Sunteți pe pagina 1din 27

Guia de Cuidados operatrios -

Guia de Cuidados operatrios


antes e depois da cirurgia

PREFCIO Cirurgia exige cuidados especiais

Guia de Cuidados Operatrios foi elaborado para ajudar o paciente nos perodos que antecedem e sucedem a cirurgia, assegurando o cumprimento de certas condutas, fundamentais para um bom resultado esttico. No entanto, a colaborao do paciente determinante no sucesso de qualquer tipo de procedimento. as orientaes aqui descritas podem variar de um cirurgio para o outro, como de fato acontece, mas os aspectos essenciais so observados pela maioria, cabendo ao paciente segui-los rigorosamente. este guia traz informaes sobre vrios tipos de cirurgia e ajuda o paciente a se sentir mais seguro e a agir de forma adequada, preservando o seu bem estar e a sua sade. importante que o paciente no tenha pressa em retornar s atividades cotidianas, fique atento s condies gerais de sua sade e, em caso de dores, sintomas anormais ou sinais visveis, entre em contato com o mdico o mais rpido possvel.

OPINIO DO MDICO O que se pode esperar da cirurgia plstica

cirurgia plstica eleva a auto-estima e traz uma satisfao muito grande para o paciente, que se sente livre de coisas que antes o incomodavam. No entanto, h aqueles que projetam para si uma imagem de perfeio e beleza, que est muito alm dos resultados que a cirurgia plstica pode proporcionar. preciso ter bom senso. o resultado definitivo de uma cirurgia vem com o passar de algum tempo, quando o corpo j desinchou completamente, as manchas desapareceram e o organismo assimilou as mudanas que foram feitas nele. o paciente tem que ter calma e tranqilidade para esperar os resultados. a impacincia pode ser responsvel por vrios procedimentos de correo, muitas vezes desnecessrios, e que por mais insignificantes que sejam, constituem uma nova cirurgia. Vale lembrar que a boa forma e a beleza vo depender de uma conjuno de fatores que incluem alimentao saudvel, atividade fsica e, naturalmente, a cirurgia plstica.

Srgio Aidar Cirurgio plstico

NDICE Cuidados pr-operatrios .................................................................................... 06


procedimentos mdicos exames Medicamentos acessrios Marcao Jejum internao o cigarro e a cirurgia plstica Cicatrizes e quelides

A cirurgia ............................................................................................................................. 09
o acompanhamento ao paciente procedimentos de segurana e preveno

Cuidados ps-operatrios .................................................................................... 10


primeiras horas exerccios Banho alimentao sol, sauna e sexo depresso ps-operatria atendimento no domiclio (home care) avisos importantes

Tipos de cirurgia............................................................................................................ 12
Mama prtese de silicone reconstruo de mama Lipoescultura abdominoplastia Face Nariz orelha em abano plstica em pacientes submetidos gastroplastia

CUIDADOS PR-OPERATRIOS Procedimentos mdicos


a cirurgia plstica deve ser precedida de condutas que elevem o grau de segurana do procedimento. dentre elas, est o exame clnico feito pelo mdico, no consultrio, a avaliao cardiolgica e outros tipos de exames complementares. a cirurgia s realizada se os exames pr-operatrios constatarem que o paciente est em plenas condies fsicas de se submeter ao procedimento.

Exames
os exames podem variar de um paciente para o outro, conforme a necessidade detectada pelo mdico. No entanto, em geral, os exames se resumem em avaliao cardaca, sangue (hemograma, coagulograma, glicemia, uria creatinina) e urina - eas. No caso de cirurgia de mama, a mamografia e/ou ultra-sonografia so indispensveis, pois a mama precisa ser examinada previamente cirurgia. pacientes fumantes devem se submeter ao exame de radiografia do trax, por precauo.

Medicamentos
Qualquer medicamento que o paciente estiver usando, inclusive anticoncepcionais, deve ser comunicado ao mdico. isso vale para antes e depois da cirurgia. a receita prescrita pelo mdico comea a valer depois da alta hospitalar e no poder ser alterada, a no ser com a orientao e consentimento dele.

Acessrios
Nas cirurgias de abdome e lipoescultura so utilizadas malhas compressivas especficas para cada procedimento. as cirurgias de mama, por sua vez, exigem um suti especial e sem aro de metal, para no ferir os locais dos pontos. as malhas compressivas so utilizadas em vrias cirurgias. as meias elsticas, por exemplo, tornaram-se imprescindveis. antes mesmo de se iniciar o procedimento a meia calada no paciente, como medida preventiva contra a ocorrncia da trombose venosa profunda (trombos, cogulos).

Marcao
Na vspera da cirurgia feita a marcao dos locais que sero trabalhados pelo mdico. o paciente deve estar de banho tomado, as regies pubianas e/ou axilas depiladas conforme o tipo de cirurgia, e no usar leos ou cremes no corpo, pois dificultam a marcao dos pontos, feitos com caneta e tinta especiais. depois da marcao no se pode tomar banho.

Jejum
o paciente deve se preparar adequadamente para o procedimento cirrgico, respeitando

6 - Guia de Cuidados operatrios

todas as recomendaes mdicas e procurando se informar. Na vspera, a partir das 22 horas, iniciado o jejum absoluto, inclusive de gua.

Internao
importante o paciente listar tudo que pode vir a precisar nessas circunstncias, lembrando de carregar consigo todos os exames feitos e os acessrios recomendados pelo mdico. o ideal levar estritamente o necessrio, pois a permanncia no hospital muito curta.

Check list:
* exames pr-operatrios * acessrios * chinelo * roupa do corpo, preferencialmente leve, confortvel e de abotoar * opcional: uma troca de roupa ntima * objetos de uso pessoal: escova de dentes, pasta dental, escova de cabelo, etc

O cigarro e a cirurgia plstica


Considerado um dos maiores inimigos da cirurgia plstica, o cigarro pode interferir negativamente no resultado esttico. ele provoca o entupimento da microcirculao da pele, diminuindo a irrigao (nutrio) na regio operada. isso pode levar a complicaes no processo de cicatrizao, provocadas pela necrose da pele e o conseqente aparecimento de feridas. aconselhvel que pacientes fumantes parem de fumar de 20 a 30 dias antes da cirurgia. em torno de uma semana a dez dias antes do procedimento, e sob a orientao mdica, eles devem iniciar o uso de medicao para melhorar a circulao na pele.

Guia de Cuidados operatrios -

Cicatrizes e quelides
No existe medida que evite uma cicatriz. todo corte gera uma cicatriz, que pode se tornar imperceptvel com o passar dos anos ou muito acentuada e visvel, formando um quelide. o quelide uma super cicatriz que o organismo de algumas pessoas desenvolve e o de outras, no. prprio da gentica de cada um e evit-lo algo que o mdico no tem como garantir. Geralmente, as pessoas negras so mais propensas formao de quelide. existem procedimentos que podem minimizar o problema. por isso, em todas as cirurgias, a cicatriz tratada da seguinte maneira: nos primeiros 20 a 30 dias usada a fita tipo Micropore; aps esse perodo inicia-se o uso de gel e/ou placa de silicone por seis meses. se o paciente tem tendncia a ter quelide, o indicado o tratamento base de radioterapia, que deve ser planejado pelo mdico e iniciado imediatamente aps o ato cirrgico.

Tratamento com radioterapia


de carter preventivo, o tratamento com a radioterapia consiste na emisso de energia para a pele, com radiao superficial e de baixa potncia, e deve ser iniciado logo aps a cirurgia. Quanto menor for o intervalo de tempo entre a cirurgia e o incio do tratamento, melhores sero os resultados estticos. o tratamento simples, feito de forma ambulatorial durante oito sesses, realizadas diariamente. Cada sesso dura, no mximo, cinco minutos. a possibilidade de efeito colateral pequena. dentre os cuidados a serem tomados, um dos mais importantes o paciente ingerir bastante lquido. durante as sesses no se faz curativo, colocada apenas uma gaze entre a pele e a roupa do paciente para proteger a cirurgia.

8 - Guia de Cuidados operatrios

A CIRURGIA Acompanhamento ao paciente


sob a coordenao do cirurgio plstico, uma equipe integrada por mdicos de outras especialidades, enfermeiros, tcnicos da rea de instrumentao cirrgica e suporte operacional trabalha para assegurar o acompanhamento ao paciente desde sua chegada ao hospital. L, ele recepcionado por enfermeiras que o acomodam e o conduzem ao centro cirrgico. o paciente permanece no centro cirrgico at que ocorra a recuperao anestsica. depois, levado para o quarto, onde continua sendo visitado e assistido pela equipe durante todo o tempo de internao. para manter um ambiente propcio recuperao, o paciente deve contar com a ajuda de apenas um acompanhante e evitar receber visitas, principalmente no primeiro dia.

Procedimentos de segurana e preveno


durante o procedimento cirrgico, feita a profilaxia qumica e mecnica da trombose venosa profunda (trombos, cogulos). a primeira se resume no uso de medicamentos e, a segunda, na massagem feita nas pernas do paciente com aparelho especfico para esse fim. os procedimentos de preveno e segurana so tomados em todas as etapas do processo, que englobam as fases pr, operatria e ps-operatria.

Guia de Cuidados operatrios -

CUIDADOS PS-OPERATRIOS Primeiras horas


o paciente pode e deve agir para superar o primeiro momento depois da cirurgia, que o mais difcil. para isso, importante manter o corpo em repouso e dormir o mximo que puder, desfrutando do sono, que um poderoso relaxante. Qualquer movimento deve ser lento e cercado de cuidados.

Exerccios

para evitar complicaes ps-operatrias, o paciente deve movimentar os ps, flexionando-os para frente e para trs e alongando a panturrilha (batata da perna). a movimentao ativa feita pelo paciente, mas o acompanhante pode ajudar, fazendo a movimentao passiva. os exerccios devem ser repetidos pelo menos trs vezes ao dia, porque auxiliam na circulao do sangue, evitando dores e a formao de trombos.

Banho

o primeiro banho tomado em casa, depois de 48 horas da cirurgia. s no podem molhar os cabelos os pacientes que se submeteram cirurgia de orelha em abano, os demais esto liberados para tomar banho por inteiro, inclusive os que fizeram cirurgia de face. Nas cirurgias de mama, o paciente pode tirar o suti, mas deve vesti-lo novamente depois de terminado o banho. o ideal que o paciente conte com a ajuda de algum nesse momento. os pontos devem ser secados com secador, em temperatura fria, pois a fita que os protege precisa manter-se seca. essas orientaes servem para qualquer tipo de cirurgia. durante o perodo de internao, caber equipe que lida com o paciente cercar-se de todos os cuidados de higiene, imprescindveis ao ambiente hospitalar. seis horas depois da cirurgia, o paciente poder beber gua, mas deve faz-lo devagar, aos goles, para evitar enjo, que pode ocorrer em funo da anestesia. No primeiro dia, a alimentao deve ser leve, base de lquidos, caldo, sopa, gua de coco e isotnicos. o paciente deve lembrar que o perodo ps-operatrio no apropriado para se fazer regime. para evitar o aparecimento de seroma (lquido na regio operada) tanto na cirurgia de abdome, quanto na de lipoescultura, uma alternativa vlida comer clara de ovo frita (omelete) e cozida, em grande quantidade, de oito a dez vezes por dia, para aumentar o nvel de albumina no organismo.

Alimentao

Sol, sauna e sexo

permitido tomar sol e sauna depois de 40 dias isso vale para toda e qualquer cirurgia. o paciente deve proteger a pele com filtro solar, para evitar o risco de mancha no local de algum ponto, devido exposio ao sol. alm do filtro solar, existem as bases prova dgua, que funcionam como bloqueador solar e que vm em tonalidades variadas, para cada cor de pele. as relaes sexuais podem ser mantidas depois de 40 dias, nos casos de cirurgia de abdome, desde que no pressionem a cirurgia e os locais dos cortes fiquem protegidos. Nas outras cirurgias no necessrio guardar repouso.

10 - Guia de Cuidados operatrios

Depresso ps-operatria
alguns pacientes, depois de passarem por uma cirurgia, experimentam uma sensao de tristeza, desnimo ou mesmo depresso. isso considerado natural, principalmente nos primeiros dias, quando o corpo ainda est inchado, arroxeado e a aparncia fsica longe de ser aquela que foi idealizada. medida que esses sinais desaparecem, a auto-estima recuperada e, via de regra, fortalecida. por essas razes, importante que o paciente esteja bem informado sobre o perodo ps-operatrio e, se esse estado de esprito vier a ocorrer, comunicar ao mdico.

Home care (atendimento no domiclio)


Buscando oferecer um atendimento diferenciado aos pacientes, foi criado o servio de atendimento no domiclio, em que uma enfermeira, com formao superior e experincia na rea, acompanha o paciente durante o perodo ps-operatrio. esse servio opcional e complementar assistncia dada pelo mdico. se o paciente optar pelo atendimento no domiclio, a enfermeira ir casa dele para fazer os curativos e o acompanhar at a retirada dos pontos.

Avisos importantes
* a enfermeira entrar em contato com o paciente para agendar os curativos, seja em casa ou na clnica. * o mdico realizar avaliaes peridicas do resultado da cirurgia, inclusive com o registro do perodo anterior e posterior ao procedimento.

Guia de Cuidados operatrios -

11

tipos de Cirurgia

12 - Guia de Cuidados operatrios

Guia de Cuidados operatrios -

13

MAMA
denominada de mamaplastia, essa cirurgia consiste na recolocao da mama na posio correta e/ou na diminuio do volume da mama, com a retirada do excesso de glndula e pele.

Sinais comuns no ps-operatrio


dor leve na regio das mamas, que tendem a inchar e apresentar algum hematoma. esses sinais desaparecem entre trs a quatro semanas e podem ser combatidos com o uso de gel (Hirudoid, Reparil, Trombofobe, arnica ou similares), a partir do segundo dia da cirurgia, aplicado nas reas afetadas, com movimentos suaves. em todas as cirurgias de mama coletado material para exame de bipsia, procedimento incorporado rotina da cirurgia plstica, j que se trata de uma oportunidade para uma observao clnica minuciosa da mama como medida preventiva de doenas, inclusive o cncer.

Movimentos com o corpo


pacientes submetidos a essa cirurgia devero manter gestos calmos e delicados, principalmente com os braos; evitar movimentos bruscos e no forar a musculatura do tronco, para que as mamas possam se recuperar bem e rapidamente. Quando os movimentos so vigiados, o risco de algum esbarro nas mamas pode ser evitado. permitido levantar o cotovelo at na altura do ombro e movimentar o antebrao, sem a necessidade de manter o tronco curvado. preservando os cuidados essenciais, o paciente pode abaixar, lavar o cabelo e tomar banho sozinho.

Atividades fsicas
Gradualmente, as atividades vo sendo retomadas. dirigir automvel, s depois de 15 dias. o cinto de segurana deve ser utilizado de modo que no pressione as mamas. as caminhadas leves so permitidas com 15 dias, mas o ritmo s pode ser intensificado depois de 30 dias. Natao, musculao e outros exerccios considerados pesados, nesse caso, so liberados depois de trs meses.

Cuidados gerais
Nos primeiros 40 dias, indispensvel o uso de suti especial, para proteger as mamas. aconselhvel no usar suti com aro de metal, para evitar ferimento no local da cirurgia. dormir, s de barriga para cima nos primeiros 30 dias; depois, de lado. somente aps 90 dias o paciente estar totalmente liberado, inclusive para dormir de bruos. apoiar os braos em travesseiros, colocados nas laterais, no primeiro ms, torna a posio de dormir mais cmoda. assim como nas demais cirurgias, o primeiro curativo feito entre dois e quatro dias e os pontos so retirados com uma semana a dez dias. durante aproximadamente 30 dias, as mamas ficam protegidas com fita adesiva cirrgica, renovada a cada curativo.

14 - Guia de Cuidados operatrios

PRTESE DE SILICONE
Cirurgia que consiste na colocao de prtese de silicone com o objetivo de aumentar as mamas. o procedimento feito por meio de um pequeno corte na axila ou na prpria mama (arola ou sulco mamrio). Quando feito pela axila, necessrio o uso de faixa na parte superior da mama. a anestesia local ou peridural, associada sedao.

Cuidados simples
por se tratar de uma cirurgia pouco traumtica, o ps-operatrio mais curto e mais simples. o paciente tem alta, no mximo, em 24 horas. depois do terceiro dia da cirurgia, iniciam-se as massagens ps-operatrias, que so feitas pela prpria paciente, trs vezes ao dia, por cinco minutos de cada lado, durante seis meses. Com uma semana permitido dirigir e iniciar os exerccios para o abdome e membros inferiores. aps 21 dias o paciente estar liberado para qualquer atividade. as mamas tendem a ficar inchadas nos primeiros 20 dias. s vezes, uma mama incha mais do que a outra, o que natural. a fita adesiva cirrgica deve permanecer nos locais dos pontos por aproximadamente trs semanas, como medida preventiva para uma boa cicatrizao. indispensvel o uso de suti especial durante 21 dias.

RECONSTRUO DE MAMA
Cirurgia para reconstruir parte ou toda a regio mamria, retirada devido a tumor.

Opes de procedimento
a reconstruo de mama feita com o emprego de vrias tcnicas: a do abdome, das costas e com expansor. o tipo de tcnica empregada depende da indicao de cada caso. essa cirurgia feita com anestesia peridural, associada sedao, e exige de um modo geral de um a dois dias de internao. durante a cirurgia colocado um dreno, retirado at o quarto dia depois do procedimento.

Tcnica do abdome
Nesse procedimento, o paciente apresenta uma recuperao ps-operatria semelhante da plstica de abdome. o corte externo feito sobre o pbis, em direo aos quadris, e a cicatriz tende a se tornar pouco perceptvel. necessrio que o paciente mantenha o corpo curvado por aproximadamente sete dias. depois desse perodo, comece a fazer a drenagem linftica e a usar o suti. tanto ele quanto a cinta compressiva devero ser usados por 40 a 60 dias.

Tcnica das costas


Nessa tcnica, os tecidos que vo dar origem nova mama so retirados das costas. No

Guia de Cuidados operatrios -

15

ps-operatrio, o corpo no precisa ficar curvado, mas o paciente deve evitar a compresso sobre a regio operada e ter cuidado nos movimentos com o brao do lado operado.

Tcnica com uso do expansor


em alguns casos necessrio o uso do aparelho expansor de pele, cujo procedimento feito no consultrio, entre 15 e 21 dias depois da cirurgia, ocasio em que o mdico e a paciente definiro o tamanho ideal da mama a ser reconstruda.

2 tempo cirrgico
passados trs meses, aproximadamente, feita uma nova cirurgia, denominada 2 tempo cirrgico, quando, ento, so reconstrudos a arola e o mamilo da nova mama. se foi usada a prtese expansora, nessa ocasio ela ser trocada por uma prtese definitiva. a esse procedimento pode-se associar outra cirurgia esttica como, por exemplo, a lipoescultura e a mamaplastia contralateral.

16 - Guia de Cuidados operatrios

Guia de Cuidados operatrios -

17

LIPOESCULTURA
uma das cirurgias que mais influenciam na auto-estima das pessoas, a lipoescultura modela o corpo, harmonizando-o visualmente. Nesse procedimento so utilizados aparelhos especiais para extrair e enxertar gordura em reas localizadas.

Sinais comuns no ps-operatrio


depois da cirurgia o corpo fica um pouco inchado e com algumas manchas roxas, que tendem a desaparecer depois das primeiras semanas. para amenizar esses sinais, o paciente poder recorrer aos medicamentos naturais encontrados principalmente na fitoterapia, a exemplo da arnica, comercializada sob diversas formas. eventualmente, pode ocorrer o aparecimento de lquido nas reas operadas (seroma). Nesses casos, feita a drenagem pelo mdico, mas isso no compromete o resultado da cirurgia. os pontos so retirados com uma semana a dez dias. os cortes so pouco perceptveis, de aproximadamente 5 mm.

Cinta compressiva
a cinta compressiva colocada no paciente ainda dentro do centro cirrgico. importante que o paciente observe se a pele est se adaptando cinta, sem problemas. a cinta deve ser usada entre 40 a 60 dias, at para dormir, sendo retirada apenas na hora do banho. ela ajuda na adeso da pele e modelagem do novo corpo.

Drenagem linftica
depois do terceiro dia da cirurgia, o paciente dever submeter-se a, pelo menos, dez sesses de massagens, chamadas de drenagem linftica. alm de aliviar as dores, a drenagem linftica combate os inchaos (edemas), ajudando o organismo a se restabelecer.

Atividades fsicas
os exerccios em geral podero ser iniciados entre o quinto e o stimo dia da cirurgia, quando o paciente estar pronto para dirigir, voltar academia, caminhar, fazer musculao, nadar, enfim, retornar s suas atividades normais.

18 - Guia de Cuidados operatrios

Guia de Cuidados operatrios -

19

ABDOME
a abdominoplastia se resume na retirada do excesso de pele e gordura do abdome inferior, associada eliminao do estmago alto, com a colocao da musculatura do abdome (plicatura) na posio correta.

Sinais comuns no ps-operatrio


assim como na lipoescultura, a cirurgia de abdome deixa o corpo inchado e com algumas manchas roxas. o corte externo feito sobre o pbis, na posio da cesrea, em direo aos quadris. Nesse perodo podem ocorrer depresses ou elevaes na superfcie do abdome, que desaparecero em torno de 30 dias.

Cuidados gerais
devido pele ter sido esticada, o paciente dever andar e dormir em posio curvada, de barriga para cima, durante sete a dez dias, aproximadamente, e usar almofadas e travesseiros atrs das costas e dos joelhos. Com um ms, o paciente poder dormir de lado e, somente depois de trs meses, poder deitar-se de bruos. a coluna vertebral dever voltar ao normal gradualmente. a cinta compressiva indispensvel nessa cirurgia, sendo colocada no paciente com ele ainda dentro do centro cirrgico. para proteger o umbigo contra infeces, o paciente poder usar pomada do tipo Fibrase. esse procedimento precisa ser repetido at que os pontos sejam retirados, o que ocorre entre uma semana e dez dias. os resultados da abdominoplastia tambm dependem, em grande parte, da drenagem linftica, que deve ser iniciada depois de cinco dias da cirurgia.

Atividades fsicas
de um modo geral, entre 15 e 20 dias da cirurgia, o paciente estar em condies de dirigir, voltar ao trabalho e comear a caminhar, sem correr, aumentando gradualmente a intensidade, de acordo com a resposta do seu organismo. atividades mais pesadas como natao e musculao so liberadas depois de trs meses.

20 - Guia de Cuidados operatrios

Guia de Cuidados operatrios -

21

FACE (lift)
indicada para corrigir a flacidez da face, essa cirurgia consiste na elevao da pele e da musculatura. realizada com anestesia local, associada sedao, nessa cirurgia o paciente tem alta em 24 horas. os cortes so pouco perceptveis e camuflados, dentro do couro cabeludo e no contorno das orelhas.

Sinais comuns no ps-operatrio


os sinais comuns no ps-operatrio so os inchaos e as manchas arroxeadas, que permanecem por um perodo de at 15 dias. importante o uso de compressas de gelo nos olhos imediatamente aps a cirurgia, at 48 horas do ps-operatrio, para diminuir os inchaos. Nos locais arroxeados pode ser usado gel, a partir do segundo dia, aplicado com movimentos suaves. os colrios e pomadas oftlmicas so recomendados por dois a trs dias depois da cirurgia, para proteger os olhos. se os sinais estiverem muito aparentes, o paciente poder recorrer a uma maquiagem corretiva para camufl-los. outra dica usar culos escuros nos primeiros dias.

Cuidados gerais
aps 48 horas da cirurgia, o paciente poder lavar a cabea normalmente e, aps quinze dias, pintar o cabelo. o paciente no pode deitar com a face apoiada de lado no travesseiro. durante 30 dias, a posio sempre olhando para o teto. os pontos nos olhos so retirados entre dois e quatro dias, e os da face, entre cinco e dez. os cremes hidratantes com protetor solar podem ser usados a partir do quinto dia da cirurgia. a volta s atividades normais ocorre geralmente depois de 15 dias. os pacientes que se submeterem cirurgia para a retirada de papada devem usar uma faixa de compresso na regio, cuja finalidade auxiliar na aderncia da pele.

NARIZ
a cirurgia para remodelar o nariz feita com a retirada de osso, cartilagem e pele ou, se necessrio, com o enxerto de cartilagem ou material aloplstico. realizada com anestesia local mais sedao, quando s pele e cartilagem so operadas. a alta mdica ocorre no mesmo dia. Havendo necessidade de operar o osso do nariz, a anestesia aplicada a geral e o paciente recebe alta em 24 horas.

Sinais comuns no ps-operatrio


natural as plpebras ficarem inchadas e arroxeadas. o paciente deve usar gelo nos locais por dois a trs dias e, aps esse perodo, fazer massagens suaves no local com o uso de gel.

22 - Guia de Cuidados operatrios

Cuidados gerais
Quando a cirurgia envolve o segmento sseo, colocado um gesso sobre o nariz e um tampo dentro das narinas. durante 24 horas, o paciente respirar apenas pela boca, em funo do tampo. aps retirar o tampo, o paciente dever usar medicamentos de instilao nasal (sorine, afrin, aturgyl ou similares) por aproximadamente trs dias. o gesso retirado entre cinco e sete dias, quando feito um novo curativo com fita adesiva cirrgica, que permanecer por mais uma semana. No permitida qualquer presso sobre o nariz, para no haver risco de colagem errada dos ossos. os resultados dessa cirurgia aparecem entre trs e seis meses.

ORELHA EM ABANO
Cirurgia para remodelar as orelhas, quando essas encontram-se abertas.

Cuidados simples
essa cirurgia feita com anestesia local, associada ou no sedao. o paciente tem alta logo a seguir, dentro de aproximadamente trs horas. os cortes so pouco perceptveis e ficam atrs da orelha. o curativo que protege a regio operada como um capacete, feito de faixa crepom, e permanece por cinco dias. depois de retirado, o paciente ter que usar uma bandagem elstica na cabea, por 24 horas, durante aproximadamente 15 dias, retirando-a apenas para tomar banho. a bandagem semelhante a uma faixa, do tipo tiara, para adornar o cabelo, e vendida em vrias cores. o paciente poder retornar s atividades normais aps cinco dias, tendo o cuidado de no praticar nenhum exerccio que faa presso sobre a rea operada. e no poder dormir de lado, antes de completar 30 dias da cirurgia.

Guia de Cuidados operatrios -

23

24 - Guia de Cuidados operatrios

PLSTICA EM PACIENTES SUBMETIDOS GASTROPLASTIA


aps uma cirurgia de reduo de estmago, praticamente todo o corpo ganha flacidez. o lift a cirurgia plstica mais indicada para retirar o excesso de pele causado pelo emagrecimento. Na face, por exemplo, preciso retirar pele e tambm levantar os msculos faciais. No caso das mamas, alm de levant-las e eliminar a flacidez, preciso utilizar uma prtese de silicone para moldar uma nova mama. o excesso de pele no abdome, por sua vez, faz com que ele caia, formando uma espcie de avental e dificultando, inclusive, a prpria higiene. uma abdominoplastia, que uma plstica de barriga, resolve o problema. Com o lift tambm possvel melhorar substancialmente a parte dorsal, lombar, gltea, culote e coxa. as cicatrizes, colocadas na altura da marca do biquini ou do calo de banho, ficam praticamente imperceptveis. Na parte interna da coxa a cicatriz fica na altura da virilha e emenda com a cicatriz do abdome.

Momento certo
de um modo geral, as cirurgias plsticas so realizadas dois anos aps a reduo de estmago e s podem ser feitas com o consentimento do mdico responsvel por esse procedimento. Mas o que o paciente precisa saber que no possvel realizar todas as plsticas ao mesmo tempo. preciso fazer uma programao, comeando pela cirurgia na regio que mais incomoda o paciente. em muitos casos possvel associar a abdominoplastia com outra cirurgia, como a de perna ou brao; a de mama com a das costas, por exemplo.

Condutas pr e ps-operatrias
as condutas pr e ps-operatrias so as mesmas empregadas em outros tipos de cirurgia plstica, mas acrescentados alguns cuidados, em funo da deficincia de absoro que esses pacientes apresentam. necessria a dosagem de outros elementos, e, em alguns casos, a reposio de certos tipos de vitaminas. Geralmente, esse complemento feito pelo prprio cirurgio do estmago, que j encaminha o paciente pronto para a plstica, do ponto de vista clnico.

Guia de Cuidados operatrios -

25

Srgio Aidar Cirurgio plstico, mastologista, titulado especialista pela sociedade Brasileira de Cirurgia plstica (sBCp) e sociedade Brasileira de Mastologia (sBM); ps-graduado em cirurgia plstica pelo instituto Nacional de Cncer (iNCa); ps-graduado em cirurgia geral pela universidade de Braslia (unB); graduado em medicina pela universidade Federal de Gois (uFG). inscrito no Conselho regional de Medicina (CrM) sob o n 6086. Visite o site www.sergioaidar.com.br e informe-se mais a respeito da cirurgia plstica e de toda a estrutura de servios colocada disposio do paciente.

Atendimento
CeBroM - 5 avenida, n 180 setor universitrio 74.605-030 Goinia-Gois Fone (62) 3265-0447

Expediente
Publicao:
sntese Comunicao www.sintesego.com.br sintese@sintesego.com.br (62) 3093-4014

Projeto editorial:
Jornalista Mrgara Morais

Design grfico:
Bruno Galiza Mrcio rocha

Ilustrao:
Luciana Vasconcelos

26 - Guia de Cuidados operatrios

Guia de Cuidados operatrios -

27

S-ar putea să vă placă și