Sunteți pe pagina 1din 18

Processo Penal Aula 01

Conceito de Processo Penal Caractersticas do Processo Penal Princpios Norteadores do Processo Penal Sistemas Processuais ( Acusatrio, Inquisitivo e Misto) Aplicao do Direito Processual Penal

1 Conceito de Processo Penal importante, em qualquer tipo de estudo comear-se pela conceituao, para assim termos uma noo inicial do objeto que ser estudado, seja ele qual for. E com o nosso estudo sobre Processo Penal no poderia ser diferente. Pode-se conceituar Processo Penal como sendo o conjunto de princpios e normas que disciplinam a composio das lides penais, por meio da aplicao do Direito Penal objetivo1. Porm, de se anotar que tal conceito no expressa a amplitude real do Processo Penal. E isso se afirma pois imprescindvel para a atividade persecutria regulada pelo Processo Penal, a atuao da polcia, que realiza a atividade investigatria, e do Ministrio Pblico, que pode funcionar como titular da ao penal ( dominus litis) ou apenas como fiscal da lei ( custos legis). Alm do que, as pessoas que praticam os atos de investigao e os atos do processo, devem estar, conforme leciona Mirabete2 legitimadas para realizar as atividades que se concretizem no procedimento.

1 2

- Capez, Fernando. Curso de Processo Penal. Saraiva; So Paulo, 2000. - Processo Penal. Atlas; So Paulo, 1998.

Em outras palavras: o Processo Penal no se destina apenas a composio das lides penais, mas tambm organizao de toda a maquina administrativa envolvida na apurao das infraes penais. Conceito mais completo de Processo Penal nos fornecido por Jos Frederico Marques3 , que assim se expressava: Direito Processual Penal o conjunto de princpios e normas que regulam a aplicao jurisdicional do Direito Penal, bem como as atividades persecutrias da Polcia Judiciria, e a estruturao dos rgos da funo jurisdicional e respectivos auxiliares.

2 Caractersticas do Processo Penal O Direito Processual Penal uma disciplina incontestavelmente autnoma, uma vez que possui objeto e princpios que lhes so prprios. Tem tal ramo do direito, como principal finalidade, possibilitar a realizao da pretenso punitiva derivada da prtica de um ilcito penal, ou , em outras palavras, tem como principal finalidade aplicar o direito penal. E por isso se diz que uma disciplina instrumental, uma vez que constitui o meio do qual se vale o direito material penal para se fazer atuar. 3 - Princpios Informadores do Processo Penal Consideraes Iniciais De extrema importncia o estudo dos Princpios atinentes ao Processo Penal, por serem eles os elementos delineadores e diferenciadores de todas as disciplinas jurdicas. No falaremos de todos os princpios apontados pela Doutrina, pois uns autores apontam uns, outros apontam outros, mas alguns sempre so citados por serem de extrema importncia. Desses incontestveis e basilares princpios que falaremos .
3

- Elementos de Direito Processual Penal 2 Ed. Forense; Rio de Janeiro.

Dos Princpios: Princpio da Verdade Real: diferentemente do que ocorre com o Processo Civil, onde o juiz pode se conformar com a verdade formal para embasar sua deciso, no processo penal, em virtude da prpria natureza dos interesses que esto em jogo, o juiz no pode prolatar uma sentena, seja ela absolutria ou condenatria, embasado apenas na j referida verdade formal, que aquela verdade alegada pelas partes. No Processo Penal, vige o princpio da Verdade Real, ou seja: o juiz tem, no Processo Penal, o dever de investigar como os fatos ocorreram realmente, e no pode se conformar com a verdade trazida aos autos pelas partes. Este princpio busca que o Jus Puniendi somente seja exercido contra aquele que praticou a infrao e nos exatos limites de sua culpa, em uma investigao que no encontra limites na forma ou na iniciativa das partes O juiz, segundo o artigo 156 do Cdigo de Processo Penal, poder, no curso da instruo criminal ou antes de proferir sentena, determinar, de ofcio, diligncias para dirimir dvidas sobre ponto relevante. Ou seja, a lei d ampla liberdade para que o magistrado faa a busca da verdade real. Em outras palavras: decorre deste princpio o dever de o juiz dar seguimento relao processual quando da inrcia das partes. Porm, a busca dessa verdade real sofre algumas limitaes, a saber: -

Impossibilidade de juntada de documentos na fase do artigo 406 do CPP. Impossibilidade de exibir prova no plenrio do Jri que na tenha sido comunicada parte contrria com antecedncia mnima de 03 dias. ( Art. 475 do CPP)

Inadmissibilidade

de

provas

obtidas

por

meios

ilcitos

( Artigo 5, LVI da CF/88) Princpio da Legalidade ou Obrigatoriedade: Este princpio determina que os rgos incumbidos da persecuo penal no possuem poderes discricionrios para apreciar a convenincia ou oportunidade da instaurao de processo ou inqurito. Ou seja, no cabe ao juiz, delegado ou promotor analisar a oportunidade ou convenincia das medidas necessrias ante a prtica de uma infrao penal. Em outras palavras: a autoridade policial, nos crimes de ao penal pblica incondicionada obrigada a proceder s investigaes preliminares e o Ministrio Pbico obrigado a apresentar a respectiva denncia, desde que ocorra um fato presumivelmente delituoso. As aes penais pblicas condicionadas representao e privada representam uma exceo este princpio, uma vez que em relao elas, vige o princpio da oportunidade, segundo o qual o Estado confere ao titular da ao penal ( o particular, no caso) certa discricionariedade para iniciar ou no o processo conforme este ache conveniente ou oportuno. Princpio da Oficialidade: Uma vez que a represso criminal funo essencialmente Pblica, do Estado, deve ele instituir rgos que assumam a persecuo penal. Ou seja, o Jus Puniendi ( Direito de Punir) do Estado deve ser satisfeito atravs de rgos pblicos, que compreendem, entre ns, a Policia Judiciria e o Ministrio Pblico. A Ao Penal Privada tambm representa uma exceo a este princpio, pois neste caso ser o ofendido que, atravs da QueixaCrime, far valer o Jus Puniendi Princpio da Indisponibilidade do Processo: Este corolrio do princpio da obrigatoriedade, e vigora inclusive na fase do Inqurito Policial, pois uma vez instaurado o Inqurito, no poder ele ser paralisado indefinitivamente ou arquivado. Assim, deste princpio se extraem as seguintes premissas: a autoridade policial no

pode determinar o arquivamento do Inqurito Policial e o Ministrio Pblico no poder desistir da ao penal pblica e nem do recurso interposto. Vide artigos 17, 42 e 576 do CPP. de se asseverar que o referido princpio no vigora na ao penal privada, e na ao penal pblica condicionada representao se permite a retratao antes do oferecimento da denncia. Alguns doutrinadores defendem que nos juizados especiais criminais tambm no vige o princpio da indisponibilidade, uma vez que nestes a Constituio permite a transao em matria penal, nos casos de infraes de menor potencial ofensivo. Contudo, este ponto bem divergido na doutrina. Princpio da Publicidade: este princpio tem ligao direta com a humanizao do Processo Penal e representa ma garantia para o indivduo e para a sociedade. Tal princpio se ope ao procedimento secreto, que caracterstica do sistema inquisitrio ( sobre os sistemas processuais, falaremos ao final desta primeira aula). Em regra todos os atos processuais so pblicos, porm, em alguns casos esta publicidade pode ser restringida pelos motivos apontados na lei. Sobre o princpio da Publicidade, assim preceitua nossa Constituio, em seu artigo 5, LX: A lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem. Ou seja: como regra, vigora entre ns a publicidade absoluta, mas esta poder ser restringida pela lei. Tomemos como exemplo o artigo 792 do Cdigo de Processo Penal. Este preceitua que as audincias, sesses e atos processuais so franqueados ao pblico em geral, porm, no seu pargrafo 1, o referido dispositivo restringe a publicidade ao determinar que se da publicidade da audincia ou sesso ou do ato processual puder resultar escndalo, inconveniente grave ou perigo de perturbao da ordem, o juiz ou tribunal, cmara ou turma, poder, de ofcio ou a requerimento da parte ou do Ministrio Pblico, determinar que o ato seja realizado a portas fechadas, limitando o nmero de pessoas que possam estar presentes.

A Lei de Txicos e o Princpio da Publicidade: O referido diploma legal prev, em seu artigo 26, uma das mais expressivas excees ao princpio da publicidade. O artigo 26 do referido diploma preceitua que os registros, documentos ou peas de informao, bem como os autos de priso em flagrante e os de Inqurito Policial para a apurao de crimes ali tipificados sero mantidos em sigilo, ressalvadas as prerrogativas do Juiz, do Ministrio Pblico, da Autoridade Policial e do advogado, de acordo com o que dispuser a legislao especfica. Contudo, cabe salientar que depois de instaurada a ao penal, a manuteno do sigilo fica a critrio do juiz, de acordo com o pargrafo nico do dispositivo ora comentado. Princpio do Contraditrio: este princpio determina que o ru deve conhecer a acusao que lhe imputada para que possa contrari-la, e assim se evite de ser condenado sem ser ouvido. Ainda, segundo este princpio, o acusado goza de direito de defesa sem restries, num processo que em deve estar assegurada a igualdade entre as partes. Assevera Mirabete4 que deste princpio se originam a igualdade processual, ou seja, a igualdade de direitos entre as partes acusadora e acusada, que se encontram, segundo o doutrinador supracitado, no mesmo plano, e a liberdade processual, que consiste na faculdade que tem o acusado de nomear o advogado que bem entender, de apresentar as provas que achar necessrias, etc... O contraditrio indispensvel no Processo Penal, pois nesta seara processual se exige a efetiva contrariedade acusao como forma de se atingir os fins inerentes jurisdio, e isso, segundo o Prof Fernando Capez5, s possvel atravs de uma absoluta paridade das armas conferidas as partes.

Contraditrio e Inqurito Policial: este princpio no se aplica ao Inqurito Policial, pois em sentido estrito, este no compreende um ato da instruo criminal, e sim
4 5

- Op. Cit. P. 01 - Op. Cit. p. 01

uma colheita de elementos que possibilitem a instaurao do processo. A Constituio Federal assegura o contraditrio apenas na instruo criminal, e segundo Mirabete, o CPP distingue claramente a instruo criminal do inqurito policial. Instruo Criminal: artigos 304 405 do CPP Inqurito Policial: artigos 4 23 do CPP. Princpio da Presuno de Inocncia: este princpio consagra a mxima segundo a qual ningum culpado at que se prove o contrrio. Ou, tecnicamente falando: ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado da sentena penal condenatria. Segundo o Prof Fernando Capez6, este princpio acarreta trs conseqncias fundamentais, a saber: 1 No momento da instruo processual, acarreta uma presuno legal de noculpabilidade, invertendo-se assim o nus da prova. Ou seja, cabe ao acusador provar a autoria e a materialidade da infrao penal. 2 No momento da avaliao das provas, estas devero ser valoradas em favor do acusado, caso haja dvidas. 3 No curso do processo penal, tal princpio nortear o tratamento dado do ru, especialmente no que tange a anlise da necessidade da priso processual. Este princpio, como bem leciona Mirabete7, vem sendo muito questionado, por poder ser interpretado de maneira errnea. De incio, cumpre asseverar que no se trata de uma presuno absoluta, pois se assim fosse, nenhuma prova poderia provar o contrrio, e nenhuma sentena penal condenatria teria o condo de fulminar o estado de inocncia . A presuno de inocncia relativa, e portanto vulnervel qualquer prova que tenha o condo de provar o contrrio.

6 7

- Op. Cit. p. 01 - Op. Cit. p. 01

Em verdade, o que existe um estado de inocncia, uma situao jurdica, que no pode ser modificada at que se declare o contrrio no instrumento jurdico hbil para tal ( no caso, a sentena penal condenatria). A doutrina alega que o melhor seria denominar este princpio de Princpio da no-culpabilidade. O estado de inocncia, para a maioria da doutrina, no afetado pela priso processual, mas to-somente pelo inscrio do ru no rol dos culpados. Mas em se tratando de violao do presente princpio pela priso processual, a discusso sempre ser acalorada, alm do que, a matria de tal debate condizente com aulas futuras, e por isso nos eximiremos de tratar de forma aprofundada deste tpico. Para Saber Mais: Sobre a violao do princpio da presuno de inocncia pela priso processual, ver Smula 09 do STJ. Inadmissibilidade de provas obtidas por meios ilcitos: Modernamente se tem debatido muito sobre este princpio. E no sem razo, pois tudo que diz respeito da prova no processo penal deve ser discutido, estudado, dada a importncia do tema. Muitos aspectos deste princpio se modificaram depois que foi introduzida em nossa legislao a Lei 9.296/96, que regulamentou a interceptao de comunicaes telefnicas. Segundo o Prof Fernando Capez, antes da entrada em vigor da referida lei, a jurisprudncia do STF j tinha se orientado no sentido de que, enquanto a matria no fosse regulamentada pelo legislador ordinrio, deveria ser considerada inconstitucional toda e qualquer prova obtida por meio de escuta telefnica, ainda que autorizada pela justia. Muito se tem a falar deste princpio, porm, resolvemos abord-lo de uma forma diferente. Ao invs de fazer um abordagem expositiva do tema, iremos, agora, trabalhar o tema atravs de atividade complementar.

Atividades Complementares A - fazer, com base na obra do Prof Fernando Capez ( Curso de Processo Penal Saraiva), um fichamento ( resumo) sobre o tpico Inadmissibilidade de provas obtidas por meios ilcitos, que dever ser enviado ao professor por e-mail ou entregue no dia estabelecido para a primeira aula presencial. B Fazer atenta leitura da Lei 9.296/96 e em seguida listar os principais aspectos do diploma legal em questo. ( No precisa reclamar, a lei em curtinha)

E responder as seguintes questes:


1 Qual a diferena entre prova ilcita e prova ilegtima ? 2 Qual a tendncia da doutrina e da jurisprudncia no tocante s chamadas provas ilcitas por derivao? 3 Como nossa Suprema Corte ( STF) trata a questo das provas ilcitas por derivao ? 4 Na sua opinio, com base no exposto pelo Prof Fernando Capez, a intimidade de uma pessoa deve ser preservada a qualquer preo ? 5 Fale sobre o princpio da proporcionalidade. 6 O Princpio da proporcionalidade s pode ser usado em favor do ru ? Explique.

4 - Sistemas Processuais

Os tipos de processo penal, de acordo com as formas que se apresentam e os princpios que os informa se dividem em: Acusatrio, Inquisitivo ou Misto. Cada um com suas particularidades e caractersticas. Vejamos cada um deles: A Sistema Acusatrio: este , em suma, contraditrio, pblico, imparcial, assegura a ampla defesa, e distribui a rgos distintos as funes de acusar, defender e julgar.Alm do que, no dado ao juiz iniciar o processo, pois a iniciativa do processo cabe parte acusadora ( Ministrio Pblico ou a Vtima). Modernamente, tal modelo implica o estabelecimento de uma verdadeira relao processual, com o chamado Actum Trium Personarum, que a relao jurdica processual onde se colocam em p de igualdade o autor, o ru, e sobrepondo-se eles, como rgo imparcial de aplicao da lei, o juiz.

Grfico Ilustrativo do Chamado Actum Trium Personarum

Juiz

Autor

Ru

Cabe-nos expor ainda, que nesse sistema o juiz no participa da fase de colheita de provas preliminares, pois assim sua imparcialidade seria afetada. NO sistema acusatrio. A fase investigatria fica cargo da Polcia Civil, sob o controle externo do Ministrio Pblico, que uma vez terminada a colheita de provas oferecer denncia ou ir requerer o arquivamento do Inqurito Policial. A autoridade judiciria no atua como sujeito ativo na produo de provas, e fica resguardado de qualquer comprometimento psicolgico prvio.

( Vide artigo 28 do CPP) Este o sistema por ns adotado, uma vez que a Constituio, segundo Mirabete: 1 Assegura o contraditrio e ampla defesa, com os recursos e meios a ela inerentes ( art. 5, LV); 2 Estabelece que a ao penal pblica promovida privativamente pelo Ministrio Pblico ( Art. 129, I), embora se assegure ao ofendido o direito ao privada subsidiria ( Art. 5, LIX). 3 Determina que a autoridade julgadora a autoridade competente juiz natural ou constitucional ( arts. 5, LIII, 92 a 126) 4- Estabelece, como regra, a publicidade dos atos processuais, podendo a lei restringi-la quando a defesa da intimidade ou o interesse social assim exigirem. ( Art. 5, LX) B Sistema Inquisitivo: este, em suma, sigiloso, sempre escrito, no

contraditrio e rene na mesma pessoa as funes de acusar, defender e julgar. Neste sistema o ru visto, segundo o Prof Fernando Capez8, como mero objeto da persecuo, e assim, prticas como a tortura eram freqentemente admitidas como meio para se obter a prova principal: a confisso, que era elemento probatrio suficiente para embasar uma condenao. Nos dizeres de Mirabete, este sistema muito mais uma forma autodefensiva de administrao da justia do que um genuno processo de apurao da verdade. Neste sistema inexistem regras de igualdade e liberdade processuais.

- Op. Cit. p. 01

C Sistema Misto: neste h uma fase inicial, de investigao preliminar e instruo preparatria, que inquisitiva, e uma fase final, de um posterior juzo contraditrio, onde se proceder ao julgamento com todas as garantias do processo acusatrio. Segundo Mirabete9, no direito contemporneo, o sistema misto combina elementos acusatrios e inquisitivos, em maior ou menor medida, segundo o ordenamento processual local. 5 Da Aplicao da Lei processual Penal A lei processual penal, assim como todas as outras, no feita para viger ad infinitum e nem para viger em um territrio indeterminado. Por isso, ela sofre limitaes de ordem temporal, territorial. Ou, ainda, pode a lei processual penal ter sua eficcia limitada por certas prerrogativas pessoais. Assim, passemos ao estudo do mbito de eficcia da lei processual penal: Lei Processual Penal no tempo: de incio convm salientar que a eficcia temporal das normas processuais brasileiras se sujeita s regras gerais de direito contidas na Lei de Introduo ao Cdigo Civil ( Lei 4.657/42), nos artigos 1, 2 e 6.

Ateno: o artigo 1 da LICC, estabelecia que no silncio da lei, ela entrava em vigor 45 dias aps ser publicada. Agora, com a Lei Complementar 95/98, essa vacatio legis tcita desapareceu. Agora, ou a lei diz expressamente quando entrar em vigor ou entrar em vigor na data de sua publicao. A lei no pode mais silenciar no tocante ao perodo de vacatio legis. O que mesmo vacatio legis ? perodo que vai da publicao da lei, at sua entrada e vigor. Entre a publicao da lei e sua entrada em vigor pode existir ou no um lapso temporal. Quando existe
9

- Op. Cit. p. 01

um lapso temporal entre a publicao e a entrada em vigor, diz que h um perodo de vacatio, de vacncia da lei. Ela existe, mas como se ainda no existisse. Pode, porm ocorrer de a data da entrada em vigor coincidir com a data da publicao. Em se tratando de lei processual penal, que o que nos interessa no momento, convm expor, de incio, que o artigo 2 do CPP dispe que a lei processual penal aplicar-se- desde logo, sem prejuzo dos atos realizados sob a vigncia da lei anterior. Assim, deve-se asseverar que o legislador ptrio adotou, em matria processual penal, o princpio do tempus regit actum, ou seja, o princpio da aplicao imediata das normas processuais, sem efeito retroativo, uma vez que se tivesse, a retroatividade anularia os atos anteriores, o que no ocorre. Do princpio tempus regit actum, derivam dois principais aspectos: 1 Os atos processuais realizados sob a gide da lei anterior so considerados vlidos. 2 As normas processuais tm aplicao imediata, regulando o desenrolar do processo, porm deve-se respeitar o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. Fundamento Lgico do Princpio da Aplicao Imediata: a lei nova , presumivelmente mais gil, mais adequada aos fins do processo, mais tcnica. Irretroatividade: alguns afirmam que lei processual penal nova no pode ser

aplicada se for prejudicial ao ru, quando em cotejo com a lei anterior, em virtude do princpio da irretroatividade da lei mais severa. Tal afirmao, contudo, no pode prosperar.

Por que no pode prosperar ? Porque no h que se falar em retroatividade, uma vez que a lei nova vai ser aplicada aos atos processuais que ocorrerem a partir de sua vigncia. Como bem assevera Mirabete10 , a lei processual no est regulando o fato criminoso, este sim anterior a ela, mas o processo a partir do momento em que ela passa a viger. Alm disso, o citado doutrinador expe que a Constituio se refere apenas lei penal, a lei extrapenal s no pode retroagir quando ocorrer direito adquirido, ato jurdico perfeito ou coisa julgada.
Vide art. 5, incisos XXXVI, XXXIX e XL da Constituio Federal.

Diplomas Processuais Hbridos: estes representam uma questo de extrema importncia. Mas o que so mesmo estes Diplomas Processuais Hbridos ? So aqueles que trazem em si normas de carter processual e normas de carter penal. Normas de natureza penal, so, por exemplo, aquelas versam sobre o crime, sobre a pena, os efeitos da condenao, e, de um modo geral, sobre o direito de punir do Estado. E normas de natureza processual so aquelas que regulam o processo desde o incio at o final da execuo ou extino da punibilidade. Neste caso, se uma norma processual penal tiver tambm carter material penal, sua retroatividade ser regulada pelo artigo 2 do Cdigo Penal, ou seja, s sero retroativas as normas que forem mais favorveis ao ru. Lei Processual Penal no espao: em linhas gerais, deve-se afirmar que o processo penal obedece ao princpio da absoluta territorialidade, ou seja, o processo deve ser regulado pelas normas do lugar onde se desenvolve. O que se deve entender por territrio ? Em sentido material, o territrio abrange o solo ( e subsolo), sem soluo de continuidade e com limites reconhecidos, as guas interiores, o mar territorial, a
10

- Op. Cit. p. 01

plataforma continental e o espao areo. Mas existe tambm o chamado territrio por extenso. O que mesmo esse tal de territrio por extenso? O territrio por extenso ou fico, para efeitos penais e processuais compreende: as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro, onde quer que se encontrem. As embarcaes e aeronaves brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem em alto mar ou no espao areo correspondente.
Vide artigo 5 do Cdigo Penal

OBS: enquanto o Direito Penal fala em extraterritorialidade, ou seja, na aplicao da lei brasileira a crimes cometidos ora do territrio nacional, a lei processual no ultrapassa os limites do territrio, j que este exprime um dos aspectos da soberania nacional, e esta no pode ser exercida seno dentro das fronteiras do Estado. OBS 2: tambm por obedincia ao princpio da soberania, os atos referentes a processos penais que devem ser realizados no exterior devem obedecer lei processual penal do pas onde devem ser efetuados. o chamado princpio da Lex Fori. OBS 3: segundo Mirabete, a doutrina aponta trs casos em que ser possvel a aplicao extraterritorial da lei processual penal. So eles: a Em territrio nullius, ou seja, onde nenhum pas exercer soberania. b Em territrio estrangeiro, com autorizao do respectivo Estado. c Em territrio ocupado, em caso de guerra.

A Lei Processual Penal em relao determinadas pessoas: algumas pessoas, em virtude de possurem certas caractersticas, se exime da aplicao da lei processual penal. Vejamos agora quais so esses casos: a Imunidades Diplomticas: os Chefes de Estado e os Representantes de governos estrangeiros esto excludos da jurisdio criminal dos pases em que exercem suas funes. bom que se compreenda que tal imunidade estende-se a todos os agentes diplomticos, ao pessoal tcnico e administrativo das representaes, aos seu familiares e aos funcionrios de organismos internacionais como por exemplo a ONU, a OEA etc... Ateno: esto excludos desta imunidade os empregados particulares dos agentes diplomticos, a no ser que o Estado acreditante a reconhea. OBS: As sedes diplomticas no so consideradas extenso do territrio estrangeiro, porm sejam inviolveis como garantia aos representantes estrangeiros, no podendo, assim, ser objeto de busca e apreenso, penhora ou qualquer outra medida constritiva. Mirabete leciona que no se aplicam as leis processuais brasileiras nas hipteses de imunidade diplomtica, em virtude de respeito e considerao ao Estado que os diplomatas representam, e tambm em virtude da necessidade de cercar sua atividade de garantia para o perfeito desempenho de sua misso diplomtica, que se traduz em sendo um aspecto da soberania do Estado estrangeiro. b - Imunidades Parlamentares: as imunidades parlamentares podem ser de duas espcies, a saber:

Imunidade Material: esta tambm conhecida como imunidade absoluta e alcana os deputados federais e senadores e garante-lhes a inviolabilidade por suas opinies, palavras e votos. Este tipo de imunidade depende da

existncia de um nexo causal entre a expresso do pensamento e a condio de parlamentar, uma vez que se no houver relao entre a ofensa e o exerccio da funo, tal imunidade desaparecer E durante quanto tempo durar este tipo de imunidade ? De acordo com o dispositivo constitucional ( art. 53, 1), esta imunidade tem inicio com a diplomao do Deputado ou Senador, e se encerrar com o trmino do mandato. Ateno: mesmo aps o trmino do mandato o parlamentar no poder ser processado por fato praticado em razo da sua funo, durante o perodo de imunidade. de se expor tambm que os vereadores gozam deste tipo de imunidade se o crime for praticado no exerccio do mandato e na circunscrio do municpio. Vide artigo 29, VIII da Constituio Federal.

Imunidade Processual: esta se traduz em sendo a garantia conferida aos membros do Congresso Nacional, de que estes no sero presos, salvo em casos de crime inafianvel, e nesse caso, os autos sero remetidos, em vinte e quatro horas, Casa respectiva para que, atravs de voto secreto da maioria de seus membros, decida sobre a priso e autorize ou no o formao de culpa.

Vide artigo 53, 3 da Constituio Federal. Em suma: os membros do Congresso Nacional no podem ser processados sem prvia autorizao de sua respectiva casa. Ateno: esta imunidade estende-se aos deputados estaduais, mas no aos vereadores.

Questes Para Fixao


1 Fale Sobre as caractersticas do Processo Penal. 2 Qual a principal idia do princpio da verdade real ? 3 A busca da verdade real sofre alguma limitao ? Explique. 4 Fale sobre o princpio da obrigatoriedade. 5 A Publicidade que vigora entre ns restrita ou absoluta ? Explique. 6 A Lei Antitxicos representa alguma exceo ao Princpio da Publicidade? Porque ? 7 Porque, no Processo Penal, o contraditrio indispensvel ? 8 O Princpio do contraditrio vigora em sede do Inqurito Policial ? Explique. 9 Quais as trs principais conseqncias originrias do Princpio da presuno de inocncia? 10Qual dos sistemas processuais por ns adotado ? Quais suas principais caractersticas ? 11 Em relao eficcia temporal da lei processual penal, qual a regra vigente ? Fundamente. 12 Fale sobre imunidade material e imunidade processual.

S-ar putea să vă placă și