Sunteți pe pagina 1din 12

OTIS

Elevador Gen2 Comfort. Fabricado no Brasil. Levando a qualidade da viagem a um nvel superior.

Elevador Gen2 Comfort


Um elevador que dispensa a casa de mquinas, com nveis de conforto, confiabilidade, segurana e proteo ambiental sem iguais.
Usando um sistema nico de trao por meio de cintas de ao revestidas de poliuretano - uma tecnologia revolucionria inventada e patenteada pela Otis - o sistema Gen2 Comfort fornece uma soluo altamente eficiente e de baixo custo, ideal para os mercados residencial e comercial. O Gen2 Comfort permite maior flexibilidade de projeto aos arquitetos e beneficia os construtores com um processo de instalao mais rpido, seguro e controlado, com o mnimo de interferncia na construo do edifcio. Os construtores e proprietrios podem gerenciar o prdio de forma mais econmica e, alm disso, beneficiar-se do aumento de espao rentvel disponvel.

Componentes-Chave: Cintas planas de ao revestidas de poliuretano Mquina compacta, sem engrenagem e eficiente em termos de energia Acionamento VVVF e Controle operacional silenciosos e durveis

A cinta de ao reforada revestida de poliuretano: a tecnologia que reinventou uma indstria.

O elevador, sem casa de mquinas, Gen2 uma inovao desenvolvida e patenteada pela Otis que transformou a indstria de elevadores, substituindo o tradicional cabo de ao de trao por uma cinta de ao flexvel revestida de poliuretano.

CaraCterstiCas:

BenefCios:

Substituio dos convencionais cabos de ao de trao por cintas planas de ao revestidas de poliuretano Mquina mais compacta, sem engrenagem e com acionamento VVVF Cintas planas de ao revestida de poliuretano e Mquina sem engrenagem com rolamentos selados Mquina colocada no topo das guias Sistema Otis PULSE: monitoramento 24 h./7 dias do estado dos fios de ao da cinta Sistema de resgate operado manualmente, movido a bateria e com monitoramento eletrnico da velocidade Elevador sem casa de mquinas

Maior segurana Maior confiabilidade Maior durabilidade Maior conforto: viagem mais silenciosa e suave Preciso de parada Menor consumo de energia Resgate seguro e rpido de passageiro em caso de falta de energia No requer lubrificao ambiental Proteo

Maior flexibilidade de projeto aos arquitetos Todas as foras so transmitidas ao fundo do poo Menores custos de construo do edifcio Processo de instalao mais rpido, seguro e controlado, com o mnimo de interferncia na construo do edifcio Maior espao rentvel disponvel No h custo de construo da casa de mquinas

O elevador reinventado.
elevador convencional com mquina com engrenagem elevador Gen2

a CaBos De ao De trao ConvenCionais

a Cintas De ao fLeXveis

A rigidez dos cabos convencionais de ao faz com que estes necessitem de um grande raio de curvatura.

A cinta de ao plana revestida de poliuretano at 20% mais leve e dura at 3 vezes mais que o cabo de trao convencional. Sua flexibilidade resulta em um raio de curvatura muito menor.

B mQUina ConvenCionaL Com enGrenaGem

B mQUina sem enGrenaGem CompaCta

O grande raio de curvatura dos cabos de ao requer uma mquina com uma polia de trao grande, normalmente, com 50-60 cm de dimetro.

Uma polia de trao que pode chegar a 8 cm de dimetro permitiu Otis desenvolver uma mquina que pode ser at 70% menor que as mquinas convencionais.

C eLevaDor Com Casa De mQUinas

eLevaDor sem Casa De mQUinas

Em um elevador convencional, a mquina grande e o painel de controle necessitam de uma casa de mquinas, normalmente localizada acima da caixa do elevador. Todas as cargas so suportadas pela estrutura do edifcio.

A mquina sem engrenagem e compacta do Gen2 no necessita de uma casa de mquinas e pode ser facilmente colocada no topo das guias. Isto significa que todas as cargas podem ser transferidas para o fundo do poo, reduzindo-se assim os custos estruturais do edifcio.

O sistema Gen2 Comfort estabelece novos padres de nveis de conforto e desempenho.

Conforto De viaGem sem iGUaL A substituio dos cabos de ao convencionais por cintas planas significa uma viagem mais suave e silenciosa. A melhora da qualidade da viagem obtida por meio da combinao de uma srie de fatores. A cinta de ao plana revestida de poliuretano da Otis, que elimina o efeito de contato metal com metal do cabo convencional, em conjunto com a polia especialmente projetada, resulta em um elevador com funcionamento silencioso. A mquina sem engrenagem, o dispositivo de pesagem de carga e o acionamento VVVF (tenso e freqncia variveis) vetorial de malha fechada possibilitam uma viagem suave com preciso de parada extraordinria (+/- 3 mm em qualquer andar e condio de carga). Tudo isso permitiu Otis ter um elevador que propicie uma viagem mais silenciosa, suave e confortvel. Com o tratamento apropriado das paredes da caixa do elevador, a mquina sem engrenagem de baixo rudo montada sobre borrachas de isolao no topo das guias reduz a vibrao transmitida ao prdio e mantm os nveis mdios de rudo em recintos prximos abaixo dos 30 dB(A).

Rudo dentro da cabina [dB(A)] 63 Vibrao vertical (mili-g) 50 60 Vibrao horizontal (mili-g) 45 53

25 12

28

12

Elevador hidrulico Elevador convencional: mquina com engrenagem Elevador Gen2 Comfort: mquina sem engrenagem

Interao entre a cinta plana da Otis e a polia

Cinta de ao plana revestida de poliuretano

Polia lisa

mQUina aLtamente efiCiente Uma cinta flexvel significa uma mquina mais compacta. A mquina sem engrenagem de baixa inrcia e com rolamentos selados equipada com um motor sncrono de m permanente de alta eficincia e de construo radial. O resultado uma mquina: 50% mais eficiente que mquinas convencionais com engrenagem 10% mais eficiente que mquinas convencionais sem engrenagem com motor de induo assncrono 15% mais eficiente que outras mquinas com motor de m permanente e de construo axial
Seo de corte de um motor de m permanente e de construo radial

Mquina sem engrenagem com rolamento selado e disco de freio que no requer manuteno

O Gen2 protege o meio-ambiente, ao mesmo tempo que reduz os custos operacionais e aumenta a confiabilidade do sistema.

amBientaLmente amiGveL no requer lubrificao e reduz o consumo de energia. Tanto as cintas quanto a mquina sem engrenagem com rolamentos selados no necessitam de quaisquer formas de lubrificantes poluentes. A mquina, sem engrenagem de m permanente e com baixa inrcia, possui acionamento VVVF (tenso e freqncia variveis) vetorial de malha fechada, o que resulta em: Substancial economia de energia em comparao com mquinas convencionais Reduo da potncia necessria instalada, e conseqente reduo dos custos operacionais Correntes de partida e nominal menores, reduzindo-se assim a dimenso dos cabos de alimentao e custos de instalao

Energia consumida (kWh)

Consumo relativo de energia (kWh) x Porcentagem de carga na cabina. Baseado em um cabina de 630 kg a 1,0 m/s e com 150 partidas por hora. Elevador convencional: mquina com engrenagem Elevador Gen2 Comfort: mquina sem engrenagem

ConfiaBiLiDaDe aUmentaDa Confivel por projeto e durvel pela construo. As cintas de ao revestidas de poliuretano de longa durabilidade, a polia lisa e a reduo de peas mveis na mquina sem engrenagem reduzem consideravelmente o desgaste e aumentam a durabilidade do sistema. A confiabilidade e a segurana foram melhoradas com o sistema eletrnico Otis PULSE, que monitora continuamente (24 h./7 dias) o estado dos fios de ao da cinta. Ao contrrio das usuais inspees visuais dos cabos de ao convencionais, o sistema Otis PULSE monitora automaticamente e informa aos tcnicos da Otis sobre o estado dos fios da cinta, eliminando-se assim o tempo de interrupo do servio do elevador para a inspeo, e melhorando em muito sua confiabilidade.

O sistema Otis PULSE monitora a integridade dos fios de ao da cinta 24 h./7 dias.

As caractersticas inovadoras do Gen2 refletem o nosso compromisso incondicional com a segurana.

Dispositivos De seGUrana para os usurios do elevador e os tcnicos de servio sistema de travamento da porta Se a cabina parar entre os pisos, um dispositivo de travamento inibe a abertura de porta da cabina. Desta forma, no h risco de um passageiro sair da cabina nesta condio. Detector de acesso caixa do elevador A fim de proteger uma pessoa que acessar a caixa do elevador, um dispositivo especial de segurana previne o elevador de movimentar-se aps a abertura manual de uma porta de pavimento. sistema de resgate Um sistema de resgate patenteado, operado manualmente e movido a bateria, com monitoramento eletrnico da velocidade, assegura um resgate rpido e seguro de passageiros, no caso de falta de energia. Lambda Dispositivo eletrnico de proteo dos usurios, instalado por toda a altura da porta de cabina, que possui sensores (emissores e receptores) infravermelhos invisveis que evitam o fechamento das portas quando um de seus feixes for interrompido. Tambm possui um buzzer que alerta quando h algo ou algum impossibilitando o fechamento das portas. preciso de parada O menor alongamento das cintas em relao ao encontrado nos cabos de ao convencionais, juntamente com um controle de acionamento VVVF (tenso e freqncia variveis) resulta em uma preciso de parada sem igual (+/- 3 mm em qualquer andar e condio de carga). sistema de freio da mquina Para melhorar ainda mais a segurana, o sistema de freio duplo da mquina equipado com duas chaves-limite para prevenir que o elevador se movimente antes do freio estar totalmente liberado.

instaLao rpiDa
Preciso de parada: +/- 3 mm

Um processo de instalao controlado minimiza o tempo de instalao e melhora a segurana. Com todos os principais componentes localizados dentro da caixa do elevador, o processo otimizado do elevador Gen2 Comfort propicia mnima interferncia na construo do edifcio. A mquina colocada no topo das guias, eliminando qualquer interface com o edifcio. A prpria cabina do elevador serve como plataforma de construo para rpida instalao e alinhamento das guias. Finalmente, o controle e o drive de acionamento VVVF so integrados em um nico, que pr-testado na fbrica.

Lambda

Servio e qualidade assegurados.


otis rem O REM um exclusivo sistema de monitoramento remoto que garante o melhor desempenho dos elevadores, escadas e esteiras. Com ele, os equipamentos so monitorados 24 horas por dia pela equipe do CAC - Centro de Atendimento ao Cliente. Isto permite a reduo das interrupes dos servios e a deteco de problemas de forma precisa, oferecendo respostas mais rpidas equipe de servios e, conseqentemente, maior disponibilidade dos equipamentos e maior segurana aos usurios Ao detectar um problema, o REM imediatamente envia estas informaes ao CAC, detectando as anormalidades antes da ocorrncia do defeito. Caso algum usurio fique retido na cabina, s acionar o boto de alarme para falar, via REM, diretamente com o atendente do CAC, enquanto aguarda a chegada do tcnico ao edifcio e*serviCe O e*Service uma ferramenta on-line disponvel no site otis.com, que permite Otis manter contato permanente com os Clientes, monitorando seus elevadores, escadas e esteiras rolantes e enviando informaes atualizadas sobre seus servios e produtos. Com o e*Service, os Clientes podem acessar relatrios sobre disponibilidade do equipamento, relatrios de chamados, entre outros servios, tudo demonstrado atravs de grficos e tabelas. Esta ferramenta est disponvel 24 horas por dia e envolve todos os tipos de contratos de servios. servio A Otis conta com uma equipe especialmente treinada para prestar servios com qualidade e segurana, que vai muito alm da manuteno dos equipamentos. No Brasil, a equipe tcnica composta por profissionais que se dedicam exclusivamente manuteno preventiva e corretiva de elevadores, escadas e esteiras rolantes. As manutenes so executadas de acordo com o plano de manuteno mensal de cada edifcio. Tambm fazem parte da estrutura de Servios: o Centro de Atendimento ao Cliente disponvel 24 horas por dia e a Central de peas originais.
Os tcnicos chegam com o diagnstico, ferramentas e peas apropriados para iniciar o trabalho

O REM envia os dados ao CAC

Os dados so recebidos pelos atendentes do CAC

O atendente do CAC alerta ao tcnico e lhe relata os dados

Monitoramento Remoto do Equipamento 24 horas por dia acompanha o seu desempenho continuamente.

QUaLiDaDe asseGUraDa e teste A Otis atende s rigorosas normas internacionais de qualidade ISO 9000. O controle de processos, desde o projeto at a fabricao, torna possvel fornecer elevadores com qualidade e de forma consistente, ao mesmo tempo em que atende s especificaes do Cliente. O Gen2 - incluindo mquina, cintas de ao revestidas de poliuretano, freios, controle e acionamento VVVF - foi testado em todo o mundo. O sistema suportou condies de temperaturas extremas e resistiu a testes com choque trmico, variaes de tenso, faltas e picos de energia - reproduzindo praticamente todas as falhas possveis de um sistema eltrico de um edifcio.

Informaes tcnicas - Elevadores Gen2 Comfort


1 - eLevao Da CaiXa
Tecn Gen2 Comfort
UA

Vel Percurso Pass (m/s) mx.(m) 4 6 8 1,0 45

Paradas mx. 16

UA mn. (mm) p/ CH (mm) 2.200 2.300 2.500 3.560 3.660 3.860

PC mn. (mm) 1.100

Legenda: Gen2 Comfort: Tecnologia VVVF / Sem casa de mquinas


AL CH

Vo livre requerido para instalao das portas de pavimento As dimenses do vo livre para instalao das portas de pavimento sero indicadas em nossa Planta de montagem
PERCURSO & PARADAS

Distncia mxima entre paradas 11 m de acordo com a Norma NM 207

Nota: Onde a distncia entre paradas for maior que 11 m, dever ser instalada porta de emergncia entre os pavimentos.

Distncia mnima entre paradas Com entradas do mesmo lado Limitada pelo vo requerido para instalao das portas de em pisos consecutivos pavimento (conforme Planta de montagem) Com entradas opostas em 500 mm pisos consecutivos
PC

Informaes adicionais: Os esforos resultantes na estrutura da caixa, no recinto da mquina e no fundo do poo sero informados na Planta de Montagem As dimenses UA (ltima altura) e PC (Poo) indicadas nas tabelas acima so as mnimas necessrias para a instalao do equipamento e para atender aos requisitos de folgas da norma NBR NM 207 e da norma mundial Otis de segurana (WWJSSS) Embaixo do poo, no pode haver espao acessvel (circulao) a pessoas Quando houver acesso parte inferior do poo, o cliente dever construir - sob o pra-choque do contrapeso - um pilar slido que se estenda para baixo at o solo firme. Caso no seja vivel, o contrapeso dever ter freios de segurana (sob consulta)

2 - pLanta Da CaiXa Mo direita como mostra - Mo esquerda ao contrrio


portas de abertura lateral Uma entrada portas de abertura central Uma entrada portas de abertura lateral Duas entradas: frontal e oposta
AS

portas de abertura central Duas entradas: frontal e oposta


AS HD CD LL CW HW

30

CD

HD

CD

HD

CD

30

30

30

AS

LL CW HW

LL CW HW

LL CW HW

Pass

Entradas (1) 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2

Tipo Abertura lateral

Portas Cabina (dimenses internas) Largura Altura CW CD CH (2) (LL) livre (AL) 700 2.000 2.000 840 1.050 2.200 2.300 2.200 2.300 1.000 2.000 2.000 ou 2.100 2.000 800 2.000 ou 2.100 2.000 900 2.000 ou 2.100 2.000 800 2.000 ou 2.100 2.000 900 2.000 ou 2.100 1.100 1.400 1.250 2.500 2.200 2.300 2.500 2.200 2.300 2.500 2.200 2.300 2.500 2.200 2.300 2.500 2.200 2.300 2.500

AS

Abertura lateral 800 Abertura central (3)

2.000 ou 2.100

Abertura lateral

Abertura central (3)

Caixa (dimenses acabadas e prumadas) HW HD (5) mn. mx. mn. mx. (4) 1.405 1.640 1.310 1.450 (4) 1.405 1.640 (4) 1.605 1.840 (4) 1.605 1.480 1.600 1.840 (4) 1.605 1.840 (4) 1.560 1.750 (4) 1.560 1.760 1.850 1.750 (4) 1.560 1.750 (4) 1.755 1.990 (4) 1.755 1.570 1.990 (4) 1.755 1.990 1.700 (4) 1.755 1.990 (4) 1.755 1.620 1.990 (4) 1.755 1.990 (4) 1.710 1.900 (4) 1.710 1.760 1.850 1.900 (4) 1.710 1.900 (4) 1.710 1.900 (4) 1.710 1.940 2.030 1.900 (4) 1.710 1.900

Notas: 1 - A quantidade 1 significa uma entrada (somente porta frontal) e 2 duas entradas (frontal e oposta) 2 - As dimenses de altura interna livre da cabina podem diminuir de acordo com o subteto selecionado 3 - As portas de Abertura central nas cabinas de 6 e 8 pass no esto centralizadas com a cabina 4 - Para as cabinas com uma entrada (somente porta frontal), no h limite mximo para a dimenso HD 5 - Nas tabelas acima, todas as dimenses informadas so com portas de pavimento instaladas sobre avano de soleira. Para os casos com portas de pavimento instaladas sobre o hall (ou seja, sem avano de soleira), a dimenso HD pode ser reduzida em um valor igual aos indicados abaixo. Portas (tipo) Abertura central Prima / AT-120 Abertura lateral AS: Avano de soleira (mm) 110 155 Portas (tipo) Abertura central Prima / AT-120 Abertura lateral Reduo em HD (mm) Uma entrada 90 135 Duas entradas 180 270

AS

AS

30

HD

30

Tecnologia inovadora complementada por vrias opes de esttica.

O elevador Gen2 Comfort tem uma caracterstica esttica totalmente modular e oferece diversas combinaes de acabamento:

OTIS SOLUTION FLEX

A esttica da linha Flex disponibiliza modernos acabamentos com diferentes opes de painis de cabina, POC, subtetos, cantos, rodaps e espelho, que podem ser selecionadas de forma independente e de acordo com seu projeto. Apresentamos algumas das combinaes desta linha:

Cabina em ao revestido de laminado de PVC branco

Cabina em ao inox

Cabina em ao pintado

10

OTIS PREMIERE A esttica da linha Premiere altamente sofisticada, permitindo grande valorizao de seu empreendimento, apresentando um design luxuoso e inovador, com a mesma flexibilidade de combinaes de acabamento oferecidas pela linha Flex. Apresentamos algumas das combinaes desta linha:

Cabina em ao revestido de laminado madeira

Cabina em ao inox

Cabina em ao revestido de laminado azul

Cabina em ao revestido de laminado mrmore

CAC: 0800 704 87 83


Linking

www.otis.com
MKTNE-035 - as informaes contidas nesta publicao podero ser alteradas sem prvio aviso.

S-ar putea să vă placă și