Sunteți pe pagina 1din 14

RENATA DE SOUZA PRADO

VIOLNCIA, MDIA E O EXERCCIO DA CIDADANIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS 2011

RENATA DE SOUZA PRADO

VIOLNCIA, MDIA E O EXERCCIO DA CIDADANIA


Artigo cientfico produzido para a disciplina de Mdia e Cidadania, sob orientao do Prof. Lus Signates.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS 2011

VIOLNCIA, MDIA E O EXERCCIO DA CIDADANIA.


Renata de Souza Prado
Resumo O presente artigo tem como objetivo analisar as relaes entre mdia e a banalizao da violncia urbana, de um ponto de vista que enfoque o exerccio da cidadania. Sero analisados os efeitos da exposio massiva da violncia no indivduo e ser proposta uma reflexo de quais as alternativas possveis dentro de uma realidade de novas mdias. Palavras-chave Mass media, violncia urbana, medo social, cidadania.

Introduo Vivemos numa realidade em que a violncia urbana se tornou um dos principais recheios da mdia, se no o principal. A forma como se percebe essa relao muito importante, j que a mdia considerada uma ferramenta muito poderosa na relao entre o Estado e o indivduo. A mdia se torna ento um instrumento para o exerccio da cidadania. Ao observar ento o contedo comeamos a perceber os vrios problemas dessa relao, uma vez que o discurso da mdia torna-se tendencioso e que a exposio de imagens e falas assume uma postura de espetacularizao, transformando a violncia urbana numa sucesso de fatos que corresponde ao oposto do ideal de cidadania. E esse cenrio abrange uma srie de modificaes tanto no sentido individual, da percepo do sujeito sobre o fenmeno da violncia urbana, quanto no sentido das relaes sociais, quando todo cenrio e paisagem urbanos se modificam em virtude dessa realidade. O presente artigo discute essa questo de como a relao muito prxima da violncia urbana espetacularizada pela mdia com a percepo real de violncia do cidado interfere diretamente no exerccio da cidadania, fazendo com que fiquemos estacionados em vrias questes dos direitos humanos e do aperfeioamento da democracia. De maneira geral o artigo tambm discute como essa relao se d num panorama contemporneo, em que as mdias de massa passam a coexistir com a internet e as novas mdias criando um espao colaborativo para o cidado, que depende numa escala muito maior do seu prprio engajamento. Nesse novo cenrio

residiriam novas esperanas no caminho do debate para uma sociedade mais cidad. 1. A mdia e a violncia urbana Conceitualmente, a mdia uma espcie de ponte entre a sociedade e a realidade. Ela atua de forma a recortar um determinado evento imbuindo-o de significao e alterando a percepo de um indivduo quanto a esse determinado recorte, conforme aponta Sodr (2006). Consequentemente, a viso deste indivduo quanto a vrios fatos e situaes cria formas diversas de interao desse sujeito enquanto ser social com outros indivduos. Da percebe-se a importncia da mdia como elemento influenciador e constitutivo de identidade, processo este que est diretamente ligado formao de culturas e tambm ao processo da cidadania, considerando a definio moderna do socilogo T. A. Marshall (apud CARVALHO, 2002). Nessa perspectiva a mdia pode ser concebida como um espao de discusso, ou o que Habermas (2003) chama de esfera pblica, que o espao de relao dos cidados com o Estado, integrando a formao e o desenvolvimento das sociedades modernas. No Brasil, fato que a renda absurdamente mal distribuda, e a assistncia do governo falha. Diz o antroplogo Darcy Ribeiro (1996, p. 219) que a distncia social mais espantosa do Brasil a que separa e ope os pobres dos ricos. A ela se soma, porm, a discriminao que pesa sobre negros, mulatos e ndios, sobretudo os primeiros.. A pobreza e a discriminao geram segregao em favelas principalmente nos grandes centros urbanos -, e esta gera violncia.
As autoridades policiais e os jornalistas costumam afirmar que nos bairros pobres da periferia onde a violncia mais crua e deflagrada. Isto no quer dizer que os pobres so, naturalmente, mais violentos. Quer isto significar que o grau de impotncia que lhes foi imposto acua-os de tal forma que, em certos momentos, s os atos de violncia se apresentam para eles como alternativa de liberao e sobrevivncia. (MORAIS, 1981, p. 33)

Com uma relao muito coesa com o telespectador, a TV personifica a imaginao e tambm estabelece uma relao entre os acontecimentos globais, que acontecem fora da sala de estar e a existncia individual de cada telespectador. de uma anlise da TV, de imagem e discurso, que surge a relao entre

os fatos e a realidade, e que se pode realmente iniciar um julgamento de valor. Usualmente, a televiso leva a responsabilidade por vrios desvios sociais. Aqui a citam como incentivadora da violncia, dos maus costumes, libidinagem e outras perversidades. Mas h fatores importantes a serem considerados antes de atribuir TV a responsabilidade. No h como negar um envolvimento sedutor de homem e imagens, e toda a persuaso que cerca a linguagem televisiva, mas em termos de sociedade, todos os meios de comunicao antes confirmam do que alteram as opinies gerais e refletem as normas sociais. Em ambos os casos atuam como fora conservadora. (GOODLAD [19-?] apud MARCONDES, 1988, p.28). A psicanalista Maria Rita Kehl (2002, p. 171) afirma ainda que a relao do indivduo com o meio quase que independentemente dos contedos desse discurso (da TV) uma relao imaginria, que se rege prioritariamente pela lgica da realizao de desejos. Portanto, prescinde do pensamento. Houve pocas no estudo das teorias da comunicao quando se considerou a audincia passiva e receptiva de tudo, como quando segundo a Teoria Hipodrmica os meios so vistos como onipotentes, causa nica e suficiente dos efeitos verificados. Telespectadores so diferentes no apenas quanto a dados bsicos como os supracitados, mas tambm quanto a vivncia, hbitos e carter psicolgico. Pesquisas realizadas por Nathan Katzman (MARCONDES, 1988, p. 82) mostram que quanto menor a renda e o nvel educacional da populao, mais estas assistem televiso. O que, ento, faz com que a mdia esteja no meio de tanta discusso e polmica sobre manipulao ideolgica? Algo simples de enxergar, que qualquer informao ou notcia repassada precisa de credibilidade. A televiso apenas um instrumento, muitas vezes controlado por grupos capitalistas poderosos, e que em muitos pases esto ligados ao prprio governo. Culpar a TV localizar erroneamente o verdadeiro inimigo. (MARCONDES, 1988, p. 8) Alguns recursos retricos empregados no jornalismo, como imparcialidade e distanciamento, e na publicidade, como uso de silogismos (CITELLI, 2000, p.43), acabam trabalhando na mente humana uma intrincada forma de persuaso, aditivada com jogos de elementos emocionais e figuras de heris e bandidos

(Ibid., p. 64-66) capazes de definir formas de pensamento e transmitir ideologias ao telespectador. A relao da mdia com a violncia torna-se fatdica na medida em que aquela vive da transmisso de informaes, e que esta talvez um dos aspectos sociais mais recorrentes da modernidade capitalista. Especificamente no caso da televiso, somam-se a fora das imagens, naturais ou enganosas, e a prpria disseminao de dados sobre a violncia, que causa medo na populao. Diz Yves Michaud que:
A mdia precisa de acontecimentos e vive do sensacional. A violncia, com a carga de ruptura que ela veicula, por princpio um alimento privilegiado para a mdia, com vantagem para as violncias espetaculares, sangrentas ou atrozes sobre as violncias comuns, banais e instaladas. (1989, p.49)

Aqui, como foi citado anteriormente, tem lugar ainda a generalizao da informao, quando s e comprova que muitas das pessoas que tm medo da violncia nem sequer foram vtima dela, mas ouviram algum contar um caso, ou viram na TV. Em cidades pacatas e pequenas do interior temem com a mesma intensidade os males da cidade grande. Mas ao mesmo tempo, essa sensao de que tudo se sabe sobre os acontecimentos com relao violncia, pode mais aproxim-la do sensacionalismo do que da verdade. Isso extremamente comum com o exagero das estatsticas, as manipulaes de uso poltico que causam mais mal estar do que a realidade permite.
A fala do crime, tanto pelas pessoas como pela divulgao na mdia tende a ampliar a sensao e os sentimentos de medo e insegurana nos grandes centros urbanos. Trata-se de uma fala fragmentada, que amplia o medo e no potencializa formas de solucionar a violncia. (BAIERL, 2004, p.61)

Um fato cada vez menos recorrente a questo do tratamento das imagens da violncia, causando ainda mais sensacionalismo. Antes havia uma preocupao de abrandar imagens, ou como diz Michaud (1989, p. 51), mostrar a violncia com celofane. Na TV, onde o impacto maior, h ainda alguma preocupao, mas no geral o que ocorre a tendncia em mostrar a realidade exatamente como ela , com o objetivo de chocar mais e talvez causar mais medo, ocorrendo isso principalmente em fotos de revistas.

Alm disso, no caso da violncia, h sempre a preocupao de atribuir culpados, como afirma Srgio Adorno (2002, p. 184):
Outro tema freqente o das causas da criminalidade. Jornalistas, autoridades e pblico so estimulados a refletir e a expressar opinies a respeito das causas da criminalidade. Essas opinies tm, na verdade, uma grande variabilidade. Mas em linhas gerais, podemos dizer que, em perodos de grande crise social, h o que se denomina sociologizao das causas, isto , a crise econmica falta de emprego, ms condies de vida explicaria a criminalidade. Quando a crise fica mais ou menos contida, a tendncia psicologizar as causas da criminalidade.

Essa construo esttica de uma violncia espetacularizada pela mdia, distante da representao real interfere diretamente na forma como os valores da sociedade e o exerccio da cidadania so moldados. O resultado mais desastroso dessa relao o desvio de ateno da real demanda: foca-se na finalidade, no julgamento e tem-se uma descompensao estrutural: na educao, nas desigualdades, enfim, desloca-se o argumento da discusso na esfera pblica. Para Arendt (2001, p. 44) a agresso que emerge a partir dos atos violentos sinaliza a necessidade de um mundo que promova a eqidade de condies, o que implica em relaes de poder. A relao entre poder e violncia no de similaridade, mas de oposio, uma vez que onde um domina absolutamente, o outro est ausente. (...) Isto implica ser incorreto pensar o oposto da violncia como a no-violncia; falar de um poder no-violento de fato redundante. Dessa forma temos uma sociedade sem espao para discusso da violncia urbana: a discusso cede lugar ao medo, que transforma a sociedade e o exerccio de cidadania numa forma inversa. De uma forma velada cria-se um cenrio de nocidadania, que Nildo Viana (2003) enxerga como ditatorial. A luta aqui passa a ser com o Estado, de cunho poltico, para a reverso de uma opinio pblica distorcida. 2. O medo social e o cerceamento da liberdade O crescimento da violncia urbana delineia dia aps dia a forma como indivduos interagem em sociedade. A mdia tem papel fundamental nessa relao uma vez que serve como diretriz informacional para o cidado. Justamente por isso, uma questo que merece ser avaliada de um ponto de vista cientfico, e no a partir apenas de senso comum e jogo de poderes polticos e/ou corporativos.

Estudar e compreender o medo como ferramenta de dominao em contrapartida ao debate entender como ele se transforma em ferramenta de poder, como ele dita comportamentos individuais e como estes se manifestam em grupos, no que a autora Luzia Ftima Baierl chama de medo social (2004, p. 20), e est intrinsecamente ligado violncia urbana:
A violncia urbana tem ampliado o que denominamos medo social. Medo esse construdo socialmente e que afeta a coletividade. Trata-se do medo utilizado como instrumento de coero por determinados grupos que submetem pessoas aos interesses deles [...] Ameaas reais, vindas de sujeitos reais, so contrapostas a ameaas potenciais tpicas do imaginrio singular coletivo, produzido pelos ndices perversos do crescimento da violncia nas cidades. [...] Os sentimentos generalizados so de insegurana, ameaa, raiva, dio, medo e desesperana.

A existncia de uma mdia tendenciosa contribui para amplificar esse quadro de insegurana, e vai na contramo da proposta de um broadcasting inteligente, e cidado. Sem reflexo, a sociedade est entregue cegueira no que tange ao medo, conforme reala Michel Isasa (2006):
Nossa cultura no s no nos preparou para enfrentar o medo, mas tambm nos ensinou a ter medo dele, e, por isso, reagimos mal. Por um processo cultural diferente, ns encararamos o medo de uma forma diferente e teramos reaes naturais. Essas reaes naturais trabalham a favor do instinto de sobrevivncia, tanto do corpo quanto da mente, como tambm da psique humana.

Com novos recursos tecnolgicos e liberdade cada vez mais cerceada, esse cenrio torna-se ideal para polticas de censura, controle e alienao por parte de grupos, sejam ligados ao poder pblico, e que muitas vezes tem influncia sobre os veculos de comunicao; sejam grupos corporativos, que de alguma forma lucram com esse cenrio de insegurana. Dentro desse recorte, a reflexo e anlise da forma como a notcia levada ao pblico essencial para garantir o seu prprio bem estar, pra que ele saiba dos fatos de forma responsvel, crtica e de forma que no seja privado de sua liberdade, principalmente. O medo nas cidades quase sempre fruto da violncia urbana. A mais abrangente definio de violncia vem do autor Yves Michaud (1989, p.10-11):
H violncia quando, numa situao de interao, um ou vrios atores agem de maneira direta ou indireta, macia ou esparsa, causando danos a uma ou vrias pessoas em graus variveis, seja em sua integridade fsica,

seja em sua integridade moral, em suas posses, ou em suas participaes simblicas e culturais.

Esses fatores geram mudana estrutural tambm nas cidades, nas formas de relao humana. Novas formas de sociabilidade so criadas, gerando conseqncias como o isolamento, e vrias outras modificaes no comportamento de indivduos, comunidades e outros grupos. A agressividade neste caso est diretamente ligada ao grau de segregao, marginalizao e privao dos indivduos, situaes traduzidas em pobrezas, carncias, convvio familiar arruinado e outros fatores desagregadores. Essa ligao de violncia a medo cria tambm aes discriminatrias ineficientes no combate violncia nas grandes cidades, como a segregao de determinados grupos:
A estrutura arquitetnica da cidade alterada. As pessoas constroem prises para proteo e defesa da vida e de seu patrimnio. Criam-se desde os mais simples at os mais sofisticados sistemas de segurana e de proteo de patrimnios e da prpria vida: desde altas tecnologias, blindados, sensores eletrnicos, cmeras escondidas que vigiam espaos, at o conjunto de seguros de casa, carro e de vida. A populao mais empobrecida, moradora dos bairros perifricos e das favelas, para protegerse e defender-se, d carta branca aos grupos organizados e quadrilhas vinculadas ao mundo da contraveno e ao trfico de drogas em troca de segurana e proteo. (BAIERL, 2004, p. 62)

3. Novos caminhos para a relao entre cidadania e mdia Visto esse cenrio, percebemos que o indivduo enquanto ser colaborador do bem estar geral da sociedade fica um tanto quanto sem poder de ao, uma vez que na sua relao com a mdia de massa ele no est totalmente inserido no processo de forma colaborativa. A informao vem da TV pr-moldada de forma a reforar (ou em alguns casos mudar) uma opinio pblica pr-existente, de acordo com interesses de terceiros. Com o surgimento de novas tecnologias, do ambiente da internet e da grande adeso dos indivduos s redes sociais, passamos a ter um novo paradigma comunicacional. O terico da comunicao Marshall McLuhan talvez seja o que melhor explica essas mudanas do ponto de vista da importncia que os meios adquirem. Na nova era da comunicao, entender os meios significa entender a mensagem, de acordo com a clebre sentena do pensador.

Segundo as dimenses analisadas por Andr Lemos (2002) pode-se considerar o ciberespao como indexador dos mais variados tipos de meios, que cada vez mais esto inseridos numa situao de interdependncia entre si. Da vemos tambm a relao de interdependncia de um meio com relao a outro. Nenhum meio existe por si s, por exemplo: o cinema sempre se apropria da literatura, da TV ou mesmo de uma histria falada. Nos dias atuais percebemos isso tambm na prpria internet: os tpicos populares do twitter quase sempre tem uma relao muito direta com os tpicos de audincia da mdia televisiva por exemplo, como mostrou uma pesquisa recente do IBOPE.
A principio, o contedo de qualquer meio ou veculo sempre um outro meio ou veculo. Por sua vez, a mensagem de qualquer meio ou tecnologia a mudana de escala, cadncia ou padro que esse meio ou tecnologia introduz nas coisas humanas. (McLUHAN, 1974, p. 22)

importante perceber neste contexto que segundo o pensamento de McLuhan, a evoluo da tecnologia em cada uma de suas etapas provoca mudanas estruturais na sociedade. Isso acontece meio que ao acaso j que o surgimento de uma tecnologia no ocorre por uma tentativa isolada do desenvolvimento tcnico em si, e sim de uma tentativa de transformar, reproduzir e documentar as experincias do homem (MCLUHAN, 1974, cap. 6). Assim, o sentido natural e que uma realidade percebida de que a correlao das novas tecnologias com a mdia de massa nada mais do que uma amplificao da mensagem atravs de um novo meio e o reforo de uma ideologia pr-existente. De fato, se analisarmos as redes sociais veremos essa extenso da opinio pblica provocada pela mdia de massa. At a nenhum avano. Mas e se pudermos pensar num cenrio diferente e mais positivo para as questes da violncia e da cidadania? Afinal na internet temos um elemento novo que no tnhamos na mdia de massa que o seu carter colaborativo. Essa caracterstica d vazo a um outro conceito desenvolvido por McLuhan, que o da aldeia global, e que pode ser til para compreendermos esse novo cenrio que poder ser criado. Este espao da aldeia global nada mais seria que um espao de convergncia, em que toda a evoluo tecnolgica estivesse caminhando no sentido de formar uma aldeia, em que em qualquer instncia seja possvel a comunicao direta, sem barreiras.

Mais importante que o que se diz como se diz: o meio fundamental na intercomunicao e muitas vezes depende s dele o sucesso do processo comunicacional no sentido de estabelecer comunicaes globalizadas. Quando analisamos os conflitos de pases distantes, e acompanhamos em tempo real as notcias que em outrora demorariam muito mais para chegar at ns, percebemos a evoluo da tecnologia no sentido de formar a aldeia global. McLuhan chamou esse processo de imploso, que o resultado das tecnologias fragmentrias e mecnicas. Segundo McLuhan, citado por Gomes (1997, p. 115):
Durante as idades mecnicas projetamos nossos corpos no espao. Hoje, depois de mais de um sculo de tecnologia eltrica, projetamos nosso prprio sistema nervoso central num abrao global, abolindo tempo e espao(...). Estamos nos aproximando rapidamente da fase final das extenses do homem: a simulao tecnolgica da conscincia, pela qual o processo criativo do conhecimento se estender coletiva e corporativamente a toda a sociedade humana, tal como j se fez com nossos sentidos e nossos nervos atravs dos diversos veculos.

Nesse sentido, a aldeia global colaborativa e podemos perceber dois lados da mesma moeda nesse cenrio. De um lado temos a cooperao, o comportamento tribal no sentido de manuteno da ordem: talvez a utopia criticada na aldeia global de McLuhan tenha algum sentido a unio em favor da melhoria. O compartihamento e o engajamento que hoje so princpios por exemplo das redes sociais, servem para um bem maior: mesmo com um sistema judicirio falho para as questes do ciberespao, nunca tivemos cidados to engajados e vigilantes. Esse um avano considervel para a cidadania. Partindo da poderamos imaginar um sentido inverso do discutido anteriormente: uma forma de comunicao que surge na internet para ento depois chegar mdia de massa. Qual seria a grande questo nessa inverso de sentido? O que tem sido percebido nos movimentos que seguem esse caminho contrrio que na maioria das vezes so uma reivindicao popular. Ou seja, na internet o povo tem voz ativa, num grau bem maior do que na mdia de massa. Isso se torna de grande valia para as questes dos direitos, da democracia e da cidadania. Mas ainda existem questes a serem consideradas no uso das novas tecnologias principalmente quando o foco est na violncia urbana. Existe uma discusso generalizada a respeito de variveis como superexposio, por exemplo.

Os cidados tem mais liberdade para usar a internet e as redes sociais, mas o excesso de exposio (e tambm o anonimato que a internet ainda permite) no estar comprometendo o exerccio da cidadania e o direito do indivduo segurana? um pensamento quando se trata por exemplo das redes sociais de geolocalizao. Na Inglaterra foi constatada a relao direta entre a exposio de indivduos em redes sociais do tipo e a freqncia de crimes como assaltos e seqestros em alguns locais, como portas de bancos, por exemplo. Mas nesse caso, o prprio ambiente da internet propiciou o exerccio da cidadania: foi criado um aplicativo (http://www.fearsquare.com) que alerta as pessoas dos ndices de criminalidade dos locais em que elas costumam fazer check-in. No Brasil alguns comunicadores j comearam a fazer essa reflexo, mas qual ser a correlao exata em nosso pas, uma vez que o brasileiro est cada vez mais conectado nas redes sociais, e cada vez se expe mais? Neste caso necessrio confrontar os fatos reais, inexistentes, com a opinio pblica que parece j estar se formando, de uma forma ou de outra. Concluso A evoluo do conceito de democracia e cidadania desde a Grcia Antiga at os dias atuais envolveu sempre a participao de sujeitos que devido a fatos histricos passaram a ser inseridos dentro dessa relao do indivduo com o Estado. A manuteno e o aperfeioamento de um ambiente democrtico dependem em larga escala de espaos de debates entre grupos de interesse e Estado, e a mdia se consolida como um desses espaos. O surgimento de novas geraes de direitos amplia o debate e torna cada vez mais necessrio o surgimento de canais de discusso democratizados, em que no haja interferncia direta do Estado ou de grupos de interesses capitalistas. Dentro de uma perspectiva de violncia urbana, caminhamos numa realidade que parece contraditria: discutimos e pregamos uma cultura da paz enquanto a realidade de nossos noticirios completamente diferente. O debate d lugar negao, a uma cultura de medo social que transforma o espao urbano e a relao social de um indivduo com outro. Esse cenrio prejudica o exerccio da cidadania, segrega grupos e por si s, gera mais instabilidade e violncia.

O surgimento de novas formas de mdia e a adaptao do indivduo e das mdias de massa a essa nova realidade talvez nos faam sentir um pouco mais de esperana, no sentido de que agora estamos num estgio de colaborao e produo de contedo independente muito mais relevante e expressiva. O sentido antes unidirecional, da informao que sai da mdia de massa e repercute em outros meios passa a ser bidirecional, em que a informao e o debate surgem nessa nova esfera e a partir da tomam espao na mdia de massa. Essa mudana de perspectiva d um flego novo discusso acerca de direitos humanos e democracia e j visvel: vemos discusses sociais e at grandes mudanas polticas que surgiram numa instncia cidad, livres das interferncias ideolgicas a que esto sujeitos os mass media. Talvez essa mudana seja o ponto de partida para uma reforma estrutural, na educao e no processo da evoluo da cidadania, para que tenhamos uma nova realidade no que diz respeito violncia urbana e na sua relao com a mdia.
Referncias ADORNO, Srgio. Violncia, fico e realidade. In: SOUSA, Mauro Wilton de (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. 2 reimpresso. So Paulo Brasiliense, 2002. p.184, 186 e 187. ARENDT, Hannah. Sobre violncia. Rio de Janeiro: Relume-Dumara, 2001. BAIERL, Luzia Ftima. Medo social: da violncia visvel ao invisvel da violncia. So Paulo: Cortez, 2004. cap.1, 2, 6, 7. CARVALHO, Jos Murilo. Cidadania no Brasil. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. a CITELLI, Adilson. Linguagem e persuaso. 14 edio. So Paulo: tica. HABERMAS, Jrgen. Mudana estrutural da esfera pblica: investigaes quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. MORAIS, Rgis de. O que violncia urbana. So Paulo: Brasiliense, 1981. (Primeiros Passos). KEHL, Maria Rita. Imaginrio e pensamento. In: SOUSA, Mauro Wilton de (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. 2 reimpresso. So Paulo Brasiliense, 2002. p. 170171. ISASA, Michel Echenique. Como lidar com o medo. Disponvel em <http://sollk.multiply.com/links/item/352>.

LEMOS, Andr. As estruturas antropolgicas do ciberespao. In:______. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contempornea. Porto Alegre: Sulina, 2002, p. 136165. MARCONDES FILHO, Ciro. Televiso: a vida pelo vdeo. So Paulo: Moderna, 1988. (Coleo Polmica). McLUHAN, M. Os meios de comunicao como extenso do homem. Traduo de Dcio Pignatari. So Paulo, Cultrix, 1974. 4 ed. MICHAUD, Yves. A violncia. So Paulo: tica, 1989. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil. 2 edio. So Paulo: Cia das Letras, 1996. SODR, Muniz. Antropolgica do espelho. Petrpolis: Vozes, 2006 VIANA, Nildo. Estado, Democracia e Cidadania. Rio de Janeiro: Achiam, 2003.

S-ar putea să vă placă și