, Adam G. Riess e Brian P. Schmidt (da esquerda para a direita)

A descoberta da acelerao da expanso do universo atravs da observao de supernovas valeu o 110 prmio Nobel da Fsica a trs cientistas norteamericanos Saul Perlmutter, Adam G. Riess e Brian P. Schmidt das universidades da Califrnia, Baltimore e Austrlia, respectivamente. J, segundo escrevera o poeta Robert Frost (1920), alguns dizem que o mundo acabar em fogo, outros em gelo. O trabalho de investigao do trio galardoado vem refutar a Lei da Gravitao (de Isaac Newton) que defende a ideia de que o universo se expande cada vez mais devagar. A descoberta revela que, consequentemente, "se a expanso continuar a acelerar, o universo acabar em gelo", referiram os premiados comisso do Prmio Nobel, tal como se l na pgina oficial. Em entrevista ao jornal Cincia Hoje, Ana Mouro, investigadora do Centro Multidisciplinar de Astrofsica (CENTRA) e do Departamento de Fsica do Instituto Superior Tcnico (IST), explicou que h j mais de 20 anos que se observa a luz das supernovas (velas cosmolgicas), ou seja, a luz decorrente de exploses energticas, caracterizada pela morte de estrelas quando estas arrebentam, para perceber a que distncia esto, com a ajuda de telescpios. Estes fenmenos astrofsicos tm uma luminosidade bem conhecida, fixa e determinada" e possvel perceber a sua distncia "atravs da intensidade da luz detectada". Adiantou tambm que a luz da exploso to intensa que se consegue medir mesmo estando muito longe e se esta luz demorar a chegar, ou seja, for menos brilhante do que se esperava, isto significa que esto mais longe e para tal, o universo teve de se expandir, descreveu a investigadora do CENTRA. A docente do IST lembrou ainda que durante muito tempo acreditou-se que, na

sequncia do Big Bang, a expanso do universo ocorria de forma desacelerada. Com a exploso tudo se afastou, mas devido presena da fora gravitacional, mantinha-se em desacelerao, podendo mesmo colapsar (encolher). No entanto, percebendo que as supernovas so menos brilhantes, significa que esto mais longe, mais afastadas do que se pensava; logo, o universo est a expandir-se mais rapidamente.

Ana Mouro, IST.

Cu sem estrelas J no h estrelas no cu! A frase que d o mote msica de Rui Veloso poder ser outra realidade, daqui por muitos milhes de anos, porque tudo ir afastar-se, disse Ana Mouro assinalando ainda que a distncia entre os objectos do universo est a aumentar. E acrescentou: Agora, com o estudo das supernovas, concluiu-se que o universo est em expanso e h uma energia superior gravitacional. "No conhecemos a razo desta acelerao e deixamos de perceber 75 por cento da constituio do universo, continuou, concluindo que esta descoberta vem revolucionar as bases da cosmologia. Ana Maria Mouro tem vindo a desenvolver diferentes projectos cientficos na rea, como por exemplo, Cosmologia com Supernovas e Propriedades de galxias hospedeiras de supernovas e raios gamma e implicaes em cosmologia e liderou a equipa composta por dois portugueses uma estudante de licenciatura, que desenvolveu o projecto de final de curso com Saul Perlmutter, e um aluno que j tinha terminado que trabalharam directamente com o agora Prmio Nobel, em Berkeley. Os premiados Saul Perlmutter tem 52 anos e o responsvel pelo projecto The Supernova Cosmology, desenvolvido pela Lawrence Berkeley National Laboratory da Universidade da Califrnia, a funcionar em Berkeley, nos Estados Unidos. Em entrevista telefnica comisso do Prmio Nobel, Adam G. Riess avanou que estava a dormir quando recebeu a notcia. E contou que no momento em que encontrou qualquer coisa pensou que tinha cometido um erro e, decidindo perceber qual seria, fez novas medies que o levaram descoberta.

Brian P. Schmidt, de 44 anos, o responsvel pela equipa de investigao High-z, na Universidade da Austrlia, e Adam Riess, 42 anos, astrnomo na Universidade Johns Hopkins e no Instituto de Cincia Space Telescope, que funciona em Baltimore.

S-ar putea să vă placă și