Sunteți pe pagina 1din 10

1

A Arte em Roma
O aparecimento da cidade de Roma est envolto em lendas e mitos. Tradicionalmente indica-se, para a sua fundao, a data de 753 a.C. Sabe-se, porm, que a formao cultural do povo romano deveu-se principalmente aos gregos e etruscos, que ocuparam diferentes regies da Itlia entre os sculos XII e VI a.C. A arte romana, portanto, sofreu duas fortes inuncias: a da arte etrusca, popular e voltada para a expresso da realidade vivida, e a da Greco - helenstica, orientada para a expresso de um ideal de beleza.

A Arquitetura
Um dos legados culturais mais importantes que os etruscos, deixaram aos romanos foi o uso do arco e da abbada nas construes. Esses dois elementos arquitetnicos - desconhecidos na Grcia - permitiram aos romanos criar amplos espaos internos, livres do excesso de colunas, prprio dos templos gregos. Antes da inveno do arco, o vo entre uma coluna e outra era limitado pelo tamanho da travessa. E esse tamanho no podia ser muito grande, pois quanto maior a viga, maior a tenso sobre ela. E a pedra, que era o material mais resistente usado nas construes, no suporta grandes tenses. E por isso que os templos gregos eram repletos de colunas, o que reduzia muito o espao de circulao. O arco foi, portanto, uma conquista que permitiu ampliar o vo entre uma coluna e outra, pois nele o centro no se sobrecarrega mais que as extremidades e, assim, as tenses so distribudas de forma mais homognea. Alm disso, como o arco construdo com blocos de pedra, a tenso comprime esses blocos, dando-lhe maior estabilidade.

2
Arco Romano

Mas no final do sculo I d.C., Roma j havia superado essas duas influncias - a grega e a etrusca - e estava pronta para desenvolver criaes artsticas independentes e originais.

A moradia romana
A planta das casas romanas era rigorosa e invariavelmente desenhada a partir de um retngulo bsico.

Planta de uma casa romana.

A porta de entrada, que cava de um dos lados menores do retngulo, conduzia ao trio, um espao central com uma abertura retangular no telhado. Essa abertura permitia a entrada da luz, do ar e tambm da gua da chuva, que era coletada num tanque - o implvio - colocado exatamente sob o vo do teto. Em linha reta em relao porta de entrada, e dando para o trio, cava o tablino, aposento principal da casa. Os outros cmodos tambm davam para o trio, mas sua disposio era menos rigorosa.

trio de uma casa romana.

3 Ao entrar em contato com os gregos, durante o perodo helenstico, os romanos apreciaram muito a exibilidade e a elegncia das moradias gregas. Mas admiraram sobretudo o peristilo que havia no ptio de muitas casas. Como eram zelosos de suas tradies, os romanos no quiseram alterar muito a planta de suas casas, mas encontraram uma soluo para incorporar os elementos que admiravam: acrescentaram, nos fundos da casa, um peristilo em torno do qual se dispunham vrios cmodos; o restante da construo seguia o esquema tradicional.

Peristilo romano

Os romanos costumavam erigir seus templos num plano mais elevado e a entrada s era alcanada atravs de uma escadaria construda diante da fachada principal. Estes elementos arquitetnicos - prtico e escadaria - faziam com que a fachada principal fosse bem distinta das laterais e do fundo do edifcio. No tinham, portanto, a mesma preocupao dos gregos, de fazer com que os lados do templo - frente, o fundo e as laterais - se equivalessem dois a dois em sua arquitetura. E Entretanto, como os romanos apreciavam os peristilos externos dos templos gregos, procuraram acrescent-los tambm ao modelo tradicional de seu templo. Um exemplo disso a Maison Carr, construda em Nmes, na Frana, no nal do sculo I a.C..

Maison Carr, Nmes, Frana.

Nessa construo, alm dos elementos romanos tpicos - a escadaria, o prtico e as colunas - os arquitetos, por meio da introduo de meias colunas embutidas nas paredes laterais e na do fundo, criaram um falso peristilo. Mas nem todos os templos resultaram da soma da tradio romana e dos ornamentos gregos. Enquanto a concepo arquitetnica grega criava edifcios para serem vistos do exterior, a romana procurava criar espaos interiores. O Panteo, construdo em Roma durante o reinado do Imperador Adriano, certamente o melhor exemplo dessa diferena.

Vista interna do Panteo, sc. II.

Planejado para reunir a grande variedade de deuses existentes em todo o Imprio, esse templo romano, com sua planta circular fechada por uma cpula, cria um local isolado do exterior onde o povo se reunia para o culto. Essa nova concepo arquitetnica do templo - que ser tambm a do cristianismo - explica porque o Panteo um dos nicos templos pagos que hoje ocupado por uma igreja crist.

A concepo arquitetnica do teatro


Graas ao uso de arcos e abbadas, que herdaram dos etruscos, os romanos construram edifcios - sobretudo anteatros - muito mais amplos do que teria permitido a simples inuncia da arquitetura grega. Esses anteatros, destinados a abrigar muitas pessoas, alteraram bastante a planta do teatro grego. Assim, nos edifcios destinados apresentao de espetculos, os construtores romanos, usando las sobrepostas de arcos, obtiveram apoio para construir o local destinado ao pblico - o auditrio. Com isso, no precisaram mais assent-lo nas encostas de colinas, como faziam os gregos. A primeira conseqncia dessa soluo arquitetnica foi a possibilidade de construir esses edifcios em qualquer lugar, independentemente de sua topograa.

5 Alm disso, o povo romano apreciava muito as lutas dos gladiadores. Essas lutas compunham um espetculo que podia ser apreciado de qualquer ngulo. Portanto, no havia mais necessidade de um palco de frente para o auditrio, disposto em semicrculo. Este foi outro motivo que levou os romanos a inventarem o anteatro. Esta construo caracteriza-se por um espao central elptico, onde se dava o espetculo, e circundando este espao, um auditrio, composto por um grande nmero de las de assentos, formando uma arquibancada.

Vista area do Coliseu

Assim era o Coliseu, certamente o mais belo dos anteatros romanos. Externamente o edifcio era ornamentado por esculturas, que ficavam dentro dos arcos, e por trs ordens de colunas gregas. Essas colunas, na verdade, eram meias colunas cavam presas estrutura das arcadas. Portanto no tinham a funo de sustentar a construo, mas apenas de ornament-la.

A Pintura
A maior parte das pinturas romanas que conhecemos hoje provm das cidades de Pompia e Herculano, que foram soterradas pela erupo do Vesvio em 79 d.C. Os estudiosos da pintura existente em Pompia classificam a decorao das paredes' internas dos edifcios em quatro estilos. O primeiro no se refere propriamente pintura, pois era costume no sculo II a.C. recobrir as paredes de uma sala com uma camada de gesso pintado; que dava a impresso de placas de mrmore. Mais tarde, alguns pintores romanos perceberam que

6 o gesso podia ser dispensado, pois a iluso do mrmore podia ser dada apenas pela pintura.

Primeiro estilo - da Villa di Arianna

A descoberta da possibilidade de se criar, por meio da pintura, a iluso de um bloco saliente conduziu ao segundo estilo, pois, se era possvel sugerir a salincia, podia-se tambm sugerir a profundidade. Os artistas comearam ento a pintar painis que criavam a iluso de janelas abertas por onde eram vistas paisagens com animais, aves e pessoas. Outras vezes, pintavam um barrado sobre o qual aparecem figuras de pessoas sentadas ou em p, formando uma grande pintura mural.

Segundo estilo, Vila dos mistrios, Pompia.

No final do sculo I a.C. esse estilo comea a ser substitudo por outro - o terceiro -, que ps fim ao interesse por representaes is realidade e valorizou a delicadeza dos pequenos detalhes.

Terceiro estilo, Casa de Lucretius Fronto, Pompia.

Entretanto, os romanos abandonaram essa tendncia e voltaram s pinturas que simulam a ampliao do espao. S que nesse retorno, os artistas procuraram combinar a iluso do espao, do segundo estilo, com a delicadeza do terceiro. Essa sntese o chamado quarto estilo e pode ser admirado numa sala da casa dos Vettii, em Pompia. No centro de cada parede h um painel de fundo vermelho, tendo ao centro uma pintura, geralmente cpia de obra grega. Do lado esquerdo, do direito e acima desse painel existem pinturas que sugerem um espao exterior, mas no se trata mais de paisagens da vida cotidiana, e sim de cenrios teatrais.

Quarto estilo, Casa Dei Vettii, Pompia.

Ora de maneira tosca, mas alegre, ora de maneira segura e brilhante, os pintores romanos misturaram realismo de imaginao, e suas obras ocuparam grandes espaos nas construes, complementando ricamente a arquitetura.

A escultura
Os romanos eram grandes admiradores da arte grega, mas, por temperamento, eram muito diferentes dos gregos. Por serem realistas e prticos, suas esculturas so uma representao el das pessoas e no a de um ideal de beleza humana, como fizeram os gregos. No entanto, ao entrar em contato com os gregos, os escultores romanos sofreram forte influncia das concepes helensticas a respeito da arte, s que no abdicaram de um interesse muito prprio: retratar os traos particularizadores de uma pessoa. O que acabou ocorrendo foi uma acomodao entre a concepo artstica romana e a grega. Isso pode ser melhor compreendido quando observamos a esttua do primeiro imperador romano, Augusto, feita por volta de 19 a.C.

Augusto de Prima Porta, 19 A.C.

Apesar de o escultor ter usado o Dorforo, de Policleto, como ponto de referncia, foram feitas alteraes, adaptando a obra ao gosto romano. Assim, o artista procurou captar as feies reais de Augusto, e vestiu o modelo com uma couraa e uma capa romanas. Alm disso, posicionou a cabea e o brao do imperador de tal forma, que ele parece dirigir-se firmemente aos seus sditos. Essa preocupao de representar elementos bem determinados pode ser observada no s nas esttuas dos imperadores, mas tambm nos relevos esculpidos nos monumentos erguidos para celebrar algum feito importante do Imprio Romano. E

9 verdade que os gregos tambm ornamentaram sua arquitetura com relevos e esculturas, mas estas sempre representaram fatos mitolgicos e intemporais. Ao contrrio disso, os relevos romanos especificavam nitidamente o acontecimento e as pessoas que dele participaram. Dentre os monumentos comemorativos destacam-se a Coluna de Trajano e a Coluna de Marco Aurlio. A Coluna de Trajano, construda no sculo I da era crist, narra as lutas do imperador e dos exrcitos romanos na Dcia. O imenso nmero de figuras esculpidas em relevo faz dessa obra um importante documento histrico em pedra. Mas, devido expressividade das figuras e das cenas, esse monumento tem tambm um grande valor artstico.

Detalhe da coluna de Trajano

Menos de um sculo depois foi erguida a Coluna de Marco Aurlio, para celebrar o xito dos romanos contra um povo da Alemanha do Norte. O relevo dessa coluna mais profundo e tambm mais emocional.

Detalhe da Coluna de Marco Aurlio.

10

A arte dos romanos revela-nos um povo possuidor de um grande esprito prtico: por toda parte em que estiveram, estabeleceram colnias e construram casas, templos, termas, aquedutos, mercados e edifcios governamentais. Depois das primeiras dcadas do sculo III, os imperadores romanos comearam a enfrentar tanto lutas internas pelo poder quanto a presso dos povos brbaros que, cada vez mais, investiam contra as fronteiras do imprio. Por isso, as preocupaes com as artes diminuram e poucos monumentos foram realizados para o Estado. Era o comeo da decadncia do Imprio Romano que, no sculo V - precisamente em 476 -, perde o domnio do seu vasto territrio do Ocidente para os invasores germnicos.

S-ar putea să vă placă și